Page 1

O relevo e construído e modificado através da ação dos agentes internos e externos


AGENTES INTERNOS Sรฃo gerados por forรงas que se originam no interior da litosfera


• Tectônica das Placas: é o movimento de placas; partes da litosfera. Desencadeiam:

1°) Dobramentos ou dobras -Definição: formam-se quando grande pressões horizontais atuam sobre rochas de menor resistência, como as rochas sedimentares, provocando seu enrugamento ou arqueamento. -Ocorrência: no encontro de duas Placas tectônicas - áreas de convergência. - Formas de relevo resultante: Dão origem a grandes cadeia de montanhas (Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, e o Himalaia, na Ásia, as Rochosa, na América do Norte)


2°) Falhamentos ou Falhas -Definição: Ocorrem quando grande pressões verticais e horizontais atuam sobre rochas mais duras e rígidas, como as rochas cristalinas. Essas pressões provocam o surgimento de fraturas ou fendas nas rochas, que se deslocam, deslizando umas ao lado das outras. -Ocorrência: no encontro de duas Placas Tectônicas. - Formas de relevo resultante: escarpa (aclives abruptos nas bordas dos planaltos) e os vales – áreas de convergência e divergência..


3°) Abalos Sísmicos ou Terremoto

-Definição: vibrações que fazem a crosta terrestre tremer quando duas placas se chocam. -Ocorrência: principalmente no encontro de duas placas tectônicas.


A intensidade dos ABALOS SÍSMICOS são medidos através de aparelhos chamados SISMÓGRAFOS

O Sismógrafo traduz os tremores em pequenas linhas numa folha de papel. Com base na análise dessas linhas, calcula-se a força do terremoto, sua localização e duração, bem como a profundidade aproximada do local de sua origem.


Pela ESCALA RICHTER podem-se conhecer os efeitos do terremoto:


• Vulcanismo:

-Definição: é o extravasamento do magma contido no interior do planeta para a superfície, ao longo de fendas na crosta terrestre. -Ocorrência: ocorre principalmente próximo ao encontro das placas tectônicas. - Formas de relevo resultantes: Montanhas e Planaltos.


AGENTES EXTERNOS São gerados por fenômenos naturais forças que se originam na superfície da terra.


• Erosão: Processo natural que desgasta e, ao mesmo tempo, constrói novas formas de relevo, podendo ser desencadeado pela ação: das águas, do mar; das geleiras; do vento e do homem.

1°) Erosão Pluvial - Definição: erosão provocada pelas águas das chuvas; -Ocorrência: áreas com altos índices de pluviosidade (regiões tropicais); - Formas de relevo resultantes ou fenômenos desencadeados: Voçorocas (se formam devido as enxurradas, correntes de água que, por não se infiltrarem totalmente no solo, escoam para as partes mais baixas do terreno formando valetas).


2°) Erosão Fluvial

-Definição: erosão provocada pelas águas dos rios; -Ocorrência: nas partes de maior declive do terreno, ocorre a ampliação da largura e profundidade dos cursos d’ água, devido o escoamento ser mais rápido; já nas partes de menor declive, ocorre o acúmulo de sedimentos, devido o escoamento ser mais lento. - Formas de relevo resultantes: vales e planícies.


PLANÍCIE LITORÂNEA


3°) Erosão Marinha ou Abrasão

-Definição: erosão provocada pela água do mar. -Ocorrência: áreas litorâneas. - Formas de relevo resultantes: Falésias (paredões abruptos à beira mar); praias e restingas (faixa de areia depositada de forma paralela ao litoral pelas correstes marinhas, nas entradas de baías e enseadas).


FalĂŠsia


4°) Erosão Glacial

-Definição: erosão provocada pelas geleiras. -Ocorrência: regiões montanhosas. - Formas de relevo resultantes: vales (alargamento e aprofundamento)


5°) Erosão Eólica -Definição: erosão provocada pelos ventos. -Ocorrência: no litoral e nos desertos. - Formas de relevo resultantes: Dunas ( montes de areia que se formam pela ação dos ventos e migram de um lugar para outro) e Erg ( montanhas de areia, sedimentadas, podem atingir 300 m de altitude)


6°) Erosão Pela Ação Humana

-Definição: erosão provocada pela ação do ser humano. -Ocorrência: atividades urbanas(construção de túneis construção de um edifício ou estrada) e rurais (aplicação de técnicas de cultivo e de criação que não protege o solo e exploração de minérios – desmonte de morros e serra para a escavação de jazidas) humanas. - Formas de relevo resultantes: Voçorocas (se formam devido as enxurradas, correntes de água que, por não se infiltrarem totalmente no solo, escoam para as partes mais baixas do terreno formando valetas).


• Intemperismo:

-Definição: É o desgaste e a degradação das rochas superficiais devido as variações de temperatura e ou em função do contato das rochas com a água e a umidade. Corresponde a alteração da superfície terrestre através da ação do clima sobre as rochas. Pode ser: a-químico (ação da água); b-físico (variação da temperatura); c-orgânico (ação dos seres vivos) - Ocorrência: climas áridos e semi-áridos.

Agentes Interno e Externos  

Papel dos agentes internos e externos na formação do relevo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you