Issuu on Google+

Informativo N°8 - Abril/2011 - Gabinete Deputado Alexandre Lindenmeyer

Lindenmeyer levanta bandeira do Autismo A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa aprovou a proposição do deputado estadual petista Alexandre Lindenmeyer para a realização de Audiência Pública para tratar do autismo. Será no dia 26 de abril, às 9 horas, na própria AL. No dia 2 de abril, o gabinete do deputado realizou ações em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, tanto em Rio Grande como em Porto Alegre. No dia 4, Alexandre esteve em Pelotas, participando de audiência pública sobre o tema. Outras tantas estão sendo programadas para estimular os municípios a criarem políticas públicas a respeito. A pauta do autismo é decorrência de iniciativa da ex-deputada petista Cecília Hypólito e que, agora, é levada adiante pelo deputado Lindenmeyer.

Foto: Tiag

o Collare

s

Brique da Redenção, em Porto Alegre Aproximadamente 400 pessoas estiveram engajadas em manifestação ocorrida no Brique da Redenção, dia 3 de abril, em Porto Alegre, na comemoração alusiva ao autismo. O mandato do deputado somou-se ao Movimento Autismo & Vida, mobilizando os porto-alegrenses, com a participação de portadores, pais, familiares e pessoas que se sensibilizaram com a iniciativa. O azul, cor do autismo, esteve presente em camisetas e balões.

Largo Dr. Pio, em Rio Grande A mesma manifestação aconteceu em Rio Grande, dia 2 de abril, no Largo Dr. Pio. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (AMAR), a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, e o Centro Especializado em Atendimento Multidisciplinar (Ceame) participaram do Foto: Patrícia Lopes evento, que teve a distribuição de informativos sobre a síndrome e a entrega de balões para as crianças. Juntamente com os vereadores rio-grandinos Cláudio Costa e Luiz Francisco Spotorno, o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, idealizador do evento, considerou a iniciativa positiva: “Esse é um debate que deve ser realizado não apenas no mês de abril, mas durante o ano todo. Precisamos aprimorar as políticas já existentes e sugerir novas possibilidades para os autistas”.

Foto: Karin Sc heer

Câmara Municipal, em Pelotas Alexandre Lindenmeyer ainda esteve presente na Audiência Pública sobre o autismo que ocorreu na Câmara Municipal de Pelotas, no dia 4 de abril, uma iniciativa do vereador petista Ivan Duarte. No dia 15, em Rio Grande, nova Audiência Pública a respeito do tema, também com a participação do deputado Lindenmeyer.

AUTISMO: AUDIÊNCIA PÚBLICA, DIA 26 DE ABRIL, 9 HORAS ASSEMBLEIA LEGISLATIVA/RS


Destaques do Mandato Banrisul & Futebol Lindenmeyer voltou a se reunir com o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, para apresentar o projeto Jogo Aberto, que propõe um diálogo entre os clubes de futebol da segunda divisão e o Foto: Tiago Collares Estado. Para Alexandre, o Banrisul precisa reavaliar os critérios de distribuição dos recursos de publicidade adotados pela gestão anterior. Dentre os critérios para o repasse, Lindenmeyer defende a contrapartida social, e não apenas o patrocínio pelo patrocínio. Para o deputado, “as cotas poderiam ser distribuídas de acordo com a mobilização de cada agremiação na busca de novas contas e maior movimentação de volumes nas agências do Banrisul de seus municípios”. Túlio Zamin recebeu com bons olhos a proposta do deputado: “Como qualquer instituição, o Banrisul quer um retorno para a sua marca. É uma contribuição muito interessante e que deverá ser avaliada junto às secretarias competentes”. Comunidades Terapêuticas Após reuniões com os representantes de comunidades terapêuticas do Rio Grande e proximidades, o deputado tratou de demandas relacionadas às entidades com o secretário da Foto: Tiago Collares Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, que garantiu atenção especial ao tema. Trem de Passageiros Após o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento garantir a realização do estudo de viabilidade técnica no trecho Rio Grande / Pelotas, para construção de uma linha de trem de Foto: Tiago Collares passageiros, Alexandre voltou a dialogar com a diretoria da Trensurb no sentido de dar seguimento ao processo. O sonho dos deputados Alexandre Lindenmeyer e Fernando Marroni, e dos vereadores Carlos Fialho, o Patola (PPS) e Milton Martins, o Miltinho (PT), parece estar próximo da realidade. FURG & Uruguai O mandato do deputado Lindenmeyer promoveu o encontro do representante da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Tarson Foto: Tiago Collares Núñes, com o vice-reitor da FURG, Ernesto Casares Pinto, e com o professor Marcelo Domingues. O objetivo é integrar a FURG na revitalização das relações entre a Metade Sul do RS e o Norte do Uruguai, que têm realidades bem semelhantes e que podem unir esforços para alcançar um desenvolvimento maior. Na ocasião, ficou combinada a participação da Universidade na próxima missão do Estado ao país vizinho. Consciência Ambiental Se descartar, coloque este folheto no lixo seco.

Segurança Em reunião com o secretário de Segurança Pública Airton Michels, Alexandre deu seqüência a importantes pautas do Rio Grande. O deputado tratou do aumento do efetivo policial, da Foto: Eduardo Buchholz promoção de soldados a sargento, da criação de um presídio feminino, e da central de polícia do município. O secretário reconheceu que a realidade do Rio Grande é diferenciada e que merece medidas de melhoramentos. Balsa de Santa Isabel Alexandre continua determinado a solucionar a questão da balsa de Santa Isabel. Em sucessivas reuniões com representantes da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), da Procuradoria Foto: Eduardo Buchholz Geral do Estado (PGE), da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), o parlamentar conseguiu acelerar o encaminhamento dos trâmites. Espera-se, para breve, a definição sobre o tema. Catástrofes Naturais O deputado propõe alternativas para evitar ou diminuir os efeitos das catástrofes naturais no RS. Juntamente com a Somar, empresa que tem um trabalho já aprovado em SP na área Foto: Tiago Collares meteorológica, Alexandre esteve com o vice-governador e, em seguida, com o Major Moiano, da Defesa Civil, que reconheceu a carência do Estado na questão e se propôs a visitar a estrutura da Somar em SP. Setor Pesqueiro Acompanhado por representantes do setor pesqueiro da Metade Sul, o deputado Lindenmeyer teve uma sucessão de encontros com entidades governamentais para solucionar as questões que se Foto: Tiago Collares acumulam. Depois de obter o apoio do secretário Marcelo Danéris, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Alexandre e os líderes da pesca conversaram com o vice-governado Beto Grill, que propôs solicitar ao governador a criação de uma Câmara Temática para a Pesca. No desdobramento do assunto, o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, apresentou a possibilidade de uma discussão articulada com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, para a constituição de um Conselho Estadual que envolva os segmentos pesqueiros para aprofundar as questões.

Gabinete Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer Praça Marechal Deodoro, 101 - Sala 1001 - Porto Alegre/RS F: 3210.2326 alexandre.lindenmeyer@al.rs.gov.br Jornalista Responsável: Eduardo Buchholz (Reg. Prof. 5742) Produção: Tiago Collares e Marília Lopes


Boletim Informativo nº 8