Issuu on Google+

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA - ESTÁ EM SUAS MÃOS!

(: Conexão :) Publicação mensal dirigida aos colaboradores da Positivo Informática | ed. 01 | Maio de 2010

chegamos aos 21! Positivo Informática celebra aniversário de 21 anos


papo sério

Conectados à nossa gente! Você está recebendo a 1ª Edição da Conexão, a nossa nova revista mensal feita exclusivamente para vocês, colaboradores. Aqui as notícias da Positivo Informática serão reportadas sob um ponto de vista único, o seu.

em manter-se líder e referência no segmento.

Essa primeira edição marca a celebração dos 21 anos da nossa empresa, em 26 de maio. Alcançar essa maioridade, aliada a todos os reconhecimentos que a empresa tem, é uma conquista de cada um de nós.

Nesta edição você também acompanha a matéria sobre o Plano de Desenvolvimento de Carreira (PDC), lançado inicialmente para os colaboradores da área industrial e que logo chegará a toda empresa. O PDC é o reconhecimento pelo seu trabalho. Com ele temos a valorização de pessoas capacitadas, comprometidas e alinhadas aos objetivos da empresa.

Vamos lembrar com orgulho do nosso passado e continuar essa história olhando para o futuro, com responsabilidade e foco

Esperamos que você goste da Conexão! Participe e envie sugestões, afinal, essa revista é sua!

Hélcio Tessaro, diretor de RH

>Conexão

nesta edição

03 04 08

gente positivo

Conheça os ganhadores do Concurso Faces

sou positivo!

21 Motivos para comemorar

gente positivo

Agora está em suas mãos!

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

10

08

12

Venha torcer pelo nosso Time plugue-se

Colaborador Destaque de Manaus conhece Curitiba Ilhéus comemora 2 anos A Copa do Mundo é aqui na Positivo!

12

04 10

personagem do Mês

Samuel Dias

expediente A revista Conexão é uma publicação gratuita para todos os colaboradores da Positivo Informática. Responsáveis: Mauricio Talão e Alexandre Hampf - Comunicação Interna. Execução: Ação Integrada - www.acaointegrada.com.br

2 | Conexão > maio 2010

Mande suas sugestões, opiniões e dúvidas para o e-mail comunicacaointerna@positivo.com.br ou pelo telefone (41) 3239-7697. Vamos construir uma Conexão cada vez melhor. Participe!


GENTE positivo

mostre a sua face O Concurso teve como tema a Copa do Mundo e nossos colaboradores não economizaram na criatividade para deixar a linha de desktops ainda mais colorida e atrativa O Concurso Mostre sua Face teve mais de 500 participações e nossos colaboradores mostraram que têm talento. A melhor arte, produzida pela colaboradora Jocirlei Cordeiro, Montadora da Linha 6 de Notebook, 1º turno, foi selecionada para virar folhaface do PCTV Edição Verde Amarelo.

“Resolvi arriscar e participar, pois desde criança gosto muito de desenhar. Procurei resgatar uma das Copas que achei mais emocionantes, em 1998, e retratei os sentimentos dos torcedores. Fiquei feliz por ter conquistado o 1º lugar. Ganhei um PCTV e o prêmio veio na hora certa, pois meu computador tinha acabado de estragar”, conta.

Jocirlei Cordeiro, Montadora de Notebook Linha 6 1ºTurno

O desenho da Jocirlei foi escolhido o melhor entre diversos enviados. Confira os autores dos dez melhores desenhos do concurso.

01 JocIrlei Cordeiro 02 Sula Paiva de Oliveira 03 Lourival Pires Ferreira 04 Marcio Vieira P. dos Santos 05 Maria Raimunda Monteiro

06 Jairo Ferreira 07 Silvangela de Oliveira Santos 08 Roberto Moreira Prado 09 Francielly Caroline V. Dugonski 10 Robson Aires Onofre

Parabéns a todos que participaram!

Conexão > maio 2010 | 3


sou positivo!

chegamos aos

21!

Nossos 6 mil colaboradores têm muitos motivos para celebrar. A Positivo Informática COMEMORA, EM 26 DE MAIO, SEUS 21 ANOS, LÍDER no mercado e com muitos sonhos pela frente!

“Estou há 2 anos e 8 meses na empresa e trabalho no setor de Embalagens. Procuro colaborar com tudo que posso e fiquei super feliz com a oportunidade de trabalhar na equipe. Quero sempre melhorar, acompanhar o crescimento da Positivo e estar preparada para abraçar futuras oportunidades.”

Mauricéia Roscamp de Oliveira, Linha de Embalagem Notebook

4 | Conexão > maio 2010

“Entrei na Positivo há 11 anos, atendendo editais de Governo. É um orgulho participar dos desafios que surgem ao longo do crescimento e fazer parte deste time é muito importante. Tenho gás para continuar ajudando a construir essa história.”

Manuel Rodrigues Santamaría, Gerente de Parcerias Estratégicas

“Gosto de fazer parte desta família que ajuda quem tem interesse em aprender. Entrei aqui sem experiência e aprendi muito com os meus colegas e líderes. Hoje estou encantada com o mundo da informática. Acompanho as conquistas da Positivo há 1 ano e quero continuar fazendo parte desta história de sucesso!”

Mirian Neris de Campos Wcsolowski, Linha de Montagem Desktop

“A Positivo Informática tem um futuro repleto de conquistas no mercado. Ao longo dos meus 13 anos aqui, a cada momento, a Positivo se tornou uma empresa diferente e vem gradativamente ocupando seu espaço.”

Antônio Carlos Ferreira da Silva Junior, Gerente de Controladoria


“Quando criei a Positivo Informática, em 1989, não imaginava que se transformaria em tudo isso. Sempre fiz o melhor para ter uma empresa sadia financeiramente, que gerasse empregos, produzisse um material de qualidade e desse retorno aos acionistas. Vamos continuar trabalhando para nos mantermos sempre em 1º lugar!” Hélio Rotenberg, Presidente de Positivo Informática

21 anos de muitas conquistas!

Ligada ao Grupo Positivo, a Positivo Informática é fundada com o objetivo de fabricar e vender computadores para Escolas Positivo e para escolas parceiras da corporação em todo o país.

É criado um novo segmento de atuação na empresa: o de Tecnologia Educacional, dando início ao desenvolvimento dos primeiros softwares educacionais.

É criado o portal educacional, para atender as escolas particulares. E também o Portal Aprende Brasil, para atender as escolas públicas.

“Conheci a Positivo em Limeira (SP) e minha vontade de trabalhar aqui foi tão grande que trouxe minha família para Curitiba com o objetivo de fazer parte desta equipe. Sou muito grato por trabalhar nesta companhia que dá oportunidade para quem quer entrar neste time.”

“Aqui temos oportunidades de desenvolvimento. Entrei sem experiência alguma e aprendi muito nos 2 anos que estou na Positivo. Comecei abastecendo a Linha de Placas e agora estou concorrendo a uma vaga de Líder no Almoxarifado. Me identifiquei muito com logística e, para crescer ainda mais, pretendo investir em uma faculdade na área.”

“Entrei há 4 anos na Positivo como Montadora e, hoje, sou Suporte na Linha de Teste de Notebook. Gosto muito da dinâmica, da rotina da fábrica e de estar e lidar com gente. Estou muito confiante em meu crescimento na companhia.”

Aparecido Venâncio Filho, Técnico da Qualidade na Fábrica de Placas

Maria Alice de França, Suporte na Linha de Teste de Notebook

Beatriz Wszoek, Auxiliar de Compras no Almoxarifado

Conexão > maio 2010 | 5


“Sou Monitor do setor de Embalagem há 3 anos. Gosto de trabalhar aqui na Positivo e acredito que todos podemos crescer juntos. A empresa me ajudou muito, confiou em meu trabalho. Quero investir cada vez mais em conhecimento para me aperfeiçoar.”

Vanderlei Szymonek, Monitor de Embalagem Desktop

“Estou aqui há 18 anos e esse foi o meu 1º emprego. Entrei como Digitador de Nota Fiscal e a companhia era formada por 20 pessoas em uma pequena sala. A empresa cresceu muito! Tenho orgulho de fazer parte de uma empresa que se preocupa em ter uma gestão sustentável.”

Júlio José Neto, Supervisor de Qualidade e Meio Ambiente

21 anos de muitas conquistas!

A empresa estréia no mercado de varejo de computadores vendendo máquinas para os grandes lojistas do País. Em nove meses, a Positivo Informática tornou-se a maior fabricante de computadores do Brasil.

“Faço parte da equipe de Montagem há quase 2 anos e espero que a Positivo continue dando oportunidade para os colaboradores crescerem. Gosto muito da montagem e quero investir no meu futuro profissional aqui na Positivo.”

Ana Paula de Souza, Linha de Montagem Desktop

6 | Conexão > maio 2010

A empresa inicia a venda de seu portfólio de produtos para o mercado corporativo de Hardware, com uma linha de desktops, notebooks e servidores, chegando a marca de 376 mil computadores.

“Entrei como “Espero que a Técnico de Suporte Positivo Informática há 6 anos. Sou continue crescendo e da época em que produzindo cada vez vendíamos 900 mais para proporcionar máquinas por mês, oportunidades para hoje, fazemos 200 todos nós. Tenho mil. Espero que a 4 anos e meio de empresa mantenha casa e estou há 3 sempre a liderança na Montagem de e pretendo Desktops. Gosto muito continuar meu do que faço e faço com crescimento com prazer. Quero ir longe ela. Tenho orgulho com esta parceria!” de fazer parte desta José Roberto Pereira, equipe.” Linha de Montagem

Anderson Lesme, Analista de Suporte TI

Desktop

A Positivo Informática recebe o prêmio de “Melhor Empresa do Setor de Tecnologia e Computação”, pela revista Exame (Melhores e Maiores).

“Minha história na Positivo começou em 1992, quanto éramos apenas 30 funcionários e produzíamos computadores em uma casa. Foi bacana ver essa evolução e participar da entrada da empresa em cada negócio conquistado. A cada ano conseguimos uma fatia maior do mercado e me sinto orgulhoso de participar desta história. ”

Peterson Martins Theodorovicz, Gerente de Serviços para o Varejo

“A empresa está dando um salto com o Plano de Carreira e tenho o sonho de crescer mais ainda. Pretendo fazer uma faculdade de administração e um dia ser Líder. Gosto muito da minha equipe e do trabalho que faço. A família Positivo tem muita competência para ajudar a empresa a crescer ainda mais.”

Joana D'arc Sebastião, Monitora da Linha FCT Notebook


“Estou há 4 anos e 7 meses na companhia e hoje atuo como Suporte de Linha. Espero fazer parte do crescimento da Positivo nos próximos anos e investir na minha carreira. Gosto muito de fazer parte desta família!”

Rosenilton Pereira da Silva, Suporte de Linha

Atinge a liderança absoluta no mercado nacional de computadores, com a venda de 1,389 milhão de PCs. É eleita também a marca de computadores mais conhecida do país, segundo a pesquisa Top of Mind da Folha de São Paulo.

“Faço parte da equipe de Embalagem Desktop há 1 ano. Pretendo estudar e investir no meu futuro para crescer e acompanhar a companhia. Quero conquistar uma carreira de sucesso e ajudar a Positivo a atingir seus objetivos.”

Daiane Martins Rodrigues, Linha de Embalagem Desktop

“Entrei como Operadora e hoje sou Monitora, quero um dia chegar a Líder e, futuramente, Supervisora. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma equipe unida e de ter conquistado a amizade e respeito dos meus colegas, Líderes e Supervisores.”

Ilda Solino Cordeiro, Monitora de Embalagem Notebook

A empresa inicia a produção de placas-mãe em sua matriz, instalada em Curitiba (PR), e a produção de monitores em sua nova planta industrial em Ilhéus (BA).

“Admiro a oportunidade que dão para quem não tem experiência e a diversidade da empresa. Espero que a companhia cresça cada vez mais, seja sempre a líder e que meu crescimento profissional e o reconhecimento pelo meu trabalho andem junto com este sucesso.”

Dircélia Pereira, Montadora Notebook

“Estou há 5 anos na Positivo e faço parte da equipe de Embalagem Desktop. Tenho um apoio muito grande da minha equipe e gosto muito de fazer parte deste time. Espero que o futuro da Positivo e o meu futuro na empresa sejam brilhantes.”

Marcelo de Mattos, Linha de Embalagem Desktop

A Positivo Informática completa 21 anos líder no mercado brasileiro há 5 anos consecutivos!

“Tenho 3 anos e 6 meses de empresa. Entrei no setor de Embalagem e agora sou Suporte da Linha Run-In de Notebook. Gosto do ambiente, do pessoal e do trabalho que realizo. Vejo a Positivo crescendo muito mais e quero realizar meu crescimento junto com esse grupo. Quero ser líder, como a Positivo.”

Cristiane dos Santos, Suporte da Linha Run-In de Notebook

“Estou há 3 anos na Positivo no setor de Montagem. Desejo muito crescimento para a Positivo e quero continuar fazendo parte desta história de desenvolvimento. Que venham muitas coisas boas nos próximos 21 anos para a Positivo e para todos nós.”

Marcio Geneberg dos Santos Souza, Linha de Montagem Desktop

Conexão > maio 2010 | 7


GENTE positivo!

agora está em suas mãos A Positivo Informática deu início, em abril deste ano, ao Plano de Desenvolvimento de Carreira. Com ele, ficam claros quais caminhos cada colaborador DEVE SEGUIR para crescer na empresa O Plano de Desenvolvimento de Carreira, o PDC, foi criado para oferecer oportunidades claras de desenvolvimento e perspectivas de crescimento para os colaboradores da Positivo Informática. “Cada cargo tem mecanismos diferentes de avaliação que analisam desempenho,

participação em treinamento, qualidade e produtividade do trabalho e postura profissional", explica Júlio Lopes, Coordenador de Remuneração. O PDC será implantando neste primeiro momento na área industrial. “O RH tem disponível uma equipe exclusiva para apoiar o Plano e isso vai garantir o bom resultado para o colaborador e para a Positivo. Queremos que todos tenham o direito de fazer parte dos processos de seleção para as vagas e promoções e que a pessoa escolhida seja a mais adequada para os objetivos da companhia”, reforça.

Aonde você quer que sua carreira o leve? “Ainda não concluí minha avaliação, mas estou achando o processo bem justo. Assim que finalizar, terei noção do que preciso melhorar para atingir meu sonho profissional. Entrei há 2 anos e 8 meses como montadora de PC, passei à montadora de notebook e, há um ano sou monitora. Quero continuar evoluindo para chegar ao cargo de Gerente de Produção. Estou sempre em busca de novas vagas e desafios dentro da Positivo.” Luciana de Fátima Sola, Monitora L7

8 | Conexão > maio 2010


Como funciona o 1º O colaborador passa por uma avaliação técnica e comportamental, de acordo com os seguintes critérios: Líderes, Supervisores e Monitores são avaliados em:

Auxiliares e Operadores são avaliados em:

• Orientação para resultados com foco na solução de problemas e conflitos • Planejamento • Visão sistêmica • Comunicação e relacionamento interpessoal • Organização e controle • Domínio técnico da área de atuação • Excel intermediário • Foco em processos • Organização • Noções das ferramentas da Qualidade • Atenção sistêmica e liderança

• Organização • Agilidade • Atenção concentrada • Destreza manual • Raciocínio lógico • Foco em processos • Conhecimento em 5S • Matemática básica • Conhecimentos de hardware, software e sistemas operacionais

Após essa etapa, os gestores e a equipe do RH analisam a avaliação do colaborador.

O colaborador recebe a devolutiva de sua avaliação e tem o seu cargo e salário readequado (se for o caso) de acordo com suas competências.

Se o colaborador não atingir a média necessária na primeira avaliação, deverá passar pelo Programa de Desenvolvimento Individual por um período de seis meses. Durante o PDI, o colaborador terá a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para o cargo e terá uma nova oportunidade, passando por avaliações junto com seu gestor e o RH.

Com o PDC, a Positivo Informática prioriza o recrutamento interno, por meio do programa Talento em Destaque. O objetivo é que sejam contratados apenas colaboradores para o primeiro nível operacional, dando oportunidade de crescimento aos que já fazem parte da equipe.

A criação do PDC, não significa que todos os colaboradores serão promovidos imediatamente, mas que teremos uma política clara e objetiva de crescimento e remuneração, baseada no desempenho individual.

Nos próximos dias todos os colaboradores da área industrial receberão uma cartilha com todos os detalhes do Plano.

Nós queremos que seja cada vez mais longe! “O Plano foi uma grande surpresa. Entrei na empresa há 7 meses como líder e, após a avaliação, passei a Líder II de Processos. O resultado foi uma recompensa pela qualidade do meu trabalho e do desempenho que apresentei neste período. É importante para a empresa que o colaborador tenha o retorno do que faz bem e do que precisa melhorar. Essa prática contribui para destacar as pessoas e desenvolver novos talentos.” Fábio Siu, Líder de Embalagem Desktop

Conexão > maio 2010 | 9


e s ue

g u l >p

Colaborador Destaque de Manaus conhece Curitiba Alessandro da Silva Figueiredo, o destaque do Ano 2009 da planta de Manaus, esteve em Curitiba (PR), para conhecer a fábrica da Positivo Informática. A viagem foi um prêmio pelo bom trabalho do nosso colega. “Curitiba é uma cidade linda e conhecer a fábrica foi muito legal. Fico sem palavras pelo reconhecimento e espero voltar mais vezes”, comenta.

Venha torcer pelo nosso Time A Positivo Informática entrou para mais uma disputa nos Jogos do Sesi em 2010. São 60 colaboradores inscritos em modalidades como vôlei feminino e masculino, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa e de campo. Os Jogos do SESI é o torneio mais importante da categoria industrial e reúne milhares de colaboradores de diversas empresas em um enorme campeonato com fases regional, estadual, nacional e internacional.

Confira as datas, horários e local dos jogos no Mural e faça parte da nossa torcida.

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS Em junho inicia a 2ª turma do curso de Formação de Gestores em Gerenciamento de Projetos. Serão 30 vagas e o processo de seleção será feito pelo RH. Realizado em parceria com a Universidade Positivo, o treinamento, que tem duração de 15 meses, é voltado para colaboradores que gerenciam projetos com clientes internos e externos.

“O curso foi importante para ampliar a visão dos conceitos de gestão de projetos. aprendemos como desenvolvê-los com base em uma nova metodologia. Já implantamos em alguns projetos e vamos disseminá-la entre os colegas para desenvolver esses conhecimentos em todas as áreas.” Antônio Carlos Góes, Coordenador de Serviços no segmento do Governo - participante da 1ª turma do curso

10 | Conexão > maio 2010


A Copa do Mundo é aqui na Positivo!

Dia das Mães Durante o Circuito Positivo de maio, a equipe de Manaus comemorou o Dia das Mães. Para marcar a data, as mamães da Unidade receberam presentes em caixas confeccionadas pelos próprios colaboradores e tiveram fotos com seus filhos colocadas em um painel montado na entrada da Fábrica.

Dia 15 de junho começa a Copa do Mundo para o Brasil, e a Positivo Informática não vai ficar de fora! Serão preparados espaços especiais para que você não perca nenhum lance. Fique atento às informações nos Murais e e-mail. Vamos vibrar juntos nos jogos do Brasil e mostrar toda a força da nossa torcida!

15/06 terça 15h30 Brasil x Coréia do Norte 20/06 domingo 15h30 Brasil x C. do Marfim 25/06 sexta 11h00 Portugal x Brasil

Ilhéus comemora 2 anos Nossa fábrica em Ilhéus (BA) comemora 2 anos de produção de monitores LCD. A equipe de 116 pessoas produz cerca de 30 mil monitores por mês. Fundada em 8 de maio de 2008, a filial foi implantada em apenas 3 meses e espera, em 2010, produzir um total de 320 mil unidades do equipamento.

“Faço parte da equipe Positivo há 6 anos e vim de Curitiba para Ilhéus com o objetivo de ajudar a coordenar o início das atividades. O pessoal é muito dedicado e comprometido com os nossos objetivos. É muito bom comemorar todas as nossas conquistas!” Anderson Augusto Silva, Supervisor de Logística de Ilhéus

Conexão > maio 2010 | 11


pe rs on ag em do m ês !

“Levo a narração para onde eu vou” Samuel Dias, líder da Produção na Linha 02, é o nosso personagem do mês!

“Bom dia, Curitiba! Estamos começando mais um programa nesta manhã maravilhosa!” É assim que o colaborador Samuel Dias, Líder da Produção na Linha 02, do 3º Turno, começa o seu programa na rádio comunitária Curitiba FM 98,3 MHz. O “Bom dia, Curitiba” vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas da manhã. “Meu sonho é fazer narração em uma rádio aberta ou TV. Já imaginou fazer propaganda dos produtos Positivo?”, conta. A paixão do colaborador pelo rádio começou ainda criança, quando seu irmão e ele brincavam com um gravador antigo em sua cidade natal, Itapeva (SP). A vontade de continuar na área reapareceu em sua vida quando foi morar em São Pedro do Ivaí (SP). Lá, Samuel anunciava produtos em uma feira que acontecia todas as quartas-feiras na cidade. “Deu tão certo que as pessoas pediam para eu dar recados e anunciar aniversários. Desde

então, levo a narração para onde eu vou e dou um jeito de encaixar nos meus horários”, afirma Samuel. Samuel cursa faculdade de administração e tem planos de investir em suas carreiras. Em breve, pretende fazer uma pós em gestão de produção e outra em jornalismo. Com dois filhos, Enéas, de 22 anos, que trabalha no setor de Placas da Positivo Informática, e, Eloana, de 14 anos, que está dividida entre ser médica e entrar para o time Positivo como o pai e o irmão. Samuel está há 3 anos na empresa e pretende crescer mais na Produção “Hoje me sinto realizado na Positivo. Sou feliz porque a vida me deu muita saúde e juízo para escolher sempre o caminho certo. É um grande prazer e honra estar envolvido diretamente com o produto que chega nos lares brasileiros”, conclui.

Se você também tem uma boa história para contar, ou conhece algum colaborador que faça alguma atividade legal fora da Positivo Informática, envie para o e-mail comunicacaointerna@positivo.com.br ou entre em contato pelo telefone (41) 3239-7697. Participe!

12 | Conexão > maio 2010

Você sabia? 1922 – No Brasil, a primeira transmissão oficial de rádio foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro. 1923 – Em 20 de abril surge a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, hoje conhecida como rádio MEC. 1936 – É fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, um marco na história do rádio com seus programas de auditório. 1941 – A Rádio Nacional lança o Repórter Esso, o primeiro rádio jornal brasileiro. Neste mesmo ano, vai ao ar a primeira novela radiofônica do País: Em busca da felicidade. 1951 – O maior sucesso em rádio novela de todos os tempos foi O Direito de Nascer, que começou em 1951 e ficou três anos no ar, tempo suficiente para ficar popularmente conhecida como "O Direito de Encher". 1990 – A Rede Bandeirantes de Rádio se torna a primeira emissora no Brasil a transmitir via satélite com 70 emissoras FM e 60 em AM, para mais de 80 regiões do país.


Revista Conexão - MAIO 2010