Issuu on Google+

www.clavesbrasil.com.br contato@clavesbrasil.com.br

KIT PEDAGOGICO BRINCANDO NOS FORTALECEMOS PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DIFÍCEIS Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis” apresenta uma proposta concreta de prevenção dos maus-tratos e de promoção de bons tratos para crianças e adolescentes. Como proposta educacional, privilegia os processos coletivos de aprendizado e descobrimento, por meio dos quais é possível construir novos conhecimentos e capacidades que permitam relacionamentos mais gratificantes. Este kit apresenta uma proposta de trabalho que oferece três programas de prevenção, bem como as instruções para a adequada utilização dos materiais didáticos anexos. Cada programa está voltado, respectivamente, para crianças de 4 a 7 anos de idade, crianças de 8 a 11 anos de idade e adolescentes, de 12 anos de idade em diante.

Canções e Danças Uma compilação de músicas e danças para serem utilizadas em oficinas com crianças e adolescentes. Objetivos  Favorecer a integração e comunicação grupal, o respeito e a diversão no

contato com os outros. Gerar um clima lúdico, em que o bom humor e o riso tenham um lugar preponderante.  Sensibilização e expressão corporal.  Redução da ansiedade grupal e individual.  Manejo do espaço e do tempo.  Afirmação do esquema corporal.  Experimentação do prazer do movimento.  Trasmissão do conhecimento e valores. Apresentação CD com 16 canções

Conto: “Alguns segredos devem ser contados” Conto com final semi-aberto apontando para a elaboração e reflexão grupal de crianças de 6 a 11 anos. Objetivos  Conceitualizar a existência do do abuso sexual e das emoções que este provoca.  Desenvolver o direito sobre o corpo e o desenvolvimento da capacidade crítica de decidir sobre seu uso e o direito de dizer NÃO.  Identificar pessoas de confiança a quem pode recorrer em situações difíceis, de dúvida ou de confusão.  Aprender a lidar com situações de segredo entre adultos e crianças.  Ensaiar possíveis saídas frente à situações de abuso sexual ou outros perigos cotidianos. Apresentação - Cinco lâminas coloridas, impressas em papel de alta gramatura, com desenhos em uma face e com textos do conto no verso. Rádio Teatros (019) 9792-1539 / contato@clavesbrasil.com.br

Página 1


www.clavesbrasil.com.br contato@clavesbrasil.com.br

Três contos em áudio que dramatizamdistintas situações de violência com finais abertos apontando a elaboração e reflexão grupal de adolescentes. Objetivos  Conceitualizar a existência de distintas modalidades de Abuso Sexual, e as emoções que este provoca nos diferentes protagonistas.  Contribuir para o conhecimento do direito ao corpo, a capacidade crítica de decidir sobre seu uso e o direito de dizer NÃO.  Identificar pessoas de confiança a quem podem recorrer em situações difíceis, de dúvida ou confusão.  Aprender a lidar com situações de segredo entre adolescentes e adultos.  Ensaiar possíveis saídas frente à situações de violência e abuso sexual.  Favorecer a reflexão e ação crítica, solidária e responsável frente à violência sexual, individual (tendo em conta que os adolescentes podem ser tanto vítimas como vitimizadores). Apresentação CD com três contos gravados em formato wav.

:: JOGOS DE MESA ::

Jogo das Decisões – Um jogo para nos fortalecer Jogo de trilha, com cartões de perguntas, para jogar com adolescentes. Objetivos  Trabalhar com situações cotidianas que implicam contatos de tipos distintos, poder refletir sobre elas e diferenciar quais apresentam riscos e abusos.  Reconhecer e discutir acerca de alguns mitos e crenças sobre a sexualidade.  Identificar pessoas de confiança no espaço de convivência a quem possam consultar sobre situações, contatos, propostas, etc.  Desenvolver habilidades de resolução de problemas e estratégias de saída de possíveis situações de risco ou abusos de distintos tipos, em que o adolescente possa ser protagonista, seja como vítima ou como vitimizador.  Promover a expressão de opiniões pessoais, a escuta ativa e a confrontação respeitosa.  Promover a identificação e valorização de alguns pilares do conceito de Resiliência, e sua aplicação na vida cotidiana. Apresentação - Tabuleiro de cartão de alta gramatura. 22 cartões com distintas situações de risco ou abuso, a partir das quais promove-se a tomada de decisões ou colocar seu ponto de vista.

(019) 9792-1539 / contato@clavesbrasil.com.br

Página 2


www.clavesbrasil.com.br contato@clavesbrasil.com.br

Dominó das

Emoções

Jogo de dominó para crianças de 6 a 11 anos, com desenhos mostrando diversas emoções. Objetivos  Promover a identificação de diversas emoções que se produzem no encontro com os outros: reconhecê-las, nomeá-las, associá-las a vicências cotidianas.  Reconhecer as emoções como uma linguagem sem palavras através da qual podemos interpretar o que os outros ou nós mesmos estamos viviendo.  Aprender que as emoções “falam” e nos dão pistas para compreender diversas situações, seguras, de risco, que nos confundem, abusivas, ambivalentes, etc.  Promover a socialização de experências de vida de crianças que permitam o autoconhecimento. Apresentação 28 peças de dominó, com 7 expressões faciais de crianças, que representam as seguintes emoções: alegria, tristeza, vergonha, raiva, assombro, confusão e medo.

Lâminas Set de 19 desenhos coloridos que remetem a experiências humanas comun dirigidas a crianças de 4 a 11 anos. Objetivos  Reconhecer distintos tipos de carícias e maneiras de relacionar-se com os outros, identificando as emoções que geram.  Identificar as situações que “fazem sentir bem”, as que “fazem sentir mal”, as que geram ambos os sentimentos ao mesmo tempo, as que confundem, etc.  Identificar maneiras corretas e incorretas de relacionar-se.  Identificar pessoas de confiança, às quais podem recorrer em situações difíceis, de dúvida ou confusão.  Desenvolver o direito sobre o corpo e a capacidade crítica de decidir sobre seu uso. Direito a dizer NÃO.  Aprender a distinguir quando não se deve guardar um segredo.  Ensaiar soluções possíveis frente a situações de abuso sexual ou de outros perigos cotidianos. Apresentação Dezenove lâminas de cartolina. Dezoito são comuns a todas as criança; uma é usada apenas com as crianças mais velhas (exibicionista).

(019) 9792-1539 / contato@clavesbrasil.com.br

Página 3


www.clavesbrasil.com.br contato@clavesbrasil.com.br

Quebra-cabeças para crianças de 4 a 7 anos de idade Objetivos  Valorização corporal  Estimulação do cuidado e da proteção de nosso corpo.  Trabalhar as semelhanças e diferenças entre meninas e meninos.  Reconhecer e nomear os órgãos genitais externos, femininos e masculinos, adquirindo o vocabulário adequado.  Identificar as partes íntimas do corpo e apreender seu significado. Apresentação Duas lâminas grandes de cartão, com a silhueta de um menino e de uma menina, respectivamente.  Corpos de menino e menina, de cartão, em seis partes cada um (cabeça, braços, tronco, pernas), para recortar e montar.  Roupa, de cartão , de menino e menina, para recortar e montar.

Colocando os pingos nos “is” Desenvolvido para crianças de 8 anos de idade em diante e adolescentes. Também é um material que pode complementar programas de educação da sexualidade que sejam desenvolvidos em outras ocasiões e integrar outros materiais que haja no ambiente (livros, lâminas, vídeos, etc.), que enriqueçam a proposta. Objetivos  Valorização corporal.  Estimulação do cuidado e da proteção de nosso corpo e do dos demais.  Conhecer, nomear e localizar os órgãos genitais internos e externos, adquirindo o vocabulário adequado.  Falar aberta e positivamente sobre eles, bem como sobre as mudanças que ocorrem nesta etapa da vida.  Identificar as partes íntimas ou privadas do corpo, apreendendo seu significado e suas implicações no relacionamento com os outros.  Promover a tomada de consciência a respeito do direito sobre o corpo. Apresentação  Dois pôsteres: Um de menina e mulher (imagens com corpos completos e cortes dos órgãos genitais ampliados, tanto internos quanto externos).  Pequenos letreiros de cartão (para recortar) com os nomes de diferentes partes do corpo.  Trajes de banho de cartão, para recortar (calção de banho e biquíni).

(019) 9792-1539 / contato@clavesbrasil.com.br

Página 4


www.clavesbrasil.com.br contato@clavesbrasil.com.br

Livros – Mãos à Oficina Este manual metodológico apresenta uma proposta de trabalho de prevenção à violência sexual contra a infância e a adolescência, e nos brinda com 3 programas nesta temática para serem desenvolvidos em oficinas, assim como as instruções para uma adequada utilização dos materiais didáticos que o acompanham. Cada programa está orientado respectivamente, a préescolares (de 4 a 6 anos), escolares (de 7 a 11 anos) e adolescentes (de 12 a 17 ano aproximadamente.) Esta publicação está dirigida a todos[as] aqueles[as] que trabalham cotidianamente com esta população, e busca oferecer ferramentas concretas que possam ser aplicadas em diversos contextos, enriquecendo a tarefa educativa, assim como apresentar chaves de esperança no momento de abordar uma temática tão complexa e mobilizadora. Esperamos também que seja fonte de inspiração para a construção de outros instrumentos aplicáveis a esta ou outras temáticas, ressignificando as práticas habituais, desenvolvendo fortalezas nas crianças, adolescentes e suas famílias e comunidades.

Investimento O investimento para a aquisição de 01 kit completo é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais).

(019) 9792-1539 / contato@clavesbrasil.com.br

Página 5


KIT CLAVES