Issuu on Google+

Teaser da Graphic Novel Roteiro: JSS Tonico - Desenhos: Alexandre Coelho Apoio: Saiba mais no blog www.bemdito.com

Crepuriz達o, 15/11/1985 Querida m達e Depois de alguns meses estou lhe escrevendo a primeira carta, me desculpe pela demora. Sinto muitas saudades da senhora e quero lhe dizer que as coisas n達o foram nada bom pra mim at辿 chegar aqui...


O caminho até aqui é longo e a estrada nada fácil de atravessar...

Cansado e sujo avistei a cidade do outro lado rio Tapajós e percebi que haviam muitas pessoas ali com o mesmo objetivo que o meu: melhorar de vida.

Atravesso o rio em uma voadeira* e fico a imaginar as possibilidades que me aguardam naquela região que ainda não conheço.

(*) Voadeira - pequeno barco de metal com um motor na parte traseira usada na navegação dos rios.


Aviões pequenos e chuva são coisas comuns nesta região. Aviões são o meio mais rápido para se chegar nos garimpos que ficam no meio do mato. A chuva é a nossa compnahia diária junto com os mosquitos, na travessia da floresta até chegar no baixão*. Mãe, tem que ter muita coragem para encarar essas coisas.

(*) Baixão - pequena cidade ou vila criada próxima aos garimpos.


No início tudo é novo e a adaptação demorada, não pude contar com muita ajuda de outros garimpeiros.

Com o passar do tempo fui me acostumando aquele mundo...

...e até amizades foram surgindo. Mãe vou terminando por aqui, sentindo muita falta da senhora e da sua comidinha. Logo lhe enviarei algumas gramas de ouro que ando guardando na minha boroca*.

Um grande abraço do seu filho que lhe ama muito. João da Silva (*)Boroca - Bolsa de couro onde o garipeiro carregava seus principais pertences.


Bamburrado - A incansavel busca pelo ouro