Diretrizes para a Sustentabilidade Ambiental em Empreendimentos Habitacionais

Page 184

157

11.4.1 Redução da embalagem e aumento do emprego de embalagens recicláveis e reutilizáveis A embalagem excessiva deverá ser banida. A recuperação de materiais para reutilização oferece um grande número de postos de trabalho que seriam perdidos na produção de embalagem. Deverá haver incentivos para as embalagens biodegradáveis, reutilizáveis ou recicláveis, e a cobrança de um imposto sobre os plásticos e outros materiais não biodegradáveis. Uma redução adicional dos resíduos e do consumo de energia pode ser alcançada através da diminuição de resíduos recicláveis e do aumento do emprego de embalagens reutilizáveis. A imposição de uma taxa mais reduzida sobre embalagens e materiais recicláveis é apropriada, na medida em que exigem mais energia e água que as exigidas pelas embalagens e materiais reutilizáveis. A exigência de depósitos para garrafas, grades, etc., dá um incentivo financeiro aos consumidores para a devolução das embalagens reutilizáveis ao centro de coleta (freqüentemente o próprio local onde o produto foi adquirido).

11.4.2 Separação máxima na fonte Deverá ser incentivada a recuperação de materiais através da separação dos resíduos na fonte de produção ou por separador mecânico (ou outros meios) numa fase posterior do ciclo de eliminação dos resíduos. Quanto mais cedo a separação for feita, tanto mais eficiente e apropriado será o tratamento dos resíduos devido à menor extensão de contaminação dos resíduos. Poderá ser dado incentivos aos agentes locais que produzem menos resíduos e gerem os materiais recicláveis na fonte, por exemplo, redução dos impostos municipais. Instalações de coleta apropriadas para vários tipos de resíduos deverão ser previstas para encorajar os indivíduos a separar os resíduos. O exemplo a seguir ilustra esta orientação: Ciclos ecológicos completos, Västeras, Suécia - A compostagem dos resíduos domésticos orgânicos é a solução para uma boa separação na origem. Um exemplo disto é um bloco de edifícios em condomínio com 69 apartamentos na cidade de Västeras. A separação na origem começa nas cozinhas, que foram concebidas para incluir vários coletores de lixo. Todos os resíduos biológicos são decompostos em digestores isolados termicamente. Foi prevista uma célula de compostagem perto de cada edifício. No pátio há um espaço reservado à compostagem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.