Page 1


O atum é um dos alimentos mais completos devido a ser uma fonte excelente de proteínas de valor biológico. Também contém bastante vitaminas e sais minerais sendo um peixe com muito poucas gorduras saturadas. Além disso contém uma alta concentração de Ómega-3 beneficiando a nossa saúde. Existem em Portugal imensas marcas de atum sendo algumas consideradas produtos tradicionais Portugueses. Cada um desses produtos utiliza tipografias diferentes para caracterizar a sua marca. ficha técnica edição Alexandra Matos Ana Cruz coordenação Aprígio Morgado impressão Obrigaf-Artes Gráficas Lda Rua António Oliveira 40-A/D, 2500-916 Caldas da Rainha tiragem 2 exemplares agradecimentos Cofaco, Açores


18

ÍNDICE

6 20 10 16 8 22 12 14 24 28 26 36 34 30 32 38 LA SINGULAR DEL MAR

BOM PETISCO

CATITA

INÊS

MANNÁ

CALVO

PESCADOR

CATRAIO

CONTINENTE

PITÉU

SAFI

TRICANA

TUNACOL

RAMIREZ

VASCO DA GAMA

SANTA CATARINA

ÍNDICE

TENÓRIO


atum BOM PETISCO

nome ano designer

06 tunas catalog

categoria

Futura BQ 1927 Paul renner Sans Serif Geometric

Futura apresenta-se como uma tipografia bastante limpa desenvolvendo-se no século XX pelo designer Paul Renner. Tornou-se o sans serif mais popular desse mesmo século sendo considerada um símbolo de modernismo baseada no rigor da geometria inspirada nos ensinamentos da Bauhaus. Futura shaded mantém as linhas da família futura destacando-se pela sombra a preto que apresenta em cada letra.

FUTURA BQ


atum CALVO

nome ano designer

08 tunas catalog

categoria

Cosmos BQ bold 1982 Gustav Jaeger Sans Serif

Gustav Jaeger desenhou cosmos BQ em 1982. Cosmos BQ destaca-se pelas diferentes terminações cónicas e pelo pouco contraste entre as linhas finas e grossas. As formas itálicas dão-nos uma sensação de continuidade. É uma letra bastante robusta sendo ideal para cartazes e frases curtas. Calvo utilizou esta fonte para o nome da marca de modo a destaca-lo em toda a lata.

cosmos BQ


atum CATITA

nome ano designer

10 tunas catalog

categoria

Rockwell 1934 Monotype corporaction Slab serif

Monotype Corporation desenvolveu em 1934 um aperfeiçoamento para a font Rockwell já existente. Rockwell apresenta um contraste muito discreto desenvolvido para grandes cartazes ou para frases muito curtas. O constraste da letra é inexistente e o stress é completamente vertical. O atum catita utilizou a fonte e colocou uma stroke preta de modo a evidenciar a própria marca.

ROCKWELL


atum CATRAIO

nome

ano designer

1972 Phil Martin Serif

URW Baskerville é uma font bastante elegante com um alto contraste de espessuras e umas Bracketed serifas bastante assentuadas. Foi utilizada no atum catraio em “Muxama Portuguesa” (muxama é feito com a parte nobre do atum) evidenciando o clássico e a qualidade especial deste atum.

12 tunas catalog

categoria

URW Baskerville extra narrow extra bold

URW Baskerville


atum CONTINENTE

nome

ano designer

2006 Wilhelm Pischner Akira Kobayashi

A familia Neuzeit Office foi inspirada na famĂ­lia neuzeit criada em 1966. Neuzeit Office apresenta todas as letras sem constraste, com stress vertical destacando-se pela simplicidade e limpeza.

sans serif geometric

14 tunas catalog

categoria

Neuzeit office regular

Neuzeit


atum INÊS

nome

ano designer

16 tunas catalog

categoria

Engravers SCD Roman unknow unknow serif

Para a marca Inês foi utilizada a fonte Engravers SDC Roman. Engravers é uma família apenas com 4 variações que se destaca pelo forte contraste entre espessuras. As Bracketed serifas, bastante assentuadas dão-nos a ideia de continuidade e elegância. Esta fonte foi utilizada pela marca em capitulares para destacar a característica mais evidente deste atum.

engravers


atum LA SINGULAR DEL MAR nome ano designer

18 tunas catalog

categoria

Eckman D 1900 Otto Eckmann Art Nouveau

La singular del mar é uma marca de conservas espanhola que utilizou a fonte Eckman para destaque da marca. É uma fonte bastante trabalhada, cheia de ornamentos e curvas. Apresenta um stress diagonal e interrupções (em algumas letras, como o D). Não é indicada para texto corrido devido à sua complexidade. Nas latas a marca encontra-se em branco contrastando com os diferentes fundos coloridos.

Eckman D


atum MANNÁ

nome

ano designer

20 tunas catalog

categoria

Dax Line Condensed Bold 1995-1997 Hans reichel Humanist sans-serif

Dax Pro foi desenhado por Hans Reichel tornando-se popular pela excedente utilização em publicidade e marketing. Hans Reichel também projectou fontes idênticas (Barmeno e Sari) em que as extremidades são um pouco mais curvas. Dax pro surgiu da combinação da clareza de uma Futura com um toque ligeiramente Roman, não contendo nenhum contraste de espessuras. Em 2005 dax pro foi refinada de modo a criar a fonte Daxline.

DaxLine


nome ano designer

22 tunas catalog

categoria

Benguiat 1977 Edward Benguiat Sans Serif Geometric

Edward Benguiat originário de Nova Yorque criou a fonte Benguiat, influênciado-se nas typefaces da Art Nouveau. Em 1989 este tipógrafo foi premiado com a medalha TDC por ter feito contribuições bastante significativas para o ofício da tipografia. A fonte Benguiat apresenta um grande contraste de linhas bem como umas terminações bastante diferentes e inovadoras. O stress varia de letra em letra sendo no geral um pouco diagonal.

Latin Pro Wild

DEAD

atum PESCADOR

tuna


atum PITÉU

ano designer

Sans-serif

Clearface Gothic foi desenhada por Morris Fuller Benton sendo uma fonte orgânica quase sem contraste de espessuras. Esta fonte contém uma família muito reduzida com apenas cinco variações. O atum Pitéu utilizou esta fonte na própria marca sendo destacada por uma forma verde. Esta fonte é bastante legível mesmo a uma grande distância. A letra E apresenta um stress diagonal contrastando com o stress vertical da vogal O.

you

are

24 tunas catalog

categoria

Clearface Gothic 1984 Morris Fuller Benton

Clearface Gothic

nome

my

type


atum RAMIREZ

nome

ano designer

26 tunas catalog

categoria

Leighton Bold Condensed 1966 Dick Dooijes Sans-serif

Leighton é uma família de fontes baseadas na Lectura, desenhada por Dick Dooijes em meados de 1966. Apresenta-se como uma fonte serifada com umas terminações bastante peculiares. É uma letra robusta com algum constraste de espessuras. O famoso atum Ramirez escolheu esta fonte para mostrar a solidez da marca bem como a qualidade do produto. A marca encontra-se normalmente em branco sobre um fundo vermelho.

Queres ir

dar uma volta na minha lata?

Leighton Bold Cond


nome ano designer

28 tunas catalog

categoria

Latin Pro Wid unknow unknow Monotype

Latin wide é uma fonte bastante bold com um espacejamento entre letras quase inexistente. As serifas destacam-se pela sua forma bicuda e até um pouco agressiva. Existe uma grande diferenciação das terminações entre certas letras (como na letra A e T) que foram desenhadas bem mais redondas e de forma mais subtil. O constraste entre espessuras é muito reduzido.

<

atum SAFI

I I I OO

Não

sou nenhum

carapau! Latin Pro Wild


Times New Roman atum Santa Catarina

nome

ano designer

30 tunas catalog

categoria

Times New Roman 1932 Victor Lardent Monotype

Times New Roman foi desenhado por Victor Lardent em 1932. A investigação sobre a legibilidade desta fonte levou a um projecto que foi único na tipografia de um jornal, que é baseada no estilo antigo (ou Garalde). Times New Roman continua a ser muito popular, particularmente em jornais, revistas e comunicação corporativa, tais como propostas e relatórios anuais.


nome ano designer

32 tunas catalog

categoria

Tenório é a marca de topo de todos os atuns escolhidos sendo reconhe1957 cido como gourmet em diversas Adrian Frutiger Alexei Chekulayev partes do mundo. Para as palavras “filete de atum” foi escolhida a fonte univers condensed. A família Unisans serif vers contém 44 variações tendo sido desenhadas entre 1954 e 1957. Todas as variações foram desenhadas dentro de um módulo rigoroso de modo a que a harmonia entre elas esteja visível. É uma fonte bastante simples, não serifada, com terminais em shaered. O constraste entre letras é inexistente. Univers Condensed

want to

live in

Univers Univers Condensed

atum TENÓRIO

I


atum TRICANA

nome ano designer

34 tunas catalog

categoria

Helvética Neue é um refinamento da Helvética redesenhada cuidadoEdouard Hoffmann samente em 1983. Este refinamento fez com que a fonte se tornasse bem Max Miedinger mais legível e útil. A família helvética contém 93 variações sendo que neo-grotesque a helvetica neue black italic foi a sans serif escolhida para a marca tricana. Tal e qual como a univers, apresenta terminais em sheared e um constraste muito subtil e discreto entre espessuras. O stress da letra é completamente vertical. Helvética Neue 1983

ira-me as espinhas!

Helvética Neue


nome ano designer

36 tunas catalog

categoria

Roslyn MN Medium O atum TunaCol é uma variação do

unknow unknow Sans Serif

atum Ramirez. Roslyn é uma família pequena de fontes que apresenta a Roslyn MN Medium utilizada na marca Tunacol. Esta fonte é caracterizada pela irregularidade das letras sendo que em quase todas as letras a haste do lado esquerdo encontra-se na vertical contrastando com a haste do lado direito que faz uma pequena curva. Não mostra nenhum contraste entre espessuras e apresenta-se as letras com stress vertical.

Atum light?

Bitch please! Roslyn MN Medium

atum TUNACOL


atum Vasco da Gama

ano designer

Slab Serif

O atum Vasco da Gama utiliza uma fonte bastante peculiar: Kyhota One, desenhada por Robert Schenk em 1990. A família Kyhota contém apenas 6 variações com um toque do velho oeste e destaca-se pelo alto contraste entre espessuras e pelas suas serifas (slab serif) enormes. Esta fonte foi utilizada nas antigas latas do atum. Actualmente houve uma renovação da lata tendo a letra sido substituída.

S

S S S

38 tunas catalog

categoria

Kyhota One 1990 Robert Schenk

S SSS S

nome

made in sea

Kyhota One


40 tunas catalog

Ă­ndice de imagens

6

8

10

12

14

16

18

20

22

24

26

28

30

32

34

36

38


Š Todos os direitos reservados 2012

Tunas  

Type Catalogue

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you