Issuu on Google+

| 2010 |

agenda de julho


:: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 8 DE MAIO A 30 DE SETEMBRO | CHAPÉUS DE TODO O MUNDO No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema da Harmonia Social, o Museu da Chapelaria apresenta a exposição “Chapéus de todo o Mundo”. Belíssima e única, esta exposição reflecte, por intermédio dos diferentes formatos, materiais e adornos dos chapéus, a riqueza cultural, religiosa e social de todos os povos do Mundo.

18 DE MAIO – 30 DE SETEMBRO | A INDÚSTRIA DO FERRO. OLIVA, UMA MARCA, UMA IDENTIDADE Nos últimos 84 anos, a OLIVA marcou a história da indústria e da arquitectura industrial do País. Bastião da metalurgia pesada portuguesa, esta empresa fez parte da vida de milhares de trabalhadores que, desde 1925, ajudaram a construir uma História sem paralelo que ficará para sempre associada à Máquina de Costura OLIVA. Sala de Exposições Temporárias.


:: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

17 DE JULHO – 31 DE AGOSTO | EXPOSIÇÃO “VER OUTRA VEZ” |

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema da Harmonia Social, o Museu da Chapelaria organizou uma caminhada ao património industrial do concelho. Esta caminhada deu origem a uma belíssima exposição fotográfica que reflecte o património industrial da cidade através do olhar dos participantes.


:: ACTIVIDADES EXTRAORDINÁRIAS 3 DE JULHO | ACAMPAMENTO NO MUSEU |

O Serviço Educativo do Museu da Chapelaria organiza pelo 5º ano consecutivo o “Acampamento de Verão” para jovens entre os 6 e os 14 anos, no dia 3 de Julho, a partir das 21h30.

Trata-se de uma nova forma de ver a cultura e sentir o espaço num ambiente diferente e cheio de magia e de memórias.

Através de um conjunto de jogos/actividades programados para essa a noite os participantes serão os guardiões do património da HUMANIDADE.

Entre muitas surpresas os jovens, de mochila às costas, vão entrar numa noite cheia de brilho e emoção. Serão horas contadas ao minuto para não perder um segundo sequer no meio de tanto divertimento.

2008

2006 2007

2009


:: ACTIVIDADES EXTRAORDINÁRIAS

24 de Julho | WORKSHOP DE FELTRAGEM | | 14h30 | ADULTOS Aprendizagem da técnica de feltragem [água e sabão]. O workshop irá possibilitar aos participantes a confecção de um conjunto de adereços (brincos e colar). Inscrições no Museu da Chapelaria.

Preço: 15 euros Duração: 2h30


:: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU |

AAMC

|

A Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria (AAMC) foi criada a 18 de Maio de 2006. Esta é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que pretende ser um importante ponto de apoio às actividades do Museu da Chapelaria, contribuindo de forma activa na promoção e desenvolvimento de actividades de carácter social, cultural, lúdico, pedagógico e ainda na investigação científica relacionada com o tema do chapéu e da indústria da chapelaria. A actividade da AAMC não se esgota nela própria uma vez que também pretende ser um pólo dinamizador entre associações, empresas e instituições universitárias e não-universitárias, públicas ou privadas. A AAMC pretende ainda agir como um importante veículo de promoção, divulgação e diálogo entre a comunidade científica e a sociedade em geral.

SER SÓCIO Para ser amigos do Museu basta preencher a ficha de inscrição que encontra no blogue do Museu ou da AAMC.

Para mais informações consulte:

www.amigosdomuseudachapelaria.blogspot.com


:: A MINHA FAMÍLIA VAI AO MUSEU |

Programa

famílias | Todos os Sábados

A MINHA FAMÍLIA VAI AO MUSEU… E A TUA? é um programa dirigido especificamente para o público família. A entrada no museu e nas oficinas é gratuita devendo, contudo, fazer marcação prévia (256 201 680).

| 10 de Julho |11h00 e 15h00 | Oficina Atacadores para todos os estilos Alguma vez olhaste com atenção para os atacadores dos teus sapatos? Já pensaste a arte que há neles? Nesta oficina vem descobrir diferentes tipos de atacadores! Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 9 e 14 anos. Inscrição prévia obrigatória.

17 de Julho | 11h00 e 15h00 | Oficina 5 Continentes - 5 Chapéus Esta oficina lança o desafio aos participantes de conceberem um chapéu que identifique cultural e socialmente cada um dos 5 continentes. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 7 e os 14 anos. Inscrição prévia obrigatória.

31 de Julho | 11h00 e 15h00 | Oficina A Oliva Já imaginaste uma máquina de costura muito velhinha em ferro cheia de contornos bem arredondados? E se ela falasse? E se te dissesse que gostava de ser reinventada? Imagina como seria famosa nos dias de hoje… Mais brilhante e mais colorida. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 7 e os 14 anos. Inscrição prévia obrigatória.

GRATUITO INSCRIÇÃO PRÉVIA


:: PROGRAMAS SÉNIOR Projecto “Chapéus pela rua fora” Este projecto é especialmente preparado para os centros de apoio a idosos. Trata-se de um conjunto de actividades lúdicas e didácticas para a 3ª idade realizadas fora do museu e que visam estimular e promover a animação e convívio entre os seniores.

Programa “Ainda Sou do tempo…. Do Chapéu” Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu este. São desenvolvidas actividades/visitas orientas lúdicas e didácticas para a 3ª idade, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e convívio entre os seniores.


:: VISITAR O MUSEU

O Museu da Chapelaria disponibiliza, de terça-feira a sábado, visitas orientadas para grupos superiores a 5 pessoas. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário proceder a marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados e ex-chapeleiros que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes. O Serviço Educativo disponibiliza aos seus visitantes diversas oficinas de trabalho para todas as idades, bem como um guião de visita para o professor explorar em contexto de sala de aula.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário do Museu Terça a Sábado

Museu da Chapelaria Rua Oliveira Júnior, nº 501 3700-204 S. João da Madeira

Telefone: + 351 256 201 680

09,00h – 12,30h

Fax:

14,00h – 18,00h

+ 351 256 201 689

Domingos e Feriados 10,30h – 12,30h 14,30h – 18,00h Encerra à segunda-feira


Newsletter do Museu da Chapelaria_Julho