Issuu on Google+

Aleteia Daneluz


Passagem Red/Yellow/Blue Installation


Woburn Studios, Londres, Inglaterra Red/Yellow/ Blue Installation 2008 Material: 3 telas pintadas em acrilico


Trabalho de site specific realizado para o Studio Woburn de pesquisa em Belas Artes em Londres.


Executado com 3 telas pintadas em acrílico com as 3 cores primárias. Cada tela tem um rasgo no meio que permite ao público a sua transposição, uma imersão do corpo nas cores primárias, experimentando esse gesto de passagem. As obras foram instaladas em 3 lugares diferentes dentro das várias salas de exposição, criando uma relação de pintura com o espaço.


Shadow Performance realizada a partir da leitura do roteiro Shadow, pela artista imbuída do personagem ‘Loira Fatal’. Essa performance reúne aspectos visuais e sonoros, onde para cada cena existe uma trilha sonora que induz a audiência em sua própria criação imagética.


Sal達o de Beleza, Barrac達o Maravilha, Rio de Janeiro Performance 2012


Pink Eye Object Objeto onde a audiência se insere em um capacete, experimentando a mudança de sua percepção visual com a cor rosa e com o som ‘Mamãe Oxum’ uma mixagem em homenagem a orixá do candomblé Oxum.


Sal達o de Beleza, Barrac達o Maravilha, Rio de Janeiro Instala巽達o / Objeto 2012


Universo aberto Serie de desenhos que apresentam um universo de símbolos para a artista com relação a seus sentimentos e seu estudo sobre a psique feminina.

Serie Universo aberto, Sem título 2012 técnica mista


Serie Universo aberto, Sem tĂ­tulo 2012 tĂŠcnica mista


Instalação Red Neon Instalação site especific de um símbolo formado por dois triângulos em neon, com instalação sonora. O símbolo varia entre rosa e vermelho, trazendo a idéia de completude, dos iguais que se unem.


Projeto Inhame, Rio de Janeiro, Brasil Instalação 2011 material: neon / som: red (mixagem de Kunja Bihari)


Vermelho em Movimento Ocupação sob muro de grafite que representando o movimento através do pano que sai da parede, como um fluxo de energia, redesenhando e pintando o espaço urbano.

Muro do jockey, Rio de Janeiro, Brasil Instalação / Ocupação urbana 2010 material: tecido vermelho


Estudo de performances Serie de desenhos que utiliza fita e carvão criando um novo espaço no papel. Esses desenhos recriam posições como o movimento de performances em um espaço físico.

Serie estudos de performance, Sem titulo 2011 dimensoes: 29,7 x 21 cm material: papel, fita vermelha, carvão


Insertion II Video performance na casa onde a artista habita. A performance consiste na criação de desenhos com o caminhar, formando uma nova grade, redesenhando e recriando o espaço habitado.


Insertion II 2009 video HD, cor, som, 3min, 2011


Performance Sonora Instalação sensorial onde a audiência experimenta através do som o cotidiano da artista. Foi apresentada no Salão dos Novíssimos em 2011 no Rio de Janeiro e simultaneamente no Hackney Wick Art Festival em Londres.


sobre o som THE END: Esse trabalho surge da pesquisa audio -visual associado as oitavas do piano. Resulta da relacao da visao com uma oitava e da captação sonora com nove oitavas. É um trabalho sonoro composto de 10 camadas diferentes de áudio, de sons do cotidiano da artista. Essas camadas sao dimensões de sons que normalmente sao excluídas pela nossa audicao, mas quando editados e reposicionados se fazem ouvir em primeiro plano.


BLACK BOX Instalação sensorial, onde os objetos e o som criam uma tensão com o espaço e com a audiência.

A cor é um privilégio, Barracão Maravilha, Rio de Janeiro Instalação / Objeto 2011 material: adesivo preto, objetos em acrilico preto, headphone e ishuf-


A Mulher Video onde a artista expõe sua intimidade, como uma análise de amor proprio e de auto descobrimento. Num confronto visual com a cópia da pintura de Agnolo Bronzino, ‘Venus, Cupido, Loucura e o Tempo’, fazendo também referencia a pintura de Courbet ‘ A origem do Mundo’.


video HD Rio de janeiro, 2011 cor, loop, som


A to Z Filme que retrata a experiencia da artista com o parto da sua filha, sendo narrado em açþes cronológicas representando o prazer e dor.


UK 2008 filme 8mm, cor, 3min, som


3 brides Filme “frame by frame” se desenrola como uma pintura, o filme se separa em fragmentos, as três mulheres representam o momento de separação, angústia.


UK 2008 Filme 8mm, cor, 3 min, som


Red Tea triptych Trabalho de referĂŞncia ao estudo da artista sobre o inconsciente. Filme que mixa imagens como se fosse uma pintura mantendo-as em loop, em um constante fluxo cĂ­clico.


Video Instalação Curitiba, 2011 Video HD, cor, in loop, som material: 3 monitores com dvd de 15’ com um headphone


Nome artístico: Aleteia Daneluz aleteiad@mac.com Formação: 2006/2009 Fine Art, Slade School of Fine Art. UCL, Londres. 2005/2006 Diploma of Fine Art, Byam Shaw School of Fine Art. Central St Martins, Londres. Cursos e Grupos 2011 Grupo Alice. orientação Brigida Baltar e Pedro Varella. Rio de Janeiro, RJ.
2011 Body Movement. Laban Institute, Summer Course, Londres, Reino Unido.
2010/11 Grupo de Discussões sobre Arte Contemporânea - Bob N e Marcio Botner. Escola Arte Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro. 2009 Performance Workshop Gary Stevens, Londres, Reino Unido. 2008 Video/Film 8mm e 16mm Workshop com Jane Parker, Londres, Reino Unido. Exposições coletivas e individual 2012 Panorama Terra, Consulado da Argentina. Galeria Antonio Berni. Rio de Janeiro 2012 Salao de Beleza, Barracao Maravilha. Rio de Janeiro 2011 Festival Internacional, Cultura Digital. Mostra e curadoria do VideoArte MAM. Rio de Janeiro 2011 A cor eh um privilegio, Barracão Maravilha, Rio de Janeiro, RJ. 2011 Projeto Inhame. Escadaria da Lapa, Rio de Janeiro, RJ.
2011 – Kwick Love. Hackney Wicked Festival, Londres, Reino Unido. 2011 – Novíssimos. Galeria de Arte Ibeu, Rio de Janeiro. 2011 Zona Oculta. Centro Cultural Justiça Federal, RJ.
2011- Arte ao Vivo, Rio ao Vivo. performance e curadoria do Festival Internacional de Arte ao Vivo, Rio de Janeiro.


2011 – Zona Oculta. SESC Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ.
2011 – Contrabando. Ocupação Coletiva, mostra e curadoria. Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.
2011 – Rosa Choque. CEDIM. Rio de Janeiro. 2010 - Vou ficar mais um pouquinho. Galeria Tac, Rio de Janeiro. 2010 – Ocupação. Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. 2010 - Vídeo-Brasil. Contemporary Brazilian Video-Art, Cinephilia, Londres, Reino Unido. 2010 – Confluências. Centro Cultural Helio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ. v2010 - Moving Lights, video. USVtv - Videoicomiso, Chile. 2009 - Performance s/ titulo com a orientacao de Martin Dell Amo. Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. 2008 - Spatial. Woburn Studios, Londres, Reino Unido. 2008 - Future Films. Camdem Arts Centre, Londres, Reino Unido. 2007 - Turtle, Anarchic Salon. Woburn Studios, Londres, Reino Unido.
 2007 – Studio 9 – Episode 2. Woburn Research Studio, Londres, Reino Unido.
 2007 – An Intervention. Cell Space -Hackney Wick, Londres, Reino Unido.
 2006 – Exposicao Individual ‘ Movere Mentum’. Pictures and Print Gallery, na Columbia Road, Londres, ReinoUnido.
 2006 – Group Show. Byam Shaw School of Art, Londres, Reino Unido.



portfolio Aleteia Daneluz