Issuu on Google+

Plano Estratégico Posicionamento H Mídia Exterior

Alessandra Schaefer Carolina Noll Christopher Ceron Isabella Ferreira Mércio Pereira Julia Britto Victoria Mora

Agosto de 2013


1. Apresentação

A H Mídia é uma empresa especializada em locação de espaços publicitários para exposição de marca, oferecendo soluções em comunicação. Fundada em Abril de 2002, conta com uma rede de mais de 500 pontos de contato com o público. Oferecem seis produtos para melhor atender os clientes: H Mídia Front Light, painéis com iluminação frontal; H Vias, as mídias em pedágios; H Mídia TV, displays localizados em ambientes selecionados. Há o H Mídia Air que é helicóptero que carrega um painel eletrônico durante a noite e ainda H Mídia Hei, um display eletrônico para facilitar a comunicação. Em relação ao Canoas Shopping, a empresa oferece espaços publicitários dentro do shopping.

H Mídia Front Light:


H Mídia TV:

H Mídia Canoas:


H Mídia Air:

H Mídia hei:


H Mídia Vias

O briefing solicitado tinha como objetivo a criação de um novo posicionamento para fortalecer a marca H Mídia perante o mercado, um novo conceito e uma nova campanha a fim de que seus serviços fossem identificados pelos seus clientes. Quando a empresa nos procurou, alguns problemas já foram trazidos, como a falta de uma identidade visual única, pois os materiais possuíam diferentes formatos, cores, fontes. Outra questão levantada foi a ausência de um conceito de marca, slogan de posicionamento. Além de estar passando por uma crise de identidade, os processos de comunicação, tanto interna como externa, não estavam sendo executados de forma coerente. Para darmos inicio ao nosso trabalho, primeiramente elaboramos roteiros de pesquisa qualitativa, os quais foram aplicados com atuais clientes da empresa, escolhidos pelo critério de fácil relacionamento e difícil relacionamento com a finalidade de entender a percepção do cliente em relação à empresa e como esta era vista pelos mesmos. As entrevistas foram realizadas pessoalmente com os determinados clientes:


- Vonpar - Competence - Escala 2. Concorrência A análise da concorrência consistiu em estudar os três principais concorrentes – Ativa, CBS, LZ e Elemídia –, visualizando produtos, preços, slogans e estratégias chave. Produtos

H Mídia

Preço

Principais

Estratégia

Clientes

Chave

Front Light

4.450,00

Canoas

Manutenção

H TV

+produção

Shopping

qualidade

H Vias

330,00+

Dália

produtos.

H Hei

produção

Coca-Cola

H Air

3.500,00+

Kaizen

produção

QI

e nos

Na Brasa 4.000,00/

CVC

hora Ativa

Outdoor

940,00/

14 Rossi

Front Light

dias

Unimed

e qualidade de

Triface

2.800,00

Ambulância

entrega.

Mobiliário

Mc Donald´s

Urbano

Colombo

Busdoor

Claro

Painel

530,00

Barra

Eletrônico

unidade

Shopping Sul

Relacionamento

2.500,00 unidade EleMídia

Monitores

120,00

Sul América

Foco

unidade

Nextel

monitores.

Tam Linhas

em


CBS

Jumbo

Fiat

Cobertura

Coca- Cola

número

Slide

Vivo

pontos.

Monumental

Converse

Premium

Miolo Wine

Mega

2.800,00+ Top produção

e de

Top Side

3. Análise da situação Após a coleta e formulação das informações, conseguimos identificar pontos positivos e negativos da H Mídia, além dos que já tinham sido colocados. Nos pontos positivos foi destacado o fato de ser uma marca consolidada no mercado; a agilidade na reserva de pontos; e o bom atendimento que realiza com as agências. Como pontos negativos foram salientados a falta de treinamento dos executivos; os catálogos despadronizados; a falta de inovação em formatos de mídias; e a falta de um programa de fidelização de clientes.

Pontos Positivos

Pontos Negativos

- Marca consolidada no mercado;

- Mail marketing inexistente;

-

Equipe

instaladora

com

boa -

Check-in

com

fotos

de

baixa

apresentação;

resolução e mal tiradas;

- Somente painéis regulamentados;

- Não possuem programas visando

-

Painéis

e

equipamentos

bem fidelização das agências;

conservados;

- Catálogos despadronizados;

- Manutenção e vistoria eficaz;

- Vendedores desanimados;

- Mídias diferenciadas;

- Não possuem Outdoor;

-

Bom

relacionamento

e - Poderiam ser mais inovadores em

atendimento da H Mídia com as formatos de mídias (apliques em agências;

Front Light)

- Sede da empresa confortável e - Treinamento para executivos; moderna; -

Flexíveis

para

negociação

Realização

de

eventos

de melhoria de relacionamentos;

para


pagamentos;

- Cidade limpa pode retirar Front

- Agilidade na reserva de pontos.

Lights de POA; - Outras empresas também possuem TV como Mídia.

Esse processo de pesquisa nos direcionou à situação desejada, que consistia nos seguintes pontos: 

Marca em destaque;

Mídias mais diferenciadas;

Atendimento memorável;

Alta eficácia comercial;

Alto investimento em relacionamento e fidelização;

Identidade visual padronizada e slogan de posicionamento de marca.

Com esse diagnóstico, é possível chegar a uma proposta de valor que atenda às necessidades da empresa, bem como um slogan que ilustre os valores da empresa e a sua promessa para com o público. 4. Estratégias e Ações


A proposta de valor consiste em ser uma empresa que, além de oferecer qualidade, possui produtos em formato diferenciado, atendimento comercial presente e alto investimento em relacionamento e fidelização. Como proposta de slogan, foram analisados os slogans de posicionamento da concorrência, sendo eles: 

ATIVA: Sempre Presente

CBS: Always ON

LZ: Todo Mundo Vê

Elemidia: Não possui slogan.

Percebe-se que todos fazem uso dos atributos de presença e localização, mas nem sempre se apoiam em uma promessa secundária de marca que ressalte outros aspectos de sua estratégia competitiva, esquecendo-se, por exemplo, do relacionamento concreto necessário com os seus públicos, tornando a comunicação mais efetiva e possibilitando um processo de fidelização. Desse modo, a proposta para o slogan da H Mídia demonstra não apenas a questão da presença, comum aos demais concorrentes, mas também os atributos de atendimento/relacionamento/qualidade a serem oferecidos - e que tornarão possível à H Mídia alcançar a imagem desejada. “JUNTOS PELA SUA MARCA.”

As

estratégias

propostas

visam

atender

os

pontos

destacados

que

proporcionariam a situação desejada – que consideramos a adequada à marca. São eles: PROBLEMA: Poderiam ser mais inovadores; ESTRATÉGIA: Qualificar e aumentar o MIX de produtos com formatos mais inovadores. AÇÃO: Desenvolver formatos diferenciados para o mesmo produto, explorar outras mídias além do front light e buscar qualificação na área de TI.


PROBLEMA: Possuem um check-in fraco; ESTRATÉGIA: Apresentar para clientes fotos com qualidade dos produtos em exibição pela H Mídia. AÇÃO: Contratar um fotógrafo profissional para o check-in. Tirar fotos noturnas e diurnas, mandando aos seus clientes em alta resolução e bom foco melhorando a qualidade de apresentação dos resultados. Assim, todos terão um resultado eficiente, podendo visualizar a qualidade dos produtos da H Mídia.

PROBLEMA:

Não

possuem

nenhum

programa

para

melhorar

o

relacionamento com o cliente; ESTRATÉGIA: Realizar eventos para melhorar o relacionamento com seus clientes. AÇÃO: Visitar com mais frequência os clientes e convidá-los para almoços mensais nos restaurantes que possuem permuta; fazer passeio de helicóptero; realizar almoços e/ou Happy Hour na sede; mandar lembranças nas datas comemorativas, etc.

PROBLEMA:

Não

possuem

nenhum

programa

para

melhorar

o

relacionamento com o cliente; ESTRATÉGIA: Realizar eventos para melhorar o relacionamento com seus clientes. AÇÃO: Visitar com mais frequência os clientes e convidá-los para almoços mensais nos restaurantes que possuem permuta; fazer passeio de helicóptero; realizar almoços e/ou Happy Hour na sede; mandar lembranças nas datas comemorativas, etc.

PROBLEMA: Não há uma padronização nos materiais de apresentação; ESTRATÉGIA: Padronizar layout dos materiais de apresentação e divulgação. AÇÃO: Criar uma identidade visual dos materiais padronizada e um slogan para marca, sem alterar o logotipo.


PROBLEMA: Falta de conhecimento dos produtos por parte de executivos; SOLUÇÃO: Qualificar executivos AÇÃO: Treinar os profissionais para que possuam conhecimento dos produtos e suas características para que assim estejam motivados e obtenham sucesso nas vendas.

PROBLEMA: Desinteresse no produto H Air; SOLUÇÃO: Melhorar a divulgação do produto H Air, e explicar as vantagens de usá-lo. Conhecer os públicos alvos desde produto. AÇÃO: Interação do produto com o públicos, passeios de helicóptero, aplicativo para enviar Tweets no painel do H Air. Instalação de câmera no helicóptero para que o cliente possa visualizar em tempo real.

PROBLEMA: Venda centralizada no proprietário; SOLUÇÃO: Abertura para os executivos realizarem vendas com segurança e certeza. AÇÃO: Criar uma equipe comercial especializada em vendas, fornecendo autonomia para os executivos.

PROBLEMA: Desmotivação dos vendedores; SOLUÇÃO: Realizar bonificações mensais e metas. Oferecer cursos preparatórios que possam qualificar o trabalho dos funcionários.

Finalizado e aprovado o novo posicionamento da marca H Mídia, foram solicitados materiais gráficos para o Núcleo de Criação e ações estratégicas para o público interno e externo foram desenvolvidas, como integração de final de ano, visita ao Lar da Amizade - uma entidade filantrópica com portadores de deficiência visual - e atualização frequente das redes sociais e site.


Plano estratégico h mídia