Page 1

Boletim informativo Bimestral www.jornaljr.com.br

Nº 01, março 2011

Por que fazer parte de uma EJ?

Post-it Evento Major 2011 Dia 04/04 em FEA-SP Inscrições até dia 20/03

Lançamento do Jornal Jr A IFSCJr em parceria com as outras empresas juniores de São Carlos lançam o Jornal Jr. O intuito do jornal é mostrar a atuação das empresas, seus projetos, suas participações em eventos e informar o publico universitário. Além disso, vagas de estágios em empresas podem ser apresentadas neste informativo, facilitando o acesso do aluno interessado.

IFSCJr respondendo algumas questões sobre empresas juniores O que é uma empresa júnior? Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação criada por alunos de ensino superior, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento pessoal e profissional do membro na forma de serviços prestados a baixo custo e com qualidade.

INDÌCE 1 – Inf. Geral 3 – USP – IFSCJr 5 – USP – ICMCJr 7 – USP – EESCJr 9 – USP – IQSCJr

Atualmente a necessidade de sair da Universidade preparada para o mercado de trabalho é cada vez mais evidente. A vivência em uma EJ proporciona todas as experiências encontradas em uma empresa comum, oferecendo ao membro a possibilidade de desenvolvimento de suas capacidades empreendedoras e profissionais e fomentando iniciativas empresariais futura.

Como eu faço para ser parte da equipe do IFSCJr?

O aluno que passou por um EJ terá como diferencial a vivência e a prática empresarial, garantindo, assim, uma experiência profissional. Isso é essencial para o destaque no mercado de trabalho e para o sucesso profissional.

A seleção de novos membros é feita através de um processo dinâmico que através de trabalhos em grupo e entrevistas procura reconhecerem valores que podem ser aplicados ao meio empresarial. As vagas abertas podem ser para conselho administrativo ou para novos estagiários. Fiquem atentos aos processos seletivos através do site, e-mails e editais.

A EJ complementa a formação acadêmica, proporcionando:

Tem lugar para bixos no IFSCJr?

- noções em administração empresarial; - trabalho em equipe; - participação em reuniões de trabalho; - delegação de responsabilidades; - negociação com clientes, patrocinadores, parceiros e fornecedores; -exercício na atividade financeira e contábil; - decisões sobre políticas de negócios; - contato direto a realidade empresarial.

Claro que sim, aliás, vocês serão o futuro da empresa! Porém, lembrese de que você deve saber conciliar o tempo destinado às aulas, aos estudos, à empresa e às atividades culturais proporcionadas pela Universidade e pela comunidade.

Qual o diferencial de quem passou pela EJ?

Onde encontro maiores informações? O IFSCJr atua durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Compareça a nossa sede e converse com alguns de nossos membros, você será muito bem recebido. Fique atento às palestras ministradas pela Empresa durante o ano para conhecer melhor nosso trabalho.


Estrutura da IFSCJr

A IFSCJr

Diretoria

Após uma primeira reunião com o prestador do serviço, nos comunicamos com o requisitador informando prazos, valores e mais informações que sejam uteis.

Onde é formada pelos 8 diretores: presidente, vice-presidente, recusos humanos, marketing, qualidade, financeiro e de projetos.

Conselho Administrativo

Feita a negociação partimos para a execução do projeto.

Além disso, temos contatos com empresas e incubadoras que nos fornecem informações e cursos.

Diagrama de estrutura e atuação do IFSCJr No diagrama está um resumo do explicado acima.

Os conselheiros são no número de 8 também sendo cada um deles direcionado a uma diretoria, auxiliando os diretores em suas funções.

Estagiários Estes são no número de 6, auxiliam todos em qualquer função. A ideia é que estes vejam qual seria a área que mais interessa para que quando abrir uma vaga no conselho ou na diretoria este possa acupar. Além de terem uma visão geral da empresa.

Responsabilidades Todos os cargos exigem muita responsabilidade. Além de suas atividades respectivas, cada membro deve cumprir um horário na sala da empresa no atendimento ao público.

Atuação da IFSCJr Comunidade A comunidade, que seja entendida como qualquer pessoa ou empresa que necessite de um serviço oferecido pela empresa, entra em contato conosco.

Prestador de serviços A partir do informado procuramos em nossos cadastros de prestadores que poderão realizar o projeto. O prestador deve ser do instituto a qual a empresa junior esta vinculada, podendo ser aluno de graduação, aluno de pós graduação ou funcionário. Diagrama de estrutura e atuação IFSCJr


participam de uma EJ saem com um grande diferencial no mercado.

Post-it Carreira de Empreendedor Empresas Juniores em Alta Dia 05/03 às 16:30h Aud. Prof. Sérgio Marcarenhas Participantes Evento Major – SP

Evento Major São Paulo – SP Os membros do IFSCJr participaram, no dia 17 de abril de 2010, do Evento Major organizado pela USPJr na Faculdade de Economia e Administração - FEA em São Paulo. O evento contou com a palestra de abertura: História das empresas juniores no Brasil ministrada por um dos primeiros difusores da idéia no Brasil, Rogério Chér. Logo após dois ex-membros de empresas juniores formaram a mesa redonda contribuindo com suas experiências. Na programação da tarde três palestras mostraram a importância dos núcleos de empresas juniores, da FEJESP Federação das Empresas Juniores de São Paulo e da BrasilJr Confederação brasileira das empresas juniores e sua atuação no exterior. Para finalizar o evento os membros das diversas áreas das EJs participaram de um benchmarking de forma a trazer as melhores técnicas e experiências para a empresa. Vale ressaltar que a participação em uma empresa júnior foi de grande importância na vida profissional dos palestrantes, que garantiram que aqueles que

Contribuição na organização da I SEMAFIS Realizada entre 9 e 11 de novembro de 2010, a I SEMAFIS contou com inúmeras palestras que trouxeram várias personalidades da área de física e empresas do ramo. Diferente do que alguns pensam, a carreira de universitários formados no curso de Física vai muito além do mundo acadêmico. Para comprovar essa premissa, tanto aos estudantes do curso, como aos futuros ingressantes, alunos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) promovem a II edição da Semana de Física (SEMAFIS), que teve início segunda-feira, dia 8, e terá seu encerramento no dia 10.

A programação da SEMAFIS, que conta com mini-cursos, palestras, workshops e mesas-redondas, atraiu 280 inscritos, que, além de poderem participar de toda programação, receberão kits e prêmios, no decorrer do evento. Felipe Augusto Franco de Camargo, graduando que também faz parte da comissão do evento, conta que a direção do IFSC teve papel fundamental na realização. “O apoio da direção foi muito importante, pois facilitou muito nosso trabalho. Esse apoio foi, justamente, para motivar os alunos a continuarem nos cursos e terem conhecimento das possibilidades de trabalho”. Em relação aos participantes, Daniel conta que a maioria já faz parte da universidade. “Tivemos inscritos tanto da USP, como da UFSCar e Unesp, mas, também, houve inscrições de alunos do ensinomédio”, conta. E, embora a programação esteja diretamente ligada ao mundo da física, o formato é variado e descontraído. “Trazer as empresas e mesas-redondas foi uma maneira que encontramos de mostrar às pessoas quais são as possibilidades de trabalho e o que podem fazer depois de formados”, explica Daniel. Em seu encerramento, a SEMAFIS contará com uma confraternização, onde apresentações de teatro e música serão realizadas por grupos, formados pelos próprios alunos do IFSC, e serão abertas ao público. Para ter acesso à programação do evento e outras informações relacionadas à SEMAFIS, basta acessar o site www.ifsc.usp.br/semafis.

Mesa Rendonda - SEMAFIS


Aniversário da IFSCJr

Carreira de Empreendedor

Confraternização

Ciclo de palestras de empreendedorismo

No dia 12 de junho de 2010 a IFSCJr completa dois anos de sua fundação e funcionamento. Um churrasco marcou a data com a presença de membros e exmembros, além da presença do Prof. Jarbas Neto, padrinho do IFSCJr.

Membros e ex-membros do IFSCJr

Foi realizada ontem, dia 16, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, a palestra intitulada “Mecanismos de Apoio Financeiro a Invenção e Negócio”, como parte do Ciclo de Palestras da Carreira de Empreendedor, desenvolvido pelo IFSC Júnior, associação civil sem fins lucrativos formada e administrada por alunos de graduação do IFSC. O palestrante convidado foi o professor Jarbas Caiado de Castro Neto, professor titular do IFSC e sócio-proprietário da empresa Opto Eletrônica S/A, empresa de tecnologia tida como sinônimo de pioneirismo e inovação. Jarbas é considerado um exemplo de empreendedor no meio acadêmico.

Novos membros Entram para a equipe da IFSCJr mais seis novos membros pelo processo seletivo do segundo semestre de 2010.

Carreira de empreendedor - Prof. Jarbas

Gestão IFSCJr 2010/2011

No segundo semestre de 2011 teremos um novo processo seletivo. Fique atento aos informativos do IFSCJr.

Neste sentido, sua fala foi muito importante, fornecendo orientações relevantes para aqueles interessados na carreira de empreendedor. Jarbas comentou sua experiência profissional, indicou caminhos ara a concretização das idéias de negócio, explicitou a situação da cultura brasileira de empreendedorismo, além de aconselhar os ouvintes sobre as decisões e riscos a serem assumidos em relação a investimentos. O professor falou ainda sobre a obtenção de patentes, deu dicas importantes sobre a confecção de um plano de negócios efetivo e

encorajou de forma mais íntima a platéia atenta. De início, o professor falou sobre o quê vem a ser uma idéia proveitosa para trabalho, destacando as invenções e as inovações como oferecimento de benefícios em potencial aos usuários e, muito provavelmente, investimentos frutíferos. “O Iphone, que não é uma grande invenção, no âmbito da inovação merece grandioso destaque, pois oferece aos seus usuários uma portabilidade de serviços nunca antes vista”, exemplificou. A partir daí, passou a indicar os caminhos para a transformação da idéia em negócio, passando pela comprovação da viabilidade da idéia, ou seja, testando na prática se ela atende às demandas dos possíveis consumidores. É exatamente nesse estágio que se constata a necessidade de capital de investimento, e o palestrante procurou orientar os ouvintes com várias possibilidades de se atingir seus objetivos: “Se você tiver dinheiro próprio, ótimo; senão, procure família ou amigos. Caso esse caminho também não seja possível, tente procurar sócios que entrem em seu empreendimento com a verba necessária. Você ainda poderá recorrer a agências de fomento como a Fapesp, que mantém o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), e o CNPq, que tem um programa similar”. O Ciclo de Palestras da Carreira de Empreendedor realizou também, no dia 26 de agosto, palestra intitulada “O ciclo virtuoso da inovação e do empreendedorismo”, ministrada pelo Professor Sérgio Perussi (UNICEP). O programa deverá lançar o próximo evento em breve.

Jornal Júnior  

O jornal das empresas juniores de São Carlos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you