Page 1


O MinhoCasa consiste em um sistema formado por três recipientes (baldes), sendo dois biodigestores e um coletor de composto líquido. BIODIGESTOR: Onde acontece a biodigestão (compostagem), ou seja, a transformação dos resíduos orgânicos em matéria orgânica / húmus por meio de processos de decomposição e digestão por parte de agentes decompositores, tais como minhocas, insetos, fungos e bactérias benéficas. O biodigestor reproduz um ecossistema do solo. Naturalmente aparecerão diversos insetos, fungos e bactérias importantes para a decomposição.

COLETOR: A matéria orgânica é composta principalmente de água e em sua decomposição, esta água é liberada, lavando uma parte dos nutrientes presentes no composto, formando assim o composto líquido (também chamado chorume). Consiste em um concentrado de nutrientes em forma líquida, excelente biofertilizante.


FAZENDO ACONTECER! Na compostagem vamos mesclar/alternar duas camadas:

MATÉRIA ORGÂNICA: restos dos alimentos

MATÉRIA SECA: folhas secas, poda de grama, serragem (madeira não tratada quimicamente)* *Pode-se consegui-la em qualquer lugar próximo com árvores, seja do quintal, da rua ou algum vizinho.

01 02

Faça uma fina base de matéria seca no primeiro balde.

Coloque os resíduos orgânicos e acrescente as minhocas e o substrato.

03 Misture e cubra bem com matéria seca. Coloque mais resíduos orgânicos, 04 repetindo o ciclo. Sempre deixe bem coberto com 05 matéria orgânica. Quando encher o primeiro balde, coloque o 06 segundo sobre ele, reiniciando o processo e deixando que o primeiro descanse e conclua a biodigestão. Deve-se trazer algumas minhocas do primeiro para o segundo.


07

Quando o segundo balde encher (o que deve acontecer, de preferência, em cerca de 1 mês) o primeiro, no meio, já deve estar pronto. Isso significa que não há mais pedaços visíveis de alimento, estando uma terra úmida e homogênea, exceto por pedaços da matéria seca.

08

Neste momento, você deverá esvaziar o balde já pronto, separando as minhocas do húmus, colocando-as no balde cheio e colocando o adubo no lugar de preferência, guardando-o ou pondo-o nas plantas.

UMIDADE O ambiente dos biodigestores é naturalmente úmido, mas não deve estar encharcado. Se estiver seco demais, molhe com o regador. Se estiver úmido demais, misture mais matéria seca. Coloque o minhocário em lugar protegido da chuva.

MINHOCAS

COMPOSTO LÍQUIDO É um concentrado de biofertilizante. Para regá-lo nas plantas, dilui-lo em 1 parte de composto para 10 partes de água.

As minhocas naturalmente vivem no solo, lugar escuro e frio. Sendo assim, coloque o minhocário em lugar protegido do sol. A população de minhocas dobra a cada dois meses, mas quando o balde está cheio, a população estabiliza. Se houver comida no balde, elas sobrevivem por até três meses, então não se preocupe em se ausentar às vezes.


O QUE PODEMOS COLOCAR NA COMPOSTEIRA COM MINHOCAS?

O QUE NÃO DEVEMOS COLOCAR?

Restos de alimentos crus, como cascas de frutas e verduras, folhas, algo que estragou (uma fruta ou vegetal, por exemplo). Alimentos cozidos, carnes, queijos e alimentos ácidos, como frutas cítricas (casca de limão, laranja, abacaxi), temperos fortes, como pimenta, líquidos, como leite, caldos, óleos, pois alteram o ambiente da compostagem, tornando-o impróprio para as minhocas.

DICAS

01

Ter na cozinha um recipiente fechado onde se guardará a matéria orgânica até o momento em que se colocará na composteira. Isto evitará que insetos voadores depositem ovos antes dos resíduos chegarem na composteira. O ideal é que este recipiente seja esvaziado diariamente ou, no máximo em 3 dias, para evitar mal cheiro.

02

Corte os restos de alimento nos menores pedaços possíveis, de modo a facilitar e acelerar a decomposição.

03

Quando o húmus estiver pronto, antes de colocar nas plantas, pode-se deixá-lo secar ao sol para reduzir a umidade e em seguida peneirá-lo, tornando-o homogêneo.


Facebook.com/mandalapermacultura mandalapermacultura@gmail.com (84) 98840-7360 (oi – whatsapp) Elaboração e edição: Caracol Arte Itinerante Ilustrações: freepik.com

Manual Minhocasa Mandala 1.0  

Guia de orientação do uso e cuidado do sistema de compostagem doméstica Minhocasa Mandala.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you