Issuu on Google+

Atelier Sustentรกvel

1 | Atelier Sustentรกvel


Apresentação 04 Design e Permacultura

10

Estudo de Ocupação

12

Ficha Técnica

18

Contato 21

3 | Atelier Sustentável


Imagens da obra de instalação do ÁS na Casa Mango Mango

APRESENTAÇÃO


__Visão Geral

__Estudo de Ocupação

São diversas as interpenetrações entre arte, corpo e ambiente na produção simbólica contemporânea. A questão que nos pegou, em meio a tantas, foi como vivenciar a produção artística de maneira mais sustentável possível no espaço urbano? Como resposta, criamos uma um projeto de residência artística que funciona dentro de uma estação permacultural urbana para experimentar e compartilhar esta pesquisa com outros artistas, permacultores e o público em geral.

Pretendemos com esse projeto a construção e manutenção de um ambiente durável com 03 atelieres (Arte, Pemacultura e Multimidias) , cozinha e banheiros ecológicos, tratamento de água, 04 cômodos de hospedagem bioconstruídos, horta comunitária e paisagismo agroflorestal.

O ÁS -Atelier Sustentável é um espaço durável de experimentação, pesquisa e produção nas áreas das artes visuais e sonoras, design e construção ecológica. O espaço abriga projetos e pesquisas interessadas em (re)significar as relações entre a sociedade e o ambiente. A produção intelectual e artística, a pesquisa e ensino de técnicas sustentáveis de construção e o reaproveitamento de espaços urbanos pretendidos pelo ÁS celebram o seu encontro com os novos conceitos de economia criativa. Ao criar um espaço capaz de unir pesquisa intelectual, cultura, educação, arte, ambiente e negócios, percebemos que estávamos criando uma tecnologia social livre.

__Projeto Piloto Em 2012, apresentamos o Projeto AS para a Casa Mango Mango, uma pousada no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Obtivemos seu apoio financeiro e permissão para ocupar uma área de cerca de 800 metros quadrados que estava sub-utilizada no seu terreno. Com um local viável e os recursos mínimos, a partir de janeiro de 2013, iniciamos a pioneiria para instalação do projeto piloto do ÁS. Como metodologia para a instalação do Atelier Sustentável escolhemos a utilização de um processo pedagógico e multiplicador, realizando mutirões e vivências construtivas. Em dezembro de 2013, o ÁS será composto por um Atelier Mãe construído em bambu, cozinha e banheiros ecológicos, tratamento de água cinza e horta comunitária. Com esses recursos, pretendemos proporcionar a difusão de conhecimentos técnicos, culturais e artísticos calcados na multidisciplinaridade e no contato com ambiente.

5 | Atelier Sustentável

O ÁS pretende ser um propulsor criativo, ecológico e econômico para a comunidade e a localidade onde está inserido. Ao apostar na economia criativa estamos engajados na criação de soluções inovadoras para o reaproveitamento espacial, intelectual e social das cidades contemporâneas.

A sustentabilidade econômica, após a instalação, estará centrada na produção dos atelieres (venda de obras de arte, objetos de design e serviços), no oferecimento de cursos e oficinas e na hospedagem diferenciada na Cidade do Rio de Janeiro.


“Fly for Free” Escultura em papel 50 cm - 2010 - Ale Gabeira

“Ali está o outro que rompe com a centralidade do meu eu, à medida que me dá a entender algo.” Hans-Georg Gadamer. Verdade e Método.


__Objetivos e Metas Metas de curto prazo (12 meses - instalação do Atelier) 1. Desenvolver o projeto conceitual e de design do Atelier Sustentável 2. Realizar a construção dos espaços físicos com técnicas de bioconstrução através de mutirões e oficinas 3. Realizar projeto paisagístico funcional do espaço externo dos 03 platôs superiores da Casa com a instalação de uma horta comunitária, jardins sensoriais e uma galeria de arte a céu aberto 4. Construir um Atelier Mãe (Artes Visuais e Permacultura), Cozinha e banhei-

Imagens da obra de instalação do ÁS na Casa Mango Mango

ros sustentáveis 5. Constituir o Instituto Arte e Sustentabilidade como gestor do projeto ÁS, ate la o projeto sera representado pela empresa Bonjour Projetos de Cultura 6. Desenvolver um projeto de residência artística para o verão 2014 Metas de médio e longo prazo (1 a 10 anos - sustentabilidade)

2.. Construir 04 cômodos de hospedagem com diferentes técnicas de bioarquitetura, assinados por duplas de permacultores e artistas visuais contemporâneos

7 | Atelier Sustentável

1. Instalar o Canteiro Experimental e o Atelier Multimidia


3. Promover uma grade permanente de oficinas e cursos 4. Realizar anualmente uma residência artística em linguagens visuais contemporâneas aliadas a técnicas permaculturais (projeto inédito) 5. Realizar anualmente um encontro de permacultores urbanos na Casa Mango Mango 6. Realizar exposições de arte a partir das produções dos artistas residentes e convidados 7. Consolidar a experiência como uma alternativa conhecida para hospedagem na cidade do Rio de Janeiro 7. Buscar parceiros para realizações de eventos e projetos ligados a temática arte e sustentabilidade 8. Ampliar a presença dos projetos de sustentabilidade implantados no Atelier para as demais instalações da Casa Mango Mango, como o aproveitamento agroflorestal dos jardins em torno da piscina e frontais, captação de água da chuva, geração de energia elétrica, reciclagem do lixo e conservação da casa 9. Realizar convênio com outros parceiros para multiplicação da experiência vivida em outros terrenos disponíveis 10. Alinhar as ações do Atelier Sustentável às Metas do Milênio da ONU 11. Transformar o Atelier Sustentável em um centro de referência das artes visuais e permacultura urbana no Rio de Janeiro


__O Local A Casa Mango Mango, em Santa Teresa, fica na Rua Joaquim Murtinho, 587, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Ela se apresenta como espaço ideal para a instalação e desenvolvimento do Atelier Sustentável. Sua composição administrativo- filosófica inovadora e a sua localização estratégica em uma área reconhecida internacionalmente como polo de turismo e produção cultural da cidade do Rio de Janeiro são pontos fortes para o sucesso desta empreitada. A Casa Mango Mango disponibilizou os três platôs superiores do seu terreno, uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, para a instalação do ÁS. Acreditamos que podemos transformar este local em um exemplo de utilização responsável da área natural preservada.

9 | Atelier Sustentável

Detalhe de “Enamorada” Costura sobre Tela 150x150 cm - 2010 - Ale Gabeira


DESIGN E

PERMACULTURA

Permacultura: “Paisagens conscientemente desenhadas que reproduzem padrões e relações encontradas na natureza e que, ao mesmo tempo, alimentos, fibras e energia em abundância e suficientes para prover as necessidades locais.” David Holmgren


__Permacultura, Design e Ecologia Permacultura é um inovador sistema de design de habitats humanos sustentáveis inspirados na natureza, proporcionando um padrão de ocupação humana em harmonia e senso de colaboração na relação humano-meio ambiente. Inicialmente focada nos processos de suficiência alimentar, hoje ela se torna cada vez mais ampla, abrangendo processos relacionados à arquitetura, eficiência energética, economia associativa, cultura, educação e tecnologias, constituindo-se em um sistema socioambiental de grande alcance. Inspirada tanto no conhecimento ancestral c omo no saber científico moderno, a Permacultura baseia-se no pensamento sistêmico, item fundamental da Ecologia para entender as relações entre os diversos elementos sejam eles naturais ou construídos pelo homem. Dentro da metodologia de design em permacultura, temos 3 etapas claras que se iniciam na observação e interação com o contexto, onde serão analisadas as relações entre o espaço físico, as pessoas, o tempo, o local e o grupo.

Neste ponto entram as técnicas, ou o conteúdo, que serão utilizadas para a criação dos novos espaços e paisagens que transformarão o local.

11 | Atelier Sustentável

Com base nesta análise serão gerados conceitos que nortearão o design do espaço, que num primeiro momento mostra sua vocação para um espaço de encontros onde o ensino e o aprendizado acontecerão de forma prática, através das atividades vivenciadas.


estudo de ocupação


__Novos Espaços e Paisagens Aqui demonstramos o espaço em ocupação na Casa Mango Mango. No estudo de ocupação procuramos deixar no primeiro platô o ateliê multimídia e o canteiro experimental pois tem acesso mais fácil . Agrupamos a horta, os sistemas vegetais de tratamento de água e esgoto e a central de resíduos.

Atelier Multimídia

horta bacia de evapotranspiração

Atelier de Artes

quartos e praça

cozinha

espaço de contemplação

No segundo platô, que possui mais espaço, optamos por separar em duas extremidades o Ateliê de Artes e a cozinha. Entre as construções haverá uma pequena praça, um local de encontros e em torno dela os quartos de hóspedes, como uma pequena ecovila com jardins comestíveis por todo o espaço. Para o terceiro nível, com limitações de espaço e acesso, propusemos um espaço de cura, um local mais afastado, com mais vegetação, para que as pessoas possam meditar, relaxar, fazer terapias, enfim ir de encontro a natureza e a si próprios.

13 | Atelier Sustentável

Como estratégia de ação pretende-se, inicialmente, instalar o Canteiro Experimental (Atelier Permacultural). Neste primeiro espaço realizaremos oficinas de permacultura oferecidas por profissionais experientes. O CANTEIRO contará com uma equipe mínima. O resultado final destas oficinas será a construção dos demais espaços (conforme descritos a frente), aproveitando a mão de obra voluntaria e o material reciclável encontrado no local. Ao optar por esse caminho logramos praticar a arte-educação desde o início da execução do projeto.


__Canteiro Experimental Será o responsável pela construção das habitações, móveis e utensílios, como também pela manutenção das instalações, criação e aprimoramento dos métodos permaculturais utilizados. Inicialmente funcionará como focalizador para a construção das demais instalações previstas através da realização de oficinas.

__Atelier de Artes Visuais e Sonoras Espaço dedicado a produção de obras de arte aliadas ao desenvolvimento de pesquisa em suportes e tecnologias sustentáveis. O atelier realizará a produção e exposição de obras de arte, cursos e palestras.

estudo de o cupação

__Atelier Multimidia Espaço para realização de cursos, palestras, biblioteca virtual, atividades audiovisuais e afins. Além da sala, o espaço contará como um Estúdio Dayligth. Será o responsável por registrar as atividades e criar produtos e conteúdos de comunicação para potencializar e divulgar os processos vividos. No Atelier Multimídia funcionará a administração do Atelier Sustentável.

Canteiro Experimental


15 | Atelier Sustentรกvel

Projeto Canteiro Experimental 3D


__Quartos para hospedagem Estes espaços serão importantes para a sustentabilidade economica do projeto. Serão quartos construídos através de variadas técnicas de bioconstrução com objetivo de oferecer ao hóspede uma estadia confortável e diferenciada inserida no conceito de arte, design e sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro. A estrutura interna dos quartos foi planejada com a utilização de moveis construídos dentro da filosofia de permacultura do projeto contendo: armário, camas de casal, móveis de cabeceira, mesa e cadeiras. Planejamos um charmoso espaço decorado com design e decoração e arte exclusivos produzindo interação com o ambiente externo e tecnologias hightech e lowtech.

__Cozinha Sustentável Espaço gastronômico a ser utilizado por hóspedes e usuários do Atelier para fazerem suas refeições. O espaço promoverá cursos de gastronomia saudável e degustações durante os happenings e eventos, podendo também assumir o papel de restaurante vegetariano ou café gastronômico de acordo com as necessidades de ocupação e manutenção do espaço.

__Galeria de Artes Céu Aberto Utilização dos jardins para a exposição de obras dos artistas residentes e artistas convidados e produtos/móveis produzidos nas oficinas. Todos os artigos estarão à venda.

__Jardim Funcional Planejamento da área externa dos jardins permanentemente integrada as rotinas dos ateliês e dos hóspedes. Criação e manutenção de uma horta para o plantio de plantas medicinais e alimentos orgânicos.


17 | Atelier Sustentável

Imagens da obra de instalação do ÁS na Casa Mango Mango


FICHA TÉCNICA Realização

__Bonjour Projetos de Cultura __Taboca Design e Biocontrução Instituição Parceira

__Casa Mango Mango


Coordenação Artistica

__Ale Gabeira

Ale Gabeira é Bacharel em Comunicação Social (UERJ) e atua como comunicólogo, educador popular e artista sonoro e visual. Já realizou projetos audiovisuais, educativos e artísticos para as seguintes instituições: Ministério da Justiça, CEG Gás Natural, Furnas, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro. É sócio da Bonjour Projetos de Cultura e Diretor Associado da Imagine Arte Cultura e Paz e um dos idealizadores do Projeto Vídeo Ambiental (www.videoambiental.org). Participou de exposições de artes visuais no Espaço Furnas Cultural, Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Galeria Largo das Artes e Institut National des Beaux Arts – INBA (Tetouan, Marrocos), DriveinRio, no Armazém 6, Rio de janeiro. É criador e animador do projeto ÁS Atelier Sustentável.

Coordenação Permacultural

__Daniel Malaguti

Designer formado pela UFRJ, atualmente pesquisador e professor da PUCRio e consultor do Núcleo de Meio Ambiente do Colégio A. Liessin. Permacultor e instrutor de PDC (Curso de Design de Permacultura) formado pela Rede Permear de Permacultores. Sócio fundador do Taboca Arquitetura e Design, com mais de dez anos de experiência em projetos de arquitetura e design.

__Tiago P. Souza

Audiovisual

__José Soares (cineasta)

19 | Atelier Sustentável

Jose Carlos Soares desenvolve atividades audiovisuais há 16 anos com registros profissionais de repórter cinematografico e eletricista cinematografico, atuando como cinegrafista e diretor de fotografia em diversas produções de caráter documental e jornalistico desde 1996. Atualmente está ministrando aulas de produção audiovisual em escolas do municipio do Rio de Janeiro dentro do projeto “Video Ambiental” Desenvolvido pela produtora Imagine Filmes.

Técnico em Edificações pelo CEFET-RJ e designer formado pela UFRJ, atualmente mestrando em design na PUC-Rio tendo o foco da pesquisa em técnicas de fibrobarro e experiências de aprendizado. Estudante de permacultura através dos materiais didáticos da Rede Permear de Permacultores. Sócio fundador do Taboca Arquitetura e Design, com mais de quinze anos de experiência em projetos de arquitetura e design.


Saiba como participar em www.facebook.com/ateliersustentavel Saiba como apoiar enviando um e-mail para ateliersustentavel@gmail.com


__Contato Ale Gabeira alegabeira@gmail.com 55 21 8913 1011 21 | Atelier Sustentรกvel


ÁS Atelier Sustentável