Page 1

ALECRIM INFORMATIVO de

01/2013 a 05/2014

4|Administração e Finanças

8|Agricultura e Pecuária

14|Assistência Social

18|Educação e Cultura

26|Geral/Diversos

36|Indústria e Comércio

42|Obras e Serviços Urbanos

46|Saúde


ibilizar mos dispon a v ti je b o , o s ri resumo do sente relató re m p u o , d o s ã é ç v la a Atr a popu olvidas nte à noss es desenv õ ç a e especialme s bra projetos, o rias. principais c sas se reta s o n s a d s overno atravé ática de g m te is s a ue dato, está salientar, q sente man re p Importante o d io s de esde o iníc cer serviço re fe o e d adotada d so is, porém compromis ndas socia a m e d focada no s a e a atendendo das contas le o tr n o c qualidade, o ros blico. e um rigo trimônio pú a p o mantendo-s d o ã ç te preserva cializar consequen cidade e so li b u p r a d de Governo uma forma vidades do ti a s à É também s a d sobre s relaciona e informar r a tr s n o informaçõe m de licos. bem como cursos púb re s o Municipal, s o d a o são aplic lgumas onde e com das em a a rç e c li a o atividade, etrizes estã nização, cri a rg “o Nossas dir o ã s e ante é básicas qu mais import o e d n o premissas ” ento esenvolvim R”. detalhe e d EIRO LUGA IM R P M E “VOCÊ io Colossi

Leonel Egíd

nicipal

Prefeito Mu


Administração e FinaNças


Administrar com criatividade e comprometimento, visando manter os recursos financeiros em equilíbrio é um desafio constante. Desta forma, todas as Secretarias trabalham em conjunto desenvolvendo ações que venham contribuir para o atingimento desse objetivo. A situação econômica e financeira do Município, assim como os bens móveis e imóveis, encontram-se em perfeitas condições. Em 2013 foram restaurados vários prédios públicos, bem como recuperados dezenas de máquinas e carros usados no desenvolvimento das atividades ligadas a Administração Municipal. Todas as obras e aquisições estão com seus pagamentos rigorosamente em dia. Esta situação demonstra a responsabilidade do Governo Municipal para com o dinheiro público e somente foi possível após uma série de ajustes e providências no sentido de adequar as despesas, dentro da capacidade de desembolso do Município. Sendo assim, a partir de 2013, o Executivo Municipal, retomou a sistemática de controle e gestão através do estabelecimento de tetos e pisos (Gestão por Metas), onde se executa um controle diário de mais de 90 (noventa) itens de despesas, o que garante o equilíbrio das contas.

Central de Solicitação de Serviços: uma forma de organizar o serviço prestado Com o intuito de agilizar e facilitar o encaminhamento dos requerimentos de serviços de máquinas, foi implantada a Central de Solicitações de Serviços, local onde todos os munícipes poderão solicitar serviços com veículos, máquinas agrícolas, equipamentos

rodoviários e serviços públicos; tais como: acesso de propriedade, terraplanagem, preenchimento de alicerce, abertura e limpeza de poço negro, abrir vala para silagem, cobrir silagem, transporte de terra ou pedra, recolhimento de entulho, conserto de iluminação pública entre outros. Portanto, todo e qualquer serviço, sendo ele gratuito ou não, deverá ser solicitado junto à Central.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

|5


ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Melhorias nos Sistemas de Informática

Realização do PPA 2014/2017

Manter, adequar e modernizar o sistema administrativo, buscando constantemente a melhoria dos serviços públicos, prezando pela: eficiência; qualidade; agilidade; transparência e otimização dos recursos e dos procedimentos, é mais uma prioridade da atual administração.

No mês de maio de 2013 foi realizado a Audiência Pública onde foram definidas as Prioridades, metas e projetos do Plano Plurianual para o Quadriênio 2014 a 2017, o qual foi aprovado pela câmara de vereadores e posteriormente foi sancionada pelo Prefeito através da Lei Municipal nº 2.322 de 21 de junho de 2013

Integração da Central de Serviços com a Contabilidade Através da integração dos dois sistemas é possível um melhor gerenciamento nas solicitações de serviços e consequentemente um melhor controle na arrecadação dos serviços prestados pelo Município.

Transparência e Responsabilidade com o Dinheiro Público. Acesse www.alecrim.rs.gov.br

Desde o mês de maio de 2013 está funcionando na pagina do Município de Alecrim (http://www. alecrim.rs.gov.br) e da Câmara de Vereadores (http://www.camaraalecrim.rs.gov.br/) o Portal da Transparência, onde é possível consultar todas as Receitas e Despesas do Município em tempo real, bem como os balancetes e relatórios mensais do Município. É mais uma ação do Governo Municipal, para tornar a gestão pública ainda mais eficiente e transparente.

6 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Criação do Programa de Incentivo a Regularização da Divida Ativa Através da Lei Municipal nº 2.302 de 22 de Março de 2013, foi criado o programa de incentivo a Regularização da Divida Ativa, onde os contribuintes puderam quitar seus débitos com descontos de até 90% na multa e juros. Tal Programa teve resultados positivos sendo que no exercício de 2013 foram Parcelados mais de R$ 100.000,00 e o Município teve um ingresso nos cofres públicos de mais de R$ 70.000,00 em Divida Ativa. Novas regularizações poderão ser feitas até 30/09/2014.

Implantação do PCASP 2014 Desde o exercício de 2013 foram adotadas medidas para a implantação do no Plano de Contas Aplicado ao Setor Publico. O objetivo desta implantação é adoção de um sistema unificado de Escrituração Contábil entre os Municípios, Estados e União, levando em consideração normas internacionais de contabilidade.


Folha de Pagamento em Dia Apesar das dificuldades enfrentadas por muitos municípios, o Governo Municipal de Alecrim mantém com muito comprometimento, os vencimentos de todos os servidores rigorosamente em dia, além do adiantamento do 13ª salário na metade do ano. O objetivo é valorizar o potencial humano, gerando motivação e comprometimento com a excelência dos serviços prestados a toda comunidade e visitantes, o que demonstra o equilíbrio das finanças públicas municipais.

Reposição Salarial de 7,17 % Com Ganho Real de 3,32 % o que equivale 85% acima do previsto, ao funcionalismo, e 16,56 % ao Conselho Tutelar e 50% de reajuste no Vale Alimentação.

Incentivo Para Loteamentos Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de áreas urbanizadas, o Governo Municipal busca incentivar os proprietários de imóveis que realizarem loteamentos a executarem pavimentação das ruas. A fim de reduzir o custo das obras previstas nos loteamentos, e consequentemente diminuir o valor dos terrenos, o Município auxilia na medida do possível, com serviço de maquina, para abertura de ruas e valas para colocação de tubulações, compactação do pavimento, blocos de pedras para pavimento, contenção de passeios, meio-fios e transporte de pedras. Ficando a encargo do loteador os demais materiais e a execução do mesmo. Essa é mais uma das medidas adotadas, com o objetivo de viabilizar aquisição de terrenos com preços compatíveis e oferta de terrenos.

Ampliado Perímetro Urbano do Município O Governo Municipal preocupado com a escassez de terrenos e a elevação do valor dos mesmos, ampliou o perímetro urbano, fazendo com que surgissem novas áreas para loteamento, com redução do valor dos terrenos e dessa forma, tranquilizando as pessoas que necessitam adquirir um terreno, bem como reduzindo a especulação imobiliária.

O Município mantém convênio para diversos outros serviços, com a finalidade de agilizar o acesso aos documentos, evitando deslocamento a outros municípios, sem perda de tempo e oportunidades. • Encaminhamentos de identidades, 1ª e 2ª via.

carteiras

de

• Digitação de notas fiscais de produtor – 33.760 somente em 2013. • Encaminhamento de carteira de trabalho. • Encaminhamentos de certificados dispensa de incorporação.

de

• Encaminhamentos de requerimentos do Incra. • Encaminhamento de blocos de produtor rural. Foram entregues em 2013 mais de 2.100 talões. • Alistamento Militar.

Outros Serviços • Orçamento, levantamento e compras de materiais, Edital, Cálculo atuarial, Projeto de Lei, Lei, Contratos, Ofícios, Convênios, Assessoria Jurídica. Gestão 2013-2016 Maio 2014

|7


AGRICULTURA E PECUÁRIA


Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Valorizando o Trabalhador Rural O carro-chefe da economia de nosso Município é a agricultura. Portanto, o Governo Municipal desenvolve um trabalho continuado, estimulando e incentivando a diversificação agropecuária e ajudando os trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades, através da Assistência Técnica. Desta forma, é notável a presença das mais diversas culturas produzidas pelos nossos agricultores e agropecuaristas. E tudo isso, com o apoio do Governo Municipal através das Secretarias competentes.

Piscicultura - Encomenda e Entrega de Alevinos

Feira do Peixe em Alecrim

Além da constante realização de encomenda de alevinos, a equipe técnica da Secretaria, realiza visitas e orientações para o desenvolvimento da piscicultura no Município.

Realizada anualmente com objetivo de incentivar a atividade e proporcionar aumento de renda aos produtores.

Abatedouro Municipal Aproximadamente 25.000 alevinos entregues no ano de 2013, com repasse a preço de custo.

Encomenda de Mudas Frutíferas Foram repassadas a preço de custo mais de 700 mudas, de qualidade, com o objetivo de incentivar o cultivo da fruticultura, proporcionando a diversificação, e consequentemente, o aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida.

Inspeção e acompanhamento veterinário nos abates realizados no Abatedouro Municipal, construído em 2001, contribui para garantir uma oferta de produtos de qualidade à população.

São abatidas aproximadamente 120 cabeças, entre bovinos, suínos e ovinos, mensalmente. Gestão 2013-2016 Maio 2014

|9


AGRICULTURA E PECUÁRIA

Programa Troca-Troca Foram realizadas encomenda e entrega de sementes de milho safra/safrinha num montante aproximado de 23 mil kg de sementes, barateando assim, os custos para o agricultor, visando agregar mais valor à propriedade.

Programa FUNLEITE Programa de Inseminação Artificial – Investimento na Produção Leiteira e Qualidade na Genética

Visando melhorar a qualidade genética, aumentar e incentivar a produção leiteira, o Governo Municipal subsidia um valor de R$ 10,45 para cada inseminação realizada. No ano de 2013 foram mais de 03(três) mil inseminações, beneficiando centenas de produtores, com investimento superior a R$ 36.000,00(Trinta e seis mil reais). A meta é aumentar a assistência e reduzir os custos para o produtor.

10 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Subsídio dos juros em até 2% para investimentos em projetos que visam ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Desde 2009 quando foi criado, diversos agricultores foram beneficiados.

Licenciamento Ambiental Municipalizado Desde o ano de 2010 o Município possui técnicos habilitados para o esclarecimento de dúvidas e para fazer o encaminhamento do licenciamento solicitado, garantindo a preservação, a melhoria e a recuperação do meio ambiente.


Patrulhas Agrícolas Centenas de famílias são beneficiadas com o programa de “Patrulhas Agrícolas”.

projetos buscando recursos para aquisição de equipamentos, investe constantemente na organização e estruturação das “Patrulhas Agrícolas”, distribuídas através dos grupos de produtores pelo interior do Município. Atualmente estão cedidas em sistema de comodato: • 50 grades de tração animal • 61 Pulverizadores de tração animal • 67 Plantadeiras de tração animal • 11 Ensiladeiras • 04 Plantadeiras hidráulicas • 07 Distribuidor de adubo orgânico

Implantado em 2002, como forma de facilitar e agilizar os serviços da agricultura familiar, o Governo Municipal, além de desenvolver

Dezenas de novos equipamentos estão sendo adquiridos para serem distribuídos através do Programa.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 11


AGRICULTURA E PECUÁRIA

Diversificação de Culturas Uma realidade construída pelas mãos dos nossos agricultores, com o apoio do Governo Municipal.

12 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


Expofeiras Vitrine para divulgação das potencialidades agropecuárias do Município.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 13


ASSISTÊNCIA SOCIAL


Secretaria de Assistência Social Um trabalho de extrema importância, visando à qualidade de vida e o bem estar da população alecrinense. Atua diariamente com atendimento ao público, além de visitas domiciliares a pessoas com vulnerabilidade social, coordenação de cursos, campanha do agasalho constante (o ano todo), entre outros.

Grupos de Terceira Idade O Governo Municipal tem dispensado total atenção aos 14 grupos de 3ª idade que são distribuídos em comunidades do interior e na cidade, proporcionando transporte gratuito para os encontros, além de outros benefícios. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social os integrantes que somam aproximadamente 650 pessoas, desenvolvem atividades de recreação, palestras, inclusão social, viagens de turismo, encontros festivos entre outros;

Grupos de Pessoas com Necessidades Especiais

São atendidas 15 pessoas acompanhadas de familiares atingindo um total de 86 pessoas, que sob a coordenação de uma pedagoga, desenvolvem diversas atividades , que visam desenvolver as aptidões e capacidades dentro de suas limitações.

Nos encontros, os idosos tem a oportunidade de se integrar, trocar ideias, desenvolvendo a autoestima, e melhorando no geral a qualidade de vida. Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 15


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Exemplo de Trabalho e Organização Através da ADA - Associação dos Deficientes de Alecrim

O Município de Alecrim se destaca na região por possuir uma associação organizada que trabalha em favor dos direitos e bem estar dos portadores de necessidades especiais. A ADA -Associação dos Deficientes de Alecrim, surgiu no ano de 2002 e conta com 96 associados. Diversas ações são desenvolvidas, entre elas trabalho ocupacional nas oficinas de artesanato e encontros de entretenimento que visam uma melhor qualidade de vida e aumentam a auto-estima dos portadores e familiares.

Cursos de Qualificação Vários cursos de qualificação profissional em parcerias com outras entidades tem garantido a várias pessoas, uma oportunidade a mais de geração de renda. Foram realizados cursos de Panificação Caseira, Embutidos, Derivados de Leite, Produção de Hortaliças, Processamento de Hortaliças, Processamento de Frutas, Doces para Festas, e tantas outras técnicas que ajudam na renda e na manutenção da autoestima na família e no meio social, com a participação de centenas de pessoas;

Município Aderiu ao PRONATEC para Oferecer mais Oportunidades aos Alecrinenses No ano de 2013 o Governo Municipal aderiu ao PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com o intuito de proporcionar mais uma alternativa de qualificação e automaticamente novas oportunidades de geração de renda, pois são cursos profissionalizantes que preparam os alunos para o Mercado de Trabalho. Pelo PRONATEC, estão em andamento dois cursos que estão sendo oferecidos de forma gratuita em parceria com o SENAC: são os cursos de Auxiliar Administrativo com 20 participantes e Cuidador de Idoso com 19, totalizando 39 vagas.

16 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


Estão Programados para este Ano os Cursos de

Grupos de Convivência

• Manicure - 15 vagas • Cuidador de Idoso - 20 vagas • Auxiliar Administrativo - 20 vagas • Corte e Costura - 20 vagas • Balconista de Farmácia - 20 vagas As vagas oferecidas devem ser preenchidas prioritariamente por pessoas inscritas no Programa Bolsa Família e Cadúnico.

Cursos de Informática

São 10 grupos compostos por 129 mulheres, cadastradas no Programa Bolsa Família, que realizam encontros quinzenais nas comunidades do interior e na cidade, onde são realizadas oficinas de artesanato.

Outras Atividades Desenvolvidas Campanha do agasalho • Na campanha do agasalho realizada durante o inverno foram distribuídas mais de 6.000 peças de roupa e calçados que são arrecadados durante todo o ano;

Em atividade desde 2008, o Laboratório de Informática, atende alunos das 8ª séries das escolas do Município e do Ensino Médio, com cursos básicos na área. Tudo isso como forma de facilitar o acesso às novas tecnologias e promover a inclusão digital. Da mesma forma, são oferecidas vagas para os integrantes dos grupos de Terceira Idade.

Crianças, adolescentes e idosos abrigados • 11 crianças/adolescentes, 3 idosos encontram-se abrigados em instituições fora do município de Alecrim. Os mesmos são mantidos com recursos da Prefeitura Municipal e acompanhados através de visitas mensais pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social. Visitas domiciliares e atendimentos Individuais na Secretaria • São realizadas pelas técnicas do CRAS visitas domiciliares e acompanhamentos a famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim como atendimentos individualizados, coletivos, orientação e encaminhamentos a rede de cuidado ou serviços especializados quando necessário.

No mês de abril de 2014, foram adquiridos 08(oito) novos computadores para o Laboratório.

Objetivo principal dos atendimentos é o fortalecimento dos laços familiares desses que se encontram fragilizados, decorrente das situações de vulnerabilidade vivenciado por estas famílias. Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 17


EDUCAÇÃO E CULTURA


Secretaria de Educação e Cultura Eco da Educação - Uma Convivência Melhor é Possível! “Promovendo educação de qualidade, garantindo acesso ao conhecimento, ao esporte e ao lazer, contribuindo para formação do cidadão e sua inclusão social.” Inúmeros programas estão em andamento, evolução e construção.

Agenda Escolar

Contando com a participação dos próprios alunos, desde 2002, é confeccionada e distribuída para todos os alunos das Escolas Municipais, a “Agenda Escolar” cujo objetivo maior é exercitar o hábito da organização, do planejamento, servindo também como fonte de informação e comunicação entre pais, alunos e professores.

Formação Continuada dos Professores

Visando á melhoria na qualidade de ensino, Professores reúnem-se durante o ano para estudos, para a elaboração de projetos e atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Compromisso assumido em 2013 pelo Governo Municipal com a União para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 19


EDUCAÇÃO E CULTURA

Transporte Escolar Gratuito a Todos os Alunos Dentro do Município

Desde 2001, com o objetivo de garantir o acesso e permanência dos alunos na escola, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, são transportados de forma gratuita! Em 2013, foram transportados 667 alunos, através dos 14 (catorze) roteiros diários. Além disso, o Município subsidia o transporte para os alunos que se deslocam diariamente a Santa Rosa e outras cidades vizinhas, nos mais diversos cursos.

Transporte Gratuito e Exclusivo para Alunos da APAE/APADA

Implantado em 2001, no intuito de proporcionar melhores condições aos alunos e respectivamente aos seus Pais, o Município investe em torno de R$ 53.00,00 (cinquenta e três mil reais) ao ano para garantir o acesso à Educação a esse público. Salienta-se que até então, o transporte era realizado por ônibus de linha normal até Santa Rosa.

20 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Entrega do Kit Escolar

Visando ao incentivo à aprendizagem e a permanência com sucesso na escola, é entregue aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, desde 2004, “Kit de Material Escolar” contendo vários itens.

Cultura e Entretenimento no FIESA

O XIV e XV FIESA, Festival da Integração Estudantil da Canção de Alecrim, realizados em maio de 2013 e maio deste ano, contou com 18 intérpretes, em ambos os anos, que se apresentaram, divididos nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil e foram acompanhados pela Banda Grife de Alecrim. O evento, além de incentivar a integração através da música, oportuniza a revelação e a valorização de novos talentos. A realização desse evento foi reestabelecida em 2002. Parabéns a todos os interpretes!


Educação Infantil

Com 163 crianças de 06 meses a 05 anos, atendidas em 2013, onde se desenvolvem atividades das mais diversas, dentre as quais destacamos a contação de histórias, criando o hábito de ouvir e ler nos primeiros anos de vida, com a participação da Escola e da família.

Qualidade na Alimentação dos Alunos Alecrinenses

O Programa da Merenda Escolar implantado em 2004 é coordenado por uma nutricionista, que faz avaliação nutricional, visando atender as necessidades dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o desenvolvimento, e a aprendizagem.

EFA – Escola de Futebol Alecrim Esporte, Educação, Integração, Cultura, Saúde e Entretenimento Em funcionamento desde 2011, junto ao Centro Poliesportivo, a EFA, Escola de Futebol Alecrim, está desenvolvendo atividades para cerca de 200 alunos (as), com o objetivo de ensinar o esporte modalidade futebol e futsal, promovendo aspectos sociais, culturais, educativos, físicos, psicomotores, afetivos e cognitivos, contribuindo para a formação integral dos participantes. Para isso, além dos habituais treinos, os (as) alunos (as) da EFA têm a oportunidade de participar de campeonatos, torneios, Jogos amistosos e demais atividades esportivas e recreativas, inclusive em eventos de outras modalidades como o Circuito SESC de Corridas em Santa Rosa e Porto Alegre. São experiências proporcionadas que têm a finalidade de despertar valores como o respeito, o coleguismo, a disciplina, a ordem, a colaboração, a integração, o espírito esportivo, a importância dos estudos e de hábitos saudáveis, visando à formação de cidadãos, o bem estar e a qualidade de vida.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 21


EDUCAÇÃO E CULTURA

Alunos de Alecrim Recebem Subsídio do Livro Didático

Alunos que ingressam na 1ª série do Ensino Médio recebem um subsídio para aquisição de livros, apostilas e materiais didáticopedagógicos. O programa está sendo desenvolvido desde 2005 e já atendeu mais de 900 alunos onde foram investidos aproximadamente R$ 57.000,00 (cinquenta e sete mil reais) até 2013.

Concurso: “Prefeito Por Um Dia” Permite aos Alunos Conhecimento e Atuação no Serviço Público

Desde 2001 o Concurso “Prefeito Por Um Dia” permite aos alunos participar das atividades desenvolvidas pelo Prefeito Municipal, Secretários e Assessores, durante um dia. Nele, os estudantes podem vivenciar experiências, abrir novos horizontes e consolidar seus direitos de cidadania. Em 2013, a diplomação ocorreu durante a 14ª Expofeira.

Dia da Família na Escola

Palestra O Papel da Família na Educação dos Filhos

Aconteceram nas Escolas Municipais encontros com pais, alunos e professores com o objetivo de fortalecer os laços da comunidade escolar.

Foram realizadas diversas palestras nas escolas municipais com o objetivo de integrar e conscientizar a comunidade escolar, principalmente a importância da participação efetiva dos pais no dia-a-dia da escola.

22 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


Programa Agente Escolar de Saúde Bucal - Reconhecido e Premiado

Realiza-se, desde 2002, tratamento educativopreventivo, incluindo escovação orientada por profissionais capacitados, bochechos com flúor e revelação de placas, envolvendo todos os alunos do Ensino Fundamental.

Desfile Cívico e Banda Municipal

Como o tema “Alecrim 50 Anos” as escolas municipais, estaduais e entidades representativas do Município, prestaram suas homenagens aos 50 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município durante o desfile de 7 de setembro, o qual foi acompanhado pela Banda Municipal, criada em 2002, com o objetivo de resgatar o civismo.

Dia do Gaúcho e Semana Farroupilha com a Tradicional Cavalgada da Integração O Governo Municipal, com objetivo de estimular e fortalecer o Movimento Tradicionalista no Município, tem apoiado todo o tipo de evento dessa natureza, sendo que a partir de 2010, vem repassando, inclusive recursos financeiros, aos grupos de danças que envolvem pessoas de todas as idades.

Cultura e nativismo destacam potencialidades e talentos.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 23


EDUCAÇÃO E CULTURA

LIVRO DE POESIAS - Uma Viagem Através da Poesia Em 2013, o Município de Alecrim, completou seus 50 anos de emancipação Político-Administrativa e para marcar esse momento especial, foi elaborado um livro, uma rica coletânea de poesias que remete à História do Município. Essas poesias foram criadas pelo olhar simples e poético dos alunos das escolas municipais e estaduais.

Prefeito recebendo um exemplar das mãos do Secretário de Educação e do Presidente da Expofeira 2013.

Projeto Integrando Saberes, Desenvolvendo a Criatividade e Despertando Talentos

Para encerrar as atividades letivas, as escolas tiveram espaço para apresentar e demonstrar através da fala, teatro, poesia, cantos, encenações e mensagens, as atividades e projetos desenvolvidos durante o ano de 2013.

24 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Formatura de Alunos que Aprenderam a Dizer Não às Drogas PROERD

Programa em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, onde foram diplomados 82 alunos das 5ª séries da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Alecrim. O objetivo do PROERD é transmitir uma mensagem de valorização à vida e a importância de ficar longe das drogas e da violência.

Papai Noel nas Escolas - Momento de Alegria e a Magia do Natal

Na visita do Papai Noel nas Escolas, além da tradicional distribuição de balas, os alunos entregam seu pedido e participam do “Concurso: Papai Noel nas Escolas”, com uma carta ou um desenho. É um momento mágico para as crianças e acontece desde 2002.


Viagens de Estudo - Conhecer Novas Realidades O Governo Municipal, desde 2005, no intuito de oportunizar aos jovens das escolas municipais, novos conhecimentos e novas experiências, vem realizando “Viagens de Estudo”, normalmente para a região da Grande Porto Alegre e Serra Gaúcha. Da mesma forma são realizadas viagens pelo território do próprio Município, a fim de que possam conhecer a realidade local.

Biblioteca Pública e Telecentro Comunitário Já a Biblioteca Pública Municipal, com um acervo diversificado e qualificado, proporciona momentos de leitura e reflexão sobre os mais diversos temas, além de atividades organizadas em conjunto entre as escolas e a equipe da mesma. Em Alecrim o Telecentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8hàs 11h, e das 14h às 17h, junto ao prédio da Biblioteca. O Telecentro instalado em 2008 é um espaço público onde as pessoas podem utilizar gratuitamente, os computadores e internet para obter informações, criar, aprender a comunicar-se com outras pessoas, com o intuito de favorecer o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social, reduzindo o isolamento, diminuindo as distâncias, criando oportunidades e promovendo a inclusão digital.

Relacionamos ainda • Reunião de Planejamento dos diretores • Biblioteca Itinerante • Jogos da Escolares

Integração

e

Olimpíadas

• Hortas Escolares • Projeto Leitura nas Escolas

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 25


GERAL/DIVERSOS


ALECRIM VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR! ORGANIZAÇÃO. CRIATIVIDADE. DETALHE. DESENVOLVIMENTO

O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe

17 Meses de muitas melhorias e conquistas decorrência de uma gestão responsável e comprometida. Alecrim já passa de seu cinquentenário e o Governo Municipal se empenhou no sentido de recuperar locais que foram se desgastando com o tempo. O prédio da Prefeitura Municipal é um desses locais que foi praticamente todo restaurado, com troca de pisos nos dois pavimentos, troca de porta de entrada, rede elétrica, colocação de climatizadores em alguns setores, lavanderia, cozinha, reforma de banheiros, troca de luminárias e pintura em geral. Também foi colocada uma nova iluminação que vai valorizar a fachada, vale ressaltar que o imóvel é bem situado e um dos mais belos cartões postais da cidade. Também está se investindo na segurança do prédio, com instalação de câmeras filmadoras e outras medidas de segurança, comuns em diversas cidades, que tem a função de assegurar o patrimônio público. Desde que assumiu o Governo Municipal, tem se preocupado com a adequação de diversos prédios públicos, oferecendo conforto e segurança para o servidor e também para o cidadão que necessita de serviços de qualidade.

Revitalização do Prédio da Prefeitura

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 27


GERAL/ DIVERSOS

Reforma no Parque de Máquinas

Área em intervenção com Garagem nova para veículos particulares e novo Portão eletrônico com monitoramento

Estão em fase de conclusão, as obras de reformas no Parque de Máquinas da Prefeitura, onde foi construída uma garagem nova para 12 veículos particulares, trocada toda a cerca da frente e instalado portão eletrônico, além de reformas, pinturas e reorganização em vários setores. Foram instaladas também câmeras de vigilância para dar mais segurança ao patrimônio público. Também foram adquiridos vários equipamentos de trabalho, como bomba de lavagem de veículos, macaco para a oficina, furadeira à gasolina, máquina de lubrificação, calibrador eletrônico, computadores, bebedouro, dentre outros. Praticamente todas as máquinas e veículos em perfeitas condições de uso e trabalho. Foram investidos em 2013 mais de 600 mil reais em restaurações e reformas nesta área (são mais de 60 itens).

Em 2013, foi Colocada Nova Iluminação na Entrada da Cidade e Pórtico

Reforma em Outros Prédios Públicos

Reformas e pinturas na Secretaria Municipal de Saúde

Visando mais segurança no local e visibilidade em um dos mais belos cartões postais de Alecrim, além de reformas, pinturas dentre outros.

28 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Implantado em 2006, com 3 (três) equipes completas de PSF, a Unidade Básica de Saúde, recebeu inúmeros investimentos e melhorias, tanto na estrutura do prédio, como nos sistemas de informática e monitoramento por câmeras.


Novo Centro Odontológico - Qualidade e Segurança em Saúde Pública

Concluído em 2013, o novo Centro Odontológico, é referência no que tange a organização estrutural. Já em funcionamento, conta com ampla sala de espera, 03 (três) consultórios modernos e bem equipados, sala de esterilização, sala de raios-X, sala de vacinas, dentre outras. É o Governo Municipal investindo em qualificação do sistema de saúde do Município, disponibilizando desde 2013, 04 (quatro) profissionais dentistas.

Cobertura no Corredor Interligando toda a Secretaria de Saúde ao Centro Odontológico Com o intuito de melhorar o acesso, protegendo da chuva e do sol a todos os usuários.

Ampliação e Adequações na Creche Dona Elisa: mais Conforto e Segurança para as Crianças, Pais e Funcionários

Foi construída mais 01 (uma) nova sala de aula de 49m2, cobertura de acesso desde o portão até o interior das instalações, além da troca de rede elétrica e construção de calçada, dando mais conforto e segurança para nossas crianças, são obras executadas nestes primeiros meses de Governo. Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 29


GERAL/ DIVERSOS

Nova Creche Municipal

Apesar de muitos transtornos causados nesta obra por parte da empresa contratada (ganhadora da licitação), estão sendo tomadas providências no sentido de que a obra possa ter continuidade. No entanto, deverá haver alteração no projeto original, a fim de adequá-lo às características climáticas do nosso Municipio, o que demandará novos encaminhamentos e nova licitação.

Adequações no Clube, Ginásio Municipal de Esportes e Praça

Reformas e Adequações na Pracinha em frente a Igreja Matriz, ficou mais Bonita e mais Segura

Foi contruído piso de concreto, pois no local havia acúmulo de “limo” há muitos anos, o que colocava em risco os pedestres. Também foram trocadas árvores, pintura, etc. Isso demonstra a preocupação constante do Governo Municipal em garantir segurança e bem estar a todos os munícipes e visitantes.

Lajotas Gratuitas para Construção de Passeio Público

Em 2013 foram investidos mais de 25 mil reais em lajotas, como forma de incentivo para o embelezamento, melhorar a acessibilidade e valorização das propriedades. Além das lajotas, o Governo Municipal oferece ainda o transporte gratuito de terra para a realização do passeio.

Foram realizadas várias melhorias, entre elas: pintura construção de rampas de acesso, conserto e reformas na rede elétrica.

30 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Neste Ano, está sendo adquirido mais um volume, que somadas às anteriores, ultrapassarão a marca de 30.000 lajotas distribuídas gratuitamente, num investimento total superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).


Água Potável para Todos - 100% das Comunidades do Interior possuem Sistema de Abastecimento de Água. São 36 Comunidades Beneficiando em torno de 1600 Famílias Foi concluída em 2013 a rede de Alto Paraíso/Lajeado Segredo, uma das mais complexas com aproximadamente 18 mil metros de extensão e que vem se somar aos mais de 500 mil metros já construídos no Município, desde 2001, o que nos dá a marca de 100% das comunidades rurais beneficiadas com este, que é um dos bens mais preciosos para o ser humano, água de qualidade. Também se realiza um trabalho permanente na recuperação e manutenção de todas as redes existentes, trocas de caixas de água, bomba de água, etc. Nos últimos meses, foram investidos aproximadamente R$ 15.000,00 em materiais a serem utilizados nesta área.

O sistema é muito bem administrado e acompanhado pela Associação da Águas do Município.

Construção e Melhorias de Calçamentos, Viabilizando uma Melhor Trafegabilidade aos Munícipes Está concluído o calçamento na estrada que liga Linha Patos à cidade, na Vila Scheuer e em fase de conclusão os passeios que tem 100% das lajotas subsidiadas pela prefeitura. Além de outras melhorias constantes.

Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas Concluídas em 2013 a construção e reforma de 19 unidades de casas na localidade de Alto Bonito. Com recursos da Funasa e contrapartida do Município. O projeto estava em andamento desde 2008. Além da contrapartida, o Município contribuiu com diversos serviços de máquinas de forma gratuita.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 31


GERAL/ DIVERSOS

Repavimentação Asfáltica nas Ruas Costa e Silva e Jacob Hansen

Obra realizada em setembro/outubro de 2013, onde o asfalto já estava em péssimas condições.

Primeira Academia ao Ar Livre

Instalada em julho de 2013, a academia conta com 08(oito) equipamentos que atendem até 16 (dezesseis) pessoas ao mesmo tempo e visa estimular a prática de esporte, além de proporcionar, saúde, bem estar e consequentemente qualidade de vida.

Nova Pá Carregadeira para Beneficiar Todos os Alecrinenses

Construção de Prédio e instalação de Caldeira no Abatedouro Municipal.

Adquirida em 2013, esta máquina veio se somar ao nosso estruturado parque de máquinas, e garantir cada vez mais agilidade e qualificação nos serviços prestados a comunidade alecrinense. O investimento foi de R$ 310.000,00(trezentos e dez mil reais).

Esta obra tem objetivo de adequar as instalações do Abatedouro Municipal às exigências da legislação sanitária animal e proporcionar uma melhor qualidade nos abates realizados.

32 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


Aquisição de uma Ambulância

Adquirida em agosto de 2013, pelo valor aproximado de R$ 135.000,00, esta Ambulância moderna e super equipada está garantindo um serviço de qualidade à população, especialmente no deslocamento de pacientes, que precisam de atendimento médico de urgência.

Mais uma Máquina Retroescavadeira

Mais uma Motoniveladora

Recebida em 2013, esta máquina faz parte do conjunto distribuído pelo MDA a todos os municípios com menos de 50 mil habitantes, que se habilitaram para tanto. É o Governo Municipal, buscando cada vez mais, melhorar e estruturar o parque de máquinas, sempre prezando pela agilidade no serviço.

O Município de Alecrim recebeu através do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário, uma motoniveladora (patrola) nova. A máquina será incorporada ao estruturado parque de máquinas do município e deverá contribuir para a permanente melhoria dos serviços prestados à população alecrinense.

Mais um Caminhão Caçamba O Município de Alecrim recebeu através Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), um caminhão caçamba trucado nova. O veículo que será incorporado à frota do município, e será utilizado na manutenção e conservação das estradas rurais, acesso às propriedades, entre outros, e beneficiará todos os munícipes.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 33


GERAL/ DIVERSOS

Novo Micro Ônibus

Melhorias, Consertos e Trocas das Lixeiras Quebradas

Aquisição de uma Moderna Máquina de Corte de Grama Projeto encaminhado em fevereiro de 2013, com o objetivo de atender demanda no transporte escolar e qualificar ainda mais a estrutura existente, foi recebido através da Secretaria Estadual de Educação, este veiculo zero km, com custo aproximado de R$ 196.000,00 que integra a frota de 14 (catorze) roteiros diários, onde são percorridos cerca de 1600 km. Esta e uma área priorizada pelo Governo Municipal que desde 2001 passou a oferecer Transporte Escolar gratuito a todos os alunos que se deslocam do interior para as mais diversas escolas.

Melhorias nas Ruas, Pintura de Cordões e Limpeza das Sarjetas Cuidados gerais com a aparência da cidade são marcas do trabalho das equipes do Governo Municipal, o que nos orgulha por ser considerada por todos os visitantes uma cidade limpa, florida e organizada – Ajude a manter sua cidade limpa!

34 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Adquirida com o objetivo de agilizar, facilitar, bem como proporcionar um melhor acabamento aos serviços de corte de grama, este equipamento contribui para o cumprimento das metas do Programa “Ambiente Limpo e Florido – Povo Feliz.

Nova Máquina Roçadeira para Facilitar Limpezas e Podas em Vias Públicas Foi adquirida também em 2013, uma Roçadeira Hidráulica articulada, que acoplada ao trator, é utilizada para a limpeza e poda nas vias públicas do Município, margens de rodovias, etc., oferecendo assim mais segurança aos munícipes. Custo da Máquina R$ 45.700,00 (quarenta e cinco mil e setecentos reais).


Vida e Renda Habitação x Minha Casa Minha Vida - Uma Parceria de Sucesso

Morar bem significa ter boa qualidade de vida.

Alecrim em franco desenvolvimento. Em 2013 a cada 5 dias Alecrim teve uma casa nova, é a população acreditando no desenvolvimento do nosso Município. Isso é acreditar e confiar no trabalho do Governo Municipal. O Governo Municipal tem dispensado total apoio e incentivo na área de moradia de qualidade para todos. Prova disso é que somente no último ano, se somarmos as casas novas do interior e da cidade podemos dizer que: Em 2013 a cada 5 dias Alecrim teve uma casa nova. Seja no interior ou na cidade, através de programas habitacionais, ou auxilio em serviços e incentivos o Governo Municipal está empenhado em facilitar o acesso a moradia de qualidade para todos. Oportunizar uma melhor qualidade de vida a população alecrinense, promovendo condições dignas de moradia, é o objetivo do programa “Vida e Renda Habitação” criado em 2001. Nesse sentido, o Governo Municipal, em parceria com as mais diversas entidades, e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tem buscado qualificar cada vez mais este programa, através de equipe competente, que busca impulsionar a construção de moradias para a população, se habilitando no Programa Minha Casa Minha Vida. Somente no meio rural, em 2013 foram construídas 61 casas novas através do Programa Minha casa Minha Vida. O Governo Municipal além de se habilitar ao programa oferece ainda todo o suporte aos proprietários, disponibilizando uma equipe constituída inclusive de engenheiro, que cuida da documentação e planta da casa, além de vários serviços gratuitos, como terraplanagem, preenchimento de alicerce, abertura e preenchimento de poço negro, e inúmeros outros serviços necessários até que a tão sonhada moradia dessas famílias estejam prontas.

Antes

Depois

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 35


Indústria e comércio


Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços, Turismo e Desporto Aqui são desenvolvidos e coordenados diversos projetos, visando promover o desenvolvimento econômico do município, através do fomento à Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, setores tão importantes para a comunidade.

Festa dos Navegantes e Culto Ecumênico

A tradicional Festa dos Navegantes e o Culto Ecumênico, realizados em 2013 reuniram centenas de pessoas, com o objetivo de promover integração entre igrejas e fiéis.

Campeonato de Futebol Sete 2013 Despertando na comunidade a prática de esportes, e promovendo qualidade de vida. Participaram 16 equipes, com jogos disputados no interior e no Centro Poliesportivo.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 37


INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Baile de Escolha das Soberanas e Recepcionistas da 14ª Expofeira

Realizado em parceria com a Comunidade de Esquina Santo Antônio, contribuindo assim para impulsionar a economia das comunidades.

Circuito de Pesca Esportiva no Rio Uruguai, Promovendo o Turismo em Nosso Município

Alecrim Comemorou 50 Anos e quem Ganhou a Festa foi o Povo Alecrinense

Alecrim foi sede da maior etapa do circuito de 2013, com a participação de 30 equipes onde foram capturados e soltos em torno de 250 peixes das mais variadas espécies, válidas no campeonato.

Baile, Almoço de Confraternização, Passeio Ciclístico, Mateada e Brincadeiras no Poliesportivo para Comemorar os 50 anos de Alecrim.

38 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


14ª EXOFEIRA -

de Alecrim

Com entrada gratuita em todos os eventos, incluindo os shows de alto nível. Isso é mais dinheiro no bolso dos visitantes.

Realizada em novembro de 2013, com objetivo de destacar as potencialidades locais e regionais, a Feira surpreendeu pela qualidade dos expositores e a diversidade de produtos, além das mais variadas atrações oferecidas de forma gratuita aos milhares de visitantes. Evento tradicional que contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor produtivo.

Natal Luz Promovendo Alegria e Diversão Um grande evento com show de qualidade e a participação record de público, com feira de produtos coloniais, passeios de dindinho, e a chegada do Papai Noel e Mamãe Noela, que alegrou a criançada.

“Jogos do Reencontro” Esporte lazer e confraternização entre amigos e familiares que nesta época do ano visitam Alecrim. Muitos aproveitam para rever a sua terra natal!

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 39


INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Festa do Colono e Motorista

Homenagem justa a duas classes de trabalhadores que impulsionam a economia do Município.

Governo Municipal e a Comunidade Juntos Planejando o Futuro de Alecrim Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal - Governo Municipal e representantes de vários segmentos planejando o futuro.

Projeto Extensão Produtiva e Inovação

Numa parceria, Governo Municipal, Governo Estadual e técnicos da Unijuí, prestam assessoria às indústrias e agroindústrias que aderiram ao projeto, cujo objetivo é qualificar os processos produtivos gerando emprego e renda.

Sinalização de Trânsito

Outras Atividades Desenvolvidas pela Secretaria • Pequenas Causas: Mais de 50 casos de conciliação em 2013 • Organização e programação do calendário oficial de eventos do Município • Organização do calendário de bailes e festas do Município • Colocação de Alecrinenses no mercado de trabalho-Convênio Alibem de Santa Rosa • Apoio ao Sol a Sol 2013 • Divulgação do turismo em nosso Município

40 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Dezenas de placas de sinalização, redutores de velocidade, demarcação de espaços para estacionamento, são ações constantes da atual administração com vistas a garantir uma melhor trafegabilidade e segurança aos motoristas e pedestres.


Temporada de Verão no Porto Biguá: Cuidados Essenciais com o Meio Ambiente Demarcação da área de banho, pintura de cordões, recolocação de placas, limpeza e recolhimento de lixo no Rio, tudo isso para promover o Turismo, e consequentemente impulsionar a economia local. Alecrim recebe milhares de visitantes durante a temporada.

Indústria Moveleira e Metalúrgica

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 41


obras e serviรงos urbanos


Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano Se Aproximando das Comunidades Alecrim é referência no que tange à qualidade nos serviços de obras. São mais de 800 km somente de estradas do interior, e o Governo Municipal trabalha constantemente para mantê-las em perfeitas condições de trafegabilidade. As ações são muitas e beneficiam os moradores de todos os recantos do Município.

Patrolamento, Encascalhamento e Rolagem Apesar dos mais de 800 (oitocentos) quilômetros de estradas públicas e das mais diversas dificuldades causados por questões climáticas e outras de conhecimento público, as equipes encarregadas continuam num trabalho intenso e constante com vistas a disponibilizar as melhores condições de trafegabilidade em nosso Município.

Foram mais de 2500 km trabalhados em 2013, com mais de 5 mil cargas de cascalhos

Colocação, Reformas e Manutenção de Bueiros - Foram Colocados 160 Novos, além de Manutenção em Centenas de Outros

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 43


OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

Reformas de Vacadutos

Colocação e reformas de vacadutos, onde foram aproximadamente 25 novos, além de inúmeros consertos.

Abertura, manutenção e reformas em redes de água, além de trocas de bombas de água, e substituições e consertos de caixas de água são atividades permanentes da equipe das Obras.

Ambiente Limpo e Florido - Povo Feliz

Conserto Redes de Esgoto na Cidade

Cidade limpa e florida é uma determinação do Governo Municipal. Em 2013 foram plantadas mais de 12 mil mudas de flores nos mais diversos locais e canteiros públicos.

Terraplanagem e Preenchimento de Alicerces

Reformas e Manutenção de Prédios Púbicos

Recolhimento de Lixo na Cidade e Interior do Município

Sistema totalmente terceirizado através de licitação pública, num investimento mensal superior a R$ 13.000,00 (treze mil reais). Deverá contribuir muito para a melhoria da qualidade para a população, sendo que todo o lixo recolhido é transportado diretamente para local adequado fora do município.

44 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Foram dezenas de casas novas no interior e na cidade, além de inúmeros galpões, onde foram realizadas as terraplanagens, sendo utilizadas mais de 580 cargas de terra no preenchimento do alicerce.

Reformas Constante nos Calçamentos e Asfalto da Cidade Melhorando a Trafegabilidade dos Veículos Cortes de Gramas, Podas de Pingo de Ouro nas Escolas do Interior, Praças e Prédios Públicos


Reformas e Manutenção de Pontes

Reformas, Colocação e Manutenção de Paradas de Ônibus

Garantindo acesso de qualidade no ensino, começando lá na propriedade rural. Todas as demandas atendidas. De um total de 150 paradas existentes, mais de 100 foram construídas a partir de 2001. Todas as demais foram reformadas.

Além de Inúmeros Outros Serviços dos quais Podemos Destacar *Os números se referem ao ano de 2013

• Abertura e fechamento de valas para silagem- Foram mais de 120 vezes que a máquina se deslocou de um canto a outro do município para realizar a abertura e depois o fechamento da silagem.

Abertura e Limpeza de Bebedouros Aproximadamente 80 no Ano de 2013

• Abertura e limpezas de poço negro, foram realizadas aberturas de mais de 140 poços negros pra todas as casas novas do município, além de mais de 40 limpezas. • Transporte de terras, pedras- mais de 240 cargas transportadas para preenchimento de poço negro. • Manutenção na iluminação pública. • Pinturas e colocação de placas de sinalização. • Carregamento de terra e entrega de lajotas para passeio público. Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 45


saĂşde


Secretaria da Saúde - A Busca Permanente pelo Bem-Estar da Nossa População, Priorizando a Saúde Preventiva Desde 2006, quando foi implantado o PSF, com 03(três) equipes, dando cobertura a 100% da população, melhorias na infra-estrutura, ações de prevenção, aprimoramento e implantação de programas, atendimento humanizado, comprometimento das equipes, tem sido a tônica do nosso trabalho, para se obter resultados cada vez mais significativos no que tange a melhoria da qualidade de vida da população alecrinense.

Município de Alecrim se Destaca e é Exemplo a ser Seguido

A Secretaria Municipal de Saúde foi visitada duas vezes no ano de 2013, por grupos de universitários da Área de Saúde, de diversas Universidades do Estado. Esta visita faz parte do Programa VER SUS. Alecrim foi escolhido por se destacar na área da Saúde. Conforme depoimentos desses alunos, eles “ficaram impressionados, que um Município tão pequeno, com poucos recursos, consegue ter uma estrutura e um atendimento de qualidade, como existe em Alecrim” confirmando desta forma, mais uma vez, que sabendo administrar e gerenciar com responsabilidade, se consegue fazer e manter uma Saúde de boa qualidade para todos.

Programa de Bem com a Vida Atendendo grupos de Hipertensos e Diabéticos na cidade e interior desde 2006, com orientação, atividades educativas em grupo, avaliação da pressão arterial, glicemia e entrega de medicamentos. São 16 grupos, totalizando 1100 pacientes.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 47


SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde Amplia de 03 para 05 o Número de Médicos Pensando em melhorar ainda mais o atendimento da população alecrinense junto à Secretaria Municipal de Saúde e no atendimento domiciliar do PSF- Programa Saúde da Família, o Governo Municipal de Alecrim, se inscreveu em dois programas do Governo Federal e foi contemplado com dois novos profissionais, ambos com experiências e um excelente currículo.

Através do PROVAB - Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica, o município conta desde o dia 06 de março, com o Dr. Vinicius Rauber Joner, que é formado em Clínica Geral e está se especializando em Saúde da Família.

Pelo Programa Mais Médicos, conta desde o dia 14 de abril de 2014 - Drª Maricela Velazquez Hernandez, formada em Clínica Geral com especialização em Medicina Imunológica, Enfermidades Infecciosas e Medicina Familiar, possui mais de 20 anos de profissão.

PACS - PSF/ESF - Reunião/ Treinamento com os Agentes de Saúde Programa Mamãe e Bebê

Sendo peça fundamental dentro da estrutura do PSF/ESF, os Agentes de Saúde, têm desempenhado um papel importante para o desenvolvimento dos mais diversos programas, especialmente quando se trata de saúde preventiva, que é o foco do trabalho da Secretaria. Da mesma forma, contribuem sobremaneira para o atingimento dos objetivos de todo o Governo Municipal, cuja principal meta é a melhoria da qualidade de vida da população.

48 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Implantado em 2003, acompanhando a gestante desde o pré-natal até o puerpério, oferece um atendimento integral através de uma equipe multiprofissional, além de todos os exames necessários de forma gratuita, inclusive o parto (normal ou cesária), no qual atende em torno de 50 (cinquenta) gestantes/ano.


ESF - Estratégia da Saúde da Família

• Cirurgias eletivas - Foram realizados no Hospital de Alecrim, através de convênio com o Governo Municipal, 67 cirurgias, incluindo hérnia, histerectomia, hemorroidectomia, dentre outras.

PIM - Programa Primeira Infância Melhor

Três equipes com Médicos, Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem, Dentistas, Auxiliares, Agentes Comunitários de Saúde, Psicólogos e todos os demais profissionais atendendo centenas de famílias, inclusive com visitas domiciliares.

Programa “Viva Mulher”

Implantado em 2006 com o objetivo de acompanhar e orientar as famílias de crianças de 0 a 6 anos, com atividades que promovem o atendimento integral, o PIM beneficia atualmente aproximadamente 40 crianças e gestantes da cidade através de visitas semanais.

Grupo de Tabagismo “Viva Mais e Melhor”

O Programa que foi iniciado em 2005, realiza a coleta de citopatológico, atendendo uma média de 1000 mulheres por ano. Oferece também o exame da mamografia, convênio com outros municípios, proporcionando inclusive transporte gratuito. • Aparelhos auditivos - Praticamente toda a demanda atendida. Em 2013, 40 (quarenta) pacientes receberam aparelhos auditivos gratuitamente, atendendo a fila de espera desde 2009. • Raio x - São realizados gratuitamente mais de 2 mil exames por ano, através de convênio com Hospital.

Em desenvolvimento desde 2007 o programa, constitui-se como um espaço fundamental onde as pessoas que desejam parar de fumar dispõem de momentos de escuta e troca de experiências entre os participantes. No grupo os participantes recebem orientações, realiza avaliação médica e caso necessário recebem adesivos de nicotina e medicação. Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 49


SAÚDE

Campanhas de Doação de Sangue e Medula Óssea Desde 2013 foram realizadas quatro campanhas de coleta de sangue, em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa, onde quase 300 pessoas doaram. Também foi realizada em 2013 uma campanha de doação de medula óssea, onde 290 pessoas participaram.

Alecrinenses realizando um gesto de amor

Campanhas de Vacinação Programa Farmácia Básica com entrega de medicamentos gratuitos. Totalmente informatizado a partir de 2013 para um melhor controle da entrega e prazos dos medicamentos. São atendidas em média 2000 pessoas mensalmente.

Um exemplo de mobilização: Em todas as campanhas Alecrim ultrapassa a meta do Ministério da Saúde que é de 95% da população em cada faixa etária • Influenza (H1N1) • Poliomielite (Paralisia Infantil) • Vitamina A • Foi ampliado a idade para vacina da Hepatite B, para adultos até 49 anos, esta campanha ainda está em andamento

50 | Gestão 2013-2016

Maio 2014

Encaminhamentos através de convênios com outras instituições.


Procedimentos de Enfermagem aferição da pressão arterial, curativos, retirada de pontos, entre outros.

Tranporte de Pacientes Aproximadamente R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais) investidos na aquisição de 3 (três) veículos para a Secretaria da Saúde, afim de qualificar ainda mais o transporte de pacientes.

Atendimentos Odontológicos

São 03 (três) Consultórios Odontológicos super equipados, instalados num moderno Centro Odontológico construído, anexo às instalações da Secretaria de Saúde proporcionando um atendimento de qualidade de forma gratuita à população.

Hospital de Caridade de Alecrim Conta com Apoio Significativo do Governo Municipal

Está em processo de licitação prédio para lavanderia.

Fotos Ilustrativas - Veículos adquiridos, aguardando entrega por parte dos fornecedores.

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 51


SAÚDE

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

1149

1368

1135 1068

1289

1294

1350

1464

1293

1173 14031

290

225

702

924

807

709

460

600

823

540

611

7011

Visita Domiciliares Médicos

TOTAL

ABRIL

580

320

DEZEMBRO

MARÇO

868

Atendimento Enfermagem

JUNHO

FEVEREIRO

Consultas Médicas

DESCRIÇÃO

MAIO

JANEIRO

RELATÓRIO DE ATENDIMENTOS ANO 2013

-

-

-

54

44

47

48

56

51

48

42

38

428

Visita Domiciliares Téc. Enfermagem

33

29

20

39

27

50

51

34

57

96

55

47

558

Visita Domiciliares Enfermagem

23

18

7

51

33

36

27

97

33

57

27

34

449

Encaminhamentos

1552

1481

891

998

944

1014

1202

1102

1169

1099

1126

681

13259

Exames Autorizados

231

526

566

637

423

477

483

580

513

576

596

399

6007

Farmácia

1326

1549

2004

1627

1859 2373

2692

2077

2603

2323

2593

2492 22925

Visitas Equipe da Dengue

682

550

281

1220

832

477

432

228

325

342

360

316

Procedimentos Odontológicos

1192

1093

1037

3174

1965 2590

2474

2255

2408

2879

1800

1937 24804

Visitas Agentes Comunitários da Saúde

641

732

1265

1486

1324 2119

1177

2100

1680

1863

1271

1787 17445

MARÇO

ABRIL

932

826

1290

1494

1468 6010

Atendimento Enfermagem

726

105

468

396

363

2058

Visita Domiciliares Médicos

TOTAL

FEVEREIRO

Consultas Médicas

DESCRIÇÃO

MAIO

JANEIRO

RELATÓRIO DE ATENDIMENTOS ANO 2014

6045

Além de inúmeras outras ações das quais podemos citar: • Consultas médicas • Cirurgias Eletivas-Convênio Prefeitura Municipal e Hospital

-

-

16

38

41

95

Visita Domiciliares Téc. Enfermagem

18

62

118

136

114

448

Visita Domiciliares Enfermagem

5

17

38

40

36

136

• Exames laboratoriais autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde

Encaminhamentos

860

1029

931

938

976

4734

• Vigilância Sanitária

Exames Autorizados

758

573

914

975

799

4019

Farmácia

1677

1432

2317

2297

1929 9652

Visitas Equipe da Dengue

631

748

292

467

621

Procedimentos Odontológicos

548

1006

1881

2364

1439 7238

Visitas Agentes Comunitários da Saúde

720

1774

2008

2022

2127 8651

2759

• Agentes de Vigilância Ambiental da Dengue • Visita nas escolas e creches de dentistas orientando sobre saúde bucal • Análises da qualidade de água • Transporte de pacientes • Cadência de equipamentos como: cadeiras de rodas, andadores; muletas, tipoias, coletes, nebulizadores, tubos de oxigênio, camas de hospital etc.

52 | Gestão 2013-2016

Maio 2014


Alecrim mais uma vez entre as melhores administrações do País. 9º lugar do Brasil no IRFS 2012. 10 Anos consecutivos entre os melhores do País no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão. O Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) é um instrumento que objetiva disseminar a cultura da responsabilidade fiscal associada à responsabilidade social, atendendo as demandas sociais sem prejuízo do equilíbrio das contas. Desde 2001, quando iniciamos a implantação de um novo estilo de Governo,onde o foco principal é a melhoria da qualidade vida da população, inúmeros programas e projetos foram implantados e estruturados objetivando ao atendimento dessa meta. Sendo assim, podemos comemorar mais uma vez, a excelente colocação no ranking nacional, onde conquistamos o 9º lugar do Brasil no IRFS, com base nos dados de 2012(STN, DATASUS e INEP). A efetividade dos nossos programas e o comprometimento dos nossos profissionais nos garante uma condição, que se não for a única, é privilégio de poucos, figurar dentre os melhores do País desde o ano de 2003, salientando que partimos do lugar 2015 e chegamos a conquistar o 1º lugar. E olha que são 5.567 municípios no Brasil!

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 53


PROJETOS EM TRAMITAÇÃO/ ESTUDO


Projetos em tramitação/estudo

Situação

Valores aproximados

Vida e Renda Habitação x Minha Casa Minha Vida

Dezenas de Projetos junto a CEF e BB

R$ 2.200.000,00

Academias de Ginástica ao Ar Livre (Poliesportivo, Bosque, etc)

Aguardando Liberação dos Recursos pelo Ministério

R$ 100.000,00

Modernização da Biblioteca (Livros e Equipamentos)

Em Processo de Licitação

R$ 22.000,00

Pavilhão para Expofeira junto ao Futuro Parque

Projeto em Andamento na Secretaria da Agricultura do Estado

R$ 180.000,00

Parque de Exposições – Área atrás do Ginasião

Em Processo de Aquisição/Negociação

R$ 190.000,00

Prédio para Lavanderia para o Hospital

Em Processo de Licitação

R$ 137.000,00

Calçamentos ao redor do Poliesportivo, saída Tateto e Rua Cristóvão Colombo

Em Processo de Licitação

R$ 300.000,00

03 (três) Micro-ônibus para Educação

Recursos Empenhados no FNDE - Aguardando Liberação

R$ 448.000,00

05 (cinco) Ônibus para Educação

Demanda Registrada no PAR/FNDE

R$ 980.000,00

Calçamento Esquina Santo Antonio

Projeto em Andamento na CEF

R$ 200.000,00

Calçamento Alto Biguá

Projeto em Andamento junto a CEF

R$ 130.000,00

Patrulhas Agrícolas - 65 Máquinas e Equipamentos

Algumas Entregues, demais em Licitação ou em Análise

R$ 220.000,00

Asfalto saída Esquina Vanguarda (sobre Calçamento)

Emenda Empenhada – Processo em Análise na CEF

R$ 275.000,00

Calçamento Prolongamento até Vila Nova Esperança

Emenda Empenhada – Processo em Análise na CEF

R$ 130.000,00

Equipamentos para Saúde

Emenda Empenhada – Projeto em Análise

R$ 100.000,00

Calçamento saída Esquina Abelha – Vila Esperança

Emenda Empenhada – Processo em Análise na CEF

R$ 100.000,00

Patrulhas Agrícolas MAPA (Proposta Voluntária)

Registrada no SICONV – Em Análise no Ministério

R$ 150.000,00

01 (uma) PC Retro Giratória

Emenda Empenhada – Projeto Aprovado no MAPA

R$ 360.000,00

Calçamento na Extensão Vila Scheuer

Projeto de Calçamento Comunitário (parcerias)

valores não disponíveis

Calçamento na Vila Schmitt

Projeto de Calçamento Comunitário (parcerias)

valores não disponíveis

Calçamento demais Vilas e Ruas

Projeto de Calçamento Comunitário (parcerias)

valores não disponíveis

Reformas do Prédio do Posto de Saúde

Projeto em Análise na Secretaria

R$ 45.000,00

Calçamento defronte à Secretaria da Saúde

Projeto em Planejamento

R$ 40.000,00

Recapeamento dos Asfaltos Cidade e Novas Ruas

Proposta de Financiamento PIMES/PAC3

R$ 700.000,00

Reforma e Adequações do Abatedouro

Em Estudo de Viabilidade

R$ 35.000,00

Reforma no Prédio da Biblioteca

Em Estudo de Viabilidade

R$ 25.000,00

Reforma e Modernização do Parque Infantil

Em Estudo de Viabilidade

R$ 15.000,00

Gestão 2013-2016 Maio 2014

| 55


56 | Gest達o 2013-2016

Maio 2014

Informativo Alecrim  

Informativo Municipal de Alecrim

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you