Issuu on Google+

Aço e alumínio Homologações Z-8.22-64, Z-8.1-64 y Z-8.1-175 Certificação do producto AENOR conforme a Norma vigente número A34/000006

E n g e n h o s o .

Certificação DIN ISSO 9001/EM 29 001 por TÜV-CERT

l i m i t e s .

Sistema multi-direcional para montagem de andaimes e estruturas auxiliares

S e m

1ª edição

R e s i s t e n t e .

Catálogo 01/08/08

Sistema Allround

Sistema Allround

Sempre mais. O sistema de andaimes.


 A força do nó Quer que seja em refinarias, plantas industriais, centrais térmicas, estaleiros, hangares, como estrutura para espetáculos (cenários, palcos e arquibancadas) e, obviamente, para fachadas, em qualquer aplicação. Em qualquer lugar ou instalação, o sistema original honra sua reputação de multi-direcional. Sem importar se o andaime é de trabalho, de proteção, de fachada ou de suporte. Sem importar se o andaime é usado em interiores, é móvel ou é volumétrico. O nó Allround alcança as cotas máximas de resistência, prova disso é sua aplicação em escoramentos. Devido ao nó Allround, o sistema – tanto de alumínio quanto de aço – dará solução a qualquer problema técnico. A efetiva solução de aspectos técnicos e a facilidade de montagem garantem o custo econômico ajustado nas obras.

Uma união móvel no começo: a cunha da cabeça desliza sobre a roseta sem nenhuma dificuldade...

...e imediatamente é presa ao nó por meio do simples giro da cunha. Isto significa que a montagem pode ser realizada de forma segura por uma só pessoa, independente da altura requerida.

Uma martelada na cunha transforma a união móvel em uma insuperável união fixa. A roseta lisa e sem rebarbas evita a obstrução com concreto, espuma, sujeira, etc. que poderia dificultar a montagem.

Rapidez na montagem: os quatro furos pequenos na roseta posicionam, de forma automática e confiável, as horizontais em ângulos retos. Os furos grandes permitem o alinhamento das horizontais e diagonais no ângulo requerido.

Esqueça definitivamente de grandes medições, esqueça do tempo de usado para parafusar, esqueça dos constantes ajustes, esqueça das uniões com tubo e braçadeiras, esqueça das situações de carga estruturalmente duvidosas... 2


...que faz tudo possível  O resultado de um projeto superior: até 8 conexões em diversos ângulos podem ser feitas no mesmo plano com a perfeita idéia da conexão Allround. No nó Allround encontramos a base que explica o sistema em seu conjunto. A simplicidade do nó é a chave para as necessidades mais complexas. O eixo da cabeça com cunha coincide precisamente com o eixo do poste, o que faz com que a transmissão das cargas seja centralizada. Que sentido tem uma união sem parafusos se o tempo economizado se perde em conseguir ângulos retos?

O sistema original Allround da Layher chega onde os sistemas convencionais de andaime não chegam. A tecnologia do sistema dá uma incrível versatilidade, um rápido sistema de montagem e uma ampla gama de peças que são argumentos econômicos suficientes para seu uso. Allround significa literalmente “todo ao

redor” e é que o sistema não tem esse nome por ser capaz de juntar oito peças em um só ponto – o nó Allroud – se não porque o sistema, em seu conjunto, abrange múltiplas funções que fazem do mesmo um investimento que possibilitará a realização de qualquer projeto ao redor de um único sistema. 3


 Garantia de qualidade Produto líder A mais avançada tecnologia combinada com um rigoroso controle de qualidade, faz do andaime Allround o modelo de referência mais imitado no mercado, por isso, se falarem “é como Layher” provavelmente não seja Layher. As homologações internacionais dos produtos Layher são avalizadas pelos mais prestigiosos laboratórios (de construção) do mundo e sua qualidade está garantida pela implementação em seus processos de fabricação de um sistema de qualidade certificado por TÜV CERT conforme a Norma ISO 9001.

Serviço líder Contamos com a garantia de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001/2000, certificado por Lloyd´s Register Quality Assurance, na elaboração de desenhos, estudos, projetos, gestão de montagens e comercialização de estruturas tubulares.

Z-8.22-64: Homologação para a conexão AR de aço (nova versão K 2000+ e versão anterior (Variante II)) e Z-8.1-64 em alumínio. Nova conexão K 2000+

 Maior capacidade de carga.  Aumento em 49% do valor do momento fletor da conexão.

 Esforço axial na diagonal: +113%.  O uso combinado de diagonais K 2000+ com postes de versões anteriores alcança maior carga que a mesma combinação na versão anterior.

Vantagens do serviço Layher

 Garantia de gestão logística e comercial.  Desenvolvimento de estudos e projetos.  Apóio comercial, técnico e financeiro.  Assessoria na obra.

Certificação DIN ISO 9001/ EN 29 001

Certificação DIN ISO 9001/ EN 29 001

Espanha: Certificaçã do sistema Allround. A34/000006

A34/000006

4

Alemanha: Certificação para o nó Allround em aço: Z-8.22.64 Certificação do sistema Allround: Z-8.1-175 Certificação parao no Allround em aluminio: Z-8.1-64 [Z-8.1-64.1]

Holanda: Certificação parao no Allround em aço: G-215/91 Certificação do sistema Allround em aço: G-215/91

Italia: Certificação do nó em aço: 20988/OM-4

Noruega: Sistema Allround em aço: 75/91

França: Certificação do nó e sistema Allround: 07 P

Bélgica: Certificação para o nó e sistema Allround em aço e aluminio: VGS – L 10

Suecia: Allround em aço: 105 T 793/86

Eslovaquia e República Checa: Sistema Allround em aço: C 1 – R – 024 No Allround em aço: C 1 – R – 024

Polonia: Certificação parao no Allround em aço: B/02/033/99

Russia: Certificação para o no Allround em aço: TC-07-0280-2000


...inovação, tecnologia e segurança  Plataforma FIPRO A montagem de andaimes pode virar um trabalho bem “pesado”. Cada dia são mexidos centos de quilogramas de equipamentos. Agora vai virar uma tarefa mais simples graças á nova plataforma desenvolvida pela Layher. E um produto inovador e esta fabricada em plástico e reforçada com fibra de vidro que cria novos padrões por causa de seu peso leve. Ela permite uma grande poupança toda vez que e mexida, montada ou desmontada.

Guarda-corpo de montagem Um simples mecanismo permite colocar um guarda-corpo de 1 metro de altura para realizar a montagem do nível superior seguinte com total segurança. O guarda-corpo, confeccionado em alumínio, é colocado desde o nível inferior uma vez que este fica pronto. Desta forma, o operário sempre estará protegido por um guarda-corpo.

Cálculo e projeto das estruturas Dispomos de avançadas ferramentas de informática para o cálculo e projeto de andaimes. Não duvide em consultar-nos para assessorá-lo tecnicamente.

Passagem para pedestres A proteção de pedestres, sob qualquer medida requerida, é obtida sem dificuldade com os elementos básicos do sistema. 5


 Esquema básico de montagem Para montar o gabarito (1a), colocam-se as bases (2) começando pelo ponto mais alto. Dependendo da superfície de apoio, será necessário o uso de pranchões para distribuir a carga transmitida ao solo.

1a

1b

(7) Com uma martelada nas cunhas, as uniões ficam rígidas. Em ocasiões poderá ser necessária a colocação de uma diagonal em planta para dar rigidez a planos horizontais quando estes não têm plataformas. 7

(1b) Colocar o colarinho sobre cada uma das bases reguláveis do gabarito (2). 2

(3) Os colarinhos conectam-se com horizontais. Para formar ângulos retos usam-se as perfurações pequenas da roseta.

Diagonal em planta

8

(8) Repetir os passos (4), (5), (6) e (7) para continuar a montagem do andaime.

Uma vez alinhadas, nivelam-se as bases pelo ponto mais alto. 3

(4) Inserir os postes para a formação do seguinte nível. Estes se unem usando horizontais padrão separadas em altura não mais de dois metros, horizontais ou vigas, dependendo da necessidade de colocar plataformas.

(9) As plataformas padrão de aço, com largura de 32 cm, terminam com garras que encaixam no perfil das horizontais. A trava de segurança impede o levantamento acidental das mesmas e ajuda na rigidez do conjunto. 9

4

(5) Selecionar a roseta do poste precisa conforme à altura necessária de trabalho. A separação entre rosetas é de 0,5 m, o que permite variar a altura de plataforma segundo a necessidade.

10

(10) Dependendo das exigências de carga dos trabalhos a serem realizados, podemos usar as plataformas Robust, feitas em madeira com estrutura de alumínio, com largura de 61 cm. Para acessar o nível de trabalho colocar-se-ão plataformas com alçapão e escada.

5

(6) Colocar diagonais para reforçar os elementos verticais. Em andaimes padrão é necessário o uso de diagonais em pelo menos um de cada cinco módulos longitudinais. A disposição das diagonais poderá ser contínua ou por torres. Recomenda-se fazê-lo por torres. (Fig. 6). 6 6

(Fig. 6 ) Diagonais em torre (o croqui não mostra as ancoragens à fachada).


...simples, seguro e lógico.  Poste 2,0 m. sem espiga

Painel de 2,57 x 1,0 m.

Rodapé 2,57 m.

Poste1,0 m.

Horizontal 3,07 m.

13

11

1,00 m.

15

9 y 10

Mão francesa 0,73 m. Horizontal para trelissa

Trelissa 5,14 m

2,00 m.

Rodapé 0,73 m.

Ancoragem Diagonal 2,57 x 2,00 m.

12

Horizontal 0,73 m. Plataforma de aço Plataforma com escada

2,00 m.

Viga ponte

7

1a6

Poste 2,0 m.

0,73 m. 3,07 m. 5,14 m.

Croqui do andaime O croqui mostra um exemplo de montagem com medidas habituais.

1,57 m. 2,57 m.

(11) Montar dois horizontais padrão para formaroguarda-corpodeproteção,ficando o superior a 1,0 m de altura e o inferior a 0,5 m sobre o nível da plataforma.

(14) As plataformas T4 permitem realizar sem dificuldade a abertura de vãos no nível de trabalho. Isto facilita a montagem e proporciona a máxima adaptabilidade do andaime às necessidades dos trabalhos.

14

11

(15) Os balanços com mão francesa de 0,73 m podem ser reforçados usando tubos e braçadeiras. Para executar balanços sem o uso de mão francesa pode-se reforçar o horizontal com tubo e braçadeira (15a) ou com diagonais (15b) ou com tubo para plataforma T4 (15c).

(12) Os rodapés (tanto laterais quanto longitudinais) fecham o perímetro da plataforma de trabalho. A fixação dos rodapés é feita inserindo os mesmos entre a cunha e o poste. 15

12

(13) Em ocasiões poderá ser necessária a montagem de um painel com grade para a proteção de algum nível específico, por exemplo o beiral em uma fachada.

13

15a

15b

15c 7


 Possibilidades de montagem Depósitos A possibilidade de variar o ângulo entre dois módulos facilita a montagem de andaimes em tanques e depósitos em geral. O esquema básico de montagem é o mesmo que para um andaime convencional. Ângulos admissíveis Dependendo da perfuração da roseta à que chegam as barras, será possível a obtenção de diferentes ângulos.

Horizontal para depósitos Largura de 0,73 m (0707.615)

Para formar ângulos menores, mantendo o nível da plataforma, emprega-se uma horizontal especial com braçadeira.

Escoramentos A grande capacidade de carga dos elementos verticais do sistema Allround da Layher, permite que atuem como postes de escoramento reforçados com o uso de horizontais e diagonais da modulação correspondente em cada caso, em função do peso a suportar. Escoramento de alta capacidade

Forcado de alta capacidade 0710.183 Adaptador quádruplo do forcado 0709.679

Cabeça dupla Allround 2628.000 Colarinho quádruplo 0709.691

Forcado para escoramento

Base de alta capacidade 0710.182

Cargas verticais admissíveis em postes reforçados V e V* (kN) Essa tabela é de dupla entrada: partindo da altura livre necessária (h), a distância entre cabeça dupla (d) e a regulagem das barras roscadas (s1 = s2) verificamos a carga vertical que suportará em cada poste conforme consideremos qual é a carga horizontal que afeta à carga vertical V, obtendo finalmente o valor de V* que é o da carga vertical minorada por causa da componente horizontal.

V [kN]

V [kN]

Cargas verticais admissíveis em postes isolados V (kN) Separação entre cabeça dupla d [m]

d [m]

O aumento da capacidade de carga do poste é possível devido ao uso de peças específicas que unem quatro postes padrão.

Altura livre Mínima h [m] 2,76 a 3,26 m. 3,76 a 4,26 m. 4,76 a 5,26 m. 5,76 a 6,26 m. 6,76 a 7,26 m. 7,76 a 8,26 m. 8,76 a 9,26 m.

0,50

1,00

223,4 212,0 195,6 170,0 147,2 133,6 112,0

215,8 191,0 146,6 121,2 104,0 88,2 74,0

A regulagem das barras roscadas, tanto na base quanto no forcado, considerada nesta tabela é de 25 cm para cada elemento (2 x 25 = 50 cm em total).

8

h [m]

d [m]

s1=s2 H1) [cm]

4,0 m. 1,0 m. 25 5 0,5 m. 25 5 6,0 m. 1,0 m. 25 5 0,5 m. 25 5 8,0 m. 1,0 m. 25 5 0,5 m. 25 5

655,2 757,6 681,6 892,8 580,0 709,6 592,8 751,2 472,8 576,0 478,4 604,8

V* [kN] Minoração de carga vertical admissível conforme carga horizontal

1,6

3,2

592,0 750,4 604,8 797,6 495,2 612,0 507,2 650,4 382,4 476,0 386,4 501,6

510,4 659,2 524,0 699,2 406,4 511,2 417,6 546,4 268,0 372,8 272,8 396,0

h = altura livre de postes d = distância entre cabeça dupla O hífen indica que o valor não é permitido no sistema. 1) Se a carga horizontal H = 0 é o caso de carga vertical pura (V)

4,0

4,8

200,8 311,2 207,2 339,8

420,0 556,8 433,6 596,0 299,2 407,2 310,4 440,0 232,0 257,6

5, 6

6, 4

142,4 180,0

317,6 447,2 330,4 484 161,6 285,6 180,0 319,2 -

s1 = s2 = regulagem barras roscadas

7, 2

8,0

8,8

205,6 239,2 -

188,0 329,6 207,0 364,0 149,6 -

263,2 301,6 -


...muito mais do que um andaime

Estabilizador de fachada O estabilizador de fachada realiza-se com elementos verticais, diagonais e horizontais que formam uma série de treliças reforçadas entre si destinadas a estabilizar uma fachada empurrada pelo vento.

Argola para viga 4011.000

Porca para barra roscada 7904.012

Viga de alumínio 4026.300

Corte

Barra roscada 7904.027 Empalme para Viga de alumínio 4026.000

Outras configurações O sistema emprega-se como estrutura auxiliar em combinação com outros sistemas Layher, o que aumenta as possibilidades de uso ao máximo e otimiza o investimento no sistema. Escadas Como estrutura para escada, o sistema adapta-se a qualquer forma permitindo a montagem de escadas para obra, escadas de emergência e escadas para uso público com cargas de até 7,5 kN/m2.

Estruturas para espetáculos A grande capacidade portante é uma garantia quando usado como estrutura para suportar palcos, arquibancadas e apoios de coberturas.

9


 Valores estáticos do nó Força cortante

Momento da conexão

Vz

Vz

My

K 2000+ MyR,d = ± 101,0 kNcm Variant II MyR,d = ± 68,0 kNcm Aluminio MyR,d = ± 60,0 kNcm (Nst < 45 kN)

Cortante simples K 2000+ VzR,d = ± 26,4 kN Variant II VzR,d = ± 17,4 kN Aluminio VzR,d = ± 18,1 kN

Cortante por roseta Σ VzR,d = ± 105,6 kN Σ VzR,d = ± 69,5 kN Σ VzR,d = ± 46,4 kN

Carga axial em diagonal

Carga axial

NV

N

NV Carga axial em diagonal para módulos de 2,0 m de altura e comprimento conforme a tabela abaixo, para K 2000+:

K 2000+ NR,d = ± 31,0 kN Variant II NR,d = ± 22,7 kN Aluminio NR,d = ± 18,5 kN K 2000+

Módulo [m] N vR,d [kN]

Compressão 0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07 -16,6 -16,8 -15,5 -14,7 -12,4 -10,2 -8,4

Tração todos os módulos +17,9

Força cortante horizontal

VY

VY

Carga axial em diagonal para módulos de 2,0 m de altura e comprimento conforme a tabela abaixo, para diagonais K 2000+ e postes Variant II:

Módulo [m] N vR,d [kN]

K 2000+ VyR,d = ± 10,0 kN Variant II VyR,d = ± 6,7 kN Aluminio VyR,d = ± 6,0 kN

Compressão 0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07 -12,5 -13,2 -13,7 -13,4 -12,4 -10,2 -8,4

O nó K 2000+ pode combinar-se com elementos do Variant II, aplicando para o cálculo os valores do último. Variant II NvR,d = ± 8,4 kN Aluminio NvR,d = ± 9,0 kN

R,d = valor de cálculo da resistência (Nos valores apresentados não está aplicado o coeficiente de segurança).

10

Tração todos os módulos +13,5


 Valores de carga admissível Diagonais

Horizontais (K 2000+, Variant II e Alumínio) Comprimento do módulo

L

L/2

0,73

1,09

1,57

2,07

2,57

3,07

Comprimento do módulo

2,07

2,57

3,07

22,97 18,60 15,55

10,54 6,92 5,88

5,22 2,91 2,50

3,09 1,55 1,35

2,00 0,95 0,84

1,29 0,63 0,57

Tração kN

K2000+ 11,93 Variante II 5,60

11,93 5,60

11,93 5,60

11,93 5,60

11,93 5,60

11,93 5,60

Concentrada (P) kN

K2000+ Variante II Alumínio

7,33 7,90 5,83

5,10 4,73 4,02

3,67 2,93 2,53

2,88 2,08 1,81

2,37 1,59 1,40

2,02 1,28 1,14

Compressão K2000+ 11,10 kN Variante II 5,60

11,20 5,60

9,80 5,60

8,30 5,60

6,80 5,60

5,60 5,60

U 0,73

U-R 1,09

U-R 1,40

O-R 1,09

O-R 1,28

2,07 2,57 3,07 1,57 Grupo Carga [kN/m2] 0,61m 0,32m 0,61m 0,32m 0,61m 0,32m 0,61m 0,32m 0,75 1,50 2,00 3,00 4,50 6,00

Comprimento do módulo

L/2

1,57

K2000+ Variante II Alumínio

Horizontais para plataformas (Perfil U / Perfil Tubular)

L/2

1,09

Uniforme (q) kN/m

L/2

L

0,73

Plataformas Robust

Uniforme (q) kN/m

K2000+/Variante II Alumínio

19,01 12,60

17,34 9,80

10,42 -

21,82 -

15,56 -

Concentrada (P) kN

K2000+/Variante II Alumínio

6,10 4,10

8,76 5,10

6,84 -

11,00 -

9,34 -

U = Perfil en U simple

U-R = Perfil en U reforzado

O-R = Perfil tubular reforzado

1 2 3 4 5 6

= Homologado

= Não homologado

( - ) = Não existe referência

1) Ref. 3835.xxx, Ref. 3837.xxx (com alçapão) e Ref. 3838.xxx (com alçapão e escada) para largura de 0,61 m. Para largura de 0,32 m Ref. 3836.xxx. 2) A medida de 1,57 m com largura de 0,61 m tem a referência 3835.157 (sem alçapão) e a Ref. 3837.157 (com alçapão).

Vigas treliçadas em U (K 2000+)

Plataformas T4 (largura 0,32 m)

Comprimento do módulo Uniforme (q) kN/m

L

L/2

4,14

5,14

6,14

7,71

-

10,96

7,86

5,32

3,50

1,14

-

19,00

16,32

15,46

10,85

4,35

-

1)

Concentrada (P) kN L/2

3,07

2)

1) Perfil em U da viga treliçada completamente coberto com plataformas e com trava de segurança colocado. 2) Rigidização do banzo superior com diagonais e horizontais em planta.

Concentrada (P) kN L/2

L/2

1,57 Alu

Ac

2,07 Alu

Ac

2,57 Alu

Ac

Grupo

3,07 Alu

1 2 3 4 5 6

0,75 1,50 2,00 3,00 4,50 6,00 = Não homologado

( - ) = Não existe referência

Bases ajustáveis 1,57

2,07

2,57

3,07

Tipo de base

K2000+/Variante II Alumínio

15,16 6,88

8,65 3,72

5,12 -

3,59 -

Ref. nº Altura min.

[cm]

K2000+/Variante II Alumínio

7,97 6,15

6,92 2,28

5,25 -

5,24 -

Regulagem “h” Carga máx. permitida

[cm] [kN]

Comprimento do módulo Uniforme (q) kN/m

Ac

= Homologado

Vigas ponte (k 2000+ / Variant II e Alumínio)

L

Carga [kN/m2]

Padrão 60 cm

Padrão 80 cm

Giratoria 60 cm

4001.060 4

4002.080 4

4003.000 12

20 30 40 20 30 40 25 30 40 38 28 21 45 33 24 45 38 28

Os valores mostrados nesta página correspondem à carga admissível minorada pelo coeficiente de segurança.

11


 Postes

Quando usado como andaime suspenso ou quando movimentado com um guindaste, só podem ser usados  Postes sem espiga de aço, Ref. 2604, em conjunto com a  Espiga, ou  Vertical de alumínio com espiga desmontável, Ref. 3208. Para a união das diferentes peças das barras entre elas, podem ser usados os  Clips de 12 x 65 mm, com  Passadores de 2,8 mm, bem como  Parafusos M 12 com porca.

Sem espiga

100

 Postes: São tubos de aço galvanizado, de 48,3 x 3,2 mm, y tubos de alumínio, de 48,3 x 4,0 mm, com rosetas a cada 50 cm com 8 perfurações, das quais as 4 menores são usadas para formar ângulos retos, e as outras 4 permitem qualquer variedade de ângulos.

200

 Elementos de suporte vertical de aço e alumínio

2x

2x Com espiga para ser conectado pelo cliente

 Roseta móvel que pode ser fixada em qualquer ponto do poste – momento máximo suportável 50 Nm – e nele podem encaixar-se até 6 horizontais ou diagonais. Com isso se aumentarão as possibilidades do sistema Allround, incluso na possível conexão com o andaime Blitz. O  Reforço para poste de 0,5 m. pode se usar para reforçar a união padrão de postes (por exemplo para mexer o andaime com grua) Carga máx: 18,8 kN.  Colarinho sempre deve usar-se o colarinho sobre a base ajustável, e sobre esta o poste.  Colarinho alto só é requerido quando se usam postes de alumínio. Aumenta, também, a segurança contra possíveis desconexões involuntárias nas torres móveis Allround.

12

 Espiga

 Marco STAR com tubo

400

 Clip de 12 x 65 mm.  Passador de 2,8 mm.

Com o novo  Marco STAR a Layher tem conseguido

as vantagens do sistema Blitz (peso leve, melhor custo, maior rendimento) aplicáveis ao sistema Allround e mantendo completamente a flexibilidade do sistema. O resultado é um andaime focado ao trabalho em fachadas e outras superfícies tão rápido para montagem e desmontagem como o sistema Blitz mas usando peças do sistema Allround e outras peças adicionais.

 Parafuso M 12 x 60 com porca

500

Dimensões

Com espiga

 Marco STAR com “U”

 Roseta móvel com 6 perfurações

 Reforço para poste de 0,5 m.

 Colarinho alto

 Colarinho


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Poste, de aço com espiga.

 Poste, de aço sem espiga. Exemplo de uso: para receber forcados ou em andaimes suspensos com espigas para postes, Ref. 2605.000

 Poste, de alumínio com espiga.

 Poste, de alumínio com espiga desmontável. Para andaimes suspensos.

 Espiga Para ref. 2604.xxx

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 4,0

2,9 5,5 7,8 10,2 12,2 14,6 19,1

250 28 28 28 28 28 28

5603.050 2603.100 2603.150 2603.200 2603.250 2603.300 2603.400

0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 4,0

2,5 4,5 6,8 9,0 11,7 13,7 18,4

300 28 28 28 28 28 28

2604.050 2604.100 2604.150 2604.200 2604.250 2604.300 2604.400

  

1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 4,0

2,2 3,2 4,1 5,0 5,9 7,7

28 28 28 28 28 28

3200.100 3200.150 3200.200 3200.250 3200.300 3200.400

     

1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 4,0

2,8 3,8 4,7 5,6 6,7 8,5

28 28 28 28 28 28

3208.100 3208.150 3208.200 3208.250 3208.300 3208.400

     

0,52

1,6



2605.000

 Clip de 12 x 65 mm. Usar com passador de 2,8 mm.

0,07

50 #

4905.065

 Passador de 2,8 mm.

0,01

100 #

4905.000

 Parafuso M 12 x 60 com porca

0,08

50 #

4905.060

 Roseta móvel com 6 perfurações





0,12 0,12

1,0 1,0

25

2602.019 2602.022

 Colarinho Aço.

0,24

1,6

500

2602.000

 Colarinho alto Aço.

0,43

2,7

2660.000



 Reforço de poste de 0,5 m.

0,58

4,0

2603.000



 Marco STAR Com “U” Com tubo

2,00 x 0,73 2,00 x 0,73

18,2 16,5

2602.001 2602.002

 

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda

19 WAF 22 WAF



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Sin simbolo Material sem estoque permanente

13


 Bases Para o apóio do andaime pode-se escolher entre diferentes tipos de bases ajustáveis em altura. As  Bases ajustáveis possuem rosca, marcas de cores e limitador para evitar uma regulagem excessiva ou a retirada da borboleta. Deve-se levar em conta a distribuição das cargas. Para superfícies inclinadas se podem usar as  Bases para superficies inclinadas de 0,60. As roscas de todas as bases da Layher têm diâmetro exterior de 38 mm e inclinação de 8,1 mm. A dimensão externa da rosca da base é de 205 mm. As dimensões das placas de base são 150 x 150 x 5 mm.

 Base 60

 Base 60 para superficies inclinadas

 Base 60 solida sem trava

32 cm.

41 cm.

 Base 80 reforçada

41 cm.

 Base fixa

쑺 Base de alta resistência

55 cm.

Base fixa (normal) Base fixa reforçada Forcado reforçado

=ˆ 4,5 mm. de espessura =ˆ 6,3 mm. de espessura =ˆ maciço

쑺 Forcado de alta resistência

Cargas maximas para bases reguláveis Regulação da base: h [cm] Ref.

h mín. [cm]

8

20

25

30

35

40

4001.060

4

50

24,5

21

-

-

4

56

38 Ref. 33 45 39

28

4001.080

33

29,5

24

20,5

17

4003.000

12

-

38

33

28

-

-

-

45

45

50

41 cm.

 Forcado fixo 60, maciço de 14 cm

 Peça de união para base e poste com cunha

A  Peça de união base-poste serve para fixar a base e o colarinho de início contra extração involuntária quando movimentados com guindaste. O  Forcado recebe vigas de madeira ou vigas de aço e serve para ajustar alturas e distribuir as cargas. Os forcados se reconhecem pela abertura hexagonal na placa do forcado ou da placa base.

41 cm.

O  Forcado maciço para HT-20 60 recebe vigas de madeira, de aço em escoramentos e em andaimes de suporte. Estabiliza o suporte contra tombamento, e é possível usar uma ou duas vigas.

 Colarinho quádruplo de alta resistência. Recebe ascargas dos postes e as transmite ás bases.

14

 Forcado fixo 60, maciço de 16 cm

max. 5%

41 cm.

 Forcado articulado 60, maciço

 Forcado de alta resistência. Recebeas cargas permitindo por vigas para recolher estas cargas.  Adaptador forcado de alta resistência. Permitea transmisão de cargas desde o forcado ate os postes.

쑺 Colarinho quádruplo de alta resistência

41 cm.

 Forcado fixo 60, maciço de 18 cm

O  Forcado articulado pode ser usado para a instalação de suportes com uma inclinação máxima de 5%. Ao oscilar na direção longitudinal e transversal elimina-se a perda de tempo com encunhamento. Devido ao forcado articulado e à distribuição das forças verticais nas barras roscadas é possível distribuir cargas maiores.

쑺 Adaptador forcado de alta resistência

41 cm.

 Forcado para HT-20 60, maciço

max. 5%


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Base 60 (ajuste max. 41 cm.)

 Base 80 reforçada (ajuste max. 55 cm.)  Base fixa

 Base 60solida sem trava (ajuste max. 41 cm.)

 Base para superficie inclinada 60, reforçada (ajuste max. 32 cm.), considerar estática.

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

0,6

3,6

400

4001.060

0,8

4,9

200

4002.080

0,2

1,0

4001.000

0,6

6,7

5602.060

0,6

6,1

 Base de alta resistência, em aço.

250





4003.000

24,1

0710.182

0,6

2,0

2602.100



0,6

7,4

100

5313.060



0,6

7,5

100

5314.060



 Forcado fixo 60 maciço de 18 cm (ajuste max. 41 cm.), largura útil do forcado 18 cm

0,6

7,5

100

5316.060



 Forcado articulado 60, maciço (ajuste max. 41 cm.), ancho útil de la horquilla 16 cm.

0,6

8,2

100

5312.000



0,6

7,9

5315.060



쑺30,9

0710.183

쑺

쑺7,1

0709.679

쑺

쑺11,5

0709.691



 Peça de união base-poste

 Forcado fixo 60 maciço de 14 cm (ajuste max. 41 cm.), largura útil do forcado 14 cm  Forcado fixo 60 maciço de 16 cm (ajuste max. 41 cm.), largura útil do forcado 16 cm

 Forcado para HT-20 60, maciço (ajuste max. 41 cm.), Dimensões de abertura 18,5 / 17 cm. 쑺 Forcado de alta resistência, em aço. Reforçado com chapa de aço. 쑺 Adaptador forcado de alta resistência em aço.

쑺 Colarinho quádruplo de alta resistência em aço.

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Sin simbolo Material sem estoque permanente

15


 Horizontais Dependendo do comprimento do módulo do andaime, do tipo de plataforma e carga, existem  Horizontais de aço ou alumínio, em tubo redondo, em “U” e reforçadas para cargas superiores. As horizontais são suportes de plataformas, elementos que dão rigidez à estrutura e guarda-corpos.

Dimensões

 Horizontal

A união de trava com cunha, garante o bom funcionamento da estrutura, centralizando as cargas entre postes e horizontais.

 Horizontal métrica

Capacidade de carga de horizontais de aço*

 Horizontal reforçada

Comprimento (Dimensões) 0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07 [m] Carga uniformemente 22,97 10,54 6,80 5,22 3,09 2,00 1,29 distribuída (q) [kN/m]

 Horizontal em “U”

Carga (P) no centro [kN]

 Horizontal em “U” reforçada

7,33 5,10 4,40 3,67 2,88 2,37 2,02

Capacidade de carga da horizontal (U), horizontal reforçada (V), horizontal (O) de aço* Tipo de horizontal U Comprimento [m] 0,73

U-V 1,09

U-V 1,40

O-V 1,09

O-V 1,29

Carga uniformemente distribuída (q) [kN/m]

19,01 17,34 10,42 21,82 15,56

Carga (P) no centro [kN]

6,10

8,76

6,84

11,00

 Viga ponte em “U”

9,34

 Viga ponte redonda em aço

Mesmo durante a montagem existe segurança, já que a trava com cunha simplesmente colocada sem martelar, evita a desconexão involuntária.

 Horizontal ajustável

Podem ser evitadas horizontais longitudinais no nível das plataformas, quando se colocam travas de segurança. Configuração de plataformas conforme horizontal 0,45 m.

1 x 0,32 m.

0,73 m.

2 x 0,32 m. ó 1 x 0,61 m.

1,09 m.

3 x 0,32 m. ó 1 x 0,61 m. + 1 x 0,32 m.

1,40 m.

4 x 0,32 m. ó 2 x 0,61 m.

1,57 m.

4 x 0,32 m. y 1 x 0,19 m.

2,07 m.

6 x 0,32 m.

2,57 m.

7 x 0,32 m. y 1 x 0,19 m. ó 4 x 0,61 m.

3,07 m.

9 x 0,32 m.

Capacidade de carga de Viga ponte em U de aço* Modulação [m]

1,57 2,07 2,57 3,07

Carga uniformemente distribuída (q) [kN/m]

15,16 8,65 5,12 3,59

Carga (P) no centro [kN]

7,97 6,92 5,25 5,24

* Carga útil

16


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Horizontal de aço A horizontal de 0,39 m sobre a mão francesa de 0,39 m serve como proteção contra quedas. A horizontal de 1,04 m corresponde à metade do módulo de 2,07 m. A horizontal de 1,29 m corresponde à metade do módulo de 2,57 m.

 Horizontal de alumínio

 Horizontal métrica de aço

 Horizontal reforçada de aço  Horizontal em “U” de aço  Horizontal em “U” de alumínio  HHorizontal em “U” reforçada de aço  Horizontal em “U” reforçada de alumínio  Viga ponte em “U” de aço

 Viga ponte redonda de aço

 Viga ponte em “U” de alumínio  Viga ponte métrica em “U” de aço  Horizontal ajustável

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda

Peso aprox. [kg]

Referência 

0,39 0,73 1,04 1,09 1,29 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07 4,14

2,1 3,4 4,4 4,6 5,3 5,8 6,3 8,2 10,0 12,0 15,1

450 50 50 50 50 50 50 50 50 50

2607.039 2607.073 2607.103 2607.109 2607.129 2607.140 2607.157 2607.207 2607.257 2607.307 2607.414

0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07

2,8 3,5 3,7 4,0 4,5 5,5 6,3

50 50 50 50 50 50 50

3201.073 3201.109 3201.140 3201.157 3201.207 3201.257 3201.307

0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0

2,5 4,3 6,1 7,9 9,7 11,7

50 50 50 50 50 50

2607.050 2607.100 2607.150 2607.200 2607.250 2607.300

1,09 1,29

5,9 7,1

50 50

2611.109 2611.129

0,45 0,73

2,1 3,1

50 450

2613.045 2613.073

0,73

1,5

50

3203.073



1,09 1,40

5,0 7,6

50 50

2613.109 2613.140



1,09 1,40

3,7 4,5

50 50

3203.109 3203.140

 

1,57 2,07 2,57 3,07

9,4 12,4 15,2 18,1

50 50 50 50

2624.157 2624.207 2624.257 2624.307

1,57 2,07 2,57 3,07

9,7 12,6 15,8 19,2

50 50 50 50

2625.157 2625.207 2625.257 2625.307

   

1,57 2,07

4,3 5,5

20 20

3207.157 3207.207

 

2,00 2,50 3,00

12,2 15,0 17,9

50 50 50

2624.200 2624.250 2624.300

  

2606.000 2606.001

 

1,57 - 2,57 1,09 - 1,57 

Pack [pçs]

Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas

8,5 5,7 

Estoque diminuido

  

                

Sin simbolo Material sem estoque permanente

17


 Horizontais

A  Trava de segurança de plataformas é usada em horizontais em “U”, em vigas ponte (treliça) em “U” e em mão francesas. Servem para evitar o levantamento acidental das plataformas. As aberturas, os acessos e as mudanças de nível são fáceis de construir devido às  Horizontais.

 Trava de segurança

 Horizontal em “U” plataforma/plataforma

A  Horizontal de tubo a tubo Ref 2615, serve para deixar aberturas e acessos usando como suporte os tubos adjacentes. Também é usado como apóio para pranchões.

 Horizontal métrica en “U”

 Horizontal tubo a tubo

 Horizontal “U” angular 18


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Trava de segurança

 Trava de segurança métrica

 Horizontal em “U” plataforma/plataforma Para encaixar em plataformas de aço (com encaixe de segurança, até grupo de andaimes 3) de até 3,07 m de comprimento.

 Horizontal tubo a tubo de aço

 Horizontal “U” angular, 0,73 m. / 15º - 44º

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda

19 WAF



Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

0,39 0,45 0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07

0,6 0,7 1,3 1,8 2,5 3,0 7,5 8,9 11,9

500 50 50 50 50 50 50

2634.039  2634.045  2634.073 2634.109 2634.140  2634.157  2657.207  2657.257  2657.307 

2,00 2,50 3,00

7,2 8,6 11,6

50 50 50

2657.200 2657.250 2657.300

  

0,65 0,97

4,9 7,7

50 50

2614.073 2614.109

 

0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07

3,8 5,1 7,4 8,2 10,3 12,5 15,0

50 50 50 50 50 50 50

2615.073 2615.109 2615.140 2615.157 2615.207 2615.257 2615.307

      

0,73

3,6

2611.073



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

50

Sin simbolo Material sem estoque permanente

19


 Rodapés O ultimo elemento de proteção no andaime depois dos guardacorpos são os  Rodapés, mesmo na frente e nos laterais.

 Rodapé Allround

A Layher oferece três soluções distintas para “O” e para “U”: O  Rodapé, de madeira e o padrão. O  Rodapé de alumínio e alternativa leve e pode se usar também naqueles casos de especial proteção contra o fogo.

 Rodapé Allround para tubo

O  Rodapé de aço é a alternativa ao rodapé padrão na industria, por exemplo nas refinarias e plantas quimicas.  Rodapé Allround de alumínio

 Rodapé Allround de alumínio para tubo

 Rodapé Allround de aço

 Rodapé Allround de aço para tubo

A proteção tripla lateral inclui o  Rodapé, a  Horizontal como guardacorpo intermediario e a  Horizontal como guardacorpo superior. 20


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Rodapé Allround Para plataformas com encaixe em “U” conforme DIN 4420 de madeira, frontal e lateral.

 Rodapé Allround para tubo Para plataformas com encaixe para tubo redondo conforme DIN 4420 de madeira, frontal e lateral.

 Rodapé Allround de alumínio Frontal e lateral. Leve e duradouro.

 Rodapé Allround de alumínio para tubo Para plataformas para tubo, mesmo frontal como lateral.Leve e duradouro.

 Rodapié Allround de aço Frontal e lateral. Muito resistente e duradouro.

 Rodapié Allround de aço para tubo Para plataformas para tubo. Muito resistente e duradouro.

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15 4,14 x 0,15

1,5 2,5 3,4 3,5 4,3 5,7 6,3 7,5

140 140 140 140 140 140 140 140

2640.073 2640.109 2640.140  2640.157 2640.207 2640.257 2640.307 2640.414 

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15

1,5 2,5 3,4 3,5 4,3 5,7 6,3

140 140 140 140 140 140 140

2642.073 2642.109 2642.140 2642.157 2642.207 2642.257 2642.307

      

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15

1,5 2,2 2,9 3,1 3,7 4,7 5,7

50 50 50 50 50 50 50

2651.073 2651.109 2651.140 2651.157 2651.207 2651.257 2651.307

      

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15

1,5 2,2 2,9 3,1 3,7 4,7 5,7

50 50 50 50 50 50 50

2641.073 2641.109 2641.140 2641.157 2641.207 2641.257 2641.307

      

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15

1,8 2,5 3,1 3,4 4,4 5,4 6,3

2649.073 2649.109 2649.140 2649.157 2649.207 2649.257 2649.307

      

0,73 x 0,15 1,09 x 0,15 1,40 x 0,15 1,57 x 0,15 2,07 x 0,15 2,57 x 0,15 3,07 x 0,15

1,7 2,4 3,0 3,3 4,3 5,3 5,2

2648.073 2648.109 2648.140 2648.157 2648.207 2648.257 2648.307

      

Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Sin simbolo Material sem estoque permanente

21


 Diagonais

As  Diagonais com trava de cunha reforçam o sistema base formado por postes e horizontais, e possibilitam, devido a seus grandes valores de conexão, construções especiais.

 Diagonal  Diagonal de alumínio  Diagonal métrica

Altura

 Diagonal  Diagonal de alumínio  Diagonal métrica

Módulo

Comprimento

 Diagonal em planta

A  Diagonal em planta com ganchos, serve como gabarito de estruturas cúbicas complexas.

Módulo 2

 Diagonal em planta

Módulo 1

 Horizontal, Horizontal/diagonal

Co

mp rim

Módulo 1

22

Módulo 2

en

to

 Horizontal, Horizontal/diagonal A  Horizontal, Horizontal/diagonal com cabeças Allround, para o reforço de níveis horizontais em andaimes volumétricos.


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

 Diagonal de aço Para 0,73 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,09 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,40 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,57 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 2,07 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 2,57 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 3,07 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 4,14 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura.

2,12 2,25 2,40 2,49 2,81 3,18 3,58 4,51

7,3 7,7 8,1 8,4 9,2 10,3 11,4 14,0

60 60 60 60 60 60 60 60

2620.073 2620.109 2620.140 2620.157 2620.207 2620.257 2620.307 2620.414

Para 1,57 m. de comprimento de módulo. 0,5 m. de altura. Para 1,57 m. de comprimento de módulo. 1,0 m. de altura. Para 1,57 m. de comprimento de módulo. 1,5 m. de altura.

1,65 1,86 2,17

5,7 6,3 7,3

60 60 60

5606.050  5606.100  5606.150 

Para 2,07 m. de comprimento de módulo. 0,5 m. de altura. Para 2,07 m. de comprimento de módulo. 1,0 m. de altura. Para 2,07 m. de comprimento de módulo. 1,5 m. de altura.

2,13 2,30 2,55

7,2 7,4 8,2

60 60 60

5609.050 5609.100 5609.150

  

Para 2,57 m. de comprimento de módulo. 0,5 m. de altura. Para 2,57 m. de comprimento de módulo. 1,0 m. de altura. Para 2,57 m. de comprimento de módulo. 1,5 m. de altura.

2,62 2,76 2,97

8,4 8,8 9,5

60 60 60

5607.050 5607.100 5607.150

  

Para 3,07 m. de comprimento de módulo. 0,5 m. de altura. Para 3,07 m. de comprimento de módulo. 1,0 m. de altura. Para 3,07 m. de comprimento de módulo. 1,5 m. de altura.

3,11 3,23 3,42

9,6 9,9 10,4

60 60 60

5610.050 5610.100 5610.150

  

 Diagonal de alumínio Para 0,73 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,09 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,40 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 1,57 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 2,07 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 2,57 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 3,07 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura.

2,12 2,25 2,40 2,49 2,81 3,18 3,58

3,9 4,1 4,2 4,3 4,7 4,9 5,3

60 60 60 60 60 60 60

3204.073 3204.109 3204.140 3204.157 3204.207 3204.257 3204.307

      

 Diagonal métrica de aço Para 2,00 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 2,50 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura. Para 3,00 m. de comprimento de módulo. 2,0 m. de altura.

2,76 3,12 3,52

8,8 10,0 11,2

60 60 60

2620.200 2620.250 2620.300

  

Para 2,00 m. de comprimento de módulo. 0,5 m. de altura. Para 2,00 m. de comprimento de módulo. 1,0 m. de altura. Para 2,00 m. de comprimento de módulo. 1,5 m. de altura.

1,96 2,14 2,42

7,1 7,6 8,3

60 60 60

5611.050 5611.100 5611.150

  

 Diagonal em planta de aço Para módulos de 2,07 x 1,09 m. Para módulos de 2,57 x 0,73 m.

2,21 2,57

6,2 6,9

2622.207 2623.257

 

 Horizontal/diagonal Para módulos de 1,57 x 1,57 m. Para módulos de 2,07 x 2,07 m. Para módulos de 2,57 x 2,57 m. Para módulos de 3,07 x 3,07 m. Para módulos de 1,57 x 2,57 m.

2,22 2,93 3,64 4,34 3,01

8,7 11,5 14,0 15,8 11,5

2608.157 2608.207 2608.257 2608.307 0706.719

    

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido





Sin simbolo Material sem estoque permanente

23


 Plataformas Nossas plataformas atendem as exigências das normas DIN 4420 e EM 12811.  Plataforma T4 en acero de 0,32 m. de largura Na Layher você escolhe, dependendo da aplicação e do grupo de andaime, bem com de suas próprias exigências e prioridades. Pode escolher entre plataformas de aço galvanizado, de alumínio ou de chapa fenólica com estrutura de alumínio. Lembrese que as plataformas são parte da rigidização horizontal do andaime e que é preciso comprovar a capacidade de carga do sistema completo. As garras das plataformas Layher deslizam facilmente nos perfis em U das horizontais, garantindo assim tempo de montagem inigualável.

Garra para perfis em “U”

 Plataforma en acero de 0,19 m. de largura

 Plataforma T4 R 320 en acero de 0,32 m. de largura Garra para tubo

Todas as plataformas podem ser usadas como bandejas de proteção, exceto as plataformas de madeira de 1,57 m e 2,07 m (Ref 3818). A otimizada  Plataforma T4 oferece, além da redução de peso, possibilidades adicionais de utilização em conjunto com tubos de aço de 33,7 m. (Ver desenho abaixo).

 Plataforma R 190 en acero de 0,19 m. de largura

 Plataforma de madera solida de 0,32 m. de largura

 Plataforma Robust de 0,61 m. de largura

 Plataforma Robust R 610 de 0,61 m. de largura

A  Plataforma de alumínio de 0,61 m de largura, é uma plataforma extremamente leve e duradoura de alumínio, com superfície reforçada e rebitada. A  Plataforma FIPRO, novidade inovadora, fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro, que permite aliviar notavelmente o peso frente às outras.

 Plataforma Robust de 0,32 m. de largura

 Plataforma de aluminio de 0,61 m. de largura

 Plataforma FIPRO 24


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Plataforma T4 de aço de 0,32 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Perfurada, antiderrapante.

 Plataforma de aço de 0,19 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Usada como plataforma de ajuste. Perfurada, antiderrapante.  Plataforma T4 R 320 de aço de 0,32 m de largura Para encaixar em tubo redondo. Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Perfurada, antiderrapante, com trava de segurança integrada

 Plataforma R 190 de aço de 0,19 m de largura Para encaixar em tubo redondo. Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Perfurada, antiderrapante, com trava de segurança integrada  Plataforma de madeira de 0,32 m de largura Até grupo de andaime 5, dependendo do comprimento. Colada. Sob encomenda até grupo de andaime 4. 3,07 m. com verniz vermelho.

 Plataforma Robust de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3. Estrutura de alumínio, painel de chapa fenôlica, BFU 100 G, leve, antiderrapante e facilmente empilhável.  Plataforma Robust R 610 de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3. Estrutura de alumínio, painel de chapa fenôlica, BFU 100 G, leve, antiderrapante e facilmente empilhável.  Plataforma Robust de 0,32 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Estrutura de alumínio, painel de chapa fenôlica, BFU 100 G, leve, antiderrapante e facilmente empilhável.  Plataforma de alumínio de 0,61 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Facilmente empilhável. Não perfurada.



Fabricação padrão sob encomenda



Pack [pçs]

Referência

6 6 6 6 6 5 4 3

0,73 x 0,32 1,09 x 0,32 1,40 x 0,32 1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32 4,14 x 0,32

6,0 8,4 10,6 11,6 15,0 18,2 21,5 29,8

60 60 60 60 60 60 60 60

3812.073 3812.109 3802.140  3812.157 3812.207 3812.257 3812.307 3812.414 

6 6 6 6 5 4

0,73 x 0,19 1,09 x 0,19 1,57 x 0,19 2,07 x 0,19 2,57 x 0,19 3,07 x 0,19

5,1 6,4 8,5 10,2 13,2 15,3

50 50 50 50 50 50

3801.073 3801.109 3801.157 3801.207 3801.257 3801.307

6 6 6 6 6 5 4

0,73 x 0,32 1,09 x 0,32 1,40 x 0,32 1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32

7,0 9,4 10,8 12,0 16,0 19,2 22,5

30 30 30 30 30 30 30

3861.073 3861.109 3861.140 3861.157 3861.207 3861.257 3861.307

6 6 6 6 5 4

0,73 x 0,19 1,09 x 0,19 1,57 x 0,19 2,07 x 0,19 2,57 x 0,19 3,07 x 0,19

5,0 7,0 10,0 12,7 15,5 18,2

50 50 50 50 50 50

3848.073 3848.109 3848.157 3848.207 3848.257 3848.307

5 3 3 3

1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32

11,0 14,5 18,5 22,0

60 60 60 60

3818.157 3818.207 3818.257 3818.307

   

3 3 3 3 3 3

0,73 x 0,61 1,09 x 0,61 1,57 x 0,61 2,07 x 0,61 2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

7,2 9,7 13,1 16,4 20,4 25,0

40 40 40 40 40 40

3835.073  3835.109  3835.157 3835.207  3835.257 3835.307 

3 3 3 3 3 3

0,73 x 0,61 1,09 x 0,61 1,57 x 0,61 2,07 x 0,61 2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

7,7 10,2 13,6 16,9 20,9 25,5

40 40 40 40 40 40

3853.073 3853.109 3853.157 3853.207 3853.257 3853.307

     

6 5 4 3

1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32

9,9 11,5 14,7 16,0

60 60 60 60

3836.157 3836.207 3836.257 3836.307

   

6 5 5 4

1,57 x 0,61 2,07 x 0,61 2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

12,1 15,3 18,5 21,6

40 40 40 40

2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

17,4 19,6

3865.257 3865.307

 

 Plataforma FIPRO. Até grupo de andaime 3. (2kN/m2); Superfície antiderrapante, resistente aos raios UV, intempérie e envelhecimento.

WAF Tamanho da chave

Peso aprox. [kg]

Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

 

      

     

3850.157  3850.207  3850.257  3850.307 

Sin simbolo Material sem estoque permanente

25


 Plataformas

A  Plataforma estriada de alumínio de 0,32 m de largura, é uma plataforma extremamente leve e duradoura, com uma superfície rebitada e reforçada. A  Garra para plataforma de alumínio usa-se para unir duas plataformas de 4,14 m adjacentes. Coloque duas garras uniformemente ao longo das plataformas. Isto permite que várias plataformas se comportem como uma única plataforma.

 Plataforma de alumínio de 0,32 m de largura

 Plataforma de alumínio perfurada de 0,32 m de largura

 Plataforma de alumínio ajustável

A  Plataforma de alumínio ajustável permite cobrir de manera uniforme buracos desde 1,57 m. até 2,57 m.

 Plataforma Robust com alçapão de 0,61 m de largura com escada integrada

Podem ser construídos acessos internos usando as  Plataformas com alçapão. Estas plataformas atendem às exigências da DIN 4420 e EN 12811. Podem ser obtidas com escada integrada ou separada para um acesso interior.  Plataforma Robust com encaixe em tubo redondo com alçapão de 0,61 m de largura com escada integrada

Encaixe em tubo redondo.

 Plataforma de alumínio com alçapão de 0,61 m de largura com escada integrada Encaixe em perfil “U”.

26


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Plataforma de aço de 0,32 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Altura da plataforma de 51 mm.  Plataforma perfurada de alumínio de 0,32 m de largura Até grupo de andaime 6, dependendo do comprimento. Leve, perfurada e antiderrapante.

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

6 6 5 4 3

1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32 4,14 x 0,32

7,4 9,2 11,0 13,3 18,0

6 5 4 3

1,57 x 0,32 2,07 x 0,32 2,57 x 0,32 3,07 x 0,32

6,5 8,0 10,0 11,5

 Garra para plataforma de alumínio

0,1

Referência

3856.157 3856.207 3856.257 3856.307 3856.414 60 60 60 60

3803.157 3803.207 3803.257 3803.307

    

   

5 # 3856.000 

 Plataforma Robust com alçapão e escada integrada de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3.

3 3

2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

25,2 29,0

40 40

3838.257 3838.307

 Plataforma Robust com encaixe em tubo com alçapão e escada integrada de 0,61 m de largura Grupo de andamio 3.

3 3

2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

25,7 29,5

40 40

3855.257 3855.307

 Plataforma de alumínio com alçapão e escada integrada de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3.

3 3

2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

26,6 30,5

40 40

3852.257  3852.307 

1,57 - 2,57 x 0,32

22,0

 Plataforma de alumínio ajustável Grupo de andaime 3 (2kN/m2); Longitud continuamente ajustável desde 1,57 m.até 2,57 m.

A  Plataforma sem garra é um acessório seguro e de grande capacidade de carga para todos os sistemas de andaime. É mais usada que as plataformas de madeira em regiões de grandes exigências, para a proteção contra o fogo. A superfície furada garante a segurança.  Longa vida útil e reutilizável.  Baixo peso, se comparada com pranchões de madeira.  Antiderrapante e inflamável.  Fácil instalação usando fixadores plásticos.

3803.000

 



 Fixador para plataforma  Plataforma sem garra Dois  Fixadores para cada plataforma garantem uma fixação sem perigo de levantamento involuntário.

O comprimento de sobreposição mínimo será de 10 cm em cada lado.

 Plataforma sem garra De aço. 45 mm de altura. Carga 6,0 kN/m2 Carga 6,0 kN/m2 Carga 4,5 kN/m2 Carga 2,0 kN/m2

 FIxador para plataforma sem garra De plástico 11 mm de diâmetro. WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

1,0 x 0,30 1,5 x 0,30 2,0 x 0,30 2,5 x 0,30

5,9 8,6 11,3 14,0

3880.100 3880.150 3880.200 3880.250

0,08

0,01

100 # 3800.001

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

   

Sin simbolo Material sem estoque permanente

27


 Plataformas

 Plataforma de alumínio com alçapão de 0,61 m de largura

 Plataforma de alumínio com encaixe em tubo e com alçapão de 0,61 m de largura

 Plataforma de aço com alçapão de 0,64 m de largura

 Plataforma Robust com alçapão de abertura lateral de 0,61 m de largura O alçapão alternado se pode abrir e fechar também colocando-se plataformas sobrepostas acima.

 Plataforma Robust com alçapão de abertura lateral e escada integrada de 0,61 m de largura

28


Descrição  Plataforma de alumínio com alçapão de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3. Acesso rápido. Superfície e alçapão de alumínio.  Plataforma de alumínio com encaixe em tubo e com alçapão de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3. Acesso rápido. Superfície e alçapão de alumínio.  Plataforma de aço com alçapão de 0,64 m de largura Grupo de andaime 4. Para aplicações especiais de carga. Alçapão de alumínio.  Plataforma Robust com alçapão de abertura lateral de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3.  Plataforma Robust com alçapão de abertura lateral e escada integrada de 0,61 m de largura Grupo de andaime 3.

Dimensões L/H x B [m]

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

3 3 3 3

1,57 x 0,61 2,07 x 0,61 2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

15,1 17,0 20,6 26,1

40 40 40 40

3851.157  3851.207  3851.257  3851.307 

3 3

1,57 x 0,61 2,07 x 0,61

14,7 17,7

40 40

3854.157 3854.207

4 4

2,07 x 0,64 2,57 x 0,64

28,9 38,0

30 30

3813.207  3813.257 

3 3 3 3

1,57 x 0,61 2,07 x 0,61 2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

14,2 17,2 20,5 24,6

40 40 40 40

3858.157 3858.207 3858.257 3858.307

   

3 3

2,57 x 0,61 3,07 x 0,61

25,2 29,0

40 40

3859.257 3859.307

 

 

No caso de andaimes redondos, as quinas se formam com as  Plataformas angulares com rodapé. Assim não há problemas na cobertura contínua conforme ao sistema. Obtem-se uma superfície de plataformas contínua com rodapé integrado. Também podem ser usadas em exigências especiais de resistência ao fogo. A  Escada marinheira é uma ajuda flexível para o acesso pelo interior do andaime para uma altura de trabalho de 2 m.

Montagem a 45º

Montagem a 90º

 Escada marinheira de 7 degraus

 Plataforma angular com rodapé  Plataforma angular com rodapé Para andaime de 0,73 m de largura. Até grupo de andaime 3. Para ângulos de 45º - 90º com rodapé. De aço. De alumínio.

3 3

 Escada de 7 degraus, para plataformas com alçapão, Ref 3813, 3851, 3854 e 3858. WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



0,73 x 0,61 0,73 x 0,61

21,5 7,1

2,15 x 0,35

8,7

Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

3819.000  3826.000  70

4005.007

Sin simbolo Material sem estoque permanente

29


 Mãos francesas A ampliação dos andaimes consegue-se facilmente usando as  Mãos francesas que se colocam nas rosetas do poste. Para o uso padrão não é necessário realizar cálculos estáticos. As plataformas colocadas nas mãos francesas terão de ser fixadas usando as  Travas de segurança, Ref. 2634. As ampliações também podem formar-se usando horizontais, horizontais em “U”, colarinhos ou diagonais em qualquer projeção, dependendo da carga de trabalho. Em casos especiais, faz-se necessária a verificação estática. A  Mão francesa de tubo redondo regulável, de 0,69 m de largura é usada em processos de ampliação. Possibilita uma ótima distância da parede.

O andaime original da Layher é muito mais do que barras e plataformas: uma completa gama de acessórios homologados para a construção, que oferecem segurança e vantagens na montagem de todas as obras.

 Mão francesa, de 0,28 m de largura

 Mão francesa, de 0,39 m de largura

 Mão francesa de tubo redondo, de 0,39 m de largura

 Mão francesa regulável de tubo redondo, de 0,69 m de largura

 Mão francesa, de 0,73 m de largura

 Mão francesa de tubo redondo, de 0,73 m de largura

A  Diagonal para mão francesa, de 2,05 m é usada como reforço para a mão francesa de 0,73 m. A  Mão francesa em “U” é usada para a ampliação de andaimes de interior e de coberturas. São necessárias as horizontais na altura da conexão inferior de mão francesa. Carga permitida: 2,0 kN/m2 para a largura menor que 3,07 m.

 Mão francesa com dois ganchos, penduradas nas horizontais, para plataformas em balanço.

30

 Mão francesa “U” com cabeçal Allround duplo, de 0,73 m.

 Prolongador de viseira para mão francesa

 Diagonal para mão francesa, de 2,05 m

 Mão francesa em “U”, de 1,09 m de largura

 Mão francesa de tubo redondo, de 1,09 m de largura

 Mão francesa com dois ganchos, de 0,36 m de largura

 Mão francesa com dois ganchos, de 0,73 m de largura

 Viseira para mão francesa

 Mão francesa para vãos intermediários apoiada no guarda-corpo


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

 Mão francesa, de 0,28 m de largura Para plataformas de 0,19 m. Trava de segurança sob encomenda.

0,28

3,4

 Mão francesa, de 0,39 m de largura Para plataformas de 0,32 m.

0,39

3,9

250

2630.039

 Mão francesa de tubo redondo, de 0,39 m de largura Para plataformas de tubo redondo de 0,32 m.

0,39

3,9

250

2631.039



0,69

4,2

2630.069



 Mão francesa, de 0,73 m de largura Para duas plataformas 0,32 m ou uma plataforma de 0,61 m.

0,73

6,4

80

2630.073

 Mão francesa de tubo redondo, de 0,73 m de largura Para duas plataformas 0,32 m ou uma plataforma de 0,61 m.

0,73

6,8

100

2631.073



 Diagonal para mão francesa, de 0,73 m

2,05

8,8

50

2631.205



 Mão francesa em “U”, de 1,09 m de largura Com perfil “U”, para três plataformas de 0,32 m.

1,09

12,0

35

2630.109



 Mão francesa de tubo redondo, de 1,09 m de largura Para três plataformas de tubo redondo de 0,32 m.

1,09

12,0

35

2631.109



0,36 0,73

6,6 8,5

4005.036  4005.073 

4,93

0704.665



2,1

0716.498



 Mão francesa regulável de tubo redondo, de 0,69 m de largura Fechada: Para receber plataformas de aço de 2,0 x 0,19 m. Aberta: Para receber plataformas de aço de 3,0 x 0,19 m.

 Mão francesa com dois ganchos 0,36 m para plataforma de 0,32 m. 0,73 m para plataforma de 2,0 x 0,32 m. ou 1,0 x 0,61m.  Viseira para mão francesa Adapta-se à espiga de uma mão francesa e permite a colocação de duas plataformas de 0,32m. na haste inclinada.  Prolongador de viseira para mão francesa

2630.019



 Mão francesa para vãos intermediários apoiada no guarda-corpo Encaixa-se no guarda-corpo superior e no horizontal no nível das plataformas.

0,36 0,73

8,6 9,5

4006.036  4006.073 

 Mão francesa “U” com cabeçal Allround duplo, de 0,73 m. 0,73 m. para plataforma de 2 x 0,32 m. ó 1 x 0,61 m.

0,73

7,0

2630.074



Situação de montagem:  Mão francesa de 0,39 m. e  Mão francesa de 0,73 m. ou alternativamente  Horizontal em “U” de 0,73 m. (esquerda) em conjunto com  Diagonal para mão francesa, de 2,05 m.

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Sin simbolo Material sem estoque permanente

31


 Vigas treliçadas

 Vigas treliçadas com banzo superior redondo de aço, Ref 2659, são usadas para os pórticos nos módulos do andaime. O banzo redondo superior e o inferior conectam-se ao poste por meio da cabeça com cunha. A  Viga treliçada “U”, rRef 2656, e a  Viga treliçada “U” de alumínio, Ref 3206, com 4 cabeças e com cunha para acoplar o poste usa-se para a construção de andaimes de cobertura ou unida à  Espiga para viga treliçada “U”, Ref 2656.000, para ampliações nos módulos do andaime ou para pórticos.  Horizontal para viga treliçada, Ref 4923, para acolher plataformas em pórticos com vigas treliçadas Allround.

Dimensões

0,50 m.

 Viga treliçada

0,40 m.

 Viga treliçada “U”  Viga treliçada “U”, de alumínio

Viga treliçada U – Configuração de plataforma 3,07 m

9 x 0,32 m.

4,14 m

12 x 0,32 m. y 1 x 0,19 m.

5,14 m

15 x 0,32 m. y 1 x 0,19 m.

6,14 m

18 x 0,32 m. y 1 x 0,19 m.

 Conexão para viga treliçada

Na utilização de vigas treliçadas tem de ser comprovada, em todos os casos, a estabilidade. Existem vigas treliçadas métricas (45 cm ou 75 cm. Ver acessórios) sem cabeças Allround.

Longitud

 Horizontal para viga reliçada

 Espiga para viga em “U”

 Espiga con meia braçadeira

 Viseiras de proteção, proteção para pedestres A proteção lateral elevada monta-se de maneira rápida no andaime Allround.  Grade de proteção: colocá-la simplesmente sobre a horizontal na altura da plataforma, posicionar as cabeças com cunha sobre a roseta, bater nas cunhas, colocar a segunda grade de proteção, bater nas cunhas, encaixar os rodapés e ... pronto!

Dimensões

 Grade de proteção lateral

732 mm.

1088 mm.

Grades de proteção lateral (ver acessórios).

500 mm.

A  Viga para pedestres foi projetada para realizar ampliações na construção de andaimes com largura de 0,73 m. ou de 1,09 m.

32

1572 mm.

 Viga para pedestres


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Viga treliçada com banzo superior redondo De aço.  Viga treliçada “U”, de aço.

 Viga treliçada “U”, de alumínio.

 Horizontal para viga treliçada 0,73 m. 1,09 m.

Peso aprox. [kg] 55,2 64,2 82,5

40 40 40

2659.514 2659.614 2659.771

3,07 x 0,5 4,14 x 0,5 5,14 x 0,5 6,14 x 0,5

35,6 44,0 55,7 63,6

40 40 40 40

2656.307 2656.414 2656.514 2656.614

1,57 x 0,5 2,07 x 0,5 2,57 x 0,5 3,07 x 0,5 4,14 x 0,5 5,14 x 0,5

8,6 12,3 15,2 17,0 24,6 30,2 3,1 4,3

 Espiga para viga em “U”, con dois pino e dois pasadores. Também para vigas ponte de tubo. 19 WAF 22 WAF

 Conexão para viga treliçada, de 0,5 m.

0,58

Descripción

Dimensiones L/H x B [m]

 Grade de proteção lateral, en aço.

 Viga para pedestres, en aço. De aço, para grupo de andaime 4. Até 3,07 m. de comprimento. Altura máxima de trabalho 14,0 m. WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Referência

5,14 x 0,5 6,14 x 0,5 7,71 x 0,5

0,73 1,09

 Espiga com meia braçadeira, Para viga treliçada e horizontal.

Pack [pçs]

4706.019 4706.022

8,3

4920.050

0,5 x 1,57

21,9

#

Caixas fechadas



4923.073 4923.109 

1,8 1,8

16,5 19,5 23,0 26,3

Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

20 20

2656.000

1,0 x 1,57 1,0 x 2,07 1,0 x 2,57 1,0 x 3,07

Estoque diminuido



3206.157  3206.207  3206.257  3206.307  3206.414  3206.514 

1,8

Peso aprox. [kg]

  

Pack [pzs.] 30 30 30 30



 

N.º Referencia

2663.157 2663.207 2663.257 2663.307 2665.157

   



Sin simbolo Material sem estoque permanente

33


Em sua versão padrão, a escada estreita atende às exigências demandadas pelas homologações alemãs para escadas na construção em casas unifamiliares ou multifamiliares. A escada pode integrar-se em estruturas de andaime Allround.

 Escada de aço 1,25 x 0,60 m.

1,75 m. 1,57 m.

 Horizontal para escada estreita de 0,79 m.

 Escadas de alumínio no andaime Allround

 Escada com patamar de alumínio

 Guarda-corpo interior de final de escada  Corrimão para escada com patamar

Capacidade de carga máxima: 2,0 kN/m2

O  Corrimão para escada com patamar é usado em escadas enfrentadas e serve para aumentar a segurança das escadas de um só sentido.

34

 Corrimão interior para escada com patamar

 Adaptador para corrimão

1,40 m.

Capacidade de carga máxima: 2,0 kN/m2

1,65 m.

Superfície sem mãos francesas 1,57 x 1,40 m. Alturas de acesso: 2,50 ou 2,75 ou 3,00 m.

A escada é segura e ergonômica – também no transporte dos materiais – sem deficiências na superfície de trabalho. Com a  Escada de alumínio com patamar você pode construir uma torre projetada completamente com Allround que pode ser ancorada ao edifício. São possíveis escadas paralelas e opostas, não apresentando obstáculos para trabalhar no andaime.

 Horizontal “U” especial para escada de 1,40 m.

Espaço de escada mínimo

 Escada estreita

Planta de torre escada

 Escada com patamare com encaixe para tubo, de alumínio


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Escada estreita 1,25 x 0,60 m. Para módulo de 1,57 m. Altura do degrau 0,25 m.

Peso aprox. [kg]

1,25 x 0,6

 Horizontal “U” para escada de 1,40 m. Para compensar 25 cm. Ver desenho detalhado à esquerda.

1,4

 Horizontal para escada estreita de 0,79 m.

0,786

Pack [pçs]

32,5

2636.125



9,0

2608.140



3,35

2636.078



0718.592



 Guarda-corpo interior de final de escada Para uso junto a ref. 2615.073.

Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Escada com patamar de alumínio Capacidade de carga: 2,0 kN/m2 Para módulo de 2,57 m. Para módulo de 3,07 m.

Referência

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

2,57 x 0,64 3,07 x 0,64

21,9 26,3

15 15

1753.257 1753.307

2,57 x 0,64 3,07 x 0,64

23,2 27,7

15 15

2633.257 2633.307

 Corrimão exterior para escada com patamar Para referência Nº 1753 e 2633. Para módulo de 2,57 m. Para módulo de 3,07 m.

2,57 3,07

18,1 20,1

2638.257 2638.307

 Corrimão interior para escada com patamar Para referência Nº 1753 e Nº 2633.

2,25

14,8

1752.000

Altura do degrau 0,20 m.

 Escada com patamar e com encaixe para tubo, de alumínio Capacidade de carga: 2,0 kN/m2 Para módulo de 2,57 m. Para módulo de 3,07 m.

 

Altura do degrau 0,20 m.

 Adaptador para corrimão

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda

0,7



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

25

2637.000

Sin simbolo Material sem estoque permanente

35


 Escada modular, acessórios exteriores, escada Zanca 200

Com a  Escada modular, é possível construir acessos precisos conforme o sistema. Por meio da simples união de peças individuais alcança-se qualquer medida intermediária. A escada sobe com degraus de 20 cm., o degrau inferior serve para nivelação fina por meio de bases ajustáveis. Ocupa pouco espaço no transporte e na estocagem. Resolvem-se diferenças de altura de 0,60 a 1,40 m. Carga: 3,0kN/m2. Aço galvanizado a quente. Os elementos se unem com  Clips, de 12 x 55 mm., Ref. Nº 4905.055, e  Passador de 2,8 mm., Ref. Nº 4905.000 (2 por cada junta).

 Degrau superior  Degrau intermediário  Degrau inferior

Para a construção de acessos desde o exterior se usam  Escadas marinheira junto com a  Porta de acesso e o  Poste de acesso exterior de 1,70 m. A escada marinheira Allround atende às instruções da BGV C22 individualmente ou unida a qualquer outra até atingir a altura permitida. Os trechos devem apoiar-se devidamente e fixar-se por meio de clips adaptadores. Os postessão de Ø 48,3 mm. para conexão com braçadeira.

 Porta de aceso com rodapé de alumínio, de 1,00 m.

 Porta de acesso de 0,73 m. Com fechamento automático

As  Escadas de trechos retos, são fabricadas com aço e os degraus em aço ou madeira. Tem quatro pontos de fixação com meia braçadeira e são para alturas de 2,0 m.

 Porta de acesso de 1,09 m. Com fechamento automático

 Poste de acesso exterior de 1,70 m. Serve para encaixar a tripla proteção de guarda-corpo e rodapé, e como batedor para a porta de acesso no vão de entrada.

Tem larguras de 0,75 m. e 0,95 m. para módulos de 0,73 e 1,09 m. respectivamente. Os corrimãos e outros acessórios são os mesmos do que às escadas Zanca.

 Escadas de trechos retos  Escada Zanca 200 de 10 degraus

A capacidade de carga permitida que a  Escalera Zanca 200 de 10 peldaños suporta é de 2,0 kN/m2 para uma largura de escada de 1,09 m.

36

2,00

0,32

1,50

As torres de acesso podem instalar-se em diferentes áreas fora da construção, por exemplo: áreas públicas, ou escadas de emergência. A  Escada Zanca 200 de 10 degraus e a  Escada com patamar de alumínio não são só um acesso rápido e confortável, que permite o transporte de material sem problemas e sem estorvos na hora de trabalhar em todos os níveis do andaime, mas também proporciona torres de diferentes larguras e com diferentes capacidades de carga.

0,2

 Escadas marinheira 2,57

 Clip adaptador de 11 mm.

 Ancoragem para uma plataforma perfil “U”


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

 Degrau superior de 0,60 m.  Degrau superior de 0,95 m. Espiga com clip e passador pré-montado.

0,60 0,95

10,7 11,7

2637.060 2637.095

 

 Degrau intermediário de 0,60 m.  Degrau intermediário de 0,95 m. Espiga com clip e passador pré-montado.

0,60 0,95

9,2 10,2

2638.060 2638.095

 

 Degrau inferior de 0,60 m.  Degrau inferior de 0,95 m.

0,60 0,95

6,8 7,8

2639.060 2639.095

 

 Escada de alumínio para braçadeira

 Escada de acesso de aço galvanizado

10 degraus 14 degraus 17 degraus 20 degraus

2,90 x 0,46 4,00 x 0,46 4,90 x 0,46 5,70 x 0,46

7,2 10,0 12,0 14,1

1004.010 1004.014 1004.017 1004.020

   

6 degraus 8 degraus 12 degraus 16 degraus

1,50 x 0,43 2,00 x 0,43 3,00 x 0,43 4,00 x 0,43

12,0 15,0 21,5 28,0

1002.006 1002.008 1002.012 1002.016

   

0,73 1,09

5,0 6,5

2627.004 0715.374

 

1,00

9,2

2627.006



 Porta de acesso  Porta de aceso com rodapé de alumínio, de 1,00 m.  Clip adaptador de 11 mm. Para fixar as conexões da escada Nº 1004/1002

0,1

 Poste de acesso exterior de 1,70 m.

1,70

 Escada Zanca 200 de 10 degraus (2,0 m. de altura para estocagem).

2,00 x 2,57

 Ancoragem para uma plataforma perfil “U”  Escadas de trechos retos

2,00 x 0,75 2,00 x 0,95 2,00 x 0,75 2,00 x 0,95

Com a escada Zanca 200, de doze peças, vão formando-se individualmente as escadas por meio de  Vigas de escada de 10 degraus e com degraus de plataformas padrão. A tudo isso junta-se a possibilidade de diferentes variantes de largura de escadas.



Fabricação padrão sob encomenda

2606.170



27,8

2638.010



20 #

73,1 83,5 65,0 80,0

2634.030 2636.075 2636.095 2635.075 2635.095

   

4,00 m. 4,75 m. 2,57 m.

0,73 m. 1,09 m.

2,57 m. 2,07 m.

0,73 m. 1,09 m.

A  Ancoragem para uma plataforma perfil “U” evita o levantamento da plataforma colocada sobre a viga.

WAF Tamanho da chave

1250.000

8,5

0,05

degraus de aço (3,5 kN/m2). degraus de aço (3,5 kN/m2). degraus de madeira (2,0 kN/m2). degraus de madeira (2,0 kN/m2).

50

a

Largura (a) = 0,75 (para modulos de 2,07 m.) Largura (a) = 0,95 (para modulos de 2,57 m.)



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Planta de torre escada

Sin simbolo Material sem estoque permanente

37


1,50

0,2

0,17 1,00

1,50

2,00

 Viga escada 750 de 8 degraus

2,57

2,57

 Viga escada 750 de 5 degraus

0,2

0,17

1,00

 Viga escada 500 de 5 degraus

0,50

As severas exigências das normas alemãs para a construção (DIN 18065) são atendidas com esta escada Zanca 500 para áreas públicas, por exemplo: para atravessar ruas durante construções, escadas de acesso em edifícios públicos enquanto permaneçam as obras ou escadas de emergência.

 Viga escada 500 de 9 degraus

1,00

s vigas de escada e as plataformas separadas proporcionam larguras variáveis (1,09 m., 1,57 m, e 2,07 m.). Devido a isto, mantemos pesos e volumes de peças individuais mais baixos utilizando mais materiais comuns da Layher.

0,50

 Escadas Zanca 500 e 750

1,57

1,57

 Guarda-corpo de tubos 500, de de 9 degraus

 Guarda-corpo de tubos 750, de de 8 degraus

 Guarda-corpo de tubos 500, de 5 degraus

 Guarda-corpo de tubos 750, de 5 degraus

 Guarda-corpo de segurança

 Horizontal com chapa

 Proteção para juntas com garras

 Fixação para guarda-corpo interior

A capacidade de carga permitida para a  Escada Zanca 500 é de 5,0 kN/m2 para uma largura de escada de 2,07 m. A escada Zanca 750 atende às normas alemãs sobre uso em vias públicas. Essas normas estabelecem uma redução da inclinação a 166 mm., um degrau de 315 mm. e uma capacidade de carga de até 5,0 kN/m2. Esta torre de acesso da Layher atende todas as exigências. A capacidade de carga permitida para a  Escada Zanca 750 é de 7,5 kN/m2 para uma largura de escada de 2,07 m. 2,57 m.

1,09 m.

0,73 m.

1,09 m.

1,09 m.

1,09 m.

 Plataforma cobre buracos Planta de torre Zanca750

38


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Viga escada 500 de 9 degraus (2,0 m. de altura para estocagem).  Viga escada 750 de 8 degraus (1,5 m. de altura para estocagem).  Viga escada 500 de 5 degraus (1,0 m. de altura para estocagem).  Viga escada 750 de 5 degraus (1,0 m. de altura para estocagem).

 Horizontal com chapa

 Proteção para juntas com garras

Referência

43,5

2638.009



1,5 x 2,57

50,0

2638.008



1,0 x 1,57

21,0

2638.004



1,0 x 1,57

28,7

2638.005



2,0 x 2,57

42,5

2638.100



1,5 x 2,57

39,0

2638.101



1,0 x 1,57

21,6

2638.104



1,0 x 1,57

21,1

2638.105



0,73 m. 1,09 m. 1,40 m. 1,57 m. 2,07 m. 2,57 m.

0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57

15,5 19,8 23,5 25,6 31,6 37,0

2606.073 2606.109 2606.140 2606.157 2606.207 2606.257

     

0,73 m. 1,09 m. 1,40 m. 1,57 m. 2,07 m. 2,57 m.

0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57

6,2 9,0 11,4 16,6 18,5 20,5

2609.073 2609.109 2609.140 2609.157 2609.207 2609.257

1,09 1,57 2,07

5,0 7,3 9,7

3868.109 3868.157 3868.207

 Fixação para guarda-corpo interior

0,8

 Plataforma cobre buracos, de 0, 11 m. com cabeçal Allround dupla

Pack [pçs]

2,0 x 2,57

 Guarda-corpo de tubos 500, de de 9 degraus (2,0 m. de altura para estocagem).  Guarda-corpo de tubos 750, de de 8 degraus (1,5 m. de altura para estocagem).  Guarda-corpo de tubos 500, de 5 degraus (1,0 m. de altura para estocagem).  Guarda-corpo de tubos 750, de 5 degraus (1,0 m. de altura para estocagem).  Guarda-corpo de segurança

Peso aprox. [kg]

0,73 m. 1,09 m. 1,40 m. 1,57 m. 2,07 m. 2,57 m. 3,07 m.

0,73 1,09 1,40 1,57 2,07 2,57 3,07

4,5 5,9 6,9 7,8 9,6 11,5 13,5

25

2636.000 2602.073 2602.109 2602.140 2602.157 2602.207 2602.257 2602.307

         

      

Desenho esquerdo: Situação de instalação para ajuste em altura com 5 degraus.

Desenho direiro: Situação de instalação de  Proteção para juntas com garras

Situação de instalação de  Horizontal com chapa WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas



Estoque diminuido

Sin simbolo Material sem estoque permanente

39


 Braçadeiras  F1 =

5,3 kN

∩ F2 = 12 kN  F = 4,0 kN

A  Braçadeira fixa com cabeça Allround serve para unir tubos de 48,3 mm. de diâmetro, às rosetas do poste.

 Braçadeira fixa com cabeça Allround

A  Cabeça dupla Allround serve para unir vários postes entre si.

 Braçdeira giratoria para base

Mais braçadeiras no catálogo de acessórios

 Ancoragens

O andaime tem que estar na vertical e paralelamente reforçado à fachada, sob tração e compressão. A  Ancoragem para muro de 0,80 m. fixa-se com uma braçadeira ao poste e apoiada com a chapa no perfil “U” da horizontal em “U”.

 Cabeça dupla Allround

 Tubo de ancoragem

 Ancoragem para muro de 0,80 m.

 Guarda-corpo lateral de proteção Segundo a norma alemã da construção BGV C22, exige-se um equipamento de proteção contra quedas em áreas de trabalho em telhados com altura de queda de mais de 3 m. O guarda-corpo lateral de proteção atende todos os requisitos de proteção e tem o certificado de aprovação GS. Umas poucas peças (por exemplo:  Poste para guardacorpo,  Rigidizador de guarda-corpo para proteção,  Trava de segurança para guarda-corpo,  Lastro para guarda-corpo de 19 kg. e  Placa-base para guarda-corpo de segurança) unidas às já existentes horizontais formam uma combinação variável para uma montagem rápida e fácil. O comprimento máximo de horizontal entre dois  Postes de guarda-corpo é de 3,07 m.

 Poste de guarda-corpo

 Trava de segurança para guarda-corpo

 Poste de montagem simples T5

Corte

O  Poste de montagem T5 e o  Guarda-corpo de montagem de alumínio, 2,00 m. – 3,07 m. usam-se como proteção coletiva durante o processo de montagem e desmontagem do andaime.

 Braçadeira giratória com cabeça Allround

 Braçadeira roseta com seis furos para base

 Poste de montagem duplo T5

 Rigidizador de guarda-corpo para proteção

 Placa-base para guarda-corpo de segurança

 Lastro para guarda-corpo de 19 kg.

 Adaptador para sistema Blitz

 Guarda-corpo de montagem de alumínio, 2,0. – 3,07 m. 40


Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Braçadeira fixa com cabeça Allround Carga de trabalho F1 = 5,3 kN ou F2 = 12 kN.

 Braçadeira giratória com cabeça Allround Carga de trabalho 5,1 kN.

 Cabeça dupla Allround Carga de trabalho F = 4,0 kN. (Para outras cargas, conforme homologação do nó).

Peso aprox. [kg]

Pack [pçs]

Referência

19 WAF 22 WAF

1,1 1,1

25 25

2628.019 2628.022

19 WAF 22 WAF

1,5 1,5

25 25

2629.019 2629.022

1,6

25

2628.000

 Braçadeira roseta com seis furos para base

19 WAF 22 WAF

 Braçdeira giratoria para base Para rigidização das bases em ajustes grandes.

0,12 0,12

1,7 1,7 1,8

Descrição

Dimensões L/H x B [m]

 Ancoragem Allround, de 0,80 m.  Tubo de ancoragem

Descrição

Peso aprox. [kg]

0,80

3,7

0,38 0,95 1,45

1,6 3,7 5,7

Dimensões L/H x B [m]

Peso aprox. [kg]

2602.119 2602.122 25

Pack [pçs]

300 50 50

Pack [pçs]

4735.000

   

  

Referência

2639.080



1754.038 1754.095 1754.145



Referência

 Poste de guarda-corpo, de aço.

2,40

13,7

2666.010



 Rigidizador de guarda-corpo para proteção, de aço.

0,60

4,1

2666.030



 Trava de segurança para guarda-corpo, de aço.

0,50

1,9

2666.020



 Placa-base para guarda-corpo de segurança

0,30 x 0,23

0,6

2666.050 

 Lastro para guarda-corpo de 19 kg.

0,69 x 0,25 x 0,16

 Poste de montagem simples T5

2,30

4,2

4031.001 

 Poste de montagem duplo T5

2,30

4,3

4031.002 

 Guarda-corpo de montagem de alumínio, 2,0. – 3,07 m.

2,10

4,0

4031.307 

 Adaptador para sistema Blitz De aço. Peça de transição do sistema Allround ao sistema Blitz

0,73 1,09

5,2 5,5

4028.073  4028.109 

WAF Tamanho da chave



Fabricação padrão sob encomenda



Fabricação especial. Consultar prazo de entrega

#

Caixas fechadas

19,0



Estoque diminuido

2666.060



Sin simbolo Material sem estoque permanente

41


 Andaime fachadeiro Allround O sistema Allround cobre qualquer necessidade que surja em obra na hora de realizar o andaime preciso com total segurança e confiabilidade. A estrutura adapta-se perfeitamente a qualquer tipologia de fachada com resultados totalmente satisfatórios. O emprego de peças projetadas para minimizar o consumo de material, a elevada capacidade de carga do nó Allround e a simplicidade de montagem são fatores que reduzem os custos do andaime mantendo também um nível ótimo de segurança e qualidade na obra.

42


...montagens precisas e eficazes.  Quanto maior a complexidade da fachada, a rentabilidade do sistema aumenta devido a sua capacidade de adaptação a qualquer forma espacial. Seja qual for a característica da fachada encontrará a solução de montagem com o sistema Allround.

43


 Obra civil, engenharia e indústria Todos os setores que necessitem de estruturas auxiliares confiam no sistema Allround para garantir o sucesso na hora de fazer realidade um projeto. Por isso, o sistema resulta uma ajuda inestimåvel em qualquer engenharia para obter excelentes resultados com garantia de segurança, qualidade e economia.

44


...alta tecnologia ao menor custo.  Com as mesmas peças pode montar-se o andaime para um depósito, uma ponte ou uma torre de alta tensão e montar um escoramento ou estabilizador de fachada. As aplicações do sistema não têm limite: para grandes superfícies de trabalho, em manutenção de plantas industriais, em centrais térmicas, como “dock” para conserto de aviões, como andaime suspenso, etc. A alta durabilidade do material à corrosão é uma vantagem inestimável na hora de investir. O galvanizado realizado por imersão a quente em todas as peças garante uma longa vida e rápida amortização do sistema.

45


 Reabilitação A reabilitação, restauração e a manutenção de edifícios e monumentos precisa de um sistema de máxima adaptabilidade, estabilidade e capacidade portante. Tanto em interiores quanto em fachadas, tenta-se criar um lugar de trabalho ótimo para realizar tarefas sem alterar o funcionamento do edifício.

Foto: Carlos Mendes Pereira

46


 Setor naval e aeronáutico O setor naval é outra prova de fogo para o sistema Allround da Layher, não somente pela complexidade de formas nos estreitos de proa, popa ou sala de máquinas, mas também pelo ambiente salino em que se desenvolve. A proteção galvânica garante uma longa vida ao material. Consulte nos estaleiros mais importantes de toda a Europa e se convencerá. Também o sistema Allround é o preferido por muitas companhias para o conserto de suas aeronaves. As grades de reparação para aviões militares e comerciais são o último em eficácia. A possibilidade de desmontagem e posterior armazenagem no mínimo espaço é um fator importantíssimo para levar em consideração. Fabricado em alumínio, permite rápidas montagens e desmontagens. Evitamos de esta maneira a ocupação de grandes superfícies no hangar quando o “dock” não está sendo utilizado. Embora não pareça, o custo de de um “dock” modular deste tipo arredonda o conjunto de vantagens se comparado com o “dock” convencional.

47


 O sistema que responde As estruturas Layher empregam-se em outros muitos setores. Além das vantagens já conhecidas de capacidade de carga e durabilidade, o impecável acabamento das peças habilita o sistema para realizar qualquer estrutura auxiliar de uso público. O sistema se emprega em diversas aplicações como escadas, torres, passarelas, estruturas para palcos, arquibancadas, rampas de acesso, suportes publicitários...

48


...a qualquer expectativa.  As aplicações específicas para as que a Layher dispõe de sistemas compatíveis são: estrutura auxiliar para arquibancadas, palcos e sistemas de proteção como as coberturas Layher (de aço ou alumínio) e o sistema de painéis de proteção (Sistema Protect). O emprego conjunto dos sistemas Layher, compatíveis com a estrutura Allround, mostra a capacidade do sistema em sua máxima dimensão.

49


 O sistema que responde

50


...a qualquer expectativa. 

51


Estamos com você. Onde e quando precisar.

Brasil Layher Comercio de Sistemas de Andaimes Ltda. Rua Tabapuã, 821 - Sala 42 Itaim Bibi - São Paulo 04533-013 - SP - Brasil Tel.: +55 11 3624 6604 Fax: +55 11 3624 6605 layher@layher.com.br Filial Rua Cordeirópolis, 37 Parque Paraiso - Cajamar 07750-000 - SP - Brasil

Matriz en Alemanha Wilhelm Layher GmbH & Co.KG Post Box 40 D-74361 Güglingen-Eibensbach Tel.: (07135) 70 - 0 Fax: (07135) 70 - 265 info@layher.com

Filiais na America: Argentina, Chile, Colombia, Perú e USA. Distribuidor no México. Filiais na Europa: Espanha, França, Italia, Gran Bretanha, Lítuania, Russia, Holanda, Hungria, Noruega, Austria, Polonia, Republica Checa e Suecia. Mais informação de empresas filiais e distribuidores, consultar na internet: www.layher.com.br www.layher.com

Distribuidor:

Sistemas de cobertura

Sistemas para espetáculos Sistema Blitz

Sistema Allround Acessórios Escoras

Sempre mais. O sistema de andaimes. Todas as dimensões e pesos constantes neste catálogo têm caráter informativo e estão sujeitas a modificações técnicas.

Torres Móveis

Escadas

Sempre mais

Edição 01/08/08


Alcomeq - Catálogo de Andaimes de sistema allround