Confluência 04

Page 35

RADAR CULTURAL 35

XXI FESTIVAL CISTERMÚSICA Sem prejuízo de um balanço mais detalhado, este terá sido o Cistermúsica mais conseguido de sempre! À elevada qualidade artística juntou-se a afluência e entusiasmo do público fazendo com que em muitos dos concertos e bailados a lotação dos espaços tenha esgotado! Foi efetivamente o Cistermúsica com mais público tendo atingindo vários recordes de assistência, desde logo no total das várias seções (principal, dança e júnior e famílias), mas também na programação principal - 3.317 - e ainda com a melhor média de assistência, 221 pessoas por concerto. Não cabendo aqui uma apreciação mais detalhada do ponto de vista artístico, temos de salientar, no entanto, que o encerramento com alguns dos coros de ópera mais populares de Verdi e Wagner foi um momento marcante da história do festival! A todos os músicos e bailarinos, parceiros quer públicos quer privados envolvidos, colaboradores e voluntários, sem esquecer o público, queremos deixar os nossos sinceros agradecimentos, renovando a promessa de manter a ambição e qualidade que, perdoem-nos a imodéstia, julgamos ter atingido neste 21º Cistermúsica.

RABISCUITS Na edição de 2013, que teve lugar de 2 a 3 de agosto, como sempre no centro histórico de Alcobaça, estiveram presentes mais de 50 trabalhos: artes plásticas, performativas, audiovisuais, atuações de video mapping, escultura, pintura,

instalação, grafiti e desenho e música com destaque para o Candidato Vieira Trio, e ainda atuações dos Lavoisier, Les Enfants Terribles, Subway Riders e Hugo Trindade & João Barradas. Neste edição a Bienal propôs o tema AR e VENTO, tema bastante abrangente, mantendo assim espírito inerente às edições anteriores, conseguindo uma relação mais coerente entre todas as obras participantes, desafiando os artistas a desenvolver a sua imaginação e a sua capacidade de realização de obras inspiradas num tema. Rabiscuits é um projeto de divulgação da atividade artística local e regional no âmbito da Arte Contemporânea, que surgiu da necessidade de dar a conhecer a capacidade criativa dos artistas, refletir sobre a sua produção artística e sensibilizar o espectador em relação às novas formas de expressão.

ALJUBARROTA MEDIEVAL De 10 a 15 de agosto deste ano, as ruas estreitas que caracterizam a Vila de Aljubarrota vestiram-se novamente a rigor para recordar os tempos medievais: tavernas com refeições medievais onde não faltaram iguarias da época, espaços de venda e exposição de produtos medievais, torneio de xadrez medieval, torneio de armas e um acampamento medieval. Pela vila passearam-se cerca de 500 que ajudaram a recriar esta viagem no tempo. Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões… foram inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.