Issuu on Google+

aNO i - Nº 4

BOletim dO maNdatO

aGOStO - 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO

balanço

ações de amazonas mostram seu compromisso com o povo Deputado destinou verbas e indicações em benefício da população

E

m menos de um ano, o deputado Alcides Amazonas fez uma série de ações que deixaram claro seu compromisso com um mandato popular, voltado para os trabalhadores e para os movimentos sociais. Amazonas conseguiu aprovar 42 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentári­ as, que estabelece as metas e prioridades do governo estadual para o próximo ano, destinadas à capital e ao interior. Dentre elas estão a ampliação de recursos para a construção e reforma de unidades de saúde, de educação e para a prática esportiva; compra de equipamentos, aparelhos e veículos de atendimento em saúde; construção de moradias populares; obras de revitalização e de infraes­ trutura urbana e recursos para ações de assistência social. O deputado também garantiu a aprovação de 18 emendas que garantem re­ cursos para a compra de equipamentos de segurança, de educação e de saúde; reforma de escolas; construção de quadras esportivas e de academias ao ar livre e projetos culturais e assistenciais. Entre elas estão, por exemplo, verbas para as associações Força Jovem da Vila Mara (zona leste) e para a Amigos da Vila Franca (zona sul), além dos mu­ nicípios de Apiaí e Barretos (recursos para a compra de ambulâncias) e Taubaté (instalação de academia ao ar livre).

Amazonas conversa com moradores da periferia e procura saídas para suas carências

amazonas cobra instalação da cpi do propinoduto tucano

U

ma série de graves denúncias envolvendo o governo do estado nos últimos 20 anos – sempre sob o comando do PSDB – mostra que pode ter havido formação de cartel e superfaturamento na com­ pra de trens e equipamentos para o Metrô e a CPTM. Amazonas tem defendido a criação imediata de uma CPI capaz de investigar as denúncias e indicar os culpados. “Os envolvidos têm obrigação de dar expli­ cações ao povo. Queremos que tudo seja esclarecido e que os recursos desviados sejam recuperados”, explica. Para ele, o mau uso do dinheiro público é um dos fatores responsáveis pelo caos na rede de metrô e trens, que vivem lotados e sofrendo panes constantes. “Se estes recursos tivessem sido aplicados na amplia­ ção e melhoria da rede, nosso povo teria um trans­ porte de melhor qualidade”.

boletim Amazonas 4.indd 1

16/08/2013 16:11:09


OPINIÃO

Ouvir o povo para mudar São Paulo e o Brasil

Quem é Amazonas 1962: Nasce em Cidade Gaúcha (PR) 1963: Passa a viver na zona leste de São Paulo 1993-1995: Ocupa a diretoria da CMTC/SPTrans 1997-2000: Assume a secretariageral do Sindicato dos Condutores 2001-2004: É vereador na cidade de São Paulo 2005-2012: Dirige a ANP no estado de São Paulo 2010: Concorre à Assembleia Legislativa 2013: Assume como deputado estadual

A

s manifestações de junho pediram melhorias nos serviços públicos – com destaque para o transporte, a saúde e a educação –, mais sinto­ nia entre a política e a sociedade e o combate à corrupção. Tudo isso é um bom sinal. A vida melho­ rou nos últimos dez anos e agora o povo exi­ ge mais. Por isso, apoiamos a iniciativa dos pactos propostos pela presidenta Dilma de reforma política com participação popular, a contratação de mais médicos para as peri­ ferias e cidades com carência destes profis­ sionais e o PAC da Mobilidade Urbana com o anúncio de 8 bilhões de reais para serem investidos em São Paulo. Infelizmente, o governo de Geraldo Alck­min não está na mesma sintonia e deixa a desejar em diversos setores caros à popu­ lação, entre eles a saúde, a educação, a segu­ rança e o transporte público. Neste setor, as

sucessivas panes e a lotação diária nos trens e metrôs mostram o quanto a falta de inves­ timentos prejudica a população. Aliás, as recentes denúncias envolvendo a formação de cartel e o superfaturamento na compra de trens e equipamentos para o Metrô e a CPTM mostram que além de baixo investimento, há desvios e mau uso do dinheiro público, o que também preju­ dica – e muito – o desenvolvimento da rede de transportes. Por tudo isso, eu estou lutando pela ins­ talação de CPI para investigar essas irregu­ laridades envolvendo todos os governos do PSDB, desde Mário Covas, passando por José Serra e Alckmin. Investigar estes fatos é essencial para melhorarmos as condições de transporte e dos serviços públicos. É assim, ouvindo o povo e trabalhando com ele que damos respostas às ruas e cons­ truímos uma sociedade melhor.

CURTAS

m

U

Atuação parlamentar

Dois projetos que já são lei na capital foram apresentados por Amazonas na Assem­ bleia: o PL 36/13, que garante o emprego dos cobradores, e o 35/13, que determina a substituição dos ônibus com motor dianteiro pelos de motor traseiro. Ele também é autor do PL 392/13, sobre a gratuidade de pas­ sagem para aposentados do transporte, e do 59/13, sobre a fiscalização do transporte pelo poder público. O deputado também apresentou projeto para que o gás de cozi­ nha seja incluído na cesta básica paulista de forma a reduzir a carga tributária do ICMS para até 7%. Outro projeto propõe a inclusão do nome do intelectual Caio Prado Jr. ao nome da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Amazonas criou ainda a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transporte (foto) e o Fórum em Defesa dos Serviços Públicos e seus Trabalhadores. O deputado também é membro das comissões de Relações do Trabalho e de Assuntos Metropolitanos.

2 boletim Amazonas 4.indd 2

H

Ação sindical

Visita à Cidade Azul

Amazonas esteve do Dia Nacional de Lutas (foto) convo­ cado pelas centrais sindicais para pressionar o governo por mudan­ ças estruturais, pelo fim do fator previdenciário e pela redução da jornada sem redução salarial. Também participou da entrega da pauta de reivindicações dos traba­lhadores dos Correios.

Amazonas e o vereador Orlando Sil­ va visitaram a Cidade Azul, co­ munidade urbanizada na zona sul, com o conselheiro tutelar Edmarcos Alves e o líder comunitário Seu Zezinho. Em pauta, a busca por mais bene­ fícios para os moradores.

A

Conquista no Jd. Miriam

Vitória em Perdões O deputado também se dedicou à luta contra a construção de presídio em Bom Je­ sus dos Per­ dões. Graças à mobilização popular e ao apoio de lideranças diversas, o município conseguiu que o governo estadual revogasse a decisão. “Desde o começo a população foi contra. Além disso, é preciso respeitar a vocação de cada cidade e a de Perdões é o turismo”, argumentou.

Ao lado do prefeito Haddad e da primeiradama Ana Estela, Amazonas participa de inauguração de UBS no Jd. Miriam, antiga luta da comunidade e de lideranças políticas e sociais que finalmente se tornou realidade.

Boletim do Mandato Agosto 2013

16/08/2013 16:11:19


trabalho conjunto

Parceria entre deputado e vereador rende bons frutos para São Paulo Amazonas e Orlando Silva conseguem importantes vitórias em favor do povo

U

nidos pelo compromisso social com a população, os mandatos do deputado Alcides Amazonas e do vereador Orlando Silva (PC­ doB) têm garantido uma série de conquistas para a periferia. Dentre elas estão a ampliação da CEI Munir Abud (Vila Campestre), a construção de uma CEI na Cidade Azul e uma nova creche, conveniada, para a Vila Matilde. Outra boa novidade é que a Associação Jardim das Oliveiras terá um novo telecentro. “Esta é uma importante conquista para a nossa comuni­ dade, que terá maior acesso à internet. Isso graças ao empenho do Ama­ zonas, do Orlando e ao apoio do seu Rosalvino, presidente da entidade”, destacou Renato “Buchudo”, diretor da Associação. Além disso, foi possível a renovação do convênio com o telecentro da Associação de Moradores de Americanópolis e a conquista de outro para a Associação da Cidade Azul. Também são vitórias dos parlamentares o recapeamento e iluminação Orlando e Amazonas: parceria em nome do povo da Rua Hildebrando Siqueira (Jabaquara) e estão sendo analisados os pedidos dos mandatos para colocação de semáforo na mesma rua e na esquina da Rua Guassatungas com a Rua Francesco Solimena. E há mais ações em andamento: a canalização de córregos no Jabaquara, a pavimentação e drenagem de ruas, a urbanização e reforma de praças, a construção de escadarias, a implantação de UBS na Vila Guarani e das EMEIs da Vila Clara e Jabaquara.

Atenção às cidades do Alto Tietê

D

esde que tomou posse, Amazonas tem se dedicado também às ci­ dades do Alto Tietê. Dentre suas ações, destacam-se a aprovação de recursos através de emendas parlamentares. Para Poá, foram destinadas verbas para a reforma da escola João Paulo Almeida e do Ginásio Municipal de Esportes Américo Franco e para a insta­ lação de academia ao ar livre no bairro Madre Ângela. A cidade de Arujá teve destinação de recursos para a instalação de aca­ demias ao ar livre no Parque Rodrigo Barreto e no Jardim Real, enquanto Ferraz de Vasconcelos foi contemplada com verbas para projetos esportivos. Mogi das Cruzes, por sua vez, foi beneficiada com recursos para a reali­ zação de eventos culturais. Amazonas também está ajudando os cobradores da cidade na luta pela manutenção de seus empregos. O deputado também ajudou Suzano na viabilização de projetos na área do esporte e se reuniu com o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashi­ ma, e com o ex-vereador Donizete colocando o mandato à disposição das cidades e ajudando na busca de soluções para os problemas locais.

Amazonas destina verbas e faz ações em favor dos municípios da região

ACOMPANHE O AMAZONAS NA INTERNET Acesse o site www.alcidesamazonas.com.br Curta no Facebook: deputadoalcidesamazonas Siga no Twitter: @DepAmazonas Escreva para: imprensa@alcidesamazonas.com.br

Amazonas inaugura creche em Poá

CONTATOS:

Assembleia Legislativa: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 2º andar sala 2039 - Tels: (11) 3886-6738/6719 Escritório Político Rua Irineu Bonardi, 129 - São Miguel São Paulo – Tels: (11) 2037-2900/1106

Expediente

Esta é uma publicação do mandato do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB) Chefe de gabinete: Fernando Henrique Borgonovi Assessora de imprensa: Priscila Lobregatte Diagramação: Cláudio Gonzalez Boletim do Mandato Agosto 2013

boletim Amazonas 4.indd 3

3 16/08/2013 16:11:23


habitação

Luta por regularização de moradias é uma das marcas de Amazonas

Acima, Amazonas reunido com moradores do Keralux; abaixo, reunião com famíias da Chácara Soares

A

lcides Amazonas tem atuado em favor de comunidades da Zona Leste que precisam de regularização fundiária. Com isso, milhares de famílias poderão ter a posse de suas casas e serem beneficiadas por obras de infraestrutura e pela instalação de equipamentos públicos que melhorem seu cotidiano. Jardim Keralux: Amazonas se reuniu com representantes dos moradores, da Cetesb, da subprefeitura de Ermelino Matarazzo e da Secretaria de Habitação e conseguiu agilizar a entrega de lau­ do que permite à prefeitura continuar o processo de regularização. Além disso, solicitou que a área seja declarada uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), facilitando a ação do poder público. “Há anos estamos lutando por isso. Com a ajuda do deputado, estamos confiantes de que conseguiremos uma solução”, diz Adri­ ana Poveda, líder comunitária. Outra ação importante de Ama­ zonas na região é a luta por uma alça de acesso da Avenida Assis Ribeiro ao Keralux, facilitando o deslocamento local.

Chácara Soares: Diante das ameaças de despejo, lideranças da Chácara Soares (Vila Carmosina), onde 300 famílias vivem há mais de 12 anos, procuraram o deputado, que conseguiu uma re­ união com a vice-prefeita Nádia Campeão. Agora, o caso já está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Habitação, pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público Estadual, que buscam encontrar a melhor saída para regularizar a área.

Jardim Pantanal: O deputado também tem intercedido junto à Secretaria de Habitação em favor da regularização do Jar­ dim Pantanal, uma luta de mais de 20 anos que enfrenta problemas relacionados à questão ambiental para a conclusão do processo. Al­ gumas ações da prefeitura já estão em andamento, como a entrega de apartamentos e a remoção de casas.

Jardim Mabel: Amazonas procurou a Sehab e a CDHU bus­ cando solução para a regularização das moradias do Jardim Mabel. “Ficamos muito felizes com o apoio do deputado. Há 25 anos lu­ tamos por isso e graças a ele as coisas estão caminhando. Já até re­ cebemos engenheiros que estão avaliando a área”, explica João Alves Farias, líder comunitário.

Mandato abrangente

Da capital ao interior, das lideranças políticas às populares, Amazonas faz uma série de visitas para colocar seu mandato à disposição do povo e ajudar em demandas importantes para diversos setores sociais

Com o prefeito de Amparo, Luiz Jacob, o secretário de Assistência Social, João Augusto Campos, o vereador Pedrinho do Gás e lideranças sindicais da região

Em S.João da Boa Vista, reunido com o vereador Dr. Chaves, o prefeito Vanderlei de Carvalho e o secretário de Esporte, Francisco Regini. Amazonas também esteve com Celso Jardim, Marco Antonio Oliveira e Diógenes, dirigentes do PCdoB local Amazonas se reúne com lideranças comunitárias de Guaianazes e Cidade Tiradentes (zona leste) para discutir demandas locais

Em Santana do Parnaíba, com o vereador Dr. Rogério, Paulo Caldeira, dirigente do PCdoB, e lideranças locais

4 boletim Amazonas 4.indd 4

Amazonas visita Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus e é recebido pelos vereadores Carlinhos Mariano, Luciano Motorista, Cece do Povo, Rodrigo Alemão, o prefeito Gregório Maglio e o vereador Sergião

Com o líder comunitário Zito Pereira, Amazonas comemora com moradores os 20 anos da associação Jardim Novo Grajaú (zona sul)

Boletim do Mandato Agosto 2013

16/08/2013 16:11:34


Boletim 4: Balanço