Jornalesas Fevereiro 2009

Page 15

FEVEREIRO

2009 I NÚMEROXXIII

Espaços verdes na Escola FALA-SE DE ARBORICÍDIO…

N

Continuação da página 16

Protecção Civil prepara simulacro

Texto: Joana Silva, 11.º B

o âmbito do projecto Jovens Repórteres s para o Ambiente (JRA) a alunas Catarina, Diana, Clara, Bárbara e Joana do 11.º B fizeram uma entrevista à professora Carmo Rola (CR) acerca do derrube de árvores da nossa escola que tanta polémica continua a gerar. Marcámos encontro na Biblioteca e fizemos as seguintes perguntas: O que sentiu quando viu as nossas árvores a serem derrubadas? Algumas dessas árvores serão transplantadas e voltarão a viver na nossa escola? Como será feita a arborização da nossa escola depois das obras? Quando acha que teremos uma escola com o aspecto arborizado que tínhamos antes? A professora Carmo Rola foi extremamente simpática e esclareceu-nos sobre todos os assuntos abordados. Ficámos a saber que houve árvores que foram transplantadas noutros locais e voltarão mais tarde para a nossa escola. No final das obras teremos uma escola muito rica em espaços verdes, mais mesmo do que antigamente. É de sublinhar que as árvores sofreram o derrube por várias razões. Ou por se encontrarem em estado de degradação, ou por constituírem um risco para a população escolar, ou ainda por serem um grande obstáculo à intervenção em curso. Com esta entrevista ficámos mais esclarecidas e com uma visão diferente acerca do que se tem vindo a passar. A situação das nossas árvores não é catastrófica. Os derrubes efectuados só aconteceram porque foram realmente necessários e o ambiente não foi nunca descurado.

A experiência de um simulacro de incêndio está em vias de acontecer na nossa escola. Faz parte das acções de segurança programadas pelo Clube de Protecção Civil. As professoras Carmo Rola (que é também responsável pela Segurança na Escola) Catarina Cachapuz e Fátima Santos, coordenadoras do Clube, demonstraram que os objectivos do projecto integram os planos de prevenção e de emergência mas entendem ser importante testar o de evacuação para se identificarem lacunas quer quanto aos meios e atitudes das pessoas bem como treinar os comportamentos de segurança de modo a autonomiza-los. Vale a pena levar a sério.

É importante que cada um de nós se habitue a respeitar as regras de segurança que nos ajudem a proceder adequadamente em situações de emergência.

Catarina, Diana, Clara e a Joana, as Jovens Repórteres com o Henrique Página 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.