Modelo do professor Alberto Claro para Projeto de Qualificação de Mestrado

Scroll for more

Page 1

Nome do autor

Relatório de Exame de Qualificação

Relatório apresentado ao Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP para qualificação ao Mestrado sob orientação do Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO - UMESP ?? de ??????? de 20??


RESUMO O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho, constituindo-se uma seqüência de frases concisas e objetivas e não uma simples enumeração de tópicos. Deve indicar a natureza do assunto estudado. Como sugestão, resumo deve conter no máximo 500 palavras. Na apresentação, o resumo, deve ser redigido em parágrafo único, utilizando-se espaço simples, com frases claras e concatenadas. Para efeito de indexação, recomenda-se a inclusão de palavras-chave.

PALAVRAS-CHAVE As palavras que representam indexadores que podem ser usadas no futuro para indexação (coloque mínimo 3 e máximo 6)


Sumário Parte I 1. Currículum Vitae resumido 2. Histórico Escolar 3. Avaliação sobre o aproveitamento das disciplinas para o projeto e listagem dos trabalhos realizados 4. Retrospectiva circunstanciada e comprovada relatando participação em Congressos ou Seminários, Publicações e Produções Científicas exibidas

Parte II Plano de Dissertação  Título da Dissertação, mesmo que provisório  Índice dos Capítulos apresentando a estrutura do corpo da Dissertação  Estrutura da dissertação com comentário/resumo de cada capítulo  Capítulos desenvolvidos  Bibliografia geral  Anexos ou Apêndices, quando houver.


Parte I


CurrĂ­culum Vitae resumido (Lattes)


(reserve esta página para posterior substituição pelo currículo)


Hist贸rico Escolar


(reserve esta página para posterior substituição pelo histórico)


Avaliação sobre o aproveitamento das disciplinas para o projeto e listagem dos trabalhos realizados


Retrospectiva

circunstanciada

e

comprovada

relatando

participação em Congressos ou Seminários, Publicações e Produções Científicas


Parte II

Plano de Dissertação



(desenvolver os tópicos da dissertação a partir daqui – pode substituir os textos explicativos abaixo pelo seu conteúdo)


1 INTRODUÇÃO

Um breve texto introdutório sobre o seu projeto de dissertação. Esta é parte do Projeto de Dissertação em que é apresentado o tema da pesquisa e a sua delimitação, o problema de pesquisa, as justificativas e objetivos a serem atingidos no trabalho. A apresentação do tema de pesquisa deve observar os critérios necessários a um trabalho acadêmico. Proporcionar uma visão geral do contexto no qual o tema se insere, demonstrando a importância do mesmo e relação com fatos, cenários, aspectos históricos e sociais. Definir um título e subtítulo que evidenciem a coerência da dissertação à nossa linha de pesquisa do Mestrado em: Gestão de Pessoas e Organizações. Identificação clara do tema e sua abrangência. Demonstrar a relação entre o contexto e o tema. É aqui que se responde às perguntas: Qual é o meu tema? Como se chamará? Qual o meu objeto de pesquisa?

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Apresentar a delimitação do tema, deixando claros os aspectos a serem estudados (foco da pesquisa), ou seja, a sua problematização. O problema deve ser apresentado de forma clara e precisa, redigido em forma de pergunta, devendo ainda identificar as variáveis e suas relações. A chave do projeto de pesquisa é a determinação do PROBLEMA a ser estudado. É aqui que se responder à pergunta: Qual é a minha pergunta? O meu problema?

3 OBJETIVOS


Os objetivos mostram aonde se pretende chegar com o trabalho de pesquisa a ser realizado. São divididos em Objetivos Gerais e Específicos da Dissertação. É aqui que se responde à pergunta: Para que fazer esta pesquisa?

4 HIPÓTESES

Consideramos hipótese toda a resposta antecipada e provisória a um problema. Fazer referência ao esquema teórico, hipóteses, questões a investigar. Pense na Hipótese como substantiva e específica, se houver. É aqui que se responde às perguntas: O que o meu trabalho pretende demonstrar? Quais as respostas possíveis ao meu Problema?


4.1 MATRIZ DE COERÊNCIA ENTRE OBJETIVOS, HIPÓTESES E QUESTÕES

5 JUSTIFICATIVA

A justificativa deve demonstrar a importância da problemática (por quê?), apresentando as razões em defesa do estudo, relação do tema/problema com o contexto social. As relevâncias pessoal, acadêmica, profissional e social do tema a ser estudado. Contemplar a justificação no plano teórico e prático, fundamentação da viabilidade da pesquisa, referência aos possíveis aspectos inovadores do trabalho. Pense na justificativa da coerência do tema a uma das linhas de pesquisa. É aqui que se responde à pergunta: Por que fazer esta pesquisa?

6 REVISÃO DA LITERATURA

Apresentação da literatura relevante na área que serve de base ao trabalho. As subdivisões devem ser de acordo com o desenvolvimento do assunto, considerando aspectos como suficiência do conteúdo, adequação deste à proposta e redação. Representa o quadro conceitual que o pesquisador utilizará. Observar

as

normas

ABNT

e

da

UMESP

no

link

http://www.metodista.br/biblioteca/servicos/aluno no que se refere à apresentação correta de citações e indicação de suas fontes. Também é chamado de Referencial Teórico. O Programa solicita que para a qualificação o aluno apresente, preferencialmente, toda a revisão teórica


completa (ou seja, inclua todos os capítulos teóricos da dissertação). Indicação de bibliografia, com pelo menos três (3) periódicos indexados, a ser utilizada no projeto de pesquisa. São os Capítulos que serão trabalhados na Dissertação Final, explicados individualmente. É aqui que se responde às perguntas: O que sei sobre o assunto? Quais principais autores e obras utilizarei?

7 METODOLOGIA

Descrição detalhada dos procedimentos a serem realizados para elaboração do trabalho. Deve contemplar o delineamento da pesquisa, caracterizando os métodos utilizados. Definir o universo populacional e o amostral pesquisado, identificando população e amostra, com os respectivos critérios de seleção, se for o caso. Identificar tipos de dados coletados (primários, secundários) e instrumentos utilizados (questionário, entrevista, observação). Descrever técnicas de análise dos dados (análise estatística, procedimentos qualitativos). Definir as variáveis do estudo, apresentado suas definições geral e operacional. Definir quais são as questões a responder com a sua pesquisa. É aqui que se responder à pergunta: Como vou desenvolver a minha pesquisa?


8 CRONOGRAMA O aluno deverá completar os créditos, exame de qualificação e defesa perante a banca em 24 meses após o seu ingresso no programa.

Etapas (sugestões)

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Re-elaboração do projeto Leitura Metódica e fichamento das obras Coleta de dados Análise de dados Redação do trabalho Revisão e Redação Final Entrega do trabalho na Secretaria

Apresentar as respectivas etapas do estudo assinalando o período previsto para a sua realização.

É aqui que se responde à seguinte pergunta: Quando e em que ordem vou realizar a minha pesquisa?


9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor; SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: editora, data de publicação.

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: editora, data de publicação.

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo. Título da publicação, Local de publicação, volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial-final do artigo ou matéria, período e data de publicação.

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título: subtítulo (se houver). Disponível em: <http:www.> Acesso em:

VER NORMAS DA ABNT E http://www.metodista.br/biblioteca/servicos/aluno


ANEXO A - TÍTULO


ITENS IMPORTANTES DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

Itens da avaliação sim,

não

com rigor com rigor

O título e o subtítulo estão adequados?

O título e o subtítulo evidenciam a coerência da dissertação a uma das linhas de pesquisa?

Há justificativa da coerência do tema a uma das linhas de pesquisa?

O objeto da pesquisa está definido?

O objetivo geral está definido?

Os objetivos específicos estão definidos?

Existe uma pergunta clara que caracterize a problematização?

As questões a responder estão definidas?

A hipótese substantiva, se couber, está definida?

As hipóteses específicas, se couber, estão definidas?

Está apresentada a matriz de coerência entre objetivos, hipóteses e questões a responder?

O universo populacional é adequado?

O universo amostral é adequado?

A metodologia indicada para a pesquisa é adequada?

Há análise das metodologias possíveis?

Os instrumentos de coleta são adequados?

Os instrumentos de análise dos dados são adequados?

O cronograma das atividades tem condições de ser cumprido?

A bibliografia a ser utilizada no projeto de pesquisa é adequada em tamanho e propriedade?


Os periódicos indexados (três no mínimo) a serem utilizados no projeto de pesquisa são apropriados?

A redação é clara?

A redação é escorreita?

O pré-projeto atende aos objetivos da pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa apresenta potencial para se transformar numa dissertação de mestrado?