Page 1

Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Introdução O Jorn’Alão Radical está inserido no Programa das Tarefas a realizar no Campo de Férias de Verão 2010 da Quinta Pedagógica Alão Radical do Camarnal. Com este trabalho, elaborado pelos nossos participantes, e com a ajuda dos monitores que os acompanham, pretendemos saber mais sobre a opinião dos trabalhadores, descobrir pormenores importantes e tudo aquilo que diga respeito ao funcionamento da mesma. Esperamos que no final, com o empenho de todos, dê para perceber, entender e conhecer melhor o espaço que todos frequentamos e que adoramos.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Notícias (el ndré (elaborado por Rafael Maçarico e AAndr ndré dias)

Lisboeta e a Joana

Animais Acidentados

No passado dia 19 de Julho de 2010, a nossa amiga Joana silva, enquanto fazia festas ao cavalo Lisboeta foi mordiscada pelo próprio. Esta atitude da parte do Lisboeta não é uma coisa habitual. Certamente, o cavalo sentiu sentiuse assustado com algum movimento menos nos amigável. Mais tarde, a Joana Joana, foi ás boxes ver como se encontrava o Lisboeta, e voltou a fazer fazerlhe festas, ele gostou e não voltou a fazer-lhe lhe mal.

Nós na Quinta do Alão Radical encontramos alguns animais magoados. No Lago Encantado, vivem várias espécies de patos e um deles ao fugir do cercado, a voar, magoou-se se na pata e agora está coxo e à espera de tratamento.

Uma das cabras, a Sininho, estava com uma bolha na cara e ao raspar nos arames da cerca rebentou-a, a, infectando a ferida.

Esperamos que melhores =) No Curral, a Tiara está doente, esta burra tão querida da Quinta tem um problema nas articulações dificultando a sua deslocação.

Estes animais têm tê sido cuidadosamente te tratados pelo veterinário e por todos os meninos e trabalhadores da Quinta. VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE DIVERTE-TE TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

A Piscina

Animais em Reprodução

Uma das coisas que os meninos mais gostam é a piscina. Esta piscina é limpa por plantas, tem rãs que comem os insectos que sobrevoam a piscina e tem também uma cascata.

Nesta Quinta a existem animais que estão a pôr r ovos. Estes animais, como as galinhas, os faisões e os patos, põem ovos que vão dar à luz novos animais. . A proprietária da quinta está a pensar em ficar com os novos seres, que irão dar um novo caminho.

Curral dos Burros Toda a gente sabe que os burros não podem sair do curral sem autorização dada pelos monitores. Já é a segunda vez que o burro, o Óscar, foge do Curral porque os meninos se esquecem de fechar o portão. Quando isso acontece os monitores tem que levar o burro outra vez para ra o curral.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE DIVERTE-TE TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Entrevistas (Elaborado por Catarina Fialho, Gonçalo e Alexandra)

A Quinta Pedagógica do Alão Radical concretizou o sonho da proprietária, Carla Martins. O gosto pela natureza, pelo desporto e a sua feição às crianças fez com que através deste projecto fosse ao encontro de formas criativas de juntar o útil ao agradável. Esta Quinta, foi a primeira a desenvolver conteúdos pedagógicos, num ambiente rural e ecológico, nesta região.

À conversa com Rita Simões (participante do campo de férias) Jornal AR – Estás a gostar de estar aqui na Quinta? RS – Sim Jornal AR – Que actividades fazes na Quinta? RS – Damos comida aos animais, fazemos caminhadas, a pizza à quarta-feira, acampamento, doces à segunda-feira, vamos à piscina, brincamos, trabalhamos no projecto da semana, equitaçao, jogamos futebol e volei, ajudamos a por a mesa para o almoço, limpamos a casa dos animais, entre outras coisas. Jornal AR – O que é que RS – Dos animais, em especial os Cavalos.

gostas

mais?

À conversa com Rafael Martins (participante do campo de férias) AR – Como é a diversão na quinta? Jornal RM – Podemos brincar na casa da Arvore e no parque de jogos. A noite de 4ºfeira é muito divertida porque é o dia do acampamento e, por isso, fazemos jogos nocturnos, noite de cinema ou discoteca. De manhã damos comida aos animais, VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

vamos à piscina biológica e fazemos jogos radicais. A 2ºfeira é o dia da culinária, e por isso, fazemos um doce e pão para comermos ao lanche.

À conversa com Carla Martins (proprietária da quinta) Jornal AR – Como é que é ser dono de uma quinta tão grande, com tantos animais e crianças diariamente? CM – É difícil e giro, porque se não fosse eu não aqui estava. É muito mais divertido estar com crianças do que tratar de contas. Foi um sonho realizado desde criança para me dedicar às crianças e à bicharada. Jornal AR – Que despesas dá? CM – Muitas despesas. Pensem na comida que os vossos pais compram lá para casa, mas neste caso em maior quantidade e para animais. Jornal AR – Como é que consegues ter tantas ideias desde espectáculos a jogos para as crianças, mais as facturas, recibos e ordenados e ainda ter tempo para ti? CM – Temos de nos dedicar a 100%, é isso que eu faço. Depois lembro-me de que faço isto porque gosto, ou seja, se eu gosto tanto do que faço e ao mesmo tempo que as crianças se dediquem, pesquiso muito para saber o que gostam, para saber como se dao uns com os outros, porque se eu poder ajudar um ou dois no meio de tantos já é muito bom.

À conversa com Prof.João Oliveira (prof. De equitação) Jornal AR - Quais as idades mais complicadas para dar aulas de equitação? JO – existem duas idades, entre os 5 e os 6 anos e quando estão na adolescência.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Jornal AR – Qual é a parte mais difícil de dar aulas? JO – Talvez quando se dá aulas a deficientes, ou seja, quando é difícil ver-se a evolução no cavaleiro. Jornal AR – Com JO – Com o Heitor.

que

cavalos

aulas

de

equitação?

À conversa com o Sr.Luís (tratador) AR – Gosta de tratar dos animais? Jornal L – Gosto, se não, não estaria aqui, não é!? (risos) Jornal AR – De que animal L – Do Lisboeta (cavalo).

da

quinta

gosta

mais?

Jornal AR – Qual a tarefa mais difícil? L – Tudo, desde limpar os animais ao cortar a relva.

À conversa com Ângela Ângela Ferreira (Educadora de Infância) Jornal AR – Como é que se sente a tomar conta de tanta pequenada no dia-a-dia? AF – É complicado, mas também é divertido. Jornal AR – Gosta do seu trabalho? AF – Sim, tirando alguns reguilas que às vezes me complicam o dia. Jornal AR – Sei que os teus meninos dormem a cesta. É muito difícil pô-los a todos sossegados? AF – É um bocadinho complicado, mas nós fazemos o jogo do silêncio e quem ganhar tem um prémio que é ir à piscina.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

À conversa com Catarina Serralheiro (monitora) Jornal AR – É muito difícil controlar as crianças na piscina? CS – Sim, quando há muitas crianças, porque querem todas mostrar aquilo que sabem fazer. Jor AR – Gosta do seu trabalho? Jornal CS – Gosto e muito. Só o facto de poder trabalhar ao ar livre e não estar fechada em nenhum sítio já é bastante bom. Jornal AR – Gosta mais de trabalhar no grupo dos pequenos ou dos grandes? CS – Gosto dos dois grupos. Ambos têm coisas muito boas.

Histórias (elaborado por Francisco Plácido)

...os cavalos, serviam para as pessoas se deslocarem e também para se alimentarem ...os burros eram fundamentais para as pessoas carregarem algumas coisas Antigamente

...as cabras, os porcos, as galinhas e os patos eram e ainda são a carne com que as pessoas se alimentam ...a vaca dá-nos leite e também serve como alimento

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Abóbora A Abóbora bóbora tem origem na América Central, onde era utilizada para alimentação dos os Maias. Existem cerca de 800 espécies de abóboras e de 125 géneros diferentes. Existem várias feiras em França onde podemos encontrar todas estas espécies. O formato e o tamanho da abóbora varia consoante a sua espécie. A mais comum é redonda e um pouco achatada, normalmente tem a pele lisa, em forma de gomos. Em relação à co cor r esta pode ser verde, amarela, branca, vermelha, alaranjada ou com risca coloridas. Melão O Melão elão tem origem nos países africanos e asiáticos. A forma do melão pode ser redonda, oval ou alongada, este fruto pode ter cerca de 20 cm de diâmetro. A casca pode ser lisa ou enrugada, a sua cor pode ser verde ou amarela e por dentro pode ser amarelado, elado, esverdeado ou esbranquiçado.. É uma planta rasteira. Melancia Melancia A Melancia teve origem na Índia, é uma planta rasteira, arredondada ou alongada, po pode de ter cerca de 25 a 27cm de diâmetro. metro. Pode ser verde clara ou escura, com riscas verdes mais claras do que a cor original, por dentro é vermelha com sementes pretas.

Rações (elaborado por Afonso)

O que comem os cavalos? Comem uma mistura equilibrada equilibrada, com m proteína que serve para dar músculo. LLegumes, egumes, ervas, feno ou palha, fava ratinha, , alfarroba, farelos, milho, aveia, cenoura, cenour fruta, vitaminas. Quando estã estão doentes tomam antibióticos ticos e são sã desparazitados. VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE DIVERTE-TE TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Para que serve a desparatização? Para libertar os animais dos parasitas interiores que se podem alojar nos intestinos, como por exemplo: as lombrigas. O que comem os pavões? pavões? Os pavões comem milho, ervas e uma ração própria para a espécie.

Porque razão estes dois animais comem rações rações diferentes? Porque os cavalos precisam de proteínas para ter massa muscular e os pavões não.

O que comem a galinhas? Milho e ervas

Porque razão as galinhas não não comem outra coisa? Porque não tem dentes e porque são herbívoros.

O que comem os porquinhosporquinhos-dada-índia? índia? Ervas, feno, fruta, legumes e milho. Não podem comer alface, batata, sementes de girassol e cebola. Pelo menos uma vez por semana devem comer legumes ou fruta com vitamina C (ex: pimentos ou laranja).

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Animais (elaborado por Rodrigo Pedroso)

Os animais da nossa Quinta são: herbívoros, carnívoros e omnívoros. Existem pássaros com diferentes tipos de penas, de bicos, de patas e de asas. Na quinta existem: patos, galinhas, porcos, cavalos, cabras, uma vaca e póneis. Porque é que os cavalos tem marcas numa das pernas? Os cavalos são marcados com as iniciais da coudelaria que os criou para facilitar a sua identificação. Porque é que as vacas têm brinco na orelha? É sinal de que foram vacinadas. Os cavalos da nossa quinta têm diferentes tipos de cores: Castanho e Russo. As cabras têm diferentes tipos de chifres, de patas e alguns tipos de barba. Os póneis tem diferentes tipos de cores, castanho claro e russo. Quais as raças dos cavalos? Titana – cruzado (Lusitano e Inglês) Heitor – cruzado (Lusitano e Inglês) Lisboeta – cruzado (Árabe e Garrano) Cyrus – cruzado (Inglês/cruzado) Celta – cruzado (Árabe e Veiga)

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Vacinas e Doenças (Elaborado por André Póvoa)

Burros, Cavalos, Póneis, Vacas e Porcos De quanto em quanto tempo levam vacinas? R: De 6 em 6 meses Para quê estas vacinas? R: Para os proteger contra as doenças Quais as doenças a que estão sujeitos? R: Cólicas, Raiva, Equizema e a Doença das Vacas Loucas

Porquinhos-da-índia, Perus e Cão De quanto em quanto tempo levam vacinas? R: De 6 em 6 meses Para quê estas vacinas? R: Para os proteger contra as doenças Quais as doenças a que estão estão sujeitos? R: Otites, Parvovirose, Parkinson e Constipações

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Alimentação (Elaborado por Soraia Pedroso e Bernardo)

Nós

aqui

na

Quinta

comemos

sempre

comidas

saudáveis e boas. Os vegetais que nós comemos são em grande parte da nossa horta. A nossa excelente cozinheira é a Dona Rosa. Ela faz as comidas muito saudáveis e boas e evita ao máximo confeccionar fritos e usar óleo. Normalmente, o lanche da manhã é sempre fruta e a sobremesa também. Aqui na Quinta os mais novos almoçam sempre primeiro que os mais velhos.

A nossa ementa desta semana: 2ºfeira Lanche da Manhã: Manhã Maçã, Pêssego ou Banana Almoço: Massa à Bolonhesa, Salada (Alface, Tomate e Cebola) Sobremesa: Salada de Frutas Sobremesa Lanche: Fruta, Iogurte, Sandes de Queijo, Fiambre ou Manteiga

3ºfeira Lanche da Manhã: Maçã, Pêssego ou Banana Almoço: Douradinhos no forno com arroz, salada (Alface, Tomate e Cebola) Sobremesa: Melância Lanche: Fruta, Iogurte, Sandes de Queijo, Fiambre ou Lanche Manteiga

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

4ºfeira Lanche da Manhã: Maçã, Pêssego ou Banana Almoço: Pizza (elaborada por cada um) Almoço Sobremesa: Maçã Lanche: Fruta, Iogurte, Sandes de Queijo, Fiambre ou Manteiga

5ºfeira Lanche da Manhã: Manhã Maçã, pêssego ou banana Almoço: Frango assado no forno com massa Almoço Sobremesa: Melão Sobremesa Lanche: Fruta, Iogurte, Sandes de Queijo, Fiambre ou Lanche Manteiga

6ºfeira Lanche da Manhã: Maçã ou Leite com Chocolate Almoço: Almoço Arroz de pato Sobremesa: Maçã Sobremesa Lanche: Fruta, Iogurte, Sandes de Queijo, Fiambre ou Lanche Manteiga

Como podemos observar pela ementa, só comemos comida saudável, tendo os nossos monitores uma especial atenção à nossa alimentação (fruta e vegetais). Por vezes temos a hipótese de cozinhar o que vamos comer, por exemplo: pizzas, salame, gelatinas e pão.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Piscina (Elaborado por Isabel e Joana Tavares)

Na a nossa Quinta temos uma piscina que é tambem um lago onde habitam rãs. A piscina é biológica porque não leva cloro, produtos químicos e as plantas tr tratam da água pois fazem a oxigenação da mesma. Existem xistem vá várias plantas, e entre ntre elas os Nenúfares e Papyrus. rus. Há uma cascata onde a água está sempre a circular à volta a piscina tem um espaço com relva para estender as toalhas, lanchar e fazer jogos. A piscina para nós nó é um passatempo e uma diversão diversão. O ponto mais alto da tarde é ir para a piscina, mas sempre com protector solar, normalmente almoçamos por volta do meio-dia,, por isso isso, só vamos para a piscina ás 16h. 16h Para dentro de água levamos bó bóias, ias, bolas, chouriços e as braçadeiras para a diversã diversão e onde nos possamos apoiar na água. A piscina é dividida por duas partes, uma para os mais pequenos e outra onde só os mais velhos podem ir nadar. A piscina tem aproximadamente 3m de profundidade.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE DIVERTE-TE TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Diversão (Elaborado por Rafael Martins e André Rocha)

No Alão Radical Radical há muita diversão: diversão Animais, Desportos Radicais, Espectáculos e Criatividade Na nossa quinta temos várias espécies de animais: Gado Bovino, Gado Caprino, Gado Asinino, Gado Cavalar, Gado Suíno, Gado Galinácio e Gado Ovino. No Gado Bovino temos uma vaca chamada Matilde, é tourina e um bocado tímida. No Gado Caprino participam as cabrinhas: o Chuchão, a Princesa, a Maria Barbicha, a Sininho, o Martim e os seus filhos, são todas cabras anãs e uma montanhesa. Chegámos ao Gado Asinino, temos três amigos que são os burros: Óscar, Tiara e Magalhães. Como primos dos burros temos o Gado Cavalar, que são os cavalos: Heitor, Lisboeta, Titana e o Celta. E também as póneis, Anita e a Doida. O Gado Suíno são porcos,a Miss Piggy, o Gaspar e a Carlota. O Gado Galinácio são as aves, temos espécies raras e que só se encontram na sua região, nesse mesmo sítio das aves temos porquinhos-da-índia peludos ou carecas. Por fim, o Gado Ovino onde ocupam as ovelhas, a Estrela, o Choné e o Marradinhas são todas ovelhas africanas.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

Desporto (Elaborado por João)

Na Quinta podemos fazer Futebol, Equitação, Voleibol, Natação,, Slide, Tiro ao Arco, Maneio de Cordas e Rappel. Em breve iremos ter um campo de Mini Mini-Golfe.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE DIVERTE-TE TE TANTO, COMO NÓS!!!!


Quinta Pedagógica Alão Radical

Jorn’Alão Radical

ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO!!! Joana M.

Rafael Maçarico

André D.

André R.

Francisco

Soraia Afonso

Rita

João

Rafael Martins

Bernardo Joana S. André P.

Isabel

Gonçalo Ana S.

VEM VISITAR O ALÃO RADICAL E DIVERTE-TE TANTO, COMO NÓS!!!!

Ricardo

Jornal'Alão 2010  

Jornal elaborado por participantes do campo de férias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you