Issuu on Google+

ACONTECEU! Edição 03 - Julho/Agosto/Setembro - 2010

Caça - Talentos 2010— 2010— Inscrições Abertas O concurso Caça-Talentos tem como objetivo descobrir os alunos de grande potencial acadêmico dentro da comunidade de Itatiba e região. Para mais informações acesse o site www.integralitatiba.com.br

Dia das Mães Diante do desafio lançado no Dia das Mães, no qual mães e filhos teriam que cuidar juntos de uma semente, acompanhando seu cultivo e crescimento, foram presenteados em agosto, com um lindo botton, aqueles que plantaram e preservaram suas sementes já crescidas.

INTEGRAL Itatiba na revista da UNESCO Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade para conscientizar sobre a importância e proteção da biodiversidade para o planeta. Salva-lá requer o esforço de todos. Por meio de atividades em várias partes do mundo, a comunidade global poderá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos nós.


Página 2

Concurso Condefi O Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais (Condefi) realizou o concurso de criação de um logotipo que passou a representar o Condefi e a multa moral. Os desenhos foram avaliados por uma comissão e classificados os três primeiros lugares, no qual somente o 1º lugar representou o Condefi e recebeu um DVD, o 2º lugar um mp3 e 3º lugar um celular. Nosso Colégio incentivou essa ideia e convidou os alunos a partir de 12 anos a participarem deste projeto no dia 08/07, onde desenvolveram o logotipo com o apoio da professora de Informática Deleine Pasqualotti Pizzi. Nossa aluna Graziella Nathan Consiglio, ficou entre os 10 finalistas. Parabéns a todos que participaram!

Teclando Cidadania Nos dias 12, 14 e 16 de julho de 2010, aconteceu o 6º Projeto “Tecl@ndo Cidad@nia” com a participação voluntária de nossos alunos para auxiliar o grupo “ACEITO” formado por mães de alunos e ex alunos da APAE de Itatiba a ter acessibilidade à ferramenta informática. Buscamos fazer da inclusão digital uma questão de inclusão social, disponibilizando ao grupo “ACEITO” um espaço para troca de experiências e intercâmbio, fazendo do uso da informática uma ferramenta de conexão, informação e relacionamento interpessoal.

O projeto visou combater as diferenças sociais provocadas pelas novas tecnologias, garantindo uma maior participação na vida da sociedade, por meio do contato com a tecnologia informática, envolvendo a comunidade na utilização de softwares básicos como: sistema operacional, editor de texto, apresentação de slides, planilha eletrônica e o acesso à internet. Esta iniciativa foi desenvolvida por um grupo de adolescentes voluntários, do Colégio Integral – Unidade Itatiba, que disponibilizaram de tempo e de trabalho para auxiliarem, ensinarem e aprenderem, por meio dos recursos da informática, uma nova conexão entre aqueles que não disponibilizam de acesso às novas tecnologias.


Página 3

Dia dos Pais Iniciamos o 3º bimestre com a empolgação do Dia dos Pais, com uma homenagem. Nossos alunos, com a ajuda de um responsável, escolheram uma foto que representasse algum momento inesquecível com o pai. Junto com as professoras, eles escolheram palavras e frases – tiradas de revistas – que representavam esse momento da relação entre pai e filho. As palavras foram coladas em volta da foto e colocadas em um porta-retrato e entregue aos pais após uma linda apresentação de músicas em português e inglês.

Apresentação Mente & Corpo´s da APAE A fim de proporcionar aos nossos alunos um momento de reflexão e emoção e participarmos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no dia 26/08/10 assistimos ao espetáculo musical "Quebra-Nozes e as novas nozes", produzido pelo grupo Mente & Corpo´s. A proposta do grupo foi possibilitar um reencontro do público com a magia dessa história e com os seus personagens encantadores. O espetáculo foi uma forma de contar uma história apenas por meio do gesto, do movimento e entrelaçado pela palavra carregada de ternura. Palavra essa que insiste em transformar cada momento das nossas crianças no palco em uma bandeira em defesa dos direitos das pessoas com necessidades especiais. O retorno da pequena Clara ao reino do Quebra Nozes foi o nosso convite para que todos nós possamos reaprender com as crianças especiais a busca do equilíbrio sensato e o movimento contínuo que nos leva na direção da igualdade e do respeito às diferenças.


Página 4

Butantan e Oca Em setembro, o 7º e 8º ano da 2º fase do Ensino Fundamental puderam contar com uma maravilhosa excursão de aprendizagem ao Instituto Butantan, que conta com os seus serpentários, suas árvores raras e grandes alamedas, além de dois museus: o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico. No Instituto Butantan os alunos visitaram o Museu Biológico, voltado à exposição de serpentes, aranhas, escorpiões vivos, além de lagartos, iguanas e sapos. Em seguida, conheceram o Museu Histórico, uma reconstituição do ambiente do início do século passado, sediado na antiga cocheira da Fazenda Butantan.

Por último os alunos foram conhecer o Museu de Microbiologia destinado a explicar as bases da microbiologia por meio de painéis, equipamentos e modelos tridimensionais ampliados de DNA, bactérias, vírus e protozoários. Além da visita no Instituto Butantan, os alunos também puderam prestigiar a exposição do Corpo Humano no recinto da Oca localizado no parque do Ibirapuera, uma exposição com corpos verdadeiros, conservados por meio de uma técnica especial. Os alunos puderam conhecer todos os sistemas de nosso organismo, a estrutura de seus órgãos e o funcionamento. É impressionante e espetacular.

Cachoeira Escondida No último dia 28/08/10 realizamos com os alunos do Ensino Médio uma saída para a Vila de Paranapiacaba (distrito do município brasileiro de Santo André – SP). Os alunos percorreram as encostas do Vale do Rio Quilombo, divisa dos municípios de Santo André e Santos, em plena Serra do Mar acompanhados pelos professores João Paulo, Margarete, Renato e Vinícius, além dos monitores Felipe e Daiane. Ao final da Trilha dos Carvoeiros, que exploravam a madeira na Serra e, no mesmo local da retirada, produzia o carvão em rústicos fornos de barro, todos os alunos puderam se refrescar numa pequena cachoeira. Após a caminhada, foi hora de conhecer Paranapiacaba, a única vila ferroviária conservada desde sua fundação, pelos ingleses. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, em plena Mata Atlântica, com um nevoeiro londrino, a Vila oferece histórias inesquecíveis, reais e fantasiosas, numa verdadeira volta no tempo. Conhecimento, aprendizagem e estudos na prática, aliados a risadas, divertimento e companheirismo não faltaram. Uma viagem que agradou a todos que participaram. Agora, fica a expectativa para a próxima!


Página 5

Palestra 5º Ano: “História de Itatiba” Desenvolvido no início do 3° bimestre o conteúdo de Colonização do Brasil, na disciplina de História, os alunos demonstraram muito interessados pelo assunto. Como muitos alunos são migrantes (e até imigrantes), houve vários questionamentos sobre o município de Itatiba, onde, sentiu-se a necessidade de avançar o interesse, por isso convidamos o Professor Denis Rafael Pereira para proferir uma palestra sobre a origem de Itatiba, com o tema: “História de Itatiba”. Foi uma palestra interessante, onde os alunos puderam aprender mais sobre a origem do município, resgatar fatos da história de Itatiba, criar o hábito nos alunos de saber participar de eventos diferentes e conhecer um elemento da sociedade itatibense com conhecimentos históricos sobre o município. Uma palestra muito rica de informações e que com certeza trouxe aos alunos um maior interesse e orgulho da cidade.

Rumo ao HOPI HARI

GinKids

Os alunos do 7° Ano da 2ª Fase do Ensino Fundamental que, no 1º semestre participaram da Gincana “Rumo ao Hopi Hari”, foram os vencedores e contemplados, em 24/09, com o passeio ao Parque Hopi Hari, sob o acompanhamento de professor e monitor. Um dia diferente, com muita interação, entretenimento, agitação e alegria.

Os alunos da 1ª Fase do Ensino Fundamental, estão participando da gincana GinKids, que tem como objetivos incentivar o bom comportamento do aluno tanto no aspecto individual como no coletivo e melhorar o desempenho escolar. As salas começam com 3.000 pontos e podem perder ou ganhar pontos de acordo com as avaliações a seguir: desempenho escolar, participação, disciplina e organização. Ainda para descontrair, têm as atividades da “Sexta-feira Divertida” (quando é realizada alguma atividade diferente). O aluno pode acompanhar esse processo com o placar afixado nas salas de aula de 20 em 20 dias. A contagem dos pontos se encerra no dia 19 de novembro de 2010 e no dia 22 de novembro de 2010 será anunciada a sala vencedora que ganhará uma viagem ao Wet’n Wild.


Página 6

Maternal I: “Biodiversidade” O interesse das crianças em cantar e brincar de roda-roda,foi o fator para a escolha de atividades, desenvolvendo o tema: cantigas e parlendas folclóricas. Estas atividades (pintura, cantigas folclóricas, colagens, etc) foram elaboradas para possibilitar o desenvolvimento do conhecimento social, este adquirido pela criança a partir de informações fornecidas das pessoas que permitem aos indivíduos o conhecimento de si mesmos e dos outros. “Enquanto brinca, o aluno amplia sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social, a percepção do espaço que o cerca e de como pode explorá-lo”. (Smole, 2000) O interesse das crianças pela brincadeira de lobo correndo atrás dos porquinhos e assoprando suas casinhas...foi o motivo que decidiu o tema do projeto desenvolvido nesse terceiro bimestre: “Os três porquinhos”. Um dos recursos utilizado para desenvolver os objetivos desse projeto foi o saco surpresa e a colagem de casinhas, que possibilita trabalhar a autoestima, o conhecimento físico, a exploração das habilidades e as propriedades dos objetos. A finalização se deu com a confecção de cofrinhos dos porquinhos com sucatas! Enfim, foi um trabalho produtivo, divertido e que possibilitou grandes conquistas! Infantil I: “A era dos dinossauros”

Maternal II: “Folclore” Iniciou-se o 3° bimestre explorando o tema Folclore, por ser rico e muito apreciado pelas crianças. Foram apresentados lendas, parlendas, algumas fábulas, brinquedos e brincadeiras. Trabalhar este tema com as crianças foi muito rico, pois desenvolveu o faz-de -conta, atividades lúdicas, a exploração do conhecimento social, conhecimento físico, expressividade, matemática e habilidades de coordenação motora fina e grossa, finalizando o projeto com a realização da receita que partiu da parlenda “O pote de biscoitos”. A realização deste projeto permitiu as crianças ampliar ainda mais os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nesta faixa etária.

Infantil I: “A era dos dinossauros”

Para iniciarmos o nosso projeto, foi apresentado alguns temas aos alunos para eles pudessem o qualapresentados gostariam dealguns aprender. DemoParaque iniciarmos o nosso escolher projeto, foram temas aos craticamente o tema foi dinossauros. alunos para que eleseleito pudessem escolher o qual gostariam de aprender. Democraticamente Após o levantamento o tema eleito dofoi conhecimento dinossauros. prévio, ou seja, de tudo o que eles jáApós sabiam sobre o temadofoiconhecimento elaborado e desenvolvido o projeto com atio levantamento prévio, ou seja, de tudo o que vidades eles já sabiam que exploravam sobre o tema os conhecimentos; foi elaborado e físico, desenvolvido lógico- omatemático projeto com e soaticial. vidades que exploravam os conhecimentos; Como físico, produto lógicofinalmatemático do projeto e encerramento do bimestre foi realizado um e social. “jantar dos dinossauros”, em que se pode ter uma amostra das competências destes pequenos estudantes Como produto final do projeto e como eles são capazes de transformar os momentos aqui, dia a dia, em mágicos, felizes e alegres... e encerramento dovividos bimestre foi no realizado um “jantar dos dinossauros”, em que se pode ter uma amostra das competências destes pequenos estudantes e como eles são capazes de transformar os momentos vividos aqui, no dia a dia, em mágicos, felizes e divertidos...


Página 7

Infantil II: “Copa do Mundo” Durante o bimestre, foi lido o livro “Roda de letrinhas” de Nye Ribeiro, proporcionando o enfoque no alfabeto e a escrita de lista de palavras. Com a proximidade das eleições, aproveitou-se a oportunidade para vivenciar este contexto social e realizar uma eleição para a escolha do nome do projeto. Esta etapa foi realizada na aula de Informática com a utilização da urna eletrônica. Após pesquisas da diversidade marinha, leituras, atividades e explicações sobre o fundo do mar, finalizamos o projeto com uma pizzada utilizando o peixe atum. Este produto final proporcionou primeiramente o trabalho com o gênero textual “receita” e também a Matemática, além do aprendizado e a conscientização da necessidade da harmonização do homem com o meio ambiente .

1º Ano : “ Biodiversidade” “ INVESTIGADORES DA NATUREZA - NOSSO COLÉGIO DO PASSADO COM PERSPECTIVA AO FUTURO. ” Aproveitando o mês de Agosto, quando se comemora o folclore brasileiro, o 3º bimestre foi iniciado enfatizando uma literatura diferente: as lendas. Resgatou-se por meio de pesquisas e os tradicionais velhos “causos” contados pelos avós, que o saci-pererê, o lobisomem e outros seres imaginários já fizeram parte do cotidiano dos

os seus próprios personagens folclóricos, expondo-os num cordel no corredor da educação infantil. Assim, todos tiveram a oportunidade de conhecê-los. Este foi um trabalho enriquecedor de vocabulário, favorecendo a criação de textos espontâneos e a prática da leitura, não deixando de vivenciar a brincadeira com ideias em prática em que cada dupla de itatibenses. alunos plantou uma muda de Neste clima de mistério, os alunos foram motivados a criarem fruta.


Página 8

2º Ano : “Folclore!” O Brasil é rico em lendas e mitos e com o objetivo de estimular o interesse das crianças pela leitura e dar continuidade ao nosso projeto sobre Diversidade Cultural, aproveitou-se do tema Folclore, como excelente meio de transmissão de conhecimento, dando oportunidade ao aluno de ler e escrever, desenvolver sua criatividade e também trabalhar com a interdisciplinaridade. Para iniciar esse trabalho, o livro escolhido para o 3º bimestre foi: “A Onça e o Saci” de Pedro Bandeira. De enredo engraçado e texto enxuto, a história da onça e do saci é contada em versos cadenciados e rimados, bem ao gosto das crianças. Essa estrutura auxiliou também os alunos a se apoiar no ritmo e nas rimas para antecipar hipóteses sobre algumas palavras que estão escritas no texto. Um trabalho prazeroso onde os alunos viajaram por caminhos fantásticos usando a imaginação e criatividade.

3º Ano “De passaporte na mão, tudo é possível...” Iniciou com os alunos do 3º ano, o Projeto Pedagógico “Passaporte da Leitura”, instrumento que auxilia o professor a incentivar o hábito da leitura. Seu objetivo principal é incentivar a leitura e o registro das opiniões de forma simples, clara, resumida e prazerosa. Dessa forma, os alunos registraram suas impressões, semanalmente, a respeito dos livros lidos como se fossem viagens, a fim de que não fiquem esquecidas no futuro. Como marco inicial, foi feita uma

visita à Cidade do livro, onde as crianças vivenciaram a experiência de serem personagens e ao mesmo tempo autores de uma aventura denominada o “Mistério da Editora Perdida II”. Neste passeio descobriu-se que um livro nos possibilita passar por momentos de suspense, aventura, terror... Cada criança poderá fazer sua viagem ao lugar que desejar, pois de passaporte nas mãos, tudo é possível!


4º Ano– Ano– “Crescer...Nosso Desafio” O livro “Mano descobre a ecologia”, de Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein, despertou em nossa turma o desejo de vivenciar experiências semelhantes às de Mano e Oscar. Assim nasceu no 4º ano o projeto: "ÁGUA: RECURSO NATURAL FINITO, RESPONSÁVEL PELA BIODIVERSIDADE DO PLANETA TERRA.”. Partindo desta motivação, foram realizadas leituras de diversos textos informativos, apreciação, reflexão e análise de alguns vídeos abordando a temática da água Em nossas aulas concluímos que à medida que o homem aumenta a sua intervenção na natureza para satisfazer necessidades próprias, há uma intensa exploração dos recursos naturais. Levantamos, também, inúmeros fatores responsáveis pela degradação da natureza, especialmente a água. Estes conhecimentos estão nos sensibilizando e aproximan-

do-nos da nossa grande missão como cidadãos: recuperar e preservar os recursos naturais. Para isso, selecionamos algumas atitudes as quais, inicialmente, serão praticadas e observadas pelo 4º ano, aqui no Colégio: • Usar a água com responsabilidade e em tempo reduzido; • Observar se as torneiras permanecem fechadas quando não estão em uso; • Apontar possíveis vazamentos. Assim, estamos vivenciando nossas aventuras a fim de cuidar melhor do que é nosso e de todos os habitantes desse planeta azul: água, fonte de vida e sustentabilidade.

5º Ano– Ano– “Folclore” Durante o 3º bimestre os alunos dos 5º anos A e B, desenvolveram uma pesquisa sobre o folclore nas aulas destinadas para estudo na biblioteca. Fizeram uma pesquisa abordando as danças típicas, lendas e folguetos, apresentando em forma de teatro. Foi uma aula produtiva, interessante e divertida!!

E S TA M O S N A W E B ! W W W. I N T E G R A L I TAT I B A . C O M . B R Colégio Integral Itatiba Av. Nossa Senhora das Graças, 2.400 Bairro: Nossa Senhora das Graças CEP: 13.257-400 (11) 4524-1085


Colégio Integral - Revista Aconteceu