Page 1

DEVOCIONÁRIO A SÃO GERALDO MAJELA


AQUI se faz a VONTADE DE DEUS como e quando

ELE QUISER.


DEVOCIONÁRIO DE SÃO GERALDO MAJELA Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG Administrador Paroquial: Pe. Ueliton Neves Projeto Gráfico e Diagramação: Alan Barros


A SÃO GERALDO Humilde entre os humildes; indigente, de todos o mais pobre; No entanto, mais que os grandes, fulgura eternamente, nenhum de glória se cumulou tanto. O amor foi sua vida e seu encanto, Seu tesouro e seu sonho permanente, Pelo amor fêz-se herói, tornou-se santo, Subiu dos Céus à glória refulgente. Qual violeta entre as moitas escondida, De virtudes ornada, a sua vida Perfuma o claustro de mimoso odor. Foi um cândido lírio de inocência, Entre espinhos floriu da penitência No místico jardim do Redentor.

São Geraldo, protegei-nos! São Geraldo, rogai por nós!


1. CONHECENDO O SANTUÁRIO SÃO GERALDO MAJELA Queridos irmãos e irmãs, devotos de São Geraldo Majela, “vou fazer-me santo!” é a expressão que resume toda a vida de São Geraldo Majela. “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser!”, repetia São Geraldo em suas palavras e em seus atos. Assim compreendeu que a vontade de Deus era simplesmente poder amar todo se humano. Assim o fez. Amou a todos e foi o intercessor do povo em todas as suas pequenas ou grandes dificuldades, como servidor alegre e humilde. A devoção a São Geraldo Majela é uma linda manifestação da fé em nossa cidade de Itabira, mas não somente, também em todo o nosso território diocesano. O Santuário São Geraldo Majela, tem sido um lugar de acolhida, de peregrinação de diversos devotos. Tomou uma importância e um lugar de referência para nós cristãos. A presença geraldinana cidade de Itabira pode ser notada por meio de quadros e imagens do santo nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade e região. Existem registros históricos nos quais é detectada uma forte devoção a São Geraldo passada de pai para filho. Na década de 1970, teve início a construção da Igreja dedicada a São Geraldo Majela no Bairro Major Lage de Baixo possibilitando um espaço dedicado a devoção. No início da década de 1980, um grupo de pessoas começou a realizar caravanas para Curvelo a fim de manter contato com o Santuário e Basílica de São Geraldo, trazendo de lá o desejo de que a devoção se fortalecesse. Ao final do século XX, emergiu a ousada proposta de construção de um Santuário dedicado a são Geraldo no município-sede da Diocese: No ano 2000, percebendo a grande devoção ao santo redentorista, idealizouse um Santuário para acolher os fiéis de Itabira e região. Muitas iniciativas foram tomadas: aquisição do terreno e da relíquia do santo; criação da novena e missa perpétua na Igreja de São Geraldo. Apesar das intempéries da vida, o projeto se manteve vivo no coração das pessoas e na oração dos devotos que nunca perderam a esperança. No dia 3 de setembro de 2009, iniciou-se a execução do projeto no terreno do Bairro Esplanada da Estação, projeto este ainda em execução. Mesmo em fase de acabamento, o Santuário conta uma programação para manter os fiéis alimentados em sua devoção: novena, ladainha, terço e missa de São Geraldo; no mês de julho, Oitavário de São Geraldo; em outubro, Novena e Festa de São Geraldo; todo dia 16 de cada mês, missa devocional; e o grupo da Irmandade de São Geraldo. 6 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


É interessante perceber que os devotos de São Geraldo compartilham, assim, em seu cotidiano, o espírito das missões populares difundida pelos redentoristas, mas já numa perspectiva pós Concílio Vaticano II. Tal afinidade valoriza a promoção das práticas devocionais familiares e o protagonismo nos leigos na dinamização da vida religiosa local, mas articulados de forma solidária com os anseios, necessidades e esperanças da população. São Geraldo, ao socorrer o povo, sobretudo as famílias, as mães aflitas, os pais desempregados, os filhos atribulados e as crianças abandonadas, nos recorda algo fundamental: o poder vivificante do Pai Criador sobre a criação e suas criaturas. Os milagres, as curas, as graças, as bênçãos de conforto e esperança que os devotos alcançam por intercessão de São Geraldo se referem não só a restauração da obra criadora pelo Pai celeste e por seu Amor sempre refeita. São Geraldo nos ajuda apontando para o acontecimento novo que é o Reino que Jesus nos traz. O Espírito Santo de Jesus nos faz enxergar que a Paz divina vai triunfando em meio às provações. Este devocionário tem por objetivo divulgar a vida e espiritualidade de São Geraldo Majela. Ele nos chama a ser nova criação de Deus, realidade a nós dada em Jesus, Redentor nosso. São Geraldo continue cuidando do povo itabirano, município provilegiado de sua atenção e devoção. Que São Geraldo irradie a paz de Jesus para todas as famílias. Que ele nos obtenha, além das curas, bênçãos e milagres, sobretudo a graça de sermos parecidos com ele e seguirmos seu exemplo. O mais importante ao suplicar a intercessão de São Geraldo é desejar de coração atingir sua experiência espiritual de união íntima com Jesus, de tal modo que o mistério do amor eterno entre o divino e o humano penetre todo o nosso ser. Que Deus vos abençoe e vos guarde. São Geraldo Majela, rogai por nós.

Pe. Ueliton Neves da Silva Paróquia Nossa Senhora da Penha Santuário São Geraldo Majela


2. CRONOLOGIA DA VIDA DE SÃO GERALDO Datas da vida de São Geraldo 06 de abril 1726: Nascimento em Muro Lucano/Itália. Batizado no mesmo dia. 1733 / 1734 / 1735: Geraldo frequenta a escola. Aprende a ler, escrever, fazer contas... e falar com facilidade. 1736: 1ª Comunhão. Sua alegria e festa no coração. 1738: Morre o pai, Domingos. Geraldo se torna aprendiz de alfaiate com o mestre Pannuto. Tratado com dureza. Resiste. É admirado. 1740: Geraldo se apresenta no convento dos capuchinhos, onde era superior um tio seu, irmão da mãe Benedita. É recusado por ser muito novo e fraco. 1741: Aceito como doméstico na casa do Sr. Bispo Albini. Deu certo, apesar da rudeza do patrão bispo. Chamam-no de Gerandiello, o pequeno Geraldo. 1745: Geraldo é de novo recusado pelos capuchinhos. Tenta com um colega se tornar eremita. Difícil demais. Desiste. 1747: Empregado como alfaiate na escola-internato do sr. De Luca Malppede. Um inferno.

8 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


1748: Conhece dois missionários Redentoristas: Padre Francisco Garzilli e Irmão Onofre Ricca. Arrecadam donativos para a construção de um convento junto ao Santuário de Nossa Senhora, em Materdomini. 13 de abril de 1749: Começa a missão Redentorista em Muro. Chefe dos missionários: Padre Paulo Cafaro. O trio da missão: Padres Cafaro, Margota e Fiochi. Geraldo se encanta com o modo santo dos missionários. Acompanha-os em tudo. Chega a pedir: “Padres, peço, aceitem-me entre os irmãos da sua congregação”. E repete a cada dia o pedido. Termina a missão. Os missionários vão embora bem de manhã. Geraldo foge de casa, saltando pela janela. Corre atrás. Insiste. Perplexo, Padre Cafarotoma toma a decisão, dando um bilhete a Geraldo para o reitor do convento de Deliceto, a 50km. 17 de maio de 1749: Geraldo chega ao convento de Deliceto. Mostra o bilhete, em que estava escrito: “Aqui vai um inútil, é mais uma boca para comer”. É aceito como aspirante. Dezembro de 1749: Durante a festa de Natal, Geraldo veste o hábito Redentorista. Acaba de ser nomeado o reitor da comunidade o Padre Cafaro. São três anos de experiência como religioso Redentorista. 10 de abril de 1752: Morre a mãe Benedita. 16 de julho de 1752: Geraldo torna-se Redentorista de vez: faz os votos religiosos e o juramento de perseverança. Ele assina assim: Irmão Geraldo Majela. E acrescenta... do Santíssimo Redentor. Maio de 1754: Geraldo é caluniado pela jovem NereaCaggiano. Recebe punição religiosa. Proibido de sair de casa e de comungar.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

9 - Devocionário de São Geraldo Majela


Julho 1754: Desfaz-se a trama mentirosa. Geraldo se encontra com o fundador Santo Afonso Maria de Ligório. É reconhecida sua inocência. É enviado para residir em Nápoles. 01 de dezembro 1754: É designado para residir no Santuário de Materdomini (Mãe do Senhor). 30 de agosto de 1755: Chega doente, enfraquecido depois de uma tarefa missionária. 04 de outubro: Agravamento de sua doença. 15 de outubro de 1755: Morre, pouco antes da meia-noite, em seu quarto no convento de Materdomini, cercado de carinho, cuidado e admiração de seus confrades. 29 de Janeiro de 1893: Irmão Geraldo é beatificado pelo Papa Leão XIII. 11 de dezembro de 1904: Canonizado pelo Papa Pio X.

10 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E FRASES DE SÃO GERALDO Permaneça com muita alegria e não se deixe deprimir. A fé é vida e a vida para mim é fé. Aqui se faz a vontade de Deus como e quando Ele quiser! (Frase na porta do seu quarto) Venho dizer-lhe, da parte do meu amado Deus, que se deixe ficar numa sólida e santa paz. Deixar-se conduzir em todos os assuntos conforme o Espírito de Jesus Cristo. Todos nós somos tentados em nossa vocação. E Deus prova-nos assim para ver nossa fidelidade. A mortificação tem sentido em Deus. É uma lástima sofrer e não fazer isto por amor a Deus. Se não me quiserem na congregação, hão de me ver todos os dias na porta do convento pedindo esmolas para os necessitados. (Quando buscava entrar para a Congregação Redentorista) A divina vontade quer que eu siga adiante com água e vento nesse caminho. Ele quer que eu siga adiante. Ele quer e eu quero. Serei pobre em fazer a minha vontade, e rico em buscar a tua. Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça. A melhor oração é fazer o que agrada a Deus, e quando se faz por amor a Deus, tudo é oração. Ó Deus meu, oxalá pudesse eu converter tantos pecadores quanto são os grãos de areia do mar e da terra, as folhas das árvores e dos campos, quanto são as partículas do ar, estrelas do céu, raios do sol e da lua e criaturas todas da terra. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

11 - Devocionário de São Geraldo Majela


Tenho agora a maravilhosa ventura de tornar-me santo, e, se a desperdiço, perco a para sempre. Pois, que me falta para tornar-me santo? Tenho todas as ocasiões favoráveis para ser santo. Coragem, pois, quero me tornar santo. Desde agora sejas mais sensato e penses que não te farás santo estando só em contínua oração e contemplação. A melhor oração é estar como Deus quer. Permanecer na vontade divina, isto é, em contínuos trabalhos por amor de Deus. É isto que Deus quer de ti. Não te submetas a teus gostos ou aos do mundo. Basta teres só Deus presente, e estareis sempre nele, em tudo o que fazeis. Na verdade, tudo o que se faz unicamente por amor de Deus, tudo é oração. Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus. Nenhum sofrimento é sofrimento, quando o aceitamos seriamente. Alguns me dizem que eu zombo do mundo. Ó Deus, o que haveria de estranho se eu risse do mundo? Muito estranho seria se eu risse de Deus! Se me perco, perco a Deus. E que me resta perder, se perco a Deus.

12 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


PERSONALIDADE E ESPIRITUALIDADE DE SÃO GERALDO Os biógrafos de São Geraldo pouco se preocuparam em nos mostrar seus traços humanos. A representação que dele temos no-lo mostra como religioso redentorista e nela sua figura é a de um asceta, comumente acompanhada de um crucifixo e de uma caveira. Autores contemporâneos o mostram em seu aspecto físico como um jovem alto, de rosto ovalado, simpático e atraente. Seu olhar profundo era atraente, suave e terno, sua voz cheia e forte, com belo timbre, com um talento particular para o canto. Seu rosto pálido por causa dos contínuos jejuns, vigílias e privações; sua resistência à fadiga e ao trabalho é extraordinária. Dava um cansaço em seus companheiros de viagens, que muitas vezes tinham de recorrer às cavalgaduras para acompanhá-lo e trabalhava de forma surpreendente. Este último dado é confirmado por todas as crônicas dos conventos pelos quais passou. Era de temperamento emotivo e de caráter ardoroso. De coração afetuoso que o fazia encontrar-se com os outros com muita facilidade e se apegar a eles. Igual solicitude terá diante da escolha de sua vocação e em sua perseverança nela. As energias de seu caráter soube canalizar no domínio de si mesmo e no serviço aos outros. Amou a Deus com todas as suas energias. Exposto à admiração dos outros, seu amor ao Crucificado levou-o sempre a procurar os ofícios mais humildes e até repugnantes, procurando em tudo passar despercebido. De sentimentos delicados, alegrava-se servindo o alimento aos desvalidos, fazendo curativos nas repugnantes chagas dos incuráveis e consolando os infelizes. Sensível diante da natureza ficava surpreso com a formosura dela, com o trinar dos passarinhos, com a beleza das flores e com a imensidade e misterioso encanto das matas e dos animais.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

13 - Devocionário de São Geraldo Majela


3. VIDA DE SÃO GERALDO Geraldo nasceu em 1726 em Muro, pequena cidade do sul da Itália. Sua mãe, Benedetta, foi uma bênção para ele, pois ensinou-lhe o imenso amor de Deus que não conhece limites. Ele era feliz por estar perto de Deus. Geraldo tinha quatorze anos quando seu pai morreu e ele ficou sendo o arrimo da família. Tornou-se aprendiz na alfaiataria da cidade e era maltratado e agredido pelo mestre. Passados quatro anos de aprendizado, quando ele poderia montar sua própria alfaiataria, disse que ia trabalhar como empregado do bispo de Lacedônia. Seus amigos lhe aconselharam a não assumir o trabalho. No entanto, os ímpetos de ira e as constantes repreensões que impediram os outros empregados de permanecer mais que poucas semanas nada eram para Geraldo. Foi capaz de exercer todos os encargos e trabalhou três anos para o bispo até a morte deste. Quando acreditava que estava fazendo a vontade de Deus, Geraldo aceitava qualquer coisa. Se batiam nele na alfaiataria ou se o bispo não lhe dava valor, pouco importava; via o sofrimento como parte do seu seguimento de Cristo. “Sua Senhoria gostava de mim” - dizia. E já então, Geraldo costumava passar horas diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento, o sinal do seu Senhor crucificado e ressuscitado. Em 1745, com 19 anos, voltou para Muro onde montou uma alfaiataria. Seu negócio prosperou, mas ele não ganhou muito dinheiro. Praticamente dava tudo para os outros. Guardava o que era necessário para sua mãe e suas irmãs e dava o resto aos pobres ou para Missas em sufrágio das almas do purgatório. Geraldo não passou por uma conversão repentina e espetacular, apenas foi crescendo constantemente no amor de Deus. Durante a Quaresma de 1747 ele resolveu ser completamente semelhante a Cristo o quanto lhe fosse possível. Fez penitências mais severas e procurava explicitamente a humilhação, fazendo-se passar por louco e sentindo-se feliz quando riam dele nas ruas. Quis servir plenamente a Deus e pediu admissão no convento dos Capuchinhos, não sendo porém aceito. Aos 21 anos tentou a vida de eremita. Tal era a sua vontade de ser semelhante a Cristo, que aceitou imediatamente a chance de representar o papel principal num Drama da Paixão, um quadro vivo apresentado na catedral de Muro.

14 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Com os Redentoristas Em 1749, os Redentoristas estiveram em Muro. Geraldo seguiu cada detalhe da missão e decidiu que aquela devia ser a sua vida. Pediu para ingressar no grupo missionário, mas o Pe. Cafaro, o Superior, recusou-o por motivo de saúde. Tanto importunou os padres, que, ao deixarem a cidade, o Pe. Cafaro sugeriu à sua família que o trancasse no seu quarto. Usando um estratagema que desde então haveria de encontrar imitadores entre os jovens, Geraldo amarrou os lençóis da cama e, descendo pela janela, seguiu o grupo dos missionários. Fez uma dura caminhada de dezenove quilômetros para chegar até eles. “Aceitem-me, me deem uma chance, depois me mandem embora se eu não for bom,” dizia Geraldo. Diante de tamanha persistência, Pe. Cafaro não pode senão consentir. Mandou Geraldo para a comunidade redentorista de Deliceto com uma carta em que dizia: “Estou mandando um outro irmão, que será inútil quanto ao trabalho.” Geraldo sentiu-se absolutamente e totalmente satisfeito com o modo de vida que Santo Afonso, fundador dos Redentoristas, traçou para os seus religiosos. Ficava radiante ao constatar como era central o amor a Jesus sacramentado e como era essencial o amor a Maria, Mãe de Jesus. Professou os primeiros votos na data de 16 de julho de 1752, que, conforme ele ficou sabendo com alegria, era a festa do Santíssimo Redentor e também o dia de Nossa Senhora do Carmo. Desde esse dia, com exceção de algumas visitas a Nápoles e do tempo passado em Caposele onde morreu, a maior parte da vida de Geraldo foi vivida na comunidade redentorista de Iliceto. O rótulo de “inútil” não duraria muito. Geraldo era um excelente trabalhador e nos anos seguintes foi por várias vezes jardineiro, sacristão, alfaiate, porteiro, cozinheiro, carpinteiro e encarregado das obras da nova casa de Caposele. Aprendia rápido: visitando a oficina de um escultor, logo começou a fazer crucifixos. Era uma jóia na comunidade. Tinha apenas uma ambição: fazer em tudo a vontade de Deus. Em 1754 o seu diretor espiritual pediu-lhe que escrevesse qual era o seu maior desejo. Ele escreveu: “amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus.”

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

15 - Devocionário de São Geraldo Majela


A Grande Provação A santidade verdadeira deve sempre ser testada pela cruz, e assim, em 1754, Geraldo devia sofrer uma grande provação, aquela que bem pode ter merecido a ele o poder especial para assistir às mães e a seus filhos. Uma das suas obras de apostolado era a de encorajar e assistir as moças que queriam entrar para o convento. Muitas vezes ele até garantiu o necessário dote para alguma moça pobre que de outra forma não poderia ser admitida numa ordem religiosa. NériaCaggiano era uma das moças assistidas desta forma por Geraldo. Porém, ela achou desagradável a vida do convento e dentro de três semanas voltou para casa. Para explicar sua atitude, Néria começou a espalhar mentiras sobre a vida das freiras, e quando o povo de Muro recusou-se a acreditar em tais histórias a respeito de um convento recomendado por Geraldo, ela resolveu salvar sua reputação destruindo o bom nome do seu benfeitor. Para isto, numa carta dirigida a Santo Afonso, o superior de Geraldo, ela o acusou de pecados de impureza com a jovem de uma família em cuja casa muitas vezes Geraldo ficava nas suas viagens missionárias. Geraldo foi chamado por Santo Afonso para responder a acusação. Mas em vez de se defender, permaneceu em silêncio, seguindo o exemplo do seu divino Mestre. Diante deste silêncio, Santo Afonso nada pode fazer senão impor ao jovem religioso uma severa penitência: foi negado a Geraldo o privilégio de receber a santa Comunhão e foi-lhe proibido todo contato com os de fora. Não foi fácil para Geraldo renunciar aos trabalhos pelo bem das almas, mas este era um sofrimento pequeno em comparação com a proibição de comungar. Sentiu isto tão profundamente, que chegou a pedir para ficar livre do privilégio de ajudar a Missa, receando que, a veemência do seu desejo de receber a comunhão o fizesse arrancar a hóstia consagrada das mãos do padre no altar. Algum tempo depois, Néria ficou gravemente enferma e escreveu uma carta a Santo Afonso confessando que as suas acusações contra Geraldo não passavam de invenção e calúnia. O santo ficou cheio de alegria ao saber da inocência do seu filho. Mas Geraldo, que não ficara deprimido no tempo da provação, também não exultou indevidamente quando foi justificado. Em ambos os casos sentiu que a vontade de Deus tinha sido cumprida, e isto lhe bastava.

16 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


O Taumaturgo De poucos santos se recordam tantos fatos prodigiosos como de São Geraldo. Seus processos de beatificação e de canonização revelam que seus milagres eram os mais variados e numerosos. Com freqüência entrava em êxtase enquanto meditava sobre Deus e sua santa vontade, e nessas horas podia-se ver seu corpo erguer-se alguns palmos do chão. Há testemunhos autênticos de que em mais de uma ocasião foi-lhe concedido o insólito milagre de ser visto e de conversar em dois lugares ao mesmo tempo. A maior parte dos seus milagres foram feitos para o benefício de outros. Ele devolveu a vida a um garoto que tinha caído de um alto rochedo; abençoou a magra provisão de trigo pertencente a uma família e ela durou até a colheita seguinte; várias vezes multiplicou o pão que estava distribuindo aos pobres. Certo dia andou sobre as águas para levar um barco de pescadores entre as ondas tempestuosas até a segurança da praia. Muitas vezes Geraldo contou às pessoas pecados secretos de suas almas que tinham vergonha de confessar e levou-as a penitência e ao perdão. O seu milagroso apostolado em favor das mães também começou durante a vida. Um dia, ao sair da casa de amigos, a família Pirofalo, uma das moças o chamou dizendo que tinha esquecido o lenço. Num momento de intuição profética, disse Geraldo: “Guarda-o, pois te será útil um dia.” O lenço foi guardado como uma preciosa lembrança de Geraldo. Anos mais tarde aquela moça estava em perigo de morte em trabalhos de parto. Lembrou-se das palavras de Geraldo e pediu o lenço. Quase imediatamente o perigo passou e ela deu à luz uma criança sadia. Em outra ocasião pediram as orações de Geraldo para uma mulher grávida que corria perigo junto com o filho. Tanto ela como a criança saíram ilesas do perigo.

Morte e Glorificação De saúde sempre frágil, era evidente que Geraldo não iria viver muito. Em 1755 sofreu violentas hemorragias, a ponto de sua morte ser esperada para qualquer momento. No entanto, ele devia ainda ensinar uma grande lição sobre o poder da obediência. O seu diretor mandou-lhe que sarasse, se fosse da vontade de Deus, e imediatamente a doença pareceu desaparecer, ele deixou o leito e juntou-se à comunidade. Sabia, porém, que esta cura era apenas temporária e que tinha pouco mais que um mês de vida. Pouco depois teve que voltar ao leito e começou a preparar-se para a morte. Abandonava-se totalmente à vontade de Deus e escreveu na porta do seu quarto: Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

17 - Devocionário de São Geraldo Majela


“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo ele quer.” Com frequência ouviam-no recitar esta oração: “Meu Deus, quero morrer para fazer vossa santíssima vontade.” Pouco antes da meia-noite do dia 16 de outubro de 1755, a sua alma inocente voltou para Deus. Na morte de Geraldo, o irmão sacristão, na sua euforia, tocou os sinos à maneira festiva, em vez do toque fúnebre. Milhares de pessoas vieram ver o corpo do “seu santo” e tentar obter uma última lembrança daquele que tantas vezes os tinha ajudado. Após a sua morte, começaram a ser relatados milagres em quase todas as regiões da Itália, atribuídos à intercessão de Geraldo. Em 1893, o Papa Leão XIII o beatificou e, no dia 11 de dezembro de 1904, o Papa Pio X o canonizou como santo.

O Santo das Mães Por causa dos milagres que Deus fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, as mães da Itália se afeiçoaram a Geraldo e fizeram dele o seu padroeiro. No seu processo de beatificação, uma testemunha atesta que ele era conhecido como “il santo dei felici parti” - o santo dos partos felizes. Milhares de mães tem experimentado o poder de São Geraldo através da Liga de São Geraldo. Muitos hospitais dedicam a ele a ala da maternidade e dão a seus pacientes medalhas e santinhos de São Geraldo. Milhares de meninos recebem o nome de Geraldo dos pais, convencidos de que foi a intercessão dele que os ajudou para que nascessem sadios. Há moças e rapazes que tem um nome semelhante ao seu, e é comum encontrar Geralda, Geraldina, Geraldino, Gerardo e Geriane.

6. NOS PÉS DE SÃO GERALDO, UMA CAVEIRA Segundo o Pe. Lourenço Kearns, missionário redentorista, a caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena. A caveira, então, chama nossa atenção para dois aspectos principais: 1) Mortalidade - contemplar que um dia vamos morrer. A caveira nos ajuda a acolher essa verdade. 2) Tudo é “vaidade” e um dia seremos reduzidos também à morte. Ajuda a pessoa a colocar suas opções em perspectiva que tudo terá seu fim. Somente o amor a Deus e ao próximo vai sobreviver à vida mortal. A caveira que aparece muitas vezes próxima a São Geraldo simboliza, portanto, a morte física, o despego material em prol da vida espiritual. 18 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


NOVENA - PRIMEIRO DIA SÃO GERALDO E A ALEGRIA DE CRER E CONFIAR EM DEUS

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

19 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir: São Geraldo nos ensina a alegria de crer em Deus, confiando a Ele nossos projetos. As.: Desde menino, Geraldo passou por muitas dificuldades em sua vida. Nasceu pobre, numa família necessitada e carente. Escolheu ser pobre por toda a vida, porque desde pequeno fez de Cristo a única riqueza de seu coração. O vazio material criou o espaço interior para uma profunda experiência de Deus. E ele a viveu na alegria e na confiança. Dir.: O amor de Deus enchia seu coração de felicidade e contentamento. Deus realizava seus anseios mais profundos. As.: O segredo da alegria de Geraldo está na esperança, que lhe permitiu caminhar com profunda serenidade, mesmo nas situações mais difíceis. O Deus no qual pôs toda a sua confiança não é um Deus que aliena dos problemas da vida, mas um Deus que se encarna na história para fecundá-la e levá-la à sua plena realização. Dir.: Geraldo não foge das responsabilidades da vida, mas as enfrenta de maneira convicta e generosa, sabendo que pode contar com a presença do amor de Cristo e o sustento do Espírito. As.: A confiança na providente presença de Deus ilumina o caminho de Geraldo. Sua alegria vem de sua entrega incondicional a Jesus Cristo na 20 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


pessoa do irmão. É a lógica do Evangelho, quando nos centramos em nós mesmos, ficamos tristes e infelizes, perdemos a esperança. Quando nos centramos em Jesus e seu Reino, sentimo-nos alegres e felizes. A fonte da alegria de Geraldo é a sua confiança total em Deus: nas facilidades e nas dificuldades. Intercessão Dir.: Ó Deus, fostes a fonte da alegria de São Geraldo. As.: Ajudai-nos a por em vós nossa esperança. Dir.: Ó Deus, em Vós São Geraldo encontrou o sentido da sua vida. As.: Ajudai-nos a crescer em nossa fé. Dir.: Ó Deus, destes a São Geraldo uma confiança inabalável na vossa providência. As.: Ajudai-nos a não desanimar nas horas de sofrimento. Rezemos Deus nosso Pai, destes a São Geraldo uma confiança inabalável no vosso amor paterno. Por isto, no meio de todos os seus sofrimentos, ele foi feliz, porque se sentia sustentado pela vossa presença. Que possamos entregar nossa vida a Vós, porque é na vossa vontade que se encontra a verdadeira felicidade. Que saibamos enfrentar alegremente, sustentados por vossa presença, nossas dificuldades cotidianas, como fez São Geraldo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

21 - Devocionário de São Geraldo Majela


Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, 22 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

23 - Devocionário de São Geraldo Majela


NOVENA - SEGUNDO DIA SÃO GERALDO E A VONTADE DO PAI

24 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir: Jesus disse que não veio fazer a sua vontade, mas a vontade do Pai. Ele anuncia não o seu Reino, mas o Reino do Pai. Ele é o mediador da salvação que Deus dá à humanidade. Não escolheu a cruz, mas aceitou-a para a salvação da humanidade. Aprendeu a obediência pela entrega sacrificada (Hb 5, 8; 10, 10). A história de Jesus é marcada pela obediência ao Pai. As.: Geraldo centrou sua vida em Cristo e no Reino de Deus. Por isto não se preocupava com suas próprias necessidades, mas estava à disposição de todos. Seu dia a dia era marcado por esta busca: o que Deus quer de mim aqui e agora? Como realizar hoje o Reino? Procurava os trabalhos que mais o aproximavam de Cristo. Seu ardente desejo de fazer a vontade do Pai o tornava disponível para assumir qualquer trabalho, sobretudo os mais difíceis. Dir.: O que era difícil para os outros, era fácil para Geraldo, porque só queria agradar a Deus. Um de seus propósitos revela seu amor à vontade de Deus. Dizia ele: “Alguns se empenham em fazer isto ou aquilo; minha única preocupação é fazer a vontade de Deus”. Geraldo não buscou glórias e posições. Seu único objetivo era a vontade de Deus. As.: Muitos hoje se enganam quando pensam que Deus quer o que eles querem. Tantos querem que Deus realize as suas vontades, mas não estão dispostos a realizar a vontade de Deus. A oração pode ser também tentativa de subornar Deus egoisticamente.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

25 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: A verdadeira oração é aquela que nos muda, que nos transforma. Podemos pedir todas as graças de que necessitamos, mas a graça das graças é a conformidade com o Evangelho, pois esta é a vontade de Deus para nós. Uma vontade muito simples, que podemos realizar no nosso dia a dia. As.: Jesus não espera de nós coisas extraordinárias. Espera apenas que vivamos nossa vida de acordo com sua proposta, com seu Evangelho, assim como fez Geraldo. Podemos pedir o que quisermos a Deus, mas o importante é abandonar-se à sua vontade amorosa, porque ele só deseja o nosso bem. No final das contas, o mais importante é a nossa entrega confiante a Deus, que tanto nos ama. Intercessão Dir.: São Geraldo, construtor do Reino de Deus. As.: Ajudai-nos a realizar o plano de Deus em nossa vida. Dir.: São Geraldo, amante da vontade de Deus. As.: Ajudai-nos a descobrir qual é a vontade de Deus para nós. Dir.: São Geraldo, nosso intercessor. As.: Intercedei para que acolhamos a vontade de Deus. Rezemos Deus nosso Pai, São Geraldo nos mostra que seu projeto de amor para nós é muito melhor do que ousamos imaginar. Olhai para as nossas necessidades, mas ajudai-nos a nos entregar totalmente a Vós, acolhendo vossa vontade para nós e nossos irmãos. Nós apresentamos humildemente o que queremos de vós, mas também abraçamos o que quereis de nós. Que saibamos nos ocupar não só de nossos interesses, mas também dos vossos, a exemplo de São Geraldo. Por Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém!

26 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

27 - Devocionário de São Geraldo Majela


São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. 28 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


NOVENA - TERCEIRO DIA SÃO GERALDO E SEU TRABALHO INCANSÁVEL

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

29 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir: Quando pensamos na vida de Geraldo, o imaginamos em contemplação estática, alheio ao esforço de ganhar a vida. Como se Deus o sustentasse materialmente uma vez que vivia em profunda comunhão espiritual com Ele. Nada disso. Órfão aos 12 anos, teve que aprender a trabalhar para ajudar no sustento da família. Depois da morte do pai, torna-se o homem da casa. As.: Suas mãozinhas de menino serão obrigadas a segurar a agulha, a régua e a tesoura para continuar a profissão do pai. Será alfaiate, como queria a pobre mãe. Sofreu no ofício de aprendiz de alfaiate. Dir.: Foi difícil a vida de Geraldo. Muito semelhante à vida de muitos irmãos nossos. Obrigado a ganhar a vida, assume uma profissão simples e humilde, a de alfaiate, e sofre todas as humilhações possíveis. Mas ele não perde a dignidade. Não se revolta com Deus. Aceita tudo por Jesus Cristo. Perdoa os que o ofendem. As.: Geraldo não teve condições de protestar contra a injustiça do mundo. As coisas naquele tempo eram difíceis. Como hoje, os pobres e humilhados não tinham mesmo voz e vez. Não podiam lutar por salários mais justos. Geraldo ganha somente o suficiente para seu sustento e o sustento de sua família. Dir.: Mas a vida de Geraldo é um protesto silencioso. Vive uma profunda solidariedade com os pobres e os que sofrem, porque também ele é um sofredor. Ao escolher ser irmão redentorista, escolheu a pobreza e os pobres. Quis estar a serviço dos pobres, viver do jeito deles, estar com eles, ajudá-los em suas necessidades. Foi um verdadeiro “bom samaritano”. 30 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


As.: Geraldo atendia às necessidades dos pobres de modo muito generoso. Seu primeiro objetivo, como redentorista, era levar a salvação de Cristo a todos, a Copiosa Redenção. Mas o anúncio da salvação tem um conteúdo preciso: “Proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista”. E ainda: “Devolver a liberdade aos oprimidos” (Lc 4, 18). Assim viveu Geraldo, pobre com os pobres, humilde com os humildes, simples com os simples, longe dos palácios e do poder. Sua Vida como a de Jesus, foi serviço aos mais necessitados. Intercessão Dir.: Deus Pai, que enviaste vosso Filho Jesus para anunciar a Boa Nova da salvação. As.: Fazei-nos compreender como realizá-la no mundo de hoje. Cel.: Jesus, que nos ensinastes como realizar o Reino em nossa vida. As.: Que vos sigamos a exemplo de São Geraldo. Dir.: Espírito Santo, que mantém viva em nossa vida a chama do amor. As.: Que amemos como Jesus amou e que o sigamos a exemplo de São Geraldo. Rezemos Deus nosso Pai, São Geraldo foi um trabalhador e anunciador do vosso Reino. Como cristão e religioso, escolheu a pobreza e os pobres, exatamente como vosso filho. Que façamos do nosso trabalho um lugar de santificação pessoal. E que não nos esqueçamos daqueles que sofrem. Saibamos construir o vosso Reino na solidariedade com todos. E que nossos sofrimentos abram o nosso coração para vossa bondade e misericórdia. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

31 - Devocionário de São Geraldo Majela


Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, 32 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

33 - Devocionário de São Geraldo Majela


NOVENA - QUARTO DIA SÃO GERALDO E A EUCARISTIA

34 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir: A Eucaristia é o centro da vida do cristão. O pão consagrado é Jesus Ressuscitado no meio de nós, atualizando o sacrifício de sua paixão para a nossa redenção. O cristão se alimenta do pão da vida que é Cristo na Eucaristia para configurar sua vida com a dele. As.: Geraldo sempre amou Jesus eucarístico e o recebeu com a idade de 10 anos. Decidiu comungar frequentemente e, muitas vezes, ao receber a Comunhão, vivia experiências maravilhosas, tamanha era sua paixão por Jesus. Dir.: Geraldo costumava passar horas aos pés de Jesus sacramentado. Ele entendia a profundidade deste sacramento e se nutria dele. É no encontro com Jesus na Eucaristia que Geraldo se alimentava do pão espiritual, que o fortalecia interiormente e o confirmava no seu caminho de amor aos irmãos. As.: Geraldo comungou Cristo na Eucaristia, sacramento do amor. Cristo convidava Geraldo a uma intimidade com Ele. A comunhão frequente transformou a vida de Geraldo e o configurou mais e mais a Cristo. Dir.: Ao receber o Cristo que se dá, Geraldo fez da sua vida uma “eucaristia”, oferecendo sua vida ao Pai no serviço aos irmãos. As.: O risco hoje é comungarmos só por superstição, por hábito ou costume. É uma comunhão só para as próprias necessidades, um egoísmo eucarístico. A vida de Geraldo nos ensina que a Comunhão nos transforma em Cristo para que transformemos o mundo em Reino de Deus, onde há justiça, paz, fraternidade. É a consequência da Eucaristia. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

35 - Devocionário de São Geraldo Majela


Intercessão Dir.: Ó São Geraldo, amante da Eucaristia. As.: Ajudai-nos a compreender a importância deste sacramento para nossa vida. Dir.:. Ó São Geraldo, devoto de Jesus na Eucaristia. As.: Intercedei para que amemos Jesus neste sacramento. Dir.: Ó São Geraldo, fiel servidor do Evangelho. As.: Fazei que a Eucaristia nos transforme em evangelizadores. Rezemos Deus nosso Pai, aprendemos de São Geraldo a amar a Eucaristia. Ela nos ensina a amar Cristo nos irmãos. Que, pela nossa participação na Eucaristia, o nosso coração seja transformado, se encha de caridade e benevolência, para que amemos os nossos irmãos como seu Filho mesmo nos ensinou. Por Jesus Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, 36 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

37 - Devocionário de São Geraldo Majela


Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

38 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


NOVENA - QUINTO DIA SÃO GERALDO E O CRISTO CRUCIFICADO

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

39 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir.: Por que será que os santos se sentem tão atraídos pela cruz de Cristo? Por que se centram na Paixão? Talvez porque na cruz seu amor se revele de maneira mais total e absoluta. Um amor que chega ao ponto de dar a vida, assumindo uma morte trágica e dolorosa, não pode nos deixar indiferentes. Geraldo se sente atraído pelo mistério do amor que aceita passar pela cruz. A vida cristã não é senão resposta a este amor. As.: É neste espírito que Geraldo se identifica com o Crucificado. O amor o atrai. Quer sofrer por quem sofreu por ele. Quer retribuir com a mesma moeda. Quer unir-se a Cristo que sofre. Por isto, faz renúncias, sacrifícios, penitências. É a forma que encontrou na sua época para expressar seu amor a Cristo. Dir.: Geraldo só queria identificar-se com Jesus. E o mais duro é aceitar a cruz quando ela vem pelas mãos duras dos homens. O mais bonito em Geraldo é sua acolhida dos sofrimentos cotidianos presentes na vida de todos nós. Geraldo acolhe os sofrimentos como vindos “das mãos de Deus”. As.: Nós podemos aceitar os sofrimentos da vida e permitir que Deus os use para nossa transformação. É bem verdade que Deus não os quer, mas também é verdade que não é possível evitá-los. O mais importante não é “porque” sofremos, e sim “como” sofremos. Geraldo sofreu assemelhando sua vida à vida de Cristo.

40 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Dir.: Geraldo carregava não só seus sofrimentos, mas também os sofrimentos, daqueles que encontrava em suas andanças, daqueles que ele converteu ao longo de sua vida. As.: Sofria a paixão de Cristo pela salvação do mundo. Solidariza-se com os homens até no sofrimento. “Completou na sua carne o que faltou ao sofrimento de Cristo”, pela salvação da humanidade. Carregou as dores dos outros. Sofreu pelos pecadores ajudando-os a carregar suas dores. Intercessão Dir.: Jesus, que aceitou sofrer por amor à humanidade. As.: Ajudai-nos a descobrir a dimensão libertadora do nosso sofrimento. Dir.: Jesus, que vos solidarizastes com as dores do mundo. As.: Fazei-nos solidários com os que sofrem. Dir.: Jesus, que suportastes o sofrimento injusto. As.: Não nos deixeis desesperar quando sofremos.. Rezemos Senhor Jesus, quando nos abrimos à vossa graça, o sofrimento nos purifica e nos revela o essencial. Nossa transformação vem de nossa abertura à vossa vontade quando sofremos. Nossa fragilidade cria o espaço para vossa ação. A vida de São Geraldo nos ajuda a entender o sofrimento como configuração a Vós. Que vossa graça nos ensine a sofrer e a nos solidarizar com quem sofre mais que nós. É o que vos pedimos, por intercessão de São Geraldo. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

41 - Devocionário de São Geraldo Majela


Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. 42 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

43 - Devocionário de São Geraldo Majela


NOVENA - SEXTO DIA SÃO GERALDO E O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS

44 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir.: O resumo do conteúdo da pregação de Jesus está nesta palavra: “Reino de Deus”. Jesus anuncia o Reino com palavras e obras. Ele é o mediador do plano de salvação de Deus. O reino é o mundo do jeito que Deus o sonha, do jeito que Deus o quer. As.: O reino é a comunhão dos homens entre si e de todos os homens com Deus. Esta é a proposta de Jesus. Ao reconciliar na cruz a humanidade com Deus, ao perdoar os nossos pecados, Jesus torna este sonho possível. Dir.: Evangelizar é levar a boa nova de Jesus. É dizer aos homens que são profundamente amados por Deus, que Deus tem para eles um projeto. O cristão, como batizado, tem essa missão: viver o Reino e anunciá-lo a todos. Nesse sentido, todo cristão é um missionário. Na Igreja de Jesus, todo batizado é missionário. As.: Geraldo compreendeu muito bem a dimensão missionária do Evangelho. Entrou para a vida religiosa para ser missionário. Visitava os doentes, ajudava nas missões. Sua vida era toda ela dedicação aos outros. Dir.: Por onde ele passava, deixava uma marca que não era sua, deixava a marca de Cristo. Trabalhou pela conversão dos pecadores. Privilegiou os pobres, marginalizados e abandonados. O sucesso do trabalho missionário de Geraldo está na sua própria vida. Ele se deixou transformar por Jesus, o missionário do pai, que veio para converter o mundo, e se deixou mover pelo Espírito Santo, que anima a palavra e a ação do missionário. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

45 - Devocionário de São Geraldo Majela


As.: Quando alguém se deixa transformar pelo mistério do Cristo, produz muitos frutos. Qual o segredo de Geraldo? Não era grande orador, não fazia sermões e grandes pregações. O segredo de Geraldo é a vida de Deus nele. Geraldo é “memória viva do Cristo”, que evangeliza com a força e a luz do Espírito Santo. Intercessão Dir.: Deus Pai, que enviastes vosso Filho Jesus como primeiro missionário do Reino. As.: Dai-nos a coragem de assumi-lo com entusiasmo. Dir.: Jesus, que viestes para inaugurar o Reino de Deus e nos conduzir ao Pai. As.: Fazei de nós uma só família reunida na fraternidade. Dir.: Espírito Santo, dom primeiro do Ressuscitado. As.: Configurai nossa vida à vida de Cristo, para que nosso viver seja memória de seu Evangelho. Rezemos Senhor Deus e Pai, São Geraldo nos ensina que para ser missionário é necessário sair em missão, mas o mais importante é viver o Evangelho e dar testemunho de Cristo. Ele nos ensina que deixar-se transformar por Cristo é a primeira exigência para ser um bom missionário, porque assim o missionário vai anunciar o que ele próprio experimentou. Por intercessão de São Geraldo, nós Vos pedimos: ajudai-nos a redescobrir o fundamento da nossa vocação missionária, que é nossa adesão interior a Cristo e a seu Reino. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. 46 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

47 - Devocionário de São Geraldo Majela


Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

48 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


NOVENA - SÉTIMO DIA SÃO GERALDO E A RECONCILIAÇÃO COM A VIDA E COM DEUS

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

49 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir.: Avida de Geraldo foi sofrida, como a de todos nós e muito mais do que a de muitos de nós. Geraldo sofreu privações durante sua infância e incompreensões durante toda a sua vida. Foi caluniado, desacreditado, abandonado. Mas nada disso abatia o ânimo de Geraldo. Estava sempre feliz e contente. De onde vinha esta força de Geraldo? As.: Seu segredo foi sua disposição interior de perdoar. Geraldo não se vingou, deu a outra face, como manda o Evangelho. Sua capacidade de perdoar manteve reconciliado com a vida e os acontecimentos, manteve-o reconciliado com Deus até as profundezas de seu ser. Sua capacidade de perdoar irrestritamente o ajudou a estar sempre em paz e de bem com a vida. Geraldo não guardava rancor. Dir.: Geraldo acolheu a vida tal qual ela é e aproveitou de todos os acontecimentos para crescer no seu caminho de maturidade espiritual. As.: Geraldo foi realista. Sempre soube que a vida não é um mar de rosas. Entendeu que todos atravessam sofrimentos e decepções. Mas seu olhar sobre as adversidades da vida estava alicerçado na sua profunda fé em Deus. Viu o sofrimento a partir da fé e aproveitou para crescer, amadurecer, confiar ainda mais. Dir.: Geraldo acreditava na força curativa do perdão. Sabia que o cristão pode estar alegre e feliz, mesmo passando por sofrimentos. Tudo depende do modo de lidar com os acontecimentos. Jesus ensina a enfrentar os sofrimentos sem perder a paz e a alegria. 50 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


As.: Quem vive a vida a partir de Deus, transforma os acontecimentos negativos em positivos e tira lições de tudo. Quem perdoa, vive reconciliado. A reconciliação não é um ato isolado, que pode nos acontecer de vez em quando, ela é uma atitude interior que transforma toda nossa vida, assim como transformou a vida de Geraldo. Intercessão Dir.: São Geraldo, que soube enfrentar os sofrimentos. As.: Intercedei pro nós, para que não desistamos por causa de nossas dificuldades cotidianas. Dir.: São Geraldo, que vivia reconciliado com todos. As.: Alcançai-nos a graça de perdoar os nossos inimigos. Dir.: São Geraldo, construtor da paz. As.: Ajudai-nos a vencer o ódio em nós mesmos e nos outros.. Rezemos Ó Deus, de vosso servo São Geraldo aprendamos o amor sem medidas, capaz de perdoar até os inimigos. Que sejamos instrumentos da paz, do amor, da fraternidades. Que Vivamos bem com todos, sem jamais nos deixar levar por sentimentos de vingança contra o nosso próximo. Escutai a oração de vosso servo São Geraldo por nós, que sigamos o seu exemplo. Isso vos pedimos por vosso Filho Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

51 - Devocionário de São Geraldo Majela


Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. 52 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

53 - Devocionário de São Geraldo Majela


NOVENA - OITAVO DIA SÃO GERALDO E O AMOR DE MARIA

54 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir.: Para Geraldo, Maria é símbolo da ternura de Deus para com a humanidade. Escolhida para ser a mãe de Jesus, Maria acolhe com todo seu ser a proposta de Deus, que muda os rumos de sua vida. Ela é a síntese de tudo o que somos chamados a ser. As.: Assim como Maria acolheu a graça, somos chamados a acolher uma graça que transforma todo o nosso ser. É o caminho que devemos seguir: abertura total de nosso ser a Deus. Dir.: Geraldo foi devoto de Maria. Amou muito a Maria. Contou muito com a intercessão da mãe de Deus para viver a sua vida. Seguiu seu exemplo de abertura total à graça de Deus. As.: Maria era um dos amores de Geraldo: sua advogada, a princesa de seu castelo, o reflexo mais perfeito da beleza de Deus. Geraldo sempre foi um apaixonado por Nossa Senhora. Dir.: Mas a paixão por Maria não o distancia do Evangelho. Ao contrário, Maria o ajudava a viver sua opção por Jesus de maneira radical. Assim como Maria, Geraldo sempre quis ser transparente à graça e acolhê-la com todo o seu ser. As.: Geraldo se entregou totalmente a Deus. Maria o ajudou em seu itinerário rumo a Deus. Ela acolheu em seu seio o Filho de Deus. Ela foi a primeira seguidora de Jesus e a primeira cristã. Ela acompanhou Geraldo e o ajudou a ser só de Deus, vivendo o Evangelho da Boa Nova do Reino.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

55 - Devocionário de São Geraldo Majela


Intercessão Dir.: Maria, mãe de Deus e nossa mãe. As.: Ajudai-nos a conhecer e amar o vosso Filho Jesus Dir.: Maria, estrela da evangelização. As.: Ajudai-nos a revelar ao mundo o rosto misericordioso de vosso Filho. Dir.: Maria, primeira discípula. As.: Ajudai-nos a seguir vosso Filho, como São Geraldo, amando os pobres e abandonados.. Rezemos Deus e Pai, ajudai-nos a amar Maria, que tanto vos amou e serviu. Ela, que soube acompanhar São Geraldo em toda a sua vida de fidelidade a Vós, também nos acompanhe e ampare e nos alcance a graça da verdadeira conversão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, 56 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

57 - Devocionário de São Geraldo Majela


Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

58 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


NOVENA - NONO DIA SÃO GERALDO E A ORAÇÃO

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

59 - Devocionário de São Geraldo Majela


Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém! Oração Inicial Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos a graça de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria. Amém. Reflexão Dir.: A oração é, para Geraldo, uma forma de cultivar a intimidade com Deus. Ele passa horas em oração, imerso no mistério de Cristo. A oração o fortalece interiormente para a prática do amor e da misericórdia. As.: A oração garante nossa relação com Deus, ela nos permite ver a vida com os olhos da fé. Sem a oração, a vida cristã perde seu sentido e cai num materialismo vazio. Dir.: Geraldo aconselhava a oração a seus amigos. A oração que ele ensinava era da entrega da própria vida a Deus. Não se trata de rezar para obrigar Deus a realizar os nossos desejos ou parareduzí-los às nossas necessidades egoístas. As.: Orar é aceitar a vontade de Deus. A oração é uma relação de amizade e confiança. Nela nos entregamos a Deus para que disponha de nossa vida. É um caminho seguro para resolver as questões que nos afligem. Dir.: Deus pode atender nossas orações. Mas, com Geraldo, aprendemos que é preciso abertura às surpresas de Deus, pois o que ele quer para nós é maior do que aquilo que pedimos. Geraldo nos ensina a pedir as graças de que necessitamos, mas também a oferecer a nossa vida, gratuitamente. As.: Com Geraldo aprendemos o verdadeiro sentido da oração. Ela é comunhão com Deus e com Cristo. Ela nos une a Deus e aos irmãos. Ela nos transforma interiormente. eis a maior graça da oração.

60 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Intercessão Dir.: Senhor, Deus e Pai. As.: Lembrai-vos de nossas necessidades e atendeis nossos pedidos. Dir.: Jesus, Filho de Deus e nosso irmão. As.: Ajudai-nos a acolher a vontade de Deus na nossa oração. Dir.: Espírito Santo de amor. As.: Ensinai-nos a orar como convém. Rezemos Senhor, Deus e Pai, com Geraldo aprendemos a orar como convém, entregando nossa vida a Vós que bem conheceis as nossas necessidades. Sabeis o que é melhor para nós. Ajudai-nos, com vossa graça, para que nossa vida seja plena. Ajudai-nos a orar a vossa vontade para o aqui e agora da nossa vida. Por Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! Ladainha Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai Celestial, tende piedade de nós. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

61 - Devocionário de São Geraldo Majela


Santa Maria, concebida sem pecado, rogai por nós. São Geraldo, digníssimo filho de Santo Afonso Maria de Ligório, São Geraldo, anjo de pureza e de inocência, São Geraldo, amigo privilegiado do Menino Jesus, São Geraldo, alimentado por São Miguel, com o pão dos anjos, rogai por nós. São Geraldo, ornado com os mais sublimes dons da graça, São Geraldo, servo insigne da Virgem Imaculada, São Geraldo, adorador seráfico de Jesus na Eucaristia, São Geraldo, implacável inimigo do vosso próprio corpo, rogai por nós. São Geraldo, exemplo admirável de caridade e amor para com os inimigos, São Geraldo, modelo de humildade, São Geraldo, prodígio de paciência nas humilhações e nas calúnias, São Geraldo, espelho de observância regular, rogai por nós. São Geraldo, mártir conforme à vontade divina, São Geraldo, mestre esclarecido da ciência dos santos, São Geraldo, zelador das vocações religiosas, São Geraldo, conhecedor dos segredos dos corações, rogai por nós. São Geraldo, vencedor dos demônios, São Geraldo, pai e benfeitor dos pobres, São Geraldo, tesouro dos bens da Providência, São Geraldo, favorecido com o dom de curar os doentes, rogai por nós. São Geraldo, poderoso protetor das mães e das crianças, São Geraldo, ilustre pelos vossos milagres, São Geraldo, glória e ornamento da Congregação do Santíssimo Redentor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

62 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Oração Ó Deus que desde a mais tenra idade quisestes chamar a Vós São Geraldo, e torná-lo cópia viva do Vosso Filho crucificado, fazei com que nós, seguindo os seus exemplos, cheguemos a ser transformados neste mesmo modelo. Amém. Invocações a São Geraldo São Geraldo, que por vossa eminente santidade, me inspirais ilimitada confiança, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, no combate contra os inimigos da minha salvação, sempre eu alcance a vitória, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em todas as provações da vida, em doenças, desgostos, contrariedades e reveses, eu me sujeite à santa vontade de Deus, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, durante toda a vida, eu seja fiel cumpridor dos meus deveres, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, por vossa intercessão, Deus afaste de mim e dos meus todo artifício e poder diabólico, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu me santifique pela prática das virtudes próprias ao meu estado, rogai por mim, poderoso protetor. Para que eu persevere no serviço de Deus e morra na sua santa graça, rogai por mim, poderoso protetor. Para que, em vossa santa companhia, eu possa por toda a eternidade louvar, agradecer e amar a Deus, na glória do céu, rogai por mim, poderoso protetor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

63 - Devocionário de São Geraldo Majela


ORAÇÕES

64 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


8. Terço milagroso de São Geraldo Rezar diariamente o terço de São Geraldo, meditando através de seu testemunho de vida, a graça santificante de Deus, leva-nos a viver como o santo, “em tudo a vontade de Deus”. 1º Mistério: Contemplemos São Geraldo e seu amor abrasador a Jesus e a Maria Santíssima. 2º Mistério: Contemplemos São Geraldo e sua heroica paciência diante das humilhações e injustiças. 3º Mistério: Contemplemos São Geraldo e sua entrada na vida religiosa. 4º Mistério: Contemplemos São Geraldo e seu especial cuidado para com as mães, com os pobres e sofredores. 5º Mistério: Contemplemos São Geraldo e o seu retorno à casa paterna, aos 29 anos. a) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo b) Cruz (Credo) Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Pôncio Pilatos Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna. Amém.

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

65 - Devocionário de São Geraldo Majela


b) Pai-Nosso c) Nas três primeiras contas menores Reza-se três Ave-Marias em louvor à Virgem Mãe de Deus e nossa, tão amada por São Geraldo d) Na primeira conta grande Reza-se Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (Oração esta que saía da boca de São Geraldo sempre que se encontrava em momentos difíceis) e) Nas contas maiores das dezenas: Oh Milagroso São Geraldo, pela Santa Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que tendes em vossos braços, valei-nos, ajudai-nos, salvai-nos e socorrei-nos em todas as nossas dificuldades e aflições. f) Nas contas menores das dezenas: Por amor de Jesus Cristo, socorrei-nos, São Geraldo! g) Encerrar rezando: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha. Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. As.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

66 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


ORAÇÕES DIVERSAS Oração a São Geraldo Ó São Geraldo, nosso celestial amigo, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida, aumentados admiravelmente após a vossa morte, quer nos parecer que eles nos clamam: Confiança! Confiança! Tenham confiança! Sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos. Reconhecemos até sermos mais dignos de castigos do que favores; pois sem dúvida é justa a punição de nossos pecados, o bem que nos falta e as aflições e dificuldades que nos fazem suplicar. De certo, atraímos sobre nós e sobre aqueles que nos são caros a ira de Deus, transgredindo voluntariamente os preceitos divinos e permitindo que outros também o fizessem. Choramos agora todas as nossas culpas. Pedi, ó amado São Geraldo, pedi ao bom Pai Celeste que nos perdoe. Ainda que seja justo sermos castigados por nossos pecados, afastai de nós e de nossos queridos os flagelos da justiça divina. Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que confiantes, pedimos por esta oração. Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos. Amém. Oração da Mãe a São Geraldo Glorioso São Geraldo, que viste em cada mulher a imagem de Maria, esposa e mãe de Deus, e quiseste que todas estivessem à altura de sua missão, e as auxiliaste com teu apostolado, abençoa-me e a todas as mães do mundo. Faze-nos fortes para que possamos manter unidas nossas famílias. Socorre-nos na difícil tarefa de educar os filhos que de Deus recebemos. Dá aos maridos a coragem da fé e do amor para que, com teu exemplo e confortados com teu auxílio, possamos ser instrumentos de Jesus para fazer do nosso lar um santuário de vida. De modo especial, socorre-nos nas doenças, na dor e em nossas necessidades. Dá-nos a força de aceitar tudo por amor a Deus, para que possamos também nós ser imagem de Jesus crucificado como tu o foste. Dá a nossas famílias a alegria, a paz e o amor de Deus. Amém! Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

67 - Devocionário de São Geraldo Majela


Oração pedindo o dom da Maternidade São Geraldo, quando estavas aqui na terra, fizeste sempre a vontade de Deus conformando-te a ela até ao heroísmo. E Deus te glorificou realizando obras maravilhosas por teu intermédio. Também eu quero procurar sempre a vontade de Deus e a ela quero me sujeitar com todas as minhas forças. Mas intercede por mim diante de Deus. Ele, que é o Doador da Vida, me conceda o dom da maternidade. Faça também de mim um instrumento de sua criação. Dá também a mim a alegria de trazer no ventre um filho e apertar nos braços uma criatura minha, para cantarmos juntos a glória do Deus Altíssimo. São Geraldo, não me abandones. Escuta minha oração. Torna fecundo meu amor, que o próprio Deus abençoou no dia do meu matrimônio. Se intercedes por mim, tenho certeza de que logo também na minha casa haverá um alegre choro de criança nascida do meu ventre, que testemunhará o amor de Deus pela humanidade. É o que desejo e espero, se for esta a vontade de nosso Deus. Amém! Oração nas dificuldades temporais São Geraldo, que durante a vossa vida tanto vos comprazeis em consolar os aflitos e socorrer os pobres, olhai para mim que, cheio de confiança, do abismo de minha miséria a vós recorro. Grande é a aflição, e em redor de mim vejo só descaso e fria indiferença. Ajudai-me e salvai-me, ó São Geraldo, como ajudastes e salvastes a tantos, durante a vossa vida e depois da vossa morte. Mandai uma solução, e, livre deste transe, sob vosso amparo, servirei mais fielmente a Deus, amá-lo-ei com mais fervor, e do que é meudarei da melhor vontade aos membros sofridos de Jesus Cristo. Amém.

68 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Oração pela Maternidade em Perigo São Geraldo, sabes quanto pedi para que também em mim acontecesse o milagre da vida, e quanto me alegrei quando senti os primeiros movimentos e tive a certeza de que meu corpo se tornara templo de uma nova vida. Mas sabes também que a criança que está dentro de mim corre perigo, e que minha tão esperada gravidez corre risco de ser interrompida. São Geraldo, conheces minha expectativa e minha aflição. Não permitas, portanto, que minha alegria se transforme em choro. Intercede com teu poder junto de Deus, Senhor da vida, para que eu não seja privada da glória de apertar entre meus braços, um dia, uma viva testemunha de seu de amor. São Geraldo, tenho certeza de tua intercessão. Em ti confio, em ti espero. Amém. Oração por um doente querido São Geraldo, quanto mais medito em vossa vida, tanto mais penso em Jesus. Como todos levavam os doentes a Cristo, assim os levavam a vós.E ninguém voltava desconsolado, pois vosso coração misericordioso se espelhava no de Jesus. Vós vos transformastes em poderoso instrumento de Jesus Cristo. E ainda hoje é assim. O amor infinito Deus para conosco faz com que mi¬lhares e milhares se dirijam a vós, no intuito de alcançar não só favores espirituais, mas também cura e saúde para seus queridos enfermos. São Geraldo, o Espírito de Deus me ins¬pira a recorrer a vós em favor deste doente querido. (Nomear aqui o enfermo ou os enfermos). Recomendo-os a vós, do fundo do coração, para se manifestar em nosso auxílio a glória de Deus. Santíssima Trindade, em cujo nome Geraldo distribuía favores, atendei a meus pedidos em favor deste enfermo, e seja-vos dada honra e glória por todos os séculos dos séculos. Amém. Oração dos operários e trabalhadores Ó Santo operário, Geraldo Majela, do vosso trono lançai sobre mim um olhar compassivo; como vós, preciso cuidar de meu sustento com o trabalho de minhas mãos; como vós, tenho que salvar a minha alma. Protegei-me contra os muitos e grandes perigos a que todos os dias me acho exposto. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

69 - Devocionário de São Geraldo Majela


Ajudai-me por vossa poderosa intercessão, a fim de que, a vosso exemplo, santifique o meu trabalho pela boa intenção e pela oração; para que possa economizar alguma coisa em benefício dos necessitados, e suportar por amor de Jesus as contrariedades da vida e os incômodos de minha profissão. Ajudai-me a suportar com paciência os meus companheiros, perdoando-lhes sempre. E assim, depois desta vida tão curta, espero unir-me convosco no Céu. Amém. Oração de São Geraldo a Jesus Sacramentado Meu Senhor, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento, adoro-vos do fundo do meu coração, e proponho-me, por esta visita, adorar-vos em todos os lugares da terra onde vos achais no adorável mistério. Ofereço o vosso precioso Sangue por todos os pobres pecadores, e desejo receber-vos espiritualmente, tantas vezes quantas estais presente em todos os lugares na Santíssima Eucaristia. Oração para alcançar fervorosa devoção para com a Santíssima Virgem São Geraldo, fervoroso devoto da puríssima Virgem Mãe de Deus, lançai do vosso trono um olhar propício sobre mim, que, como vós, desejo de boa mente ser verdadeiro filho de Maria. Amáveis a Maria mais do que um filho a sua mãe, mais que um esposo a sua esposa; e Maria vos amava como verdadeiro afeto maternal. E essa boa Mãe vos concedia graças especiais, protegendo-vos singularmente; sob sua proteção, ficastes puro como um anjo, livre de toda culpa do pecado. São Geraldo, sede meu intercessor junto de Jesus e Maria. Alcançai-me a graça de honrar a Rainha do Céu, de ama minha Mãe celestial todos os dias de minha vida. Alcançai-me a graça de sua assistência na hora da minha morte. Amém.

70 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


10. MILAGRES DE SÃO GERALDO São Geraldo prevê nascimento de um bebê Seu conterrâneo e amigo Alexandre Del Piccolo, que se casara há pouco pela segunda vez, foi visitá-lo em Materdomini. Geraldo o aconselhou: “Alegre-se e ame de coração sua esposa, apesar das dificuldades que virão. Ela está grávida de 40 dias e dará à luz um Menino”. E assim aconteceu. E Alexandre, feliz com o menino, o fez batizar com o nome de Geraldo. E narrou esta história por todo canto. Consta das atas de canonização. Três graças alcançadas com o “Lenço de São Geraldo” Na vida de nosso querido santo, aparece, por vezes, um lenço como instrumento de “milagres”. Como parte das comemorações pelo Centenário da canonização de São Geraldo, aconteceu em Coronel Fabriciano, uma palestra que atraiu uma platéia de mais de 530 pessoas. No final da palestra foram distribuídos aos presentes “lencinhos de são Geraldo”, como recordação. E não é que são Geraldo começou naquela mesma noite suas “travessuras” através deles! - Uma mãe, chegando a casa, cheia de fé, colocou o “lenço abençoado” sobre a fronte de seu filhinho, invocando a proteção de são Geraldo. Fazia bem tempo que a criança vinha sofrendo uma forte e incômoda dor de cabeça. Simples cefaléia?!... Meningite?!... Aneurisma cerebral?!... Não se sabia. O que se sabe é que, no outro dia, a dor tinha evaporado e não voltou mais. Uma graça do “Protetor das mães e de seus bebês”, dando uma passadinha por ali. - Outra mãe tinha um filho, padecendo muito com um feio e purulento furúnculo. Pensavam em levar o garoto ao médico, no dia seguinte, para lancetar a apostema. Mas, aquela mãe, invocando são Geraldo, aplicou o “lenço abençoado” sobre a pare dorida da criança. No dia seguinte a pústula tinha vazado toda e, dentro em breve, o menino já saltava por aí, livre da infecção, por uma graça do “Padroeiro das mães e de seus bebês” que, tendo enfrentado em vida todos esses problemas de família, agora não falha ao ser invocado! - Essa graça foi obtida por uma senhora católica fervorosa. Já por muitas noites não conseguia dormir. Confiante, colocou o “lenço abençoado” sobre as têmporas, recomendando-se ao “Padroeiro das mães e de seus bebês”. Dormiu serenamente aquela noite e mais algumas horas do dia seguinte, como reposição Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

71 - Devocionário de São Geraldo Majela


do sono perdido antes. E a insônia voou como um passarinho espantado, para não mais voltar! Disse o Pe Paulo Cáfaro, referindo-se a Geraldo, moço noviço, em Deliceto: “Deus brinca com este rapaz!” E, pelo andar da carruagem, parece que o folguedo de Deus com Geraldo, está continuando. Talvez se enchessem livros contando as “travessuras” desses dois. O menino jesus aparece a Geraldo A família de Cillis tinha, em Muro Lucano, um jardim. Aconteceu em 1731: O menino Jesus apareceu a Geraldo e lhe deu um pãozinho branco. “Sei que o menino era Jesus”, disse Geraldo mais tarde. Geraldo recebe a hóstia consagrada das mãos do Arcanjo São Miguel Geraldo ardia do desejo de comungar, mas o padre não quis dar-lhe a hóstia: ele era ainda criança. São Miguel, porém, levou-lhe a comunhão em casa, à noite. Aconteceu em 1733. O milagre da chave no poço Geraldo servia a Monsenhor Cláudio Albini, bispo de Lacedônia, em 1744. Ao tirar água , a chave caiu no poço. Com uma corda, Geraldo baixou ao fundo do poço uma imagem do Menino Jesus, que voltou com a chave nas mãos. Geraldo subjuga o demônio Entre Melfi e Lacedônia, Geraldo perdeu-se num bosque junto ao rio Ofanto. A tempestade era violenta. À noite, defronta-se com o demônio a quem ele manda, em nome de Deus, que pegue as rédeasa de seu cavalo e o leve para fora da floresta.

72 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


O milagre da bênção contra os ratos Ratos infestaram os campos de Corato em 1753. Nesse mesmo ano, devoraram os mantimentos do pobre povo. Bastou uma bênção do Irmão Geraldo para que eles desaparecessem. O milagre da conversão instantânea de um bandido Nessa mesma época, 1753, Geraldo ia para Montemilone, quando foi assaltado por um ladrão. O Irmão Geraldo conversou bondosamente com ele, pediu que ele não praticasse a maldade. O bandido foi tocado pelas palavras do santo e se converteu. O milagre das ferraduras O fato aconteceu em Santomenna. Geraldo não se deixou enganar. Um ferreiro desonesto ferrou muito mal seu cavalo. O Irmão Geraldo mandou que o animal devolvesse as ferraduras ao ferreiro ladrão. Foi em 1753. Mulher é libertada do demônio pelo cíngulo de Geraldo Em Castelgrande, o Santo encontrou uma mulher, Catarina Mocciaccio, com possessão diabólica. Bastou cingi-la com o cíngulo que usava na batina para que a pobre mulher se visse livre. Isto aconteceu também em 1753. Casal aprende a perdoar por um gesto milagroso de Geraldo Nessa mesma cidade de Castelgrande, o casal Carusi negava-se a perdoar o assassino de seu filho. Vendo inúteis suas palavras, Geraldo colocou seu crucifixo no chão e convidou o casal a pisá-lo. Esse gesto profético demoveu o casal de seu ódio. Foi em 1753. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

73 - Devocionário de São Geraldo Majela


O milagre da Imaculada no vinho Em Melfi, na casa de Vitória Bruno, todo o vinho havia azedado. Uma desgraça para um italiano! Geraldo resolveu o problema, colocando no vinho uma imagem da Imaculada. O vinho renovou-se! Geraldo caminha sobre as águas e salva embarcação Nápoles, 1754. Uma barca enfrenta violenta tempestade no mar. Por entre as grandes ondas, Geraldo caminha e traz ao porto os pescadores e a barca prestes a afundar. O milagre da transportação do grande tronco Em Senerchia, em 1755, cobria-se uma igreja. Cortara-se uma grande árvore, mas os operários não conseguiam arrastar o tronco que serviria para sustentar o telhado. Geraldo, então, transporta o tronco com a maior facilidade. Geraldo e o dom do êxtase Geraldo tinha o dom do êxtase. Foi o que aconteceu numa casa da família Ilara, em Caposele, quando o santo contemplava as belezas da criação. A conversão de um sacrílego e a salvação de um jovem do abismo Em Materdomini, em 1755, Geraldo converte o sacrílego Francisco Mugnone, mostrando-lhe um espectro demoníaco. E salva outro jovem cujo cavalo estava caindo num abismo.

74 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


11. CANTOS A SÃO GERALDO a) Cantaremos a Geraldo Cantaremos a Geraldo, Servo amigo de Jesus, E que vive lá nos céus Entre glórias e entre luz. Dir-lhe-emos, ó Geraldo, Tanto amastes o Deus menino Que em folguedos lhe ganhaste Todo o seu amor divino Dize, ó dize, foi Maria Quem te deu a flor mimosa Entre todas muito bela, Mui fragrante, mui formosa. Todo absorto, meditando De Jesus na cruel Paixão, Desfazia-se em mil prantos Teu amante coração. Não vivendo mais pra o mundo, Tua vida era nos céus; O teu peito era um sacrário Habilitado por teu Deus. Por nós roga, te imploramos, A Jesus e à virgem Pia, Para ao céu subir nossa alma Com Jesus e com Maria. b) Ó São Geraldo Ó São Geraldo glorioso Sois o amigo de Jesus. Levai-nos ao bom caminho Que para o céu conduz. Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

75 - Devocionário de São Geraldo Majela


Mostrai-vos, ó São Geraldo, Para todos um protetor! Por vós é que esperamos A bênção do Senhor! (Bis) Riquezas que tanto enganam Nunca vossa alma procurou: Tesouro mais preciosos O coração amou! c) Roga por nós, São Geraldo Pensando na mensagem do evangelho de Jesus, nós vemos uma imagem que encanta e seduz: é tua imagem pobre e humilde, nosso irmão, exemplo para todos, bondoso São Geraldo, a quem nós dirigimos esta simples oração. Roga por nós, São Geraldo, São Geraldo! (Bis) No turbilhão do mundo poucos pensam em Jesus; Temendo o profundo da mensagem e da cruz. Com riscos e com prantos, Na humildade, nosso irmão, Também seremos santos, iguais a ti, Geraldo, A quem nós dirigimos esta simples oração. d) Ó Geraldo Glorioso Ó Geraldo glorioso, Bom amigo de Jesus, Desde a infância espalhastes Das virtudes clara luz (Bis) Lá nos céus fulgurante Diadema vós cingis, E dos pobres e aflitos Os soluços sempre ouvis. (Bis)

76 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


Glória nunca desta terra Vossa alma procurou. Tão somente para Deus Vosso peito suspirou. (Bis) Ensinai-nos, ó Geraldo, Ser humilde como vós! Para Deus a honra e glória, E o desprezo para nós. (Bis) Nos combates desta vida Confiastes no Senhor: Mil assaltos, mil pelejas; Mas saístes vencedor! (Bis) Acendei em nosso peito Da esperança o clarão! Recebei o paraíso Nossa eterna gratidão! (Bis) Pios desejos de São Geraldo Majela Meus Deus, tenho a intenção de vos oferecer tantos atos de amor, quantos produziram em todo o tempo a Santíssima Virgem e todos os espíritos bemaventurados, assim como todos os fiéis da terra. Desejara vos amar tanto como Jesus Cristo vos ama. Quisera renovar estes atos a cada suspiro de meu coração. Ofereço as mesmas aspirações a minha Mãe Maria. Ó meu Deus, quisera poder vos ganhar tantos corações, quantos grãos de areia há no mar e na terra, folhas nas árvores, plantas nos campos, átomos no ar, estrelas no céu, raios no sol e na lua. Ó meu Deus, quisera poder trazer a vós todos os pecadores. Amém!

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG

77 - Devocionário de São Geraldo Majela


BIBLIOGRAFIA Almanaque de São Geraldo. Editora Santuário, 2004. Almanaque de São Geraldo. Editora Santuário, 2006. Oliveira, Pe. Vicente André de. Novena a São Geraldo. Editora Santuário, 2004. Santuário de São Geraldo – Curvelo. O devoto de São Geraldo: Devocionário completo do grande Taumaturgo. Editora Lar Católico, 1962.

78 - Devocionário de São Geraldo Majela

Santuário São Geraldo Majela - Itabira - MG


SANTUÁRIO SÃO GERALDO MAJELA ITABIRA - MINAS GERAIS www.saogeraldomajela.com.br

Devocionário de São Geraldo Majela - 2017  
Devocionário de São Geraldo Majela - 2017  
Advertisement