Issuu on Google+

TURMA 4.3

1 DE JUNHO/ DIA DA CRIANÇA

“Somos crianças e temos direito a ser crianças!”

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. Em Portugal, é festejado no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. Pela primeira vez no mundo, foi comemorado o Dia da Criança a 1 de junho de 1950. in Wikipédia

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças. in UNICEF Portugal


A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de evitar guerras entre países e arranjar uma forma diálogo. Organização

das

Nações

Unidas

(ONU),

ou

simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial.

DIREITOS DA CRIANÇA

1 - Toda a criança será beneficiada, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter os seus direitos respeitados.

2 - Todas as crianças têm o direito a proteção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolverem plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses das crianças.

3 - Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, ou seja a ser cidadão de um país.


4 - As crianças têm direito a crescer e a criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que os seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.

5 - Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular, porque elas merecem respeito como qualquer criança.

6 - Todas as crianças devem crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais às crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.

7 - Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita e de qualidade, para que possa ter oportunidades

iguais

para

desenvolver

as

suas

habilidades. E como brincar é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!

8 - Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.


9 - Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Nunca será objeto de tráfico (tirada dos pais, vendida e comprada por outras pessoas).

10 - A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda a criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância, amizade, paz e fraternidade universal.

Conclusão: Nós somos príncipes e princesas comparados com algumas crianças. Todas devemos ter direito a amor, tolerância, paz... (Carolina)

As crianças de todo o mundo devem ser protegidas. (António)

Há crianças que têm muitos bens materiais, mas continuam infelizes! (Catarina)

Eu sou feliz, mas há crianças que não têm amor, segurança, comida... Aproveitar o que temos é muito melhor do que nos queixarmos de coisas inúteis. (Cristina)

Há países onde as crianças vivem sem condições mínimas de vida. (Gabriela)

Nós somos crianças, temos direitos, mas também obrigações. (Margarida)

Gosto de ser criança, gosto de brincar, correr e saltar. (Mafalda)

Quando estamos doentes temos direito a assistência médica. (André)

Todos devemos ir à escola. (Miguel)


Todos temos direito a um nome, família, nacionalidade... (Mafalda Sofia)

Os adultos não devem usar as crianças no trabalho em troca de dinheiro. (João)

Os deficientes devem ter ajuda especial. (Mariana)

Todas as crianças deviam ser felizes. (Teresa)

Eu gosto de aprender, escrever e ler, por isso ando na escola. (Dalila)

Todos os meninos devem ter acesso a alimentação e higiene. (Marco)

Todas as crianças devem ter atenção dos pais. (Paulo)

Hoje é o Dia Mundial da Criança vamos festejar e relembrar os direitos todos os dias!!! (Adriana)

FELIZ DIA DA CRIANÇA!!!


Dia da criança