Issuu on Google+

Ano 7 | Edição 21 l dezembro 2015

atividade física

aproveite o verão para praticar esportes com pranchas

comportamento use as críticas para evoluir

Bem-estar

100

do

%

o

rtific

gic

a

ce

amen

co

ec

lo

pa

rre to

o Verde nd pel

• M u

a importância da meditação para o corpo e a mente

te

márcio garcia

Sempre em boa forma, o apreSentador fala Sobre alimentação, família e o caSamento com a nutricioniSta andréa Santa roSa


Smoothie de Amora

Para esta e outras receitas com claras de ovos, acesse: facebook.com/claradeovofleischeggs

Com as Claras de Ovos Fleischeggs você prepara o shake pós-treino, uma quiche para o jantar e ainda faz a sobremesa do fim de semana. Versatilidade, praticidade e segurança com uma boa dose de proteína. Experimente!

Fonte de proteína 100% natural Sem conservantes Zero de gordura


editorial expediente ano 7 - edição 21 - dezembro 2015 foto CaPa Estevam Avellar/Divulgação/Globo

Diretoria PresiDente Do Conselho Carlos Wizard Martins Ceo Charles Martins ViCe-PresiDente Do Conselho Lincoln Martins marketing munDo VerDe Wilson Abreu Rafaela Rabello eDição

Direção Cléia Barros Jornalista resPonsáVel Simone Tavares Chefe De arte Verúcio Ferraz Direção De arte Paulo Albergaria arte Mariana Monteiro e Lucas Ferreira arte-final Cleiton Félix reVisão Jeferson Menezes, Kelly Rodrigues e Willian Matos ColaboraDores Bruna Murta, Camilla Chevitarese, Carol Patrocínio, Carolina Berger, Danielle Motta, Jaqueline Fagundes, Juliana Duarte, Luciana Albuquerque, Marcela Mendes, Priscila Teles e Thayna Santos atenDimento Valéria Gonçalves ProDução gráfiCa Fernando Veiga e Marcio Santos Pré-imPressão Grupo Rái PubliCiDaDe Equipe de Marketing Mundo Verde (24) 2220-6300 gráfiCa LoG&PRinT tiragem 107.000 exemplares

Boas

energias S

egundo pesquisa da International Stress Management Association (ISMA), os brasileiros ocupam o segundo lugar em relação ao número de pessoas com níveis altos de estresse e perdem apenas para o Japão. Para chegar ao resultado, o estudo analisou diversos dados estatísticos e realizou entrevistas em nove países. Uma solução para manter o corpo e a mente em equilíbrio é a meditação. Na matéria de “Bem-estar”, levantamos os benefícios da prática, que promove o autocontrole e afasta o risco de desenvolver problemas como ansiedade e depressão, além de mostrarmos exercícios simples e práticos para ficar em harmonia. Outra dica para afastar o estresse é aprender a lidar com críticas. Observações sobre o nosso comportamento são importantes para que possamos evoluir pessoal e profissionalmente. Conversamos com especialistas para saber como analisar essas opiniões e como usá-las a nosso favor. Veja mais detalhes na página 22. Aproveitamos a chegada do verão para falar sobre esportes aquáticos praticados com pranchas. Surfe, kitesurfe e stand up paddle são alguns exemplos e oferecem intenso gasto calórico, além de tonificarem várias regiões do corpo. Aos 45 anos e com forma física invejável, o ator e apresentador Márcio Garcia aproveita a praia para praticar futevôlei e corrida. Em entrevista à revista Mundo Verde, ele falou sobre a relação com os quatro filhos e com a mulher, a nutricionista Andréa Santa Rosa, que o influencia a viver de forma saudável e equilibrada.

Caixa Postal

Conhecer a opinião dos leitores é muito importante para a Mundo Verde, por isso, reservamos um espaço na revista para publicar cartas e e-mails. Escreva para nós! Mande as suas dúvidas e sugestões para: faleconosco@mundoverde.com.br Rua Visconde Souza Franco, 546 Centro – Petrópolis (RJ) – CEP 25625-081

A Revista Mundo Verde é certificada com o selo FSC, que garante que o material utilizado é proveniente de um processo produtivo manejado e ecologicamente correto, cumprindo todas as leis de preservação ambiental vigentes.

Feliz Natal e um próspero 2016! Carlos Wizard Martins


índice

18

8

26

Foto: Globo/Estevam Avellar (capa)

22 24

10

28

Nutrição

8 10 12 14

nutrição i

Alimentos que controlam o apetite

nutrição ii

Dicas para combinar nutrientes

24

nutrição iii

Como usar temperos naturais

coMportaMento

Aprenda a lidar com críticas e usá-las a seu favor

atiVidade física

Surfe, bodyboard, stand up paddle e outros esportes com pranchas

receitas

Pratos rápidos e saudáveis

Bem-estar

16 18

22

beM-estar

Benefícios da meditação

entreVista

Márcio Garcia fala sobre a família e sobre os cuidados com a saúde

viver melhor

26

Beleza

28

ecoturismo

30

artigo

Cuide da pele, dos cabelos e do corpo durante o verão As atrações naturais de Ilhabela (SP) Caminhos para desenvolver a resiliência

5


curtaS

por Camilla Chevitarese

superfoods

Com foco no estilo de vida moderno, a Mundo Verde lançou uma linha própria de superfoods, composta por alimentos de baixo valor calórico e alto potencial energético e nutricional. Depois de pesquisar as melhores opções, a rede apostou em produtos como açaí em pó, cacau em pó, cranberry desidratado, GojiBerry, sementes de chia, maca peruana e mix de berries. “A inclusão desses alimentos reduz o risco de câncer e doenças do coração, além de auxiliar na perda de peso”, comenta Flávia Morais, gerente de nutrição e desenvolvimento de produtos da Mundo Verde.

Lançamentos

Mundo Verde

Pensando na saúde e no bem-estar de seus clientes, a Mundo Verde ampliou sua linha própria de produtos e investiu em doces sem adição de açúcar. Entre eles, estão bananada cremosa e pé de moleque com ou sem chocolate. Outra novidade é o óleo de coco, 100% natural e livre de conservantes e açúcar. Ele ajuda a reduzir as taxas de colesterol e a prevenir doenças de coração, além de ser fonte de antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

programa de fidelidade Sempre atenta ao bem-estar de seus consumidores, a Mundo Verde é a nova parceira do programa de fidelidade Dotz. A cada R$ 2 gastos, os clientes receberão um dotz (moeda da empresa parceira), que poderá ser trocado por produtos, viagens ou até como pagamento das compras. O serviço será implementado inicialmente nas lojas de Belo Horizonte (MG) e do Rio de Janeiro (RJ), com previsão de expansão para todo o País. Mais informações: www.dotz.com.br

6

coluna alÔ nutricionista por Carolina Berger

o que incluir no cardápio para ficar com o corpo e a pele preparados para o verão? Com a chegada do verão, vem também a preocupação com a forma física e com os cuidados para manter a pele saudável. A boa notícia é que dá para obter esses resultados com algumas mudanças no cardápio. Inclua sempre alimentos de cor laranja, pois são ricos em betacaroteno, antioxidante que auxilia no processo de bronzeamento. Abóbora, cenoura, laranja e manga são ótimas opções. Deseja perder peso para aproveitar o calor? Invista no chá verde e no óleo de coco. Ambos possuem ação termogênica que acelera o metabolismo com consequente aumento no gasto de calorias e de gorduras. O abacaxi é outro alimento que deve fazer parte das refeições durante o verão. Rico em potássio e em vitamina C, tem grande quantidade de bromelina – enzima que estimula a circulação sanguínea e, assim, diminui a celulite. Beba bastante água para manter o corpo hidratado. A água de coco é uma ótima dica, assim como rabanete, melancia e melão, ricos em água e pouco calóricos.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


10

nutrição

por Priscila Teles

E

AlImEntOS quE COntROlAm O ApEtItE Saiba o que incluir no cardápio para driblar a fome e conquistar o corpo ideal

scolhas alimentares inadequadas atrapalham até mesmo quem pratica atividades físicas regularmente. Também não adianta se alimentar de três em três horas e consumir apenas nutrientes que fornecem energia rapidamente e promovem a sensação de fome constante. O segredo é

dica da nutricionista O consumo destes alimentos deve ser combinado com a prática de atividades físicas para oferecer ainda mais benefícios.

1

2

3

4

integrais (pães, macarrão, arroz etc.) Ricos em fibras, que ocupam espaço no estômago e promovem saciedade. têm absorção mais lenta do carboidrato, o que favorece o controle do apetite.

aveia Embora possua carboidratos, ajuda a inibir a produção de grelina, o hormônio da fome. um mingau de aveia é rico em proteínas e fibras, tornando-se boa opção para se sentir satisfeito por mais tempo.

sementes de chia e de linhaça São ricas em ácidos graxos essenciais. Em contato com água, formam um gel que traz mais saciedade. São bons acompanhamentos para frutas, saladas, iogurtes e vitaminas.

ovos Boas fontes de proteínas que promovem saciedade. Estudos mostram que pessoas que consomem de um a dois ovos no café da manhã tendem a comer menos ao longo do dia.

chocolate amargo Contém ácido esteárico, que prolonga a sensação de saciedade. É importante que tenha pelo menos 70% de cacau. prefira o consumo quando estiver com muita vontade de comer um doce.

9

10

iogurte natural desnatado Rico em proteínas, oferece ainda mais benefícios se for misturado com aveia e sementes de linhaça ou de chia. Outra dica é adicionar uma fruta, pois é rica em fibras e em antioxidantes.

canela Assim como outras especiarias, auxilia no controle do açúcar no sangue. tem efeito termogênico que aumenta o gasto calórico do organismo. O ideal é consumir uma colher de chá (cerca de 5g) por dia.

6 abacate Consumido de forma moderada, reduz o apetite e oferece gorduras boas e fibras que estimulam a saúde do coração.

8

seguir uma dieta composta por alimentos que controlam o apetite e auxiliam no processo de emagrecimento. A fome muitas vezes pode ser resultado de uma refeição rica em açúcares simples, mas pobres em fibras e em proteínas. Confira dez alimentos que devem fazer parte do seu dia a dia.

7 Vegetais folhosos O consumo desses alimentos no início do almoço ou do jantar diminui o apetite. Eles exigem uma mastigação maior, fundamental para fazer com que o cérebro entenda o momento certo para terminar de comer.

8 feijões, grão-de-bico e lentilhas Fazem parte da família das leguminosas e são ricos em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B. pessoas que consomem esses alimentos com frequência se sentem mais saciadas.

5

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


nutrição por Marcela Mendes

múLtipLa escoLha Combinar nutrientes é a melhor opção para ficar com a saúde em dia e aproveitar o verão

A

estação mais quente do ano é sinônimo de beleza. Afinal, muitas pessoas aproveitam o calor para exibir o corpo em forma e ficar com a pele bronzeada. Conquistar esses desejos pode ser mais fácil do que se imagina. Basta seguir uma alimentação balanceada e combinar nutrientes para potencializar os benefícios. Um cardápio colorido e variado pode aumentar a hidratação, melhorar a aparência da pele, contribuir para o crescimento das unhas, fortalecer os cabelos, favorecer o bronzeamento, proteger contra os raios ultravioletas (UV) e auxiliar no processo de emagrecimento. Esta época do ano também exige alimentos ricos em antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres, previnem o envelhecimento das células e ainda reforçam o sistema imunológico.

10


confira aLgumas opções de nutrientes que podem (e devem) ser combinadas

uva Sua casca contém resveratrol, substância com antioxidantes que previnem o envelhecimento e protegem o coração.

frutas vermelhas Com poucas calorias, contribuem para a perda e a manutenção do peso e são ricas em antocianina, que previne o câncer de mama. podem ser associadas com outras frutas, como melancia, melão e abacaxi, para hidratar e dar firmeza à pele.

Grãos integrais Ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, são perfeitos para controlar o intestino, oferecer saciedade e controlar as taxas de colesterol e de açúcar no sangue, além de contribuir para a perda de peso. Chia, linhaça, quinoa e amaranto são boas opções.

tomate e alimentos de cor amarelo-alaranjado Fontes de licopeno e de betacaroteno, evitam o envelhecimento das células, protegem contra a radiação solar e favorecem o bronzeamento. Os nutrientes também estão presente em vegetais de cor verde-escura, como almeirão e agrião.

chá verde É um poderoso aliado no combate ao envelhecimento precoce das células por conta da grande concentração de catequinas, antioxidantes que também aceleram o metabolismo e a queima de gorduras, auxiliando o processo de emagrecimento.

Óleo de coco Apresenta grande quantidade de vitamina E, com ação antioxidante e hidratante para a pele, para as unhas e para os cabelos. Além disso, regulariza a flora intestinal e proporciona saciedade e energia.

Água, água de coco e sucos naturais São excelentes para hidratar e repor os minerais perdidos no suor. Eliminam também as toxinas que desencadeiam processos inflamatórios no organismo.


nutrição por bruna murta

temperos na

quAntO E COmO uSAR? Aprenda a substituir o sal por alimentos que deixam o cardápio mais saboroso e ainda contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo

O

consumo excessivo de sódio é apontado como um dos fatores responsáveis pela hipertensão arterial e por problemas renais, além de infarto e derrame. Não é a toa que o alimento é considerado um vilão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo recomendado é de 2.400 mg por dia, o que equivale a uma colher de chá. No entanto, a maioria da população ingere mais do que o dobro dessa quantidade. Como alternativa, é possível substituir o sal por temperos naturais que, além de conferirem sabor ao prato, oferecem diversos benefícios à saúde. Ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, esses temperos devem ser utilizados com frequência, pois aumentam o valor nutricional da comida. Confira alguns exemplos.

dica da nutricionista Adicione as especiarias somente no final da preparação dos pratos para que seus princípios ativos e nutrientes sejam mantidos.

12

Gengibre: estimula o trato gastrointestinal, diminuindo gases, enjoos e cólicas. Em doses moderadas, melhora a produção das enzimas digestivas e desempenha ação analgésica e anti-inflamatória. uma boa dica é adicionar gengibre fresco ralado ou em pó em sopas, molhos, sucos e receitas de biscoitos e bolos.

cebola: é fonte de quercetina, antioxidante que ajuda na redução do colesterol lDl, estimula a circulação sanguínea e previne o envelhecimento das artérias. Além do efeito digestivo, é ótima aliada no combate de problemas respiratórios.


turais limão: aumenta as defesas do organismo, sendo eficaz contra gripes e resfriados. Com ação alcalinizante, deixa o sangue menos ácido. Dessa forma, favorece o funcionamento do organismo. É um excelente tempero para saladas e peixes.

pimenta: seu ingrediente ativo, a capsaicina, aumenta a circulação, combate infecções, melhora a digestão e previne o câncer. tem efeito termogênico e atua como coadjuvante no emagrecimento, além de ser um analgésico natural. O sabor forte e picante vai bem em qualquer prato, doce ou salgado.

Manjericão: possui propriedade anti-inflamatória, digestiva e antisséptica. Ajuda no combate às infecções do trato respiratório. É muito usado em molhos pesto e de tomate. Combina ainda com peixes, carnes e sopas.

cúrcuma: rica em curcumina, substância que atua na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, tem ação anti-inflamatória e pode auxiliar no tratamento de obesidade e artrite. para melhorar a absorção do tempero, misture com pimenta-do-reino e combine com arroz integral, lentilha, risotos, peixes, frango, caldos, molhos de tomate e massas.

alho: possui ação hipotensora e vasodilatadora, reduz as taxas de colesterol total e de triglicerídeos e protege contra doenças cardiovasculares. Ajuda a tratar sintomas de resfriados, infecções pulmonares e digestivas, além de contribuir para a eliminação de toxinas e combater bactérias.

13


receitaS

por Jaqueline Fagundes

Bolo de aBÓBora com coco ingredientes

4 ovos 4 colheres (sopa) de margarina 2 xícaras (chá) de açúcar de coco 2 xícaras (chá) de abóbora cozida 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de amido de milho 1 xícara (chá) de coco ralado 1 colher (sopa) de fermento em pó

modo de preparo

preaqueça o forno a 180 °C. Bata as claras em neve, reserve, e, em seguida, bata as gemas com a margarina e o açúcar. misture a abóbora, a farinha de trigo, o amido, o coco ralado e o fermento. ponha em uma fôrma com furo central e untada com margarina. leve para assar durante 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco.

rendimento: 20 porÇões valor calÓrico: 360 kcal por porÇão

as sementes de abóbora podem ser torradas. lave bem, seque em pano limpo ou em papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno por cerca de 40 minutos. mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

sucHá termogÊnico ingredientes

¼ de melão picado sem casca e sem semente 1 fatia fina de gengibre

200 ml de chá verde gelado mV Seleção 1 colher (sopa) de mel 1 colher (chá) de óleo de coco

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente. rendimento: 1 porÇão valor calÓrico: 140 kcal por porÇão

o chá verde é feito de camellia sinensis, rica em substâncias que a judam o organismo a gerar mais energia. além disso, possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

14


smootHie anti-incHaÇo ingredientes

1 copo (200 ml) de bebida de arroz 1 fatia de abacaxi 1 colher (chá) de gengibre

1 pitada de canela em pó adoçante stévia mv seleção a gosto (se achar necessário)

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.

rendimento: 1 porÇão valor calÓrico:

Imagens meramente ilustrativas

110 kcal por porÇão

rico em potássio e em vitamina c, o abacaxi também é fonte de bromelina, enzima que a juda no aumento e no favorecimento da circulação sanguínea, com consequente diminuição na celulite.

picolÉ energÉtico ingredientes

1 manga palmer em cubos 1 polpa de maracujá congelada 1 xícara (chá) de água 6 colheres (chá) de guaraná em pó 2 colheres (sopa) de mel ou de açúcar de coco

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e divida em fôrmas próprias para picolé. leve ao freezer e aguarde duas horas. Retire e espete os palitos (é importante colocar os palitos nessa etapa para evitar que fiquem tortos ou que grudem no fundo da fôrma). Deixe novamente no freezer por um dia e desenforme na hora de servir.

rendimento: 10 picolÉs valor calÓrico: 60 kcal por picolÉ a manga é rica em vitamina c e em betacaroteno – percursor da vitamina a no organismo –, que auxilia no processo de bronzeamento. protege ainda contra infecções e degenerações na visão.

15


bem-eStar

por Luciana Albuquerque

Equilíbrio interior além de trazer maior consciência corporal e paz interior, a meditação previne problemas como estresse, depressão e ansiedade

16


D

e acordo com a Pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) entre abril e maio de 2013, 52,8% dos brasileiros já tiveram ou têm o diagnóstico de estresse, enquanto 55,60% sofrem de ansiedade. Esses números podem ser explicados pelo acúmulo de responsabilidades e compromissos ao longo do dia, o que afeta a saúde e a qualidade de vida. A meditação é uma boa aliada para manter o corpo e a mente em harmonia e afastar o risco de desenvolver problemas emocionais. O simples hábito de fechar os olhos e se concentrar faz com que se desligue do mundo exterior e volte a atenção para dentro de si, adquirindo maior consciência corporal e mental. De acordo com Carla Santos, terapeuta holística do Espaço Hari Om Yoga e Bem Estar, a prática é indicada para aliviar a pressão da vida moderna. “A prioridade hoje se restringe ao ter e ao fazer, enquanto a respiração e as sensações foram deixadas de lado. Por isso é difícil encontrar o equilíbrio”, explica. Meditar regularmente favorece a liberação de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. Para isso, busque um local silencioso, procure ouvir seus batimentos cardíacos e reorganize pensamentos e emoções.

Faça você mesmo

sente-se em uma posição confortável e com a coluna reta. feche os olhos e comece a respirar profundamente, trazendo sua mente para o presente. aos poucos, sinta o ar entrando e saindo das narinas e perceba o seu corpo entrando em harmonia. inspire por cinco segundos, mantenha o ar por mais cinco segundos e expire pelo nariz em dez segundos. repita esse ciclo dez vezes. ao soltar o ar, a dica é recitar um mantra – como o famoso “om” – até sentir os pulmões “vazios”.

Atente-se a respiração. “Na maior parte do tempo, nossa mente está inquieta, o que se torna uma porta aberta para o estresse. Quando se respira melhor, os pensamentos ficam claros e é possível agir de forma mais saudável diante dos desafios do dia a dia”, explica Adriano Bertoni, professor de ioga do Espaço Hari Om Yoga e Bem Estar.

Na prática

Uma pesquisa realizada pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, divulgada na revista Psychoneuroendocrinology revelou que reservar três minutos a cada 25 para a meditação já é suficiente para aliviar o estresse. Portanto, falta de tempo não é mais desculpa. Segundo Alexandre Lopes, instrutor de meditação da ONG Arte de Viver – organização engajada em iniciativas de controle de estresse e serviços locais –, o ideal é que a meditação seja feita em jejum. Uma dica é utilizar os primeiros minutos do horário de almoço. Procure começar com meditações de cinco minutos e aumentar o tempo conforme o desenvolvimento. Existem diversas técnicas que podem ser trabalhadas sentadas ou deitadas, com mantras ou apenas com a concentração, mas todas têm como foco o relaxamento. Carla explica que o segredo é deixar a mente livre. “Escolha um ambiente aconchegante, desligue os aparelhos sonoros, mantenha os olhos fechados e concentre-se na sua respiração. Dessa forma, perceberá o silêncio que existe dentro da sua alma e encontrará o equilíbrio”, conclui. ● ●

benefícios da meditação • tranquiliza a mente • Reduz os quadros de insônia • Combate o estresse, a depressão e a ansiedade • melhora a concentração e a memória • Favorece a circulação sanguínea e o sistema digestivo • Alivia dores de cabeça • Aumenta o bem-estar e a autoestima

17


Foto: Estevam Avellar/Divulgação/Globo

entreviSta por Camilla Chevitarese

18


Márcio Garcia sempre em forma

Em ótima fase, o ator e apresentador fala sobre os cuidados com a saúde e os desafios para cuidar dos quatro filhos

O

tempo parece não ter passado para o ator e apresentador Márcio Garcia. Aos 45 anos de idade, mantém o mesmo porte físico e a mesma aparência de quando iniciou a carreira, em 1993, no comando do programa “MTV Sports”, exibido na MTV Brasil. O convite surgiu em razão de sua paixão por esportes. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), ele sempre aproveitou a praia para praticar modalidades como futevôlei e corrida. A boa desenvoltura frente às câmeras despertou o interesse da Rede Globo, que o contratou para atuar na novela “Tropicaliente”. Emendou um trabalho no outro e se destacou no programa “Gente Inocente”, quando dividiu o palco com um grupo de crianças. O sucesso com o público veio em 2003, com o vilão Marcos de “Celebridade”. Dois anos depois, foi para a Record e apresentou por três anos o programa “O Melhor do Brasil”. De volta à Globo, foi um dos protagonistas da novela “Caminho das Índias”, atualmente em reprise. “As pessoas me param até hoje para falar sobre o Bahuan, meu personagem. Foi um trabalho gratificante e uma época muito gostosa”, lembra.

19


entrevista por Camilla Chevitarese

Casado com a nutricionista Andréa Santa Rosa, é pai de Pedro, Nina, Felipe e João. O segredo para conciliar a agenda cheia de compromissos com a família é dedicar um tempo para cada filho. “O que mudou muito a nossa relação foi que agora passo um momento exclusivo com cada filho. É muito importante separar uma ou duas horas para conversar com cada um, até porque o papo é diferente. O Pedro tem 12 e o João tem dois, então os interesses são distintos”, comenta. Convidado para a inauguração da loja Sephora no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP), o ator e apresentador conversou com a Mundo Verde e falou sobre os cuidados para manter a boa forma e os planos para o futuro.

Procura passar esses cuidados para os seus filhos? Sim, mas é complicado porque eles vão às casas dos amiguinhos e lá podem provar de tudo. É comum terem vontade de comer determinado alimento e não encontrarem na nossa casa. Aos poucos, eles vão se acostumando a ter uma alimentação mais saudável. Como faz para conciliar a carreira com a família? Meu dia a dia é bem corrido, então a qualidade do tempo é muito importante. Não adianta ficar sempre com todos os filhos porque eles não aproveitam e vira bagunça. O que mudou a nossa relação foi que agora passo um momento exclusivo com cada filho. É muito importante separar uma ou duas horas para conversar com cada um, até porque o papo é diferente. O Pedro tem 12 e o João tem dois, então os interesses são distintos.

Fotos: Fabio Bahiense/Divulgação e Reprodução

Ser casado com uma nutricionista ajuda a manter a boa forma? Sem dúvida. A Andréa é muito exigente e só compra produtos saudáveis. Como apenas alimentos sem glúten e sem lactose e sigo uma dieta rica em

proteínas, principalmente ovo e carne vermelha. Também complemento o cardápio com alguns suplementos.

20


Fotos: Fabio Bahiense/Divulgação e Claudio Urpia/Divulgação (Funcional)

O que mudou na sua vida depois dos 40 anos? Senti o peso do tempo na minha pele. Nunca fui muito vaidoso e ia à praia sem passar filtro solar. Fiquei com manchas de sol e agora estou tentando suavizar. Você sempre gostou de praticar esportes. Quais suas modalidades favoritas? Tive alguns problemas nos joelhos, então não posso forçar muito. Faço musculação duas vezes por semana, pedalo diariamente, corro na areia e adoro futevôlei.

márcio participa do programa Vida Funcional, criado pela nutricionista Andréa Santa Rosa, sua esposa (www.vidafuncional.com.br)

Está assistindo a reprise da novela “Caminhos das Índias”? Vejo muito pouco porque só temos uma televisão em casa e ela acaba sendo usada pelos meus filhos. Mas revi algumas cenas e fiquei com saudade do meu cabelo preto (risos). As pessoas me param até hoje para falar sobre o Bahuan, o meu personagem. Foi um trabalho gratificante e uma época muito gostosa. Quais são seus planos para 2016? Renovei com a Globo e tenho um projeto para estrear em março. Não posso revelar muitos detalhes, mas provavelmente será aos domingos e para toda a família. Definitivamente, meu foco agora é a família. ●

“Como apenas alimentos sem glúten e sem lactose e sigo uma dieta rica em proteínas, principalmente ovo e carne 4vermelha.” 21


comportamento por Carol Patrocínio

doa a quem doer As críticas podem ser uma alavanca para o crescimento e para melhorar os pontos falhos. Aprenda a revertê-las a seu favor

N

inguém escapa de uma crítica, tantnto em casa quanto na rua ou no trabalho. Mas não se preocupe: se os dedos estão apontados para você, enxergue o lado positivo e use as críticas para crescer. Ouvir a opinião dos outros, de forma construtiva, traz muitas vantagens. “Nossa cultura foca nos aspectos negativos, nos pontos fracos, naquilo que falta. Isso faz as pessoas perderem a noção de seu potencial. Devemos melhorar os pontos fracos, mas sempre usando os nossos pontos fortes para que isso aconteça”, explica a psicóloga e coach Juliana Garcia. Um conselho mudou a vida da publicitária Paola Rodrigues, de 23 anos. “Quando tinha 14 anos, enfrentei sérios problemas na família e me sentia real-

22

mente perdida. Até que uma vizinha me chamou para conversar e me disse que eu estava buscando as respostas muito longe, que, na verdade, todas estavam dentro de mim”, conta. A resposta sempre está dentro de nós e as críticas que surgirem podem não nos pertencer. Aquilo que a pessoa critica pode ser o que ela gostaria de ter ou de mudar em si mesma. “Um ex-namorado me criticava por chorar muito. Quando ouvia isso me sentia mal, mas com o tempo entendi que chorar não me tornava instável”, conta Paola. A saída da publicitária para lidar com as críticas foi aprender a selecionar. “Algumas críticas podem te ajudar a ser alguém melhor, outras são apenas um espelho do que a outra pessoa gostaria de mudar, não têm fundamento”.


troca de percepções Todos nós já fizemos uma crítica na qual erramos o foco e depois não soubemos como consertar a situação. Isso é comum, principalmente, na família, pois há garantia de amor incondicional, mas também pode acontecer em ambientes não tão amigáveis. A especialista acredita que é possível criticar sem ofender: “Falar com a pessoa em particular, usando um tom educado e motivador pode fazer a diferença. Reconhecer que ela tem vários outros pontos positivos e que você está criticando aquele ponto específico sempre ajuda. É muito melhor ouvir algo como ‘eu sei do seu potencial, por isso acho que isso aqui pode melhorar’”. Um ponto importante é saber se a outra pessoa realmente está disposta a ouvir o que você tem a dizer. “Geralmente chamo a pessoa para tomar um café, conversar e conto algo meu. Isso gera empatia e mais acolhimento, e daí começo a discutir o que notei.” A mesma maneira de lidar bem com as críticas que recebemos é válida para criticar sem ofender o outro: mostre que você enxerga pontos positivos e tome cuidado para não confundir sinceridade com maldade. Ninguém quer uma cobra por perto! ●

tRêS pASSOS pARA REAgIR BEm àS CRítICAS

1

Ouça atentamente ao que está sendo dito e procure não reagir de forma explosiva.

A crítica pode ser útil para observar com quais pessoas e situações estamos lidando

Experimente perguntar: qual meu ponto forte ou qual qualidade posso usar para me ajudar a lidar com isso?


atividade física por Juliana Duarte

Na oNda

do bem-estar praticar esportes aquáticos é uma boa maneira de ficar mais perto da natureza, de colocar a saúde em dia e ainda de fortalecer os músculos. que tal começar agora?

C

om diversas praias, rios e represas, o Brasil é o cenário perfeito para a prática de esportes aquáticos, inclusive os com prancha. Uma das mais conhecidas por aqui é o surfe, que surgiu no Havaí no finzinho da década de 1970. Nessa época, os adeptos suavam a camisa para fazer as manobras com peças pesadíssimas feitas de madeira. Atualmente, elas são muito mais leves e permitem movimentos rápidos – e de cair o queixo. Além de aproximar as pessoas da natureza, dropar as ondas, como dizem os surfistas, faz bem ao corpo em diferentes aspectos. Um deles é a melhora do condicionamento cardiovascular, uma vez que a atividade exercita o corpo inteiro. Braços, costas e ombros, por exemplo, ficam mais fortes por conta das braçadas. Já as pernas e o abdômen precisam ter firmeza para manter todo o resto sobre a prancha. “O esporte também favorece o equilíbrio e a coordenação motora, por isso, é bastante indicado para crianças”, diz o surfista e professor Zecão Rennó. Integrante da mesma família, o bodyboard também depende do movimento do mar. O diferencial é a posição do praticante, que fica de bruços

24

dando impulso para deslizar pela crista da onda. Aqui, os braços e o condicionamento cardiovascular também são trabalhados a todo vapor. Outra modalidade que tem atraído muitas pessoas é o stand up paddle, conhecido como SUP. O atleta irá remar em pé (daí o nome) na prancha, o que também favorece o equilíbrio e fortalece os músculos do abdômen. “Por isso, é uma atividade bastante recomendada para quem tem problemas na coluna”, afirma a educadora física Daniela Paiva Castro, professora de SUP na empresa Suporte Eco Stand up paddle


Kitesurfe

(www.suporte.eco.br). Segundo ela, o exercício é democrático por proporcionar a participação de pessoas de todas as idades. “Recebemos desde crianças até idosos”, ressalta.

Um sopro de saúde

A força do vento é o que rege o windsurfe. A prancha funciona como base para o atleta plainar sobre a água a partir dos sopros da natureza. Gostou da ideia? Antes de sair por aí gastando a energia, Daniela diz que é fundamental procurar professores com experiência no assunto. “Isso vale para todos os esportes aquáticos. Nunca faça nada com quem não é habilitado”, alerta. Precaução tomada, é hora de trabalhar os músculos das pernas, dos braços e das costas, pois é isso que o esporte proporciona para o corpo. Outra prática que depende do vento é o kitesurfe, só que aqui a prancha não fica colada na água. Funciona assim: uma espécie de pipa, chamada pelos praticantes de kite, fica presa à cintura do atleta. O vento impulsiona essa pipa e faz a prancha deslizar. Com uma barra de controle em mãos, o praticante pode direcioná-la e dar saltos incríveis. O treino é ideal para manter a postura, trabalhar os músculos do abdômen, das costas, dos quadris, das pernas, dos braços e dos ombros, ou seja, a atividade é completa! ●

dicas

Windsurfing

Antes de praticar, não se esqueça de beber água sempre para hidratar o corpo, passe filtro solar e use vestimentas e equipamentos próprios para a prática de cada esporte.

25


beleza

por Camilla Chevitarese

ViVa o ver達o!

26


A época mais quente do ano exige alguns cuidados com a pele, com o cabelo e o com o corpo. Saiba o que fazer para se manter protegido e saudável durante a estação

C

éu azul, sol radiante e muito calor. Típicas do verão, essas características fazem com que as pessoas fiquem mais tempo ao ar livre e expostas a problemas comuns desta época do ano, como alergias e queimaduras. Para manter a beleza em dia, é fundamental incluir alguns cuidados na rotina diária. De acordo com Inaê Cavalcanti, dermatologista da DOM Medicina Personalizada, a pele é a região que mais sofre neste período. “Fatores como sol, mar e areia favorecem o surgimento de vermelhidões, manchas e acne, que também se agravam com o calor e com a umidade da estação. Além disso, idas frequentes a locais públicos, como praias e piscinas, deixam a pele mais suscetível a micoses e brotoejas”, explica. Por isso, o primeiro passo é aplicar o filtro solar em qualquer situação, inclusive em locais fechados. Lembre-se de que cada parte do corpo exige um cuidado especial. O rosto, por exemplo, é mais sensível e pede um fator de proteção mais alto. “O sol é fonte de vitamina D, que atua principalmente no fortalecimento dos ossos. Prefira o início da manhã ou o fim da tarde, períodos em que a incidência solar é menor, e lembre-se de usar óculos de sol para manter a região dos olhos protegida”, comenta. Durante o banho, utilize sabonetes hidratantes mais leves e suaves. Aproveite o calor e deixe a água em temperatura ambiente, já que o contato com água muito quente favorece o ressecamento e retira a camada protetora da pele. Depois, é hora de esfoliar o corpo todo, principalmente as áreas que ficam mais secas no verão, como joelhos e cotovelos. Evite esponjas e buchas para não irritar as partes mais sensíveis.

saúde em dia

Na maioria dos casos, as queimaduras são causadas pela exposição excessiva ao sol. O ideal é consultar um especialista para realizar o tratamento mais adequado, mas compressas com água fria e pomadas analgésicas são boas alternativas para aliviar o problema.

Quadros de acne e de manchas também são comuns e podem aparecer por causa do uso de produtos inadequados para o tipo de pele. “Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve optar por fórmulas que sejam livres de óleo e, de preferência, recomendadas por dermatologistas”, acrescenta Inaê. No verão, o corpo retém mais líquido e as veias se dilatam, o que leva ao inchaço. Para diminuir a sensação, evite o consumo de alimentos com alto teor de sal e de sódio. Beber água também é fundamental para se manter hidratado e contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório. “Inclua hortaliças e frutas ricas em água, como pepino, chuchu, melancia, pera e abacaxi, que estimulam os rins e eliminam toxinas. Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia também ajuda a deixar o corpo em equilíbrio”, afirma a nutricionista Paula Castilho.

cabelos bem cUidados

A constante exposição ao ar livre também pode ser prejudicial aos cabelos. A combinação de sol, vento, sal, cloro e areia agride os fios e faz com que percam água e proteína, por isso, é comum que fiquem desbotados, ressecados e com pontas duplas. Entre as principais dicas, está a necessidade de aplicar filtro solar específico para os cabelos e de sempre lavar os fios depois que mergulhar no mar ou em piscinas para retirar as substâncias que os danificam. Vale lembrar que o uso de bonés e chapéus é essencial para deixá-los mais protegidos. De acordo com Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do Salão Menta Pimenta, tratamentos químicos devem ser evitados durante o verão. “Dê um tempo no secador, na chapinha e não prenda os fios quando estiverem úmidos, pois podem quebrar”, conta. Faça hidratações semanalmente com produtos à base de queratina, que nutre e protege contra os danos solares, mas deixe as máscaras capilares de lado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas fazem com que os fios fiquem mais fracos e quebradiços. ●

27


ecoturiSmo por Danielle Motta

a bela da vez

vista panorâmica da praia do bonete

E

la já foi chamada de Vila Bela da Princesa, tamanho o fascínio que causava à Família Real de D. João VI, ainda nos tempos da Coroa Portuguesa. Bem mais tarde, seu nome foi reduzido, por justaposição, à Ilhabela – referência proporcionalmente adequada aos seus encantos naturais. Nessa cidade de 30 mil habitantes e 350 quilômetros quadrados de área – espaço 13 vezes maior que a porção de terra firme de Fernando de Noronha –, estendem-se 130 quilômetros de costa, 42 praias, 365 cachoeiras e um parque estadual com a maior reserva de Mata Atlântica do mundo (são 85% de f loresta preservada). Como todo destino com ares de paraíso, chegar à Ilhabela requer disposição. De São Paulo, distante 200 quilômetros, o percurso inclui uma estrada sinuosa até São Sebastião, onde é preciso embarcar na balsa que liga os dois quilômetros entre o continente e a ilha.

28

Por lá, os cenários são tão apaixonantes que figuram no ranking das praias mais belas do Brasil. Bonete é a principal representante dessa lista disputadíssima: ela fica na parte mais selvagem e isolada de Ilhabela, acessível por barcos que zarpam da Praia Perequê. Para quem tem energia de sobra, dá para enfrentar uma trilha de cinco horas da Ponta de Sepituba às águas transparentes de Bonete. A Praia de Castelhanos divide com ela o título de praia mais bonita da ilha – e também de dificuldade de acesso, já que somente veículos 4x4 são capazes de atravessar a estradinha de terra até lá. A Praia do Curral é outra que agrada a quem gosta de badalação depois do pôr do sol – ela é o endereço de clubes de praia famosos, como o DPNY Beach Club, um bar pé na areia animado por DJs famosos. Bem diferente da Praia da Feiticeira, quase deserta, sem o burburinho dos quiosques e restaurantes. Nos últimos anos, as praias do Portinho, do Julião e do Perequê


preferida dos turistas no litoral do estado de são paulo, ilhabela é linda e oferece uma infinidade de atividades no mar, na areia e na maior reserva de mata atlântica do mundo

fica a dica ganharam um motivo extra para ter as suas águas sempre movimentadas: a febre do stand-up paddle, que chegou com tudo por ali.

brasiL

merGUlHo e trilHas

Desbravar o fundo do mar é uma ótima opção para os turistas. Suas águas são pontilhadas por barcos naufragados que podem ser explorados em mergulhos, especialmente no pedacinho ao redor da Ilha das Cabras, local onde também dá para praticar mergulho livre e ver uma infinidade de peixes coloridos. Como se não bastasse essa diversidade de atividades, os bons ventos que sopram na região favorecem a prática de kitesurfe e windsurfe – e ainda renderam à Ilhabela o título de “Capital Nacional da Vela”, por ser a sede de importantes campeonatos internacionais da categoria. Para dar um tempo na dobradinha sol e mar, a natureza de Ilhabela permite intercalar as praias com trilhas pela Mata Atlântica, obser-

sp

iLha de são sebastião

Para evitar as filas da balsa que liga são sebastião à ilhabela, basta agendar a travessia no site do Dersa (dersa.sp.gov.br). via online, o preço é mais caro, mas a economia de tempo compensa: de segunda a sexta, o trajeto sai por r$ 16,30, e aos sábados e domingos, sobe para r$ 24,40. os valores são válidos para automóveis e caminhonetes.

vação de pássaros e até um rapel de 60 metros em plena Cachoeira da Água Branca, dentro do parque estadual. Vale sair pedalando nos seis quilômetros de ciclovia de frente a orla ou visitar as lojinhas e os monumentos históricos da Vila, como é conhecido o charmoso centrinho de Ilhabela. E se não der para completar esse roteiro, fica aí mais uma boa razão para voltar.● 29


artigo

por Celso Bazzola*

CamiNhos Para DeseNvolver a resiliêNCia

O

fato de a resiliência ser um diferencial é algo antigo, contudo, agora que passamos por um período de crise, esse ponto é ainda mais importante. Estamos em um momento no qual a capacidade das pessoas de se adequarem aos mais variados ambientes é crucial, sejam eles hostis sejam amigáveis, gerando os resultados necessários. A existência de profissionais com essas características é importante nesse momento, pois essa pessoa poderá ser um agente facilitador nas ações de mudanças de uma empresa por ter características de fácil absorção de situações críticas, não se fazendo abater pelo momento adverso. Essa característica faz com que a pessoa capitaneie oportunidades de recuperação e melhorias pessoais e do grupo que convive. Geralmente, com seu perfil, acaba sendo exemplo positivo para os colegas, para que eles mesmos possam mudar suas ações de acordo com as necessidades do momento. Assim, os resilientes diferenciam-se por vencer obstáculos, por não deixar que as pressões atrapalhem os resultados e por estarem abertos à adaptação de clima favorável ou desfavorável, sempre prontos para se aperfeiçoar e para mudar de atitudes ou de estratégias para atingir resultados. Para se tornar resiliente é preciso mudar as atitudes e a forma de enxergar os problemas e, depois disso, buscar o melhor caminho para conduzir e se adaptar às situações adversas. ● *Celso Bazzola é consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH

30

pontos fundamentais Embora saibamos que as pessoas são e agem de formas diferentes diante dos problemas, é possível aprimorar habilidades para vencer as dificuldades. O primeiro passo é buscar esse equilíbrio e promover a mudança. para tanto, alguns pontos são fundamentais: administrar suas emoções e ter serenidade nas ações; Controlar os impulsos negativos ou de desespero, refletindo antes de tomar atitudes ou de se dar como derrotado; utilizar com frequência o otimismo ao conviver com pessoas; Estar sempre atento ao ambiente em que está inserido, procurando agir de forma coerente com ele; Buscar criar empatia também ajudará a compreender o momento de outras pessoas, como são e como estão; Acreditar que pode solucionar os problemas que poderão surgir.


MUNDO VERDE SELEÇÃO

LANÇAMENTO SUPERFOODS CONHEÇA A LINHA DE ALIMENTOS QUE VAI DEIXAR SUA VIDA MAIS SAUDÁVEL. Coloque a sua saúde como prioridade. Inclua produtos que, além de trazerem benefícios à saúde, reduzem o risco de doenças. Nossa linha conta com ingredientes 100% naturais. Tudo isso para levar até você os benefícios que tanto deseja.

/euamoomundo

/mundoverde_brasil

/mundoverde

www.mundoverde.com.br


MUNDO VERDE SELEÇÃO

AGORA FICOU MAIS SABOROSO PEGAR LEVE NO FIM DE ANO. PANETTONE COMEMORE ASSIM, DE FORMA LEVE E SAUDÁVEL. Para você que tem uma dieta mais restrita ou está apenas diminuindo o consumo de açúcar, o fim de ano chegou mais cedo no Mundo Verde.

/euamoomundo

/mundoverde_brasil

/mundoverde

www.mundoverde.com.br


Edicao 21