Page 1

Jornal

nº 5 Jan./Mar. ‘11

Actividades com turma pief

P’AK desenvolve em parceria com a Escola Secundária Dra. Laura Ayres um conjunto de várias acções com turma PIEF

Projecto Akreditar e o BES dão as mãos para combater o desemprego Pag. 3


2

Ficha Técnica Edição: Projecto Akreditar Coordenação: P’AK Fotografia: Arquivo P’AK Design e Paginação: P’AK Tiragem: 350 exemplares Distribuição: Gratuita

Contactos: Projecto Akreditar Quinta do Romão Lote AM 1 Loja A 8125 - 301 Quarteira

Tlf: 289328263 Tlm: 925652077/925769888 http://cldsakreditar.com geral@cldsakreditar.com

Índice 03. Parceria BES

10. P’AK tem Actores

04. Simulação de Entrevista

11. BBL Akreditar

05. Acção Exército

12. Sou Mãe Adolescente e Agora?

06. Ciclos Educação Parental

13. Dança Criativa

08. Turma PIEF

14. Serviços Públicos on-line 16. “TIC na 3ª Idade“

Soluções:

Este trabalho foi elaborado pelo grupo 1 de Métodos de Estudo Século XXI, numa sessão em que os participantes utilizaram um quadro interactivo.


Projecto Akreditar e o BES dão as mãos para combater o desemprego O Projecto Akreditar, dinamizado pela Fundação António Aleixo, assinou no passado dia 14 de fevereiro um protocolo de colaboração com o Banco Espírito Santo, no âmbito das linhas de financiamento de microcrédito. Considerando que a Fundação, na qualidade de Instituição Social, trabalha junto de famílias carenciadas, algumas delas vítimas do flagelo do desemprego, foi decidido unir esforços com uma entidade bancária com experiência no apoio ao empreendedorismo social como é o caso do BES, no sentido de avaliar eventuais projectos de auto-emprego. O concelho de Loulé, como é do conhecimento geral, nos dias de hoje está a ser um dos mais afectados pelo flagelo do desemprego na região, razão pela qual importa procurar novas soluções que possam servir de base para o apoio a quem tem uma ideia de negócio e capacidade de a colocar em prática. Nesse sentido, a dificuldade em obter capitais próprios suficientes para concretizar a ideia, pode ser colmatada com recurso a esta linha de financiamento, recorrendo ao Microcrédito BES, através do qual será possível avaliar projectos de investimento até 12.500 euros, reembolsáveis em quatro anos, que permitirão resgatar das estatísticas do desemprego os seus promotores.

3


4

P’AK dinamiza acções nas quais simula entrevista de emprego A freguesia de Quarteira é bastante afectada pela sazonalidade, cada vez mais a procura de emprego é maior, sendo a escassez da oferta uma realidade preocupante. Tendo em conta as circunstâncias, os empregadores são cada vez mais exigentes com os candidatos, sendo a escolha bastante selectiva. Como forma de preparar adequadamente os seus clientes para o mercado de trabalho, o P’AK (Eixo 1 e 2), tomou a iniciativa de realizar uma acção de sensibilização com o objectivo de preparar os seus clientes para uma entrevista de emprego. Esta acção desenvolveu-se durante várias sessões, sendo que inicialmente foram abordadas questões como a importância da imagem profissional e pessoal. Posteriormente foi simulada uma entrevista individual dentro da área a que o cliente se candidatava. Esta simulação de entrevista foi filmada, visualizada pelos clientes, que posteriormente foram alertados para corrigirem aspectos menos correctos num contexto de entrevista.


P’ak dinamiza junto da Turma PIEF Acção de esclarecimento acerca do Exército Foi no passado dia 25-01-2011 que o Projecto Akreditar em parceria com a Escola Dra. Laura Ayres contaram com a presença do Exercito Português para concretizar uma acção de esclarecimento onde foram abordados assuntos como os apoios, incentivos e condições de acesso à carreira militar. Estiveram presentes os alunos dos cursos PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) que apresentam um grau de aprendizagem e interesse pelas aulas muito reduzido. Esta realidade é muito familiar na freguesia de Quarteira e por isso os níveis de qualificação escolar são cada vez mais baixos.O objectivo do Projecto Akreditar ao elaborar estas acções é garantir o futuro dos jovens.

Podes entrar no exercito se: Tens do 6º ano à licenciatura e dos 18 aos 27 anos

contactos www.exercito.pt recrutamento@mail.exercito.pt

800201274

5


6

P’AK dinamiza vários Ciclos de Educação Parental As problemáticas na educação das crianças e jovens passam pelos mais variados temas, em que são precisas inúmeras estratégias e recursos que permitam lidar da melhor forma com essas situações. No entanto, quando se fala de Educação Parental e de ensinamentos que se pas-

As áreas abordadas durante o desenvolver dos mesmos foram: DITOS E NÃO DITOS Educação Sexual e Parentalidade SOMOS PAIS INFORMADOS... 1º Ciclo

Alimentação Saudável em Tempo de Crise sam de pais para filhos, não se pode Saúde Infantil - Cuidados Básicos apenas pensar em como “eliminar com- Gestão de Orçamento Familiar portamentos” ou “ensinar a estudar” ou

mesmo “Qual a melhor forma de falar

SOMOS PAIS INFORMADOS... 2º Ciclo

com os nossos filhos”.

Violência Doméstica

Tudo o que os pais fazem, todas as opções

Segurança na Internet

que tomam, não têm apenas influência

Prevenção de Consumos

directa nas suas vidas, como também servem de comportamentos imitativos base para que as crianças/jovens os reproduzam. Assim sendo, desde Fevereiro de 2011 que o Projecto Akreditar tem vindo a desenvolver um conjunto de ciclos de educação parental sobre variás temáticas, tentando desta forma corresponder às necessidades e expectativas dos clientes. Para a dinamização destes ciclos existiu a preocupação em investir em temáticas que abranjam pais/encarregados de educação de crianças/jovens de várias idades.


7

SOMOS PAIS INFORMADOS... - Saúde Infantil - Cuidados Básicos

SOMOS PAIS INFORMADOS... - Prevenção de Consumos

DITOS E NÃO DITOS - Educação Sexual e Parentalidade


8

P’AK DESENVOLVE EM PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA DRA. LAURA AYRES UM CONJUNTO DE VÁRIAS ACÇÕES COM TURMA PIEF O Projecto Akreditar em parceria com a Escola Secundária Dra. Laura Ayres continuam a lutar para garantir o futuro dos jovens da freguesia de Quarteira. Foi dinamizado entre Janeiro e Abril de 2011, com base no programa desenvolvido pela Fundação Jack Petchey “Aprender a Empreender, Junior Achivement Portugal”, junto da turma PIEF da referida escola, um conjunto de sessões inseridas dentro dos 4 eixos de intervenção do P’AK sob as seguintes temáticas: •Dinâmicas de Grupo Crescer com Saber - Exploração do mundo das profissões e processo de Tomada de Decisão. Passagem de testes vocacionais. Escolha de anúncio de emprego em jornais. •Acção de informação/encaminhamento de jovens à procura do primeiro emprego - Treino de entrevista com futura visualização com base na escolha de candidatura realizada. Esclarecimento sobre cursos e saídas profissionais (participação de técnica do IEFP). •Dinâmicas de Grupo para Promoção de Competências Pessoais e Sociais com Jovens - Auto-Estima, Auto-conceito, Assertividade, Resolução de Conflitos, Cooperação. •Acção de Gestão de Orçamento (em conjunto com os pais dos jovens) Comparação de preços de supermercados, gestão de orçamento familiar (contas base), áreas a poupar e como o fazer. •Acção de acesso às TIC - (Construção do CV e de Carta de Apresentação. Filmagens das entrevistas).


9


10

O Projecto Akreditar tem Actores!! Todos temos dificuldades em lidar com os nossos filhos em algumas situações. Todos procuramos resolvê-las da melhor forma. No entanto, nem sempre temos oportunidade de o fazer da melhor forma, umas vezes porque não sabemos como, outras porque não conseguimos...! O projecto Akreditar convidou algumas famílias a serem actores por um dia, com o objectivo de encontrar estratégias que ajudem a resolver situações típicas que ocorrem em todas as famílias e que atravessam todas as idades das crianças e jovens. A forma de o mostrar é em FILME! Os novos actores e actrizes do Projecto Akreditar encarnam os seus personagens e dinamizam um conjunto de situações de “crise parental ou educacional” assim como as suas possíveis soluções, umas mais correctas outras menos. Para tal, contamos com a ajuda de estagiários do curso de multimédia do INUAF, que não só fazem as filmagens, como também as editam para que mais tarde possam ser utilizadas em formação junto de outras famílias/pais do Projecto Akreditar.


Bora, buga lá Akreditar 3 No Centro Autárquico de Quarteira, desde o mês de Novembro até ao mês de Fevereiro, várias crianças participaram na 3ª edição do Bora, buga lá Akreditar 3. Houve jogos, conversas, partilhas, risos e sobretudo muita alegria entre as crianças todas as quartas feiras depois do almoço.

Métodos de Estudo Sec. xxI A utilização do computador/internet de uma forma correcta, permite ao estudante um sem número de ferramentas que o capacitam para novas formas de estudar e adquirir conhecimento. Na continuidade das acções anteriormente desenvolvidas, “Métodos de Estudo” e “Bora Buga Lá Akreditar 3”, o P’AK desenvolveu de Fevereiro a Abril uma acção intitulada “Métodos de Estudo Século XXI”, destinada a crianças. Pretendemos com esta acção desenvolver nas nossas crianças hábitos de estudo em que utilizem as tecnologias que os rodeiam, de forma a que retirarem o maior proveito possível das mesmas. Esta acção contou com a participação de 18 crianças, divididas por 2 grupos.

11


12

Sou Mãe Adolescente...e agora? Para finalizar o Ciclo de Educação Parental com Grávidas/Jovens mães, no mês de Março foi dinamizada uma sessão de Nutrição, com a colaboração da Engª Alimentar Carla Gomes. Nesta sessão, as jovens tiveram oportunidade, não só de aprender quais os alimentos mais ou menos indicados para os seus bebés, como ainda de confeccionarem em conjunto uma sopa para os seus filhos. Esta acção contou com a dinamização das seguintes sessões temáticas: •Eu aprendo com o meu filho

-Vamos promover a vinculação

-Desenvolvimento na 1ª infância

-As Rotinas dos nossos bebés

•Acção de Informação/Encaminhamento para jovens à procura do 1º emprego •Sessão de nutrição e alimentação para bebés •Sessões fotográficas entre mães e bebés •O desenvolvimento dos nossos bebés •Laboratório Informedia - Arranjo fotográfico para ofertas à família •Regulação do poder paternal •Entrega de artigos de puericultura •Laboratório Informedia - Produção de noticias para jornais •Sinais de alerta no desenvolvimento da linguagem •Nutrição Infantil

Projecto Akreditar

2011 | 10:3

Com a pa rti Terapeuta cipação: da Fala Drª Sand ra Pires

1

+Info: Pro jecto Akr editar | 925 www.cldsa 652077 kreditar.c om

COM JO

Nutrição Infantil

O meu fil ráfibcéas g o h o t o já devia f o F s & B. aeDez. 2010 alar? SessãM e t Dicas e E 3 Mar. 2011 | 17h stratégia a ã De Ou r a s p 9 Fev. Vem apre a identifi nder os sinais car alerta no de desenvolvi mento da Linguagem

NTAL O PARECENTES Ã Ç A C S E EDU ADOLE CICLO DVENS MÃES

0h

te... scen ?! le o d ! a mãe A?!?!? 10 Sou 0 R O o2

E AGio em Julh Iníc

Com a participação: Engenheira Alimentar Drª Carla Gomes com

ar. a| r925652077 +Info: Projecto kreditAkreditar kredit .cldscaldsakreditar. cto A com 077 www:www. Proje 925652 +Info

077 5652 m o: 92 editar.co f In r Maisw.cldsak ww


P’ak dinamiza Dança criativa com crianças entre 3 e 5 anos Todas as 6ª feiras no Jardim de Infância da EB nº 2 São Pedro do Mar, 12 crianças entre os 3 e os 5 anos dão asas à imaginação e libertam os seus sentimentos através da dança. Para tal, contamos com a colaboração de Silvana Revéz, estagiária da I Oficina Intensiva para Monitores de Dança Criativa desenvolvida pelo ALMA - Núcleo de Artes pela Amalgama Companhia de Dança. “Durante a hora da dança a criança recebe a impressão de um reconhecimento vivo do corpo, lentamente busca expressar-se e com a improvisação a aula atinge o ápice. É aí que ela descobre a criação de seus movimentos compreendidos e assimilados com ou sem música, que lhe permite desenvolver as suas ideias e dar voo à sua imaginação; e isto se traduzirá em alegria sobre o espaço”. Maria Fux, Dança, Experiência de Vida As aulas baseiam-se em dançar pelo corpo”inteiro” e em redescobrir a dança de forma mais atenta e sensível, estimular o movimento, despertar os sentidos, escutar, observar, criar, imaginar…num trabalho de desenvolvimento pessoal e integração social com o outro, com o meio e através do grupo. Estes momentos possibilitam à criança, em simultâneo um espaço de diversão e criatividade e uma plataforma de fortalecimento de valores éticos, da confiança e da capacidade de comunicação com o exterior.

13


14

Serviços públicos on-line As TIC proporcionam-nos um sem número de oportunidades às quais podemos diariamente recorrer. Na internet encontram-se por exemplo, muitos dos serviços públicos aos quais nos dirigimos constantemente. A sua utilização on-line, traz-nos inúmeras vantagens, permitindo-nos evitar as demoradas filas de espera. A pensar nisso, e com o intuído de promover a utilização de serviços públicos on-line, o P’AK está a desenvolver com os seus clientes, no âmbito do eixo 4 – informação e acessibilidade, o preenchimento e entrega dos CENSOS e IRS via internet. Para desenvolver estas actividades foram dinamizadas com os nossos clientes, duas acções de promoção de serviços públicos on-line nas quais pretendemos dotá-los de competências para utilizar estes serviços de forma autónoma, pensando na alternativa “on-line” como a mais viável, facilitadora e cómoda. Acção de Sen

Construa e esibilização ntregue

os CENSOS pela Internet

Serviços Públicos Online... É tão fácil usá -los!

?

s nto

a

S

os m o

e temos v i V de

deescolarida n O e

Qu

Qu

?

s o m

?

Inscrições A be www.cldsak rtas reditar.com +Info: 925652 077


Descubra as diferenรงas!

15


P’AK inicia acção “TIC na 3ª idade” Teve início no passado dia 1 de Março, no P’AK, mais uma acção de sensibilização destinada a reformados, que aborda várias áreas dentro das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O grupo de participantes é constituído por 7 elementos, entre os 60 e 80 anos, que pretendem adquirir conhecimentos acerca das TIC e também compartilhar as suas experiências de vida. A acção, “As TIC na 3ª Idade” abordará no desenvolver das suas 48 horas, vários temas como a Internet, o Word e a utilização do telemóvel. Pretendemos com isto, promover junto de uma faixa etária menos dedicada às TIC, a sua utilização, proporcionando a interacção com o computador e outros elementos tecnológicos. No inicio da acção, foi criado um blogue, no qual poderá conhecer os participantes, que são simultaneamente, autores das publicações que poderá ler. Tratam-se de trabalhos desenvolvidos ao longo das sessões. Para mais informações dirija-se a www.tic3idade.wordpress.com

Jornal Akreditar  

Consulte a 5ª edição do Jornal Akreditar Jan/Mar '11

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you