Issuu on Google+


A descoberta da ilha de são Miguel deu-se por volta de séc. XIV. O seu povoamento

Autoras: Érica Rocha, Mara Areias e Beatriz Miranda

HISTÓRIA

teve inicio a 1439. Aqui chegaram colonos portugueses. A ilha de São Miguel desde cedo, desenvolveu-se economicamente. Aqui se produziam enormes quantidades de trigo, pastel, urzela, vinho, lacticínios, batata-doce, milho, inhame, linho e laranja. No entanto essa prosperidade é abalada em 1860, quando uma doença extermina por completo todos os laranjais, que sustentavam a ilha. Mas, graças à força de vontade dos seus habitantes, essa fase acaba com a introdução de novas culturas — tabaco, chá, espadana, chicória, beterraba, sacarina e ananás que garantem a sobrevivência económica.

2


Dimensões e Populações

A ilha de São Miguel possui uma superfície de 759,41 Km2 tem um comprimento de 65 Km e de largura 14 Km. E São Miguel tem 145.000 habitantes.


3


Mapa


4


Monumentos (alguns exemplos)

Portas da Cidade: Localiza-se na Praça de Gonçalo Velho Cabral, na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores.

(1)-Convento da Esperança: Localiza-se na Praça 5 de Outubro, na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. (1)

(2)

(2)-Igreja de São Pedro: Localiza-se na Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores.

5


(3)-Ermida da Nossa

Senhora da Paz: Localiza-se

na Vila Franca do Campo, na Delgada, na ilha de(3) São

cidade e concelho de Ponta Miguel, nos Açores (4)

(4)-Ermida de Sant’ Ana: Localiza-se na ladeira de Santa Ana, na cidade e conselho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores.


Lenda das Sete Cidades

6

Os reis desta terra encantada tinham uma linda filha que não gostava de se sentir presa entre as muralhas do castelo e saía todos os dias para os campos. Adorava o verde e as flores, o canto dos pássaros, o mar no horizonte. Passeavase pelas aldeias, pelos montes e pelos vales. Durante um dos seus passeios pelos campos conheceu um pastor, filho de gente simples do campo que vinha do trabalho com os seus rebanhos. Conversaram quase toda uma tarde das coisas da vida, e viram que gostavam das mesmas coisas. Dessa conversa demorada veio a nascer o amor e passaram a encontrar-se todos os dias, jurando amores eternos. No entanto a princesa já com o destino traçado pelos seus pais, tinha o casamento marcado com um príncipe de um reino vizinho. E quando o seu pai soube desses encontros com o pastor, tratou de os proibir, concedendo-lhe no entanto um encontro derradeiro para a despedida. Quando os dois apaixonados se encontraram pela última vez, choraram tanto que junto aos seus pés aos poucos foram crescendo duas lagoas. Uma das lagoas, com águas de cor azul, nasceu das lágrimas derramadas pelos olhos também azuis da princesa. A outras, de cor verde, nasceu das lágrimas derramadas dos olhos também verdes do pastor. Para o futuro ficou, reza a lenda, que se os dois apaixonados não puderam viver juntos para sempre, pelo menos as lagoas nascidas das suas lágrimas ficaram juntas para sempre, jamais se separando.

7


(5)

Paisagens (5)-Sete Cidades: Localiza-se no fundo da caldeira das Sete Cidades, na freguesia de mesmo nome, na ilha de São Miguel, nos Açores.

(6)-Caldeira Velha: Localiza-se na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, arquipélago dos

(6)

Açores. (7)

(7)-Lagoa do Fogo: Localiza-se na Serra de Água de Pau, ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores.

(8)

(8)-Poça da Dona Beija: Localizada na freguesia das Furnas, Povoação, ilha de São Miguel, Açores.

8


(9)

Jardins (9)-Jardim António Borges: Localizada em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. (10)

(10)-Jardim Universidade Açores: Localizada em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. (11)

(11)-Jardim Santana: Localizada em Ponte Delgada, S. Miguel, Açores. (12)

(12)-Jardim José do Canto: Localizada em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores.

9


Parques

(13)

(13)-Parque da terra Nostra: Localizado no Vale das Furnas, S. Miguel, Aรงores. (14)

(14)-Parque da cidade: Localizado em Ponta Delgada, S. Miguel, Aรงores. (15)

(15)-Parque Beatriz do canto: Localizado em Ponta Delgada, Sรฃo

Miguel,

Aรงores.

10


(16)

Zonas de campismo (16)-Parque de Campismo da Feira: Localizado no Nordeste, S. Miguel, Aรงores. (17)

(17)-Parque de Campismo Quintas das Laranjeiras: Localizado em Rabo de Peixe, S. Miguel, Aรงores. (18)

(18)-Parque de Campismo das Furnas: Localizado prรณximo da Lagoa das Furnas e das Caldeiras.

11


Zonas balneares

(19)

(19)-Praia das Milícias: Localizado em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores.

(20)

(20)-Praia do Pópulo: Localizado em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores.

(21)

(21)-Praia dos moinhos: Localizado em Ribeira Grande, S. Miguel, Açores.

12


Desportos Terra: Golfe(22)/ B.T.T/ Ténis(23)/ Rappel/Slide/ Pesca(26)/ (22)

paintball/ Passeios Cavalo(24)/ Tiro/ Escalada(25)/ Parapente. (26) (25)

(23)

(24)

Mar: Big Game Fishing/ Natação(27)/ Observação Submarina/ surf(28)/ vela/ canoagem(29)/ Iales/ Jet-ski(30)/ windsurf/ Remo(31) e watching. (27)

(28)

(29)

(31) (30)

13


Percursos Pedestres Pico da Vara

Dificuldade: Difícil Distancia: 15,2 km Duração:5h00

14


Transportes Para se deslocar na ilha de S. Miguel pode alugar um autom贸vel, utilizar um t谩xi ou autocarros.

15


Gastronomia Pratos: Caldo azedo, os torresmos de molho de fígado, a linguiça com inhames(32), o assado misto, o polvo guisado ou assado, o arroz de lapas(33), as lapas de molho Afonso, as caldeiradas de peixe, os chicharrinhos com molho vilão, a morcela com ananás(34), e o cozido das furnas(35), são algumas das especialidades que pode provar e que de certo não o deixará indiferente.

(32)

(33)

(34)

(35)

16


Mariscos: Temos, as lapas(36), as cracas, lagostas, cavaco(37), se caranguejos(38). (36)

(38)

(37)

Na doçaria: Temos, a massa sovada, os bolos lêvedos(39), as malassadas(40), as queijadas de Vila Franca(41), as fofas da Povoação(42) e as barrigas de freira doces tipicamente micaelense.

(39)

(40)

(41)

(42)

(43)

17


Festas Tradicionais Festas do Espírito Santo : São festas comuns a todas as ilhas, embora divergindo em alguns pormenores de ilha para ilha e até dentro da própria ilha. Á volta de cada ilha todas as freguesias têm uma capela, chamada "Império", com a respectiva irmandade. São consideradas as festas religiosas mais características de toda a etnologia insular. A festa começa no 7º domingo depois da Pascoa e ocorre pelo arquipélago todo.

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milhares: Realiza-se todos os anos na ilha de S. Miguel, no 5º Domingo da Páscoa, e tem a duração de três dias, nos quais a imagem do Senhor Santo Cristo é venerada, o que já acontece há mais de 400 anos, no convento da Esperança em Ponta Delgada. Além das manifestações religiosas que caracterizam estes dias festivos, há também manifestações culturais e desportivas.

Cavalhadas de S. Pedro: As Cavalhadas de S. Pedro realizam-se anualmente na Ribeira Grande. Um "Rei", ou "Maioral", Cavaleiros, Lanceiros, Despenseiros e Corneteiros vestidos de trajes coloridos, montados em luzidios cavalos, desfilam pelas ruas na manhã do dia de S. Pedro. A festa começa a 29 de junho.

18


ÍNDICE História…………………………………………………………………………………….. Pág. 2 Dimensões e Populações……………………………………………………………………Pág. 3 Mapa……………………………………………………………………………………….. Pág. 4 Monumentos………………………………………………………………………....... Pág. 5 e 6 Lenda das Sete Cidades……………………………………………………………………Pág.7 Paisagens……………………………………………………………………………………Pág.8 Jardins………………………………………………………………………………………Pág.9 Parques…………………………………………………………………………………….Pág. 10 Zonas de Campismo………………………………………………………………………Pág. 11 Zonas Balneares…………………………………………………………………………..Pág. 12

19


Desportos…………………………………………………………………………………..Pág. 13 Percursos Pedestres……………………………………………………………………….Pág. 14 Transportes………………………………………………………………………………..Pág. 15 Gastronomia…………………………………………………………………………Pág. 16 e 17 Festas Tradicionais………………………………………………………………………Pág.18

20


Secretaria Regional de Educação, Ciência e Cultura Escola Básica Integrada da Praia da Vitória – abril de 2013

20


A Ilha de S. Miguel