Page 1

Ilha da Graciosa Elaborado por: Mariana Furtado nยบ 15 e Cristiana Lima n6.


População De acordo com os censos de 2011, vivem nesta ilha 4780 habitantes. No ano de 2010 viviam 4393, ou seja, menos 387 habitantes.

Geografia De forma oval, a Graciosa tem 61 km(quadrados)com 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura máxima, pouco montanhosa, plana e baixa na área norte e nordeste, lentamente eleva-se até á altitude de 398 m no pico timão, localizado no centro.

Freguesias Graciosa é constituida por 4 freguesias: Guadalupe, Luz, São Mateus e Santa Cruz.


História Provavelmente, foram marinheiros vindos da Terceira que primeiro chegou a esta ilha. Não está determinada a data exata deste descobrimento , embora muitos historiadores apontem para 1450.Sabe-se que o primeiro historiador foi Vasco Gil-Sodré , natural de Montemor-o-Velho.

Gastronomia A gastronomia é conhecida pelo seu rico prato de peixes. Caldeirada de peixe,mariscos,queijadas,doçaria variada, aguardente e aperitivos.

Dimensões Depois do Corvo, a Graciosa é a ilha de dimensão no arquipélago - tem apenas 13 km de comprimento por 9 de largura. A ausência de grandes relevos.


Festas Tradicionais As festas do espirito santo são as festividades mais importantes dos açores.Tal como em todo o arquipélago,na ilha da Graciosa esta festa é coberta de alegria e cor sendo o símbolo de devoção dos habitantes.Celebra-se o culto do imperador,a decoração de teatro e o bodo.São distribuidas as rosquilhas e o vinho pela população,sendo estes elementos tradicionais da comemoração.

Monumentos Igreja do Santo Cristo dos Milagres {Fig.1} Igreja construída no século XVI(16) e mais tarde reconstruída, sendo o atual edifício datado do século XVIII(18). Destaque para as suas imagens, em especial para a do Senhor Santo Cristo.


Moinhos de vento {Fig.2} Os moinhos de vento são um dos cartões-de-visita da Graciosa. De estilo holandês, os seus castiços telhados de vermelho e a velas desfraldadas criam um espetáculo digno de nota.

Furna do Enxofre {Fig.3} No Lago, com 130m de diâmetro, o nível da água e de gases sulfurosos varia durante o ano. Recomenda-se a visita entre as 11 e as 14 horas, quando o sol penetra no interior e propicia condições ideais para observar com todo o fulgor esta furna, única o mundo.

Parque de campismo {Fig.4} Um dos parques de campismo é em Carapacho e fica situado em santa cruz da graciosa em Luz.

Parque de merendas {Fig.5} Pequeno parque de merendas com mesas e bancos para piqueniques, localizado numa espécie com vistas fantásticas sobre o mar.


Lendas Lenda do vai-te com o diabo O casamento do pirata Lenda da Ermida de Nossa Senhora dos Milagres Lenda da sereia e do pescador A ladeira e a Graciosa encantada

Imagens de alguns monumentos

Fig.1


Fig.2

Fig.3


Fig.4

Fig.5


Secretaria Regional de Educação, Ciência e Cultura Escola Básica Integrada da Praia da Vitória – abril de 2013

A Ilha Graciosa  

Trabalho de Cidadania 6º ano A

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you