Issuu on Google+

MD-3025-IVS Guia de Contagem de VeĂ­culos Version 1.0


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

MD-3025-IVS Guia Contagem de Veículos 1. Introdução A MD-3025-IVS tem incorporada a função analítica de vídeo para a contagem de objectos. É uma função autónoma incorporada no firmware da camera sem necessitar de software ou dispositivo externo. A função object counting (contagem objectos) pode ser usada para contar pessoas ou carros. Este guia irá focar o uso da função “Object Counting” da MD-3025-IVS para fazer a contagem de veículos em lugares como cruzamentos, artérias, espaços de parqueamento e auto-estradas. A Contagem Objectos funciona definindo 2 zonas na imagem de vídeo. Quando um veículo atravessar o centro da fronteira entre 2 zonas, a camera irá registar uma contagem. A camera pode contar veículos da “Zona1 para Zona2”, “Zona2 para Zona1”, ou em ambas direcções.

Os factores importantes para instalar com sucesso a contagem de veículos são:  Escolha o ângulo de visão adequado e altura.  Escolha a resolução e frame rate adequadas.  Escolha o local apropriado da instalação; evite qualquer obstáculo como a sombra de árvores ou edifícios expostas na área de detecção.  Calibre o tamanho do objecto máximo e mínimo.  Certifique-se que a opção “counting result overlay” está activada e lembre-se por favor em clicar no botão “Apply” para salvar as configurações.

Vamos guiá-lo através do procedimento nos seguintes artigos.

1


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

2. Instruçõ es da Instalação do Hardware É recomendado ter pelo menos 9~15 metros de espaço livre vertical (da superfície à camera) para um melhor desempenho. As seguintes são as directrizes básicas de instalação para o melhor resultado da contagem de veículos. Contudo, a função contagem veículos pode ainda funcionar numa menor condição do que as ideais. 1. Evite que a posição da camera seja muito baixa ou muito alta, a altura adequada será de 9~15 metros com base nos distintos ambientes de aplicação. *Ambas direcções de detecção necessitam uma posição mais alta da camera.

2. Cerfique-se do ângulo apropriado da visualização para ter o melhor campo de visão.

2


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

3. Evite qualquer obstáculo como sombra de árvores, edifícios e semáforos expostos na área da detecção. Isso pode causar falsas estatísticas de detecção e falsos alarmes.

A sombra das árvores irão causar um falso alarme.

4. Assegure-se se a posição da camera está acima da linha ou área de detecção.

Atenção: A grande quantidade de veículos no ecrã irão causarão uma sobrecarga do CPU.

3. Configuração da Camera 3.1 Pesquisa da camera usando AirLive IP Wizard O endereço padrão da IPCAM é 192.168.1.100,mas este endereço pode alterar quando existir um DHCP server(router) na sua rede. Assim, instale por favor o AirLive IP wizard (Assistente IP) para encontrar a sua camera. 1. Instale o “AirLive IP Wizard” do CD de instalação ou carregue-o através deste link. 2. Execute o “setup.exe” e abra o AirLive IP Wizard (Assistente IP). 3. O IP Wizard pesquisará automaticamente e lista as cameras encontradas. Faça um duplo clique na camera que pretender configurar.

3


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

4. A configuração web da IPCAM irá abrir automaticamente após um duplo clique. Digite por favor “admin” no nome do utilizador e “airlive” para a senha. 5. Após digitar correctamente o nome do utilizador e a senha. Você irá entrar na página Web da configuração da camera. Quando solicitado para instalar “Media Control” da “OvisLink Corp”, seleccione por favor “Yes” para instalar.

3.2 Active a função Analítica de Vídeo da Camera Por favor use o Internet Explorer como o navegador padrão. Se está usando o IE 11, vá por favor a “Setup->Compatibility View Settings” e adicione na lista o endereço IP da camera.

Siga por favor os passos em baixo para activar a função analítica de vídeo da camera. 1. Clique em “Configurations” na barra esquerda do menu

4


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

2. Clique sobre “Video” na barra esquerda do menu e seleccione “enable” Intelligent Video Analytics.

3.3 Configuração Resolução e Frame Rate Na página de vídeo, é importante definir correctamente a resolução e frame rate.

!

Por favor lembre-se em clicar no botão “Apply” após terminar as definições.

Site Instalação intersecçõ es, arterias, parqueamentos e auto-estradas

Principal Stream Resolução

Principal Stream Frame Rate

1280x720

10FPS

5

Secundária Stream Frame Rate 15FPS


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

3.4 Configurar Função Contagem Objectos Vá por favor ao menu “Video Analytics” e seleccione “Object Counting”

Em baixo está a página principal da contagem Objectos.

6


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Zona Area Clique para aumentar a janela de vídeo

Zona de Configuraçõ es

Lembre-se por favor de premir “Apply” apó s alterar as definiçõ es, de outro modo as definiçõ es não terão efeito.

O primeiro passo é definir as zonas de acordo com seu ambiente. Os controles são separados em Zona Area e Configuração Zona como indicam em cima.

Zone Configuração 

Rotate Mode: Este é o modo padrão. Quando você clicar dentro da “Zone Area”, você pode rodar, mover, e redimensionar a zona clicando e mantendo os “change points” (pontos alteração).

7


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Clique dentro da zonas para activar o modo edit

Clique e mantenha-se dentro da zona para mover o bloco

Clique e mantenha os change points para rodar ou redimensionar as zonas.

Transform Mode: Neste modo, você pode livremente alterar a forma das zonas para caber no sitio da sua instalação. Clique dentro das zonas para activar o modo edit

Clique e segure os change points para alterar a forma das zonas Clique e segure dentro da zona para mover o bloco

Directionality: A função da camera contagem de veículos regista uma contagem quando um veículo passa de uma zona para a outra. Você pode escolher contar da Zona1 para Zona2, Zona2 para Zona 1, ou ambas direcções. Deve clicar primeiro dentro do bloco da zona antes da Á rea Zona e antes de estar autorizado a escolher a direcção. *Ambas detecçõ es de direcção necessitam mais alta posição da camera.

Após de definir correctamente a área da zona, o próximo passo é calibrar o tamanho do objecto de acordo com a sua instalação.

Calibração A altura da sua instalação e localização pode alterar o tamanho do veículo como entendida pela camera. É importante calibrar o tamanho máximo e mínimo do veículo após a instalação.

Você pode realizar a calibração verificando os “Vehicles” no campo de calibração.

8


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Zone 1

Zone 2

Min. Size

Max. Size

Na Á rea Zona, duas janelas marcadas “Max. Size” e “Min. Size” irão aparecer.

Clique dentro da caixa pequena para alterar o tamanho

Mínimo Tamanho Objecto

Maximo Tamanho Objecto

Clique em ambas janelas “Min. Size” ou “Max. Size” para alterar o tamanho máximo e mínimo dos objectos.

Max. Size: Objectos maiores que este tamanho serão contados como mais de um objecto. Você deverá defini-lo para o tamanho de um carro.

Min. Size: Objectos menores que este tamanho não serão contados. Você deverá defini-lo para o tamanho de uma motocicleta.

Outras Configuraçõ es Importantes 

Detect: Por favor escolha “Vehicle”

Sensitivity: “Moderate to High” é a configuração recomendada

9


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Counting Result Overlay: Por favor “enable” esta definição. Activando esta definição irá mostrar o resultado da contagem no ecrã.

Resultado da Contagem

Detect Line Overlay: Se pretender ver a linha de detecção na janela Live View, active por favor esta função.

Linha Detecção

Reset Counter: O resultado exibido da contagem voltará a zero de acordo com a escolha

10


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Statistic Records: Active por favor este item. Recomendamos a escolha “hourly” que pode informar o número de contagem em cada hora e até 30 dias (firmware 1.60 ou mais recente). Quando você escolher “by minute”, a camera irá manter os dados por minuto e por 48 horas (firmware 1.60 ou recente). Escolhendo daily irá manter a contagem diária por 30 dias.

Statistic Chart Display: Quando activado, ele irá mostrar o resultado da contagem numa estatística grafica. Não é recomendado ligar esta função uma vez que pode usar muitos recursos do CPU o qual pode influenciar a performance da contagem. Se usar esta função, lembre-se por favor de a desligar após a utilizar.

Acção Eventos A função contagem de objectos da camera não pode apenas fazer a contagem, ela pode também realizar determinadas acções quando forem encontrados condições de eventos. Por exemplo; ela pode ser definida se o número contado de veículos exceder 250 nos últimos 2 minutos, Enviará um email para a central ou operador. Esta função pode ser usada para controle do tráfego. Exemplo: Definir se o número exceder 250 veículos em 2 minutos entre 7am a 9am, a camera enviará um email de alarme para o centro de controlo com um assunto de mensagem tal como “Heavy Traffic. Por favor monitorize-o e faça o adequado controle de tráfego”. 1. Por favor certifique-se de ter feito as definições no Servidor de Mail e o especifico assunto no email. 2. Vá a “Video Analytics” e “Object Counting”. Altere o intervalo para 2 minutos e a quantidade para “250”. Depois prima o botão “Apply” para guardar as definições.

11


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

3. Agora, clique por favor em “Set Event Action”. Clique em “Add”. Depois aparecerá a seguinte janela. Por favor digite os dados como mostra em baixo. Por favor lembre-se de clicar em “Save” após terminar as configurações.

!

Nota: O Nome do Evento não permite espaços entre palavras. Digite por favor o nome do evento com uma única palavra.

12


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

4. Recuperar Dados da Contagem É possível recuperar os resultados da contagem usando um dos métodos em baixo:  Exportar dados da interface web da camera manualmente.  Deixe que a camera envie automaticamente o resultado diário da contagem para o Servidor remoto FTP ou Samba. Utilizadores têm que definir o tempo do upload e o local onde guardar os dados em primeiro lugar.  Recuperar Dados usando CGI Commands. Se você for um programador ou integrador de sistema, você Pode usar este método para obter os dados para o seu CMS ou gestor do sistema.

Exportar Dados da Web UI da Camera Vá por favor para a página Object Counting (Configuration->Video Analytics->Object Counting). Você pode seleccionar a data, hora, e o formato que pretende para exportar. O tempo mantido dos dados depende sobre “Statistic Period” que escolher (firmware 1.60 ou mais recente):  Por minuto: 48 horas  Hora: 30 dias  Diário: 30 dias

Seleccione “Manual”

Seleccione o formato pretendido

Prima “Reset” para eliminar todos os registos existentes.

Apó s terminar as definiçõ es, prima “Export” para ter o registo das estatísticas.

13


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Camera Envia Autom. Relató rio Contagem A camera enviará automaticamente relatório da contagem para o remoto FTP ou File Server (Samba). Esta função proporciona grande vantagem para as grandes instalações pois os dados podem ser uploaded via internet para um servidor centralizado. Escolha por favor Auto mode e defina o tempo periódico e o método de exportação. Além disso, não é necessário configurar o servidor quando existir a instalação de nova camera. A função auto export está agora disponível. Se não encontrar esta função no seu firmware, vá por favor ao website AirLive para fazer o download ou contacte o nosso suporte técnico por email em tech@airlive.com.

Passos Configuração: Por favor vá à página de configuração Estatísticas está em baixo no lado direito.

A página Registo

14


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

Agora marque a opção “Statistics Record” e preencha a informação

2

1 3 4 5 6 7 8 9

1.

Marque a caixa “Statistics Record”.

2.

Export Mode: Seleccione “Auto”.

3.

Statistics Period: Escolha por favor o formato do relatório preferido. 15


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

 By minute: O ficheiro do registo mostrará o número de ocorrências em cada minuto  Hourly: O ficheiro do registo mostrará o número de ocorrências em cada hora. Este é o formato recomendado para usar. 

O ficheiro do registo mostrará o número das ocorrências diárias.

4. Periodic Export Time: A camera enviará o relatório de contagem uma vez por dia. Você pode escolher qual a hora que a camera deverá enviar o relatório. 5. Escolha se envia o relatório de contagem via FTP ou Samba. Samba significa local Servidor ficheiros ou NAS. Neste exemplo, nós escolhemos FTP. 6. Server Address: Por favor digite o endereço IP do seu servidor FTP. 7. Path: Isto é para especificar o caminho do directório do ficheiro. Deixe em branco se pretende colocá-lo sobe directório root (raiz). 8. Username and Password: Digite a informação da conta do FTP. 9. Port: A porta do servidor FTP. Por defeito é 21 mas pode ser alterada de acordo com a definição do seu servidor. 10. Clique em “Test FTP” para se certificar se a informação do seu FTP entrou correctamente. 11. Certifique-se clicar no botão “Apply” para salvar as definições. 12. Após ter feito correctamente as definições, o relatório de contagem para enviar para o servidor remoto sob o nome de ficheiro “MD3025_<ivs type>_<year-date-time>.csv”. O ficheiro pode ser aberto usando o programa spreadsheet tal como o Microsoft Excel.”.

16


MD-3025-IVS Guia de Contagem de Veículos

CGI Command para Exportar Registo Estatísticas Nota: Isto requer o acesso de administrador (autorização administrador). Metodo: Get Syntax: http://<servername>/cgi/admin/va_trigger.cgi?action=<value> [&<parameter>=<value>...]

Com os seguintes parâmetros e valores <parameter>=<value>

Valor

action=<string>

export

mode

fd oc

Descrição

Quais registos da função IVS serão exportados. fd = FaceDetection oc = Object Counting

period

0~2

Quais registos dos períodos serão seleccionados. 0 = Minutely 1 = Hourly 2 = Daily

begin

month-day%20hour:minute

pesquisa tempo inicial, %20 é o html carácter code de espaços, ex: 10-21%2012:31

end

month-day%20hour:minute

pesquisa tempo final, %20 é o html carácter code de espaços, ex: 10-21%2012:31

Examplo: Exportar diariamente registo estatísticas face detection desde Jan. 1 a Dec. 31 http://myserver/cgi/admin/va_trigger.cgi?action=export&mode=fd&period=2&begin =1-1%200:0&end=12-31%2023:59 return:

Succeed

HTTP/1.1 200 OK Content-Type: text/csv Content-Length: 40 Connection: keep-alive Content-Disposition: attachment; filename=fd_event_log.csv Set-Cookie: fileDownload=true; path=/

2014-02-12 13:58,3 2014-02-12 13:59,3

17


AirLive MD-3025-IVS: Guia de Contagem de Veículos