Page 1

Newsletter 24 ASSOCIAÇÃO INSULAR DE GEOGRAFIA Volume 2, Edição 8

Newsletter 24

Encerramento do 1º Ciclo de trabalho

Nesta edição:

Se o trabalho fosse dividido por ciclos, o fim do ano civil seria, certamente,

 Encerramento do 1º ciclo de trabalho

o encerramento do primeiro ciclo após as tão merecidas férias de verão.

 Formação para os Delegados de

Para trás ficaram 11 meses de trabalho árduo e muito complicados. Termi-

Segurança do projeto “ Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”

na um ano em que a palavra austeridade marcou por definitivo a vida de todos nós. Não foi um ano economicamente favorável para a maioria dos portugueses, mas apesar de tudo fomos sobrevivendo e chegamos, com maior ou menor dificuldade, a um mês de felicidade, harmonia, paz e amor.

 Ações de sensibilização  Formação para os Delegados de

Segurança do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”

Neste mês, tradicionalmente, a Madeira vive um mês de agitação, iluminam

 Curiosidades

-se as ruas, comemora-se o natal de variadíssimas formas, onde se desta-

 Europe Direct Madeira

ca a noite do mercado, culminando com o tradicional fogo de artificio às 00 horas do dia 31.

 Festas Felizes

Certamente que neste período que sucede às férias veraneadas, muitas foram as tarefas e os desafios que tivemos que ultrapassar. Esperamos que todos tenham sido alcançados com êxito e satisfação. Os poucos dias que vamos usufruir para estar com familiares e amigos serão, com toda a certeza, momentos para nos divertirmos e, sobretudo, que servirão para recarregar energias para um novo ciclo de trabalho e para mais um ano que não se adivinha muito fácil. Todavia, o nosso desejo é que todos consigam, com maior ou menor dificuldade, ultrapassar todas as adversidades que forem surgindo e que façam da fraqueza a sua maior força.

Linha de Apoio ao Professor 291944757

www.aigmadeira.com

www.twitter.com/aigmadeira


Volume 2, Edição 8 A Associação Insular de Geografia e o Centro de Informação Europe Direct Madeira no programa “Interesse Público” da RTP Madeira A Associação Insular de Geografia em corporação com o Centro de Informação Europe Direct Madeira e a RTP Madeira promoveram, no passado dia 20 de novembro, um programa televisivo de interesse público. Este evento surgiu no âmbito da iniciativa da “Volta do Ano Europeu dos Cidadãos”, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a rede de Centros de Informação Europe Direct. A AIG agradece à RTP Madeira, ao Eurodeputado Nuno Teixeira, à Universidade da Madeira,à EURES Madeira, à Associação da Madeira de Todo-o-Terreno Turístico, ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, à Delegação Regional da Associação Portuguesa de Deficientes e ao EUROCARMO – Clube Europeu da Escola Básica e Secundária do Carmo. A Associação Insular de Geografia gostaria de agradecer a todas as entidades/individualidades que tornaram possível a emissão do programa sobre o tema “Cidadania Europeia”. Se por acaso não teve oportunidade de ver o programa, não desespere, poderá vê-lo através do link que se segue: http://www.rtp.pt/play/p197/e135303/interesse-publico


Newsletter 24 Ações de sensibilização As idas às escolas e a algumas instituições da Região Autónoma da Madeira, no âmbito do Projeto Segurança em Casa, na Rua e na Escola, continuaram durante o mês de outubro e novembro e continuarão no mês de dezembro. Assim sendo, durante o mês de outubro estivemos presentes em 10 estabelecimentos de ensino/instituições: Creche do Livramento, Fundação Sta. Luísa Marilac; Infantário Quinta dos Traquinas; Infantário O Canto dos Reguilas; Auditório da Igreja da Nazaré - Sto. Martinho ; Jardim Escola João de Deus; Infantário Planeta das Crianças; Escola 1º Ciclo com PE Santo António da Serra; infantário O Barquinho e no Infantário Rainha Sta. Isabel. No mês do novembro as escolas que solicitaram e tiveram a nossa presença foram as seguintes: Escola 1º Ciclo com PE Lugar da Serra; Escola 1º Ciclo com PE São Paulo; Escola 1º Ciclo com PE da Tabúa; todas da Ribeira Brava; Infantário A Gaivota — Caniçal e Escola da APEL. Em dezembro iremos visitar a Direção Regional de Qualificação Profissional; infantário O Pimpão; Infantário Donamina; Infantário O Polegarzinho. Durante o próximo ano a nossa viagem continuará sempre que as escolas solicitem a nossa intervenção.


Volume 2, Edição 8 Formação para os Delegados de Segurança do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” A Associação Insular de Geografia juntamente com os parceiros do projeto “Educação para a Seguração e Prevenção de Riscos” - Serviço Regional de Proteção Civil, Instituto de Administração da Saúde e Serviço de Defesa do Consumidor — estiveram a dar formação, no âmbito do projeto, a todos os Delegados de Segurança de todas as escolas da RAM, desde as creches até às escolas secundárias. A formação decorreu entre os dias 24 e 27 de setembro e 1 e 4 de outubro, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.


Newsletter 24

Foi a 18 de janeiro que o Centro de Informação Europe Direct Madeira abriu conta no Facebook e publicou a sua primeira informação. Desde então, o número de seguidores não tem parado de crescer. À data da publicação desta newsletter da Associação Insular de Geografia já alcançamos os 580 seguidores/ amigos o que é muito gratificante para nós que, diariamente, tentamos divulgar conteúdos europeus de interesse, em função do diversificado público que nos acompanha. Mas não queremos ficar por aqui. Por isso, uma vez mais fazemos o apelo para que junto da vossa rede de amigos divulguem o Centro de Informação Europe Direct Madeira, convidando-os a fazer um “gosto” na nossa página. O Facebook tornou-se para nós uma das ferramentas de comunicação prioritárias no trabalho informativo que diariamente procuramos realizar. No entanto, outras redes sociais não foram descuradas, razão pela qual, no decorrer dos últimos dois meses, tentamos fortalecer a nossa presença no mundo digital, com abertura de conta na rede Flickr (http://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira) e com a criação do canal Europe Direct Madeira no Youtube (http://www.youtube.com/user/europedirectmadeira) UMA EUROPA MAIS PERTO DE SI ATRAVÉS DO CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT MADEIRA.


Volume 2, Edição 8 Curiosidades

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Quem não gosta de soltar uma boa gargalhada? Pois saiba que rir é o melhor remédio. E, em tempos de crise, ainda fortalece mais as nossas forças. Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspeto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria. Por que riem as pessoas quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação. Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente; o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria, razão pela qual o riso escapa ao controlo consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la. O riso pode apresentar um aspeto físico, cognitivo e emocional. Não reduz o sentido de humor a uma única região do cérebro. Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.


Newsletter 24 A Direção da Associação de Geografia deseja, a todos os sócios, familiares e amigos, que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações, porque todos os momentos, em especial este novo ano, deverão ser iluminados e abençoados, e que os 365 dias sejam vividos na sua totalidade. Já que Natal significa: NASCER, nasçamos então dia 25, para que os doze vinte e cinco vindouros, sejam em busca da paz, conquista, compreensão, reflexão e prosperidade. Fazemos votos para que todos se deixem influenciar por esta época Natalícia e possam olhar para o mundo de uma forma mais ternurenta e misericordiosa. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Newsletter 24  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you