Page 1

PROGRAMA DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS JOVENS TALENTOS AIESEC na UNIVERSIDADE DO ALGARVE


SOBRE NÓS O QUE É A AIESEC?

AIESEC é a maior organização a nível mundial, gerida exclusivamente por estudantes universitários. Apresentase como não governamental, apolítica e sem fins lucrativos. Assume-se como uma plataforma internacional que permite aos jovens descobrirem e desenvolverem o seu potencial, para que tenham um impacto positivo na sociedade. A AIESEC oferece aos seus membros uma experiência de desenvolvimento integrada que compreende oportunidades de liderança, estágios internacionais e um ambiente de aprendizagem global. Através do Programa de Estágios Internacionais, as organizações vêem na AIESEC uma forma de aceder a jovens com elevado potencial e talento de todo o Mundo. A NOSSA VISÃO

A AIESEC surge em 1948, no final da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover e lutar pela Paz no Mundo. A sua criação foi profundamente influenciada pelo ambiente social, económico e político vivido naquele período da História. No entanto, estes fundamentos afastam-se da realidade de hoje. A AIESEC envisiona um Mundo onde não existe discriminação entre culturas, religiões e quaisquer outros aspectos que diferenciam a humanidade. Defende ainda o desenvolvimento e conhecimento de cada indivíduo pois só assim poderá influenciar a comunidade que o rodeia e ser um agente de mudança positiva.

OS NOSSOS VALORES

As nossas ações são tomadas de acordo com os nossos valores: • Striving for Excellence • Activating Leadership • Demonstrating Integrity • Living Diversity • Enjoying Participation • Acting Sustainably AIESEC NO MUNDO

110 Países e territórios 1 700 Universidades 60 000 Membros 13 000 Estágios Internacionais Anuais 15 000 Experiências de Liderança 800 000 Alumni 3 500 Organizações Parceiras AIESEC EM PORTUGAL

PEACE AND FULFILLMENT OF HUMANKIND’S POTENTIAL

Fundada em 1959 640 Membros 90 Estágios Internacionais Anuais Mais de 50 Organizações Parceiras 11 Universidades e Institutos Superiores Página 1/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


AIESEC, A DIFERENÇA

O que torna a AIESEC uma organização única e de excelência, são todos os jovens com alto potencial e ambição, que nela exercem. A AIESEC dá aos jovens a oportunidade de desenvolverem as suas competências, enriquecendo a visão de cada um e do mundo que os rodeia. Todos os membros experimentam desafios às suas capacidades, derrubam barreiras e ultrapassam limites. São ambiciosos, criativos, inovadores e pró-activos. São dotados de experiências de liderança, capazes de planear e gerir projetos a curto e longo prazo, apostam numa formação exigente e profissional através de conferências internacionais, que contam com a participação de jovens de vários países, de toda a parte do mundo. Desenvolvem competências na gestão de tempo, relação com clientes e comunicação. E são factores como estes, que marcam a diferença na nossa atualidade e fazem destes indivíduos, agentes de impacto positivo. A AIESEC é suportada por milhares de organizações parceiras de todo o mundo que apoiam no desenvolvimento dos nossos membros, estas subscrevem o Programa de Estágios Internacionais de forma aceder a jovens com talento. Os nossos Alumni são os líderes do hoje e do futuro. São o reflexo do que é desenvolvido e trabalhado, a pensar nas pessoas para as pessoas.

“Estive na AIESEC entre 1964 a 1968. Posso dizer que devo muito à AIESEC, ela fez rasgar os meus horizontes. Para além da experiência como membro tive imenso sucesso no estágio da AIESEC como “vendedor de bacalhau”. Foi a minha primeira experiência profissional a sério. Após isto, permaneceram boas relações com o director geral da empresa norueguesa, que ainda hoje é meu amigo. Este estágio marcou-me imenso porque foi uma experiência de confiança.” Murteira Nabo – Chairman da Galp Alumnus da AIESEC Portugal

“The United Nations has long recognized that the imagination, ideals and energies of young men and women are vital for the continuing development of the societies in which they live. And since its inception in 1948, AIESEC has contributed to this development by serving as an agent of positive change through education and cultural exchange (…).” Kofi Annan – AIESEC Alumnus, Former Secretary-General, United Nations

Página 2/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


PROJETOS Estes são os projetos desenvolvidos durante o ano 2011/12: O Leadership Tournament é uma iniciativa levada a cabo pela AIESEC que tem como objetivo máximo, estimular o espírito de liderança nos jovens universitários portugueses. Os desafios que serão apresentados ao longo do torneio estão a ser elaborados por várias empresas portuguesas em conjunto com a AIESEC. A experiência da maior organização internacional de estudantes alia-se uma vez mais ao mundo empresarial,desta vez o tema é LIDERANÇA!

A AIESEC acredita que os jovens em instituições de ensino secundário e superior estão numa posição única para assimilar as informações dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) promovidos pela ONU devido ao seu empenho constante na aprendizagem e, sendo os futuros líderes das suas sociedades, a responsabilidade da mudança repousa pesadamente neles. E transformar estes jovens estudantes em agentes, emissários e embaixadores dos ODM em Portugal será a grande contribuição da AIESEC para esta causa.

O Export Today é um produto da AIESEC, apoiado pela AICEP, que aparece no mercado como ferramenta para a internacionalização das empresas e é apropriado para empresas exportadoras, potenciais exportadoras e empresas em pro­cessos de internacionalização. A AIESEC providencia às empresas o acesso facilitado de recursos humanos internacionais de talento, permitindo colmatar as necessidades de informação internacional, através de um intercâmbio económico e cultural e de uma grande experiência de comércio internacional.

Página 3/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


PROGRAMA DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS JOVENS TALENTOS

O Programa de Estágios Internacionais de Jovens Talentos da AIESEC permite às organizações o acesso a jovens talentos universitários de mais de 110 países e 1 700 universidades. É uma excelente oportunidade para as organizações cobrirem as suas necessidades de recursos humanos a curto, médio e longo prazo, de acordo com as suas necessidades e pretensões.

CARACTERÍSTICAS Duração: Dois meses a um ano e meio. Flexibilidade: Pode receber o(s) estagiário(s) na altura do ano que pretende. O(s) Estágio(s) pode(m) ser prolongado(s), desde que o seu tempo total de duração não ultrapasse um ano e meio. Escolha: O perfil do estagiário é definido pela empresa, com a possibilidade de entrevistar os candidatos se assim o desejar. Exigência: Os estagiários passam por um processo de selecção rigoroso.

Diversificação: A Base de dados da AIESEC conta com milhares de candidatos de 110 nacionalidades. Facilidade: A AIESEC trata de toda a burocracia por si e acompanha permanentemente o estagiário durante o período de estágio. Garantias: Se a empresa considerar que o estagiário não cumpre os requisitos definidos ou este desistir do estágio, a AIESEC encontra um substituto no prazo máximo de 2 meses, sem encargos adicionais.

Página 4/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


PROGRAMA DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS JOVENS TALENTOS PROCESSO DE SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS PRÉ-SELEÇÃO

Os candidatos são entrevistados, no sentido de perceber as suas motivações e se o seu perfil se identifica com a missão, visão e valores da AIESEC.

TESTE DE LÍNGUAS

Os candidatos são submetidos a testes de línguas, por forma a certificar os seus conhecimentos. O nível requerido, na língua inglesa, é nível B2 no Quadro Europeu Comum de Referência.

DINÂMICAS DE GRUPO

Nestas Dinâmicas um psicólogo avalia o desempenho individual e em grupo, a capacidade de analisar problemas, tomar decisões, solucionar conflitos, etc.

REVIEW BOARD

Entrevista feita, por um Diretor de uma empresa, um elemento da direção da AIESEC e um psicólogo, que avaliam se o candidato tem a capaciadade e a experiência adequada, bem como as suas competências e comportamentos.

INSERÇÃO NA BASE DE DADOS

O candidato é inserido na nossa Base de Dados e recebe apoio para encontrar o estágio perfeito, segundo os seus backgrounds e preferências.

ENVOLVIMENTO COM A Enquanto membro da AIESEC, o candidato pode começar a trabalhar numa das nossas áreas funcionais. Antes de partir para estágio, faz uma apresentação cultural do país e da empresa. AIESEC

FASES DO PROCESSO

1º 2º

Preenchimento do Internship Job Questionnaire, documento onde a empresa especifica as características que pretende no Estagiário. A AIESEC inicia a procura de candidatos que correspondam ao perfil do estágio, enviando de seguida os Curriculum Vitae à empresa.

3º 4º

A empresa selecciona o estagiário que deseja integrar. O processo geralmente utilizado para a empresa escolher o candidato é a entrevista telefónica ou a vídeo-conferência.

Uma vez confirmado o interesse da empresa, o estagiário é informado, iniciando-se o processo de obtenção do visto pela AIESEC e de preparação da viagem até Portugal.

Página 5/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


PROGRAMA DE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS JOVENS TALENTOS

VANTAGENS PARA A SUA EMPRESA • A Empresa tem o poder de decisão na escolha dos estagiários; • A AIESEC trata de todo o processo; • A AIESEC garante a integração do Estagiário e faz acompanhamento; • Acesso a colaboradores com competências específicas;

• Desenvolvimento de projectos; • Novos métodos de trabalho em ambiente multi-cultural e dinâmico; • Pagamentos livres de impostos; • Viabiliza o desenvolvimento de negócios: expansão e/ ou exportação.

INVESTIMENTOS

Taxa de inserção na base de dados 150€ Taxa de realização do estágio 150€ Bolsa de Auxílio Mensal 600€ Taxa administrativa Mensal 60€

Paga aquando da assinatura do contrato; Destina-se a suportar os custos de manutenção da Base de Dados Internacional e para além da pesquisa dos candidatos, o acesso a uma base de dados com milhares de licenciados. Paga à chegada do estagiário à empresa; Custos das despesas do processo de selecção com o envio de documentos para o país do candidato, seguros, receção do estagiário. É paga à AIESEC que entrega todo o seu montante ao estagiário; Esta bolsa constitui o salário do estagiário a fim de suportar as suas despesas de alimentação, alojamento. Despesas em atividades de acompanhamento e integração cultural do estagiário em Portugal; Deslocações à empresa para uma avaliação regular.

NOTA: Sendo a AIESEC uma organização sem fins lucrativos, quaisquer possíveis lucros, provenientes das taxas de inserção na base de dados e da taxa de realização do estágio, serão investidos nos seus membros, através de formações e conferências.

Página 6/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve


AIESEC na UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Para mais informações, contacte-nos: Pedro Saiote Vice President of Incoming Exchange incoming.exchange@faro.aiesec.pt +351 911 529 244 / 96 711 41 44

AIESEC na Universidade do Algarve Campus de Gambelas Faculdade de Economia, 8005-139 Faro, Portugal Tel.: +351 289 800 900 (ext. 7104) Email: geral@faro.aiesec.pt URL: www.aiesec.pt

PARCERIAS

Página 7/7 - Programa de Estágios Internacionais Jovens Talentos AIESEC na Universidade do Algarve

Programa de Estágios  

Apresentação do Programa de Estágios Jovens Talentos da AIESEC na Universidade do Algarve

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you