Issuu on Google+

He y, A I E SE C ! Edição 138 c

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

29 de maio de 2012


Nesta Edição 1

Maio, seu lindo

2 3

Entrevista: Raíssa Falcão

Campanha das Seis Semanas

E mais: Aqui Bate um Coração Aconteceu: TREM

02 -

Hey, AIESEC! GO


Maio, seu lindo Foi bom enquanto durou Hey AIESEC! Os dias correram e a nova edição da’’Hey, Aiesec’’ chega em meio à um período decisivo na vida de todos os Aiesecos. Para os membros novos é hora de trabalhar, todos querem mostrar seus potenciais e serem reconhecidos. Reconhecidos como parte de uma família. Uma família grande e unida. Para o pessoal que já está aqui há mais tempo, é tempo de renovação também. Nada melhor que novos ares para reavivar os ânimos. É nessa vibe que chega o novo volume dessa revistinha que está aqui para manter todo mundo ligado no CL mais querido do Brasil. Espero que todos gostem, e vamo que vamo!

03 -

Hey, AIESEC! GO


Entrevista: Raíssa Falcão Nossa VP COMM conta tudo sobre como é realizado um grande trabalho no MC.

Não tem como negar, 2012 é o ano do @ GO. Prova disso é Raíssa Falcão. Um exemplo de que os talentos que a gente bem conhece por aqui estão transformando e deixando sua marca por toda a parte na AIESEC. Como você recebeu a notícia de que seria a redatora oficial da AIESEC?

Bom, um dos nossos alumni, o Wash, me encaminhou o e-mail do Roger (presidente da AIESEC no Brasil) falando sobre a oportunidade.. Daí eu olhei, achei que pudesse ser legal e me candidatei. Dois dias depois o Roger mandou email contando que eu e uma menina de Campinas (a Sarah Morello) fomos as escolhidas. O processo foi bem rápido, mas bem emocionante.. deu tempo de pensar em tudo que eu já tinha feito na AIESEC e até no meu futuro na organização. O que isso representa para você?

Vocês me viram no DD, gente, sabem o quanto eu acredito na AIESEC, né? E redigir o relatório anual da gestão do MC HIVE (MC HIVE é o nome da diretoria atual da AIESEC, a que tá saindo agora em julho) é ainda mais especial, porque é uma diretoria que me marcou demais, que fez parte da minha experiência dentro da organização mesmo. Então estar lá em São Paulo junto com eles no momento em que eles tão deixando a gestão foi realmente muito especial. Um outro ponto é que enquanto eu pesquisava e fazia entrevistas pra escrever o relatório, eu aprendi muito, é sempre muito bom encontrar pessoas que acreditam no mesmo que você. Como você realizou este trabalho?

Eu fui no dia 21 de Maio pra São Paulo e fiquei lá uma semana, sentada de frente pro senhor presidente, fazendo pesquisa, entrevistas, recolhendo dados e colocando tudo isso no papel. Todos os dias, lá pras 18h, o Roger lia tudo que eu e a Sarah tínhamos feito e nos passava considerações sobre o trabalho. Se tava bom, se tinha alguma informação errada, se ele tinha alguma ideia nova... O trabalho parece difícil (e é!!) mas a verdade é que a gente se divertiu muito! O tempo de execução foi bem curto - só uma semana - mas a nossa 'equipe' se deu muito bem muito rápido, então foi bem fácil e gratificante trabalhar.

04 -

Hey, AIESEC! GO


Entrevista: Raíssa Falcão Quais são as maiores desafios em escrever estes relatórios? É muita informação! Imagina, no Brasil, a AIESEC tem quase 40 unidades operacionais, e a gente tinha que fazer um apanhado geral de todas elas... sem contar que também falamos sobre o papel da AIESEC Brasil no mundo, então falamos sobre o apoio para a construção da AIESEC no Paraguai, sobre o suporte financeiro à AIESEC Nicarágua e África do Sul, sobre os prêmios que recebemos... Eu lembro bem que, nos fins dos dias, eu costumava ficar até meio tonta de tanto falar no telefone, ler e-mails e fazer entrevistas. Vocês vão ver os relatórios na CONADE, vão ver o TAMANHO deles e vão entender do que eu to falando, haha. O que foi mais marcante pra você enquanto prestava um serviço para a AIESEC nacional?

Estar no MC durante a transição das duas diretorias foi bem legal. Ver a galera nova entrando extremamente engajada, com um novo fôlego pra levar a AIESEC no Brasil adiante foi muito motivador. Só que o que mais me impactou foi poder conviver tão de perto com a galera que tá saindo... poder escutar sobre os novos planos, e ter certeza que sim, existe vida pós-AIESEC! O clima lá já era de muita nostalgia, e eu já sinto muitas saudades de todos eles!

05 -

Hey, AIESEC! GO


Campanha das 6 semanas vai ganhar o Brasil A campanha online do Cidadão Global criada pelo time de COMM GO fez tanto sucesso que vai ser adaptada para o material de divulgação da AIESEC Nacional. As experiências de alguns intercambistas foram contadas através de um breve texto que evidencia quais foram as coisas mais positivas que viram e viveram no país escolhido, seguido de uma imagem de ilustra a informação. As peças encantam não só pelas histórias, mas também pela beleza das fotografias de paisagens da Índia, Argentina e Romênia, dentre outros países.

06 -

Hey, AIESEC! GO


Campanha das 6 semanas ’’Fiquei muito feliz e bastante surpresa quando a Raíssa falou que a campanha das 6 semanas tinha sido escolhida pra virar campanha nacional. Recebi a notícia junto com os demais membros de COMM na nossa reunião semanal, na sexta-feira à noite, e digo que fiquei surpresa, porque o primeiro contato que tive com a ideia foi no começo da mesma semana, na terça pela manhã, quando o Quemuel me mandou uma mensagem falando que tinha tido uma ideia sobre o Cidadão Global pra ser usada nessa última semana de divulgação! É muito gratificante ver esse reconhecimento e ainda mais ver que aconteceu tão rápido, porque acho sim que a ideia tem mesmo todo o potencial para ser uma grande campanha, por ser simples e ir completamente de encontro com o objetivo, que é divulgar o Cidadão Global e o que ele pode proporcionar a quem se lança nessa oportunidade’’.

Laura - Coordenadora do time Cidadão Global COMM

Depois da campanha, a fan page da AIESEC GO bateu seu recorde: o alcance aumentou em 300% . O total de pessoas comentando sobre a @GO cresceu 1814,29%.

Oportunidades Vagas de intercâmbio imperdíveis, aproveite! X Corp Ÿ TN-In-HU-TC-2012-1374 - HUNGARY

Area: Business Administration Ÿ TN-In-IN-HY-2012-5637 - INDIA

Area: Civil Engineering/Architecture Ÿ TN-In-IN-HY-2012-6012 - INDIA

Area: Marketing

07 -

Hey, AIESEC! GO

X Social Ÿ TN-In-PL-WA-2012-1817 - POLAND

Area: Cultural Education Ÿ TN-In-KH-NU-2012-226 - CAMBODIA

Area: Cultural Education Ÿ TN-In-LK-JP-2012-188 - SRI LANKA

Area: Training and development


Aqui Bate um Coração Depois de São Paulo e Belo Horizonte, a ação começa a ser replicada pelo país e as estátuas de várias cidades recebem lindos corações! A ideia original surgiu entre quatro amigos de São Paulo que há tempos estavam afim de fazer algo diferente em seus cotidianos e consequentemente no cotidiano de outras pessoas. A partir dessa vontade formouse o “Aqui Bate um Coração” - um coletivo de intervenção urbana que por onde passa agrega designers, diretores de cinema, jornalistas, produtores, fotógrafos ou simplesmente pessoas que estão afim de trazer mais amor para a cidade onde vivem. A partir de agora a idéia é que as pessoas repliquem o ato em suas cidades, em qualquer canto do mundo, como já vem acontecendo em Santos, São João del Rei e Londres. Para que isto seja possível e que continue transmitindo a essência do coletivo, foi criado um vídeo de passo a passo que encontra-se no youtube. Qual o objetivo disso? Dar corações à estátuas de concreto. Tirar as pessoas do lugar comum. Fazer alguém sorrir. Provocar. Lembrar que sempre existe amor. *Este texto é parte do release oficial da ação.

Mais informações: http://youtu.be/4efbjX7eJOg http://dl.dropbox.com/u/19671079/SP READ_Aqui%20Bate%20um%20Cora%C 3%A7%C3%A3o.pdf

Acreditamos que esta ação vai ao encontro dos valores que tanto prezamos na AIESEC. Seria muito legal ver Goiânia bombardeada de corações, o que vocês acham?

Hey, AIESEC, IT’S TIME TO IMPACT!

Ação em São Paulo

08 -

Hey, AIESEC! GO


Aconteceu: TREM Aconteceu nos dias 20 e 21 de maio o Treinamento de Membros (TREM), no Sítio Novo Engenho, Brasília - DF. O evento é similar ao Discovery Days (DD) realizado em Goiânia, pois tem o mesmo objetivo. Como o nome diz, é realizado um treinamento para os membros plenos e novos. O evento teve suas peculiaridades e os brasilienses fizeram algumas coisas distintas do nosso querido DD. A divisão não foi feita entre Membros novos, plenos e alumni. Quem era membro ficou em TMP. Os líderes, como coordenadores e VPs ficaram em TLP e quem era EP ficou em GCDP e GIP. Assim, cada um tinha sessões de ’’ acordo com o seu programa. Haviam sessões boas pra líder’’, diz Rayssa Sasse.

Alguns dos OCs OC C O MM

I C XO CG

I OCXC GLO CGD P

C DP P

Dudu

Paraguassú

Catenassi

A festa, outro grande momento esperado pelos Aiesecos, teve como tema o cinema. O Pessoal se animou bastante, rendendo ótimas fantasias. Pontos altos da noite foram o Global Village e os vários Drink Games que rolaram.

Errata Ed 137 Novos times, novas perspectivas: Houve um erro na planilha de alocações. Laura Machado também faz parte de COMM e Brunno Mesquita é somente de ICX GIP. Entrevista com a alumnus Lílian Arruda: O My AIESEC nos disse que ela havia sido OC PSEL 2011, mas não é verdade! hehe

09 -

Hey, AIESEC! GO


Hey, AIESEC! Edição 138 29 de maio de 2012

Gil Santiago Texto e Layout Rafaella Ribeiro Revisão Raíssa Falcão VP COMM

Envie suas dúvidas, críticas e sugestões de pauta para: rafaella.ribeiro@aiesec.net

c

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential


Hey, AIESEC! - Ed 138