Page 1


factos Capital: Cidade da Praia Governo: República Moeda: Escudo CaboVerdeano (CVE $) Religião: Católicos Romanos Língua Oficial: Portugês Indicativo: +238 Fuso Horário: UTC/GMT -1 hour

Cabo Verde Cabo Verde é um país africano situado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dakar, Senegal. Arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas (7 delas montanhosas), tem uma população de cerca de 476,000 habitantes. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência a 5 de Julho de 1975. Apesar da falta de recursos naturais, do seu isolamento de muitos outros países, e de fomes devastadoras no final do século XX, Cabo Verde ganhou uma reputação positiva, sendo considerado como tendo a democracia mais estável de África, condições de vida mais elevadas que a maioria das nações africanas, e como um dos países mais politicamente liberais de África e do mundo. Cabo Verde é também um dos países mais belos de África; tal como Darwin disse “Andar por estas ilhas restitui a visão a um homem cego”. Em Santo Antão, picos escarpados escondem vales verdes cheios de flores e cana-de-açúcar, ideal para passeios deslumbrantes. Mindelo, na ilha de São Vicente, é a capital cultural das ilhas; vibra com bares e clubes de música. Em Boa Vista, Sal e Maio, dunas brancas fundem-se com mares azul-índigo nas praias virgens de areia macia. Tudo isto aliado à constante batida da famosa música cabo-verdiana e à Morabeza (creoulo para amável hospitalidade) dos cidadãos locais, revela que Cabo Verde é o mais belo segredo de África.


1

3

MORA

Cabo Verde. O Se

4 2


ABEZA

5

6

egredo Mais Belo de Ă frica.

7


Sabias que... 1

A Morna é uma fusão do fado português, com a modinha do Brasil e o tango argentino, bem como com os cantares típicos de Angola. Cesária Évora foi uma famosa cantora cabo-verdiana, sendo apelidada a Rainha da Morna.

2

No Carnaval de Mindelo a tradição mais antiga é dos Mandingas. Os Mandigas simbolizam a sociedade maldita. Invadem a cidade e as casas das pessoas, que fogem com receio de serem por eles tocados.

3

O ponto mais alto do arquipélago é o Pico do Fogo na Ilha do Fogo. É um vulcão activo com 2829 metros de altura e um dos mais proeminentes do mundo.

4

A areia é o 2º recurso mais precioso do planeta depois da água. Muitas mulheres roubam e vendem esta areia às empresas de construção. Arriscam as próprias vidas, ao enfrentarem grandes ondas quando entram no mar. Para voltar para a praia elas têm de andar debaixo da água com um balde pesado cheio de areia em cima da cabeça.

5

Apesar do português ser a língua oficial, o crioulo é a língua do quotidiano. O crioulo é uma língua que tem por base o português. Existem várias variações da língua.

6

Existem 5 espécies diferentes de tartaruga marinha em águas cabo-verdianas. As tartarugas põem os seus ovos nas praias de Cabo Verde ao atravessarem o Atlântico, preferindo as praias da ilha da Boa Vista.

7

A oferta a nível de peixe e marisco é imensa e a mais variada possível. Lagosta, perceves, lapa, búzio entre outros fazem as delícias dos apreciadores de marisco.


Global Citizen O programa Global Citizen da AIESEC é uma experiência de voluntário internacional intensiva que te permite trabalhar em projetos que abordam importantes questões sociais. Capacita as comunidades locais num outro país através do desenvolvimento das pessoas, permitindo-lhes desenvolver um futuro mais sustentável e saudável. Sai da tua zona de conforto e sê um agente de mudança social, enquanto desenvolves competências transversais como o empreendedorismo, a liderança, a inovação e a adaptabilidade. Tem um impacto positivo no mundo e em ti próprio!

Impacto Cabo Verde O Impacto Cabo Verde pertence ao portfolio internacional do Global Citizen, sendo a manifestação directa deste em Cabo Verde. Através do Impacto Cabo Verde providenciamos projetos que têm um impacto positivo na sociedade cabo-verdiana de forma a tornar os cidadãos cabo-verdianos mais aptos para agirem face aos desafios do país e ajudar ONGs locais a expandir o seu alcance e impacto nas comunidades locais. O Impacto Cabo Verde tem como impacto directo o desenvolvimento do potencial de liderança dos jovens voluntários, e como impacto indirecto a sustentabilidade e educação das gerações futuras do país.


Projecto na área do Empreendedorismo Social De 1 JULHO a 14 AGOSTO 2016 De 29 JULHO a 11 SETEMBRO 2016 Key Global Goals

PORQUÊ: Por que é que o proje

Em Cabo Verde existem mais de 200 participação das populações, promover especial foco na redução da pobreza e com inúmeras dificuldades na sua acção uma boa gestão interna.

COMO: Como suplantamos es PORQUÊ

COMO

O QUÊ

Ao trazer talento jovem estrangeiro desenvolver e capacitar estas O crescimento e impacto em Cabo V potencial de liderança dos voluntário

O QUÊ: Em que consiste o p

Durante 6 semanas o voluntário i seguintes áreas da ONG: recursos finanças. O voluntário irá então d a garantir o bom funcionamento e


Perfil do Voluntário o Estudante universitário ou recém-licenciado nas áreas de sociologia, gestão, marketing, comunicação, administração e contabilidade, finanças, estudos africanos e relações internacionais. o Falante de Português (mínimo nível B1)

O que está incluído no projeto

Acolhimento na Chegada ao Aeroporto

Alojamento c/ Internet por 120€ (as 6 semanas)

Passe para o Autocarro (6 semanas)

LEAD – Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Liderança

Certificado de Participação

eto existe?

ONG’s motivadas pela necessidade de, com a r e construir uma vida melhor para todos, com exclusão social. Todavia, as ONG’s deparam-se o, a começar pela sua limitação na realização de

As competências de Liderança que irás desenvolver:

sta dificuldade?

o para trabalharem nestas ONG’s pretendemos NG's a longo prazo, impulsionando o seu Verde. E claro, queremos também activar o os.

AutoConhecimento

Cidadão do Mundo

projecto na prática?

irá prestar serviços de consultadoria numa das s humanos, marketing e comunicação, vendas e desenvolver e implementar estratégias de modo o sucesso desses mesmos departamentos.

Capacitar Outros

Orientado para a Solução


Projecto na área da Educação

De 1 JULHO a 14 AGOSTO 2016 De 29 JULHO a 11 SETEMBRO 2016 Key Global Goals

PORQUÊ: Por que é que o projet

Em Cabo Verde 55% da população tem m assim muito elevado. Também existem Cabo Verde, tais como a pobreza, a desig planeamento de carreira, a falta de ambi

COMO: Como suplantamos es PORQUÊ

COMO

O QUÊ

Ao introduzir uma metodologia de caracterizada pelo seu ambiente de temáticas sociais que tanto afectam capacidade que guardam em si para m

O QUÊ: Em que consiste o p

Durante 6 semanas os alunos (6 a práticas e dinâmicas orientadas p empoderamento das crianças a Objectivos Globais para o Desen com a Pobreza Extrema; Lutar c Mudanças Climáticas em todo o m


Perfil do Voluntário o Estudante universitário ou recém-licenciado nas áreas de sociologia, gestão, psicologia, educação, estudos africanos e relações internacionais (entre outras). o Falante de Português ( mínimo nível B1)

O que está incluído no projeto

Acolhimento na Chegada ao Aeroporto

Alojamento c/ Internet por 120€ (as 6 semanas)

Passe para o Autocarro (6 semanas)

LEAD – Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Liderança

Certificado de Participação

to existe?

menos de 25 anos; o número de crianças e jovens é certos problemas sociais bastante presentes em gualdade de género, a poluição marítima, a falta de ição, o desemprego jovem, entre outros.

As competências de Liderança que irás desenvolver:

sta dificuldade?

Educação Não-Formal dentro das salas de aula, e “aprender-fazendo”, os alunos irão explorar as m o seu país, descobrindo o valor, o potencial e a mudar as suas comunidades e sociedade.

AutoConhecimento

Cidadão do Mundo

projecto na prática?

aos 12 anos) irão estar envolvidos em actividades pelos voluntários. O voluntário deverá focar-se no ao explorar as temáticas apresentadas pelos nvolvimento Sustentável que pretendem terminar contra a Desigualdade e Injustiça; e Resolver as mundo até 2030.

Capacitar Outros

Orientado para a Solução


VĂŞ as oportunidades que temos para ti no MOZAIKO !


VĂŞ as oportunidades que temos para ti no MODI di SONHAR !


Global Citizen - Projetos Impacto Cabo Verde Verão 2016  

http://aiesec.org.cv/

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you