Page 1

Ano 1, Edição 2

AIESEC EM SÃO LUÍS METAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

É com grande felicidade que lhes escrevo em mais uma edição da nossa newsletter. Nesta edição faremos um momento de reflexão sobre a atual gestão da AIESEC São Luís, assim como os eventos que organizamos e projetos que realizamos nestes últimos três meses.

Este é o momento de Rever nossa trajetó-

211 dias já se passaram, mais da metade

ria, o que deu certo e o que não; va-

do ano se foi para AIESEC em São Luís.Tudo

mos Reavaliar nosso propósito e saber qual

é muito rápido e intenso dentro da AIESEC,

é a nossa ambição como organização, o

nem parece que já estou na metade da

que queremos entregar para nossa socieda-

minha gestão. Mas bem, tirando um pouco

de; é tempo de Replanejar nossas estraté-

de nostalgia, é bom pontuar aqui o que

gias,

significa chegar no fim do 1º semestre e

bém Repensar nossa postura como mem-

falar um pouco sobre o momento em que

bros e líderes, que tipo de atitude quere-

nós vivemos como organização.

mos ter nos próximos 6 meses, va-

metas;

faz

parte

tam-

mos Renovar nossos talentos, sangue novo,

Contaremos ainda como foi a experiência de algumas pessoas tanto fazendo seu intercâmbio aqui quanto em outros países. Espero que vocês gostem e boa leitura, até a próxima edição.

A AIESEC no Brasil ao chegar à metade do

gás, motivação e brilho nos olhos; é o mo-

ano, passa por um momento de reflexão e

mento de Reagir, nem tudo são flores em

avaliação do que foi os 6 primeiros meses

uma gestão, o balanço do nosso 1º semes-

de gestão das entidades, é um momento de

tre é que ficamos muito aquém do nosso

muitas mudanças que acontecem natural-

potencial e tenho plena consciência que

mente pela dinâmica da própria organiza-

poderíamos ter sido mais relevantes em

ção, é um momento de transição de muitas

nossa sociedade; e por ultimo é momento

experiências dentro da AIESEC, muitos

de Realizar tudo o que nós pensamos e

membros encerram suas experiências en-

acreditamos ser possível neste ano, é o

quanto outros estão iniciando. Então, olha-

momento de realizarmos nossos sonhos e

mos neste momento para o passado com

de outras pessoas também, é hora de

intuito de traçarmos o nosso futuro, os

"botar pra fazer".

nossos próximos 6 meses.

NESTA EDIÇÃO: GIRA MUNDO INSPIRING DAYS IMPACTANDO SÃO LUÍS CIDADÃO GLOBAL A AIESEC mudou minha vida

Parece que foi ontem que o ano começava,

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

2 2 3 3 4

"life changing experiences for a positive impact"


PÁGINA 2

AIESEC EM SÃO LUÍS

PROJETO GIRA MUNDO Buscando um ambiente de educação inclusiva por meio de ações de cultura, informação e diversão, o Projeto Gira Mundo possibilita a organizações do Terceiro Setor que trabalham com jovens e/ou crianças promover um ambiente de discussão acerca de temas globais. O Gira Mundo é um projeto desenvolvido pelos membros da AIESEC, onde intercambistas de diferentes partes do mundo realizam seminários, oficinas, dinâmicas e workshops acerca dos temas:

Multiculturalismo,

Responsabilidade

Social,

Sustentabilidade e Empreendedorismo em ONGs de São Luís. Estas atividades educacionais promoveram a integração de culturas diversas, o incentivo ao desenvolvimento social e a troca de experiências culturais entre os envolvidos. A cidade recebeu intercambistas da Colômbia, Peru, Reino Unido e Itália para a realização do projeto sediado em três ONGs da cidade: CUFA, Escola Nossa Senhora da Conceição e Casa da Acolhida Marista. O projeto iniciou suas atividades no dia 17/06/2013 e ocorreu até o dia 12/07/2013.

AIESEC São Luís, Hosts, Ongs e Intercambistas

Inspiring Days Com o tema “Think new, take a risk and make the change”, o Inspirng Days - ID se realizou nos dias 20 e 21 de Abril. O ID foi uma grande inovação dentro da AIESEC São Luís, apresentando um novo modelo de gestão de evento, onde o dinamismo, maior interação, layout inovador e uma programação baseada em atividades seriam novidades. E esse evento seria, então, um divisor de águas da atual gestão, contribuindo para o desenvolvimento profissional de todos os integrantes da organização. Manoel Veloso, o organizador conta um pouco de como foi essa experiência “A comissão organizadora muito se orgulha por ter entregado um evento único e inaugurado um novo ciclo dentro da organização. Pensar fora da caixa, inovar e ir além são, agora, atitudes internalizadas pelos membros. Contribuímos, pois, para a consolidação dos objetivos da atual gestão da AIESEC SÃO LUÍS O ID foi (e continuará sendo) inesquecível”. Membros da AIESEC SÃO LUÍS


VOLUME 1, EDIÇÃO 1

PÁGINA 3

IMPACTANDO SÃO LUÍS: ELIO CONDORHUAMAN Elio é Peruano, tem 24 anos e é formado em Ciências da Comunicação. Veio para São Luís trabalhar em dois projetos voluntários. Inicialmente trabalhou no Centro Social Bezerra Menezes no São Francisco dando aulas de espanhol para crianças carentes, e depois terminou sua experiência no projeto Gira Mundo, onde dava palestras sobre assuntos atuais. Ele nos contou um pouco sobre o seu intercâmbio: “A experiência aqui em São Luis foi boa porque eu conheci pessoas amigas, acolhedores, com um coração muito gentil, que me ajudaElio e crianças na Escola Nossa Senhora da Conceição

ram a me acostumar a uma cidade muito diferente da minha, e adquirir conhecimento da realidade em que vivem. Além disso, apesar das dificuldades do dia-a-dia as quais várias instituições passam encontrei uma oportunidade de ajudar as crianças, jovens e adultos, por meio de desenvolvimento de projetos e oferecendo oficinas sobre questões globais, e assim tive novas experiências”.

CIDADÃO GLOBAL Decidi deixar São Luís por 6 semanas para viver uma experiência impactante de intercambio social, e dentre inúmeros destinos escolhi a cidade de Piura, no Peru. Estou aqui há uma semana , e meu intercambio já ultrapassou de longe minhas expectativas. Estou hospedada em uma casa de família, vivendo todos os hábitos de um cidadão peruano, conhecendo pessoas incríveis que vou levar pro resto da vida, e também estou aprendendo outro idiomoa. E Mais do que isso, estou trabalhando com uma equipe com 15 jovens de diferentes países em um projeto chamado “ Cultural Factory” , onde realizo atividades culturais e educacionais junto a crianças em áreas de extrema pobreza e violência. Esta sendo uma experiência extremamente enriquecedora, e tenho a sensação o tempo todo que estou vivendo algo mágico e grande que ficara pra sempre no meu coração.


A AIESEC MUDOU A MINHA VIDA Como fundadora da AIESEC em São Luís posso dizer que a AIESEC foi um local de intenso aprendizado. Aprendi a me comunicar melhor e a conhecer as minhas capacidades. Sinto que encontrei a minha vocação e descobri o quão intensa pode ser a sensação de lidar com culturas, estilos, vontades e 'timings' diferentes. Assumi a área de Gestão de Talentos em 2012 com o objetivo de tornar aquele sonho possível para o máximo de jovens que eu pudesse, cuidando, dentre uma infinidade de coisas, do processo de seleção deles; depois, tive a honra de subir mais um degrau e, em 2013, assumi a responsabilidade de garantir que mais jovens pudessem viver a experiência da AIESEC à nível nacional, como gestora do Jovens Talentos [programa de seleção de membros da AIESEC no Brasil]. Encerrei a minha jornada na AIESEC há pouco mais de 20 dias, mas com a certeza de que garanti uma bagagem grande de aprendizado, experiência, bons amigos e um monte de histórias para contar! Tenho certeza de que sempre me orgulharei desta parte da minha história, podendo olhar para trás e perceber que não só lidei com milhares de pessoas especiais, mas que fui uma delas.

Conheça mais: Facebook: https://www.facebook.com/aiesecSL Twitter: https://twitter.com/AIESECSL Blog: http://aiesecsaoluis.com.br/blog E-mail: aiesecsaoluis@aisecsaoluis.com.br

EXPEDIENTE Presidente: Igor Leite Diretora de Relações Públicas: Rafaelle Andrade Gerenciador de Contas: André Brandão Redação: Caroline Nogueira, Manoel Veloso, Elio Condorhuaman, Allane Costa e Gabriela Domingues. Diagramação: Abigail Cardoso

Newsletter 2  

É com muita satisfação que a AIESEC SÃO LUIS traz a segunda edição da sua newsletter.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you