Page 1


MISSÃO DA FACHA

A Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, com vocação para as práticas educacionais que colocam o humano em sua raiz e em sua existência social. A Facha assumiu, antes de tudo, a obrigação de estar comprometida com a discus¬são e a solução dos problemas da sociedade brasileira. Nosso desenvolvimento científico e tecnológico deve promover o bem-estar da sociedade. Nossos cursos devem construir uma visão da realidade com amplo raio de abrangência e, mesmo voltando-se para a necessária especialização, desenvolver o pensamento crítico à altura das exigências do mundo contemporâneo, com base nos valores fundamentais da tradição cultural e histórica, enfatizando, no processo de ensino, o debate, a pesquisa, a produção e a reflexão. Com o compromisso de preparar o aluno para chegar aos níveis mais apurados dessa mentalidade crítica e autônoma, bem como encaminhá-lo para o exercício competente de suas atividades profissionais em uma sociedade industrial e altamente tecnológica, a Facha tem, como missão, contribuir para as transformações necessárias à sociedade brasileira, na sua caminhada rumo a uma existência democrática, mais justa, mais livre e mais equilibrada na distribuição de sua riqueza.

Direção Geral – Prof. Hélio Alonso

3


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

Prezado(a) Aluno(a), Neste manual, você terá as informações que servirão de base para a administração de sua vida acadêmica na Facha. Procure estudá-lo com cuidado, pois as instruções nele contidas permitirão a você um planejamento adequado de suas atividades escolares. Informamos que todos os procedimentos abaixo deverão ser feitos através da Secretaria Virtual da Facha – www.facha.edu.br.

1

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Todo o processo de renovação de matrícula para o próximo semestre foi reformulado. Contamos neste semestre com dois prazos para renovação de matrícula – um antecipado e outro regular. No prazo antecipado será gerado um boleto referente à Matrícula Financeira, de acordo com o número de crédito que o aluno definir. No prazo regular, o número de créditos é baseado no semestre anterior.

MATRÍCULA FINANCEIRA Entende-se por Matrícula Financeira o valor pago pelo aluno na forma que antecede a definição do plano de estudos. O valor pode ser calculado mediante a escolha da faixa de créditos, no plano de antecipação ou com base na quantidade de créditos matriculados no semestre anterior, no plano de matrícula regular. Algumas bolsas são consideradas apenas para efeito de cálculo da matrícula financeira (antecipação). Os ajustes referentes à bolsa de estudo serão feitos após análise dos critérios pertinentes à mesma. No caso de não renovação da bolsa, o valor referente ao desconto será cobrado na mensalidade seguinte. Observação: o valor pago na Matrícula Financeira será ajustado ao definir o plano de estudos. Caso o valor antecipado seja inferior, será gerado um boleto para o acerto financeiro com em 05/07/2012. Caso contrário, o valor será creditado no carnê subsequente. Qualquer dúvida, o aluno deve procurar o Setor Financeiro.

MATRÍCULA ANTECIPADA O aluno que optar pelo pagamento da Matrícula Antecipada até o dia 28/06/12 usufruirá dos benefícios abaixo: • Desconto especial na cota referente a matrícula; 10% de desconto na matrícula: de 29/05/2012 a 12/06/2012* 5% de desconto na matrícula: de 13/06/2012 a 28/06/2012* • Garantia de vaga nas disciplinas**; • Definição do número de crédito de antecipação. * O desconto é válido para pagamento dentro do período acima estipulado. ** A Facha garante a vaga na disciplina e no horário escolhido pelo aluno, exceto nas disciplinas optativas, que estarão sujeitas ao número mínimo de alunos para formação da turma e no projeto experimental. COMO ADERIR • Acesse a Secretaria Virtual e selecione o ícone Matrícula Antecipada; • Escolha quantos créditos você deseja antecipar, pois o Sistema já simula este valor; • Ao aderir a antecipação, será gerado um carnê referente a matrícula financeira; • Após efetuar o pagamento deste boleto, você estará apto a definir o plano de estudo, desde que não haja nenhuma pendência do semestre anterior, inclusive junho;

4


Definição do plano de estudos com garantia de vaga Comunicação e Turismo: de 04/06 a 29/06/2012 Direito: 02/07 a 13/07/2012 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A GARANTIA DE VAGA: Alunos que ingressaram pelo vestibular – Os alunos do curso de Comunicação Social - Unidade Botafogo - manhã e noite - que ingressaram pelo vestibular e estão matriculados em todas as disciplinas de um determinado período em uma mesma turma, como, por exemplo, turmas B, C, D, E, F ou J, deverão manter as disciplinas do período seguinte nas mesmas turmas, onde terão as vagas garantidas. Caso uma destas turmas não seja oferecida para o próximo semestre, a mudança poderá ser feita diretamente no requerimento de matrícula. Alunos que estão concluindo o curso – Os alunos que estão em fase de conclusão de curso terão prioridade de vaga nas disciplinas, desde que a renovação de matrícula seja realizada dentro do período “Matrícula Antecipada”. Alunos que cursam disciplinas de diversos períodos – Os alunos que fazem seus planos de estudos por disciplina terão a garantia de vaga na disciplina, e não na turma escolhida. Existe a possibilidade de criação de turma extra para atender à demanda de escolha dos alunos por uma determinada turma. Nesse caso, a nova turma terá o mesmo horário, mas outro professor. Ao definir o plano de estudos pela Secretaria Virtual o aluno terá acesso a Pré-Matrícula. A confirmação de matrícula só estará disponível a partir de 01 de agosto de 2012. A confirmação refere-se a disciplina e horário escolhido (vide turma extra).

MATRÍCULA NÃO ANTECIPADA (REGULAR)

Quem não optar pela Antecipação da Matrícula não usufruirá dos benefícios e terá a Matrícula Financeira gerada no dia 29/06/12, sem desconto e sem garantia de vaga, baseado no número de créditos do semestre anterior. Para definir o plano de estudos neste período você deverá: • Efetuar o pagamento do boleto referente a Matrícula Financeira; • Estar em dia com as mensalidades do semestre anterior, inclusive junho; • Definir o seu plano de estudos. O aluno que não estiver em dia com o boleto referente a Matrícula Financeira até 29 de julho de 2012, deverá adotar os procedimentos de Matrícula Atrasada.

MATRÍCULA ATRASADA O aluno que não renovou sua matrícula nos prazos anteriores, deverá pagar a taxa referente a Matrícula Atrasada em qualquer agência bancária ou na Tesouraria da Facha. Este serviço é feito através da Secretaria Virtual do site da Facha (www.facha.edu.br), no período de 31/07 a 17/08/2012. Para definir o plano de estudos, após o pagamento da taxa correspondente, o aluno deverá adotar os procedimentos de matrícula regular.

TURMA CANCELADA Caso o número de alunos matriculados em uma determinada disciplina optativa não seja igual ou superior a 20, essa turma será cancelada e a informação processada na confirmação de matrícula. Os alunos incluídos nessa situação poderão solicitar acréscimo de disciplina antes do período re¬servado para acerto no plano de estudos. Caso os créditos referentes à disciplina cancelada não sejam substituídos até o final do prazo previsto, o sistema financeiro providenciará o reembolso dos créditos nos carnês ainda não vencidos.

5


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

ISENÇÃO DE DISCIPLINA O aluno que tenha cursado outro curso de graduação e pretenda solicitar isenção de disciplina, deverá requerer junto a Secretaria no período de 14 de maio a 25 de agosto, apresentando histórico escolar (oficial e original) e o programa da disciplina (original ou cópia autenticada). IMPORTANTE: Todas as dispensas de disciplinas deverão ser solicitadas no semestre letivo de efetivação da matrícula inicial do aluno, ou seja, não serão deferidas as solicitações de dispensa de disciplinas que tenham sido realizadas após o aluno ter cursado 1 (um) semestre letivo.

INÍCIO DAS AULAS E DO SEMESTRE LETIVO 06 – Início do Semestre Letivo 06 – Início das aulas Veteranos 13 – Início das aulas Calouros

ACERTO NO PLANO DE ESTUDOS Através da Secretaria Virtual do site da Facha (www.facha.edu.br), nos períodos abaixo discriminados, o aluno poderá fazer alteração (acréscimo, exclusão, substituição, mudança de turno ou de turma) no seu plano de estudos, sempre condicionada à existência de vaga nas disciplinas: • 1° prazo: 06 a 20 de julho de 2012 • 2° prazo: 06 a 17 de agosto de 2012 No caso de inclusão de disciplina será emitido um carnê com vencimento imediato, referente à diferença de créditos dos meses emitidos, que deverá ser pago a fim de confirmar a inclusão de disciplina. As faltas já registradas em relação aos dias anteriores ao deferimento do pedido de inclusão e/ou substituição de disciplina não terão abono. O aluno deverá observar os limites de créditos indicados neste manual e o valor do crédito para cada turno, Unidade, habilitação e curso.Não haverá devolução dos créditos pagos nos meses anteriores ao pedido de exclusão de disciplina.No caso de exclusão de disciplina, o aluno deverá observar o limite mínimo de 12 (doze) créditos. O aluno que, em função do resultado final, desejar alterar o plano de estudos referente ao 1º semestre de 2012, deverá realizá-lo durante o período de acerto no plano de estudos.

MUDANÇA DE TURNO, TURMA, UNIDADE OU HABILITAÇÃO No período de 29 de maio a 17 de agosto de 2012, o aluno poderá solicitar Mudança de Turno, Turma,Habilitação ou Unidade através do Protocolo Virtual disponível no site da FACHA. O resultado das solicitações de Mudança de Turno, Turma, Habilitação ou Unidade será divulgado no dia 12.12.2011. Desta forma, o aluno poderá definir seu plano de estudos no turno, turma,habilitação ou Unidade desejada. Os alunos que não conseguirem a mudança total para o turno desejado deverão acertar seus planos de estudos nos períodos abaixo: • 1° prazo: 06 a 20 de julho de 2012 • 2° prazo: 06 a 17 de agosto de 2012

TRANSFERÊNCIA INTERNA DE CURSO

TURMAS EXTRAS

Os alunos interessados em solicitar Transferência Interna de Curso, deverão requerer pelo site da FACHA (www.facha.edu.br) e preencher formulário até 16 de agosto de 2012. O resultado sairá em 5 dias úteis. Caso o número de alunos matriculados em uma determinada disciplina ultrapasse o seu efetivo, será criada uma turma extra no mesmo horário e com outro professor, para alocar os alunos exce-

6


dentes, não prejudicando o plano de estudo do aluno. Serão seguidos os seguintes critérios para manter o aluno na disciplina escolhida 1°) O aluno deverá obedecer à sequência correta de periodização do curso. 2°) Permanecerão na turma original os alunos que ingressaram pelo vestibular e estão matriculado sem todas as disciplinas de um determinado período em uma mesma turma, como, por exemplo, turmas B, C, D, E, F ou J Não se esqueça de verificar a confirmação do seu plano de estudos na Secretaria Virtual! (www.facha.edu.br). CONSIDERAÇÕES GERAIS: Limites de créditos - O aluno só poderá fazer inscrição no mínimo em 12 (doze) créditos e, no máximo em 26 (vinte e seis) créditos sem o TCC, ou em 35 (trinta e cinco) créditos com o TCC. Não se esqueça de verificar, no início das aulas, se o seu nome consta nas pautas das disciplinas solicitadas. Em caso de dúvida, informe-se na Secretaria da sua Unidade. Não se esqueça de verificar! (www.facha.edu.br).

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA Só serão analisadas as solicitações de trancamento de matrícula que forem feitas, via requerimento, no Protocolo da Unidade do aluno. Este serviço não está disponível na Secretaria Virtual e é necessário agendar entrevista com a Equipe de Relacionamento. A data do limite para trancamento de matrícula dos alunos que renovaram sua matrícula ou ingressaram no 2º semestre de 2012 é 14 de setembro de 2012. O aluno que obtiver o pedido deferido manterá o seu vínculo com a FACHA, dentro do prazo máximo regular, conforme resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa da Facha, e o seu direito de renovação de matrícula. Serão analisadas as seguintes normas regimentais: I - Para efeito de interrupção dos estudos, com a manutenção do direito a retorno com garantia da vaga no curso, fica estabelecido o tempo máximo de 02 anos ou 04 semestres, consecutivos ou não, para que o aluno possa ficar com sua matrícula trancada. II - Caso o aluno tenha utilizado o tempo máximo de trancamento de matrícula e tenha retornado e cursado um semestre regular, havendo necessidade de novo afastamento, deverá encaminhar sua solicitação justificada ao Conselho Acadêmico da Facha, sabendo que o deferimento só lhe dará direito a, no máximo, mais um período de 02 anos ou 04 semestres de trancamento de matrícula. III - Os alunos que trancarem suas matrículas, poderão, ao retornarem, serem incluídos no currículo em vigor na época da reabertura. Para solicitação de Trancamento de Matrícula, é necessário estar em dia com as mensalidades até a data da solicitação, não havendo devolução dos valores pagos.

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR Os alunos regularmente matriculados nos cursos de Comunicação Social e Turismo terão, como tempo máximo para integralização curricular, o período de 8 anos (16 semestres), não contabilizados os semestres com matrícula trancada. Os alunos regularmente matriculados no curso de Direito terão, como tempo máximo para integralização curricular, o período de 10 anos (20 semestres), não contabilizados os semestres com matrícula trancada.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA O Cancelamento de Matrícula desvincula totalmente o aluno da FACHA, não sendo possível o retorno sem novo Processo de Seleção. O requerimento deverá ser feito até dois dias antes do início do semestre letivo, na Secretaria da sua Unidade, apresentando a quitação até o mês da data da solicitação. Só haverá devolução de 80% dos valores pagos para os alunos que ingressaram no 1º semestre de 2012, pelo Vestibular e pelo ENEM, conforme está previsto em Lei.

7


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA SEM ALTERAÇÃO NO CARNÊ No período de 19 a 24 de novembro de 2012, o aluno poderá efetuar, pela Secretaria Virtual, o trancamento de disciplina sem alteração no carnê. As disciplinas trancadas nesse período não terão incidência sobre o CR do aluno e não constarão do Histórico Escolar. É necessário estar em dia com as mensalidades. O limite mínimo de 12 (doze) créditos deverá ser observado pelo aluno quando solicitar o trancamento de disciplina.

INFORMAÇÕES GERAIS Solicitamos aos alunos que cumpram as datas estipuladas pela Instituição a fim de evitar problemas de última hora. Se o aluno estiver impedido de efetuar sua renovação da matrícula, poderá nomear um procurador para representá-lo. Todo requerimento protocolizado tem uma resposta, portanto não deixe de retornar ao Protocolo e/ou acessara Secretaria Virtual para obtê-la, conforme o caso.

CARTEIRA DE ESTUDANTE 2012 O aluno interessado em adquirir ainda carteira para o ano de 2012 deverá solicitá-la através de requerimento, no Protocolo da Unidade, anexando um retrato 3x4 e o comprovante de pagamento da taxa correspondente. Saiba mais sobre os benefícios que oferecemos exclusivamente para você, portador da Carteira de Estudante da Facha, no site da faculdade (www.facha.edu.br).

VALOR DO CRÉDITO E VENCIMENTO DAS MENSALIDADES Mensalidades 2012

Valor Crédito

Crédito

Com.Social - Botafogo - Manhã e Noite

45,82

22

Com.Social - Botafogo -Tarde

37,11

22

Com.Social - Méier - Manhã e Noite

37,11

22

Direito

31,01

24

Turismo

23,93

20

Para o ano letivo de 2012, foram estabelecidos os seguintes valores de créditos: *O valor apresentado refere-se à grade regular do curso e não contempla os descontos promocionais. A data regular do vencimento das mensalidades é sempre no dia 05 de cada mês. A FACHA oferece um desconto de 2% (dois por cento) nas mensalidades pagas até o último dia útil do mês anterior.

ENADE

8

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes)* e último (concluintes) ano do curso, admitida a utilização de procedimentos amostrais. Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.


Provas: A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Peso das partes da prova: 1. Formação Geral = 25% 2. Componente específico = 75% A aplicação das provas do ENADE 2012 será no dia 25 de novembro. Certifique-se da sua convocação. Mais informações na Secretaria da sua Unidade. * Os estudantes ingressantes de cursos avaliados pelo Enade 2012 estão dispensados da participação na prova a ser aplicada em 18/11/2012. Serão caracterizados como ingressantes de 2012 todos os estudantes que tenham iniciado o curso a ser avaliado pelo Enade 2012, oriundos do principal processo seletivo da IES, com matrícula inicial no ano letivo de 2012, cabendo à IES a respectiva inscrição nesta edição do Exame. Destaca-se que a matrícula inicial em curso a ser avaliado pelo Enade 2012, oriunda do principal processo seletivo da IES, atribui ao estudante a condição de ingressante habilitado ao Exame, devendo ser inscrito pela IES. Objetivo: O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. Cursos que serão avaliadas no ENADE de 2012. Todos os cursos da FACHA serão avaliados em 2012: Comunicação Social, Direito, e Turismo. Inscrição no ENADE: A inscrição do estudante habilitado ao ENADE cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e art. 5º da Portaria Normativa nº 8/2011. Questionário do Estudante: O questionário do estudante investiga o perfil dos estudantes, a percepção em relação à sua formação acadêmica e afere dados pedagógicos e estruturais dos cursos. Gera conceito de qualidade dos cursos. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no mês de outubro, com data ser fixada, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http:// www.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. Os Estudantes ingressantes e irregulares são dispensados de preencher o questionário do estudante.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES São práticas acadêmicas obrigatórias para os alunos dos cursos de Comunicação Social, Direito e Turismo,matriculados nos currículos abaixo discriminados: - Comunicação Social: currículos 2005/2 e 2009/2- Direito: currículo 2007/2 e 2010/1- Turismo: currículo 2008/1 O cumprimento da carga horária das Atividades Acadêmicas Complementares é requisito indispensável à colação de grau. As atividades complementares visam a ampliar os horizontes de uma formação profissional, proporcionando uma formação sociocultural mais abrangente.

REGULAMENTO - COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO E TURISMO As Atividades Complementares deverão ser realizadas durante a graduação, num total correspondente a 100 horas de atividades para os alunos de Comunicação e Turismo, e 220 horas de atividades para os alunos de Direito. O aluno de Comunicação Social e Turismo deverá cumprir, no mínimo, duas categorias, ou seja o máximo de horas de atividade por categoria é de 50 horas. O aluno de Direito deverá cumprir, no mínimo, três categorias, ou seja o máximo de horas de atividade por categoria é de 100 horas. Para o curso de Direito é de 100 horas. O cumprimento da carga horária das Atividades Acadêmicas Complementares é requisito indispensável à colação de grau. 9


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012 ACP 100 – ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E À PESQUISA Descrição da Atividade Prática de Monitoria

Carga horária

Documento Exigido

Até 50 horas

Atestado emitido pelo professor responsável

Participação em projetos de Até 50 horas Pesquisa Institucional

Atestado emitido pelo Coordenador de curso

Participação em projetos de Até 50 horas Iniciação Científica

Atestado emitido pelo Coordenador do Curso

Iniciação Científica voluntária Até 50 horas

Atestado emitido pelo Coordenador do Curso

Tutoria (Acompanhamento de alunos Até 50 horas dos semestres iniciais do curso)

Atestado emitido pelo responsável

ACP 200 – CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS ASSISTIDAS Descrição da Atividade

Carga horária

Documento Exigido

Participação em Congressos, Seminários, ciclo de Palestras

Até 50 horas

Atestado emitido pelo professor responsável

Defesa de Tese

20 horas

Formulário

Dissertações assistidas

04 horas

Formulário

Eventos, mostras e exposições assistidas

Até 50 horas

Atestado emitido pelo Coordenador do Curso

Workshops

Até 50 horas

Certificado de presença

Oficinas

Até 50 horas

Certificado de presença

ACP 300 – VIVÊNCIA PROFISSIONAL COMPLEMENTAR Descrição da Atividade

Carga horária

Estágio não curricular em empresas da área do curso, Até 50 horas públicas ou privadas

Declaração contendo carga horária, atividade e período (duração)

Participação em projetos relacionados ao curso

Cópia do projeto e declaração do Coordenador

Até 50 horas

Organização de eventos, Até 50 horas mostras e exposições

Documento da Instituição Organizadora

Organização de eventos através da Representação Até 50 horas Estudantil

Documento comprobatório

Produções Culturais e Artísticas

Comprovação da produção

Até 50 horas

Estágio não curricular nos Até 50 horas laboratórios da FACHA Responsabilidade Social

(Prestação de serviços comunitários na área do curso)

10

Documento Exigido

Até 50 horas

Declaração do Coordenador dos Laboratórios ou do Curso Documento comprobatório


ACP 400 – PUBLICAÇÕES

Descrição da Atividade

Carga horária

Documento Exigido

Artigos publicados em revistas Até 50 horas Nacionais da área

Atestado emitido pelo professor responsável

Artigos publicados em revistas Até 50 horas Internacionais da área

Atestado emitido pelo Coordenador de curso

Apresentação de trabalhos em Até 50 horas eventos científicos

Documento comprovando participação

Participação em concursos, Até 50 horas exposições e mostras

Certificado de presença

Publicação de Livro

Exemplar do Livro

(científicas / técnicas / não científicas )

(científicas /técnicas/não científicas)

Até 50 horas

Leitura de livro da área com Até 50 horas resumo

Resumo conforme normas de trabalho acadêmico

ACP 500 – ATIVIDADES DE EXTENSÃO Descrição da Atividade

Carga horária

Documento Exigido

Cursos de Extensão realizados Até 50 horas na FACHA

Declaração contendo carga horária, atividade e período (duração)

Cursos de Extensão realizados Até 50 horas em outra Instituição de Ensino Superior

Declaração contendo a carga horária, atividade e período (duração)

Cursos Livres

Certificado com carga horária

(Informática e idiomas)

Até 50 horas

ACP 600 – OUTRAS ATIVIDADES

Descrição da Atividade

Carga horária

Documento Exigido

Outras atividades consideradas Até 50 horas relevantes para a formação

Declaração contendo carga horária, atividade e período (duração)

Disciplina não prevista no currículo

Histórico com carga horária e aprovação

Até 50 horas

11


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

ESTÁGIO CURRICULAR - TURISMO Segundo deliberação do Ministério da Educação e Cultura o estágio curricular deve “ser concedido como conteúdo curricular implementador do perfil do formando, constituindo numa atividade obrigatória, mas diversificada, tendo em vista a consolidação prévia dos desempenhos profissionais desejados, segundo as peculiaridades de cada curso de graduação”. Em linhas gerais, a prática de estágio supervisionado representa a execução prática de todos os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula que deverão capacitar e amadurecer o futuro profissional do Turismo, preparando-o para ingressar em um mercado de trabalho altamente competitivo que encontra-se em evidência e plena expansão no Brasil. Atendendo às exigências do MEC e do mercado, o aluno do curso de Turismo da FACHA, deverá: - Cumprir 300 horas de estágio curricular obrigatório - Poderá iniciar atividade de estágio a partir do segundo período - Ao ingressar em um estágio, o aluno deverá automaticamente matricular-se na disciplina pertinente “Estágio Supervisionado” - Após a finalização da carga horária mínima de estágio a mesma passará a constar em seu histórico com o status de “aprovado” não recebendo um grau específico - Só será validada a situação de finalização de estágio ao aluno que cumprir a carga horária mínima de 300 horas, preencher devidamente o “kit estágio” que poderá ser recolhido no próprio setor e entregá-lo para deferimento ao setor específico - O kit estágio estará disponível na Central de Estágio, junto ao EPT.

ESTÁGIO CURRICULAR - DIREITO O estágio de prática jurídica, conforme determinado nas Portarias nº 1886/1994 e Resolução da Ordem dos Advogados do Brasil nº 138/1999, é obrigatório e deve ser desenvolvido nos quatro últimos períodos do Curso de Direito. O aluno deverá se matricular na disciplina Estágio de Prática Jurídica (I, II, II e IV – obrigatoriamente nesta ordem). Estão aptos a se inscrever na Prática Jurídica I os alunos que tiverem cursado 06 semestres, estejam matriculados no sétimo semestre após o ingresso no curso, já tenham integralizado 116 créditos e sido aprovados na disciplina de Teoria Geral do Processo. Prática Jurídica – 300 horas O Estágio de Prática Jurídica objetiva preparar o aluno para o exercício profissional através de atividades simuladas e reais e será cursado no Escritório de Prática Jurídica da Faculdade. É realizado em 4 períodos letivos, a partir do 7º período (Portaria nº 1.886 e do Estatuto de Advocacia e da OAB), com carga horária de 75 horas cada, não sendo admitido seu aproveitamento de um semestre para outro. Caberá ao Estagiário: - Cumprir plantões de 1 hora por semana; - Participar do atendimento a clientes no Escritório de Prática Jurídica; - Redigir e assinar petições, juntamente com o professor-orientador, nos processos sob sua responsabilidade; - Elaborar relatório ao professor-orientador descrevendo as atividades realizadas no mês; - Acompanhar processos sob sua responsabilidade, comparecendo às audiências e julgamentos de 1º e 2º graus; - Cumprir os prazos nos processos sob sua responsabilidade de acompanhamento; - Realizar pesquisas práticas, seminários e trabalhos simulados orientados;

12


TRANSFERÊNCIA O aluno que quiser solicitar sua transferência para outra Instituição de Ensino Superior deverá ter o seu vínculo regular com a FACHA, ou seja, deverá estar com a matrícula regular no período letivo para o qual foi requerida a sua transferência de acordo com o Artigo 49 da Lei n° 9394/96. É necessário agendar entrevista com a Equipe de Relacionamento.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO A avaliação do rendimento escolar do aluno é feita em cada disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nos trabalhos escolares durante o período letivo, através da V.A. (verificação de aprendizagem) e da V.F. (verificação final). A média final para a aprovação deve ser igual ou superior a 6 (seis), conforme a seguinte fórmula:

APROVAÇÃO Não serão aprovados os alunos com frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento), com qualquer média, não havendo abono de faltas, salvo nos casos previstos por lei, que serão tratados como excepcionais e analisados pela Direção.

TRATAMENTO EXCEPCIONAL O Tratamento Excepcional não equivale a abono de faltas, ele representa um Regime Especial de Aprendizagem Domiciliar. Legalmente, há solução apenas para os alunos impossibilitados de locomoção por afecções e para as alunas em estado de gestação, para os quais pode ser atribuído o Tratamento Excepcional, conforme o Decreto Lei n° 1044/69 e a Lei n° 6202/75, que garantem aplicação de atividades/tarefas em substituição ao comparecimento às aulas (frequência) durante o período de convalescença, assegurando, ainda, a possibilidade de prestar, em outra época, os exames que incidirem no período de afastamento. A solicitação do Tratamento Excepcional deverá ser feita através de requerimento, via protocolo, até 3(três) dias após o término da licença médica (pelo próprio aluno ou por seu procurador), anexando, para tanto, laudo do médico assistente, que deverá conter o diagnóstico, o tempo sugerido de afastamento, além da assinatura e CRM do mesmo. No ato do requerimento, o aluno deverá indicar um procurador (outro aluno ou parente), que será o responsável pelo contato com a Secretaria de Ensino. A – GESTANTES A solicitação do Tratamento Excepcional deverá ser feita através de requerimento, via protocolo, no 8º (oitavo) mês de gestação. Para tanto, deverá anexar laudo médico, indicando o mês de gestação e a data provável do parto, bem como assinatura e CRM do mesmo. Nesse período, a aluna ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares. B – OUTROS Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas que apresentem distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados por incapacidade física relativa, incompatível com a frequência às aulas, uma vez verificada a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar, ficarão assistidos pelo Tratamento Excepcional, desde que: 1. A ocorrência seja isolada ou esporádica; 2. O período de afastamento indicado pelo médico-assistente seja de, no mínimo, 5(cinco) dias úteis e que a duração não ultrapasse o máximo ainda admissível para a continuidade do processo pedagógico, a saber: 3 (três) semanas.

13


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

VISTA DE PROVA

Antes do lançamento das notas no diário, os professores deverão dar “vista de prova” aos alunos. A “vista de prova” dá ao aluno a oportunidade de verificar a correção de sua prova juntamente com o professor.

REVISÃO DE PROVA, LANÇAMENTO E CORREÇÃO DE NOTA O aluno, se assim desejar, poderá requerer a revisão da prova. O requerimento deverá ser apre¬sentado a Secretaria Acadêmica, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, após a “vista de prova”. Caberá aos Coordenadores verificar se o requerimento foi apresentado dentro deste prazo.

DISCIPLINA FREQUENTADA SEM MATRÍCULA OU FORA DE TURMA As disciplinas cursadas sem matrícula não são válidas para a obtenção de créditos ou inclusão no Histórico Escolar. O mesmo se aplica às disciplinas frequentadas em turma diferente da que é assinalada na confirmação de matrícula.

SEGUNDA CHAMADA O aluno que faltar a qualquer das avaliações (VA e VF) terá direito à segunda chamada de prova. A solicitação deverá ser encaminhada através de requerimento (via Protocolo da Unidade), dentro do prazo dentro do prazo de 17 de setembro a 06 de outubro. Será concedida somente uma prova de segunda chamada, por disciplina durante o semestre letivo. Essa avaliação será realizada ao final do semestre, conforme o Calendário Acadêmico.

COLAÇÃO DE GRAU A colação de grau é obrigatória para obtenção do diploma. 1. A participação na cerimônia de Colação de Grau é direito inalienável do aluno que tenha integralizado o currículo de seu curso. Parágrafo 1º. Somente participarão da cerimônia os formandos que estiverem aptos a colarem grau, não sendo permitida a participação simbólica de alunos, nem de representantes por procuração ou por qualquer outro meio interposto. Parágrafo 2°. Somente serão considerados aptos a colarem grau os alunos que tenham integralizado o currículo do curso, conforme previsto no Regimento Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso. I – Entende-se por integralização do curso a conclusão com aprovação de todos os componentes curriculares relacionados abaixo e a condição regular em relação ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante): • Conteúdos disciplinares; • Atividades complementares; • Estágios supervisionados; • Projeto Experimental - Trabalho de Conclusão do Curso ou Monografia; • Estágio em Prática Jurídica, no caso do curso de Direito; • Os alunos convocados para participação no ENADE deverão estar com situação regular junto ao MEC.

14


PROCEDIMENTOS PARA USO DOS EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DO CENTRO DE PRODUÇÃO E PESQUISA: - Laboratório de Artes Gráficas - Laboratório de Editoração Eletrônica - Laboratório Audiovisual - Tv e Rádio - Laboratório de Redação Responsáveis pelo Centro de Produção e Pesquisa da Facha: Coordenador Acadêmico: Prof. José Augusto de Almeida Neto; Coordenador dos Laboratórios de Artes Gráficas, Editoração Eletrônica e Redação: Prof. Gilvan Oliveira Nascimento; Coordenador do Laboratório Audiovisual (TV e Rádio): Roberto de Mattos; Encarregados Administrativos: André Cunha e Carlos Venâncio. As Normas e Procedimentos de uso dos Laboratórios do Centro de Produção e Pesquisa da Facha foram criados para possibilitar o atendimento, com excelência, da crescente demanda de produção acadêmica realizada pelos alunos da FACHA. Com o objetivo de sistematizar o uso dos equipamentos dos laboratórios, priorizando suas finalidades essencialmente acadêmicas, implementamos os seguintes procedimentos: Normas Gerais I - Prioridades de atendimento: a) Alunos e professores das disciplinas com conteúdos programáticos em atividades práticas laboratoriais de conformidade com as ementas; b) Projetos de extensão, desde que sob a orientação e acompanhamento do professor; c) Alunos que produzem TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, e que possuam créditos das disciplinas das respectivas habilitações, com conteúdos programáticos em atividades práticas laboratoriais correspondentes; § Único – Somente podem ser desenvolvidos no CPP projetos acadêmicos, curriculares ou de extensão sob a orientação e acompanhamento dos professores e análise da direção acadêmica. II - Procedimentos: a) agendar a produção (data, hora e necessidades técnicas) com o respectivo briefing e/ou roteiro aprovado e rubricado pelo professor da disciplina ou pelo professor orientador; b) os formulários e modelos de roteiros e planejamentos de produção, estão disponíveis no site da Facha: www.facha.edu.br. Os briefings serão fornecidos pelos respectivos professores. § Único – A não apresentação dos briefings, roteiros, listas de decupagem, projetos gráficos e planejamentos de produção, implica a impossibilidade de realização do trabalho. III - Horário de funcionamento do Centro de Produção e Pesquisa: Unidade Botafogo: De segunda a sexta-feira das 07h às 22h e Unidade Méier: De segunda a sexta-feira das 07h às 13h e das 16h às 22h.

15


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012 LABORATÓRIO MULTIMÍDIA I (ARTES GRÁFICAS E AUDIOVISUAL) Contemplando os Laboratórios de artes gráficas, Editoração Eletrônica e Audiovisual, o uso desse Laboratório é destinado às disciplinas com conteúdos programáticos que necessitam o uso de softwares específicos em edição de vídeo e fotografia, artes e diagramação para o desenvolvimento das aulas; Essas disciplinas são previamente definidas no início do semestre. Para utilização do Laboratório de Multimídia I fora dos horários das aulas, os alunos podem fazer uso somente nos horários vagos e com o auxílio das monitorias, que não atuam como operadores dos equipamentos; O laboratório só será liberado para o ingresso da turma com a presença do professor, nos períododos em que os horários estiverem reservados para as disciplinas. Só será permitida a impressão do material acadêmico resultante da aula ministrada nos laboratórios. Só poderão utilizar os equipamentos disponíveis nos períodos de aulas, os alunos regularmente matriculados, nas respectivas disciplinas. Nos horários em que os laboratórios estiverem livres, os computadores serão disponibilizados para uso acadêmico, devendo estar desocupados até 10 minutos antes do início da aula agendada. LABORATÓRIO MULTIMÍDIA II (ARTES GRÁFICAS E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA) 1 - Agendamento As marcações poderão ser feitas a partir da aprovação do briefing rubricado pelo professor. Cada aluno ou grupo poderá fazer três marcações (uma por dia), de 01h50min cada (tempo de aula), para a realização do seu trabalho, de acordo com o briefing expedido. Cada aluno ou grupo terá quatro horas para fechamento de jornal e revista. 2 - Digitalização/edição de Imagem/fotografia O aluno ou grupo deverá fornecer o material a ser digitalizado. O aluno ou grupo poderá ter acesso à pesquisa no banco de dados do Laboratório. 3 - Produção O aluno ou grupo será assessorado por um funcionário e/ou estagiário. O Laboratório fornecerá todo o equipamento e material básico, necessários para a execução dos trabalhos. Caso o aluno ou grupo deseje um material diferente do disponível no Laboratório, deverá fornecê-lo. 4 - Finalização O aluno ou grupo terá direito a somente uma impressão que será destinada ao professor. A cópia do material estará disponível para o aluno em mídia fornecida pelo mesmo. O material estará disponível para o aluno até o final do semestre em que foi produzido. Após o prazo estipulado acima, o aluno deverá solicitar com antecedência mínima de 48 horas. LABORATÓRIO AUDIOVISUAL (TV E RÁDIO) 1 - Agendamento A apresentação do roteiro aprovado e rubricado pelo professor é obrigatória. A apresentação da lista de decupagem do material gravado é obrigatória. As marcações devem ser feitas com 48 horas de antecedência e dependem das disponibilidades funcionais e de horário, considerando a prioridade das atividades e projetos acadêmicos, que prevêem a utilização dos laboratórios. A distribuição dos trabalhos do laboratório é feita pelos encarregados e coordenador do setor. Não serão permitidos acordos informais entre alunos, professores e funcionários. Os atrasos não poderão ultrapassar o prazo de 30 minutos. Após tal prazo o equipamento será recolhido ao almoxarifado ou destinado à outra produção acadêmica. Os cancelamentos de marcações deverão ser efetuados com antecedência mínima de 24 horas. No período da manhã, o horário de retorno das externas é até às 13h e no período da noite até às 22h. As remarcações que não obedecerem aos prazos previstos, só serão feitas com a autorização do professor. As marcações têm vigência diária.

16


Os agendamentos devem ser feitos nos seguintes horários: Manhã – 7h00 às 13h00. Tarde/noite – 15h00 às 21h00. Não serão permitidos agendamentos por telefone. 2 - Produção O aluno terá 04 (quatro) horas para atividades externas. O aluno ou grupo poderá fazer no máximo 03 (três) agendamentos para saídas externas. Em caso de Projeto Experimental, o aluno terá direito a até 04 (quatro) saídas externas, sendo de sua responsabilidade o fornecimento das mídias (fitas, CD’s e DVD’s). 3 - Captura e Digitalização O aluno ou grupo terá 20 minutos ou 4Gb para armazenamento de material bruto. Em caso de Projeto Experimental, o aluno terá 40 minutos ou 8Gb. 4 - Finalização O aluno ou grupo poderá agendar até 03 (três) períodos de 04 (quatro) horas para a utilização dos equipamentos de edição. Em caso de Projeto Experimental, o aluno poderá agendar até 06 (seis) períodos de 04 (quatro) horas para a utilização dos equipamentos de edição. - Equipamentos Os equipamentos só poderão sair do Laboratório em companhia de funcionário e/ou estagiário do Estúdio. O manuseio dos equipamentos será sempre de responsabilidade do funcionário e/ou estagiário. Fica determinado que a unidade de externa só poderá transitar nos limites do município do Rio. Caso haja a necessidade de externa fora do município, o professor ou setor solicitante deverá fazer solicitação especial para a autorização. Toda a logística e despesas relativas ao transporte da equipe e dos equipamentos (combustível, estacionamento, pedágio, táxi) ficam sob a responsabilidade do(s) aluno(s) solicitante(s). A produção de cenário e locação de gravação é de responsabilidade do aluno e/ou grupo. Em caso de projetos experimentais as fitas serão fornecidas pelo aluno. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO (EDITORAÇÃO ELETRÔNICA) O uso desses Laboratórios é destinado às disciplinas definidas no início do semestre. Para utilização do Laboratório de Redação e/ou do Laboratório de Infomídia, os alunos nãomatriculados nessas disciplinas poderão utilizá-lo somente nos horários vagos. Nos horário de aula, os computadores só funcionarão com os recursos solicitados pelos professores. Só poderão utilizar os equipamentos disponíveis no período de aula os alunos regularmente matriculados na respectiva disciplina e turma. Os laboratórios só serão liberados para o ingresso da turma com a presença do professor. Só será permitida a impressão do material acadêmico resultante da aula ministrada nos laboratórios. Nos horários em que os laboratórios estiverem livres, os computadores serão disponibilizados para uso acadêmico, devendo estar desocupados até 10 minutos antes do início da aula agendada.

NÚCLEOS ACADÊMICOS

ESCRITÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) tem como objetivo desempenhar atividades de estágio de prática jurídica, prestando serviços de assistência jurídica gratuita à população economi¬camente carente. O EPJ possui uma coordenação geral diretamente ligada à coordenação acadêmica do curso, cujas atribuições são, dentre outras, coordenar, supervisionar e dirigir as atividades do EPJ, zelando pelo cumprimento dos princípios éticos e objetivos pertinentes às atividades jurídicas, respeitando o Estatuto da Advocacia e da OAB. O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) tem como principal função a prestação de assistência ju¬rídica gratuita à comunidade, por meio de um trabalho desenvolvido por advogados17


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012 orientadores e estagiários – os acadêmicos de Direito do curso de Direito da FACHA. O EPJ promove, também, projetos de extensão jurídica, envolvendo o aluno do Curso de Direito, diretamente ou por meio de convênio com entidades públicas ou privadas apoiando, assim, todas as atividades profissionalizantes do Curso de Direito com amplas e novas instalações. Os advogados-orientadores prestam assessoria jurídica aos estagiários, orientando-os em todas as atividades relativas ao estágio de prática jurídica, inclusive nas áreas de mediação de conflitos e psicologia jurídica, realizando atendimento aos clientes, redigindo peças processuais, efetuando o acompanhamento de processos, participando de audiências, dentre outras, além de ministrarem aulas práticas visando fornecer um aprendizado embasado na realidade social e especialmente na efetivação dos direitos fundamentais. O estágio de prática jurídica possibilita o aprendizado da advocacia pelos acadêmicos de Direito, por meio do patrocínio de ações nas áreas cível, do consumidor, de família e sucessões, criminal e trabalhista. O EPJ atua exclusivamente em prol de pessoas carentes, beneficiárias da assistência jurídica integral e gratuita, patrocinando demandas em todas as instâncias dos órgãos jurisdicionais do foro central da Justiça Estadual da Comarca da Capital e dos Juizados Especiais da Zona Sul do Rio de Janeiro, bem como das Justiças Federal e do Trabalho, também em ambas as instâncias e somente nas circunscrições judiciárias correspondentes ao território da capital do estado. Para que o seu desempenho corresponda às necessidades dos usuários de seus serviços, o EPJ conta com um sistema de computação, visando proporcionar à clientela carente um serviço jurídico ágil e eficaz. Mais informações, vide Manual do Escritório de Prática Jurídica. Funcionamento do EPJ O EPJ está instalado na Rua Muniz Barreto 51, Térreo, Botafogo, funcionando de segundafeira a sexta-feira da seguinte forma: 16h às 21h - Expediente administrativo 17h às 21h - Plantão dos advogados-orientadores (atendimento aos estagiários-acadêmicos e ao público externo). O atendimento ao público externo deverá ser previamente agendado pelo telefone 2102 3136 durante o horário do expediente administrativo. O EPJ funciona durante todo o ano, NÃO interrompendo suas atividades nos períodos de férias. ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES PÚBLICAS O Escritório de Relações Públicas (ERP) oferece aos alunos a oportunidade de vivenciarem a prática profissional ainda durante o curso, articulando os conceitos teóricos trabalhados nas disci¬plinas em sala de aula. Com a supervisão de professores, o ERP prepara para um mercado cada vez mais competitivo, valorizando aspectos de diagnóstico, planejamento e execução de ações de comunicação organizacional para entidades públicas, privadas e do terceiro setor. O ERP atende as demandas internas de Comunicação Institucional de todas as unidades das Or¬ ganizações Hélio Alonso. Externamente, presta serviços como parceria em projetos como: • Pesquisa Mercadológica e de Opinião; • Planejamento de Comunicação Institucional; • Comunicação Dirigida; • Assessoria de Imprensa; • Organização de Eventos; • Estratégias de Divulgação; • Ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Funcionamento e Contatos do ERP Rua Muniz Barreto 51, 2º andar, Botafogo, de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 21h. (21) 2102-3131 / 2102- 3113 E-mail: erp@facha.edu.br www.facha.edu.br/erp

18


NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO O serviço de Apoio Psicopedagógico da FACHA realiza atendimentos individuais aos discentes em situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. A proposta é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração no contexto universitário. O atendimento de apoio psicopedagógico poderá ser agendado pelo telefone 2102-3166 ou pelo e-mail: catia.fiuza@facha.edu.br OUVIDORIA A ouvidoria é o canal direto de comunicação com a alta direção da Facha voltado a atender os públicos internos e externos, colocando-se como última instância formal de atendimento. Tem por objetivos ouvir, encaminhar e acompanhar críticas e sugestões, promovendo integração e fortalecimento das redes de relacionamento e comunicação entre a Facha e seus diferentes públicos. Como funciona a ouvidoria? Quem fez uma solicitação através da Central de Atendimento, do Fale Conosco e da Secretaria Virtual, mas ficou insatisfeito (a) com a solução dada. Entraremos em contato em até cinco dias úteis. Importante destacar que a Ouvidoria é a última instância na busca de uma solução para reclamações e críticas. Estão disponíveis as seguintes formas de contato: 1) Atendimento presencial: em Botafogo, de segunda a quinta, das 11h às 20; no Méier, às sextas, das 10h às 19h. 2) Telefone: (21) 2102-3166 3) Email: ouvidoria@facha.edu.br

NAC Desde 1995, o Núcleo Artístico Cultural (NAC) é coordenado por Heleno Alves, formado pela FACHA em Jornalismo e com Especialização em Eventos pela UERJ. Produz trabalhos de cunho artístico e cultural para alunos, professores e comunidade da FACHA. Seguindo as diretrizes das Faculdades Integradas Hélio Alonso, o NAC foi criado para difundir e ser uma referência na rodução artística e cultural, sendo um facilitador na criação de projetos, além de estimular a relação da vida acadêmica com as práticas culturais. Essa relação do corpo docente se dá através de inúmeras atividades desenvolvidas ao longo dos períodos acadêmicos, tais como: oficinas, palestras, datas comemorativas, exposições de artes plásticas, cinema, teatro, música e literatura. Através destes projetos implantados e orientados pela coordenação do NAC juntamente com os professores, os alunos têm a oportunidade de participar de produções culturais diversas, que funcionam como um laboratório de práticas experimentais, sendo um atalho, um caminho na direção ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o NAC é um articulador múltiplo, não só com os seus projetos e atividades, como as parcerias com a Petrobrás, BR em movimento, SESC (Rio, Teresópolis e Petrópolis), Associação de Artistas Plásticos de Laranjeiras. O NAC é um fomentador de práticas culturais envolvidas junto ao corpo docente que orienta seus alunos para a construção de textos acadêmicos para o campo experimental. Os alunos não são apenas meros espectadores, já que há o acompanhamento e articulação com os docentes, guiada pelo MEC, gerando qualidade e extensão profissionais. O Núcleo Cultural e Artístico da FACHA tem como finalidade dar uma educação mais solidária, promover a cultura educacional e estimular práticas educativas com ênfase na arte e cultura.

19


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012 NÚCLEO DE PESQUISA O Núcleo de Pesquisa da Facha institucionaliza a pesquisa científica e acadêmica na Faculdade e abriga projetos nas áreas da Comunicação Social, Turismo e Direito. Seu objetivo é desenvolver linhas de pesquisa por parte dos professores e estimular o aprofundamento acadêmico dos alu¬nos, proporcionando a possibilidade de experiência de trabalho e subsídios para a continuidade dos estudos por meio de uma pós-graduação. O Núcleo de Pesquisas abriga todos os projetos de Iniciação Científica propostos pelos docentes da instituição, atualmente contamos com “O Prisioneiros das Drogas” Prof. Oswaldo Munteal e Profª Maria Paulina, “110 Anos de Jornal do Brasil” Prof. José Eudes e “Tecnologia e Mente” Prof. Aristides Alonso, este último é um projeto do laboratório virtual AUDHA. ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS EM TURISMO - EPT Criado em março de 2011, o Escritório de Práticas em Turismo (EPT) é o laboratório principal do curso de Turismo, que integra o Projeto Pedagógico do Curso oferecendo aos acadêmicos ampla estrutura e instalações adequadas às necessidades essenciais ao ensino prático das atividades profissionais demandadas pelo curso, visando transmitir a experiência do profissional de acordo com a realidade social. As atividades oferecidas no EPT focam construir um novo perfil de bacharel em turismo. Apontando para um profissional mais consciente do seu papel no mundo em que vivemos e preparando melhor os mesmos para o mercado de trabalho. FACHA POINT Um dos cursos mais influentes no mercado carioca. Fruto da primeira faculdade particular de comunicação do país(1971), que ganhou visibilidade por gerar tendências na área de criação e atendimento em publicidade e fortemente especializada em propaganda institucional.Hoje foca novas tendências como sustentabilidade, marketing digital sem esquecer sua tradição na responsabilidade social. Com uma agencia escola modelo a Facha Point, (www.fachapoint.com.br) , atendemos a nossa instituição e a pequenas e medias empresas. Conheça o curso que já agrega parcerias com marcas e instituições do porte da Associação Brasileira de Propaganda, Vivo telefonia, Sistema Brasileiro de Televisão, e o Clube de Criação. Facha, o endereço da publicidade, da propaganda e do marketing. Há quarenta anos o mercado está aqui!

20


2

EQUIVALÊNCIA CURRICULAR TABELA DE EQUIVALÊNCIA ENTRE OS CURSOS

Comunicação Social

Per.

Direto

Filosofia

Formação Cultura Brasileira

Filosofia Geral -

Língua Portuguesa I

Comunicação Jurídica I

Sociologia

Antropologia

Per.

Turismo

Per.

Form. Cult. Brasileira

Língua Portuguesa I

Sociologia Geral

Sociologia

Antropologia Social

Antropologia

Língua Portuguesa II

Comunicação Jurídica II

Português II

Economia Política

Economia Política

-

Teoria Política

Ciência Política

-

Métodos Técnicas Pesquisa

-

Métodos Téc. Pesquisa

RSEPB

-

História

Psicologia

-

Psicologia

Estética

-

História da Arte

Marketing

-

Marketing

Estatística

-

Estatística

Legislação

-

Legislação

Ética

-

Filosofia e Ética

21


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

3

PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO

O Processo Seletivo de Bolsa de Estudos, que ocorre no mês de dezembro de cada ano, terá seus procedimentos e prazos divulgados em Edital a ser publicado nos murais dos Campi da FACHA.

4 CURSOS DE EXTENSÃO E CURSOS À DISTÂNCIA

Somente os cursos indicados como equivalentes para crédito de optativa ou eletiva oferecidos pelo Núcleo de Extensão da Facha, poderão ser utilizados para este fim. Todos os cursos valem para o cumprimento da carga horária de atividades complementares, porém o aluno deve escolher o aproveitamento de carga horária entre disciplina optativa e atividade complementar. É necessário apresentar original e cópia do Certificado no ato do requerimento. Se comprovado o aproveitamento como atividade complementar e disciplina optativa, automaticamente será cancelado. IMPORTANTE: o prazo para pedir dispensa de disciplina é até 24 de novembro. A relação de cursos de extensão está disponível no site da FACHA (www.facha.edu.br).

5

DISCIPLINAS OPTATIVAS

São aquelas de escolha do aluno, dentro de um elenco oferecido pela Faculdade. Algumas foram programadas para coincidirem com o horário vago do aluno, o que facilita a composição de seu plano de estudos. Independente delas, entretanto, o aluno poderá escolher, como optativas, as disciplinas obrigatórias de outro Curso ou Habilitação. As turmas serão constituídas com o mínimo de 20 alunos. O aluno deverá escolher disciplinas optativas que efetivamente contribuirão para sua formação intelectual, evitando inscrever-se naquelas que apenas “preencham o tempo vago” ou que saiba, antecipadamente, não ter condições de cursar com aproveitamento. Disciplinas eletivas: O aluno deverá escolher 5 disciplinas a serem cursadas dentre aquelas oferecidas. Carga Horária Total do Curso – 4.336 horas As disciplinas optativas também poderão servir como atividades complementares. O aluno deverá optar pela utilização da carga horária da disciplina para subtrair do total de atividades complementares ou de disciplina optativa.

22


6 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC

1.

Normas para a disciplina

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular com matrícula obrigatória, cuja exigência é um requisito essencial e obrigatório para fins de integralização e obtenção do diploma de graduação. O Trabalho de Conclusão de Curso, consiste em pesquisa e elaboração individual, realizada sob orientação do docente, avaliada perante Banca Examinadora especifica¬mente designada para tal fim e desenvolvido obrigatoriamente de acordo com as linhas de pesquisa do Curso, sob a orientação de professores vinculados à FACHA. Podem se inscrever na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso os alunos que estão no último período ou que cumpriram 80% (oitenta) por cento da matriz curricular dos cursos de Comunicação Social e Turismo. O trabalho acadêmico da disciplina pode ser desenvolvido de formas diferenciadas, tais como: I. Monografia de caráter teórico-metodológico: Orientação individual, a partir de um tema escolhido pelo aluno e aprovado pelo professor orientador. A monografia segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, também encontrado no Manual de Especificações do TCC da FACHA. II. Projeto Experimental: Modalidade de TCC, adotada nos cursos de Comunicação Social e Turismo, consistindo na apresentação de um projeto para o professor orientador que analisa a sua viabilidade. Este trabalho poderá ser: planejamento de uma campanha real ou fictícia, um projeto cultural e/ ou sustentabilidade, produção de audiovisuais, projeto de comunicação institucional, publicações, ensaios fotográficos entre outros. Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de relatório técnico-científico, seguindo os padrões da ABNT. III. Artigo Científico: Modalidade específica para o curso de Direito, consistindo na orientação individual, a partir do tema escolhido pelo aluno, e aprovado pelo professor orientador. Deve-se seguir também as normas de ABNT para esse tipo de trabalho. IV. Projeto de Lei: Também específico para o curso de Direito, consistindo de uma minuta de projeto de lei.  A orientação aos alunos será em dias e horários pré-determinados pelo professor, aprovado pela Coordenação do Curso. Quando necessário, o aluno poderá solicitar ao Professor, orientação extra, em dia e horário de conveniência de ambos. À medida que o aluno avança em sua pesquisa ou produção, deverá entregar ao orientador as etapas cumpridas e discutido as etapas seguintes. O aluno orientando deverá apresentar o tema do trabalho a ser desenvolvido, submetendo-o à apreciação dentro de quinze dias após o início das aulas. O orientador dará seu parecer sobre o tema no prazo de no máximo cinco dias. É permitido ao aluno trocar de tema e submetê-lo nova¬mente à apreciação do orientador. Definido o tema, o aluno deverá se encontrar com seu orientador, no mínimo uma vez por semana para mostrar a evolução do seu trabalho ou ainda esclarecer dúvidas a respeito do trabalho. Concluído o trabalho, o aluno deverá apresentá-lo para análise e qualificação do orientador para submeter à banca avaliadora. O período de exame de Banca será divulgada aos orientadores e orientandos diretamente pela Coordenação de TCC. O trabalho deverá ser apresentado em três vias impressas, seguindo as normas da ABNT e digitalizado em arquivo PDF em CD-ROM. Em casos de trabalhos audiovisuais, além da parte escrita, deverão ser apresentados duas cópias nas mídias digitais (CDs, DVDs,BLU-RAY). Serão aprovados os trabalhos que obtiverem nota igual ou superior a seis. O número máximo de alunos por orientador é 12. Caso a procura por um orientador ultrapasse esse limite, a Coordenação de Registros Acadêmicos ordenará os alunos pelo coeficiente de ren-dimento escolar e fará a classificação dos 12 alunos com melhor coeficiente. Casos excepcionais serão avaliados pela Coordenação do Curso. PLÁGIOS O plágio em trabalhos acadêmicos propostos nas disciplinas será considerado falta grave. O aluno será advertido pela Instituição e reprovado na disciplina em questão. Ressalta-se que o ato de plágio é considerado crime de falsidade ideológica previsto na lei nº 9610 de19/02/1998. 23


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

7

A DIREÇÃO DA FACHA E OS SETORES DE APOIO ACADÊMICO, ADMINISTRATIVO E CULTURAL Direção Geral Professor Hélio Alonso Vice-Direção Marcia Regina Alonso Pfisterer Direção Adjunta Prof.Saulo Lino Superintendência Financeira Andréia Cristina Alonso Gerência de Operações - Unidades Botafogo e Méier Regina Maria Dantas Chaves do Lago Gerência Comercial Flavio Cavalcanti Barreto Gerência de Relações Institucionais Eline Holanda Cavalcante Guimarães Girardi Secretária Adjunta Alessandra Moreira das Neves Canha Coordenação de Jornalismo Prof.Luciano Wilser da Costa Zarur Coordenação de Publicidade e Propaganda Prof.Nelson Luiz Romeiro Coordenação de Radialismo Prof.Nelson Hoineff e Prof. José Augusto de Almeida Neto Coordenação de Relações Públicas Profª.Maria Helena do Carmo Coordenação de Teorias e Fundamentos Prof.Ronaldo de Jesus Coordenação de Direito Prof.Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues Coordenação de Turismo Prof.Sérgio de Castro Ribeiro Supervisão de Apoio Acadêmico e Administrativo - Unidade Méier Mariléa Braga

24


Biblioteca - Unidade Botafogo e Méier Ilma Couto Corrêa Kneizl Coordenação do ProUni e Núcleo Psicopedagógico Catia do Rosário Silva Fiuza Centro de Produção e Pesquisa - Unidades Botafogo e Méier:

Coordenação Acadêmica Prof.José Augusto de Almeida Neto

Laboratórios de Artes Gráficas, Redação e Editoração Eletrônica Prof.Gilvan Oliveira Nascimento

Laboratório Audiovisual Roberto Mattos Almeida

Diploma Marcia Eliete das Chagas Escritório de Prática Jurídica (EPJ) Prof.Marcelo Dealtry Turra Escritório de Relações Públicas (ERP) /Núcleo de Educação e Comunicação Comunitária (NECC) Prof.Anderson de Almeida Cano Ortiz Núcleo de Estágio Lucielma de Fátima Gomes Informática – Unidades Botafogo e Méier Reginaldo Ferreira Canha Junior Núcleo Artístico e Cultural (NAC) Heleno Rodrigues Alves Central de Relacionamento Júlia Carion Ouvidoria Prof.Anderson de Almeida Cano Ortiz Secretaria de Ensino - Unidade botafogo Arthur Paula dos Reis Superintendência Administrativa Marcelo Luiz Pires Bastos

25


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

8

CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2º SEMESTRE DE 2012 JUNHO D

S

T

Q

ANOTAÇÕES

Q

S

S

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

04 – Início do prazo para definição do plano de estudos (Comunicação Social e Turismo) 12 – Término do 1º prazo – Matrícula Antecipada 13 – Início do 2º prazo – Matrícula Antecipada 28 – Término do 2º prazo – Matrícula Antecipada 29 – Término do prazo para definição do plano de estudos (Comunicação Social e Turismo) 29 – Início do período referente a Matrícula Regular

17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

JULHO

ANOTAÇÕES

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

02 – Divulgação do resultado final do 1º semestre de 2012 02 – Término do 1º semestre letivo de 2012 com 99 dias de trabalho acadêmico 02 – Início do prazo para definição do plano de estudos (Direito) 06 – Início do 1º prazo de Acerto do Plano de Estudo / Mundança de Turno, Turma, Unidade ou Habilitação 13 – Término do prazo para definição do plano de estudos (Direito) 20 – Término do 1º prazo de Acerto do Plano de Estudo / Mundança de Turno, Turma, Unidade ou Habilitação 31 – Início do prazo referente a Matrícula Atrasada

29 30 31

AGOSTO D 5

S 6

T 7

ANOTAÇÕES

Q

Q

S

S

1

2

3

4

8

9

10 11

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

26

01 – Confirmação de Matrícula 06 – Início do Semestre Letivo 06 – Início das aulas Veteranos 07 – Início do 2º prazo de Acerto no Plano de Estudos / Mudança de Turno, Turma, Unidade ou Habilitação 13 – Início das aulas Calouros 17 – Término do Prazo para renovação de matrícula atrasada 17 – Término do 2º prazo de Acerto no Plano de Estudos / Mudança de Turno, Turma, Unidade ou Habilitação 24 – Cancelamento de Matrícula dos alunos que não confirmaram 25 – Término do prazo para Isenção de Disciplina de outra IES 31 – Emissão da Pauta definitiva


SETEMBRO D

S

T

Q

Q

ANOTAÇÕES

S

S 01

02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

07 (sexta-feira) – Independência do Brasil 08 (sábado) – Recesso 14 – Término do prazo para Trancamento de Matrícula 17 – Início do calendário de VA (Verificação de Aprendizagem) 17 – Início do prazo de solicitação de segunda chamada VA 22 – Término do calendário de VA (Verificação de Aprendizagem) 24 – Início do período de Vista de Prova – VA (Verificação de Aprendizagem) 29 – Término do período de Vista de Prova – VA (Verificação de Aprendizagem)

23 24 25 26 27 28 29 30

OUTUBRO D 7

ANOTAÇÕES

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

8

9

10 11 12 13

14 15 16 17 18 19 20

01 – Início de prazo Revisão de prova, Lançamento e Correção de nota - VA 06 – Término de prazo Revisão de prova, Lançamento, Correção de nota e solicitação de 2ª chamada - VA 08 – Divulgação das notas de VA (Verificação de Aprendizagem) 12 (Sexta-Feira) – Nossa Sra. Aparecida – Padroeira do Brasil 13 (Sábado) – Recesso 15 (Segunda-Feira) – Dia do Professor e do Funcionário Administrativo de IES

21 22 23 24 25 26 27 26 29 30 31

NOVEMBRO D 4

S 5

T 6

Q 7

ANOTAÇÕES

Q

S

S

1

2

3

8

9

10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

DEZEMBRO D

S

T

Q

Q

02 (Sexta-Feira) – Finados 03 (Sábado) – Recesso 15 (Quinta-Feira) – Proclamação da República 16 (Sexta-Feira) – Recesso 17 (Sábado) – Recesso 19 – Início do prazo para trancamento de disciplina sem alteração no carnê 20 (Terça-Feira) – Feriado Consciência Negra / Zumbi dos Palmares 24 – Término do prazo para trancamento de disciplina sem alteração no carnê 25 (Domingo) – Exame Enade 26 – Início do calendário de VF (Verificação Final)

ANOTAÇÕES

S

S

23 24 25 26 27 28 29

01 – Término do calendário de VF (Verificação Final) 03 – Início do período de 2ª chamada (VA ou VF) 08 – Término do período de 2ª chamada (VA ou VF) 10 – Início de prazo Revisão de prova, Lançamento e Correção de nota 10 – Início do período de Banca – TCC e Vista de Prova 15 – Término do período de Banca - TCC e Vista de Prova 17 – Término de prazo Revisão de prova, Lançamento e Correção de nota 17 – Divulgação do Resultado Final no Boletim da Secretaria Virtual 20 – Término do Semestre Letivo

30 31

Observação: Resultado - Revisão de prova, Lançamento e Correção de nota = 06/01/2013

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

27


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

SÁBADO: Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

1 - 2 13h30min às 15h10min 3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

NOITE:

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

28

Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 13h30min às 15h10min

NOITE:

SÁBADO: Sábado


QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

SÁBADO: Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

1 - 2 13h30min às 15h10min 3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

NOITE:

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

SÁBADO: Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

1 - 2 13h30min às 15h10min 3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

NOITE:

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

29


Manual do Aluno - 2º semestre de 2012

QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

SÁBADO: Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

1 - 2 13h30min às 15h10min 3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

NOITE:

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

QUADRO DE HORÁRIO: MANHÃ:

TARDE:

Horário

Segunda

1 - 2 8h às 9h40min

3 - 4 9h30min às 11h10min

3 - 4 10h às 11h40min

5 - 6 11h15min às 12h55min

5 - 6 11h45min às 13h25min

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

3 - 4 15h30min às 17h10min 5 - 6 17h15min às 18h55min

Horário 1 - 2 19h às 20h20min 3 - 4 20h40min às 22h

30

Horário

1 - 2 7h30min às 9h10min

1 - 2 13h30min às 15h10min

NOITE:

SÁBADO: Sábado


Manual do Aluno  

Manual do Aluno

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you