Page 1


Os Sistemas Produtivos e Inovadores Locais (SPIL’s) A diversidade e a valia dos recursos endógenos existentes nas Aldeias Históricas de Portugal, potenciaram o desenvolvimento de uma nova abordagem de desenvolvimento socioeconómico, designada Sistemas Produtivos e Inovadores Locais (SPIL’s). Assentes na filosofia “do prado ao consumidor final”, os SPIL’s visam, através de processos de inclusão e inovação social, valorizar as especificidades inimitáveis das Aldeias Históricas e ativar o empreendedorismo local , contribuindo para o aumento da taxa de emprego , a retenção e captação de novos residentes e visitantes das AHP , o reforço das competências da população ativa desempregada , o usufruto do património arquitetónico existente e a valorização do património identitário imaterial .


Histórias Criativas Histórias Criativas é um projeto social, cultural e educativo desenvolvido pelas Aldeias Históricas de Portugal em parceria com os municípios da Rede e respetivos agrupamentos de escolas.

O atelier Histórias Criativas, sedeado na Aldeia Histórica de Castelo Novo, apresenta-se como um espaço inclusivo onde a criatividade não tem limites e o imaginário das crianças ganha forma.

Da união entre a cultura e a educação, nasce este projeto, com o intuito de promover o empreendedorismo infantil e de dar a conhecer às crianças do 1.º Ciclo a sua História, para que a possam valorizar.

A animação orientada para as escolas e o turismo é, de igual modo, uma vocação que se quer atribuir ao atelier. Da conjugação da aprendizagem, lazer e diversão assentes na História e no Património das Aldeias, surge motivação suficiente para fazer com que todos usufruam de 12 ícones da sua portugalidade: as Aldeias Históricas de Portugal.

A reinvenção das lendas/histórias das Aldeias Históricas de Portugal pelas crianças abriu portas às indústrias criativas e criou espaço para o desenvolvimento de novas atividades económicas inspiradas no Património das Aldeias.

Um projeto sustentável, inovador e inclusivo que uniu a Associação Aldeias Históricas de Portugal, Câmara Municipal de Fundão, a empresa Casa da Lagariça, New Hand Lab, LEYA, Ana Almeida, Fundão Turismo, entre outros que tornaram possível a concretização do projeto.


Aldeia Histórica de Castelo Novo

Em plena alma da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural em tons de verde e cinza, descobrimos Castelo Novo, Aldeia Histórica envolta numa aura de misticismo. Fruto da intervenção do rei D. Manuel I, a estrutura de ocupação do espaço é caracteristicamente medieval, sendo também significativas as intervenções do período Manuelino (séc. XVI) e Barroco (séc. XVIII). Em Castelo Novo, sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo nos inspira, tudo nos cativa, desde o som da água que brota das fontes, ao granito perpetuado que ergue a aldeia e talha o casario, os templos, as calçadas, as praças… notáveis elementos que formam todo um património arquitetónico único, complementado pela singularidade do seu património imaterial.


A Matéria Prima

Nesta primeira fase, o processo produtivo assenta em produtos de natureza não alimentar, privilegiando-se a lã trabalhada de diferentes formas: rama, fio e tecido. Esta orientação surge motivada pela tradição laneira na região e pela larga experiência existente na sua utilização, da qual resultam produtos de excelência que fazem jus à mestria do capital humano e à matéria-prima. A identificação desta relação simbiótica, a par do conceito do projeto Histórias Criativas, proporcionou um escalar criativo que surpreendeu e encantou autores e designers.


A Técnica e as Pessoas A TÉCNICA A lã, no seu estado rama, fio e tecido, sofre um processo de transformação assistido pelas técnicas do tricô, croché, corte e costura, dando corpo à criação dos autores, inspirada pela imaginação das crianças, o leitmotiv do projeto que tem ajudado os autores a transpor o conceito para diferentes tipos de produtos, que vão desde os bonecos à roupa.

AS PESSOAS São as pessoas que constroem e eternizam projetos, ideias, identidades e estabelecem vínculos entre gerações. Este projeto valoriza este desígnio, que é hoje uma realidade porque as pessoas envolvidas acreditaram na ideia e deram o seu contributo nas diversas valências, dando primazia ao elo de ligação intergeracional. As crianças, “construtoras” da matéria-prima inicial (lendas/histórias reinventadas) legam a sua imaginação a autores que depois exploram formas de a traduzir em produtos. Foi assim que Ana Almeida, autora dos bonecos Histórias Criativas, regressou à sua infância revisitando um mundo que, como o de tantas outras crianças, foi preenchido pelas histórias de reis e rainhas, príncipes e princesas — uma motivação que, a par da sua paixão pelas Aldeias Históricas de Portugal, a levou a criar peças de elevado simbolismo, representativas de um ideário coletivo que atravessa fronteiras e gerações. “Lendas da tua História”, livro infantil da autoria da escritora Rosário Alçada Araújo com ilustrações de João Rui Frade foi, igualmente, inspirado nos voos imaginários das crianças, encontrando-se já disponível no circuito livreiro através da editora LEYA. Atelier Histórias Criativas


O Produto Contar histórias é o propósito maior dos produtos produzidos noatelier Histórias Criativas. Reinventadas pelas crianças, estas histórias materializam-se em produtos que representam o património de cada aldeia. As cores simbolizam a ambivalência paisagística e arquitetónica intergeracional, que constitui em si um verdadeiro laboratório vivo, onde o campo experimental não esmorece.

Imbuído do seu compromisso de responsabilidade social, Histórias Criativas assume o seu papel na ativação de parcerias que contribuam para este desígnio. Cada produto reflete a ligação emocional de cada interveniente, um pedaço de História e uma vontade de fazer perdurar este legado que nos caracteriza e nos confere identidade. 12 tesouros emblemáticos, 12 Aldeias Históricas de Portugal, resultado de uma herança cultural que é de todos e para todos.


BROCHURA HISTÓRIAS CRIATIVAS  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you