Issuu on Google+

156ª edição - Junho/2013

Conheça alguns profissionais que fazem parte do nosso time de Gente Excelente Pág. 04

Código de conduta - Pág. 03

Segurança da Informação - Pág. 05


Palavra do Presidente

colocando em prática toda a experiência da nossa equipe, fazendo start-ups nota 10.

A AGV vem passando desde 2012 por um processo de revisão de sua estratégia, processos e estrutura. De lá pra cá, a empresa diminuiu de tamanho, sobretudo por decisões de sair de contratos que não estavam alinhados com nossa estratégia ou que não estavam com a rentabilidade adequada. Simplificamos nossa estrutura, concluímos 100% da migração de sistemas, integramos os CNPJs, vendemos caminhões, enfim, fizemos uma grande “lição de casa” para sermos mais competitivos e focados no que acreditamos.

Nossa economia e nosso setor não passam por um momento fácil. Temos hoje um cenário de baixo crescimento e forte inflação, o que nos obriga a ser cada vez mais produtivos e focados. Por mais que melhoramos muito, ainda há muito espaço para melhorar. Como exemplo podemos citar o Olimpo, projeto que ainda será implantado e nos trará um grande ganho nos CDs de São Paulo. Contudo, temos certeza que estamos no caminho certo. A estrada é longa e cheia de curvas, mas não vamos pegar atalhos. Com muito trabalho, foco e disciplina na rotina, a AGV vai continuar a ser sempre hoje melhor que ontem. Temos que ser obsessivos na melhoria contínua, é isto que vai garantir em última instância o nosso sucesso.

Neste momento, começamos a colher os frutos, fechando novos contratos alinhados com a estratégia e que vão fazer a AGV voltar a crescer forte novamente a partir do ano que vem. O grande desafio que temos na frente comercial é continuar com uma grande disciplina para vender contratos que estejam dentro do novo escopo definido, além de ter uma grande capacidade de execução nas implantações,

Um abraço! Vasco Carvalho Oliveira Neto

Ranking SER Excelente Estamos na quarta divulgação das melhores unidades do programa de excelência. Neste mês tivemos alguns colocados que nunca apareceram antes entre os três primeiros. Vamos juntos manter a energia! Sua equipe pode alcançar os primeiros lugares!

Ranking parcial acumulado do SER Excelente - Abril/13

P

VÁRZEA GRANDE

1180 pts

DIAGEO JUNDIAÍ DTG - SECO

1190 pts 1290 pts

M

DVR JUNDIAÍ ESTEIO II NOVA SANTA RITA + TRIUNFO

G

1220 pts 1230 pts 1280 pts

TUC + AGILENT

1190 pts

ANHANGUERA

1130 pts DTG - CLIMATIZADO I

1100 pts

Nascimento

Nasceu no dia 18/05/2013, Matheus Cavalcante Silva, filho do colaborador Idalmir Jose da Silva, da unidade Rio de Janeiro/RJ - Merck.

AGVnews Revista

2


Filmes AGV

No ano em que completa 15 anos, a AGV lança seus novos vídeos Institucional O material tem como proposta divulgar a AGV como um dos principais operadores de inteligência e operação logística especializado do Brasil. Mostra a construção de forte confiança junto aos mercados, atuando com uma equipe comprometida.

Cliente Transportador Baseado na relação de respeito e confiança que temos com o cliente transportador. Tem como objetivo aproximar a AGV Frete de seus parceiros de transporte.

Atratividade Atrair profissionais que buscam oportunidades e desafios em diversas áreas. Mostra como é nosso ambiente de trabalho e o perfil dos profissionais que trabalham na AGV.

Cultura AGV Com tom suave e emotivo o foco é mostrar a cultura da empresa e os comportamentos essenciais para superarmos os desafios e atingirmos os resultados da empresa. É baseado em três princípios: Servir, Equipe e Resultado (SER).

Agradecemos a todos que contribuíram e participaram deste projeto. Os filmes estão disponíveis na Rede AGV (PublicaF), site agvlogistica.com.br e em nosso canal do Youtube.

Código de Conduta No mês de maio foram definidas as diretrizes do Código de Conduta AGV, aplicado a todos os colaboradores. Trata-se de um conjunto de normas que torna práticas as orientações morais. É a formalização das expectativas da empresa quanto a conduta de seus colaboradores. Ele permite que todos tenham clareza sobre o que fazer e do que não fazer. Demonstram transparência, evitam mal-entendidos, boatos e comentários. Tão importante quanto entregar resultados e estar aderente ao nosso jeito de SER, seguir o código é um comportamento fundamental para preservar nossos ativos intangíveis: os conhecimentos acumulados, a ética no relacionamento com os públicos de interesse, as competências de seus integrantes, a inteligência competitiva, a reputação e a imagem da empresa. Os novos colaboradores já estão sendo treinados e em breve todos conhecerão o conteúdo do nosso código de conduta que será disponibilizado para consulta de todos os nossos profissionais. Jurídico AGV

AGVnews Revista

3

Maio


SER Excelente - Gente Excelente Pessoas certas, no lugar certo, no rumo certo. Nosso resultado é construído por pessoas que nos lugares certos e com objetivos claros, bem definidos e foco em seus pontos fortes formam equipes complementares de alta perfomance. São esses atributos que fazem toda a diferença em nossas equipes e criam um ambiente em que as pessoas se sintam motivadas e estimuladas a contribuir com o resultado da empresa, além de procurar seu próprio desenvolvimento. Gente excelente é um dos itens do jeito de SER AGV que reúne e demonstra as atitudes pelas quais você entrega os resultados. Por meio de desenvolvimento com as orientações dos líderes, os colaboradores com perfil AGV e vontade de crescer, podem de fato construir uma carreira dentro da companhia, independente de idade, tempo de empresa, cargo ou filial. Vamos conhecer alguns exemplos de Gente Excelente:

Pedro Altair Dornelles Schimitz

Tiago Pó

Há 10 anos na AGV, Pedro trabalha em Poá e foi convidado a entrar na empresa quando ela estava abrindo as portas. “Precisavam de uma pessoa que estivesse disposta a aprender o ofício de conferente. Lembro-me como se fosse ontem do primeiro prédio que trabalhei”, conta o colaborador. Com muitos anos de empresa e experiência em diversas operações da companhia, Pedro tem profundo conhecimento de suas atividades. “Posso dizer que sem dúvida todos estes anos valeram a pena. Para mim, sou um exemplo de sucesso pois formei muitas pessoas. Muitos colegas que trabalharam comigo seguiram seus caminhos, mas sempre tendo como base meus ensinamentos”.

Desde 2006 na AGV, Tiago entrou na empresa em uma posição temporária de auxiliar de armazenagem, onde ficou por seis meses. Devido ao comprometimento com suas atividades e a facilidade de relacionamento, logo conseguiu uma nova oportunidade como auxiliar administrativo. Se dedicou muito à função, onde ficou por mais 6 meses até conseguir uma promoção para assistente administrativo. Em seu novo cargo, Tiago atuou como apoio e suporte para os supervisores e operadores durante dois anos. Foi então que Tiago decidiu buscar a qualificação profissional, que aliada ao seu compromisso e responsabilidade trouxeram um novo desafio: uma promoção para supervisor operacional. Após 2 anos se dedicando, tendo paciência e experiência em lidar com pessoas e processos, Tiago conseguiu mais uma promoção! Desta vez foi para o cargo de Coordenador na Filial Independência em Vinhedo/SP.

Jobson Andrade de Jesus

Danival Aparecido dos Santos

Jobson entrou na companhia em 2009 como auxiliar de carga e descarga. Em pouco tempo assumiu o cargo de auxiliar de armazenagem, desempenhando as atividades inerentes à sua função. Neste período a pró-atividade e a atitude de sempre procurar novas responsabilidades foram decisivas. Em 2010 foi promovido a assistente. Nesta função, Jobson passou a trabalhar diretamente com o gerente regional e com os clientes. Manteve sua postura e assumiu cada vez mais compromissos e responsabilidades, sendo logo promovido a supervisor. Hoje, Jobson tem o desafio de trabalhar com uma operação in house em Cabo de Santo Agostinho - PE. Dentre suas atividades estão o apoio na administração e em diversos assuntos administrativos como a análise de processos, faturas e necessidades do cliente, além das atividades operacionais.

“Comecei na AGV em 2008 no cargo de ajudante, fui promovido para auxiliar após um ano e depois de mais um ano para conferente. Atualmente sou assistente na área de tráfego na unidade TUC. Acredito ter conseguido este mérito por ter adquirido muito conhecimento e experiência nas áreas e cargos onde passei, conseguindo por meio de muita persistência e foco minhas promoções”. Danival acredita que buscar o aprendizado aumenta as possibilidades de crescimento pessoal e profissional, abraçando as oportunidades surgidas ao longo da carreira na AGV.

Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. Aristóteles

Conte você também sua experiência na AGV. Envie um e-mail para falecomagente@agv.com.br

4


Segurança da Informação O vazamento e perdas de dados podem custar às empresas somas significativas em dinheiro em aspectos jurídicos, relações públicas e reputação da marca. Para evitar tais situações, existe um conjunto de normas e orientações que garantem o sigilo das informações importantes ao nosso negócio - é a Segurança da Informação. Conheça algumas destas normas vigentes na AGV e entenda o motivo por trás de suas aplicações:

Restrição do uso da internet:

Bloqueio da interface USB:

E-mail acidental:

Vários são os fatores responsáveis por essa política, principalmente a ingenuidade da maioria das pessoas com relação aos possíveis riscos. A internet corporativa é completamente diferente da particular, por esta razão precisa ser criteriosamente utilizada.

Muitos pendrives não são seguros, pois podem conter vírus, e caso sejam perdidos, os dados podem aparecer em qualquer lugar – e isso ocorre com frequência. Portanto, as tecnologias de auditoria e aplicação de políticas de prevenção de perda de dados são extremamente necessárias.

No mundo conectado atual, é muito fácil enviar um e-mail com pressa para a pessoa errada, ou incluir na mensagem vários destinatários que não precisariam receber o conteúdo. Pense duas vezes antes de copiar várias pessoas, evitando assim vazamento de informações que podem ser confidenciais e a perda de tempo ao ler um e-mail que não lhe diz respeito.

Porque abrir OS para atendimento dos chamados? A abertura de chamado, também conhecido como Ordem de Serviço (OS) possibilita que haja uma medição dos incidentes ocorridos, que por sua vez, geram dados estatísticos que podem colaborar para solução efetiva do problema, tais como:

identificação da necessidade de treinamento

Melhoria no sistema ou recursos de TI

Organização do atendimento

Controle da informação

Auditoria interna e externa

Dicas de Saúde Não apenas uma luta contra seu próprio organismo e sua própria mente, a reprovação de familiares e amigos, colegas de profissão e sociedade; o dependente passa a ser alvo de traficantes, policiais e políticos. Em 2006 foi promulgada a lei n° 11.343 que aumentou o rigor das penas para traficantes, atualmente em São Paulo discute-se a internação compulsória dos usuários, testes toxicológicos estão cada vez mais sendo permitidos para determinadas funções trabalhistas e já está em andamento o projeto de lei n° 7.663/10 que aprofunda ainda mais a ótica punitiva e seletiva sobre o tema.

As drogas podem ser estimulantes (aumentam a atividade cerebral, ampliando o tempo de vigília, reforçando a atenção e acelerando o pensamento, o que leva à euforia). Cafeína, nicotina, anfetaminas, cocaína e o crack são exemplos. Podem ser drogas depressoras (diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas o que causam lentidão nos movimentos, diminuição da atenção e do tempo de vigília). O álcool, os calmantes benzodiazepínicos, o clorofórmio, a morfina estão neste grupo. Por fim podem ser alucinógenas, causando perturbações visuais e nos sentidos. É o caso da maconha, LSD, chá de cogumelo e o ecstasy. Todas apresentam riscos potenciais de danos à saúde.

A solução para as drogas é muito complexa e polêmica. A prisão e aumento da punição para o dependente, bem como a disponibilização massificada de informações acerca do tema não parecem estar vencendo esta batalha. É preciso muito mais! Realizar mais debates sobre o tema, financiar mais pesquisas científicas sobre o assunto, trazer as instituições religiosas para a discussão, ampliar os CAPS na rede pública, implementar clínicas de desintoxicação, incentivar a educação preventiva nas escolas e empresas, abordar a questão de forma multiprofissional.

Uma vez dependente de uma substância química, o ser humano passa a conviver com dois dilemas: a intoxicação crônica com prejuízos crescentes nos órgãos internos e o medo da abstinência. A falta do componente prazeroso produz sensações indesejáveis como insônia, tremores, taquicardia, transtornos de ansiedade, pânico, depressão, irritabilidade, agressividade,

Vidas, sim. Drogas, não Rodrigo R. Silva (CRM 128713) Médico - HSE

5

Maio


Eurecomendo Dicas Culturais

São Luís - MA

Livro Filme O poder do subconsciente

Dr.Joseph Murphy nos mostra como o pensamento e imaginação habituais moldam, ajustam e criam nosso próprio destino, pois o homem é o que pensa em seu subconsciente. O autor nos ensina como utilizar este poder para adquirir prosperidade, conquistar amor e felicidade, descobrindo uma nova força interior.

A prova de fogo

Caleb Holt (Kirk Cameron) é um heróico e dedicado capitão do Corpo de Bombeiros. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. É quando algo inesperado acontece e ele fará de tudo para transformar sua vida e o relacionamento com a esposa Catherine (Erin Bethea) seguindo o lema dos bombeiros: nunca deixe seu parceiro para trás.

Lençóis Maranhenses

Viagem Uma verdadeira obra da natureza, vários lagos artificiais de água cristalina, ótimo lugar de lazer e descanso. O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão.

Colaborador em Destaque - Março de 2013 O colaborador Washington Luiz da Silva trabalha na AGV há sete anos e já passou pelos principais setores operacionais da companhia. Washington conta que o que mais o motiva é a busca pelo conhecimento, cumprindo sempre com suas funções. “Gosto de aprender coisas novas e gosto muito de resolver as solicitações dos clientes”. Em Março, Washington foi reconhecido com o prêmio de Colaborador em Destaque após ter combatido um princípio de incêndio, seguindo os procedimentos de segurança corretamente. “O programa Colaborador em Destaque é muito motivador, pois é a forma da empresa de reconhecer atitudes diferenciadas”. O conferente agradece e dedica o prêmio ao seu colega de trabalho Cícero, que agiu em conjunto no combate ao princípio de incêndio. Parabéns pela conquista! Nome: Washington Luiz da silva Frase: “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes”.

AGV Logística - Uma empresa associada ABOL

Esta é uma publicação mensal para os colaboradores da AGV Logística.

Presidente Vasco Carvalho Oliveira Neto

Endereço para correspondência: Rua Edgar Marchiori, nº255 B. Distrito Industrial - CP01 Vinhedo - SP - Brasil

Projeto Gráfico - Marketing AGV Gerência de Marketing Márcia Santos

Equipe de Marketing Ana Gabriela Ribeiro Akl Demetrius P. M. Seraphim Tiago M. de Oliveira

Colaboração Mário Murano Jr. Déo Batista Renata Quatter Weliton de Oliveira Paz Ariana Regina de Souza Alexandre Menezes

Tiragem 1900 exemplares

Expediente

A AGV Logística é sócia fundadora da Associação Brasileira de Operadores Logísticos – ABOL, que tem como objetivo principal promover a atividade logística e defender os interesses deste importante setor da economia.


Revista AGVNews Setembro_2012