Page 1

anguezal do a em sua t s i e ss eco auna dades O a f iosi : !!! o u s r s ã o u diç com as, c ertid e ic s div ta ezal t s s í e N u acter mpo g n ma a car ssate a flor nda p e ai


EDITORIAL Pelas páginas desta revista, você encontrará muitos dados sobre um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, um ambiente que fornece alimento e proteção a inúmeras espécies de seres vivos: o manguezal. Existem conteúdos para todas as idades, que contam sobre a fauna e a flora do manguezal e suas características. Para a criançada, ainda terá divertidos passatempos. Portanto, vire esta página e viaje pelo ecossistema do manguezal!!!

Colaboradores Amanda Gariba, Amanda Simas, Beatriz, Bruna Carvalho, Bruna Ramos, Caio, Daniela, Gabriel Millian, Gabriel Prado, Isabela Nogueira, Isabella Della, Karina, Leonardo, Lucas, Luiza, Maria Eduarda, Mariana, Maryana, Mateus, Patrícia, Pedro, Pietro, Rafael, Stefan, Victor, Vitoria. Coordenadores: Professora Ivana e Rodrigo

Índice 2 – Manguezais 3 – Caranguejos & siris 4 e 5 – Animais do manguezal 6 – Passatempo 7 – Importante saber... 8 – Ostras 9 – Mangue-preto & mangue-branco 10– Mangue-vermelho 11 – Passatempo 12 – Passatempo 13 – Preservando os manguezais


Manguezais *O que é manguezal? *Características gerais

Os manguezais são uma região de transição entre o rio e o mar. É uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Percebem-se poucas espécies de vegetação nessas áreas, até mesmo pela grande quantidade de sal na água e por ser um ambiente alagado. A vegetação que consegue se adaptar apresenta raízes aéreas, ou seja, raízes que ultrapassam a altura da água para obter oxigênio. O Brasil possui a maior extensão de manguezais do mundo, mas uma parte desse importante ecossistema já foi destruído. Os manguezais servem também para o sustento de muitas famílias de pescadores. A captura dos caranguejos e das ostras também é muito comum. A fauna dos manguezais é composta por crustáceos, moluscos, ostras e muitas espécies de peixes, que utilizam o manguezal como "berçário"; por isso, é importante preservá-lo.


Qual é a diferença entre um siri e um caranguejo? A maior diferença entre esses dois animais é que as últimas duas patas do siri tem forma de remo. Apesar de terem 10 pés, os siris usam apenas 8 para andar. O primeiro par tem a forma de pinças, com as quais o animal se defende e prende os alime nt o s p ara le vá -l o s a b oc a . O siri é um animal invertebrado, ou seja, não tem ossos. No litoral brasileiro, podemos encontrar 14 espécies conhecidas e alguns exemplares com mais de 15 centímetros de tamanho. Eles vivem nas praias e podem subir pelos riachos que acabam no mar. Uma particularidade engraçada do siri é que ele anda de lado! Você acredita? O siri é carnívoro, alimentando-se de peixes, moluscos e outros crustáceos.

Viu a diferença?


As Qualidades do Siri e do Caranguejo

Siri

Tem o corpo achatado, a cabeça e o tórax são uma só peça. Apesar de ter 10 pés, usa apenas quatro pares (8 pés) para se locomover de lado. O primeiro par são as chamadas “pinças” com as quais o animal se defende. São nadadores ágeis, devido principalmente ao último par de patas transformado em uma espécie de remo de barco, largo e achatado. Os siris tem patas articuladas na lateral do corpo, que deixa difícil a movimentação para frente e para trás, mas fácil para os lados. Junto com os olhos, isso forma uma estratégia de sobrevivência. mas como aquele caminhar esquisito pode ser uma estratégia? Por causa do tipo de visão: os olhos são dispostos lateralmente. Isso facilita a fuga de seus predadores e a competição por alimentos.

Caranguejo

Os caranguejos são crustáceos que tem uma carapaça protetora (exoesqueleto) nas costas. Moram em regiões litorâneas do mundo todo, e algumas espécies preferem o mangue. Comem peixes e outras espécies de animais mortos. A fase do acasalamento ocorre após a troca de carapaça da fêmea e as larvas do caranguejo conseguem nadar. Tem uma grande capacidade de adaptação em qualquer água, até mesmo em águas sujas e poluídas. Tem dois olhos nas pontas da cabeça e o corpo ovalado e 5 pares de patas, 4 para a locomoção e um para defesa e ataque. Este par, normalmente, tem dois tamanhos diferentes e poderosas garras.


Animais do Manguezal SAIBA MAIS SOBRE AVES, RÉPTEIS E PEIXES DO MANGUEZAL

O manguezal é o berçário de muitas espécies de aves, peixes e répteis, pois oferece proteção e alimento com suas águas calmas e ricas em matéria orgânica. Algumas espécies frequentadoras do manguezal: Aves: garças, guarás, falcões, biguás. Utilizam o topo das arvores para a postura dos seus ovos.


Os peixes e os répteis: sardinha, bagre, robalo, tainha, baiacu, anchova. Entre os répteis, o mais encontrado é o jacaré-de-papo-amarelo, depois os cágados, todos procurando um local seguro e rico em alimento para os filhotes.

Cágados

Peixes

Jacaré-de-papo-amarelo


Faรงa a escolha certa ... Qual destes animais vive no manguezal?

(

(

)

)

(

(

)

)

(

)


Importante saber ....

Na hora de consumir ostras, precisamos saber os cuidados tomados pelo vendedor, pois as ostras são animais filtradores e podem estar contaminadas.

A Cooperostra é uma cooperativa de produtores de ostras da cidade de Cananeia. Lá, ocorre a produção sustentável de ostras, contribuindo para a manutenção do ecossistema. A Cooperostra além de empregar os moradores da região, vendem as ostras para todo o litoral do Estado de São Paulo.


O nome ostra é usado para o grupo de moluscos que possuem duas conchas. As ostras verdadeiras pertencem a ordem Ostreoida, elas têm um corpo mole, muito forte e musculoso. As ostras são conhecidas pela capacidade de produzir pérolas, usadas em ornamentos e joias. Produzem as pérolas quando um corpo estranho se fixa no manto. Como forma de proteção, envolvem-no com uma substância brilhante, a madrepérola, formando a pérola e são encontradas no manguezal.


Mangue-Preto

Mangue-Branco

As folhas do mangue-preto possuem pecíolos avermelhados com glândulas de reserva de sal.

As folhas do mangue-branco possuem bordas arredondadas e raízes radiais.

Trata-se também de uma espécie vivípara, em que suas sementes, ainda presas a planta mãe, originam um propágulo, que dará origem a uma nova planta. As raízes radiais podem apresentar pneumatóforos, que ajudam nas trocas gasosas no solo lodoso.

Possuem um grande número de estruturas anatômicas chamadas de lenticelas, cuja função é a troca gasosa. Recebem também, popularmente, nomes de: Siriba e Siriúba.

os


MANGUE-VERMELHO

O mangue-vermelho, também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal. O nome da árvore é assim dado, pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada, típica da espécie. A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. Nesse tipo de raízes (pneumatóforas), há estruturas especiais (lenticelas), cuja função é a respiração. A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos), que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.


O mangue amarelo possue uma formação especial.Suas crescem verticalmente energindo o solo n ponta dessas existem lenticelas para troca de gases.Essas estruturas são conhecidas como pneumatoforos ;


Faça o sapo chegar a seu alimento

VocĂŞ sabia... que os sapos frequentam os manguezais em busca de insetos e outros alimentos?


Labirinto Ajude o caranguejo a achar a carangueja !

Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem manguezal.

Os caranguejos são crustáceos que possuem nas costas uma carapaça protetora.


Preservando os manguezais

Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para outros ambientes, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. São grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para aves, peixes, moluscos e crustáceos. Assim, o despejo de lixo, o desmatamento, o esgoto lançado no manguezal destroem uma grande quantidade de vida e lugares.

Pense nisso...

7B Magno  

Revista 7b

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you