Boletim informativo arm 5ª edição

Page 10

m dos atuais e principais problemas existentes no Lanço Sul do Canal do Norte consiste na dificuldade de satisfação das necessidades do regadio hidroagrícola ao perímetro entre a Ribeira Brava e Câmara de Lobos, nos períodos de maior escassez hídrica. A situação em questão deve-se ao facto de durante o Inverno, sempre que ocorrem precipitações de alguma intensidade, estas provocam derrocadas em zonas de risco (troços críticos da levada). O troço compreendido entre a Ameixieira e o Espigão é um dos mais critícos, com uma extensão aproximada

E spigão - Ri be i r a BR ava

de 5 045 metros, que fruto da sua localização na escarpa quase vertical sobranceira à margem esquerda da Ribeira Brava, apresenta zonas de abismos, com pouca ou nenhuma segurança e de difícil circulação. Resumidamente, neste projeto pretende-se assegurar condições de segurança à passagem de água no trecho crítico compreendido entre a Ameixieira e o Espigão, com recurso à construção de um túnel para transporte de águas, contornando o trecho crítico de canal , assim proporcionando o funcionamento como by-pass à atual levada.

Este túnel terá a dupla função de transporte e de armazenamento, permitindo desta forma também reforçar o volume total de armazenamento associado a este sistema. Além do referido, o projeto tem ainda como objetivos: a eliminação das perdas de água, com a recuperação de troços degradados do Lanço Sul do Canal do Norte que, devido ao seu estado significativo de degradação apresentam perdas elevadas, com prejuízo para os utilizadores (regadio e abastecimento), assim como o melhoramento dos sistemas de monitorização e recuperação da instalação de apoio à exploração da Levada, danificada pelos incêndios de Julho de 2012 (casa de Abrigo da Eira do Mourão).

projeto visa a construção de uma solução subterrânea, na via pública, destinada à recolha de Embalagens, Papel/ Cartão, Vidro e Resíduos Sólidos Urbano que, em relação aos contentores tradicionais, de superfície, apresenta como principais vantagens uma maior capacidade de depósito, a redução da emissão de odores, menor impacto visual e uma menor ocupação da via pública, contribuindo para a requalificação dos espaços urbanos. Está prevista a execução, no período 2016-2020, de 20 Ilhas Ecológicas, 4 em cada um dos municípios da ARM.

9

Importa salientar que já existem 4 Ilhas Ecológicas, ao dispôr da população, uma em cada um dos seguintes municípios: Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo e Ribeira Brava.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.