Edição nº 19 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Biodiversidade

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 19 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Biodiversidade

Notícia

Nesta Edição

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a década 20212030 como fundamental na recuperação dos ecossistemas. Para tal é urgente a promoção global da recuperação de ecossistemas degradados, contribuindo de forma decisiva para as metas do combate à perda de biodiversidade, de mitigação e adaptação às alterações climáticas, assegurando de uma forma mais justa e equitativa, o aprovisionamento, a segurança alimentar e a disponibilidade de água.

PG. 2

No Pavilhão da Água é desenvolvida a temática da biodiversidade na experiência “ecossistema de um rio” através da observação das espécies no rio adulto. Os rios e as suas margens possuem ecossistemas valiosos, não apenas pela qualidade da água doce fundamental para o suporte à vida, mas também para os insetos e plantas que sustentam e formam a base da cadeia alimentar.

PG. 4

 A Importância da Biodiversidade  Sabia que… PG. 3  Perda de Biodiversidade  Dias Comemorativos - março

 Biodiversidade – Boas Práticas  Atividade em Família – A Flor que Desabrocha  Sugestões


A Importância da Biodiversidade

Sabia que…

A Biodiversidade deriva das palavras, bio que significa vida e diversidade que reflete variabilidade. Define a variedade de vida na Terra em todas as suas formas – plantas, animais, fungos, microrganismos e bactérias, compreendendo o número de espécies, as informações genéticas e a interação nos ecossistemas que formam.

Pelo menos 1677 espécies de 15060 espécies europeias avaliadas estão ameaçadas de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Destas, as mais ameaçadas são caracóis, moluscos e peixes.

As plantas convertem a energia solar, tornando-a acessível a outras formas de vida. As bactérias e outros organismos vivos decompõem a matéria orgânica em nutrientes que fornecem às plantas um solo saudável para crescerem. Os polinizadores são essenciais para a reprodução das plantas, garantindo a nossa produção de alimentos. As plantas e os oceanos agem, por sua vez, como os maiores sumidouros de carbono. O ciclo da água depende em grande parte dos organismos vivos. Isto é o mesmo que dizer que, a biodiversidade fornece-nos ar limpo, água potável e boa qualidade dos solos e polinização de culturas. No relatório da ONU publicado em 2019, os cientistas alertaram que um milhão de espécies - de um total estimado de oito milhões - estão ameaçadas de extinção. O Relatório Planeta Vivo (RPV) 2020 alerta que é fundamental optar por um novo caminho que permita à humanidade coexistir de forma sustentável com a natureza da qual depende.

Sabia que… As tendências indicam que as populações globais de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuíram 68% desde 1970. As principais ameaças às espécies estão diretamente ligadas às atividades humanas, incluindo perda e degradação de habitats e exploração da vida selvagem.

Sabia que… Os portugueses precisam de 2,52 planetas para manter o seu atual estilo de vida, segundos os dados do Relatório Planeta Vivo (RPV- 2020), representando um aumento face ao anterior relatório (2018: 2,23 planetas).

Sabia que… O act4nature Portugal é uma iniciativa que desafia as empresas a assumirem compromissos com a biodiversidade, integrando nos seus modelos de negócio ações e soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.

E se as abelhas fizessem greve?

Edição nº 19 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Biodiversidade

2


Perda de Biodiversidade

Dias Comemorativos - março

A importância da biodiversidade para o bem-estar e a saúde humana só ganhou maior destaque quando o processo de perda da diversidade biológica alertou para a necessidade da conservação e do uso racional dos recursos vivos, com proteção ao fluxo de serviços dos ecossistemas naturais.

21 – Dia Mundial da Árvore

São várias as causas da destruição da biodiversidade, destacando:  Destruição dos habitats - com a expansão urbana os homens acabam por destruir áreas onde existe biodiversidade local.  Uso excessivo dos recursos naturais - como recursos naturais podemos considerar todos os elementos fornecidos pela natureza. São exemplos particularmente relevantes: a caça e a pesca de determinados animais em excesso originando o desaparecimento de várias espécies; o desmatamento das florestas, levando à diminuição das disponibilidades dos bens.  Contaminação dos solos, água e do ar - a poluição da água pode desencadear a morte de várias espécies de peixes, plantas aquáticas, algas e outras espécies, reduzindo a biodiversidade local. O mesmo acontece com a contaminação dos solos que leva por vezes à morte de várias plantas.  Alterações climáticas - alterações do clima em regime de chuva constante, tempestades, furacões e secas intensas, são alguns dos problemas provocados pelas mudanças climáticas e que interferem diretamente com os seres vivos do Nosso planeta. Todas estas alterações levam a uma perda da biodiversidade e ao aumento significativo do risco de aparecimento de doenças infeciosas que muitas vezes são transmissíveis para o homem. Temos de parar de tratar mal o Nosso planeta! Temos de ser conscientes!

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre coberta por florestas, desencadeia a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos. 22 – Dia Mundial da Água A data visa alertar as populações e os governos para a necessidade urgente da preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. A gestão dos recursos da água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental. As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos da água. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. 27 – Hora do Planeta Tem lugar entre as 20h30 e 21h30 e consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas. É uma iniciativa mundial da WWF - World Wide Fund For Nature – que se realizou pela primeira vez em 2007 na Austrália.

Edição nº 19 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Biodiversidade

3


Biodiversidade – Boas Práticas Para que a biodiversidade seja preservada, quais as boas práticas que devemos adotar?

Atividade em Família – A Flor que Desabrocha O início da Primavera acontece anualmente entre os dias 20 e 21 de março. A característica mais notória dessa altura do ano é a cor das suas flores. Material    

 Ser conscientes no uso dos recursos que a natureza nos oferece;  Diminuir a poluição do ar, água e solo;  Reduzir a pegada ecológica;  Criar áreas de proteção ambiental;  Aumentar a fiscalização para que não seja realizada a desflorestação das florestas, nem sejam realizadas obras em locais com elevada biodiversidade. 52 Gestos para a Biodiversidade Há que salientar que todas as espécies que existem no planeta são essenciais para garantir a vida dos ecossistemas. Quando uma é extinta, causa um impacto negativo no ecossistema, interagindo não só entre si, mas também com o meio ambiente onde vive.

uma folha de papel lápis de cores tesoura um prato fundo com água

Procedimento 1. Reproduzir o molde que vê na figura e, depois de o colorir, recorte-o; 2. Dobrar para dentro as pétalas ao longo das linhas tracejadas; 3. Apoiar a flor de papel sobre a água. Conclusão O que acontece? Devagarinho, a flor abre-se. A água penetra por capilaridade nos pequenos espaços vazios que existem entre as fibras de papel. Como consequência, as dobras levantam-se e fazem abrir a flor salientando a sua forma e cores.

Galeria da Biodiversidade: visita virtual https://bit.ly/VV_GaleriaBiodiversidade

Biodiversidade em Casa: Cultivar Plantas https://bit.ly/BiodiversidadeCasa_CP

Feliz Dia do Pai 19 de março

Documentário David Attenborough: A Life On Our Planet Michael Jackson – Earth Song https://bit.ly/EarthSong_MJ Edição nº 19 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Biodiversidade

4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.