7º Edição_EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Classificação das Águas Naturais

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 7 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Classificação das Águas Naturais

Notícia A Confraria da Água é uma associação de provadores de água, que tem como objetivo primordial sensibilizar, dinamizar e promover as águas minerais não só para o consumidor nacional, mas também além-fronteiras. Tem como ambição promover uma “carta de água” nos restaurantes à semelhança do que acontece com os vinhos. A Confraria da Água celebrou, em 22 de março de 2014, Dia Mundial da Água, 10 anos de existência. Nesta data, a Confraria apresentou, no Pavilhão da Água, a palestra com o tema "A Água no Mundo - Fonte de Energia e fator de Progresso" e uma Prova de Águas que contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira.

Nesta Edição PG. 2  Água à sua Mesa A Cultura da Água e a sua combinação com a Gastronomia  Sabia que… PG. 3  Águas Minerais – Origem, Composição e Benefícios  Águas com Gás – Benefícios e Mitos PG. 4  Prova de Água  Panquecas em Família - A Cozinha é um Laboratório


Água à Sua Mesa A Cultura da Água e a sua combinação com a Gastronomia Desde os primórdios do Império Romano que o culto e a dedicação à água marcam civilizações, que associam não só a água a um bem essencial, mas também às suas múltiplas propriedades ligadas à saúde e ao bem-estar. Em Portugal, a tipologia das águas varia entre águas minerais naturais e as águas de nascente, oriundas de diferentes partes e regiões do território. A grande pluralidade geológica do nosso país confere-lhes propriedades e sabores especiais e específicos. De norte a sul, Portugal é muito rico em águas naturais, com grande variedade e reconhecimento internacional. O consumidor tem desta forma, toda uma diversidade de água à sua disposição. Há muito que deixou de ser considerada como um produto vulgar; tanto a água mineral natural como a água de nascente têm inúmeras variantes e podem, portanto, satisfazer vários e exigentes paladares. Atualmente, alguns dos mais prestigiados restaurantes, já dispõem de carta de águas e sommeliers especializados, como no caso dos vinhos. Existem mesmo “bares de água” com muitas dezenas de opções disponíveis, algumas das quais a custar dezenas de euros. Do mesmo modo que se estabelece uma ligação entre pratos e o vinho, o mesmo acontece com a água, no contexto de uma boa gastronomia. Desde as entradas, onde se pode optar por uma água mais gasocarbónica, estimulando as papilas gustativas, ao prato de marisco, com uma água de fraca ou pouca mineralização, que permite distinguir mais facilmente os finos sabores do mar. Inclusive à sobremesa, uma água mais encorpada e mineralizada, passou a ser uma excelente opção à mesa.

Sabia que… Algumas águas possuem propriedades terapêuticas que são prescritas por médicos para tratamento de certas doenças. A riqueza hidromineral de Portugal é conhecida e aproveitada desde o tempo dos romanos.

Sabia que… Em 2003, a “velha” roda dos alimentos, passou a contemplar a água no centro, para reforçar o seu papel central na nossa nutrição.

Sabia que… Uma água mineral natural ou uma água de nascente devem ser bebidas à temperatura normal, a que emerge da nascente, ou seja, entre os 11 e os 14ºC, valores habituais em clima mediterrânico.

Sabia que… Águas com mineralização fraca (até 500 mg) ou muito fraca (menos de 50 mg de mineralização por litro) aumentam o volume da urina e são as mais aconselhadas para as crianças.

Sabia que… A ingestão de dois litros de água por dia contribui, com mais de 20 minerais e oligoelementos, para o funcionamento do nosso organismo.

“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores” Declaração Universal dos Direitos da Água

Edição nº 7 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Classificação das Águas Naturais

2


Águas Minerais - Origem, Composição e Benefícios O nosso país tem uma diversidade muito grande de águas minerais, tanto águas minerais naturais como de nascente. São águas de origem subterrânea, estando protegidas de todas as agressões sujeitas pelo meio ambiente, ricas em sais minerais e em oligoelementos essenciais para o bom desenvolvimento do nosso organismo. As águas minerais podem ser encontradas de norte a sul de Portugal, tendo cada região determinadas características geológicas que as distingue. O tempo que estas águas permanecem e percorrem os diferentes solos e as rochas existentes nas nascentes, proporciona-lhes caraterísticas específicas e únicas. Deste modo, as quantidades e os tipos de sais dissolvidos nas águas não são todos iguais. Todas estas caraterísticas criam águas minerais excelentes, essenciais e importantes para o bem-estar do nosso organismo! Benefícios para a Saúde  

 

 

Fortalecimento dos ossos e dos dentes, devido a conter minerais como o cálcio; Prevenção de valores elevados de tensão arterial. A existência de magnésio e de cálcio beneficia o processo eletrolítico do cérebro e do corpo; Aumento do poder de concentração e de memória, devido à existência de potássio; Redução das inflamações e da dor provocada pela artrite reumatoide, devido à existência de minerais ativos na água; Prevenção de pedras nos rins, devido às quantidades de potássio; Redução de doenças cardíacas.

Águas com Gás – Benefícios e Mitos As águas com gás podem ser de origem natural, águas gasocarbónicas, provenientes de aquíferos localizados nas profundidades do subsolo (sendo a origem do gás carbónico natural de proveniência vulcânica) ou artificial, águas gaseificadas, sendo o gás adicionado artificialmente. Benefícios  

Hidratação: semelhante às águas sem gás; Ricas em sais minerais (cálcio, magnésio, lítio, flúor, entre outros). As águas gaseificadas têm qualidade inferior nos minerais; Potencia o emagrecimento: causam uma ligeira dilatação do estômago, aumentando a sensação de saciedade; Favorece o paladar e a digestão: devido ao sabor ligeiramente ácido, estimulam as papilas gustativas, e o CO2 presente nas águas ajuda na digestão.

Existem alguns mitos que sugerem que as águas com gás são prejudiciais à saúde. No entanto, não existem provas científicas a comprovar. Por exemplo, ao contrário do que se possa pensar, não retiram cálcio dos ossos, não prejudicam os rins e não causam corrosão nos dentes. Aconselha-se o seu consumo a uma temperatura idêntica à recomendada para os vinhos espumantes, ou seja, entre os 6 e os 8ºC.

Edição nº 7 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Classificação das Águas Naturais

3


Prova de Água

Panquecas em Família – A Cozinha é um Laboratório Sabia que a 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família? A família, independentemente da sua configuração, assume um papel nuclear na sociedade, sendo considerada um dos vínculos afetivos mais valorizado e privilegiado, onde as crianças devem encontrar proteção e segurança.

Quando bebemos ou degustamos um simples copo de água são reconhecidos quatro sabores básicos na língua (ácido, amargo, doce e salgado). As sensações desta prova passam pelo sabor, onde são transmitidas diferentes emoções ao cérebro pelas papilas gustativas. O aroma, que desenvolve a sensibilidade olfativa e por fim a textura ou “Mouthfeel”, atribui uma harmonia no contacto com a boca, especialmente nas águas gasocarbónicas. Beber água nunca mais será igual!

Aproveite o fim de semana para surpreender a sua família com um pequeno almoço delicioso e saudável! Divirtam-se e apreciem todos juntos! As melhores panquecas para o pequeno almoço em Família!

50 Melhores Fotos de Paisagens https://bit.ly/PaisagensMundo Experiência Espuma Divertida https://bit.ly/EspumaDivertida Sugestão de Filme Por Água Abaixo Ritmo https://bit.ly/RitmoBEP

# Siga-nos nas redes sociais

Edição nº 7 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Classificação das Águas Naturais

4