Issuu on Google+

Página 4

Trilhos

Caminheiros e Dirigentes preparam novo ano escutista no S. Bento A casa João Paulo II situada nas imediações do Santuário do S. Bento da Porta Aberta, em plena Serra do Gerês, foi o local escolhido pelos responsáveis do Agrupamento para a preparação do novo ano escutista. A actividade teve inicio no dia 25 de Setembro e prolongou-se durante todo o fim de semana. O trilho do S. Bento, que percorre um pouco da Serra do Gerês, deu inicio à actividade que começou na manhã de Sábado. Durante o restante dia foram debatidos vários temas relacionados com a organização deste novo ano escutista. No Domingo, os escuteiros assistiram à celebração da Eucaristia no Santuário de S. Bento que marcou o final da actividade.

Eis o inicio de um novo ano Após um merecido período de férias, que serviu para retemperar forças, estamos de regresso para o ano escutista 2010/2011, que começa oficialmente hoje, 9 de Outubro de 2010.

Se por um lado, esta actividade foi útil para o planeamento do novo ano escutista, serviu também para o desenvolvimento do sentido de grupo graças a vários momentos de lazer e animação entre os escuteiros.

Feijoada Take-away No próximo dia 16 de Outubro (Sábado) iremos mais uma vez, confeccionar feijoada para fora (Take-away) no Real Colégio D. Fernando. Esta é uma actividade de angariação de fundos iniciada no anterior ano escutista que foi muito apreciada por todos aqueles que quiseram saborear a nossa especialidade e assim ajudaram o Agrupamento. Lembramos que os interessados devem fazer as suas encomendas junto dos responsáveis do CNE com antecedência (de preferência até dia 14), para atendermos a todos os pedidos. Agradecemos desde já a vossa colaboração e desde já … Bom Apetite!!!

Quando um novo ano começa é o momento de pensar em novos projectos, novas caçadas, novas aventuras, novos empreendimentos e novas caminhadas e é este começar de novo, ano após ano, que nos dá alento e motivação para fazer mais e melhor… é exactamente isto que se espera de todos… fazer mais e melhor.

Abertura Oficial do Ano Escutista O nosso Agrupamento vai dar as boas vindas ao novo ano escutista no dia 9 de Outubro. A concentração de todos os escuteiros está agendada para as 17 horas na sede de agrupamento. A actividade começa com o desfile para a igreja paroquial onde será celebrada a Eucaristia que será animada pelo Grupo de Animação Litúrgica do Agrupamento. No final da eucaristia será realizada a cerimónia de passagem de secção, que serve também para assinalar a abertura do novo ano escutista. Com um imaginário bastante sugestivo desenvolvido pelos membros das equipas de animação, o agrupamento convida todos os pais a estarem presentes em mais um dia marcante do processo de crescimento dos jovens escuteiros. Nesta cerimónia serão desvendadas as novas equipas de animação e a constituição das várias secções.

Apoio:

Edição Outubro de 2010

Número 11

Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 261 Santa Maria de Landim www.agr261.cne-escutismo.pt

Assim, todos esperamos que neste novo ano possamos crescer e continuar a contribuir para a educação dos nossos jovens.

Contactos:

Este é para nós escuteiros o ano do voluntariado e Madre Teresa de Calcutá, é a personalidade escolhida como a grande referência do nosso caminho.

geral@agr261.cne-escutismo.pt lobitos@agr261.cne-escutismo.pt exploradores@agr261.cne-escutismo.pt pioneiros@agr261.cne-escutismo.pt caminheiros@agr261.cne-escutismo.pt trilhos.jornal@gmail.com

Um bom ano para todos!!! Francisco Ribeiro Chefe de Agrupamento

Agenda Outubro de 2010 8 - Conselho de Agrupamento; 9 - Abertura Oficial do Ano Escutista 2010/2011; 16 - Take-away


Página 2

Trilhos

Número 11

Página 3

Escutismo e Educação

Assumir e viver d(a) Palavra em tudo… O Escutismo Católico Português vivido no CNE procura ajudar as crianças e os jovens a crescer, procurando a sua Felicidade e a contribuir decisivamente para a dos outros. Vivendo segundo os Valores do Homem Novo.

Abraços… Beijos de cumprimento… Saudações e saudades… Olá, há muito que não nos vemos… Noites… Flores…Festas… Aniversários… Actividades desportivas… Oração pessoal ou em grupo… Gestos variados de amor aos outros… Sei lá!… foram muitas e variadas as formas como, durante o tempo merecido de férias, cada um de nós cumprimentou aquelas pessoas de que gostamos, mas só as vemos periodicamente. Contudo, voltamos ao nosso quotidiano. Planificações a fazer: Viver d(a) Palavra em tudo… Objectivos a querer alcançar no tempo… Linhas de acção que possibilitem o alcance dos objectivos… Actividades… Aventura… O Deus de Jesus Cristo… A Comunidade… Oração… Tudo isto é uma verdade que nos acompanha em cada passo que damos. O Ano Pastoral 2010|2011, não é excepção em cada pessoa que deseja valorizar e dar sentido à vida, de uma forma voluntária. Com o Tema da Diocese e da Paróquia. Com o tema Nacional, Regional, Núcleo e do Agrupamento do CNE: Assumir a Palavra (Jesus), na Comunidade será o grande desafio. A personalidade escolhida como referência e nossa reflexão é Madre Teresa de Calcutá. Quem como ela para nos ajudar a encontrar, encontrando-nos? Quem como Ela para possibilitar a uma maior e melhor vivência da minha fé? Quem como ela para descobrir a miséria que a sociedade rejeita ou esconde? A Comunidade modelo da Sagrada Escritura (Livro dos Actos dos Apóstolos), Teresa de Calcutá a construiu com as muitas pessoas que se ofereceram, tornando-se servas de Deus. Dizia a Mãe dos pobres: «a gente põe pão na mesa e reparte, até chegar a todos». Eis alguém que me pode ajudar, pelo seu testemunho e simplicidade de vida, a ser mais cristão e melhor escuteiro. Cada um pode ser aquela gota de água que, não agitando as águas, pode ser ponto de encontro… 2011 será também um ano dedicado ao Voluntariado. Disponibilidade e desprendimento são palavras relacionadas, se quisermos, que poderão ajudar-me a uma maior abertura aos desafios e métodos a aplicar em cada Secção e a cada pessoa. Por tudo isto, proponho a cada criança, adolescente, jovem e adulto escuteiro, um ano dedicado: à Comunidade, pela disponibilidade e ao CNE, nos conhecimentos que me ajudam a crescer na fé e como homem. Que São Nuno, São Francisco de Assis, São Tiago, São Pedro, São Paulo e Maria, Mãe dos Escutas, nos ajudem e nos dêem a devida protecção.

O vosso amigo e assistente, Padre Armindo Paulo

“O CNE procura, através do Método Escutista, ajudar cada jovem a educar-se… ...para se tornar consciente do Ser; ...para se tornar detentor de Saber; ...para se tornar preparado para Agir; O CNE ajuda jovens a crescer... ...para que com o Ser, Saber e Agir se tornem homens e mulheres responsáveis e membros activos de comunidades, na construção de um mundo melhor.” Este extracto retirado da Proposta Educativa do CNE ilustra bem a intenção educativa da associação. O crescimento nestes 3 domínios do saber (atitudes, conhecimentos e competências) faz-se através do desenvolvimento de 6 áreas de desenvolvimento: afectivo, social, intelectual, espiritual, físico e carácter. Como o fazemos? Com um método que nos identifica – o método escutista. Concretamente, através de um código de valores e de conduta – a Lei e a Promessa – bem como a Mística e Simbologia, a Vida ao ar livre, o Sistema de Patrulhas, a Relação Educativa, o Sistema de progresso e o Aprender Fazendo. O principal motor para este desenvolvimento é o próprio escuteiro, que é o principal agente de um crescimento que se quer pela acção. Por isso procuramos trabalhar a autonomia dos nossos jovens e das nossas crianças. Somos um agente educativo que, a par da família, da escola, da catequese e de muitos outros organismos, contribuímos para o crescimento dos jovens e das crianças, tendo como principal objectivo desenvolver pessoas empenhadas na construção de um mundo melhor, à luz do Evangelho. Por Ivo Faria Chefe Regional de Braga do CNE


Trilhos outubro de 2010