Issuu on Google+

Página 4

Trilhos

Venda de ramos e velas

Clã Regressa á Aldeia Mágica

Como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso Agrupamento vai levar a efeito uma campanha de angariação de fundos que consiste na venda de ramos e velas, no cemitério paroquial.

O nosso Clã vai regressar nos próximos dias 6 e 7 de Novembro de 2010 à aldeia mágica de DRAVE - Base Nacional da IV Secção.

Esta campanha tem-se revelado para além de uma forma de angariar fundos, um importante serviço que prestamos à comunidade, tal tem sido a aceitação e satisfação revelados pela comunidade pela existência deste ponto de venda.

Esta é a primeira actividade do ano e que visa a integração dos novos elementos no Clã e a reflexão e partilha do Clã na preparação do ano escutista.

Escutismo: Escola para a vida Escutismo. Escola para a Vida. Assim posso definir o escutismo, pois, sendo pai de um escuteiro, sei que o facto de o meu filho ter abraçado o escutismo o ajudou a aprender a respeitar os outros, a saber viver em sociedade e a conviver sadiamente. Na sua vida de escuteiro, aprendeu muitas coisas essenciais para ser o HOMEM que é.

No presente ano o ponto de venda funcionará nos dias 30, e 31 de Outubro e no dia 1 de Novembro.

Feijoada Take-away

Dia 1 de Novembro Liga Portuguesa Contra o Cancro

No próximo dia 13 de N ov embr o (Sábado) iremos mais uma vez, confeccionar feijoada para fora (Take-away) no Real Colégio D. Fernando. Esta é uma actividade de angariação de fundos que já teve a primeira edição deste ano escutista (Outubro), onde servimos 50 doses, o equivalente a 100 pessoas, que assim para além de saborearem a nossa especialidade, ajudaram o Agrupamento. Lembramos que os interessados devem fazer as suas encomendas junto dos responsáveis do CNE com antecedência (de preferência até dia 11), para atendermos a todos os pedidos. Agradecemos desde já a vossa colaboração e desde já … Bom Apetite!!!

Edição Novembro de 2010

Número 12

No dia 1 de Novembro de 2010, o nosso Agrupamento, estará como habitualmente, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, fazendo na nossa comunidade o seu peditório anual. Esta é uma das actividades que desenvolvemos anualmente e que para além de pretender ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro, visa desenvolver nos nossos escuteiros o espírito de serviço, que caracteriza o Movimento Escutista e que no ano do voluntariado, se reveste ainda de maior importância.

Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 261 Santa Maria de Landim www.agr261.cne-escutismo.pt Contactos: geral@agr261.cne-escutismo.pt lobitos@agr261.cne-escutismo.pt exploradores@agr261.cne-escutismo.pt pioneiros@agr261.cne-escutismo.pt caminheiros@agr261.cne-escutismo.pt trilhos.jornal@gmail.com

As actividades desenvolvidas pelos Escuteiros têm contribuído para o seu desenvolvimento pessoal, tornando-o mais humano, solidário e competente, ajudando-o muitas vezes a superar dificuldades que seriam mais difíceis de ultrapassar sem a experiencia de ser escuteiro. O Escuteiro ocupa os seus tempos livres em actividades úteis e saudáveis, relacionando-se com os outros, em colaboração e entreajuda mútuas, sem enveredar por caminhos que conduzem a maus destinos. Testemunho de um Pai

Agenda Novembro de 2010 1 - Venda de ramos e velas(Cemitério Paroquial) 6 e 7 - Caminhada de Clã - DRAVE 2010 7 - Dia de Piedade 13 - Angariação de Fundos - Take-away 13 e 14 - Empreendimento - Pioneiros

Apoio:

21 - Dia de Cristo Rei 27 e 28 - Aventura - Exploradores


Página 2

Trilhos

Número 12

O Agrupamento foi à Escola No passado dia 21 de Outubro, desenvolveu-se uma iniciativa que teve como objectivo animar crianças entre os 6 e os 10 anos, a entrar no nosso Agrupamento. Aproveitando o intervalo, na escola primária de passelada, juntaram-se todos os alunos, e mostrou-se um pouco do que é ser escuteiro. Foi projectado para as crianças um slideshow, que ilustrava algumas actividades que o nosso Agrupamento realiza, com maior destaque para as actividades dos lobitos. Depois da apresentação e de um pouco de conversa com as crianças, já no exterior da escola, foram feitos pequenos jogos. Neste período, em que se fizeram os jogos, as crianças mostraram-se bastante animadas. Esta foi uma actividade inédita que pretendia fazer a promoção do movimento escutista e o agrupamento espera ter conseguido incutir nas crianças o gosto pelo movimento.

Página 3

Abertura Oficial do Ano Escutista 2010/2011 O Agrupamento Landinense realizou no dia 8 de Outubro a cerimónia de abertura do ano escutista, na Igreja Paroquial. A Eucaristia foi mais uma vez animada pelo grupo de animação litúrgica do nosso Agrupamento. Com a igreja repleta de escuteiros, esta foi uma boa maneira de os escutas se apresentarem à comunidade Paroquial neste arranque do novo ano. Depois da Eucaristia realizou-se a cerimónia de passagem de secção, onde os escuteiros ficaram a conhecer os elementos de cada secção para este ano. Numa celebração inspirada na Távola Redonda do Rei Artur, foram também apresentadas as novas equipas de animação para o ano escutista. O Agrupamento lança um sincero agradecimento à população Landinense, que se juntou à família escutista para celebrar o inicio de um novo ano escutista.

Formação de Guias

Pioneiros iniciam ano escutista A Comunidade de Pioneiros do nosso Agrupamento realizou no passado dia 16 uma actividade que serviu para inaugurar o novo ano escutista da secção. Os Pioneiros encontraram-se às 9h na sede de Agrupamento, onde depois da apresentação de cada um dos elementos, iniciaram a caminhada com destino à Torre, em Areias. Para esta actividade a equipa de animação tinha preparado a apresentação do novo projecto educativo e a apresentação das equipas, bem como a decisão dos cargos de cada um dos elementos. Depois do almoço houve tempo para a realização de um jogo lúdico que antecedeu uma reflexão dentro da capela. A actividade terminou às 17 horas com o regresso dos escuteiros à sede.

A Expedição de Exploradores iniciou este ano escutista um novo projecto que se prende com a formação de guias. Inserido no novo projecto escutista, esta iniciativa visa formar os novos guias para assim fortalecer o restante grupo. Neste sentido, os novos guias da Expedição juntaram-se em mais uma formação na sede, no passado dia 22 de Outubro. Nesta formação, os jovens escutas tiveram uma introdução ao Pioneirismo e à simbologia da secção, bem como a apresentação do novo patrono da Expedição, Santiago Maior e à forma de preparar e conduzir uma reunião.

Equipas de Animação para 2010/2011 Lobitos

Chefe de Alcateia

Marco Silva

Sábado 15 : 30 h Adjuntos

Carina Nogueira; António Monteiro; Ricardo Costa

Exploradores

Chefe de Expedição

Francisco Ribeiro

Sábado 15 : 30 h

Adjuntos

Orlando Azevedo; Bruno Silva; Eugénia Azevedo; Ivo Neto

Pioneiros

Chefe de Comunidade Élia Lopes

Sexta 21 : 30 h

Adjuntos

Fernando Lopes Monteiro; Isabel Azevedo; Ana Azevedo

Clã

Chefe de Clã

Filipe Carvalho

Sexta 21 : 30 h

Adjuntos

Jorge Ferreira; Isabel Machado; Francisco Pinheiro


Trilhos novembro de 2010