Page 1

Página 04

Trilhos

Procissão do Ecce Homo e Procissão do Enterro do Senhor O nosso Agrupamento participou nas celebrações da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão, tendo representado na Procissão do Ecce Homo o quadro IV que retratava “o Nascimento de Jesus em Belém” e na Procissão do Enterro do Senhor o quadro V, intitulado “Pilatos interroga Jesus”. No total estiveram envolvidos nestas celebrações cerca de vinte elementos do

Procissão do Ecce Homo

Número 07

Edição Abril de 2010

Escutismo O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

Procissão do Enterro do Senhor

Exploradores de Landim recolhem 120 Kg de “tampinhas” No passado dia 27 de Março, o Grupo Explorador do nosso Agrupamento entregou nas instalações da Rádio Digital 120 kg de “tampinhas”, num projecto de solidariedade para com o Sr. Salvador, um tetraplégico Famalicense, que necessita de sete toneladas para obtenção de uma cadeira com elevador. Aquando da entrega das “tampinhas”, o Grupo realizou uma visita às instalações da Editave que alberga a Rádio Digital FM, a Fama TV e o jornal Opinião Pública, onde puderam descobrir uma pouco do funcionamento destes órgãos de comunicação social Famalicenses.

Dia Mundial da Juventude O nosso Agrupamento participou mais uma vez de forma activa na Caminhada nocturna a Balazar, organizada pela Pastoral Juvenil Inter-Paroquial de Landim, Bente e Seide, que se realizou no passado dia 27 de Março e que levou até Balazar 190 pessoas em peregrinação, às quais se juntaram muitas mais para a Celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial de Balazar. No dia 31 de Março, teve também lugar Santa Maria de no Mosteiro de Landim, uma oração Taizé. Estas actividades estavam inseridas nas come- Apoio: morações do dia Mundial da Juventude.

Escutismo Missão e Valores Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 261 Santa Maria de Landim www.agr261.cne-escutismo.pt Contactos: Telef. 252 327 909 geral@agr261.cne-escutismo.pt lobitos@agr261.cne-escutismo.pt exploradores@agr261.cne-escutismo.pt pioneiros@agr261.cne-escutismo.pt caminheiros@agr261.cne-escutismo.pt trilhos.jornal@gmail.com

A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Isto é alcançado: - Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal; - Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida. - Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em princípios espirituais, sociais e pessoais expressos

Agenda Abril de 2010 1—Procissão do Ecce Homo (Famalicão) 2—Procissão do Enterro do Senhor (Famalicão) 4—Dia de Páscoa 17 e 18 - Actividade de Exploradores e Pioneiros


Página 02

Trilhos

Aos Pais: O Meu Filho ingressou no Escutismo. E agora? Qual o meu papel? Enquanto encarregados de educação, os pais deverão conhecer: - O que é o Escutismo, os seus valores, método, estrutura... - O Grupo onde o filho se insere, qual a pedagogia desse grupo, como se processa o progresso,... - A Equipa de Animação do Grupo onde o filho se insere, quem a constitui e os seus contactos… - Sobre o funcionamento do Agrupamento, as regras, os horários, o calendário de actividades,... - Informações sobre as actividades, as reuniões de preparação, os acampamentos, as angariações de fundos …

Número 07

Página 03

“A Nação Pombolense” No passado dia 13 de Março de 2010 realizou-se o III dia da Patrulha Pombo, que é composta pelos Agrupamento de Landim, Avidos, Bente, Ceide, Areias, Bairro, Vila das Aves, Sequeirô, Lama, Palmeira e Carreira. O Projecto, cujo tema foi a “Nação Pombolense” levou até á cidade de Guimarães 510 Escuteiros, divididos por dez províncias (Agrupamentos), que se concentraram para a proclamação da Lei por parte do Rei D. Pedro Santos, na estação da CP de Caniços. A imponente “Nação” “invadiu” a Cidade Berço, trajada a rigor, onde durante o dia se realizaram diversas actividades pelas ruas e parques vimaranenses. Pelas 16 horas realizou-se na histórica Igreja de Nossa Senhora da Oliveira a Eucaristia de encerramento da actividade, presidida pelo Assiste de Núcleo e do Nosso Agrupamento, Pe. Armindo Paulo e que foi animada pelo Grupo Coral do Nosso Agrupamento, que assim viveu mais um dia importante na sua história ao cantar nesta emblemática Igreja.

O seu papel no Escutismo traduz-se num acompanhamento e colaboração na tarefa de educação escutista, e em conjunto com a equipa de animação chegar a um entendimento e estabelecer uma forma de colaboração, tendo em conta que os vários grupos etários traduzem necessidades diferentes devido às idades compreendidas assim como os níveis de autonomia de cada elemento e de que os filhos poderão necessitar de sentir que têm um espaço de liberdade para crescer. Numa primeira abordagem, os pais são convidados a descreverem o seu filho, as suas expectativas, a decisão de ingressar no movimento, de modo a estabelecer um primeiro contacto. A conhecer e dar-se a conhecer, o que facilita o acompanhamento tanto na sua integração na secção como no seu progresso pessoal.

Como posso dar o meu contributo? Os pais podem auxiliar as equipas de animação assim como fazer parte da vida do Agrupamento, participando e colaborando nalguns serviços para os quais sejam solicitados, como por exemplo: - Participar nas festas e cerimónias do Agrupamento (Promessas, Missas de Agrupamento, Actividades, etc.); - Animar oficinas técnicas a convite da equipa de animação; - Participar e colaborar em actividades de angariação de fundos; - Ajudar na preparação de refeições em actividades ou celebrações específicas; - Assegurar transporte em saída para actividades; ... Este contributo para além de aliviar algumas funções da equipa de animação permitindo que esta se foque noutros aspectos pedagógicos, fomenta a boa relação entre pais e equipas de animação assim como permite um acompanhamento mais descontraído no progresso individual e vivência escutista do filho.

Exploradores e Pioneiros em Actividade Nos próximos dias 17 e 18 de Abril de 2010, o nosso Grupo Explorador realizará um acampamento, no parque escutista do Agrupamento 765 do Corpo nacional de Escutas de S. Mamede de Seroa no Concelho de Paços de Ferreira. No mesmo fim de semana, o nosso Grupo Pioneiro realizará também uma actividade na serra de Sintra, nas imediações do Palácio da Pena.

Trilhos abril 2010