Issuu on Google+

Edição Trimestral: Setembro / Outubro / Novembro 2013

1


ESPECIAL “Férias de Verão”

3

[Notícias]

Notícias

8 2

Entrevista

17

Equipa

19

Consórcio

20

Contactos

22


3


Agora Sim – E5G visita várias praias e piscinas do concelho de Setúbal No âmbito das actividades de verão o projecto de Setúbal organizou idas a várias praias do concelho, como a Comporta, Carvalhal, Figueirinha, Santo André, Fonte da Telha, Praia da Rainha e Tróia.

Para além das praias, os participantes tiveram a oportunidade de ir às piscinas das Manteigadas, de Montemor e Vendas Novas, onde se divertiram e partilharam momentos de alegria.

Com o objectivo de permitir que as crianças e jovens conhecessem as diferentes praias, o projecto proporcionou, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal, que disponibilizou um autocarro, as várias saídas à praia.

Participantes do Agora Sim - E5G organizaram Pic Nic nas férias de verão Os jovens do projeto colaboraram na organização de um pic nic no fim do mês de Agosto. Contribuíram na alimentação, com a ajuda dos pais prepararam bolos, rissóis, frutas para partilharem uns com os outros. Realizaram uma avaliação da actividade, definindo parâmetros a avaliar, concluíram que a experiência foi muito boa, e decidiram repetir. Satisfeitos organizaram um segundo Pic Nic, na semana seguinte.

4


Agora Sim – E5G visita o Oceanário no âmbito das atividades de verão O Agora Sim – E5G em conjunto com os outros dois projetos do concelho de Setúbal, alugaram um autocarro, e levaram os jovens a visitar o Oceanário, em Lisboa, em Julho. Com o apoio da entidade promotora do Pro Infinito e Mais Além – E5G, da Bela Vista, a APPACDM, assegurou a redução dos custos de entrada no local, permitindo que os participantes dos projetos tivessem um dia de entretenimento e conhecimento.

Cozinhar com o Agora Sim! – E5G no atelier de culinária O projecto Agora Sim! – E5G, de Setúbal organiza um atelier de culinária para os jovens participantes, com o intuito de os ajudar a preparar almoços ou lanches na véspera de alguma actividade.

Numa parceria informal com o Centro de Cidadania Ativa, da freguesia da Anunciada, a equipa utiliza a cozinha do centro para criar e preparar refeições, em conjunto com as crianças e jovens do projecto, que cozinham variados menus, desde pizas, a panados, quiches e bolos. No mês de Agosto o projecto contou com o apoio da voluntária Eugénia, de nacionalidade russa, que integrou a equipa com o objectivo de ajudar os jovens e partilhar as receitas da Rússia.

5


Jovens praticam surf, bodyboard e canoagem Na última semana de férias dos jovens do projecto Agora Sim – E5G, estes puderam praticar modalidades aquáticas, como surf e bodyboard na Costa da Caparica, em conjunto com os outros dois projectos do Escolhas, em Setúbal, e canoagem no Parque Urbano da Albarquel. As crianças e jovens experimentaram as actividades, como despedida do verão. Houve boas primeiras experiências pelos mais novos, e jovens que já tinham experimentado “cada momento é diferente, foi bom, porque estávamos unidos, pudemos observar a paisagem, os animais do parque”, comenta Joana Correia, uma das participantes do projecto.

6


Agora Sim! – E5G encerra as férias de verão em festa

O projecto organizou um atelier de culinária na véspera do fim das férias, preparando o lanche, com os jovens, na cozinha do Centro de Cidadania Ativa. Na festa participaram numa dinâmica de avaliação que consistia na descrição das férias

numa frase, recortando palavras de jornais e revistas, realizando uma colagem para exposição. Por fim, assistiram à pré-apresentação da novela do projecto, realizada no atelier “Artes e Ofícios”, que intitularam de “Agora sim com Açúcar”.

7


Agora Sim! - E5G reinicia apoio escolar com começo do ano letivo 2013/2014 Com o início do ano lectivo, os participantes do projecto podem ter o apoio escolar que necessitam junto da equipa do Agora Sim! – E5G. Na realização de trabalhos de casa, ou pesquisas no âmbito escolar, o espaço do projecto possibilita às crianças e jovens o auxílio que precisam, com o apoio dos técnicos. No horário das 14h00 até às 18h00, a equipa orienta os jovens, para que ultrapassem as dificuldades de aprendizagem, e esclareçam dúvidas.

8


Agora Sim! - E5G participa em campanha contra a violência doméstica Os jovens participantes do projeto aceitaram o desafio proposto pela empresa SEIES (SOCIEDADE DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM ENGENHARIA SOCIAL), que envolve todos os homens, mulheres e crianças, que estão dispostos a dar a cara contra este flagelo social. O desafio consiste em escrever numa folha "digo não" e fotografar o momento. No caso do Agora Sim! E5G, os jovens recortaram letras de revistas e jornais e elaboraram um cartaz com a frase "Dizemos Não!", e convidaram as funcionárias do IPDJ a juntarem-se a eles. Agora Sim! – E5G prepara festa de Halloween Os participantes do projecto começaram os preparativos para a festa do dia 31 de Outubro, data celebrativa do Dia das Bruxas, com a preparação da decoração do espaço onde funciona o projecto e das ementas para o jantar. As crianças e jovens decidiram organizar um jantar temático, que decorrerá no Centro de Cidadania Activa, onde a refeição será preparada com a ajuda dos técnicos do projecto e os pais. Para além disso, serão realizados jogos tradicionais e, uma brincadeira com palavras em português e inglês, a fim de fomentar a aprendizagem da língua estrangeira. estarão a ultimar os preparativos para o Durante esse dia, as crianças e jovens, jantar, que terá início pelas 20h00, e juntamente com a equipa técnica, decorrerá até as 22h00.

9


Agora Sim! – E5G participa em formação sobre “Saúde e Estilos de Vida Saudáveis” As crianças e jovens do projecto vão participar no próximo dia 25 de Outubro, sexta-feira, pelas 17h30, numa formação organizada pelo parceiro de consórcio, o IPDJ, sobre a temática “Saúde e Estilos de Vida Saudáveis”. O tema focado insere-se igualmente numa das

E jovens, para que estes fiquem informados e conscienciosos sobre os estilos de vida saudáveis.

actividades do projecto, nomeadamente, o “Mais Saúde”. O Agora Sim! – E5G vai levar 15 crianças

Além dos mais novos, os pais também podem participar na formação, a partir das 18h30.

Agora Sim! – E5G abre novos horizontes para jovem participante A jovem oriunda da Costa do Marfim, Biba Kóne, de 15 anos, vive em Portugal desde os 12 anos, e desde então tem participado no Agora Sim! – E5G. Biba Kóne comenta que, para além do apoio escolar, e as actividades em que participa, o projecto ajudou-a na aprendizagem da língua portuguesa, a fazer novas amizades, integrandose na comunidade com mais facilidade, e a conhecer novos lugares, com a participação no Comboio Escolhas. Biba Kóne conheceu o projecto através do irmão, de 23 anos, um dos participantes mais antigos. Actualmente Biba é a vice-presidente da Assembleia de Jovens, e as boas notas na escola garantiram-lhe um lugar no Comboio Escolhas, experiência que “adorava repetir”, pois viajou por cidades que não tinha visitado antes e participado em actividades desafiantes.

10


Agora Sim! – E5G co-organiza festa de São Martinho aberta à comunidade O projecto vai co-organizar em conjunto com a empresa SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social), uma festa celebrativa do São Martinho, que convida todas as instituições, comerciantes, e população de Setúbal a participar numa festa de convívio, no dia 11 de Novembro pelas 15 horas, no Largo da Fonte Nova. A empresa partilha castanhas, batatas-doces e todos os componentes necessários para a festividade, juntamente com a animação garantida pelo grupo desportivo da Fonte Nova e do MISP. O Agora Sim! – E5G associa-se à festa contribuindo com uma leitura encenada do São Martinho do futuro, redigido pelas crianças e jovens do projecto, e ainda com castanhas e batatas-doces. Festa de Halloween do Agora Sim! – E5G com novos jogos A festa comemorativa do Dia das Bruxas realizada pelo projecto, no Centro de Cidadania Activa, teve novidades lúdicas, nomeadamente jogos para desenvolver a língua inglesa, jogos de construção de um esqueleto, pinturas faciais elaboradas pela voluntária do Programa OTL, Filipa Jesus, e o jantar confeccionado pelos familiares dos participantes. Bruno Frazão, técnico do projecto, afirma que participaram cerca de 50 pessoas na festa, e que o “balanço foi positivo”, e que os jovens “gostaram imenso”, por isso pretendem continuar com próximas edições.

11


Leitura encenada para celebrar o São Martinho Um grupo de jovens do projeto Agora Sim! – E5G, com o apoio do técnico do projeto, organizaram uma leitura encenada, que foi apresentada na festa de São Martinho, organizada pela empresa SEIES, e coorganizada pelo Agora Sim! – E5G, no largo da Fontenova, em Setúbal, no dia 11 de Novembro. Entre crianças, jovens e familiares participaram 25 pessoas do projecto, mais a equipa técnica, que levou castanhas retalhadas pela dona Carla Leitão, e batatas-doces assadas pela dona Etelvina, a quem agradecemos a colaboração. No local foram também partilhadas castanhas, e batatas-doces com a população.

12

"Artes Circenses" em vídeo O projecto Agora Sim! – E5G apresenta um vídeo sobre o atelier “Artes Circenses”, dinamizado no início da 5ª geração do Programa Escolhas, pela equipa técnica do projecto e o monitor Sérgio Modesto, que pode ser visualizado através da seguinte hiperligação: https://www.youtube.com/watch?v=lIqoI9jsmCE


Agora Sim! – E5G por uma causa…

organizarem a próxima actividade, relativo ao dia internacional contra a “Por uma causa…” é o tema da sessão violência contra as mulheres, no dia 25 de que o projecto dinamizou com a turma de Novembro. CEF, da EB 2,3 Bocage de Setúbal, cujo trabalho a desenvolver-se com os jovens Os alunos apresentaram ideias como pretende sensibilizá-los para a realizarem uma coreografia e cantarem importância do voluntariado. Vão ser uma música escrita por eles, na escola, a dinamizadas diversas sessões, com diversas actividades, que culminarão no fim de sensibilizarem a população dia 5 de Dezembro, dia internacional do escolar, e concordaram em participar na voluntariado. campanha da empresa SEIES contra a violência doméstica, com uma fotografia Nesta sessão a coordenadora do projecto de grupo empunhando os cartazes da apresentou o Agora Sim! – E5G aos empresa e numa folha, a frase “dizemos jovens da turma, que foram muito receptivos e interessados, exemplo disso não”. foi a iniciativa que demonstraram ao

13


Agora Sim! – E5G promove interculturalidade através da leitura

Utilizando os materiais da maleta “literatura, língua comum”, o projeto lançou um desafio aos seus participantes, que consiste na escolha de um dos contos da maleta, e treinarem a leitura do mesmo para depois apresentarem a história à sua turma. O jovem, Rafael Silva, abraçou o desafio e decidiu apresentar à sua turma a história do ciganinho Chico. O projeto articulou com a escola e com o diretor de turma, e o jovem apresentou o conto durante a disciplina de cidadania, da turma do 5º A, da Escola Lima de Freitas. Durante a leitura o jovem não se esqueceu de interagir com os seus colegas, fazendo-lhes perguntas, e estes foram partilhando o que sabiam sobre a população cigana. Agora Sim! - E5G dinamiza clube de inglês No Agora Sim! - E5G está a decorrer um clube de inglês que através do parceiro, a Experimentáculo, está a ser dinamizado pela jovem Alexandra, voluntária sérvia, do Serviço Voluntário Europeu. As aulas decorrem às quartas e sextasfeiras, entre as 15h00 e as 17h00, no espaço do Agora Sim! – E5G, onde qualquer participante do projeto pode inscrever-se.

14


Flash Mob marca o dia contra a violência contra as mulheres na Escola 2,3 do Bocage A turma do Curso de Educação e Formação da área de informática, nível 2, tipo 2, da Escola 2,3 do Bocage organizou um Flash Mob para marcar o dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres, atividade dinamizada em parceria com o projeto Agora Sim! – E5G. Os alunos aproveitaram o intervalo da manhã, a fim de entre os diferentes grupos de alunos surgirem com máscaras e camisolas brancas, e dançarem ao som de uma música criada por um Disc Jokey para a

ocasião, terminando com cada um a segurar numa letra criando a frase “dizemos não”. Os professores, alunos e funcionários assistiram entusiasmados e sensibilizados ao acontecimento. Inclusive foram distribuídos autocolantes a cada um para colar na roupa, com a imagem de um cartaz que a turma criou para o acontecimento.

Agora Sim! – E5G sensibiliza turmas contra a violência doméstica O Agora Sim! – E5G tem vindo a desenvolver com turmas da Escola 2,3 Bocage e Lima de Freitas sessões de apresentação do projeto, e dinamização de atividades com os alunos, abordando o tema da eliminação da violência contra as mulheres. Para além da turma do CEF da Escola 2,3 do Bocage, foi agora a vez da turma do curso vocacional e a do CEF – apoio à

infância, da Escola Lima de Freitas de receber a equipa, que divulgou o site e a página do Facebook do Agora Sim! – E5G, bem como desenvolveu dinâmicas de grupo, com o objetivo de definir o tema da violência, culminando com a participação na campanha da empresa SEIES, contra a violência doméstica.

15


25 de Novembro Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres O projeto Agora Sim! – E5G assinalou o dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com um mural. Na imagem pode ver-se diferentes fotografias dos participantes

do projeto, segurando em colagens com a frase chave da campanha da empresa SEIES “dizemos não” contra a violência doméstica.

16


Nesta edição do boletim do Agora Sim! – E5G, entrevistamos a voluntária, Filipa Jesus, de 20 anos, residente na freguesia de São Sebastião, que está a participar no Programa OTL, de longa duração, no projecto. 1. Porque estás a fazer voluntariado no projecto Agora Sim! – E5G? Sempre gostei de fazer voluntariado, e quando surgiu o convite para participar como monitora de OTL, através do Programa OTL, do IPDJ, eu aceitei com todo o gosto. 2. Já eras participante do projecto, antes de começar o voluntariado?

17

Sim, sou participante do projecto, só depois comecei este trabalho como voluntária. 3. Como é que soubeste da existência do projecto Agora Sim! – E5G? Soube da existência do projeto através de uma grande amiga minha, Andreia Monteiro, também participante do Agora Sim! – E5G. 4. Como te candidataste ao Programa OTL? Para me candidatar preenchi um formulário, onde expus o meu projeto

de ocupação de tempos livres e fui. 5. Quais são as tuas tarefas, enquanto monitora de OTL? Sou monitora de OTL tempos livres, como tal as minhas tarefas são promover actividades que melhorem o nível de concentração das crianças e jovens, o apoio escolar, realizo trabalhos manuais, organizo ateliers. Ou seja, trata-se de uma panóplia de actividades, com o objectivo de desenvolver o raciocínio de cada um e motivá-los.


Está a ser, sem dúvida, a minha maior experiência e um grande desafio, pois trabalho com todo o tipo de faixas etárias, devido ao meu curso. A trabalhar no Agora Sim! – E5G percebi aquilo que o mundo do trabalho me reserva. 10. Há quanto tempo estás a participar no projecto como monitora de OTL, e até quando vais permanecer? 6. O que consideras que trouxeste de novo para o projecto? Como por exemplo, implementaste alguma actividade nova? A única actividade que procuro implementar é a realização de um atelier de “Primeiros Socorros”. 7. És estudante? Que ano de escolaridade estás a frequentar? Sou estudante do 11º ano, do Curso Animador Sociocultural. 8. Já tinhas feito voluntariado antes? Onde e quando? Sim. Com o projecto “ Agora Sim!”, no lar “Conforto dos Avós”, inclusive participei em recolhas de produtos nos supermercados, com o Banco Alimentar, para ajudar os mais necessitados. 9. Já tinhas alguma experiência com crianças e/ou jovens?

Estou a desenvolver o meu projecto desde o dia 12 de Agosto de 2013, e termino no dia 31 de Dezembro. 11. Como tem sido a experiência? A experiência tem sido única, para além de aplicar na prática os conhecimentos que adquiro na escola, as crianças e jovens do projecto também me passam ensinamentos diariamente, inclusive quando necessito de ajuda para alguma actividade, eles estão sempre dispostos a ajudar-me. Este projecto ajudou-me a perceber aquilo que eu tenho de enfrentar ao longo do meu trabalho, por isso tenho vindo a aperceber-me que ainda tenho “umas arestas por limar”, mas com o tempo e a experiência adquirida vai-se tornando mais fácil. Esta oportunidade mudou-me de forma positiva, pois sinto-me bem, feliz e realizada. |

18


Patrícia Silva Coordenadora do Projecto

agorasim.e5g@gmail.com

Bruno Frazão Técnico do Projecto

bfrazao.agorasim.pe.e5g@gmail.com

Tiago Costa Dinamizador Comunitário

tiagocosta.agorasim.e5g@gmail.com 19

Sara Lopes Monitora CID@NET

saralopes.agorasim.e5g@hotmail.com

Natacha Sousa Técnica de Comunicação

tecnicacomunicacao.agorasim@gmail.com


ENTIDADE PROMOTORA DO PROJETO Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Anunciada

ENTIDADE GESTORA DO PROJETO COSAP - Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação

20

PARCEIROS Câmara Municipal de Setúbal

EDINSTVO - Associação de Imigrantes dos Países de Leste


Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ

Agrupamento de Escolas Lima de Freitas

Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

21

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Setúbal

FEPSET – Fundação escola Profissional de Setúbal

Experimentáculo Associação Cultural


Projeto Agora Sim! – E5G MORADA Largo Zeca Afonso Instalações IPDJ (Provisoriamente) Setúbal

TELEMÓVEL 96 90 11 653

E-MAIL agorasim.e5g@gmail.com

PÁGINA OFICIAL FACEBOOK http://www.facebook.com/agorasime.5g

SITE http://agorasime5g.wix.pt/

HORÁRIO 09h30 – 12h30 14h00 – 18h30

22


Boletim do Projeto Agora Sim! - E5G