Page 1

ENCARTE

Confira nesta edição suplemento especial com ações administrativas em Macaíba w ww. a g ora rn.com.br

NATAL

Terça-feira, 3 de julho de 2018 Edição nº 337 | ano 2

TEMPO

MAX: 30 ºC MIN: 22 ºC

JORNAL DIÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EDIÇÃO CONCLUÍDA ÀS 20H45 TIRAGEM: 10.000 EXEMPLARES

Hospital Municipal agora só atende urgências graves Secretaria de Saúde de Natal adota regime de regulação para a unidade semelhante ao do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Pacientes com casos de baixa e média complexidade devem procurar as quatro UPAs da cidade. MUDANÇA 07 Getty Images / Fifa

RÚSSIA

2018 RUMO AO HEXA 15

Brasil avança às quartas de final da Copa do Mundo Seleção venceu o México por 2 a 0 nesta segunda-feira e se garantiu na próxima fase. Adversários serão os belgas, que despacharam o Japão.

ELEIÇÕES 2018 04

VOCAÇÃO 09

JULHO BRANCO 08

ALTERNATIVA 09

Vice de Fátima Bezerra será do PCdoB, mas PSB ainda pode aderir

Produção de queijos artesanais do RN recebe investimentos

Campanha alerta para respeito e cuidados com os idosos de Natal

Operadora de TV por assinatura busca reinvenção para evitar perdas

Pré-campanha da senadora pelo PT entra na fase das definições de chapa. Segundo ela, aliança com PHS e PCdoB está definida, mas não completamente fechada.

Governo do Estado pretende aplicar mais de R$ 33 milhões no setor. Secretário Vágner Araújo afirma que meta é transformar produção potiguar em uma referência nacional.

Idealizada pela vereadora Eleika Bezerra, campanha “Julho Branco” terá atividades até o final de semana. Haverá ações de saúde, esporte e lazer na capital potiguar.

Gerente da Cabo Telecom, Cláudio Alvarez comemora números da empresa - que, mesmo na crise, não perdeu clientes no Rio Grande do Norte. Ele defende mudanças, porém.


OPINIÃO

2

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

COLUNA DOAGORA

Por Redação

A

campanha eleitoral de 2018 no Rio Grande do Norte ganhou contornos mais definidos na última sexta-feira, com a formalização de apoios em duas das principais précandidaturas ao Governo do Estado. De um lado, Carlos Eduardo Alves (PDT) recebeu o apoio do setor evangélico – com a adesão de Antônio Jácome (Podemos). E, de outro, o PSDB confirmou voto em Robinson Faria (PSD). Com os encaminhamentos das candidaturas, fica a pergunta: quem sai na frente da disputa eleitoral? Que apoio desponta como mais decisivo nessa fase inicial da campanha? >> Experiência. Confirmado como pré-candidato a deputado federal, José Agripino Maia (DEM) vai tentar exercer o quarto cargo diferente da sua trajetória política. O democrata já foi governador, prefeito de Natal e está no quarto mandato de senador.

>> Fator evangélico. Nesse sentido, a chapa de Carlos Eduardo não fica muito atrás. Com a presença do MDB na coligação, o ex-prefeito de Natal também tem bastante tempo de TV e rádio. E, além disso, quanto à novidade da última semana – a adesão de Jácome –, a expectativa é pelo acréscimo dos chamados “votos fiéis” dos evangélicos. Jácome é pastor licenciado da Assembleia de Deus, a maior denominação religiosa do estado entre os evangélicos.

>> Gafe. Considerado um dos coordenadores da campanha de Carlos Eduardo ao Governo do Estado, o deputado estadual Hermano Morais (MDB) foi “esquecido” pela organização do evento do Podemos na última sexta-feira. Ele não foi nem mesmo convidado a participar da reunião que oficializou a condição de précandidato ao Senado do deputado António Jácome. E como não foi convidado, nem pelo Podemos, nem por MDB ou PDT, Hermano não compareceu.

>> Fé. Do segmento religioso, não deve ser apenas Jácome quem apoiará Carlos Eduardo. Quem também deve aderir ao projeto é o deputado estadual Albert Dickson, presidente estadual do Pros, que tem a vereadora Carlos Dickson como pré-candidata a deputada federal.

>> Quase lá. Enquanto os adversários encaminhavam suas chapas para o próximo pleito, a governadorável Fátima Bezerra (PT) disse na sexta-feira que o seu candidato a vice-governador está perto de ser escolhido, e ele deve ser do PCdoB. “Não queremos um vice decorativo”, afirmou à 94 FM.

Alex Viana

Tiago Rebolo

Edilson Viana

Elias Luz

>> Pergunte a ele. Questionado na sexta-feira sobre o futuro do seu filho – Felipe Maia (DEM), hoje deputado federal –, José Agripino tergiversou. “Ele é quem sabe”, afirmou o senador.

Editor-geral

Diretor Administrativo

Editor do online

Lissandra Viana

Marcelo Hollanda

Diretora Financeira

Redator-Chefe

Gerente Comercial Karina Mandel

Gerente de Circulação Camilla Costa

jtpinheirojh@gmail.com

Candidatura suicida

Problema do STF é juiz que acha que o poder existe para proteger os amigos” Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal

Rosinei Coutinho / STF

>> Fator tucano. Presente em praticamente todos os municípios potiguares e com a maior bancada da Assembleia Legislativa, além de ter dezenas de prefeitos e vereadores no Rio Grande do Norte, o PSDB foi um dos partidos mais cortejados pelos pré-candidatos. Com forte representação em nível nacional (tem a quarta maior bancada da Câmara Federal), a legenda vai adicionar tempo significativo de TV e rádio à propaganda eleitoral de Robinson Faria.

Diretor-Editor-Geral

JOAQUIM PINHEIRO

redacao@agorarn.com.br

Quem ganha mais?

>> Hora de pensar. Do pré-candidato ao Governo do Estado pelo Solidariedade, Brenno Queiroga: “É preciso que a população se preocupe menos com a Neymar e Bruna Marquezine e pesquise sobre as opções de candidatos se apresentam. Quem está de fato interessado em transformar o Estado e tirar o RN dessa situação caótica na qual se encontra?”. Brenno Queiroga / Divulgação

Empresário competente e vitorioso, Flávio Rocha poderá se transformar numa decepção eleitoral na eleição que se aproxima. As últimas pesquisas mostram números decepcionantes para ele na disputa pela Presidência, provando que nem sempre um bom empresário é um bom articulador político. O filho de Nevaldo Rocha foi deputado federal em duas legislaturas e já havia disputado a principal cadeira do Palácio do Planalto, sem sucesso. Agora, Flávio Rocha decide retornar à vida pública na condição de candidato a presidente. Especialistas da política entendem que o dono da Riachuelo deveria ser menos ambicioso e tentar um cargo ou mandato mais modesto. Uma senatoria, por exemplo, seria um projeto viável, ou até mesmo o Governo do Estado. Amigo pessoal de João Dória, Flávio foi cogitado para disputar uma vice-presidência na chapa com o ex-prefeito de São Paulo. Acreditam ainda que o norte-rio-grandense poderá rever seu projeto político para não passar por um constrangimento numa eleição suicida para presidente da República. Ainda tem tempo para que isso ocorra.

 LEITURA RÁPIDA >> Alternativas para Felipe Familiares de Felipe Maia estão incentivando uma candidatura a deputado estadual para o filho do senador José Agripino. Entendem que, disputando uma vaga na Assembleia Legislativa, Felipe ajudará na eleição do pai para deputado federal. Outra alternativa examinada pelo grupo político do senador José Agripino seria a candidatura de Felipe Maia a vice-governador na chapa com Carlos Eduardo. >> Dilema político O vice-governador Fábio Dantas vive um dilema após ter rompido politicamente com o governador Robinson Faria e se lançado candidato ao Governo do Estado. O projeto político não deu certo, e por isso, o seu grupo político examina outra alternativa.

Editores assistentes Ciro Marques Jalmir Oliveira Wagner Guerra

Diagramação e Design

03.07.2018

FILIADO A

Nathalie Alves e Allysson Santos

ENDEREÇO DA REDAÇÃO: AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000 | REDAÇÃO: (84) 3027-1690 PUBLICAÇÕES: publica@agorarn.com.br | ESTE JORNAL É DE CIRCULAÇÃO GRATUITA

>> O predestinado Há quem diga que Antonio Jácome é um predestinado. O pastor, integrante da Assembleia de Deus, será candidato a senador com chances reais de vitória. Precisa, entretanto, unir a Assembleia de Deus para um novo e audacioso projeto político.


03.07.2018

POLÍTICA 3

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

ELEIÇÕES 2018

Decisão do PSDB para aliança com Robinson Faria foi unânime Segundo Ezequiel Ferreira de Souza, tucanos presentes ao encontro do partido encaminharam a decisão de apoiar à reeleição do atual governador do Estado Demis Roussos / Governo do RN

Não há divisão interna no Diretório Estadual do PSDB. Quem afirma é o presidente da sigla no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente também da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a decisão do partido de encaminhar o apoio à reeleição do governador Robinson Faria (PSD) foi tomada de forma unânime. “A questão é clara. O partido é grande, tem oito dos 24 deputados da Assembleia e reina a democracia dentro do PSDB. Quando temos a unanimidade dos presentes optando por uma coligação, o PSDB tende a fazer essa coligação. Portanto, o partido estará coligado na proporcional e na majoritária”, afirmou Ezequiel Ferreira de Souza, que neste fim de semana já cumpriu agenda ao lado do governador Robinson em Currais Novos, inaugurando e visitando obras públicas. Antes disso, na última sexta, 29, em reunião interna do PSDB, os tucanos não só confirmaram a aliança com o PSD na proporcional para a Assembleia Legislativa e para a Câ-

EM QUINZE

SEGUNDOS José Aldenir / Agora imagens

Ezequiel cumpriu agenda no fim de semana com Robinson em Currais Novos mara dos Deputados como também o apoio majoritário, com a indicação do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo para a vaga ao Senado na chapa encabeçada por Robinson. “Pactuamos todos, à unanimidade dos membros que estavam aqui, o desejo de uma coligação com o PSD e demais partidos, numa grande arco de aliança. O PSDB fazendo essa proporcional na estadual e federal e entregando o nome do ex-senador

Geraldo Melo para ser pré-candidato ao senado dentro dessa chapa com o PSD que está sendo construída”, afirmou Ezequiel Ferreira. Apesar de já ter encaminhado a decisão, o PSDB ainda vai realizar a convenção partidária para confirmá-la. A previsão é que isso ocorra no dia 28 julho. O PSDB irá lançar nomes para o Senado, suplência de senador, deputados federais e nove deputados estaduais. 

Divulgação

Ricardo Caxangá vai concorrer

PIPA

Empresários se unem e lançam pré-candidato a deputado federal Um grupo de empresários da praia de Pipa, um dos principais atrativos turísticos do Estado no litoral Sul, decidiu lançar o empreendedor Ricardo Caxangá como pré-candidato a deputado federal para as eleições desse ano. Os empresários têm constantes queixas dos trabalhos públicos insuficientes ao turismo diante do grande potencial do Estado. Por isso, decidiram se unir para ter um representante na Câmara dos Deputados. E o nome escolhido foi o de Caxangá, pela sua capacitação e experiência em gestão, administração e desenvolvimento econômico e turístico. “Precisamos de quem defenda o desenvolvimento econômico que gera emprego, renda e arrecadação. Me senti honrado por ter o apoio dos meus colegas”, disse Caxangá. 

ELEIÇÕES 2018

Geraldo Melo afirma: “Candidatura de Fábio Dantas não se consolidou” José Aldenir / Agora Imagens

Senador Garibaldi Filho é internado após hipotensão Uma crise de hipotensão levou o senador Garibaldi Alves Filho (MDB), que é candidato à reeleição este ano, a ir até o Hospital São Lucas. De acordo com informações da assessoria de comunicação do senador, Garibaldi foi medicado no domingo à noite, fez exames, mas os médicos solicitaram a presença do senador para novos exames nesta segunda-feira, 2. No final da manhã, o senador recebeu liberação dos médicos e foi para casa acompanhar o jogo do Brasil.

Pré-candidato ao Senado Federal pelo PSDB, Geraldo Melo confirmou as palavras do presidente estadual tucano, o deputado Ezequiel Ferreira, sobre a decisão do partido de apoiar à reeleição de Robinson Faria. Segundo Geraldo Melo, a aliança com o governador Robinson Faria era o caminho mais viável para o partido. “O PSDB tinha ou a candidatura do PT ou a de Robinson e ele fez dentre as opções que existem. E das opiniões que eu conheço, a maioria está afinada com a decisão que a presidência tomou”, afirmou Geraldo Melo sobre a decisão anunciada na sexta-feira, 29, de que o PSDB iria apoiar a reeleição de Robinson Faria. Geraldo Melo, vale lembrar, chegou a afirmar que iria apoiar a can-

Geraldo: “Maioria apoiará Robinson” didatura do vice-governador Fábio Dantas, do PSB. Contudo, passadas algumas semanas dessa declaração, o pré-candidato continua sem bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto e sem apoios importantes

anunciados. “O meu candidato predileto era Fábio Dantas, disse muitas vezes. Porém, essa candidatura não conseguiu se consolidar”, afirmou o senador do PSDB, que também comentou a falta de diálogo com a outra “opção” disponível nesse período pré-eleitoral, que era a pré-candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Contudo, como o PSDB tinha uma indicação de Geraldo Melo a fazer para a disputa pelo Senado, o apoio a Carlos Eduardo ficou inviável. “Carlos Eduardo tem uma chapa fechada e manteve fechada todo o tempo. Quando essa chapa foi aberta, na hora que foi aberta, foi fechada de novo com a chegada de Antônio Jácome”, comentou. 


4

POLÍTICA

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

03.07.2018

ELEIÇÕES 2018

PT recebe indicações do PCdoB para vice, porém deixa espaço para o PSB Segundo pré-candidata ao Governo, Fátima Bezerra, partido vai se reunir novamente para discutir novas propostas de aliança, quando elas surgirem. PT analisa quatro nomes de vice propostos pelos comunistas Reprodução Twitter Fátima Bezerra

A aliança entre PT, PHS e PC do B está confirmada, mas não “fechada”. Quem fez a ressalva foi Fátima Bezerra, senadora e pré-candidata do Partido dos Trabalhadores ao Governo do RN. Segundo ela, no final de semana, os petistas do Estado se reuniram e confirmaram que o espaço de vice na chapa será do PC do B e que a outra opção para o senado (além de Zenaide Maia) poderá ser de alguém do PT. Contudo, se surgir um “fato novo”, ou seja, um novo aliado, essa posição será revista. Esse “fato novo” pode ser o PSB, que desistiria da candidatura de Fábio Dantas para salvar à reeleição do deputado federal Rafael Motta, presidente estadual da sigla. “Na reunião de hoje (domingo, 1º), o Diretório Estadual do PT se limitou a analisar a proposta do PCdoB de indicar o vice e a aliança em todos os níveis com PCdoB e PHS. Quaisquer outras propostas de outros partidos terão que ser objeto de novas avaliações por parte do Diretório Estadu-

Fátima Bezerra fala em reunião do PT: “Terminamos reunião mais unidos” al”, afirmou Fátima, via Twitter. No domingo, o PT aprovou a indicação de aliança proporcional com PHS e PC do B e deliberou também que pleiteará a outra vaga ao Senado. Os comunistas vão indicar o pré-candidato a vice, estudando as opções do tabelião Airene Paiva, de Parnamirim; do presidente estadu-

al do PC do B, Antenor Roberto; do educador e ex-secretario de Esportes Francisco Canindé de França; de o político mossoroense Gutemberg Dias. A escolha será definida pela pré-candidata Fátima Bezerra junto às instâncias partidárias. Apesar de toda essa deliberação, o PT pode rever o que já foi defini-

ELEIÇÕES 2018

Ausências de deputados levantam suspeitas sobre relação com Carlos

do, sobretudo no que diz respeito a indicação do segundo nome para o Senado, para discutir a acomodação de novos apoios. Na semana passada, em entrevista, Fábio Dantas, que é o pré-candidato do PSB ao Governo do RN, afirmou que não tem dúvidas que “pode ganhar”, mas que precisa viabilizar a chapa proporcional para deputado federal, o que não ocorreu até o momento. Dantas não afirmou, mas essa aliança pode ser justamente para viabilizar essa aliança, visto que ela salvaria a reeleição do deputado federal Rafael Motta (PSB). O problema é que, até momento, conforme se comenta, Rafael Motta não seria bem aceito por parte dos petistas do Estado, não só pelo fato de ele ter votado pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas principalmente porque ele poderia tirar uma vaga dos pré-candidatos do PT à Câmara dos Deputados. E o PSB estaria resistente em discutir uma parceria que não incluísse uma aliança na proporcional para federal. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Facebook / Reprodução

José Aldenir / Agora Imagens

Tão – ou talvez até mais – sentidas quanto as presenças de alguns nomes nos eventos políticos das chapas encabeçadas por Carlos Eduardo Alves (PDT) e por Robinson Faria (PSD) foram as ausências de certos deputados estaduais e federais aos encontros políticos realizados na sexta-feira, 29. Sobretudo na reunião do ex-prefeito, visto que a ele apenas um deputado estadual esteve presente: Albert Dickson (PROS), que fez questão de deixar claro, ao final, que não apoia Carlos Eduardo. Albert Dickson explicou que esteve presente ao evento para confirmar o apoio ao deputado federal Antônio Jácome (Podemos), mas que ainda se reunirá com a cúpula nacional da sigla para definir quem apoiará para o Governo do RN. Além dele, foi ao local do evento também

Só Albert Dickson esteve no evento o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que acabou indo embora antes mesmo de o evento começar. José Adécio, também do DEM, sigla que compõe a chapa de Carlos Eduardo, não foi. Assim como os do MDB, Hermano Morais e Nélter Queiroz, mesmo diante do fato de que o senador Garibaldi Filho, presidente estadual da sigla, ser pré-can-

didato à reeleição. No caso de Nélter, não é de hoje que comenta-se que ele não tem concordado com os rumos que a chapa proporcional está tomando, pois dificultaria a sua reeleição. Sobre Hermano, a informação é que ele não teria sido “convidado”. Além disso, levou “falta”, também, o deputado estadual Jacó Jácome (PSD), filho do federal Antônio Jácome, que seria, talvez, o principal nome do evento de sexta, pois o encontro oficializava a condição dele de integrante da chapa de Carlos Eduardo. Jacó, porém, vive uma situação delicada, pois integra o PSD, partido presidido no Estado pelo governador Robinson Faria, adversário de Carlos Eduardo e que pode não dar a legenda para o filho de Jácome ser candidato à reeleição. 

Ex-deputado Laíre Rosado deixa presídio em Apodi O ex-deputado federal Laíre Rosado, pai da atual deputada estadual Larissa Rosado (PSDB), deixou na tarde do sábado, 30, o Cento de Detenção Provisória de Apodi, onde estava preso desde março. Laíre foi liberado com uma tornozeleira eletrônica, segundo informou a jornalista Thaisa Galvão. Aos 72 anos, Laíre Rosado foi condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha pela 7ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, que o condenou a 11 anos e 2 meses.


03.07.2018

ATUALIDADES 5

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

ELEIÇÕES 2018

TRE revisa despesa e corta quase R$ 1 milhão do gasto para eleição Após divulgar orçamento de R$ 15 milhões para a disputa eleitoral, Tribunal reviu gasto e decidiu projetar menos recursos para o pleito geral de 2018 José Aldenir / Agora Imagens

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reviu seu plano de gastos e constatou que é possível gastar não os R$ 15 milhões previstos inicialmente para o pleito deste ano, mas sim cerca de R$ 14 milhões, tornando a eleição deste ano no Rio Grande do Norte bem próxima da que custou o pleito geral de 2014, ou seja, há quatro anos. A revisão na despesa foi revelada na última sexta-feira, pela diretora-geral do órgão, Andrea Campos, em entrevista ao Cidade Agora, da 94 FM. Segundo ela, essa revisão nos gastos foi possível após diálogo com os chefes de cartórios eleitorais no Estado. “Para essa eleição, teve um diferencial, que foi chamar os chefes de cartórios para dizer o que era importante para não desperdiçarmos

Tribunal Regional Eleitoral cortou gastos com licitações para reduzir despesas dinheiro público. Com isso, conseguimos reduzir cerca de R$ 900 mil com licitação”, explicou Andrea, ressaltando que “o custo com eleição não será mais R$ 15 milhões”. No início da semana, considerando todo o orçamento disponível e

com a eleição em dois turnos, o TRE previa um custo total de R$ 15,124 milhões. Com isso, é possível dizer que o voto de cada potiguar ficaria em torno dos R$ 6,37, um aumento de cerca de 50 centavos se comparado ao pleito geral de 2014. 

EM QUINZE

SEGUNDOS José Aldenir / Agora Imagens

Rogério Marinho avalia fim do imposto sindical no país A contribuição sindical não é mais obrigatória no Brasil e isso forçará a modernização das entidades de classes. Pelo menos é isso que prevê o deputado federal Rogério Marinho (PSDB). O fim dessa obrigatoriedade foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada. “O fim da obrigatoriedade do imposto sindical é o princípio da moralização do sindicalismo brasileiro”, avaliou Rogério Marinho, acrescentando que “os sindicatos cartoriais, e não representativos, serão depurados, deverão modernizar-se, representar efetivamente os trabalhadores e finalmente ingressar no século XXI”.


BRASIL

6

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

CLÁUDIO HUMBERTO redacaoch@gmail.com

Anac faz vista grossa sobre aviação experimental

3 >> Menos mal A Anac informa haver criado normas técnicas para aeronaves. Já sobre aviões montados em garagens, fica tudo como está: cada um por si.

2 >> Proliferação amadora Nesses seis anos, o número de aeronaves experimentais subiu 43,6% e correspondem a um em cada quatro aviões registrados na Anac.

4 >> Causa e efeito Para a Abravagex, os acidentes fatais decorrem da falta de regulamentação para “favorecer interesses econômicos privados”.

>> Dinheiro pelo ladrão As distribuidoras de combustíveis ganham tanto dinheiro, com seus privilégios no Brasil, que a suíça Glencore, gigante mundial, maior que a Vale, comprou a ALE, principal empresa do setor. Eles mantêm os valores em segredo. Certamente para não provocar perplexidade. >> Visita ilustre O vice primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, será recebido com pompa, nesta segunda (2), com direito a audiência com o presidente Michel Temer, assinatura de atos e coquetel no Palácio Itamaraty. >> Vietnã bombando O comércio do Brasil com o Vietnã cresceu tanto que hoje é maior do que os negócios com o Peru, por exemplo: de US$29 milhões em 2001 pulou em 2017 para seu melhor resultado histórico: US$3,9 bilhões. O Brasil é o principal parceiro comercial do Vietnã na América Latina. >> Incoerência, Parente Na BRF, dona da Sadia e Perdigão, Pedro Parente pôs à venda três operações do grupo no exterior. Ora, ora. Poderia ter elevado o preço do frango “segundo a cotação internacional” como fez com a gasolina... PODER SEM PUDOR >> Dieta de prisioneiro Confinado pelo governo militar em 1968, Jânio Quadros ficou “exilado” durante 120 dias no dúplex 606 do hotel Santa Mônica, em Corumbá (MT). Recepcionado pelo exgovernador do Rio Carlos Lacerda, o local logo virou “quartel-general” do ex-presidente. De “férias”, Jânio engordou cinco quilos em dois meses. Respondia a quem estranhava a visível transformação do eterno magro: - A continuar engordando, vou desmoralizar o instituto do confinamento...

gsnegreiros@hotmail.com

Romero Jucá (MDB-RR) ao afirmar que as entidades terão de correr atrás dos filiados

O sonho do Senado André Dusek / Estadão

A

1 >> Índice preocupante Uma associação de vítimas, Abravagex, contabilizou mais de 2.200 ocorrências envolvendo aviões amadores entre 2009 e 2015.

GUSTAVO NEGREIROS

A sindicalização não pode ser obrigatória”

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) parece só ter olhos para beneficiar empresas aéreas: não revela qualquer preocupação com os acidentes envolvendo aeronaves “experimentais”. São aeronaves fabricadas pelo dono ou compradas aos pedaços, no caso de “leves esportivas”. O voo é por conta e risco. A Anac exige apenas sobrevoar áreas pouco povoadas e colocar placa no avião citando o risco.

>> UnB especula A Universidade de Brasília choraminga falta de recursos, mas não utiliza seu rico patrimônio para financiar as próprias atividades. A UnB especula com quadras inteiras no Plano Piloto, área mais valorizada da cidade. No total, a universidade acumula 1747 imóveis em Brasília. >> Flagrante de absurdo Servidora do governo do Pará foi à Copa com o marido, presidente da Federação de Futebol, e deixou o ponto assinado para os dias de ausência. A última assinatura é datada de sexta passada, 29. Nesta segunda (2), de volta, ela terá um reencontro com a realidade. Como foi o caso Falam mal do ministro Gilmar Mendes, mas ele arquivou inquérito contra Aécio Neves a pedido da Polícia Federal, depois de haver prorrogado as investigações e aguardar dois meses a análise da PGR. >> Enterro do imposto sindical é derrota do atraso O sepultamento do imposto obrigatório no Supremo Tribunal Federal é vitória do trabalhador contra oportunistas que fizeram da sindicalização um lucrativo negócio, que fez surgir no País as atuais 17.289 entidades criadas para se habilitar ao “bolo” anual de R$3,5 bilhões. Dinheiro mais fácil não há, e sem qualquer obrigação de prestar contas. Com isso, o Brasil concentra hoje 91% dos sindicatos existentes no planeta.

03.07.2018

Começa agora o jogo para o Senado, nunca uma eleição esteve tão aberta. Até Garibaldi, sempre forte, dessa vez terá que se esforçar muito para renovar seu mandato, vai lutar contra a rejeição e a saúde, que parece ser frágil. Em 30 dias, passou mal duas vezes. Resta saber se o homem de um milhão de votos ainda tem fôlego. Terá como companheiro de chapa Antônio Jácome, substituto de José Agripino, que caiu por pura fadiga de material. Jácome aposta no voto evangélico, quer unificar o voto dos irmãos. Quer um voto de fé, precisa mesmo de muita oração para chegar no paraíso. Terá dois Alves como companheiros de chapa. Desde o começo, Zenaide faz dobradinha com Fátima, quer colar na companheira que lidera as pesquisas, assim pode surpreender. Tem antes que enfrentar uma campanha dura, terá que discursar, debater e ser entrevistada. Tem uma militância bastante agressiva, tão valente que pode até fazer um gol contra. Styvenson vem na esperança de ter votos atrelados à sua imagem de bom servidor. Uma pesquisa com os policiais seria bem interessante para verificar a imagem do capitão com os colegas da segurança pública. Dessa vez ele não terá o apito. Também terá que enfrentar críticas, algo difícil para quem acha ter mais brilho que o sol. Geraldo Melo volta à política. Apesar da idade, vem com discurso de ser a novidade da eleição, e é mesmo. Porque como diz, não é político profissional. É bom de palanque e sabe falar. Será o senador de Robinson Faria. Falta, de fato, começar a andar. Ainda tem o segundo candidato da chapa de Fátima, para fazer companhia a Zenaide, deve ser um Hugo Manso da vida, alguém do 2° escalão do petismo local. Também fica a expectativa do companheiro de chapa de Geraldo Melo. Para o Senado são dois votos. Uma eleição de múltipla escolha, que quase ninguém ainda definiu o voto. E é justamente esse eleitor que vai definir o jogo. Uma eleição que começa sem favoritos, o eleitor parece cansado, mesmo assim, muitos políticos continuam a fazer o mesmo jogo. Quem souber calibrar o tom do discurso, conseguir dizer o que o eleitor quer escutar e transmitir confiança, leva uma das vagas. O tiro é curto, pouco tempo de campanha.


03.07.2018

CIDADES 7

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

REGULAÇÃO

Hospital Municipal de Natal suspende atendimento do pronto-socorro adulto Medida prevê a melhoria da regulação dos atendimentos clínicos e a transferência dos atendimentos de média e de baixa de complexidade para as quatro Unidades de Pronto Atendimento de Natal José Aldenir / Agora Imagens

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) alterou o regime de atendimento do pronto-socorro adulto do Hospital Municipal de Natal, localizado no bairro Petrópolis, na Zona Leste da cidade. A medida suspendeu a recepção dos atendimentos para os pacientes que procuram a unidade de forma espontânea. A partir de agora, só serão atendidos os pacientes encaminhados através da Central de Regulação municipal. Atendimentos de urgência de baixa de complexidade passam a ser encaminhados as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A mudança foi iniciada no último domingo, 1°. Apesar da mudança, o pronto-socorro infantil e a urgência ortopédica do Hospital Municipal permanecem com o atendimento normalizado. Segundo a Secretaria de Saúde, para os serviços de emergência, a

Hospital Municipal vai focar atendimentos de ortopedia e de pediatria população deve procurar as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) espalhadas pela cidade – Cidade da Esperança, Pajuçara, Potengi e Pitimbu. Os atendimentos podem ser feitos, também, na Uni-

dade Mista de Mãe Luíza. A medida segue os parâmetros do pronto-socorro Clóvis Sarinho, do Walfredo Gurgel, que também iniciou a regulação dos atendimentos médicos de média e baixa com-

SEGURANÇA

plexidade. Desde o ano passado, a unidade manteve portas abertas apenas para pacientes politraumatizados e vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). Com isso, os demais casos devem ser atendidos pelas unidades de pronto atendimento. Além da mudança no recebimento de pacientes no Hospital de Natal, a Secretaria de Saúde está ampliando a capacidade do Sistema de Regulação em Saúde (Sisreg). O novo mecanismo vai servir para a marcação de exames. O fluxo da marcação vai passar pelo médico atendente, que insere a solicitação no sistema de Telessaúde. Depois, a solicitação será avaliada pelo Regulador de Exames, membro do Núcleo Telessaúde e também um profissional médico. Uma vez aprovada, será acessada pelos Reguladores da Central de Regulação, que então marcam o exame médico.  Rayane Mainara / Governo do RN

Liberação de armas para guardas municipais é alvo de debate no RN

José Aldenir / Agora Imagens

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar o uso de armas para guardas municipais em cidades com qualquer número de habitantes é alvo de debate no Rio Grande do Norte. A liberação pode aumentar o número de armas em posse da criminalidade, para José Leonardo Cassimiro, prefeito de São Paulo do Potengi e atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. “Não acho que é solução. É mais um risco para o guarda municipal. Eu não sou favorável”, diz ele. Para o ministro Alexandre de Moraes, a medida ocorre em face da efetiva participação na segurança pública das guardas municipais e do aumento dos índices de mortes violentas nos municípios brasileiros, independentemente de sua população. Para Ivênio Hermes, especialista em segurança e coordenador

Edificação custa R$ 9 milhões

CONSTRUÇÃO

Centro de Educação Profissional será entregue em dezembro

Segundo o STF, medida tem o objetivo de reduzir indíces de violência do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), o STF acerta em derrubar a restrição, mas a posse e o porte de arma devem receber o tratamento adequado para não se transformar em mais um fator potencializador da violência. “O porte

de arma estendido para todas as guardas municipais pode trazer a condição de trabalho que elas precisam para saírem de simples coadjuvantes para verdadeiras protagonistas de uma segurança cada vez mais próxima dos cidadãos”, conclui. 

A obra do Centro Estadual de Educação Profissional da Zona Norte de Natal, localizado no conjunto Parque dos Coqueiros, alcançou 70% dos serviços finalizados, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN). Com um investimento na ordem de R$ 9 milhões, a estrutura tem 5,5 mil metros quadrados e terá 12 salas de aulas, além de auditório, ginásio poliesportivo, bloco administrativo, cozinha, refeitório e laboratórios. O prédio será entregue até o final do ano e receberá aulas em 2019. 


8

CIDADES

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Promotor estadual critica novas cobranças nos planos de saúde Leonardo Cartaxo, da Promotoria de Direito do Consumidor, condena decisão da ANS que autorizou planos a cobrarem 40% do valor de cada procedimento Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Ciro Marques Editor Assistente A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de autorizar as operadoras de planos de saúde a cobrar até 40% do valor de cada procedimento realizado, está causando uma verdadeira mobilização dos grupos de defesa do consumidor. Isso porque a medida foi vista como extremamente prejudicial para o segurado e, consequentemente, para o consumidor brasileiro. “As agências deveriam tutelar o interesse do consumidor. Mas estão atuando de forma contrária”, avaliou o promotor de Justiça Leonardo Cartaxo, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual do RN. Segundo o promotor, “os órgãos de proteção de defesa do consumidor estão bastante preocupados com a decisão da ANS”. “As agências reguladoras, infelizmente, não atendem às necessidades do consumidor. Esse é o nosso entendimento. Era isso que eu achava. Mas esses reajustes vão terminar inviabilizando esse atendimento. Os consumidores não

EM QUINZE

SEGUNDOS BBC / Thinkstock

Para membro do MP do RN, ANS não tem atendido interesses do consumidor vão ter condição de pagar”, afirmou o promotor. Basicamente, a resolução publicada pela ANS na semana passada define regras para duas modalidades de convênios médicos que vêm crescendo no mercado: a coparticipação (quando o cliente arca com uma parte dos custos do atendimento toda vez que usa o plano de saúde) e a franquia (similar à de veículos). Ambos os formatos já estavam previstos em resolução do setor de 1998, mas ela não tinha sido regula-

mentada. Não havia, por exemplo, a definição de um porcentual máximo para a coparticipação em cada atendimento que, agora, será de até 40%. Ou seja: o consumidor paga o plano de saúde, mas, quando precisar de algum atendimento, poderá ter que pagar 40% dele - apesar da diretoria de fiscalização da ANS orientar as operadoras a não praticarem valores superiores a 30%. Isso, segundo a ANS, seria positivo por levar ao consumidor maior previsibilidade ao que foi contratado. 

03.07.2018 Codern / Divulgação

Posse de Fernando Dinoá Filho

CODERN

Administradora do Porto de Natal elege novo presidente O Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) - que controla o Porto de Natal - elegeu e empossou seu novo diretorpresidente. Com mais de 30 anos de experiência na indústria do petróleo, atuando nos segmentos de upstream e downstream, Fernando Dinoá Medeiros Filho trabalhou como executivo da Petrobras durante 16 anos e em outros seis exerceu a mesma função na AleSat Combustíveis. É empresário há 12 anos e também presidiu a Companhia Potiguar Gás (Potigás) entre janeiro de 2012 e outubro de 2013. “É uma missão de grande responsabilidade, pela importância dos portos para o desenvolvimento econômico. Assumo esse desafio profissional afirmando que vamos buscar equilibrar as despesas da Codern”, afirmou o novo presidente. 

CULTURA, LAZER E SAÚDE

Em prol dos idosos, campanha “Julho Branco” começa nesta terça em Natal José Aldenir / Agora Imagens

Disque 188 atende grátis pessoas com depressão Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, agora são gratuitas em todo o país. Um acordo com o Ministério da Saúde permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188. Por meio do número, pessoas que sofrem de depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados.

Proporcionar aos idosos momentos de cultura e lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima. Esses são os principais objetivos da campanha Julho Branco, que começa nesta terça-feira, 3, em Natal. De iniciativa da vereadora Professora Eleika Bezerra (PSL), a campanha foi instituída no calendário oficial de eventos de Natal pela Lei 6.713/2017. Nesta primeira edição, as atividades serão realizadas entre os dias 3 e 6 de julho na capital potiguar. Com diversas apresentações culturais, a abertura do Julho Branco será realizada logo mais a partir das 8h30 no ginásio Arena do Morro, em Mãe Luiza. As presenças dos grupos Sal da Terra, da dança do Espaço

Vereadora Prof. Eleika Bezerra (PSL) Solidário e do Centro de Atividades e Lazer da Melhor Idade (CALMI), bem como o Coral deste último, já estão confirmadas. Durante o evento, também será realizada a aferição de

pressão arterial dos presentes. Nesta quarta-feira, 4, também pela manhã, será realizada uma sessão de cinema exclusiva para os idosos residentes em cinco Instituições de Longa Permanência do município de Natal. Na quinta-feira, 5, será a vez de palestras voltadas para profissionais, cuidadores e familiares. Atividades de esporte e lazer encerrarão a campanha, na sexta-feira, 6. “A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. Então, é preciso que se dê a devida importância a estes indivíduos e que os mais jovens aprendam a respeitá-los e valorizá-los”, afirma Eleika Bezerra, autora da campanha. 


03.07.2018

ECONOMIA 9

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

SERVIÇO

Cabo consegue a façanha de crescer na internet e manter sua base de TV Principal objetivo da operadora de TV por assinatura é evitar que o cliente migre definitivamente para outra plataforma. Gerente da empresa afirma que serviço sob demanda pode ser uma alternativa José Aldenir / Agora Imagens

Com 18 anos de existência, a Cabo Telecom lidera o mercado de Natal com mais de 40% de toda a base de clientes. As demais concorrentes, juntas, dividem os outros 60%. Mas isso não significa que as coisas estejam tranquilas. “O nosso desafio e de todas as empresas do segmento é tentar, de alguma forma, aumentar a base de clientes, que se encontra em franca queda nacionalmente”, decreta Cláudio Alvarez, gerente da Cabo Telecom, operadora hoje com pouco mais de 120 mil clientes no RN. Desses, a fatia da empresa para a internet sempre foi maior e cresce em média seis mil novos contratos por ano. Já na TV por assinatura, a base se mantém inalterada nos últimos cinco anos com alguma coisa ao redor de 55 mil assinantes. “Não é ruim se considerarmos que, nos últimos anos, as operadoras nacionais perderam por volta de 1 milhão de clientes todos os anos”, lembra Alvarez. Acompanhe a entrevista. Agora RN: Qual a principal meta da Cabo Telecom hoje? Cláudio Alvarez: Eu diria que o nosso principal objetivo é fazer da tevê uma experiência mais agradá-

Agora: Qual seria o desafio nesse caso? CA: Acho que deveríamos repensar formas de oferecer o produto TV por assinatura. A Cabo, de todas as empresas nacionais, foi a que menos perdeu espaço de mercado na tevê por assinatura, já que nosso serviço de internet ganhou novos clientes nos últimos cinco anos. Não crescemos como gostaríamos, mas também não encolhemos.

Cláudio Alvarez, gerente da Cabo Telecom, comemora bons números da empresa

Hoje, não é que o cliente não queira mais tevê por assinatura. O que ele não quer é ter que pagar 200 reais por 200 canais dos quais ele assiste só a 4” Cláudio Alvarez Gerente da Cabo Telecom

vel para o usuário, para evitar que esse cliente migre definitivamente para outra plataforma. Agora: E o que impede ou atrapalha esse plano? CA: O problema que a gente encontra tanto no caso da TV por assinatura como na telefonia celular é tentar se reinventar com relação a produtos agregados como o streaming, por exemplo. Hoje, não é que o cliente não queira mais tevê por assinatura, o que ele não quer é ter que pagar 200 reais por 200 canais dos quais ele assiste só a quatro.

Agora: Ou seja, o problema vem das programadoras que obrigam o assinante a não escolher o que desejam? CA: As programadoras não estão conseguindo acompanhar as mudanças no perfil do usuário. É disso que se trata. Não temos uma vida útil longa se não nos adaptarmos aos novos tempos. Agora: E qual seria a solução? CA: Deveríamos vender a programação por demanda. O cliente compra o que ele quer ver. Essa mudança de paradigma de usuário faz poucos anos. E isso está matando o serviço de empacotamento. Hoje, a maior pergunta do cliente é se não tem pacote mais barato. Ao ouvir a negativa, ele diz: “então, cancela”. 

VOCAÇÃO

Ao investir R$ 33 milhões no setor, Governo do RN quer tornar produção de queijo referência nacional Fernando Liberato / Sebrae RN

Com investimentos no setor da ordem de R$ 33 milhões, o Governo do Estado quer tornar a produção de queijos do Rio Grande do Norte uma referência nacional. Quem afirma é Vágner Araújo, secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e coordenador do programa Governo Cidadão. Em entrevista à 94 FM na última sexta-feira, 30 de junho, Vágner Araújo destacou que o governador Robinson Faria assinou o Edital do Leite, que libera recursos para que as empresas potiguares se adequem

à legislação sobre normas sanitárias, adquiram equipamentos e consigam fazer a comercialização em grande escala. O secretário lembrou que o queijo artesanal é uma vocação de todo o estado – com cerca de 300 empresas existentes –, embora a maior concentração seja no Seridó. As chamadas “queijeiras” receberam recursos na ordem de R$ 10 milhões – em uma primeira etapa – para serem utilizados na melhoria do rebanho bovino e para a compra de palha forrageira. Nesta segunda etapa, iniciada no fim de semana

Estado tem mais de 300 “queijeiras” em Currais Novos, R$ 23 milhões foram liberados com a finalidade de fomentar a indústria do queijo, dando continuidade ao processo iniciado

ano passado, quando o governo sancionou a chamada “Lei do Queijo”. A segurança jurídica advinda da lei – com regras rígidas – e com a liberação de recursos para a compra de máquinas e equipamentos para as empresas farão, na avaliação de Vagner Araújo, que este setor dê um salto de qualidade. “A lei obteve reconhecimento internacional do setor gastronômico. Essa conquista confirma que o queijo produzido aqui é uma iguaria. Agora, com a infraestrutura sendo encaminhada, em breve a realidade será outra”, detalhou. 


10

ECONOMIA

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

NA PAUTA

A 15 dias do recesso, Câmara dos Deputados vota ações polêmicas Um dos projetos permite à Petrobras transferir a petroleiras parte de seus direitos de exploração do pré-sal na área cedida onerosamente pela União Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Na primeira semana de julho e a 15 dias do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 18, o Plenário da Câmara dos Deputados pode concluir a análise do Projeto de Lei 8939/17, que permite à Petrobras transferir as outras petroleiras, parte de seus direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União. Os deputados precisam votar os últimos destaques apresentados ao texto. De autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), a proposta permite a comercialização de até 70% desses direitos. As informações são da Agência Câmara. Em 2010, com a Lei 12.276/10, a União vendeu diretamente a sua estatal, sem licitação, uma área na

Fernando Coelho Filho (DEM-PE), define ainda critérios para a revisão do contrato de cessão onerosa entre a União e a Petrobras.

Plenário da Câmara dos Deputados Bacia de Santos (SP) ao valor de R$ 74,8 bilhões. Essa cessão para a Petrobras é limitada até se alcançar a extração de cinco bilhões de barris equivalentes de petróleo. O texto-base aprovado, na forma do substitutivo do deputado

MUNICÍPIOS Outro assunto a ser votado é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, do Senado, que regulamenta o desmembramento e a fusão de municípios. A proposta precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados para ser aprovada. Além de plebiscito, a proposta prevê a realização de estudos de viabilidade com vários critérios financeiros, um número mínimo de habitantes no novo município e uma quantidade mínima de imóveis. 

03.07.2018

EM QUINZE

SEGUNDOS José Aldenir / Agora Imagens

Novas regras do cheque especial começam a valer Entraram em vigor as novas regras para uso cheque especial. As medidas, elaboradas pelo conselho de autorregulação da Federação Brasileira de Bancos, determinam a oferta de alternativas para o pagamento do saldo devedor com juros menores e condições mais vantajosas, além de ampliar a transparência e o detalhamento de informações sobre o uso. O cheque especial é uma modalidade de crédito rotativo, vinculada diretamente à conta-corrente do usuário, sem necessidade de garantia. Devido aos juros altos, os bancos orientam que o serviço seja usado apenas em emergências.

PRATICIDADE

Levar sua conta salário para outros bancos ficou simples

José Aldenir / Agora Imagens

Uma nova regra do Conselho Monetário Nacional que começou a vigorar no domingo, 1º, permite que os trabalhadores transfiram o pagamento da conta salário não apenas para contas de outros bancos, mas também para contas de startups financeiras, ou fintechs, e de outras empresas não bancárias. Esse tipo de conta não tem custos, fica no banco escolhido pelo patrão e só ele pode fazer depósitos. Além disso, há limites de saque, horário, cheques e não é possível fazer compras online. Antes da nova regra, para fugir desses entraves na hora de mexer no próprio dinheiro, o trabalhador deveria ir até o banco escolhido pelo patrão para transferir o pagamento para uma conta corrente, operada

Novas regras já estão em vigor também por um banco e sujeita a taxas. Agora, ele também poderá levar seu salário, sem custo, para as contas de pagamento pré-paga, operadas por instituições não financeiras, como fintechs, instituições de pagamento e emissoras de cartões. 


03.07.2018

ZAPPING 11

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

AOS 87 ANOS

Mauro Mendonça deixa hospital após coma induzido gerado por pneumonia “Vi o meu marido cheio de tubos e aparelhos, paralisado. Mas a gente joga para o universo e ele nos dá de volta! — relembra: — Mauro é um touro, e está se recuperando bem rápido”, diz atriz Rosamaria Divulgação/ TV Globo

Uma pneumonia decorrente de uma gripe aparentemente inofensiva deixou o ator Mauro Mendonça Filho, de 87 anos, num coma induzido de seis dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mulher do artista, a atriz Rosamaria Murtinho festeja agora a recuperação do marido, já com a saúde estável em casa, onde seguirá um intenso tratamento fioterápico para reabilitar o movimento das pernas. “Como ficou um mês deitado no hospital, ele perdeu o tônus muscular. Por enquanto, só está conseGshow

guindo se movimentar na cadeira de rodas. Mas os médicos garantiram que os músculos têm memória e logo, logo, Mauro voltará a andar. Daqui a pouco, tenho certeza, ele estará de volta até para as novelas”, garantiu Rosamaria, de 82 anos. Entre abril e maio, quando a história aconteceu, a atriz viveu dias de pânico. Num dia, encontrou o marido, que estava gripado, “com um rosto estranho” em casa. Depois que chamou os médicos, recebeu um diagnóstico preocupante: Mauro já estava com uma pneumonia em estágio grave e avançado. 

Mulher do artista, a atriz Rosamaria Murtinho festeja a recuperação do marido

DEUS SALVE O REI

TV Globo cria estratégia para final de Marquezine e Marina Ator Pedro Maya narrou drama

RELATO

“Policiais apontaram arma para mim”, diz jovem de Malhação

Os últimos capítulos de Deus Salve o Rei devem chegar às mãos do elenco ainda esta semana. Entretanto, como adianta o colunista Flávio Ricco, a produção ainda não terá acesso às cenas finais de Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa, que vivem Catarina e Amália.

A medida é mais uma tentativa da emissora de manter o suspense sobre o final das personagens que movimentam a trama. Há quem aposte que, considerando deslizes do passado, a Globo não vai conseguir evitar o vazamento das cenas ou do seu conteúdo. Divulgação/ TV Globo

Pedro Maya já passou, na vida real, alguns dramas do seu personagem Garoto, de “Malhação - Vidas Brasileiras”. Em conversa com o Notícias da TV, o rapaz revelou ter sido parado por um policial que apontou uma arma para a sua cabeça. “Eu estava correndo na rua e fui parado por dois policiais que estavam em uma moto. Mandaram eu botar a mão na cabeça e aí sacaram a arma. Eu tinha 17 anos, e os policiais apontaram armas para mim só por eu ser negro. Já vi casos de brancos correndo e que nunca foram parados pela polícia. Pelo contexto social que a gente vive no Brasil, com certeza fui parado por ser negro”, contou Pedro, descrevendo a situação como traumática.  Há quem aposte que a emissora não irá evitar o vazamento das cenas

EM QUINZE

SEGUNDOS BAND / Divulgação

Netinho volta à TV no lugar de Datena e comenta erro Após mais de cinco anos, Netinho de Paula voltou a TV como apresentador neste domingo, 1°. O sambista foi escolhido para substituir José Luiz Datena, que se afastou da televisão por conta da candidatura ao Senado. À frente da atração remodelada, Netinho comemorou: “Faz muito tempo que eu fico só nos palcos cantando pelo Brasil afora, mas não na casa de vocês para realizar sonhos, contar a história de vida do povo brasileiro e fazer as coisas que gosto de fazer”, introduziu o músico no programa de estreia. Fora das telas desde 2012, quando apresentou o Programa da Gente na RedeTV!, Netinho agradeceu à direção da Band pela oportunidade e pediu que não houvesse mais compromisso com “erro do passado”. “É assim que a gente vai fazer nosso Brasil também um País melhor”.


12

COTIDIANO

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

03.07.2018

ALEX MEDEIROS alexmedeiros1959@gmail.com >> Pesquisa Consult. Como se não bastasse a irritação popular com o universo político, o período da Copa afasta mais ainda o cidadão dos assuntos eleitorais. A nova pesquisa do Instituto Consult, na prgunta espontânea (a mais real), revela que 86,8% dos potiguares não têm candidato a governador. >> Voto estimulado. A pesquisa aponta ainda que diminuiu a distância entre os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT), e o governador Robinson Faria (PSD), que nos últimos trinta dias recuperou terreno aumentando os índices de aprovação do eleitor. O jogo começa após a Copa. >> Macaíba Junina. Os investimentos da prefeitura de Macaíba nas festas juninas geraram o êxito esperado. O festival de quadrilhas juninas atraiu grande público e a página no Facebook obteve mais de 100 mil visualizações por dia durante as exibições, transmitidas ao vivo nas redes sociais. >> Fim da mamata. A extinção do imposto sindical obrigatório, aprovado na reforma trabalhista e referendado pelo Supremo, deverá provocar a demissão de até 100 mil sindicalistas, conforme previsão do Dieese, órgão de estudos socioeconômicos ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT). >> O presodenciável 2018. A direção nacional do PT insiste na ideia de lançar a candidatura de Lula a presidente da República, no próximo dia 15, independente da prisão e da inclusão na lei da ficha limpa. Petistas sonham com Lula no Planalto adotando um governo duro com o Judiciário e o MP.

Nas copas da História VII

T

ranscorriam 27 minutos do segundo tempo, o Uruguai vencia Portugal por 2 x 1 e o placar perduraria até o final da partida. Escrevo isso para que se leia hoje e também depois, e depois e depois. O autor dos dois gols uruguaios fez uma careta, olhou pro banco e pediu substituição. O que se viu depois foi épico. O artilheiro Cavani, ídolo do PSG, acabara de ter uma lesão na perna direita e, expressando dor, buscou caminhar para fora do campo. Então, se aproxima Cristiano Ronaldo, que o ampara no ombro e o leva até a lateral do gramado. Em minutos, o gesto viralizou nas redes sociais e nas capas de sites e blogs. A imagem dos dois adversários no jogo gerou comentários de enaltecimento ao gesto solidário do craque português, que mesmo sabendo ser Cavani o carrasco que estava desclassificando sua seleção, colocou a gentileza em campo, ajudando um colega de profissão num momento de contusão. Uma cena que automaticamente me levou a vasculhar as velhas revistas de futebol que coleciono como um catador de lances mágicos ao longo do tempo que acompanho as copas. Fui em busca dos registros de um dos instantes mais belos e emocionantes da Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile. A seleção brasileira jogava sua segunda partida, contra a boa Tchecoslováquia, que dias antes vencera a Espanha. Aos 25 minutos do primeiro tempo, o volante

Zito repetiu uma jogada típica que fazia no Santos FC: limpou um zagueiro e tocou de bandeja para Pelé na entrada da área. O rei meteu um petardo, a bola zuniu em direção ao gol levantando a torcida, onde estavam lívidos e preparando o grito o poeta Thiago de Mello e o jornalista Mário Filho (que deu nome ao Maracanã). O goleiro Shroiff deu um leve tapa, a bola explodiu na trave e seguiu viagem de cometa ao escanteio. Nesse momento, Pelé colocou a mão na coxa esquerda e deixou a dor transfigurar seu rosto. Zito e Didi perceberam a gravidade e olharam para o banco. O rei percebe também, mas tenta acalmar os colegas e dá sinal que pode continuar. Mas enganava a todos e a si próprio; se arrastava em campo. Foi se exilar pela lateral do gramado, recebendo a bola e logo devolvendo em curtos passes que só pioravam seu estado, uma distensão na virilha. Foi aí que aconteceu um dos lances mais belos de todas as copas: o craque e capitão tcheco Masopust, dá uma ordem ao seu time: “ninguém toca nele, só marca”. No último contato com a bola, outra vez lançada por Zito, Pelé avança superando centímetros de grama que pareciam latifúndios, o lateral Lala se aproxima; o rei olha pra ele, que para com as mãos na cintura. Mais adiante, a voz do líder: “deixa ele, não vai, não, só marca”. Grandiosamente Masopust. Pelé busca a linha lateral, desiste de lutar; o massagista Mário Américo vai em sua direção. Masopust se aproxima, pega o braço do rei e o ajuda a sair. Décadas depois, ambos se encontraram em São Paulo, pouco antes de Masopust morrer. Pelé dizia nunca ter visto um europeu jogar tanto em estilo sul-americano. Foi o maior e mais nobre do futebol tcheco.

PICARDIA NAS REDES Peladas e disputas de pênaltis na Copa consagrando goleiros medianos.

Problema do STF é juiz que acha que o poder existe para proteger amigos.

Ministro Toffoli prende ladrão que roubou 10 reais e solta Zé Dirceu que desviou milhões.

(Marcos Bragatto)

(Luís Roberto Barroso)

(Rose Barros)

Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje” (André Gide)

>> A coluna e a copa. Uma informação aos leitores sobre as notas relativas à Copa do Mundo: a opinião do colunista é publicada com até 24 horas após os jogos, pois fechamos os textos no dia anterior às partidas. Nos jogos do fim de semana, a coluna de segunda-feira já está fechada desde a sexta-feira.

>> Partiu Espanha. A inesperada classificação da seleção da Rússia às quartas, mandando a Espanha para casa mais cedo, partiu todas as estimativas e expectativas das casas de apostas de Londres, que desde antes da copa tinha a “Fúria” como líder das listas de apostas. Sem espanhóis, alemães e argentinos, as apostas seguem com Brasil, França, Bélgica, Uruguai, Inglaterra e a própria Rússia.


03.07.2018

SOCIAL 13

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

Daniela Freire

daniela.freirecosta@yahoo.com.br Bobflash

>> Atenção! O Governo do Estado não está enviando para o Hemocentro de Mossoró as caixas de descarte de material hospitalar. Para resolver, os funcionários precisaram improvisar uma caixa, o que é um risco para todos. As caixas de descarte de material hospitalar são algo de baixo custo, mas que a falta pode ter graves consequências. Não dá para aceitar esse tipo de lixo sendo descartado de forma incorreta por falta - apenas - de uma caixa adequada. >> Circulando. A deputada federal Zenaide Maia participou no sábado, 30, da Plenária e ato de filiação do PHS - Partido Humanista da Solidariedade, realizado na Câmara dos Vereadores de Governador DixSept Rosado, e com participação do deputado estadual Souza, do prefeito Antônio Bolota, da vereadora e presidente da Câmara da cidade, Simara Dantas, e do presidente do PHS no RN, Leandro Prudêncio. “A plenária teve como objetivo discutir, aprofundar e definir pautas importantes para o crescimento político e eleitoral do partido, com vistas às eleições pleito de 2018”, explicou a assessoria da senadorável.

>> Opinião. “O encontro foi num clima de total otimismo e união dessas consagradas lideranças em prol desse importante projeto que busca o melhor para o Rio Grande do Norte”. Do agora senadorável na chapa de Carlos Eduardo, Antônio Jácome, sobre o encontro realizado pelo PDT na semana passada. >> Conscientização. Julho chegou e com ele a campanha Julho Verde coordenada no RN pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Dr. Luis Eduardo Barbalho. Um mês de conscientização e ações em combate ao câncer de cabeça e pescoço. A programação da campanha conta com a realização do I Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço, no dia 5, voltado para os profissionais da área da saúde.

Casal Juliano Porciúncula e Danusa Alvarenga com os herdeiros na torcida pelo Brasil

>> Dica. A obra de Belchior é a inspiração do trio potiguar que se apresenta no Buds Pub neste sábado, 7, a partir das 21h. Com novos arranjos e cores, as vozes de Analuh Soares, Laryssa Costa e Rafael Barros se apresentam individualmente, ora em dupla, ora em trio. O projeto tem direção musical do guitarrista Toni Gregório e ainda traz o baixista Betão Tavares e Anderson Melo na bateria. Divulgação

Instagram / Reprodução

>> GIRO PELO TWITTER... ...do Blog do Noblat: “Willian ressurge, Neymar deslancha e o Brasil despacha o México Após segurar pressão mexicana, seleção brasileira constrói resultado no segundo tempo e avança às quartas de final com autoridade”; ...do portal UOL: “Principal emissora mexicana critica quedas de Neymar: ‘Pior que ator ruim’”;

Senador Garibaldi Filho, depois de baixar o hospital neste domingo, assistiu ao jogo entre Brasil e México, nesta segunda-feira, na companhia do filho deputado federal Walter Alves e dos netos

...do jornal Folha de S.Paulo: “Com dribles e arrancadas, Willian brilha e faz seu 1º grande jogo na Copa”. Desfile Miu Miu Resort 2019, em Paris


VARIEDADES

14

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br Miguel Júnior / Globo

POPSTAR

Aos 63 anos, atriz é contratada pela Globo: “Achei que era trote” Já em franca preparação para o show, Fafu promete apresentações populares. “Vou cantar para o povo”

Afastada da Globo há dois anos, Fafy Siqueira teve uma surpresa e tanto ao receber uma proposta de contrato na emissora. A atriz fará parte da nova temporada de PopStar, de acordo com informações do

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Que ocorre por acaso Qualidade necessária ao trapezista de circo

© Revistas COQUETEL

Sua capital é Palmas (sigla)

Objeto do jogo de futebol

Dia da fundação da Cidade do Rio de Janeiro O espaço ilimitado

Sufixo de "etanol"

Seu lema é "Sempre Alerta!"

DEUS SALVE O REI

Antônimo de "mal" Doses do colírio

Tempero que espanta o vampiro

Pronome demonstrativo

Subdivisão de uma empresa

Unidade hereditária (pl.) Apelido de Leonardo Variedade de laranja

Endereço de página na internet (Inform.)

Significa "vida", em "biologia"

O indivíduo que ocupa lugar de mando

Consoantes de "fase" Entediantes

Roberval tenta convencer Karen a aceitar trabalhar em sua casa. Rochelle e Severo humilham Karen, que enfrenta a família e decide aceitar o novo emprego. Karen revela a Zefa que irá trabalhar para Roberval e anuncia que o filho a convocou para um jantar em sua casa. Narciso se preocupa com o estado de Manuela e alerta Edgar.

ARIES (21/03 A 20/04)

Apoio para o santo Estado dos EUA

Veste usada pela taitiana

Provar; demonstrar

Escritor como Pablo Neruda

Assuntos antigos podem vir à tona e despertar uma certa nostalgia. Se tem compromisso, mostre suas fantasias e aproveite para incendiar os momentos íntimos!

TOURO (21/04 A 20/05) Você pode conhecer novas pessoas e até ampliar seu círculo de amizades. Em um programa com a turma, pode se encantar com alguém quando menos imagina!

Vias urbanas

GÊMEOS (21/05 A 20/06)

Possuir

Mau hálito (pop.) (?) de: embora

Nélson Piquet, tricampeão de F1

Pode se dar bem ao perseguir suas maiores ambições. Mas será preciso trabalhar duro para conseguir o que deseja. Se está a fim de alguém, vale a pena caprichar na hora de se produzir.

CANCER (21/06 A 22/07)

(?) de lado: desprezar

6/aquilo — casual — chatos. 7/atestar — rochosa.

42

Solução E S A Q U U A V I L L B I L B I E R MA I R O C H A P E B A F P E A C

A

C H A T O S

F L O R I D A

B C O I L A A L E H E O

T E O B G E O T E A N S P S A R T E E O R

P I R O M I L E M N E S S I TE I R O D O R Ã D O E TA M E U A S R T N Ç A P O R

BANCO

SEGUNDO SOL

HORÓSCOPO

O "eu" oblíquo Constituída Sílaba de de pedras "harpa" Vontade Líder de comer católico

ORGULHO E PAIXÃO

Susana ataca Briana e todos se surpreendem. Julieta revela a Jane o trabalho de Camilo. Tibúrcio não aceita que Josephine fique na mansão, e Edmundo e Rômulo contrariam o pai. Mariana decide revelar seu disfarce a Brandão. Lídia procura Rômulo. Elisabeta encoraja Briana a enfrentar a mãe.

Catarina afirma a Lucíola que precisa dar um jeito de o marido acreditar que o filho que espera é dele. A pedido de Lucrécia, Rodolfo dispensa os serviços de Pizarro. Augusto aceita o convite para atuar no lugar de um dos atores. Tiago revela a Constância seu incômodo com a amizade de Selena e Ulisses.

Dez vezes cem

Desabitada

Atriz fará parte da nova temporada

Notícias da TV. Fã do programa, Fafy achou que o convite fosse um trote. “Uma produtora me ligou, e eu até achei que era trote. Eu via aquilo todo domingo. Gostava tanto do programa que meus amigos reclamavam que eu não saía mais pra almoçar, não fazia nada enquanto não acabasse. Mas sinceramente achei que eles não iam chamar uma pessoa da minha idade, da minha geração. Não ia rolar, nunca pensei. Mas a produtora disse: ‘A gente sabe que você vai fazer a diferença’”. 

NOVELAS

PASSATEMPO

Conjunto de casas Vendedor de ingressos

03.07.2018

Ensine o que sabe e preste atenção aos conselhos das pessoas mais próximas. Há chance de se encantar com uma pessoa que conheceu em viagem.

LEÃO (23/07 A 22/08) Mudanças de última hora não estão descartadas, mas tudo indica que o resultado será positivo. Um clima de mistério e paixão ajuda a esquentar a intimidade com o par.

VIRGEM (23/08 A 22/09 ) Trocar ideias, ouvir novos pontos de vista e ampliar seus horizontes são boas pedidas para esta terça. Se está saindo com alguém, a relação pode evoluir rapidamente agora.

LIBRA (23/09 A 22/10) Tudo indica que sua carreira pode ganhar um impulso e tanto agora. A vida amorosa talvez não traga tanta agitação, mas você e o par podem curtir seu cantinho.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Mostre seu lado responsável -- tudo indica que sua carreira pode ganhar um impulso e tanto agora. A vida amorosa não traz tanta agitação, mas você e o par podem curtir seu cantinho.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12) Se pensa em mudar algo em casa, essa é a hora de dar o primeiro passo. Bom astral para resolver de uma vez por todas um assunto que vinha se arrastando há tempos.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) Seu jeito falante vai facilitar o contato com colegas e pessoas próximas. Também será mais fácil conhecer gente nova. A dois, o diálogo será mais fácil.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02) Se souber jogar suas cartas, pode até conseguir um lucro que não estava esperando. O desejo de viver um relacionamento sério tem tudo para crescer.

PEIXES (20/02 A 20/03) No trabalho, concentre-se nas tarefas que dependem diretamente de você. Com seu charme, não terá dificuldade para atrair quem deseja ou deixar o par aos seus pés!


03.07.2018

ESPORTES 15

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

NO CAMINHO DO HEXA

Brasil joga bem, despacha o México e encara a Bélgica nas quartas de final Neymar e Roberto Firmino marcam e Seleção Brasileira bate a equipe mexicana por 2 a 0 para avançar às quartas de final. Próximo confronto acontece na sexta-feira na cidade de Kazan Lucas Figueiredo /CBF

Apesar de alguns sustos no primeiro tempo da partida, o Brasil foi eficiente e RÚSSIA despachou o México por 2 a 0, com gols de Neymar e de Roberto Firmino, nesta segunda-feira, 2, em Samara, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo. Agora, espera a Bélgica por uma vaga entre os quatro melhores do mundial, às 15 horas, em Kazan. Após a partida, o técnico Tite falou sobre o equilíbrio entre a defesa e o ataque. “O nível que atingimos é para as quartas de final, e a equipe tem que consolidar e crescer. Não me atenho a favoritismos. É a equipe que mais

2018

finaliza e talvez uma das que mais finalizam no gol”, detalhou o treinador, após a partida. O duelo entre mexicanos e brasileiros começou bastante truncado e os mexicanos partiram para cima da seleção brasileira. Com uma defesa sólida, a equipe comandada por Tite teve problemas para neutralizar as jogadas mexicanas. A partir dos 20 minutos, o Brasil passou a dominar a partida. Aos 24 minutos, Neymar fez grande jogada e obrigou o arqueiro mexicano, Guillermo Ochoa, a fazer uma boa defesa com a mão esquerda. Aos 32, Jesus fez boa jogada e finalizou para outra grande defesa de Ochoa. Na etapa final, a seleção brasi-

Neymar marcou um dos gols do Brasil leira voltou ainda melhor. Aos cinco minutos, Willian faz boa jogada, cruza e Neymar entra de carrinho para abrir o marcador. Aos 13, Paulinho recebeu de Fagner e bateu de pri-

meira, obrigando Ochoa a voar para fazer a defesa. Já na marca dos 42, Fernandinho arrancou pelo meio e passou para Neymar. O camisa 10 invadiu a área e finalizou. Ochoa desviou e Roberto Firmino apareceu para marcar e liquidar a fatura. Um dos destaques da partida foi o meia Willian. Bastante criticado nos primeiros jogos da seleção brasileira, ele foi responsável pelas principais jogadas ofensivas da equipe no jogo contra o México. Carinhosamente chamado por Tite de “foguetinho”, Willian se mostrou satisfeito com o desempenho. “Fico feliz com a minha atuação, mas muito mais com a nossa vitória e atuação de toda a equipe”, concluiu o jogador. 

SUFOCO

Seleção belga sofre, mas vira partida e elimina japoneses

Getty Images / FIFA

Na maior virada desta Copa do Mundo até agora, a Bélgica obteve grande feito nesta segunda-feira, 2, ao vencer o Japão por 3 a 2, em Rostov, e se credenciar para o confronto com a seleção brasileira nas quartas de final. Favoritos, os belgas levaram 2 a 0 no início do segundo tempo, mas buscaram a reviravolta no marcador em apenas 25 minutos e eliminaram os japoneses. O inesperado placar foi todo construído no segundo tempo. O Japão, classificado às oitavas pelo número de cartões, abriu o placar com dois gols em apenas quatro minutos e surpreendeu as arquibancadas. Haraguchi e Inui balançaram as redes. Mas a reação belga foi fulminante. Com Vertonghen e Fellaini, a Bélgica conseguiu empatar. Com jogadores mais altos, os belgas concentraram a energia no chuveirinho na área. Os dois gols de empate surgiram em jogadas áreas. O terceiro gol, porém, veio em lance de contra-ataque nos acréscimos. Quando as equipes já esperavam pela prorrogação, De Bruyne disparou pelo meio e acionou Meu-

Chadli marcou o gol da vitória belga nier, que cruzou na área. Lukaku fez o corta-luz e Chadli só completou para o gol aos 48 minutos do segundo tempo para confirmar a vitória. O terceiro gol coroou uma forte reação de uma das favoritas ao título no Mundial da Rússia. Com o resultado, a chamada “geração belga” ao menos iguala a campanha da última Copa, quando também foi até as quartas de final. Mas o time de Lukaku, que passou em branco, e Hazard quer mais. E o próximo desafio dos belgas será o Brasil, na próxima sexta-feira, às 15 horas, em Kazan. Mais cedo, a seleção brasileira avançou com uma vitória sobre o México por 2 a 0, em Samara. 


16

ESPORTES

TERÇA-FEIRA www.agorarn.com.br

03.07.2018

FANTASMA

Inglaterra encara a Colômbia para superar trauma das oitavas de final Seleção inglesa não chega às quartas de final desde 2006, na Alemanha. Do lado colombiano, craque James Rodríguez tem cansaço muscular e é dúvida para a partida, que começa às 15h Getty Images / Fifa

O encontro entre Colômbia e Inglaterra no estádio do Spartak, em Moscou, RÚSSIA logo mais às 15h, encerra os confrontos pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os colombianos querem derrubar o tabu sobre os europeus. São cinco vitórias inglesas e três empates. Já os ingleses, “pais do futebol”, querem acabar com a “maldição” das fases eliminatórias. Nas últimas três Copas, a seleção britânica acabou eliminada nas oitavas de final. O único confronto em Copas entre as duas seleções aconteceu em 1998, na França, quando a Inglaterra venceu por 2 a 0, no estádio de Lens. Para o desafio desta terça, a equipe colombiana, treinada por José Pekerman, provavelmente terá um grande desfalque. O meia James Rodriguez sofreu lesão muscular e é dúvida para o jogo eliminatório. Segundo o departamento médico colombiano, o atleta passou por exa-

2018

Ingleses durante jogo contra o Panamá me de ressonância magnética que apontaram cansaço muscular. Para a partida contra a Colômbia, a Inglaterra, por sua vez, acredita em uma boa apresentação do atacante Harry Kane, artilheiro do mundial com cinco gols. “Espero que nós criemos a maior parte das chances, mesmo que eles tenham grandes jogadores atacantes como Radamel Falcao e James Rodríguez.

Vamos jogar um futebol ofensivo”, diz o atacante. O técnico inglês, Gareth Southgate, pede precaução para a próxima partida. Ele não quer que o clima de “favoritismo” tome conta dos jogadores. Desde a vitória na Copa de 1966, a Inglaterra nunca mais participou de uma decisão. A última semifinal da equipe em copas foi em 1990. Além disso, o time tem um indigesto histórico na fase eliminatória em mundiais. Há 12 anos a seleção não passa das oitavas de final. A última vez aconteceu em 2006, na Alemanha, quando foi eliminada nas quartas pela seleção de Portugal. “Os jogadores estão ansiosos. Esse tipo de jogo é o que conta, o que importa, e os jogadores têm a oportunidade de escrever sua própria história”, definiu o técnico. Para o lateral-direito Kyle Walker, que atuou nos dois primeiros jogos como zagueiro, o time precisa de foco e concentração contra os colombianos. “Chegou a hora de colocar a diversão um pouco de lado” afirmou Kyle Waker. 

DUELO INÉDITO

Sem favoritos em campo, supreendentes Suécia e Suíça disputam vaga nas quartas Getty Images / Fifa

Principais surpresas da fase de grupo, as seleções de Suécia e Suíça se enfrentam em São Petersburgo, logo mais às 11h, com a missão de continuar sonhando com a Copa do Mundo. Será a primeira partida entre as duas seleções em mundiais. Após 24 anos, a Suécia volta a jogar a segunda fase do torneio. Em 1994, nos Estados Unidos, o time europeu terminou em terceiro lugar. Já os suíços esperam alcançar as quartas de final depois de 64 anos. A última vez foi em 1954, quando foram os anfitriões. A Suíça ocupa hoje o sexto lugar no ranking da Fifa, enquanto a Suécia aparece apenas na 24ª posição. As duas seleções chegam para a decisão com desfalques. A Suíça, do técnico Vladimir Petkovic, não

Suíços em duelo contra Costa Rica terá os defensores Fabian Schaer e Stephan Lichtsteiner. Eles serão substituídos, respectivamente, por Johan Djourou e Michael Lang. Recém-contratado pelo Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, Lang quer surpreender nas

oitavas da Copa. “Essa sensação de azarão nos ajuda, porque sempre queremos mais e mais. É a nossa maneira de pensar nos últimos dois anos”, analisou o jogador. Já o treinador sueco Janne Andersson não poderá contar com o volante Sebastian Larsson. “É verdade que mostramos grande respeito nos outros jogos, e o mesmo vale contra a Suíça. Precisamos chegar no nosso melhor nível para classificar para as quartas de final. Se pudermos fazer isso, podemos vencer a Suíça”, afirmou o treinador sueco. Em 29 partidas realizadas nos últimos 98 anos, os suíços têm 11 vitórias contra 10 da Suécia. Apesar disso, será a primeira vez que os times se enfrentam em uma grande competição internacional. 

ESCALAÇÃO

Colômbia

Ospina; Santiago Arias, Sanchez, Yerry Mina, Johan Mojica; Carlos Sanchez, Mateus Uribe; Cuadrado, Quintero, Luis Muriel; Falcao TÉCNICO:

Jose Pekerman

Inglaterra

Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire; Kieran Trippier, Dele, Henderson, Lingard e Ashley Young; Raheem Sterling, Harry Kane. TÉCNICO:

Gareth Southgate ARBITRAGEM: Mark Geiger (EUA), Joe Fletcher (Canadá) e Frank Anderson (EUA).

ESCALAÇÃO

Suécia

Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist, Augustinsson; Viktor Claesson, Svensson, Albin Ekdal, Forsberg; Marcus Berg, Ola Toivonen TÉCNICO:

Janne Andersson

Suíça

Sommer; Michael Lang, Djourou, Manuel Akanji e Ricardo Rodriguez; Behrami, Xhaka; Xherdan Shaqiri, Dzemaili, Steven Zuber; Josip Drmic TÉCNICO:

Vladimir Petkovic ARBITRAGEM: Damir Skomina, Jure Praprotnik e Robert Vukan (Eslovênia).

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 337  

Versão Flip

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 337  

Versão Flip

Advertisement