Page 1

w w w . a g o r a r n . c o m . b r

NATAL

Quinta-feira, 28 de junho de 2018 Edição nº 334 | ano 2

TEMPO

MAX: 30 ºC MIN: 23 ºC

JORNAL DIÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Getty Images / FIFA

EDIÇÃO CONCLUÍDA ÀS 20H45 TIRAGEM: 10.000 EXEMPLARES

RÚSSIA

2018

GRUPO H 16

MUNDIAL 15

Já que não tem Alemanha, que venha o México! Seleção Brasileira vence a Sérvia por 2 a 0, se garante nas oitavas de final da Copa, mas não terá revanche contra o time alemão, que caiu na primeira fase após derrota para a Coreia do Sul.

Leia o especial “Agora RN Natal” Confira nesta edição caderno suplementar que destaca obras, projetos e demais ações administrativas na capital potiguar.

Brigando por vaga, Colômbia e Senegal se enfrentam hoje Duas seleções jogam às 11h para definir classificação à próxima fase. No mesmo horário, ainda com chances, Japão pega a Polônia. POUPADOS 16

Com reservas, Bélgica duela com a Inglaterra Artilheiros Lukaku e Harry Kane não devem estar em campo nesta quinta-feira pela última rodada do Grupo G do Mundial da Rússia.

TELEFONIA 10

EMENDA 03

Celulares pós-pagos caem no gosto dos potiguares

Projeto que limita juros é discutido na Câmara Federal

Atualmente, já é possível conseguir um plano por R$ 40 fixos por mês com um pacote modesto de internet, perfeito para alguns públicos.

Pela proposta, de autoria da deputada federal Zenaide Maia, instituições financeiras só podem cobrar até três vezes o valor da taxa Selic.


OPINIÃO

2

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

COLUNA DOAGORA

Por Redação

O

partido Podemos decidiu, já na noite desta quarta-feira, 27, cancelar o evento que seria realizado nesta quinta, 28, e que poderia confirmar a condição de pré-candidato do deputado federal Antônio Jácome, ao Senado. O partido não explicou o motivo, mas comenta-se que o cancelamento foi consequência da ausência do senador José Agripino, que não poderia (ou não queria) participar do encontro. Oficializar a saída dele da chapa, sem a presença do mesmo no evento, poderia parecer um tiro nas costas do líder do Democrata no Rio Grande do Norte.

>> Renovação. Consequentemente, diante do cenário que se forma, não resta dúvidas que a renovação será considerável na bancada federal potiguar. Antônio Jácome, Felipe Maia e Zenaide Maia não serão candidatos e isso já representa quase a metada das oito cadeiras do RN na Câmara dos Deputados. >> Chegada. Por outro lado, parecem chegar com força a campanha o ex-deputado federal João Maia, presidente do PR e que foi, em suas eleições, um dos mais votados; e os pré-candidatos petistas, Fernando Mineiro e Natalia Bonavides. >> Desinteresse. Claro que isso é apenas uma previsão baseado no histórico de votos dos nomes, até porque as últimas pesquisas de intenção de voto têm mostrado que mais de 90% dos eleitores potiguares não têm candidato e 50% do total pretende votar em branco. >> Motivo. O desinteresse pode ser pelas notícias quase sempre negativas do Congresso. Nesta semana, por exemplo, Câmara e Senado apareceram discutindo o funcionamento durante o período eleitoral, que deve ser apenas em regime de plantão.

Alex Viana

Tiago Rebolo

Edilson Viana

Elias Luz

>> Copa. E vale lembrar que a Copa do Mundo já tem sido motivo de “folga” para muitos dos deputados. Não é por acaso que é possível ver neste período notícias sobre a presença de parlamentares potiguares no interior do Estado e não em Brasília. >> Mais uma. Segundo a coluna Expresso, do Globo, a Câmara dos Deputados gastará até R$ 1,5 milhão para trocar o carpete dos andares do anexo IV, prédio onde está localizada a maioria dos gabinetes dos parlamentares. O piso deveria ter sido substituído em 2014. >> Disputa interna. Por falar na concorrência por vagas proporcionais, a vereadora de Natal, Nina Souza (PDT) parece estar sendo alvo de uma pressão do Executivo Municipal para desistir da candidatura a Assembleia Legislativa, mesmo ela sendo a líder do prefeito Álvaro Dias na Câmara. >> Pressão. O motivo seria a concorrência interna que deve se formar entre Nina e o filho do prefeito de Natal, Adjuto Neto (MDB), e de Kleber Rodrigues (Avante), filho de Severino Rodrigues, também do MDB e prefeito de Monte Alegre.

Editor-geral

Editor do online

Lissandra Viana

Marcelo Hollanda Redator-Chefe

Festanças e medo

Estou aqui há 28 anos e nunca vi manipulação da pauta como está”

Ministro do STF Marco Aurelio Mello, sobre a condução dos trabalhos da colega Carmen Lúcia, presidente do Supremo.

>> Privatizações só após lei. O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, proibiu o Governo Federal de privatizar empresas estatais sem prévia autorização do Congresso Nacional. A decisão, em caráter liminar, ou seja, provisória, se baseou em um pedido feito pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da Central Única dos Trabalhadores, conhecida como CUT. Fellipe Sampaio / STF

O Brasil vive situações diferentes no momento: uma de festanças com direito a foguetórios, em razão da Copa do Mundo e da Seleção que de brasileira não tem nada. A outra situação é de medo, perplexidade e expectativa, devido à crise econômica e ao aumento da violência em todo o País. Futebol e violência não combinam, mas no Brasil caminham juntos como se fossem irmãos siameses. O que se observa nos Estádios de Futebol é uma guerra entre torcedores de times opostos que se odeiam como se inimigos fossem. Fora dos estádios as pessoas estão sendo assaltadas e assassinadas nas ruas e nas residências a qualquer hora do dia ou da noite. O Estado Brasileiro tornou-se impotente diante do poder de fogo da bandidagem. O futuro presidente da República, que será eleito em outubro próximo, tem o grande desafio de recuperar a economia e combater a violência no País que se dizia do futebol.

 LEITURA RÁPIDA >> Vice de Carlos Depois de decidir, segundo fontes próximas à família Maia, ser candidato a deputado federal, o senador José Agripino estaria trabalhando para o filho Felipe Maia ser companheiro de chapa de Carlos Eduardo na condição de candidato a vice-governador. >> Neoplasia Maligna Faleceu a mãe do médico Enildo Alves, ex-vereador de Natal. Dona Maria da Conceição Alves, de 92 anos, foi vítima de neoplasia maligna do pulmão. Nossos sentimentos em nome do Agora RN.

>> Pedido. A pressão estaria tão alta que emissários já teriam chegado ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que preside o PDT no Rio Grande do Norte, para que ele retire a précandidatura de Nina. Ela, porém, já comunicou que não aceita desistir do seu projeto de chegar a Assembleia.

Diretor Administrativo Diretora Financeira

jtpinheirojh@gmail.com

Rosinei Coutinho / STF

>> Aposentadoria. E responsável pelo ingresso do deputado federal Felipe Maia ao universo político, José Agripino deverá ser responsável também pela aposentadoria precoce dele. Felipe não demonstra interesse em concorrer a deputado estadual.

Diretor-Editor-Geral

JOAQUIM PINHEIRO

redacao@agorarn.com.br

Cancelado

28.06.2018

Gerente Comercial Karina Mandel

Gerente de Circulação Camilla Costa

Editores assistentes Ciro Marques Jalmir Oliveira Wagner Guerra

Diagramação e Design

FILIADO A

Nathalie Alves e Allysson Santos

ENDEREÇO DA REDAÇÃO: AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000 | REDAÇÃO: (84) 3027-1690 PUBLICAÇÕES: publica@agorarn.com.br | ESTE JORNAL É DE CIRCULAÇÃO GRATUITA

>> Homenagem da PM Chefe de Gabinete do ITEP, Tiago Tadeu Santos de Araújo foi um dos homenageados pela Polícia Militar durante solenidade de aniversário da corporação. Na foto, sendo cumprimentado pelo governador Robinson Faria.


28.06.2018

POLÍTICA 3

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

TRAMITAÇÃO

PEC proíbe que juros cobrados sejam mais de três vezes a Selic Tema foi discutido em audiência da Comissão dos Direitos do Consumidor, em Brasília. Matéria não tem previsão para ser votada na Câmara dos Deputados José Aldenir / Agora Imagens

Deputados federais, defensores públicos e empresários defenderam a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 160/15) que proíbe que os juros cobrados por instituições financeiras sejam maiores do que o triplo da taxa básica estabelecida pelo Banco Central. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília. Atualmente, a Selic está em 6,5%. A deputada federal potiguar Zenaide Maia (PHS) participou da discussão. O texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas, segundo a deputada Zenaide Maia (PHS-RN), ainda não foi votado a pedido do então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,

Zenaide é autora da PEC sobre assunto que atualmente é pré-candidato à Presidência da República pelo MDB. “Os cartões de crédito cobram até 300%, 400% de juros, ao mês, das famílias brasileiras, enquanto no país de origem deles cobram no máximo 1%. Isso, para usar um eufemismo, é uma extorsão, pois na verdade tra-

ta-se de um roubo”, criticou Zenaide, autora da PEC e do requerimento de realização da audiência pública para debater o assunto. Relatora da proposta na CCJ, a deputada Gorete Pereira (PR-CE), também esteve presente e se disse favorável à medida. Desde 2016, o parecer dela, pela aprovação, está pronto para ser apreciado. O debate de hoje ocorreu em audiência conjunta das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor; e de Defesa dos Direitos da Mulher. Dois dos principais interessados no assunto – o Banco Central e a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços – foram convidados, porém não enviaram representantes à audiência. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Comissão aprova Lei dos Agrotóxicos, em Brasília A Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de mudanças na legislação brasileira sobre agrotóxicos, chamada de “PL do Veneno”. A matéria prevê que os produtos sejam liberados apenas com o aval do Ministério da Agricultura, sem autorização dos órgãos reguladores sobre os eventuais riscos, como acontece atualmente.


4

POLÍTICA

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

28.06.2018

Emendas para educação, LGBT e moradores de rua são consenso Vereadores apresentaram 119 emendas ao projeto de autoria da Prefeitura de Natal, sendo que 81 destas foram consideradas consenso com a base aliada José Aldenir / Agora Imagens

A Câmara Municipal de Natal começou a discussão da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai criar as regras para a discussão do orçamento do município para 2019. Foram apresentadas 119 emendas ao projeto do Executivo Municipal, sendo que 81 destas foram aprovadas em consenso. Dentre as que são consensos, estão as emendas que destinam investimentos em políticas públicas para população LGBT e para população de rua, de autoria da vereadora Natália Bonavides (PT); melhoria da qualidade da saúde e educação, inclusive implementando a tecnologia nestas áreas, propostas pelos vereadores Eleika Bezerra (PSL), Ana Paula (PSDC), Sueldo Medeiros (PHS) e Nina Souza (PDT). Também são consideradas emendas consensuais, ou seja, que são concordadas tanto pela oposição, quanto pela oposição, a proposta da vereadora Eudiane Macedo (PTC),

Raniere explicou acordo com Executivo que inclui localidades da zona Norte da cidade como destino para equipamentos públicos urbanos; dos vereadores Aroldo Alves (PSDB) e Raniere Barbosa (Avante), na melhoria dos equipamentos e serviços urbanos. Raniere Barbosa, presidente da

Câmara Municipal, também propôs a inclusão na LDO do Plano de Salários dos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), até porque caso não esteja previsto na matéria, os recursos não terão como ser disponibilizados quando a Casa for discutir a Lei Orçamentária Anual do próximo ano, que deve ser votada no final de 2018. “As bancadas consensualizaram sozinhas as emendas, sem a interferência do Executivo que nos faria ficar na dependência, esperando que o governo dissesse o que seria consensual. Isso torna a Câmara mais independente e autônoma”, explicou Raniere Barbosa. A expectativa é concluir a votação nesta quinta, caso contrário será preciso convocar sessões extraordinárias, já que a Câmara entra em recesso parlamentar. As primeiras a serem discutidas, de acordo com os parlamentares, serão as 38 não consensuais. 

Destino Florianopolis

CÂMARA MUNICIPAL

Animais podem ir à praia

CÃES

Projeto permite circulação de pets nas praias da capital do RN Antes que a LDO começasse a ser votada, os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 035/18, de autoria do vereador Maurício Gurgel, subscrito pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), que revoga a Lei Municipal Promulgada nº 159/99, permitindo, dentro de algumas condições, a livre circulação de cães nas praias de Natal. “Natal será a primeira capital com uma lei que estabelece critérios e exigências, permitindo a convivência harmônica dos animais com a população nas praias. Além disso, aprovamos também a lei, que institui o Novembro Azul Pet”, explicou Pimentel. Nesta semana, vale lembrar, a Prefeitura sancionou a lei da CMN que trata do Outubro Rosa Pet. 

ELEIÇÕES 2018

Candidatura de Fábio e reeleição dos Motta têm mesma importância no PSB José Aldenir / Agora Imagens

A pré-candidatura do vice-governador Fábio Dantas, do PSB, pode até não estar decolando de acordo com as pesquisas de intenção de voto para o Governo do RN, mas dentro do partido, o prestígio dele continua grande. Tanto é que nesta quarta-feira, 27, o PSB do Rio Grande do Norte se pronunciou não só reafirmando a candidatura de Dantas, como colocando ela no mesmo patamar dos projetos de reeleição dos deputados federal Rafael Motta (presidente do partido no Estado) e do estadual Ricardo Motta. “Fábio Dantas é o pré-candidato do PSB ao Governo e conta com o apoio do partido no estado e nacionalmente. Inclusive, nas viagens ao interior do RN, através do projeto ‘Ouvir para Realizar’, tem reforçado a ideia de que a eleição está aberta e há muitos eleitores sem candidato definido. Observamos ainda que a re-

Fabio Dantas é vice-governador do RN jeição de Fábio é baixíssima, além de toda a classe política reconhecer sua capacidade e conhecimento no que diz respeito ao Rio Grande do Norte. Portanto, para o PSB, Fábio Dantas é pré-candidato ao Governo do Estado,

com total apoio do partido e também de nomes importantes do cenário político do RN”, afirmou o partido. Na última semana, a pré-candidatura de Fábio Dantas, que tem alcançado cerca de 1% nas pesquisas de intenção de voto, voltou a ser questionada nos bastidores da política, apontando que ela poderia ser preterida pelo partido para viabilizar a reeleição dos parlamentares, fato que também foi negado pelo PSB. “O partido confirma ainda o nome de Zé Vieira como pré-candidato ao Senado Federal pelo PSB, com total apoio do partido. A candidatura de Fábio é tratada como uma prioridade dentro do PSB, assim como todas as candidaturas na majoritária e na proporcional. O PSB conversa ainda com outros partidos sobre possíveis alianças para o pleito do próximo mês de outubro”, acrescentou no pronunciamento pessebista. 

Voz da Mata Sul

José Dirceu foi liberado

STF

Após decisão, José Dirceu volta para casa em Brasília O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, deixou o Complexo Penitenciário da Papuda na madrugada desta quarta-feira, 27, e voltou para casa, em Brasília. Ele estava preso desde o fim do mês passado, após ser condenado em segunda instância por envolvimento na Lava Jato, mas ganhou a liberdade nesta terça-feira após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (SFT). 


28.06.2018

ATUALIDADES 5

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

TENHA A LIBERDADE QUE SEMPRE SONHOU!

APRENDA COM OS MELHORES PROFESSORES E OPERE NA BOLSA DE VALORES COM O NOSSO CAPITAL, DE ONDE ESTIVER! EM NOSSOS CURSOS VOCÊ APRENDE NA PRÁTICA: Conhecimentos gerais

Análise técnica

Tape Reading

/AtomNatal

@AtomNatal

Av.Rodrigues Alves,800 | Edifício Tyrol Business | Sala 606 Tel: (84) 9 8774-0800


BRASIL

6

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

CLÁUDIO HUMBERTO redacaoch@gmail.com

STF teme que “trio ternura” desfaça a Lava Jato

O

Comparecerei a todos, sim”

Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato a presidente, confirmando presença nos debates

temor de ministros do Supremo Tribunal Federal, manifestado em conversas reservadas, é que a sua Segunda Turma esteja determinada a “desconstruir” a Lava Jato, por meio da suspensão de sentenças, como no caso do ex-ministro José Dirceu, ou através de medidas que enfraquecem a acusação do Ministério Público Federal (MPF). No STF, os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, cujos votos sempre coincidem, são chamados jocosamente de “trio ternura”.

1 >> O porquê de ‘trio ternura’ Em contraposição à Primeira Turma, mais rigorosa nos julgamentos, a Segunda Turma tem exarado sentenças predominantemente amenas.

3 >> Uma coisa leva a outra Bernardo foi preso na Operação Custo Brasil, que investiga o roubo a tomadores de empréstimo consignado. Ele seria solto por Dias Toffoli.

2 >> Denúncia enfraquecida Anulando a busca e apreensão na casa de Gleisi Hoffmann, a 2ª Turma enfraquece a acusação e ajuda o marido Paulo Bernardo, alvo central.

4 >> Roubo era descarado Segundo o MPF, a administradora roubava 1 real de cada tomador de empréstimo consignado. A pilhagem passou dos R$100 milhões.

>> Marun se incluiu fora Henrique Meirelles esteve segunda-feira (25) em Campo Grande, para se reunir com estrelas do MDB do Mato Grosso do Sul. A ausência da estrela maior do partido do Estado, ministro Carlos Marun, foi notada. >> Ritmo de Copa Deputados, que se deram folga para ver a Seleção contra a Sérvia, não se fizeram de rogados e cancelaram a sessão desta terça (26) para ver a Argentina. Nesta quarta, o expediente dos servidores acaba 13h30. >> Primeira de muitas Constitucionalista Michel Temer disse a Mike Pence, vice de Trump, que a 1ª Constituição da República brasileira (1891) foi inspirada na americana (1787). A deles é a mesma, mas o Brasil inventou mais seis. >> Memórias de Barbieri O ex-deputado Marcelo Barbieri, um dos históricos do MDB, vai lançar na Câmara, dia 4, seu livro de memórias, da militância estudantil aos 48 anos no partido, além dos dois mandatos de prefeito de Araraquara. >> Assim é, se lhe parece Formada em Letras, a senadora Regina Sousa (PT-PI) resolveu dar palpites jurídicos e chamou de “manobra” a decisão do ministro Edson Fachin de julgar pedido de liberdade de Lula no plenário do STF. PODER SEM PUDOR >> Bandeira nova Reza no folclore político potiguar que certa vez uma professora do interior pediu ao deputado Antônio Bilu uma bandeira brasileira novinha em folha, para a sua escola. - A nossa bandeira está velha e desbotada – explicou ela. - Não se preocupe – respondeu o prestimoso Bilu – veja as cores e o tamanho que a senhora quer, e eu mando providenciar outra.

>> Acordo etílico Brasil e México podem se enfrentar já nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, mas, longe do futebol, fecharam acordo para que cachaça e tequila sejam considerados produtos distintivos dos países. >> Às moscas De folga para tocar a campanha e assistir à Copa do Mundo, não havia deputados no Conselho de Ética para analisar ações contra Laerte Bessa (PR-DF) e Nelson Meurer (PP-PR), já condenado pelo STF. >> Para o próximo governo Mesmo com a péssima situação financeira da estatal, o vicepresidente dos Correios, Cristiano Barata, afirmou que não haverá demissões este ano. Estudam apenas mais demissões voluntárias. Já em 2019... >> Venda direta de álcool remove entulho autoritário A venda direta de etanol diretamente aos postos, autorizada nesta terça (26) pelo juiz Edvaldo Batista da Silva Junior, da 10ª Vara Federal de Pernambuco, remove um dos entulhos autoritários mais duradouros da nossa História recente. Criado em 1978, durante o Proálcool, a venda obrigatória a distribuidores/ atravessadores foi reforçada por uma suspeita resolução 43/2009, da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

28.06.2018

GUSTAVO NEGREIROS gsnegreiros@hotmail.com

Comportamento na Copa Continuamos a falar de Copa do Mundo. Escrevo a coluna antes do jogo, pois agora o jornal tem novo horário para fechar. Assim, quando você estiver lendo, pode ser que Neymar tenha voltado a ser um Deus, ou então, a seleção de cabeça baixa esteja voltando para o Brasil. Tenho acompanhado a Copa pela TV, fico impressionado com o grau de limpeza da Rússia. Pelo que observo, depois de duas Copas em países desorganizados, África do Sul e Brasil, agora o futebol volta à civilização. A Rússia tem história, cultura, protagonismo e um certo charme. É um país a ser explorado. O tema principal do Brasil durante a Copa é a questão do assédio as mulheres, os rapazes que falaram palavras constrangedoras para uma moça que não entendia o que falavam, tentativas de beijos em repórteres. Isso tem gerado debates acalorados, parece final de Copa do Mundo. A Coca-Cola, na Copa de 2014, fez propaganda com um rapaz beijando uma repórter, cena que acabou se repetindo na realidade, durante a Copa aqui no Brasil. Agora na Rússia, cena semelhante foi encarada como uma agressão. Em 4 anos, o mesmo fato com interpretações totalmente diferentes, não vou entrar nem no mérito de ser certo ou errado, mas vivemos em constante transformação social. Ainda não entendo se a transformação gera proteção às mulheres ou se amordaça a espontaneidade. Pode ser que tenhamos que esperar pela próxima Copa, com nova cultura, para sabermos as respostas. Assim, sem grandes questionamentos sociais, vamos observando os acontecimentos da Copa da Rússia. E entramos em mais uma polêmica: o craque Maradona. Há tempos protagonizando cenas constrangedoras. Maradona, gênio ganhador de Copa do Mundo, um dos maiores craques da história do futebol, hoje perdido no álcool e drogas. A cada minuto chega um novo vídeo dele pelo WhatsApp em estado deplorável de embriaguês. Uma pena para o esporte, um exemplo a não ser seguido, inclusive por jovens craques, lembrei de Adriano, o imperador. O mar de dinheiro no futebol é tão grande para essa turma que participa da Copa do Mundo que é preciso muito juízo para lidar com as tentações. Até terça!


28.06.2018

CIDADES 7

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

ADULTERAÇÃO

Ministério Público vai investigar 42 revendas de carros usados no RN Promotoria de Defesa do Consumidor abrirá procedimentos investigativos criminais contra as lojas em Natal e Parnamirim. Procedimento ocorre após descoberta de esquema de fraudes em odômetros José Aldenir / Agora Imagens

Os casos de adulterações de quilometragem em revendas de carros em Natal podem estar acontecendo desde 2007, segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Natal estuda abrir procedimentos investigatórios criminais contra 42 empresas de Natal e outras duas Parnamirim. Elas são suspeitas de participação em fraudes de odômetros. O caso foi descoberto após a Operação Vitruvius, deflagrada na última terça-feira, 26, que descobriu episódios de equipamentos adulterados entre 2017 e 2018. Segundo o promotor Leonardo Cartaxo, a próxima etapa da investigação é a de análise dos documentos apreendidos. Foram realizadas 50 ações de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e ainda em João Pessoa, capital da Paraíba. “Coletamos muitos registros de compra e venda de veículos. Vamos abrir processos investigatórios criminais”, diz o promotor. Com o início da operação, seis foram presas preventivamente. O grupo é formado por adulteradores profissionais de odômetros. Tiago Conceição Cachina e Antônio Eric Carvalho de Souza, trabalhavam de forma autônoma. Já Gileno Ca-

AUMENTO

ANS formaliza teto de 10% para reajuste de planos de saúde A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formalizou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27, decisão que autoriza reajuste máximo de 10% nos planos de saúde médicohospitalares individuais e familiares, com ou sem cobertura odontológica. A vigência do aumento é retroativa a 1º de maio deste ano e segue até 29 de abril de 2019. A ANS explica que o porcentual de até 10% é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98, o que atinge 8,1 milhões de beneficiários, ou 17% do total de 47,3 milhões de consumidores. 

GC Velocímetro foi identificada como uma das adulteradoras, segundo o MPRN china, João Otávio Macedo da Silva, Alcivan Eufrásio da Silva e Lucas Oliveira de Farias, atuavam na empresa GC Velocímetro, especializada em revisar odômetros, mas que também atuava no mercado de fraudes. O que chamou a atenção dos promotores foi a sistemática da fraude. A mudança era uma pratica corriqueira entre os suspeitos. Um dos envolvidos no caso, Tiago Cachina, foi considerado pela investigação como o “maior adulterador de odômetros do ramo de automóveis usados em Natal”. Ele foi responsável por fraudar a quilometragem de 153 carros em um período de 45 dias. Uma média de três fraudes por dia. “Os

áudios interceptados demonstram que ele realizava diariamente a atividade criminosa”, afirma o promotor. Para apagar pistas, as revendedoras de veículo também adulteravam os documentos dos veículos. “A fraude também atingia a documentação de revisão dos automóveis, delimitando as quilometragens de avaliação veicular”, aponta. Ainda segundo as investigações da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Natal, que investiga o caso desde 2017, em 45 dias de inquérito, foram registrados episódios de 202 veículos com odômetros adulterados. As investigações descobriram

SEGURANÇA

Detran lança campanha com foco na redução de acidentes O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) iniciou campanha educativa para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro. A ação chama a atenção para os perigos do uso de álcool e direção e de celular ao dirigir, além do prevenir o excesso de velocidade. Para o diretor geral do Detran, Eduardo Machado, a campanha contribui para a diminuição das mortes no trânsito e para aumentar a segurança nas vias públicas. As peças

publicitárias, criadas pela agência Executiva Propaganda, trazem veículos danificados em decorrência de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte. As intervenções estão nas paradas de ônibus. A campanha tem o lema “Sua atitude vale mais que mil palavras”, com objetivo de salvar vidas, reduzindo cada vez mais o número de acidentes. Em 2018, a nova campanha trará também outdoors duplos com carro e moto de acidentes, ganhando às ruas. 

que 40 empresas em Natal e duas em Parnamirim estavam envolvimento com o esquema. “Essa prática (fraudar odômetros) é muita antiga. Encontramos anotações desde 2007. Mas não temos como precisar datas”, Leonardo Cartaxo. Outra prática criminosa descoberta pela investigação foi adulterar sistemas eletrônicos de segurança, como airbags e luzes de freio, para vender veículo com defeito. “Em um caso, o fraudador apagou a luz que mostra falhas no sistema de airbag. É algo que pode causar graves prejuízos ao consumidor. Estamos investigando para descobrir novos casos”, diz o promotor. Além disso, dez pessoas foram identificadas como participantes das fraudes. Antes de pôr veículos à venda, elas procuravam os adulteradores para reduzir a quilometragem dos veículos. Elas podem responder por estelionato. “Particulares que queriam vender seus carros, por um valor maior, e, com isso, adulteravam os equipamentos para lucrar com o negócio”, aponta Leonardo Cartaxo. A Promotoria de Defesa do Consumidor sugere que as pessoas que compraram veículos em revendas de usados em Natal façam a revisão em concessionárias. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Prefeitura de São Gonçalo

Prefeitura investe mais de 1,6 milhão em obras A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai investir mais R$ 1,6 milhão em obras de pavimentação. Ao todo, serão beneficiadas 21 vias dos bairros Jardins e Santo Antônio do Potengi.


CIDADES

8

OFERTAS DE

Coxão mole bovino fracionado A partir de

18

R$

,19

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

04

DIAS

KG

4

Leite condensado TP Nilza Unidade c/ 395g

28

UNID.

KG

3

Tablete Laka Unidade c/ 90g

3

R$

0

R$

PCT.

,49 UNID.

KG

Filé de peito de frango congelado Seara Pacote c/ 1kg

Flocão de milho Iane Pacote c/ 500g

,39

R$

PCT.

,79

3

,59

R$

Feijão-carioca T1 Kicaldo Pacote c/ 1kg

,39

2

R$

Galinha congelada A partir de

,19

Café Pilão Pacote c/ 250g

R$

OFERTAS VÁLIDAS DE 28/6/2018 A 1/7/2018

Picanha bovina tradicional A partir de

R$

28.06.2018

15

R$

,99 EMB.

7,99 PCT.

Óleo de girassol Liza Unidade c/ 900ml

5,69

,79

R$

PCT.

Toalha de papel Aro Embalagem c/ 6 rolos c/ 100 folhas

R$

UNID.

Papel higiênico folha dupla Aro Embalagem promocional leve 16, pague 15 rolos c/ 30m

15,89

R$

* DAS PRINCIPAIS BANDEIRAS. CONSULTE NOSSA EQUIPE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.

EMB.


28.06.2018

OFERTAS DE

04

Linguiça de frango congelada Aurora Pacote c/ 5kg

9

3

UNID.

1

Detergente R$ líquido M&K Diversas fragrancias, unidade c/ 500ml

,09 UNID.

RESTAURANTE

OFERTAS VÁLIDAS DE 28/6/2018 A 1/7/2018

0

Biscoito cream cracker Fortaleza Pacote c/ 400g

1

3

4

Sabão em R$ barra M&K Embalagem c/ 5 unidades c/ 200g

PCT.

Fiambre Kitut Unidade c/ 320g

3

R$

,25 EMB.

SERVINDO SABOR E QUALIDADE POR UM PREÇO ÚNICO, COM O APOIO DE NOSSO PARCEIRO.

POSTO DE COMBUSTÍVEIS MAKRO PREÇO BAIXO E QUALIDADE GARANTIDA.

LOJA NATAL: RUA LÚCIA VIVEIROS, 4511 - NEÓPOLIS BEBA COM MODERAÇÃO • SÃO PROIBIDAS A VENDA E A ENTREGA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS A MENORES DE 18 (DEZOITO) ANOS (ART. 81, IL, DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).

RESPEITE A VAGA DE ESTACIONAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA E IDOSOS. MANTENHA SUA CIDADE LIMPA - NÃO JOGUE ESTE IMPRESSO EM VIAS PÚBLICAS. Ofertas válidas para a loja Natal. Consulte mais informações sobre as lojas no site Makro, www.makro.com.br. Ofertas válidas de 28 de junho de 2018 a 1 de julho de 2018 ou enquanto durarem os estoques na loja. Garantimos a quantidade mínima de 03 unidades/kg de cada produto anunciado nesta edição. Fotos meramente ilustrativas. Fica ressalvada eventual retificação das ofertas aqui veiculadas. Os preços deste anúncio são válidos somente para os produtos retirados na loja. *A condição de parcelamento sem juros nos planos em até 10 vezes para os pagamentos no cartão de crédito Makro, será válida somente para os produtos com o selo indicativo de em até 10 vezes sem juros. Para planos em até 12 vezes, as vendas serão financiadas pelo Banco Bradesco S/A através dos Cartões de Crédito Makro, CET (Custo Efetivo Total) de 69,07% ao ano, taxa de juros de 4,10% ao mês. O valor das parcelas poderá sofrer alterações de acordo com a data de realização da compra. Aprovação do cartão sujeita a análise de crédito e critérios de elegibilidade do banco emissor. Para outras promoções com o cartão de crédito Makro, favor consultar o Serviço de Atendimento ao Cliente. Aceitamos cartões de crédito das principais bandeiras e pagamento somente na função à vista, para mais informações consulte nossa equipe de atendimento ao cliente.

3,19

,49

R$

UNID.

,05

R$

Cerveja Stella Artois Embalagem c/ 6 garrafas c/ 275ml

Água mineral sem gás Indaia Garrafa c/ 1,5L

,89

R$

KG

,25

R$

DIAS

Néctar Maratá Diversos sabores, unidade c/ 200ml

,78

R$

Atum ralado Aro Unidade c/ 120g

CIDADES 9

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

R$

GARRAFA

,99 UNID.

GARRAFA

11,89

R$

Batata palha Scrusch Pacote c/ 500g

PCT.

Ração Folks Pacote c/ 25kg

R$

78,90 PCT.


10

ECONOMIA

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

28.06.2018

CUSTO-BENEFÍCIO

Consumidores descobrem as vantagens do celular pós-pago Atualmente, já é possível conseguir um plano por R$ 40 fixos por mês com um pacote modesto de internet, perfeito para quem tem acesso ao Wi-Fi no trabalho José Aldenir / Agora Imagens

Salete, diarista, tem uma agenda cheia. Com residência fixa em Ceará-Mirim, seus clientes estão todos em Natal e se comunicam com ela por WhatsApp. O sonho dessa profissional autônoma, sem registro em carteira, é um dia migrar do pré-pago para os celulares de conta. Com o acirramento da concorrência entre as operadoras, que lutam entre si por um mercado gigantesco, mas que não conseguem crescer por causa da crise, os chips pré-pagos praticamente desapareceram. Hoje, por R$ 40 fixos por mês e um pacote modesto de internet, mas perfeito para quem tem acesso ao Wi-Fi no trabalho, é possível falar ilimitado para qualquer operadora. E, ainda, contar com os aplicativos gratuitos de comunicação. João Victor, representante comercial, diz que agora as ligações para o seu celular pararam um pouco.

EM QUINZE

SEGUNDOS EBC / Divulgação

Planos básicos já incluem internet Mas, no mesmo passado, as ofertas para que ele mudasse de operadora eram quase diárias. “Era uma oferta de manhã, a outra de tarde e uma terceira de noite”, conta. Segundo a Agência Nacional

de Telecomunicações (Anatel), só em março deste ano, as linhas pré-pagas caíram 10,58%, contra um crescimento de 12% nas linhas pós-pagas dentro de um universo de 235 milhões de linhas úteis no país. Com medo de roubos frequentes dentro dos ônibus e nas ruas, a diarista Marli já perdeu três celulares para os ladrões. “Minha vida é pra comprar telefone”, queixa-se. Como milhares de trabalhadores em Natal, muitos sem saber ler ou escrever, o aplicativo preferido é o WhatsApp, no qual eles podem identificar o número e a foto da pessoa para se comunicarem pelo recurso da gravação de mensagens. “Agora, com a ligação mais barata, a única dificuldade é ter crédito para fazer ter uma linha”, desabafa. Entre janeiro e março deste ano, o faturamento das operadoras de telefonia somou R$ 50,1 bilhões. 

José Aldenir / Agora Imagens

Ponte de Todos vista do Forte

TURISMO

Setur divulga lista de selecionados para cursos de capacitação A Secretaria Estadual de Turismo divulgou o resultado dos selecionados para os cursos de capacitação que irão acontecer em Baía Formosa, Canguaretama, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Areia Branca, Assú, Guamaré, Macau, Mossoró, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Martins, Parnamirim, Nísia Floresta, Portalegre e Santa Cruz. Mais de mil inscrições foram realizadas e 940 pessoas selecionadas para as capacitações. A lista de selecionados está disponível em www.governocidadao.rn.gov.br. As matrículas acontecem de 2 a 7 de julho de 2018. 

APOIO

Governo do Estado publica decreto que dobra incentivos fiscais para a cultura Verônica Macedo / CMN

Alunos do Fies podem renegociar dívidas Os alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, e estão inadimplentes terão a oportunidade de renegociar, a partir do segundo semestre deste ano, as dívidas junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com o Ministério da Educação, o fundo estudantil tem hoje 2 milhões e 700 mil contratos e um elevado número de 453 mil estudantes inadimplentes, todos sem chances de fazer esta negociação. No momento, este índice equivale a um débito total de R$ 10 bilhões com o fundo. A previsão é que isso seja feito em agosto. A alta taxa da inadimplência causou a decisão do governo revisse essas regras.

Depois de assinar a ordem de serviço para a restauração do Teatro Alberto Maranhão, nesta terça-feira, 26, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 27, o decreto do governador Robinson Faria, assinado também pelo secretário estadual de tributação, André Horta, que disponibiliza R$ 6 milhões para incentivos fiscais para investimento na cultura. O decreto, número 28.158, assinado nesta terça, fixa “para o exercício financeiro de 2018, o montante de recursos disponíveis para a concessão de incentivos fiscais, destinados ao financiamento de projetos culturais no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte”. Segundo o decreto, o montante disponível para a concessão de incentivos fiscais, destinados ao financiamento de projetos culturais no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, ficará limitado, no exercício financeiro de 2018, a R$ 6 milhões. O

Robinson Faria deu ordem de serviço nesta semana para reforma do TAM valor representa o dobro do destinado inicialmente, pelo decreto 27.870, de abril, que fixava o montante em R$ 3 milhões. Nesta terça-feira, no mesmo dia que assinou o novo decreto, Robinson Faria deu a ordem de serviço para obras de restauração do Teatro

Alberto Maranhão (TAM), da Escola de Dança (EdTam) e do Palácio da Cultura (Pinacoteca). As assinaturas aconteceram em solenidade realizada no TAM, em Natal, que ultrapassam a casa dos R$ 15,6 milhões investidos na área, por meio de recursos do Governo Cidadão. 


28.06.2018

ZAPPING 11

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

FILTRO

Luan Santana se diz a favor da censura de funks “pesados” Cantor sertanejo irá apresentar programas com músicas de sucesso na TV Globo aos sábados Leo Franco / AgNews

O apresentador do “Só Toca Top”, novo programa musical da Globo, Luan Santana, disse ser a favor da censura de letras de músicas consideradas “inadequadas” ou “pesadas demais” para os sábados à tarde, quando a atração será exibida pela emissora. Ao menos uma vez por mês, Só Toca Top exibirá os hits mais ouvidos pela audiência no período, baseando-se em um ranking formulado pela própria equipe. Os artistas serão convidados para tocarem a sua música. E se um funk “proibidão” chegar ao topo da parada? “Quando a música for muito pesada eu concordo [em cortá-la]. Afinal de contas tem crianças assistindo. Mas cada situação deve ser analisada individualmente”, pontuou o sertanejo, ao ser questionado sobre o assunto.

“Cada situação deve ser analisada” Diretor artístico da atração, Raoni Carneiro reafirmou que cada caso será analisado e que não considera como “censura” a exclusão ou a alteração da música. “Não encaro isso como censura. Somos responsáveis pelo conteúdo que estaremos exibindo. O consumo hoje em dia é democrático”. 

PROCESSO LICITATÓRIO N° 0047/2018 – PREGÃO ELETRÔNICO COM ITENS EXCLUSIVOS E COM RESERVA DE COTA DE ATÉ 25% PARA MICROEMPRESAS - ME E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE – EPP, INCLUSIVE MICROEMPREENDOR INDIVIDUAL – MEI. SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Objeto: Registro de Preços para eventual aquisição de hidrômetros para micromedição, conforme Termo de Referência e Ordem de Licitação nº 3411/2017-GSL. AVISO A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que realizará em 25 de setembro de 2018, às 09h00 horas, licitação para o objeto acima especificado (Protocolo 202209/2017-1). O Edital com as especificações e seus anexos encontra-se à disposição dos interessados no site www.caern.rn.gov.br, na aba “transparência”, no link licitações no Portal RN COMPRAS e no www.comprasnet.gov.br, ou na Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos a partir do dia 28 de junho de 2018, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 horas, até às 09h00 horas do dia 25 de setembro de 2018. Informações pelo telefone nº. (84) 3232-4178 ou cpl@caern.com.br. Natal/RN, 27 de junho de 2018 Crizóstimo Félix de Lima Souza Assessor de Licitações e Contratos

PL Nº 0038/2018 – PREGÃO ELETRÔNICO PROTOCOLO NET: 383.755 / 2016-1 Objeto: Registro de preços para eventual aquisição de colar de tomada em ferro fundido. TERMO DE ADJUDICAÇÃO O Pregoeiro da Companhia de Águas e Esgotos do RN, designado através da Portaria 0757/2017-D, com fundamento no Art. 4º, Inciso XX da Lei 10.520/02, resolve divulgar como vencedoras do certame acima mencionado as empresas: SANOR SANEAMENTO DO NORDESTE LTDA, dos itens 01, 02, 03, 04, 05, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17; e CY INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALÚRGICOS LTDA, do item 06. Outrossim, no uso de suas atribuições, decide ADJUDICAR o certame acima aos referidos licitantes, conforme as condições ofertadas em suas propostas. Natal/RN, 27 de Junho de 2018 Gilvan Pontes da Silva Pregoeiro


12

COTIDIANO

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

28.06.2018

ALEX MEDEIROS alexmedeiros1959@gmail.com >> Sócios da Orcrim. O corrupto Zé Dirceu está nas ruas, o chefão Lula pode ser libertado a qualquer momento. Definitivamente, a famigerada segunda turma do Supremo Tribunal Federal é uma espécie de aparelho jurídico do Partido dos Trabalhadores infiltrado na maior corte de Justiça do País.

A mascote da Copa

>> Dirceu e Toffoli. O segundo já foi empregado do primeiro, durante o governo Lula. O primeiro aproveita o privilégio da cadeira no Supremo para julgar em favor do ex-patrão e ainda impedir que a corte inverta sentenças no plenário. Nunca foi tão urgente uma intervenção não pacífica no STF. >> Livrando narizinho. A segunda turma também anulou todas as provas obtidas contra a senadora Gleisi Hoffmann quando das busca e apreensão ocorridas na Operação Custo Brasil que investigava ela e seu marido Paulo Bernardo. Aos poucos, o STF vai destruindo todo o trabalho da Lava Jato. >> Imposto sindical. O Ministério Público Federal deu parecer contrário aos sindicatos, que ajuizaram no STF uma ação de inconstitucionalidade para o fim do imposto obrigatório aprovado na reforma trabalhista. Para o MPF a extinção da obrigatoriedade é, sim senhor, constitucional, como diz a nova letra da Lei. >> Viva o espelho. Cientistas da Universidade Queen’s de Belfast (Irlanda do Norte) constataram que o senso de superioridade dos narcisistas dá a eles resistência mental para nunca desistir de um objetivo. A pesquisa contraria a psicologia, que dizia ser o narcisismo um traço sombrio da personalidade.

C

hama-se Zabivaka, mas as duas últimas sílabas não representam qualquer relação semântica com os animais bovinos. A mascote oficial da Copa do Mundo 2018 é um lobo, animal querido no país-sede e um dos mais comuns personagens inseridos nos contos infantis e também na literatura russa. Em 1939, a poetisa Marina Tzvietáieva – que fugiu da União Soviética em 1922 por criticar a revolução bolchevique – citou o animal num poema-protesto pela invasão do exército nazista na Tchecoslováquia: “Nego-me - a ser. Detida / no hospício com a escória / renego mesmo – a vida / com lobos praça afora”. Zabivaka foi criado na intenção de distribuir carisma e energia à torcida russa e aos turistas. Sua autora é a estudante de desenho Ekaterina Bocharova, que venceu o concurso aberto na Rússia pela própria FIFA. Seu lobo obteve 53% dos votos, superando um tigre (27%) e um gato (20%) de outras propostas. O nome em russo significa “pequeno goleador” e no perfil do

personagem Ekaterina escreveu que ele era encantador e sociável, um bichinho que sonhava em converter-se na grande estrela de um campeonato mundial de futebol. Ele também tem espírito esportivo, sempre respeitando o adversário. Zabivaka é uma mascote divertida, que faz rir as pessoas, e seus óculos ajudam a melhorar sua habilidade no campo. É um lobo que habitou a fantasia da sua criadora na infância, quando ouvia historinhas na cidadezinha onde nasceu. “Minha cidade é tão pequena que sequer aparece no mapa”, diz Bocharova. Numa entrevista à imprensa alemã, logo após vencer o concurso, ela contou da vida familiar: “Meus pais trabalham na indústria do petróleo, minha cidade é numa região com grande exploração de derivados petrolíferos, a maioria das pessoas de lá trabalha principalmente neste setor”. Para compor o desenho vencedor, ela disse que se inspirou também no seu próprio cachorro, da raça Terrier e que se chama Tyson (não tem relação com o boxeador americano nem com o jogador brasileiro). Ekaterina revelou que a vitória no concurso lhe rendeu apenas pouco mais de cem dólares. De acordo com sites europeus, o lobinho russo já se converteu em uma das mais populares mascotes da história das copas. É o produto mais vendido nas cidades-sedes da Rússia, superando camisas e bandeiras. Zabivaka tem versões de pelúcia, plástico, madeira, além de estar em diversos souvenires. A eleição da mascote oficial da Copa do Mundo é uma tradição da FIFA e existe desde o torneio de 1966, na Inglaterra, quando venceu o desenho do leão Willie. Quatro anos depois, no México, fez sucesso o boneco Juanito, um tipo simpático e sorridente debaixo de um sombreiro, o chapelão mexicano.

PICARDIA NAS REDES A segunda turma do STF tornouse um câncer naquela Corte, um instrumento do mal.

Disfarçados de juízes, Gilmar, Lewandowski e Toffoli são cúmplices de bandidos.

Supremo Tribunal Federal é o esgoto moral da República..

(Diogo Ringenberg)

(José Carlos Sepúlveda)

(Joaquim Teixeira)

Perder velhos amigos por acúmulo de pequenas falhas é um dos mais dolorosos sucessos”

(John dos Passos)

>> Argentina torta. Só não pode considerar a pior seleção argentina de todos os tempos por causa da presença de Messi, o gênio solitário numa geração sem brilho. Os gols contra a Nigéria carregam a simbologia de um time desequilibrado e torto: os canhotos Messi e Rojo marcaram com o pé direito.

>> Messi em revista. No clima de Copa do Mundo, duas grandes revistas internacionais elegeram Lionel Messi o melhor jogador da história do futebol. Primeiro foi a Paper Magazine, de Nova York, que usou o trocadilho G.O.A.T. (palavra que significa Bode e é abreviatura de Melhor de Todos os Tempos), depois a Voetbal International, a mais importante da Holanda, fundada em 1965 e que inspirou a diagramação da Placar, quando criada em 1970 no Brasil.


28.06.2018

SOCIAL 13

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

Daniela Freire

daniela.freirecosta@yahoo.com.br Instagram / Reprodução

>> Condenado. O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) condenou o prefeito afastado de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho, ao ressarcimento mais de R$ 2 milhões decorrente de irregularidades na aquisição de combustível e peças automotivas no exercício de 2014. O processo foi relatado pelo conselheiro em substituição legal, Marco Antônio Montenegro, na sessão da 2ª Câmara de Contas, realizada nesta terçafeira, 26. >> Chegando. Os grupos Delfin Saúde, referência em diagnóstico por imagem e Incor Natal, especialista em clínica e procedimentos de média e alta complexidade ligados ao coração, inauguram nesta sexta-feira, 29, às 11h, no Hospital Rio Grande, em Natal, uma ampla e moderna ala cardiológica que contará com um setor de hemodinâmica com 11 novos leitos de repouso e preparo para procedimentos de diagnósticos não invasivos das doenças cardiológicas e seus respectivos tratamentos e uma UTI Pediátrica com 10 novos leitos. A ação tem sido bastante comemorada no campo da medicina pois permitirá a retomada de procedimentos fundamentais para a redução das filas de espera de pacientes cardiopatas e de oncologia pediátrica que demandam esta assistência. >> Aviso. A Comissão de Finanças, Orçamento Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, nesta terçafeira, 26, o texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019. A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas para o exercício financeiro do próximo ano, orientando para a elaboração. Ela serve como base para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é quem define o orçamento público. >> Lançamento. Escolhido o carro do ano na Europa, o Toyota Yaris chega ao Brasil nesta quinta-feira, dia 28 de junho. Aqui em Natal, a Toyolex fará o lançamento do modelo hoje, a partir das 19h, no salão da concessionária, em Cidade Satélite. Um momento onde apaixonados por carros e curiosos vão poder ver de perto todo o charme do caçula da gigante mundial.

O desabafo o deputado federal Antônio Jácome nas redes sociais, reclamando do “terrorismo psicológico perpetrado por abutres alugados, remunerados pelo erário público” devido à sua decisão de se aliar a Carlos Eduardo Alves e de não permanecer ao lado do governador Robinson Faria nas próximas eleições. “Você foi injustiçado, hostilizado por quem você jamais esperava; por quem você acreditou ao ponto de deixar de se filiar ao partido de seu pai”, escreveu o parlamentar. Na foto, o deputado Jacó Jácome com o recém-nascido primogênito

>> Premiada. A rede de padarias Gosto de Pão recebeu pela sétima vez a premiação de melhor padaria no Top Of Mind Natal, uma iniciativa da revista Foco Nordeste. O empresário Tennyson Brito comemora mais este feito. >> Padrão. Natal recebe nos próximos dias 29 e 30, no auditório da Associação Médica do RN, um Simpósio de Cardiologia que reunirá especialistas de todo o país. Organizado pelos hospitais Sirio Libanês, considerado um dos mais importantes centros médicos da América e Rio Grande / Incor Natal, o encontro vai discutir o que de mais atual existe sobre procedimentos de média e alta complexidade ligados ao coração. Divulgação

Instagram / Reprodução

Deputado federal Rafael Motta na torcida pelo Brasil na Copa do Mundo Instagram / Reprodução

>> GIRO PELO TWITTER... ...da GloboNews: “Fernando Collor não será mais candidato à presidência pelo PTC”; ...da revista Exame: “Presidente da federação alemã diz que eliminação é ‘decepção sem limites’”;

Governador Robinson Faria reuniu parte dos filhos para acompanhar a partida entre Brasil e Sérvia nesta quarta-feira

...do portal Congresso em Foco: “Lewandowski proíbe governo de privatizar empresas sem autorização do Congresso”. Desfile Fendi Verão 2019 em Milão


VARIEDADES

14

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br AgNews / Deividi Correa

PODENDO

Ex-BBB Bambam afirma que saiu com 45 capas da Playboy “Eu sou um cara polêmico e posso acabar casamentos”, declara o ex-vencedor do 1º Big Brother Brasil

Kleber Bambam está com a corda toda. O vencedor da primeira edição do Big Brother Brasil revelou, em entrevista a Rafael Cortez, que já saiu com muitas mulheres famosas, includindo “capas” da Playboy.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Significa "Legal", em IML

© Revistas COQUETEL

Trocar Grau de elevação uma (?): da voz bater papo Galhos

(?)-pago, o celular sem conta mensal

O alimento como o jiló, pelo gosto

André Marques, apresentador

DEUS SALVE O REI

Grande depósito de mercadorias A vogal do meio Festa de 6 de janeiro

Ao (?): em volta de

Criar bolor Via fluvial

Exercício para o corpo

Vitamina presente no abacate Muito exigente 101, em romanos

Seguir; rumar Roça com as unhas

Muito disputado Embalagem de cigarro

Divisória da casa Capim de vassouras

oncentre-se no serviço e faça o possível para causar uma boa impressão no chefe. Mas tente mexer os pauzinhos nos bastidores para evitar a concorrência. Saberá encantar o par.

Poema lírico cantado

TOURO (21/04 A 20/05) Não se distraia do que precisa fazer: vai contar com energia para dar conta de qualquer tarefa hoje! Nos estudos, vai ser fácil se destacar. No romance, invista em um programa diferente.

GÊMEOS (21/05 A 20/06)

Ricardo Teixeira, dirigente esportivo

Primeira pessoa do singular

Assuntos religiosos ou místicos desperta seu interesse. Bom momento para tentar um novo corte de cabelo ou um visual diferente na hora de se produzir. Será fácil envolver quem deseja.

CANCER (21/06 A 22/07)

Esgotada; cansada

5/febre — pisar. 6/amargo. 9/temporada. 10/concorrido.

23

Solução A T L F E T R I C C O M P I N S E I T R O

A T E M P O R A R M A B R E M G M O O R O S I R C O R R O O E Ç T A R I P A R S L A A R O P A C E E X A U

G I N A S T I C A

F O L I A D E R E I S

I A D A Z E M I A R E A D D O R O D E E S C R O T A

BANCO

Deixa correr (líquido)

Casas (fig.) Sílaba de "tórax"

Fugiu do Labirinto com asas de cera (Mit.)

Djalminha aconselha Beto. Remy deixa Karola sozinha em um motel. Selma ajuda Nice a preparar suas quentinhas. Ícaro provoca Rosa por causa de Roberval. Luzia tenta descobrir o paradeiro de Manuela com Edgar. Rochelle organiza sua festa. Manuela afirma a Narciso que irá à festa de sua irmã.

ARIES (21/03 A 20/04)

Organização das Américas (sigla)

Amassar com o pé Triplo de dois

SEGUNDO SOL

HORÓSCOPO

Ladeira (abrev.) Faz sair de um lugar

Havido; possuído Cede em aluguel

Aquele que faz trambiques

ORGULHO E PAIXÃO

Lady Margareth ofende Elisabeta e Darcy a defende. Ernesto convence Januário a trabalhar com ele na fábrica. Ema rompe seu noivado com Edmundo. Josephine afirma a Rômulo que Tibúrcio não a socorreu no lago, quando ela se afogou. Ernesto afirma a Mariko que desistiu de Ema.

Amália convida Selena para acompanhá-la a Brúnis, a fim de investigar o real envolvimento de Catarina com o inquisidor a Montemor. Lucíola desconfia ao observar Selena conversando com Amália e avisa para Catarina. Brice vai com Agnes ao convento, e acaba conseguindo o endereço do casal que adotou a criança. Pequena elevação de terra

Elevação da temperatura do corpo

Sucesso não seria só na vida pessoal

“Eu sou um cara polêmico. Se eu falo alguma coisa, posso acabar com casamentos. Eu saí com 54 capas da Playboy. Se eu falar mal, vai cair uma capa. Eu fiquei 10 anos da minha vida caçando as capas nas festas. A média era cinco por ano. Na época boa! Agora não querem mais nada”, explicou o ex-BBB. O suposto sucesso não é só na vida pessoal, pelo visto. Ao vencer o reality global, Bambam recebeu um prêmio de 500 mil que, segundo ele, rendeu muito mais. 

NOVELAS

PASSATEMPO Clube cujo símbolo é o galo (fut.) Forma do aluguel de casas de praia

28.06.2018

Dia indicado para trocar conhecimentos com o pessoal no trabalho. Os laços com as pessoas mais próximas também ganham importância. Bom momento para compromisso amoroso.

LEÃO (23/07 A 22/08) Talvez seja preciso redobrar o esforço para conseguir o que deseja. Alguém da família pode precisar da sua ajuda. Pode se interessar por alguém que faz parte do seu dia a dia.

VIRGEM (23/08 A 22/09 ) Bom dia para fazer uma fezinha ou se arriscar em algo que depende da sorte para dar certo. Seu carisma ajuda a se entender com colegas. Declaração de amor deve derreter seu coração.

LIBRA (23/09 A 22/10) Se está procurando um emprego, peça a ajuda de alguém da família -- você pode ter mais sorte do que imagina! Mostre quanto se importa com a pessoa amada.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Trabalho que exija deslocamento ou visitas a clientes contam com ótimas energias. Aproveite para trocar informações e mostrar suas ideias. Um caso passageiro vai afagar seu ego agora.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12) Pode surgir a chance de conquistar algo de valor, mas mantenha isso em segredo. Bom momento para começar a juntar uma grana para o futuro. A dois, tudo vai bem.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) Bom momento para batalhar para receber o reconhecimento que merece. Com facilidade para se expressar, pode fazer contatos valiosos na vida profissional. Na paquera, tome iniciativa.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02) Preste atenção à sua intuição -- pode descobrir quem realmente merece a sua confiança. No amor, estará mais reservado(a), mas mostre ao par que não é nada pessoal.

PEIXES (20/02 A 20/03) Você vai se importar mais com os outros e pode se interessar por um trabalho voluntário no seu tempo vago. Valorize os pontos em comum com o par e o romance irá se tornar mais forte.


28.06.2018

ESPORTES 15

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

AVANÇOU

Brasil vence, fica como primeiro do grupo e vai enfrentar o México Seleção Brasileira derrotou a Sérvia por 2 a 0, com gols de Paulinho e Thiago Silva, chegando aos 7 pontos e ficando com a liderança do grupo E Getty Images / Fifa

O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Garantiu RÚSSIA o primeiro lugar no Grupo E, com sete pontos, ao vencer a Sérvia por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Spartak Stadium, em Moscou, em sua melhor atuação na competição. Venceu com um futebol convincente. Na segunda-feira, às 11 horas (de Brasília), na Arena Kazan, em Kazan, enfrenta o México, segundo colocado do Grupo F, por vaga nas quartas de final. No outro jogo do grupo, a Suíça ficou no empate por 2 a 2 com a Costa Rica, em Nijni Novgorod, e terminou em segundo lugar com

2018

Zagueiro Thiago Silva fez o segundo gol do Brasil, de cabeça, após escanteio cinco pontos - a Sérvia foi a terceira, com três, e os costarriquenhos somaram o primeiro ponto na Copa do Mundo. Pelas oitavas de final, os suíços enfrentarão a Suécia, líder do Grupo F. A seleção brasileira fez o seu melhor primeiro tempo nesta Copa do

Mundo. Superior até ao da estreia contra a Suíça - naquela ocasião, se descontrolou na etapa final - porque foi mais objetiva. Neymar e Philippe Coutinho, os dois principais jogadores do time, estavam bem. Paulinho também subiu de produção em relação aos jogos anteriores. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Maddie Meyer / Getty Images

Marcelo sofre espasmo e é dúvida para as oitavas Substituído aos 9 minutos do primeiro tempo na vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Sérvia, nesta quarta-feira, o lateral-esquerdo Marcelo sofreu, segundo a CBF, espasmo na musculatura estabilizadora da coluna. Espasmo é uma contração muscular involuntária, que provoca o enrijecimento prolongado do músculo. Depois do jogo, a CBF informou que o jogador apresentou uma melhora após ser medicado e continua em tratamento e avaliação. Ainda não se sabe quanto tempo Marcelo ficará sem poder jogar, entregue ao departamento médico.

PROCESSO LICITATÓRIO N° 0149/2018 – PREGÃO ELETRÔNICO COM ITENS EXCLUSIVOS E COM RESERVA DE COTA DE ATÉ 25% PARA MICROEMPRESAS - ME E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE – EPP, INCLUSIVE MICROEMPREENDOR INDIVIDUAL – MEI. SISTEMA DE REGISTROD E PREÇOS. Objeto: Registro de Preços para eventual aquisição de roçadeiras, conforme Termo de Referência e Ordem de Licitação nº 4698/2017-GSL/DA. AVISO A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que realizará em 27 de setembro de 2018, às 09h00horas, licitação para o objeto acima especificado (Protocolo 222813/2017-1). O Edital com as especificações e seus anexos encontra-se à disposição dos interessados no site www.caern.rn.gov.br, na aba “transparência”, no link licitações no Portal RN COMPRAS e no www.comprasnet.gov.br, ou na Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos a partir do dia 28 de junho de 2018, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 horas, até às 09h00 horas do dia 27 de setembro de 2018. Informações pelo telefone nº. (84) 3232-4178 ou cpl@caern.com.br. Natal/RN, 27 de junho de 2018 Crizóstimo Félix de Lima Souza Assessor de Licitações e Contratos

PROCESSO LICITATÓRIO N° 0174/2018 – TOMADA DE PREÇOS Objeto: Contratação de empresa de engenharia para execução de serviço em recuperação e manutenção da contenção de água (sacarias) destinada ao abastecimento de água das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas/RN, conforme Ordem de Licitação nº 5196/2018 – GCE/DE. AVISO A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que realizará em 26 de setembro de 2018, às 09:00 horas (horário local), licitação para o objeto acima especificado (Protocolo 142031/2017-5). O Edital com as especificações e seus anexos encontra-se à disposição dos interessados no site www.caern.rn.gov.br na aba transparência, no link licitações no Portal RN COMPRAS ou na Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos, a partir do dia 28 de junho de 2018, no horário das 08h00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas, até às 17:00 horas do dia 25 de setembro de 2018. Informações pelo telefone n.º (84) 3232-4145 ou ainda no alc@caern.com.br. Natal/RN, 26 de junho de 2018. Crizóstimo Félix de Lima Souza Assessor de Licitações e Contratos


16

ESPORTES

QUINTA-FEIRA www.agorarn.com.br

VEXAME

Alemanha perde da Coreia do Sul e está fora da Copa Campeões do mundo levam dois gols nos acréscimos e não se classificam para as oitavas de final. É a primeira vez em oitenta anos que isso acontece Getty Images / FIFA

A Alemanha escreveu uma das páginas mais vexatórias de seu futebol RÚSSIA nesta quarta-feira, 27, e está fora da Copa do Mundo da Rússia. Os atuais campeões mundiais, considerados um dos principais favoritos ao título, foram derrotados pela Coreia do Sul por 2 a 0, em Kazan, protagonizaram a grande zebra da competição até o momento e caíram na primeira fase do torneio pela primeira vez em 80 anos. A última vez que os alemães haviam sido eliminados na fase inicial foi em 1938, na França, quando o torneio era disputado apenas em fases mata-mata e a seleção caiu logo na estreia para a Suíça, nos pênaltis. Desde que os grupos foram instituídos no Mundial, o país nunca havia caído neste estágio. O vexame ganhou contornos ainda mais históricos com os gols sul-coreanos nos acréscimos, que deixou o time europeu na lanterna do Grupo D.

2018

Jogadores alemães lamentam chance desperdiçada no jogo desta quarta-feira Melhor para México e Suécia, que avançaram e agora aguardam seus adversários nas oitavas (no confronto direto, deu Suíça 3 a 0). Os suecos passaram em primeiro e duelam com o segundo colocado do Grupo E, a Suíça. Já os mexicanos avançaram na vice-liderança e agora enfrentarão a Seleção Brasileira na próxima fase.

Vinda de duas partidas bastante decepcionantes, a Alemanha entrou mudada. Além da saída do suspenso Boateng, para entrada de Süle, e da entrada de Khedira na vaga do contundido Rudy, Löw promoveu à titularidade Hummels, Goretzka e Özil, sacando Rüdiger, Draxler e o artilheiro Thomas Müller, que vinha sendo bastante criticado. 

RÚSSIA

2018

28.06.2018

COPA

DESCANSO

Com reservas, Bélgica e Inglaterra disputam a liderança do Grupo G As seleções de Bélgica e Inglaterra medem forças esta quinta-feira, 28, em Kaliningrado, às 15h, para disputar o primeiro lugar do Grupo G no Mundial da Rússia. Com as equipes já classificadas, o duelo será marcado por equipes desfiguradas. As duas escalações estarão repletas de jogadores reservas. Com o empate, pois ingleses e belgas têm o mesmo número de gols e saldo, o primeiro lugar será definido pelo critério de cartões amarelos. “Se tiverem de substituir os jogadores, se tiverem de usar Harry Kane ou não, é uma coisa que não conseguimos controlar”, analisa o treinador belga, Roberto Martínez. Na outra partida da chave, Tunísia e Panamá fazem a partida de despedida da Copa. O jogo acontece em Mordovia, às 15h.  Getty Images / FIFA

DECISÃO

ABC encara hoje o Sampaio Correia pela semifinal da Copa do Nordeste

José Aldenir / Agora Imagens

O ABC encara nesta quinta-feira, 25, a decisão por uma vaga na final da Copa do Nordeste. Para conseguir a classificação, após perder de 1 a 0 na primeira partida, no Maranhão, o time potiguar precisa vencer o Sampaio Correia (MA) por dois gols de diferença. O ABC tem a seu favor o fato de somar apenas uma derrota em casa na atual temporada. São 16 jogos, 14 vitórias e um empate e uma derrota. O time tem uma média de gols dois por partida. Foram 28 redes balançadas do Estádio Frasqueirão. Por outro lado, time alvinegro tem uma média de 1 gol tomado a cada três partidas em casa. Caso isso aconteça, o ABC precisa de dois gols de vantagem na disputa e, caso o time potiguar vença com apenas um

gol de diferença, há a possibilidade de disputa de pênaltis. O atacante Leandrão se diz confiante para conseguir um resultado favorável. “Na minha visão, o único resultado anormal foi contra o Globo, em casa (derrota por 3 a 1 no último dia 16). Hoje, o grupo está bem concentrado para a partida”, diz. O volante Anderson Pedra falou sobre a importância do torneio. “A Copa do Nordeste cresceu muito. A importância é muito boa para o clube, e para nós, que teremos uma exposição maior”, diz. O atleta, um dos líderes da equipe, avalia que o resultado do primeiro jogo é contornável. “Fomos ter uma boa vantagem no jogo da volta. É um placar reversível e vamos lutar para que isso ocorra”, finaliza. 

Atacante Leandrão está confirmado

DISPUTA

Rodada final do Grupo H promete fortes emoções Senegal, Colômbia e Japão entram em campo nesta quinta de olho no próprio desempenho e no dos adversários para avançar às oitavas de final. O único confronto direto envolve Senegal e Colômbia, que jogam às 11h. No mesmo horário, o Japão pega a Polônia. A Colômbia do meia James Rodríguez (foto) vem de uma ótima partida contra a Polônia, com uma vitória de 3 a 0, que manteve a expectativa de classificação depois de perder para o Japão por 2 a 1 na estreia. Já o Senegal empatou em 2 a 2 com os japoneses e derrotou a Polônia por 2 a 1. 

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 334  

Versão Flip

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 334  

Versão Flip

Advertisement