Page 1

w w w . a g o r a r n . c o m . b r

NATAL

Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 Edição nº 241 | ano 2

TEMPO

MAX: 32 ºC MIN: 24 ºC

EDIÇÃO CONCLUÍDA ÀS 21H20

TEMPO DE FOLIA 08, 09 E 10 José Aldenir/Agora Imagens

Baile de Máscaras no Polo Petrópolis abriu folia ontem

É CARNAVAL Pelos próximos cinco dias, capital potiguar vai ser só folia. Em seis polos espalhados pela cidade, 250 músicos vão se apresentar em shows gratuitos. Mais de 6 mil policiais vão garantir segurança dos foliões. Confira nesta edição roteiro dos principais blocos e atrações.

ÔNIBUS 05

PREOCUPAÇÃO 03

ECONOMIA 07

CANDEEIRO 04

Discussão sobre tarifa fica para semana que vem

Renúncia “tira o sono” do prefeito Carlos Eduardo

Empresários não STF dá 15 dias para creem em impacto Ricardo Motta imediato da Selic fazer sua defesa

Conselho Municipal de Transporte se reuniu ontem e definiu que reajuste só volta a ser discutido na quinta-feira.

Chefe do Executivo Municipal admite possibilidade de abdicar ao mandato para tentar o Governo do Estado.

Após taxa básica de juros ser reduzida para 6,75%, lideranças potiguares dizem que reflexo no RN pode demorar.

Ministro Luiz Fux fixa prazo para deputado estadual argumentar sobre denúncia de desvios no Idema.


2 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Opinião

www.agorarn.com.br

COLUNA DOAGORA

A

ARTIGO

Por Redação

redacao@agorarn.com.br

Mudança de rumo

José Aldenir/Agora Imagens

informação de que o empresário Luiz Roberto Barcelos, o “Rei do Melão”, descarta apoiar uma eventual candidatura de Ezequiel Ferreira ao Governo do Estado mexeu profundamente com o quadro sucessório no Rio Grande do Norte. O presidente da Assembleia vinha articulando concorrer à sucessão de Robinson Faria (PSD), elencando Barcelos como um de seus aliados na disputa – este na condição de candidato ao Senado.

>> Alerta. A sinalização de Barcelos para Fábio Dantas e Tião Couto, nomes que o Rei do Melão poderia apoiar para o Governo, também chamou a atenção. Não só pela lembrança aos dois já citados, mas pelo descarte de Robinson Faria, pretenso candidato a reeleição. Além de Ezequiel, o governador trabalha com a hipótese de compor com Barcelos para o próximo pleito. >> Possibilidade. Fontes ligadas a Barcelos, contudo, dizem que Robinson não é uma opção de aliança totalmente descartada. A aproximação pode acontecer, dizem eles, desde que o atual governador consiga recuperar a sua imagem administrativa e se viabilize para o pleito. “Não há nada que impeça uma aliança. O único entrave hoje é o desgaste do governador”, registra um aliado do Rei do Melão.

Diretor-Editor

Deputado estadual José Dias (PSDB), ao comentar crise no RN

>> Por outro lado... Em que pese esta consideração, o grupo de Barcelos reconhece que o tempo está passando e que a situação política de Robinson é muito difícil. >> Exceção. A coluna destacou ontem que é cada vez maior, dentro do segmento empresarial, a convicção de que o setor vai apresentar um projeto de poder para disputar as eleições deste ano no RN. Integrantes do grupo registram, no entanto, uma possível dissidência: o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz. >> Lá e cá. Marcelo diz ao grupo que está dentro do projeto, mas também não esconde que mantém conversas com grupos tradicionais da política e que tem afinidade com o governadorável Carlos Eduardo. Recentemente, Queiroz participou de um encontro que contou com as presenças do prefeito de Natal, do vice Álvaro Dias e dos senadores Garibaldi e José Agripino – o que levantou especulações de que ele estaria fechando aliança com o grupo. Apesar disso, o presidente da Fecomércio diz que trabalha para continuar no projeto do setor produtivo.

>> Vice 1. No campo dos possíveis candidatos a vice, um dos nomes mais cotados atualmente é o de Cláudio Santos. O desembargador teria mudado o tom do discurso que vem adotando desde o ano passado, agora sinalizando mais para uma composição de chapa do que para uma candidatura a governador ou ao Senado. >> Vice 2. Outro nome que se leva em consideração para a vice é o de Haroldo Azevedo. O empresário estaria analisando uma aproximação com o PT, já que o partido tem interesse em tê-lo como companheiro de chapa de Fátima Bezerra para o Governo. >> No páreo. Apesar de dizer que ainda não decidiu se vai renunciar à Prefeitura em abril para concorrer ao Governo nas próximas eleições, o prefeito Carlos Eduardo deu entrevista ontem à 96 FM com pinta de candidato. “Qualquer homem público tem o sonho de governar o seu Estado”, declarou o prefeito.

Diretor de Redação

Diretor Administrativo

Edilson Viana

Tiago Rebolo

Rodrigo Ferreira

Wagner Guerra Sub-Editor

Boni Neto Sub-Editor

Lissandra Viana

Daniel Paiva

Gabriela Binderli

Sub-Editor

Diretora Financeira

Polícia para quem precisa

Nos alimentamos com a cultura da reclamação, mas é preciso apontar soluções executáveis”

Marcelo Hollanda Alex Viana

Daniel Menezes

João Gilberto/ALRN

>> Opção descartada. Sintonizado com o momento político, que é de bastante desgaste para os políticos tradicionais e as oligarquias, Barcelos não tolera a ideia de compor palanque com figuras que sejam a encarnação da velha política, a exemplo de Ezequiel – que tem um agravante: responde na Justiça a processos por corrupção.

AGORA RN

Diretor Comercial

Editor-Assistente

FILIADO A

Diretora de Marketing e Eventos

ENDEREÇO DA REDAÇÃO: RUA SERIDÓ, N° 747 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-010 | REDAÇÃO: (84) 3027-1690

O Tribunal Superior Eleitoral, através de seu anterior, Gilmar Mendes, e novo presidente, Luiz Fux, alegou que pretende regular as notícias falsas que circulam na internet - o chamado fake news - por intermédio de um grupo a ser liderado pelo exército e em parceria com policiais federais. Aparentemente a proposição é legal. Afinal, quem quer ler mentiras por aí? O problema tem relação com o potencial de trapalhada embutido na operação. Cabe algumas perguntas básicas: quem vai classificar o que é fake news? A partir de quais pontos de vista? Não são questões pacíficas. O uso da regulação repressiva tem tudo para resultar em ação policialesca e punitivista com perigo evidente contra a vantajosa liberdade de informação. Ora, é normal, digamos assim, militantes dos candidatos esticarem a narrativa sobre os acontecimentos para que elas se encaixem em seus desejos. Jornais também podem passar da conta na pitada ideológica. Isto será fake news? Outra: há a possibilidade dos candidatos entrarem com processos só para tentar impugnar uma informação, enquadrando-a como fake news. Ao invés de responder a um salutar ataque do oponente contra possíveis furos em sua plataforma eleitoral, ele dirá que irá entrar na justiça contra uma notícia falsa. E tome judicialização com o combate deixando o terreno eleitoral e ingressando ainda mais pelos tribunais. A tentativa de regular a circulação de informação na internet será sinônimo de novas intervenções por parte da justiça eleitoral, já bastante intrometida no Brasil. Não é improvável que guerras judiciais, constantes minutos de resposta e possíveis censuras dêem o ar da paisagem. Os juízes irão aparecer mais do que o jogo. Policiais e militares não ficarão em segundo plano. É porteira escancarada para uma tentativa inútil e ruim de higienização da política e da arena competitiva. O controle deve vir da sociedade civil e do próprio mercado com agências de checagem, grupos deliberativos e jornalismo qualificado. Se a proposta prosperar, a democracia brasileira estará ameaçada.


AGORA RN

www.agorarn.com.br

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 3

Possibilidade de renúncia “tira o sono” do prefeito

Política EM QUINZE

SEGUNDOS José Aldenir/Agora Imagens

Se quiser ser candidato a governador, Carlos Eduardo precisa renunciar à Prefeitura de Natal até o dia 7 de abril, prazo estipulado pela Justiça Eleitoral O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), afirmou nesta quinta-feira, 8, que pode renunciar ao cargo em abril para disputar o Governo do Estado nas próximas eleições, mas que tem “perdido o sono” pensando no assunto. “Eu não gosto muito de pensar nisso [renúncia] porque de noite eu perco o sono. Estou preocupado”, disse, em entrevista à 96 FM. Se quiser ser candidato a governador, Carlos Eduardo precisa renunciar à Prefeitura de Natal até o dia 7 de abril, prazo de descompatibilização estipulado pela Justiça Eleitoral para prefeitos que queiram disputar outro cargo executivo. Caso o prefeito decida disputar o Governo, o vice, Álvaro Dias (PMDB), assume o comando até 2020. O pedetista não assumiu a pré-

José Aldenir/Agora Imagens

Prefeito Carlos Eduardo (PDT) -candidatura, mas não descartou a hipótese de concorrer à sucessão do governador Robinson Faria (PSD). “Não sou candidato, mas posso vir a ser, admito a possibilidade. Tenho recebido muitos convites, muitos acenos e convocação, mas é preciso

ter serenidade e paciência. Eu penso [em ser candidato] porque todo homem público tem o sonho de governar o seu estado”, acrescentou. Carlos Eduardo destacou que tem dialogado com lideranças políticas como os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), mas que as alianças ainda não estão definidas. “No momento, nós estamos apenas conversando. Eles têm dito que eu sou o melhor candidato ao Governo”. O Agora RN mostrou ontem que Carlos Eduardo tem hesitado em decidir se será candidato a governador por causa dos “riscos” da renúncia. Se deixar a gestão municipal, Carlos Eduardo pode ficar quatro anos sem mandato eletivo, uma vez que ele só teria chance de retomar o poder em 2022. n

Estado paga no sábado quem recebe até R$ 4 mil O Governo do Estado anunciou que vai depositar no próximo sábado, 10, os salários do mês de janeiro de todos os agentes de segurança e servidores das demais categorias que recebem até R$ 4 mil. A folha de dezembro foi quitada na terça-feira, 6.

Huck reitera que não vai disputar a Presidência A defesa do apresentador Luciano Huck informou ao TSE, em processo no qual o PT lhe acusa de ter se promovido politicamente na TV Globo, que ele “reitera que não será candidato”.


AGORA RN

4 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

www.agorarn.com.br Política STF dá 15 dias para Motta se defender no caso Idema Ministro Luiz Fux, relator da ação no STF, ressaltou em despacho que deputado teve oportunidade de apresentar alegações anteriormente, mas não o fez

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 15 dias para que o deputado estadual Ricardo Motta (PSB) apresente sua defesa contra a denúncia do Ministério Público de que o parlamentar teria se beneficiado, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com o desvio de recursos da ordem de R$ 19.321.726,13 do Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), investigado pela Operação Candeeiro. O ministro Luiz Fux, relator da ação no STF, informou em despacho que Motta não apresentou sua defesa. Uma vez que o MP se mostrou favorável, a Justiça notificou o deputado para que cumpra o determinado dentro do novo prazo. O advogado de Ricardo Motta, Thiago Cortez, esclareceu, em contato com o Agora RN, que, pela ausência de determinados documentos no processo, não foi possível

José Aldenir/Agora Imagens

Deputado Ricardo Motta (PSB) montar a defesa anteriormente. “Não é que não se apresentou defesa; o deputado foi intimado, mas percebemos que faltavam vários documentos no processo. Eu pedi que esses documentos fossem mostrados porque só assim a defesa poderia ser apresentada”, disse. Cortez contou que o Ministério

CLÁUDIO HUMBERTO redacaoch@gmail.com

E

Premiados, ex-chanceleres só atrapalham Temer

x-ministros das Relações Exteriores do governo de Dilma e outros embaixadores, premiados pelo presidente Michel Temer com postos importantes na Europa e Estados Unidos, são acusados por diplomatas de não se engajarem na política externa brasileira e ainda usarem o cargo para falar mal do governo. Em jantares pagos com dinheiro público para jornalistas brasileiros, eles se esmeram em elogiar a política da era Lula, ex-presidente a um passo da cadeia por corrupção.

>> Atuação medíocre A atuação do Brasil na ONU raramente foi tão apagada, agora que a Missão é chefiada pelo embaixador e ex-chanceler Mauro Vieira.

>> Luiz Alberto quem? A embaixada em Lisboa perdeu protagonismo. O ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo é até desconhecido em setores no governo local.

>> Ruim como sempre Aboletado na estratégica embaixada em Roma, Antônio Patriota sumiu: seu desempenho é tão medíocre quanto nos tempos de chanceler.

>> Lulistas no comando Embaixadas como a de Paris, Madri e Viena, essenciais à execução da política externa brasileira, continuam entregues a lulistas inveterados.

Público expôs em sua acusação a existência de uma suposta ligação telefônica a qual ele não teve acesso, o que impossibilitando a confecção da defesa. “Lembrando que não é uma interceptação telefônica, é uma suposta ligação que o MP afirmou que existia. Pedi para que o documento constasse nos autos, e neste intervalo foi quando o processo subiu para Brasília. Acabou que não houve intimação para defesa, e nem a minha petição foi analisada”. O advogado de Motta explicou também quais serão os próximos passos tomados. “Agora vamos esperar para ver se esses documentos já constam nos autos, e se não constarem, nós vamos - novamente - dizer que só pode haver defesa com esses documentos. Agora, caso eles constem, vamos analisá-los e apresentar a defesa, que é preliminar porque a denúncia sequer foi recebida ainda”, justificou. n

José Aldenir/Agora Imagens

Empresário Roberto Barcelos

LOGÍSTICA

Barcelos vai a Berlim discutir hortifruticultura O empresário Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de frutas do Brasil e cotado para disputar o Senado nas próximas eleições, deu uma pausa nas articulações políticas. Esta semana ele está em Berlim, na Alemanha, onde participa da Fruit Logística, a feira líder mundial do comércio de hortifruticultura, que começou no dia 7 e encerra hoje. Uma das tendências mais importantes no comércio da hortifruticultura e debatidas em seminários na freira alemã é o transporte das frutas e vegerais de forma a garantir a qualidade e o frescor para o consumo. n Sérgio Lima/Poder360

“Tenho até 7 de abril para me decidir”

Ministro Henrique Meirelles (Fazenda) deixando em aberto a candidatura à Presidência

>> DPVAT tem oferecido péssimo custo/benefício O seguro obrigatório DPVAT arrecada só com carros (sem contar caminhões, motos etc.) mais de R$5 bilhões ao ano, mas paga apenas R$13,5 mil em caso de morte ou de invalidez e até R$2,7 mil para fazer face a despesas hospitalares. É muito pouco para um esquema que já arrecadou mais de R$220 bilhões desde sua criação, por um grupo de espertos empresários de seguros loucos para criar esse “pulo do gato”. PODER SEM PUDOR >> O jeito afável de ACM ACM apoiou com mão-de-ferro a ditadura, na Bahia. Governador, proibiu passeata em solidariedade à greve no ABC paulista, liderada por Lula, o metalúrgico. O deputado Elquisson Soares, presidente do PMDB, telefonou a ACM fazendo-lhe um último apelo. Ele negou e ainda provocou: - O que vocês acham da invasão russa no Afeganistão? - Somos contra. Mas também somos contra a repressão no Brasil. - O quêêê?! – gritou ACM, do outro lado da linha – Me respeite! - Me respeite você! – devolveu o deputado. - &*%$#@*&! – gritou ACM um palavrão impublicável. - &*%$#@*&! – respondeu Elquisson no mesmo tom, desligando. A passeata, claro, foi dissolvida pela pancadaria da polícia de ACM.


AGORA RN

www.agorarn.com.br

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 5

Atualidades

STTU deixa para decidir tarifa de ônibus só depois do Carnaval

EM QUINZE

SEGUNDOS

José Aldenir / Agora Imagens

Conselho Municipal de Transporte (formado por representantes do sistema) se reuniu ontem e definiu que aumento vai depender de reajuste aos rodoviários

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) agendou para a próxima quinta-feira, 15, a retomada das discussões sobre o reajuste da tarifa de transporte público em Natal. Ontem, o Conselho Municipal de Transporte (formado por representantes do Município, das empresas e usuários) se reuniu para discutir o assunto, e o que ficou definido é que qualquer deliberação sobre as tarifas só vai acontecer após o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) apresentar o valor do aumento salarial que será concedido para motoristas e cobradores do sistema - um dos motivos para o aumento, segundo o Seturn. De acordo com a STTU, somente com os dados referentes ao reajuste dos operadores é que os

José Aldenir/Agora Imagens

Seturn quer tarifa a R$ 3,75 técnicos do órgão poderão analisar uma possível revisão da tarifa. Os empresários solicitam que a passagem suba para R$ 3,75. Segundo o Seturn, as empresas contabilizam perdas financeiras ao longo do último ano. A atual tarifa

(R$ 3,35) não cobriria os gastos com manutenção dos veículo, combustíveis e salários de servidores. A última vez que a tarifa aumentou foi em 31 de abril de 2017, com um acréscimo de R$ 0,45. Na semana passada, o Agora RN mostrou que a solicitação de aumento não é unanimidade entre as próprias empresas que operam o sistema. A Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, é contra o reajuste. Enquanto as discussões sobre o reajuste não avança, o assunto ganha novos contornos. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte pediu na quarta-feira, 7, informações sobre o possível aumento tarifário. Foi instaurado um procedimento preparatório com questionamentos à STTU. n

Postos de Natal estão na mira do Cade por cartel

O Governo Federal que criar uma força-tarefa com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal para investigar a formação de cartel na venda de combustíveis. Postos de Natal já são investigados no Cade por essa razão.

Indenizações do DPVAT no RN caem 24,73%

O pagamento de indenizações do seguro obrigatório (DPVAT), benefício concedido às vítimas de trânsito, caiu 24,73% no Rio Grande do Norte em 2017.


6 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Cotidiano

AGORA RN

www.agorarn.com.br

ALEX MEDEIROS

alexmedeiros1959@agorarn.com.br

Quincy Jones e Paulo Cezar Caju Abril-maio de 2002, Rio de Janeiro. Eu lançava na cultuada Livraria Argumento, no Leblon, o livro “Todos Juntos, Vamos – Memórias do Tri”, a coletânea com crônicas de personalidades locais e nacionais narrando seus testemunhos da conquista da Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1970, no México. O seridoense Augusto Ariston, figura respeitada na cena carioca desde os anos 60, advogado e jornalista, naquele instante chefe do gabinete do Palácio Guanabara, conseguiu arregimentar boa parte da colônia potiguar e gente badalada dos mundos do futebol, jornalismo, política e empresariado. Na companhia do seu compadre Ismael Wanderley, armou mesa no charmoso e aconchegante Restaurante Severino, nos fundos da livraria, me deixando no centro da loja entregue aos convidados que chegavam para os autógrafos. O programa Quintal da Globo, da rádio homônima, botou um repórter para entradas ao vivo com alguns craques que para lá foram atraídos. Carlos Alberto Torres, o eterno capitão do tri; Rogério, o ponta do Botafogo que foi cortado mas acompanhou a seleção como olheiro de Zagallo; o canhota Gerson, gerente das feras; e Paulo Cezar Caju, cracaço de bola em todos os times onde atuou, principalmente no meu Botafogo. Não demorou, conseguiu me convencer, com um drible de lábia, liberar a cerveja no bar. Em pouco tempo, emulado pela loura suada, Caju ficava interrompendo a feitura de um autógrafo e puxando conversa comigo com o seu exemplar folheando na minha cara. A conversa se transformou em queixa, em crítica, em verdadeira ira com todas as fotos de Pelé e algumas de Jairzinho. Queria paridade, mesmo destaque pra ele. Batia no peito e gritava, “PC black panther, Pelé negro branco”. Lembrei do hilário episódio quando li ontem no site americano Vulture (traduzido no Google, obvio) uma entrevista com o lendário produtor e arranjador Quincy Jones, hoje com 84 anos e com a língua tão afiada quanto a de Paulo Cezar. O velho detona dois mitos da história da música pop, Beatles e Michael Jackson. Dizendo que só fala a verdade e que não tem medo de nada, acusou Michael Jackson de roubar canções e letras alheias, chamou o quarteto de Liverpool de péssimos músicos, e não economizou autoelogios e bravatas ufanas como “não tenho nada a perder”. O amigo de Donald Trump só livrou a cara de Eric Clapton, aquele apelidado de “Deus”. Em 2002, meus argumentos com o jogador bêbado foi que todos reconheciam seu talento, mas os donos da bola na Copa 70 foram aqueles que ele apontava como paparicados no livro. Ele era Paulo Cezar, mas os caras eram Pelé e Jairzinho. Faltou ao repórter da Vulture trazer o entrevistado para a realidade, apenas prestando uma informação: ele era Quincy Jones, gênio, mas os outros eram Beatles e Michael Jackson. Que nem cabe adjetivação.

“É assim que o mundo termina, não com um estrondo, mas com uma choradeira” (T. S. Eliot)

>> Papagaio press. Por que essa mania da blogosfera provinciana em vender produto alheio com tática enganadora insinuando paternidade? A todo instante nas redes sociais aparecem “urgente” ou “última hora” em chamadas de fatos que minutos antes o consumidor-leitor já tinha visto nos grandes sites nacionais. >> Parem o mundo, urgente. Além da crise e da ditadura, a Venezuela sobre com outra monstruosidade: um garoto de 17 anos foi assassinado por duas primas também adolescentes, o pai delas e um jovem. Os quatro mataram e esquartejaram, depois comeram pedaços do corpo, devidamente assados numa grelha.

>> Candidato ficha suja. A fala do ministro Luiz Fux, declarando que candidatos enquadrados na lei da ficha limpa não serão autorizados, vai gerar muito queixume ainda no TSE e STF. Nas últimas eleições, muita gente foi candidata por força de liminar e houve até quem se elegeu e tomou posse. >> Pretensão de Kassab. O ministro Gilberto Kassab (PSD) está empurrando cada dia com mais força seu partido para os braços do PSDB de Geraldo Alckmin, de quem quer apoio para ser vice na chapa de governador de SP com João Dória ou Márcio França. A força de Kassab só parece ser menor no Planalto de Michel Temer.

>> Xô, Facebook! Talvez seguindo uma “marcha-ré” do The New York Times, o jornal Folha de S. Paulo decidiu não postar mais conteúdo em sua página no Facebook. No ano passado, o Times estudou fechar o site e usar apenas uma conta no FB, mas depois desistiu. No plano pessoal, muita gente está deixando o Facebook por causa da censura da rede de Zuckerberg. >> Lá vem o anti-herói. Um dos filmes mais esperados pelos fãs de quadrinhos este ano, “Venom”, acaba de ter o pôster divulgado pelos produtores.

>> Mídia oportunista. Não foram poucos os telejornais e sites que destacaram os pareceres do TCE e outros órgãos de Brasília alertando para os riscos no local do viaduto que caiu na terça-feira. Todos criticaram o fato dos pareceres terem sido feitos há alguns anos, mas nenhum reconheceu o próprio silêncio na época dos alertas. Ou seja, só o governo tem que estar atento, a imprensa não.

PICARDIA NAS REDES “O mesmo juízo que condena por falcatruas ‘imobiliárias’ é o mesmo beneficiado por um auxílio imobiliário imoral”. (Alex Galeno)

“O STF vai desmoralizar a Justiça para livrar Lula?”

“O Facebool ficou como estádios da Copa – gigante, abandonado e completamente decadente”

(Diogo Mainardi)

(Guga Chacra)


AGORA RN

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 7

Economia Líderes do setor produtivo potiguar estão céticos com a queda da Selic www.agorarn.com.br

Corte pela 11ª vez consecutiva da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central em 0,25% – de 7% para 6,75% -, o menor nível desde a criação do índice -, não impressionou potiguares O corte pela 11ª vez consecutiva da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetário do Banco Central em 0,25% – de 7% para 6,75% -, o menor nível desde a criação do índice em 1996 -, não impressionou os dirigentes empresariais no RN. Para o presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, os cortes podem ser importantes para instâncias superiores da economia na medida que contribuem para controlar a inflação e reduzir a pressão sobre o dinheiro captado no exterior mas ainda não chegou aos empresários quando eles precisam tomar crédito. “Esta é uma resposta extremamente lenta”, afirmou Amaro Sales. Para o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), José Vieira, existe uma distância considerável entre ações de

José Aldenir/Agora Imagens

Amaro Sales, Marcelo Queiroz e José Vieira comentaram baixa dos juros macroeconomia e seus efeitos na microeconomia, entre pessoas comuns e os pequenos empresários, que constituem a maior força econômica no estado. A este respeito, aliás, Vieira foi taxativo: “É preciso mecanismos de controle sobre ganância dos banquei-

ros, que cobram juros exorbitantes de empréstimos e cartões de crédito”. O presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz, não tem dúvida que a Selic baixando é uma referência para muitas outras operações e já

deve estar repercutindo sobre as aplicações. “No entanto – diz – não exerce qualquer reflexo imediato sobre os financiamentos”. E acrescentou: “Nesse ponto, a dinâmica dos juros do dinheiro emprestado é bem mais lenta do que as quedas na taxa Selic”. Na prática, a Selic controla a quantidade de moeda na economia para fazer com que a taxa praticada nas operações junto ao mercado esteja próxima ou igual a meta. Na teoria, porém, essa taxa deveria servir de referência para todas as outras taxas de juros praticadas no mercado, como cheque especial, rotativo do cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e investimentos em renda fixa. A Selic também é importante para determinar o rendimento de alguns títulos do Tesouro Direto.n


8 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Cidades

www.agorarn.com.br

AGORA RN

Carnaval terá folia p

O carnaval, considerada a maior festa popular do planeta, tem uma vasta programação nos quatro cantos de Natal e municípios da Região Metropolitana pelos próximos dias. Carlinhos Brown levantou o chão da praça no Largo do Atheneu, ontem, no tradicional Baile de Máscaras, que abriu oficialmente a folia de Momo na capital. De hoje até quarta-feira de Cinzas tem programa com opções que vão desde os blocos de ruas a shows de grandes nomes da música nacional como Paralamas de Sucesso, Roberta Sá, Margareth Menezes e Sandra de Sá. O Agora RN listou (veja ao lado) as principais atrações. Em Natal, até a próxima quarta-feira, 14, a cidade terá seis polos carnavalescos – Rocas, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha, Centro e Praia dos Artistas. Ao todo, serão mais de 250 músicos se apresentando neste locais. Tem festa nas ruas e nos seis polos do carnaval multicultural. Nesta sexta-feira, 9, no Polo Ponta Negra os Paralamas do Sucesso animam a folia. As atrações incluem Roberta Sá, Academia da Berlinda, Orquestra Contemporânea de Olinda, Sandra de Sá, Renata Arruda, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Margareth Menezes, Monobloco, Eduardo Dussek, Ricardo Chaves, Spok Frevo, Antônio Nóbrega, Grafith, Cavaleiros

Carlinhos Brown

do Forró. Em Parnamirim, o carnaval será aberto oficialmente neste sábado, 10, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, no palco da Praça São Sebastião, a partir das 19h, em Pirangi do Norte. Após a abertura oficial, haverá show da Família Pádua, no palco e pelas ruas e avenidas, tem o bloco Burro Elétrico. O carnaval em São Gonçalo do Amarante foi aberto oficialmente no sábado, 3, com encontro de tribos de índio, blocos de ruas e escolha do Rei Momo, Rainha e Quenga de 2018. E neste sábado, 10, a partir do meio-dia, tem o Bloco Farra de Casais na comunidade de Serrinha, com a concentração na Arena Três Irmãos. Em Novo São Gonçalo tem o Fest Cris’t 2018 na Rua Luiz Gonzaga. No portal do Agora RN, é possível conferir a lista completa de atrações. SERVIÇOS Para quem precisa sacar dinheiro ou realizar outras transações, as agências bancárias terão horário diferenciado no período do carnaval. Os bancos voltam à programação normal a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas, 14. Já o autoatendimento está funcionando todos os dias.

Margareth Menezes

O comércio de rua terá funcionamento normal até o sábado. O retorno das atividades será na quarta-feira. Já os shoppings terão abertura diferenciada. As salas de cinema terão sua programação exibida normalmente durante os dias de folia. SEGURANÇA O esquema da segurança pública será garantida. Os policiais militares e civis estarão trabalhando normalmente. Durante todo o período de carnaval, a Secretaria Estadual de Segurança colocará nas ruas um total de 6.307 policiais militares nos principais polos carnavalescos. Eles estarão atuando nas cidades de Natal, Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assu, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa. A Polícia Civil terá um esquema especial para as delegacias de Natal. Estarão funcionando os distritos das praias de Pirangi e Barra de Maxaranguape. Também atuarão em regime especial a 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul, a 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte e a Delegacia Especializada Assistência ao Turista (DEATUR), no Praia Shopping. n

Ricardo Chaves


AGORA RN

www.agorarn.com.br

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 9

Cidades

para todos os gostos POLO PONTA NEGRA DIA – 09/02 (SEXTA FEIRA) 22h – Paralamas do Sucesso DIA – 10/02 (SÁBADO) 20h30 – Perfume de Gardênia 22h – Spock Frevo Orquestra

DIA – 11/02 (DOMINGO) 18h – Luiza e os Alquimistas 22h – Margareth Menezes DIA – 12/02 (SEGUNDA-FEIRA) 20h – DuSouto Conecta

22h – Monobloco DIA – 13/02 (TERÇA-FEIRA) 19h – Família Pádua 21h – Antônio Nóbrega 23h – Ricardo Chaves

POLO PETRÓPOLIS DIA – 09/02 (SEXTA FEIRA) 19h30 – Show: Banda Detroit 21h – Sargento Pimenta RJ 23h – DJ Luís C. e Bethoven no Sax DIA – 10/02 (SÁBADO) 18h- Banda Submarino Amarelo

22h – Boca de Sino DIA – 11/02 (DOMINGO) 21h – Orquestra Contemporânea de Olinda 23h – Academia da Berlinda

DIA – 12/02 (SEGUNDA-FEIRA) 21h30 – Fobica do Jubila e convidados 23h – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério DIA 13/02 (TERÇA-FEIRA) 23h – Show de Roberta Sá

POLO ROCAS 15h – Língua Ferina 16h – Tô Dentro da Terceira Idade DIA – 12/02 (SEGUNDA-FEIRA) 16h – Os Grávidos DIA – 13/02 (TERÇA-FEIRA) 16h – Os Grávidos

DIA – 09/02 (SEXTA FEIRA) 19h – Laryssa Costa 23h – Toninho Geraes DIA – 10/02 (SÁBADO) 20h – Pinto Pelado DIA – 11/02 (DOMINGO)

POLO REDINHA DIA – 10/02 (SÁBADO) 21h – Dodora Cardoso/Luna Hesse 23h – Grafith DIA – 11/02 (DOMINGO) 21h – Dudu Galvão/Sueldo Soares PALCO LARGO DO BUIÚ

21h – Luizinho Nobre/Cavaleiros do Forró DIA – 12/02 (SEGUNDA-FEIRA) 21h – Debinha Ramos/Leão Neto / Fadja Lorena/ Priscila Braw/Panka de Bacana

DIA – 13/02 (TERÇA-FEIRA) 09h – Os Cão 21h – Yrhan Barreto/ Dom Cardoso e Seus Metais/Artur Soares/Kelly Wange/ Chico e Naty Calazans

POLO CENTRO HISTÓRICO DIA – 10/02 (SÁBADO) 14h – Bloco do Zé Reeira DIA – 11/02 (DOMINGO) BLOCOS 16h – As Kengas

SHOWS 16h30 – Dany Cruz 20h – Sandra de Sá com participação de Renata Arruda DIA – 13/02 (TERÇA-FEIRA) 16h – Galo dos Perturbados

POLO PRAIA DOS ARTISTAS DIA – 12/02 (SEGUNDA-FEIRA) Banda Dubê – Saída: Praia do Forte (15h). Chegada: Praia dos Artistas BLOCOS DIVERSOS 16h30 – A.R.P.I. – Sede 19h30 – Carnapetinga – quadra de

esporte na Av. Itapetinga 19h – Os Malas do Barro Vermelho – Rua Jaguarari

DIA – 14/02 (QUARTA-FEIRA) Saindo da Redinha para a Praia dos Artistas: BLOCOS 09h30 – Bloco dos Garis 10h30 – Baiacú na Vara


10 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Moda

AGORA RN

www.agorarn.com.br

Agora no Carnaval

augusto@augustobezerril.com

Por Augusto Bezerril

Agora é folia!

Avila usa body Blue Man sobre paletó Giorgio Armani mais chapéu, máscara e for Dênis Linhares e sandálias Studio TMLS

A modelo francesa Avila Depie fotografou especialmente para AGORA RN, a partir do tema fantasia, com cenografia de Scena Lúdica e styling de Alexandre Schnabl e Eduardo Roly com coordenação de Augusto Bezerril e beleza de Barbara Gomes, o “Às na Manga” do editorial - clicado por Daniel Benassi, está no uso de body, hot pants e até alfaiataria associado o brilho, cílios postiços, batons e sombras metalizadas para sair no salto plataforma para um carnaval nota 10!

ESTILORAMA

Bia Santarosa usa argola orquídea Palone Design em look Twenty Four Seven.

Avila veste body Dress To sobre legging H&M, cabelo collab Isabela Capeto com Leo Muqui e sandália Stúdio TMLS.

NOVO REI MOMO Carnaval tem sol, mar, piscina e muita água de cheiro. A sunga Amir Slama faz parte da bagagem do nosso rei da folia.

QUE BEAUTY!

O top maquiador de O Boticário, Felipe Moreira, diz que o carnaval é perfeito para ousar mantendo alto poder fashionismo. A novidade do ano fica por conta dos produtos de efeito glossy. O rapaz apontou uma listinha da linha Intense, que Anitta como Embaixadora, para provar inspiração.

RAINHA DO CARNAVAL

A rasteira, com aplicação de pedrarias, tem nota 10 no sentido conforto e luxeria. O modelo Arezzo tem variações que vão do dourado ao azul. Uma peça atemporal!


AGORA RN

www.agorarn.com.br

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Apresentador Fausto Silva é internado em São Paulo para cirurgia no coração

| 11

Zapping Reprodução/Instagram

Rede Globo afirma que ele passa bem e deve voltar a trabalhar no próximo dia 18 Fausto Silva, 67 anos, foi submetido a uma angioplastia na noite desta quarta-feira, no Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a assessoria da Globo, o apresentador foi ao hospital para exames de rotina, quando detectou a obstrução de uma artéria. O procedimento minimamente

invasivo consiste no uso de cateteres e próteses para a desobstrução das artérias coronárias. O Domingão do Faustão do próximo domingo, dia 11, já estava gravado e vai ao ar normalmente. A previsão do canal é que no dia 18 o apresentador volte ao palco da atração, ao vivo.

EXPECTATIVA Ximbinha cria projeto de brega e não contrata cantora

EM QUINZE SEGUNDOS Reprodução/Instagram

Anitta faz exigência para protagonizar sequência do filme Tropa de Elite O desafio de Anitta de embarcar num grande projeto cinematográfico, a sequência do sucesso ‘Tropa de Elite’, foi aceito com base numa exigência. A cantora será sócia na empreitada, com participação iguais, considerando que o filme deve ser distribuído para

diversos países. Na trama, a cantora pop será a policial Larissa, que é também o seu nome de batismo. Além de Anitta, Rodrigo Santoro é outro nome cotado no longa. O ator já recebeu o roteiro e está estudando a proposta.

Ximbinha está com um novo projeto, o “Cabaré do Brega 100% Pará”. Ele reuniu grandes nomes do brega paraense, como Kim Marques, Marcelo Wall, Edilson Moreno e Nelsinho Rodrigues. O grupo já tem seis apresentações marcadas para março e uma para maio. Ximbinha decidiu seguir carreira solo desde que as cantoras Thábata Mendes, Leya Emanuelle e Michelle Andrade deixaram sua banda de maneira nada amigável. n


12 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Cultura

www.agorarn.com.br

AGORA RN

Casa da Ribeira aniversaria com festival internacional Programação tem como tema “A Feminilização do Mundo” que destaca o protagonismo da mulher A Casa da Ribeira, no bairro de mesmo nome, completa 17 anos em 2108 e a comemora a data com um festival internacional entre os dias 20 de fevereiro e 11 de março. Na programa-

ção estão duas oficinas, performance poética com textos de escritores potiguares, uma mostra internacional com 13 apresentações e um show musical. O Festival Internacional Casa da Ribeira – FICA tem como tema “A Feminilização do Mundo” que destaca o protagonismo feminino através de obras defendidas por mulheres e homens que discutem o pensamento-ação “feminilizatório”. Na primeira etapa do FICA está a

CONSELHO COMUNITÁRIO DO ALIANÇA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Os Sócios Fundadores do Conselho Comunitário do Aliança, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados com direito a voto, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, no dia 10/02/2018, às 16h, que será realizada na Escola Municipal Dalva de Oliveira – Aliança, Natal/RN, para atender a seguinte ordem do dia: Eleição e Posse da Junta Governativa. Natal, 05 de fevereiro de 2018. Ana Cristina Lima dos Santos Olga Regina Fernandes da Silva

SPORT CLUB DE NATAL EDITAL

O Presidente do Conselho Deliberativo do SPORT CLUB DE NATAL, no uso das suas atribuições estatutárias, convoca os Conselheiros para uma Reunião Extraordinária, na 5ª feira 22/Fev, às 17h00 em 1ª convocação com a maioria dos seus membros, ou às 17h30 em 2ª convocação com qualquer número, na sua sede, para apreciar as contas da Diretoria, o parecer do Conselho Fiscal e o relatório da Presidência, eleger e dar posse ao Presidente, os 04 (quatro) Vice-Presidentes e os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal para o triênio 2018/21. Natal, 09 de fevereiros de 2018 Jair de Lima Paiva - Presidente SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS E PRODUTOS DERIVADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - CNPJ 24.527.640/0001-12 EDITAL DE RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL EXERCICIO 2018 O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo ao que dispõe o art. 605 da CLT, COMUNICA à todas as empresas que exercem atividade na categoria abrangida pela entidade supra, que deverão descontar, na folha de pagamento de seus trabalhadores, por ocasião do salário do mês de março de 2018, a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL conforme os arts. 580 e 582 da CLT, o valor correspondente a 1/30 (um trinta avos) da remuneração de cada um de seus trabalhadores, e o seu recolhimento deverá ocorrer no prazo estabelecido no art. 583, com a posterior remessa do comprovante do recolhimento à entidade supra Natal/RN, 08 de fevereiro de 2018 – Joaquim Bezerra de Menezes Neto – Presidente. FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – CNPJ 08.429.821/0001-50 O presidente da FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – FTI/RN, CNPJ 08.429.821/0001-50, atendendo ao que dispõe o art. 605 da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT, COMUNICA a todas as empresas que exercem atividade industrial no estado do RN, e cujos funcionários não estão representados por sindicatos, que deverão descontar, na folha de pagamento de seus trabalhadores no salário do mês de março de 2018, a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, conforme os arts. 580 e 582 da CLT, o valor correspondente a 1/30 (um trinta avos) da remuneração de cada um de seus trabalhadores, e o seu recolhimento deverá ocorrer no prazo estabelecido no art. 583 da CLT, com a posterior remessa do comprovante do recolhimento à entidade supra. Natal/RN, 08 de fevereiro de 2018 – Joaquim Bezerra de Menezes Neto – Presidente

Divulgação

Festival Internacional comemora aniversário da Casa da Ribeira realização de duas oficinas educativas: “Espectadores no palco”, para pessoas que têm o desejo de ter uma primeira experiência com o teatro, e “Artistas

na Economia” destinada a profissionais de artes cênicas que têm interesse em compreender o planejamento de suas carreiras. n


AGORA RN

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 13

Social

www.agorarn.com.br

Daniela Freire daniela.freirecosta@yahoo.com.br

>> É um fenômeno O jornalista Ricardo Boechat considerou que a decisão do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães, da 14ª Vara do Rio Grande do Norte, de conceder prisão domiciliar ao exministro Henrique Eduardo Alves (MDB), com o argumento de o potiguar estar deprimido, “é aquele tipo de justiça que vale para uns e não vale para outros”. Em sua análise do caso, em seu programa de rádio Café com Jornal, da Band, o jornalista comparou a decisão ao fato de que deve haver muitos casos de depressão entre os cerca de 600 mil detentos nas penitenciárias do Brasil, e que eles não são tratados com a “benevolência” da Justiça, como no caso do ex-político potiguar, que, segundo Boechat, “está metido em várias falcatruas”.

BobFlash

Apresentador Leo Souza e o fotógrafo de moda Humberto Lopes de caneta na mão para avaliar as candidatas ao Miss Natal 2018. Venceu a miss Petrópolis

>> Nada definido Em contato com a coluna, o presidente da Câmara Municipal de Natal Ranieri Barbosa não confirmou a filiação no Avante. “No momento não tem nada definido, apenas conversando, e gerou uma especulação”, disse o vereador, que ressaltou: “A decisão do Avante é da Executiva Nacional”. >> Longe do esperado “Nós esperávamos que a mensagem do governador trouxesse soluções para os problemas do Estado, em todas as áreas, como os servidores que estão sem receber seus salários mas, o chefe do Executivo fez uma prestação de contas”. Da deputada Larissa Rosado sobre a leitura da Mensagem Anual pelo governador Robinson Faria.

Casal Esio Costa e Michelle Jerônimo tem movimentado o verão de amigos e familiares com as suas festas calorosas Mulheresnofds

Bobflash

>> Se vale para um, vale para todos “O ministro está medicado e pode receber tratamento na prisão. Sendo assim, o argumento de que Henrique Alves tem que ir para casa é mais uma vez aquele tipo de justiça que só funciona para determinados brasileiros. Já pensou se esse exemplo fosse aplicado em todos os presos com o mesmo tipo de doença? Mas que se estabeleça a suruba para todo mundo”, afirmou Boechat. >> Confirmando Se nos bastidores já não restava dúvidas sobre as intenções da ex-primeira dama do Estado Julianne Faria, diante das andanças políticas iniciadas desde a separação do governador Robinson Faria, caso ela se filie ao Avante junto ao casal Karla e Ranieri Barbosa, como tem sido ventilado, será a confirmação pública de que eleições estão na agenda da ex-titular da Sethas. Resta saber se Julianne irá participar do pleito deste ano ou da disputada municipal de 2020. Na noite desta quarta-feira, o trio posou para fotos durante o ensaio geral da escola de samba Águia Dourada, que este ano homenageia Wilma de Faria em seu desfile de carnaval.

João Neto

Vem carnaval: Alto Verão Tetê Modas

A estilista Priscylla Cavalcanti também prestigiou o concurso Miss Natal 2018, nesta quarta-feira, no La Mouette

>> Batalha vencida O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu uma sentença obrigando a União, o Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras de Natal e Parnamirim a fornecerem o “Hemp Oil (RSHO) – Canabidiol (CBD)” a todos os pacientes do estado que comprovem a necessidade de uso, através de receituário médico. O medicamento deve ser distribuído ainda que não conste da lista oficial do Ministério da Saúde e mesmo que tenha de ser importado. >> Não, é não! Com a proximidade do Carnaval, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) tem reforçado em seus perfis oficiais nas redes sociais a campanha do #NãoéNão, que ganhou a internet nos últimos dias e diz respeito ao assédio contra as mulheres, que piora no período de carnaval. “Carnaval é uma festa de alegria e de liberdade. No entanto, as pessoas não devem confundir isso como uma licença ou salvo-conduto para praticar o assédio contra as mulheres”, comentou a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (Namvid/ MPRN), Érica Canuto.

>> GIRO PELO TWITTER... ...do portal Jota: “Para comprovar segurança, TSE fará auditoria em urnas horas antes das eleições”; ...da revista Carta Maior: “Café completo: Jair Bolsonaro foi aplaudido de pé pela ‘elite do mercado financeiro’, diz a Folha. O presidenciável pró-tortura foi convidado a falar a 2500 pessoas em evento promovido por um banco, cujo dono esteve preso por comprar emendas de Cunha. O mediador: Augusto Nunes”; ...do jornalista Luis Nassif: “Sepúlveda e advogados de Lula pedem urgência a Fachin para proteger liberdade”.


14 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Passatempo

www.agorarn.com.br

PASSATEMPO PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Conjunto de móveis

© Revistas COQUETEL

Paradas obrigatórias para os viajantes, nas rodovias Flutua; so- Instituto MédicoLegal (sigla) brenada

Acessório para prender as vestes no varal Passado; partido

Sólido; seguro

Apelido de Eduardo Anatomia (abrev.)

Acrescentar

(?) bem: causar boa impressão

Peso-(?), categoria do boxe Passa pelo filtro (o café)

Forma da pista sinuosa

Seus objetivos poderão precisar de ajustes, então, é melhor fazê-los e seguir logo em frente. Viagens a trabalho estão em alta. Novidades darão novo pique ao romance.

Ari Toledo, piadista brasileiro

Balcão Capital do Mato Grosso

Substância fertilizante do solo

Pedir auxílio (a Deus) Jogo de azar dos cassinos (?) Maravilha, cantora evangélica

Portabagagens do carro

O céu trará energias positivas para lidar com trabalhos que envolvam o público. Seu jeito prestativo vai trazer apoio de onde menos espera. Procure passar mais tempo com seu amor. Não faltará pique para trabalhar e mostrar competência noemprego. Bom dia também para procurar novas fontes de renda. Um bom bate-papo pode rolar com seu par. Procurem se divertir juntos.

Que ocorre por acaso

Tudo o que for ligado à casa e à família vai chamar sua atenção hoje. Então, prepare-se para dividir-se entre trabalho e assuntos domésticos. A vida a dois vai estar num momento de pura intimidade.

Parte do boné que protege os olhos

34

Solução P M O S T C O S D E P E A D V A G V I O

F P B I L I A R O M A R E I L M A G A P E N A A R A D E S E N T O T A P A R S A C A D C R O L E U B O I R I A M A O A C A S U PA B R A R A AM A N S

M A L A

I O D U O S Ã O C A R A T A P E L A R

BANCO

Sua devoção ao trabalho vai crescer. Com facilidade de se comunicar, poderá organizar reuniões. Encontre um tempo para relaxar e conversar com seu bem. Pode conquistar num primeiro encontro.

Domar; domesticar

4/naco — pala — pena. 5/adubo — maomé.

Otávio Augusto, ator brasileiro

Vai ser mais fácil desapegar-se de coisas e até de relacionamentos que não te fazem bem. Contorne os desafios sem perder sua determinação. Fale sobre suas emoções com sua alma gêmea. Bom momento para cuidar melhor da imagem que passa, principalmente aos colegas de trabalho. Estudos estão protegidos. As diferenças devem complementar a paixão e não causar briguinhas.

O Profeta do Islã De (?): doente O oposto do "aplauso" Estremecer

Lucrécia diz a Latrine que Rodolfo está frustrado porque ela ainda não engravidou. Samara conta a Amália que conseguiu um emprego no moinho e decidiu ficar em Artena com Levi. Diana confessa a Tiago que tem medo de decepcioná-lo. Afonso descobre que Levi é filho de Elias.

HORÓSCOPO

Além do mais; além disso

Tamanho pequeno (abrev.)

Laura explica a Clara tudo o que Vinícius fez com ela na infância. Elizabeth/Duda pede para conhecer uma das lojas de Renan. Laura conta a Rafael sobre Vinícius, e o casal se muda para outro apartamento. Nádia é irônica com Raquel. Tônia fica com Zé Victor no Carnaval. As meninas do bordel aproveitam o Carnaval na cidade. Sheila tenta se aproximar de Juvenal durante o bloco.

José Augusto fica indignado com a presença de Fernão e se preocupa com Tereza. Fernão vê Maria Vitória com Vicente ao sair do hotel e se esconde para não ser visto. Helena leva o presente de Geraldo para Nicota. Após ser expulsa do Empório, Lucinda encontra Eunice na rua e tenta ofendê-la.

Retira do esconderijo Estágio de um processo

O OUTRO LADO DO PARAÍSO

TEMPO DE AMAR

Pomo de (?): gogó Pedaço de alimento

Bater (?): fugir (pop.)

TV NOVELAS

DEUS SALVE O REI

Feiticeiro; bruxo Apronto; arrumo

Sinal da palavra "cão"

AGORA RN

Dia positivo para quem trabalha em casa. Mantenha os olhos abertos quando o assunto for dinheiro para não desperdiçar. No amor, pode aumentar sua necessidade de segurança emocional. A Lua sagitariana pode aumentar a necessidade de resolver assuntos do lar. Os estudos devem receber boas energias astrais. Na conquista, use sua sensualidade para prender quem deseja. Sua espiritualidade estará em alta, fazendo com que supere obstáculos. Tente desapegar das coisas que não têm mais utilidade. A timidez pode atrapalhar sua vida sexual. O céu trará chances de repensar seu futuro financeiro e profissional. Todo tipo de assunto que desperte sua mente vai ser bem-vindo hoje. Reforce a intimidade entre você e seu par. Sua intuição e inspiração vão fazer a diferença no trabalho. Tente realizar o que deseja, mas mantenha os pés no chão sempre. Jogue o seu charme para que seu amor só tenha olhos para você.


AGORA RN

Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 | 15

www.agorarn.com.br

Fifa permite que técnicos pré-selecionem 35 jogadores

Vendo uma casa no Conjunto Estrela do Mar em Extremoz/ RN, no Conjunto da Marinha – 3quartos/sl/coz/bw/garagem. Preço R$130.000,00 Contato: (84) 98727-6700

VENDO PAJERO COMPLETA

Sergio Barzaghi / Gazeta Press

Paulo Garcia entrou com um processo alegando fraude no resultado do pleito que declarou Andrés Sanchez como novo presidente do clube. O empresário acionou na justiça a Telemeeting Brasil, responsável pelo processo. Técnico da Seleção Brasileira, Tite, durante coletiva em Natal-RN para a entidade apenas poderá ser publicada pela Fifa com a “autorização explícita” da seleção em questão. A mudança nas regras da entidade ainda precisa passar por uma aprovação do Conselho da Fifa, em reunião marcada para ocorrer no dia 16 de março.

Anuncie 3027.1690 98117.1718

VENDO OU ALUGO – CIDADE VERDE Casa muito boa no bairro Cidade Verde - 3quartos/sendo 1 suite, sala, cozinha, bw, serviços, garagem para 2 carros, lajeada, próximo ao terminal de ônibus. Contato: 84 9-9992-0489

VENDO TOYOTA ETIOS

Pajero TR4 11/11, 4x4, automática, flex, cor preta, completa de tudo, nunca fez trilha, 77500km – Valor R$42.000

Etios Hatch 15/15 cor branco com ar, direção elétrica, trava elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, todas as revisões feitas na concessionária R$32.000.

Contato: 84 9- 9948-0228

Contato: 84 9-9948-0228

ÁREA PARNAMIRIM

VENDO CARRO

Vendo ou troco área de 15 hectares em Parnamirim, margem do asfalto(excelente localização) servindo para condomínio, clube com blocos de apartamentos.

Vendo carro Toyota Prius, tipo Hybrid, versão 08/2018, motor 1.8, a gasolina, de 98 cv e 14,2 kgfm. Todas as revisões feitas na concessionária DCN.

Contato: 84 9-9981-6969

SEGUNDOS

Candiato quer anular eleição no Corinthians

Oportunidades &Negócios VENDO CASA

EM QUINZE

José Aldenir / Agora Imagens

Entidade explica que decisão foi tomada após encontro entre técnicos e a organização da Copa A Fifa anunciou nesta quinta-feira que mudou suas regras para a Copa do Mundo e vai permitir que cada treinador faça uma pré-convocação de até 35 jogadores que seriam inscritos inicialmente para o torneio que será disputado a partir de junho na Rússia. Em um comunicado, a Fifa explicou que essa decisão foi tomada depois de um encontro entre treinadores e o comitê organizador das competições da entidade. “Houve um acordo para aumentar o número de jogadores incluídos na lista de não mais de 30 para até 35”, afirmou a Fifa. Essa lista preliminar entregue

Esporte

Contato: 84 99915-7234

Tite e os demais técnicos terão até o dia 14 de maio para apresentar uma lista inicial de 35 jogadores que vão estar pré-selecionados para a Copa do Mundo. No dia 4 de junho, cada seleção precisa definir seus 23 jogadores que oficialmente participarão do Mundial. n

Presidente admite retorno de Zeca

O presidente do Santos, José Carlos Peres, vê com otimismo a possibilidade de retorno do lateral-esquerdo Zeca ao clube. O jogador briga com o time na Justiça alegando atraso no FGTS.


16 | Natal, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Esporte

www.agorarn.com.br

Campos quer respeito ao Santa Cruz de Natal Comandante americano destacou a reação do adversário, que venceu seus últimos 3 jogos O treinamento do América realizado na tarde da última quarta-feira, 7, na Arena das Dunas, foi fechado para imprensa e torcida. O motivo para isso é que hoje, 9, o Alvirrubro terá um jogo de extrema importância contra o Santa Cruz de Natal pela 6ª rodada do Campeonato Potiguar, que pode até mesmo garantir o título antecipado do 1º turno da competição. No entanto, o técnico americano Leandro Campos sabe bem das dificuldades que seu time vai encontrar no duelo. Afinal, o Santa Cruz vem em crescente no campeonato e, atualmente, ocupa a terceira colocação com 10 pontos. A reação

AGORA RN

José Aldenir / Agora Imagens

do clube, que no ano passado quase foi rebaixado, foi exaltada pelo líder da comissão técnica alvirrubra, que cobrou, principalmente, respeito ao adversário. “A boa equipe do Santa Cruz melhorou muito dentro da competição, inclusive hoje é a terceira colocada. Temos que respeitar o adversário, sim, mas entendermos que é muito importante que nós tenhamos a concentração total para o jogo, visando buscarmos esse resultado, que se vier vai nós dar uma condição muito favorável para a última partida”, destacou o comandante. O América é líder do Estadual com 15 pontos. Com 15 pontos, o América é líder isolado do Estadual e até o momento não perdeu. Em 5 jogos, venceu todos. A diferença para o rival ABC é de três pontos, justamente a margem conquistada após a goleada de 3 a 0 no clássico disputado nas últimas semanas, em Natal. n Leandro Campos, do América

EM QUINZE

SEGUNDOS

Tonet dá receita para vencer o América

“Para surpreender o América só fazendo gol, já que eles não tomaram gols na competição, a gente tem que ter a tranquilidade necessária para esse jogo” Fernando Tonet, técnico do Santa.

SÉRIE C - 1ª RODADA X

X NÁUTICO-PE

SANTA CRUZ-PE

X ATLÉTICO-AC

REMO-PA

X SALGUEIRO-PE

BOTAFOGO-PB

X

SÉRIE C

CBF confirma grupos regionalizados e divulga tabela básica da Terceirona A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, durante o Conselho Arbitral, os grupos e a tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série C – a terceira divisão nacional. Logo na primeira rodada (confira ao lado) acontecerão duelos regionais como, por exemplo, ABC contra Globo, Náutico contra Santa Cruz e Cuiabá contra Luverdense. Assim como foi nos anos anteriores, os grupos foram divididos conforme a região de cada clube. O Grupo A foi formado por: ABC, Atlético-AC, Botafogo-PB, Remo-PA,

ABC

GLOBO

Confiança-SE, Globo, Juazeirense-BA, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Salgueiro-PE. Já o Grupo B tem: Botafogo-SP, Bragantino-SP, Cuiabá-MT, Joinville-SC, Luverdense-MT, Operário-PR, Tombense-MG, Tupi-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS. Foram separadas 24 datas para a disputa da competição, que iniciará no dia 15 de abril e deve ser finalizada no dia 23 de setembro. Cinco das 18 rodadas serão durante a Copa do Mundo na Rússia, em junho e julho. n

CONFIANÇA-SE

JUAZEIRENSE-BA

X BOTAFOGO-SP

BRAGANTINO-SP

X

Lucas Figueiredo/CBF FC

OPERÁRIO-PR

V. REDONDA-RJ

X TUPI-MG

TOMBENSE-MG

X CUIABÁ-MT

LUVERDENSE-MT

X Taça do Brasileiro Série C de 2018

JOINVILLE-SC

YPIRANGA-RS

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 241  

Versão Flip

AGORA JORNAL - EDIÇÃO 241  

Versão Flip

Advertisement