Issuu on Google+

INFORMATIVO DO IMPRO – n° 47 – Dezembro 2010 /Janeiro 2011- ANO VII

Aposentados e Pensionistas já podem tirar o Cartão de Identificação Em cumprimento a mais um compromisso assumido quando da reeleição, a diretoria do Impro está implantando, a partir deste mês de dezembro, o Cartão de Identificação do Segurado Inativo, em parceria com o Banco do Brasil. “O Cartão do Segurado Inativo é um anseio da categoria, visto que nos períodos de férias, principalmente, os aposentados e pensionistas necessitam viajar podendo, mais rapidamente, se beneficiar da Lei da Idade que concede isenção no pagamento da passagem. Com esse documento, não precisam mais apresentar leis e portarias para comprovar que são inativos, para usufruir do benefício”, disse o diretor executivo do Impro, Josemar Ramiro e Silva, adiantando que o Banco do Brasil aceitou a parceria com o instituto e patrocinou a impressora de cartões em PVC. Os aposentados e pensionistas, com a finalidade de solicitar a confecção do seu cartão de identificação, devem procurar o Impro até o dia 22 deste mês e após o dia 03 de janeiro (período de recesso do Impro) para fazer uma foto atualizada para o documento, o qual será entregue posteriormente.

O Diretor Executivo, Josemar Ramiro, entrega o Cartão ao aposentado Gildásio Alves dos Santos

Fim de ano, época favorável à reflexão. Fazer um balanço de nossas vidas, buscar a serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas idéias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Ter discernimento para perceber que o nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco. Que no novo ano possamos caminhar mais e mais em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, amor, compreensão. Um ano se finda e tão logo o outro se inicia, neste ciclo do "ir" e "vir" o tempo passa, e como passa! Os anos se esvaem e nem sempre estamos atentos ao que realmente importa: Deixar a vida fluir. Perceber entre tantas exigências do cotidiano o que é indispensável. Ponha de lado o passado. Crie uma nova vida, um novo dia. Crie um novo quadro para você. Crie, parte por parte em sua mente até que tenha um caminho perfeito para o futuro. E assim dê início a uma nova jornada que o levará a uma nova vida e aos novos progressos da vida. Que este tempo de festas renove nossas esperanças, que a Estrela Crística resplandeça em nossas vidas e o fulgor dos nossos corações intensifique a manifestação de um ano novo repleto de vitórias.

FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO NOVO!

RECESSO NO IMPRO Comunicamos aos segurados do IMPRO, que em função dos festejos natalinos e de final de ano, estaremos de recesso a partir do dia 23 deste mês até o dia 02 de Janeiro de 2011, retornaremos com o expediente normal dia 03 de Janeiro de 2011. A Direção.

São os desejos da Equipe do IMPRO a todos os servidores municipais, prestadores de serviços, familiares e amigos que fizeram parte do nosso cotidiano no ano que ora se finda.


2 Conselho Curador baixa resolução Em razão da alteração do inciso 2º do Artigo 50 da Lei 4.614/05 (Reestruturação do Impro), efetuado através da Lei 6.507/2010 de setembro deste ano, a data dos repasses para o Impro passou do dia 10 para o dia 20 de cada mês subseqüente. Diante dessa ilegalidade – uma vez que nenhum dispositivo da lei de reestruturação pode ser alterado o Conselho Curador do instituto baixou resolução revogando a medida do Executivo, que segundo o presidente do conselho, Roberto Carlos Corrêa de Carvalho, pelo atraso dos recolhimentos em dez dias, o instituto estava tendo prejuízos pecuniários. “A alteração de algum dos dispositivos da Lei 4.614/05 somente pode ser feita com a aprovação do Conselho Curador, o que não foi feito e nem sequer comunicado aos membros”, disse ele, acrescentando que diante desse fato, o diretor executivo do Impro, Josemar Ramiro e Silva solicitou no dia 08

de outubro, através de ofício, revogação imediata da lei irregular pelo prefeito José Carlos do Pátio, “o que não foi feito. Pelo contrário, em novembro, o prefeito encaminhou pedido ao conselho, para apreciar a lei e deliberar sobre a alteração. Então nos reunimos e deliberamos pela revogação imediata. Estamos aguardando a revogação, para os próximos dias. Caso contrário, não nos resta alternativa senão fazer cumprir a decisão do Conselho Curador, através da Justiça”, encerrou.

Holerite no caixa eletrônico Atendendo a reivindicações dos beneficiários de aposentadorias e pensões, o Impro estabeleceu convênio com o Banco do Brasil, para disponibilizar mais um instrumento de facilitação ao segurado. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do instituto já podem efetuar a retirada do seu holerite, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Para efetuar o procedimento basta procurar um caixa eletrônico e acessar “outras opções - saldo/extrato/comprovante – contracheque”.

Formação previdenciária Dando continuidade à rotina de atividades da Formação Previdenciária, a diretoria do Impro efetuou visitas às Escolas Jardim Gramado, Parque São Jorge, Princesa Isabel e Edivaldo Zuliane, durante as quais foram discutidos temas como política de investimentos, gestão administrativa, financeira, atuarial, previdenciária, além de simulações práticas sobre dúvidas pessoais do servidor. Esta ação integra o programa de gestão da diretoria, que sempre considerou imprescindível levar ao conhecimento de seus segurados as informações sobre o funcionamento interno do RPPS, mudan-

´

Paulo Roberto de Oliveira, Yrlaine Sales de Paula, Fabiano Teixeira Franco, Maria Rodrigues de Oliveira Santos - Aposentada e Roberto Carlos Corrêa de Carvalho

Fabricando artes

ças na legislação previdenciária, concessão de benefícios, assim como prestação de contas. Reforçamos a todos os colegas servidores que estamos à disposição para visitá-los em seus locais de trabalho para reuniões de formação. Pa ra t a n t o , b a s t a estabelecer contato com o Impro e agendar data com a gerente de Administração, Lindinalva Alves.

Desenvolvido nas escolas municipais Alcides Pereira dos Santos, 14 de Agosto, Vila Paulista, Pofª. Dersi Rodrigues de Almeida, Fazenda Carimã e Leosídio Fermau, o Projeto “Fabricando Artes” proporcionou aos alunos o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades na pintura e no desenho em tirinhas. O encerramento do projeto aconteceu de 16 a 18 de outubro, na sede da URAMB, onde foram expostas as produções dos alunos para o público em geral. Durante a exposição, uma equipe de jurados concedeu ao aluno Romário Teixeira, da Escola Municipal Prof.ª Dersi R. de Almeida, o título de primeiro colocado entre as melhores tirinhas desenvolvidas no município. Romário Teixeira também se classificou entre os dez melhores do Brasil, obtendo a sétima colocação no Concurso Nacional de Produção de Tiras.


3 Projeto de educação aos reeducandos (EJA) Cinco professoras da EM Princesa Isabel participam do Projeto de Educação aos Reeducandos (EJA), realizado desde 2008 em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Idealizado e coordenado pela professora Creuza Rosa Ribeiro, o projeto atende a mais de 200 alunos (detentos da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa – Mata Grande, e da Cadeia Pública) que cursam o 1º Segmento (antigo seriado de 1ª a 4ª Séries) e o 2º Segmento (antigo seriado de 5ª a 8ª Séries). O projeto foi alvo, no início deste ano, de reportagem da Revista Nova Escola – de circulação nacional e dirigidae também de apresentação de vídeo durante a Conferência Internacional sobre Educação em Prisões, promovida pela Unesco, Comitê dos Direitos Humanos e MEC e realizado em Brasília no

mês de agosto deste ano, que contou com a participação de 190 países. Fazem parte da equipe do município, as professoras Luciane Zechini Negri (profª da 1ª Fase), Alexandra Gonçalves (profª da 2ª Fase), Marisa Raposo (profª da 3ª Fase) e Silvani Damasceno (profª da Multifase da Cadeia Pública). Assinalando que o projeto faz parte da

ressocialização dos apenados, Creuza Ribeiro destaca como resultado positivo alcançado o caso de um dos reeducandos, ex-aluno, que está cursando Pedagogia na UFMT, “mesmo cumprindo pena no regime fechado e outros que já estão em liberdade , que cursam Direito, Administração e que fizeram o 2º Grau na unidade penal”, finalizou.

Feliz Aniversário!!! Parabenizamos todos os servidores que trocam de idade em dezembro/2010 e Janeiro/2011, abraçando a cada um através dos servidores abaixo relacionados:

EMEI CORA CORALINA – PARQUE SÃO JORGE Dezembro: Dia 1º - Silvana Thiago das Neves (Professora). Janeiro: Dia 07 – Arlete de Lima Silva (ASD)

EM MELCHIADES MIRANDA - PEDRA 90 Dezembro: Dia 1º - Reginaldo de Almeida Ramos (Vigilante), dia 04 – Shirley Rodrigues P. Flores (Coordenadora), dia 10 – Cleunice de Souza A. dos Santos (ASD), dia 17 – Luzanira R. da Silva (Professora), dia 30 – Cristiane Freitas P. da Silva (Professora) e dia 31 – Genésia Simone Borges (Professora). Janeiro: Dia 14 – Mara Regina da Silva (ASD) e Sebastiana Ribeiro (ASD), dia 20 – Rosária da Silva Torres (Professora) e Sebastiana Aparecida Braga (Coordenadora) e dia 22 – Rosimar Souza Nunes (ASD).

DEPARTAMENTO DE COMPRAS - PMR Dezembro: Dia 04 – Alessandra de Freitas (Agente Administrativo) e dia 11 – Leonaldo Ferreira do Nascimento (Assistente Técnico). Janeiro: Dia 02 – Rosely Lopes da Silva (Agente Administrativo), dia 05 – Patrícia Fernanda de Abreu (Gerente de Núcleo de Compras e Cadastro), dia 08 – Zeni Aparecida Vidal (Agente Administrativo), dia 10 – A l e s s a n d ra Fa b i a n a A l b a c e t e ( A g e n t e Administrativo), dia 15 – Elenice Andrade Rodrigues (Agente Administrativo), e dia 17 – Marcia Mello Rivello (Assistente Técnica) e Sílvia Maria de Moura Bonjour (Assessora Jurídica – Licitações).

EM MÁRIO DE ANDRADE – VILA VERDE Dezembro: Dia 27 – Marly Souza Brito Farias (Coordenadora), dia 30 – Andréia Virgínia de Souza (Professora). Janeiro: Dia 20 – Maria Inês de Souza Gomes (Professora) e dia 26 – Sueli Nunes de Souza (Secretária Escolar).

UMEI PROF. IVAN SANTOS ARRUDA – PQ UNIVERSITÁRIO Dezembro: Dia 10 – Luiza Rafaela Amaral de Campos (Estagiária) e Maria Silvia Lopes de Oliveira (ASD), dia 13 – Cirley Neto Santos (Aux. de Higienização – Apoio ao Docente). Janeiro: Dia 06 – Maria das Graças M. de Souza (ASD), DIA 08 – Quézia Laís da Silva (Professora), dia 15 – Maria Borges Arcanjo (Estagiária) e dia 21 – Adriana Teixeira Vaz (Diretora).


4 PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/2010 CARTEIRA DE INVESTIMENTOS NATUREZA

VALOR R$

CONTAS MOVIMENTO

9.865.493,02

APLICAÇÕES FINANCEIRAS

59.859.909,90

TOTAL

69.725.402,92

RECEITA MENSAL NATUREZA

VALOR R$

CONTRIBUIÇÃO PATRONAL

646.794,95

CONTRIBUIÇÃO SEGURADO

644.990,50

PARCELAMENTOS

384.306,61

RENTABILIDADE DAS APLICAÇÕES

673.126,15

OUTRAS RESTITUIÇÕES

219,68

TOTAL MENSAL

2.349.437,89

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NATUREZA

VALOR R$

APONSETADORIAS

157.164,27

PENSÃO POR MORTE

43.468,71

AUXILIO DOENÇA

48.802,15

SALÁRIO MATERNIDADE

17.168,42

SALÁRIO FAMILIA

2.463,55

TOTAL DA FOLHA

269.067,10

DESPESAS ADMINISTRATIVAS NATUREZA

VALOR R$

VENCIMENTOS

34.097,74

DIARIAS

480,00

MATERIAL DE CONSUMO

432,50

SERVIÇOS DE TERCEIROS P. FISISCA

1.815,20

SERVIÇOS DE TERCEIROS P. JURIDICA

8.295,62

MATERIAL PERMANENTE

19.512,00

OBRIGAÇÕES PATRONAIS

2.158,76

CONTRIBUIÇÃO AO PASEP

13.181,16

OBRAS E INSTALAÇÕES DESPESAS C/ APLICAÇÃO FINANCEIRA TOTAL DA DESPESA

8.000,00 2.314,18 90.287,16


Informativo dezembro/2010