Page 1

Divin贸polis, 03 de Janeiro de 2013

Influentes 2012 |


2 | Influentes 2012

Milla Batista Integrante do time das alunas preferidas do então professor Antonio Anastasia, a bacharel e mestre em direito pela UFMG trabalha no gabinete da Casa Civil, comandada pela secretária de Estado Maria Coeli, compondo a assessoria pessoal e direta do governador. Milla tem 30 anos, é filha da professora Márcia Helena Batista e de Mirtson “China” Parreiras Correia da Costa. Também é graduada em Relações Internacionais pela PUC, estudou na Universidade de Lisboa e tem certificado de língua inglesa pela Universidade de Cambridge.

André Penha Fez graduação e mestrado em engenharia de computação na Unicamp. Passou um ano estudando em Lyon, na França, e na volta ao Brasil criou a Tectoy Digital, empresa de produção de jogos eletrônicos vendida para um grupo norte-americano. Em julho de 2010, mudou-se para Palo Alto, no Vale do Silício e cursou MBA na universidade de Stanford. Agora, volta ao Brasil para criar seu próximo empreendimento – uma imobiliária 100% on-line, focada em locação residencial, com suporte de investidores do Brasil e do Vale do Silício, para acabar com a burocracia do ato de alugar uma casa ou apartamento.

Vladimir Azevedo O músico, economista, especialista em gestão pública e professor universitário entra para a história como o primeiro prefeito consagrado pela reeleição em Divinópolis. Em 2012, não mediu esforços para reafirmar a cidade no cenário nacional e c omemorou com pompa e honraria os 100 anos de emancipação do município. Afirma que em 2013 vai acertar o passo na saúde pública com a inauguração do novo Hospital Regional e a sede própria da Prefeitura.

Jaime Martins Um lago de serenidade. Discreto e bem-sucedido, o parlamentar ocupa seu lugar sem pesar espaço e sempre com bom senso retorna à sua cadeira no Congresso Nacional. Pelo prestígio dos 21 anos de Câmara Federal, no fim de 2012, o Hospital São João de Deus recebeu a boa notícia da liberação da verba de 45 milhões de reais para reerguer a principal referência em saúde da cidade e região Centro-Oeste. Apenas este ato o credencia a ocupar espaço nobre entre os mais influentes de 2012 e a voos mais altos no cenário político nacional.

Divinópolis, 03 de Janeiro de 2013

Alessandro Domingos Sávio Garcia Atencioso e de fácil relacionamento, é reconhecido pelo jeito afetuoso no tratamento dispensado aos servidores. O promotor de justiça e curador do Meio Ambiente teve atuação relevante em 2012 e lançou o livro “Tutela Penal Eleitoral - Aspectos Teóricos e Práticos” em concorrida noite de autógrafos. A obra apresenta um histórico dos crimes eleitorais e aborda de forma crítica questões penais e processuais eleitorais como conceito, natureza jurídica e topografia de crimes eleitorais como boca de urna, corrupção eleitoral e transporte de eleitores.

Marcelo Mattar Eleito um dos cinco jovens mais inteligentes do Brasil pela revista “Veja”, o divinopolitano é doutorando em neurociência na Universidade da Pensilvânia – Estados Unidos. Graduado em engenharia eletrônica e mestre em Neurociências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele foi um dos 11 jovens escolhidos entre mais de mil inscritos de todo o país, pela Fundação Estudar, para cursar pós-graduação na escola que tem um dos melhores programas de MBA do mundo, segundo o ranking da revista “Financial Times”.

Respeitado e ouvido pelos colegas, o deputado federal compõe a seleta lista da revista “Veja” do dia 26 de dezembro como um dos parlamentares mais influentes no ranking do desenvolvimento do Congresso Nacional. Entre os 513 deputados, o tucano destacou-se em 16º lugar e fez parte das principais comissões da Câmara Federal em 2012. Com desenvoltura surpreendente para um parlamentar de primeiro mandato, chegou ao alto clero em menos de um ano.

Euler Baumgratz Chegou a Divinópolis em março de 2012, como a última esperança de se evitar um colapso no São João de Deus. Sabia da situação crítica. Aos poucos, sob o princípio da transparência, descortinou um cenário ainda pior do que se imaginava. Não escondeu nada da sociedade e, em troca, vem recebendo confiança e cada vez mais apoios de personalidades. O perfil de executivo, com experiência em gestão hospitalar, colaborou para a aglutinação de forças em torno do HSJD. Os resultados já começam a aparecer.


Influentes 2012 | 3

Divinópolis, 03 de Janeiro de 2013

Giovani Lima Há 19 anos assinando coluna no Agora, Giovani Lima se posiciona como um dos melhores e mais atuantes colunistas do interior do país. Sempre antenado e com muita criatividade, construiu seu nome com credibilidade. Dono de uma carteira nobre de investidores, divulga o mercado de Divinópolis e informa aos exigentes leitores que fazer coluna social também é apurar o olhar para o resto do mundo. As festas que levam a sua assinatura são as mais esperadas do ano. Giovani sabe fazer seu ofício como poucos.

Levi Fernandes O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, representa a entidade que congrega 30 federações e 813 sindicatos, englobando mais de 10 milhões de trabalhadores no comércio em todo o país. O divinopolitano também preside a Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Feccoemg) e foi eleito para permanecer no cargo até fevereiro de 2016. Em seu currículo, consta uma ampla história de conquistas dos principais direitos e garantias para os diversos grupos de trabalhadores no comércio.

Afonso Gonzaga Como líder, já foi nove vezes à China e outras tantas à Europa em comitiva com prefeitos, técnicos da Fiemg, Sebrae e empreendedores, para estabelecer laços comerciais e conferir competitividade aos produtos brasileiros. O presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho Temático de Integração Nacional da CNI, em Brasília, sempre apresenta tecnologia, equipamentos de ponta, qualificação profissional e design ao empresariado.

Cidah Viana A artista foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação nos palcos mineiros e concorreu ao Prêmio Sesc/Sated, considerado o Oscar mineiro, que contempla artistas e técnicos do cinema, dança e teatro. Há 16 anos, desenvolve trabalhos culturais na cidade e é reconhecida como grande nome artístico e social. Sua atividade vai além do teatro quando “invade” hospitais e instituições de caridade com a alegria de sua trupe, “Os Doutores Palhaços”. O projeto de Cidah Viana é um dos pioneiros no Brasil e, desde 1999, vem trazendo esperança e alento a pacientes em tratamento de câncer e crianças carentes.

Valdemar Amaral Fundador, gestor e principal nome do grupo ABC que começou no comércio varejista da forma mais simples possível, coordena hoje o grupo de 23 lojas e quatro centros de distribuição espalhados em Divinópolis, Itaúna, Formiga, Lagoa da Prata, Pará de Minas, Oliveira, Lavras, Campo Belo, Arcos, Araxá e Santo Antônio do Monte. A cadeia conta com 3.420 funcionários fichados, mão de obra terceirizada e um número extenso de fornecedores. Ícone expoente do setor varejista no estado, o Grupo ABC comemorou 30 anos e lançou um livro que conta a história da família.

Rodrigo Rios Aos 15 anos já era formado pela Ordem dos Músicos do Brasil. Aos 33, hoje em Los Angeles, atua ao lado de Gregg Field, baterista de Frank Sinatra, e Ray Charles, entre outros ícones. Produziu e participou como baterista no último CD do americano Michael Grimm, vencedor do prêmio “American´s got talent” e do canadense Jamie Mitges. Em março de 2013, será lançado o single produzido por Rodrigo, com a participação da cantora americana Patti Austin, vencedora de dois Grammys e número 11 da Billboard – Hot Single Sales, um dos mais famosos rankings da música mundial.

Michelle Silva O olhar diferenciado da bailarina clássica levou a divinopolitana a assinar editoriais de moda em revistas internacionais como MC.Mag, (Londres), L`officiel (França) e Vogue Brasil. Fotógrafa da agência ABÁMGT, foi entrevistada pela “IstoÉ Gente” de dezembro e assina o ensaio fotográfico da atriz Larissa Maciel, que vai interpretar uma egípcia na minissérie “De escravo a governador”, da Record. Aos 33 anos, a publicitária que começou carreira registrando looks para catálogos de moda da Vetum, The Best, Feriado Nacional e Plataforma, ganhou o mundo.

Aurylio Guimarães O empresário do setor siderúrgico e mineração desenvolve, no momento, dois grandes projetos: o Parque Tecnológico de Terceira Geração/Cidade Tecnológica em associação com o WTC (World Trade Center) e a exploração de uma jazida de minério na região de Passatempo. É filho de Evane Campos e José Guimarães – grande parceiro de Geraldo Corrêa e Jovelino Rabelo. Aurylio foi o responsável por convencer o WTC a escolher Divinópolis para implantação do seu parque tecnológico em Minas, quando outras duas cidades já estavam definidas para abrigar o investimento bilionário.


4 | Influentes 2012

Lílian Notini Primeira piloto comercial de monomotor em Divinópolis e também habilitada para conduzir helicóptero, a engenheira civil pela UFMG se dedica ao projeto do Shopping Centenário, empreendimento que terá início em 2013. Titulada em MBA na área de gestão de negócios no MTI (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos e estágio na Air Bus, em Toulouse, França, foi a escolhida pela família para identificar o potencial do negócio, levantar o perfil econômico do município e dar encaminhamento junto aos investidores.

José Marcelo Focado nas políticas públicas e inserção do homossexual na sociedade, o designer de moda deu visibilidade positiva ao Movimento Gay de Divinópolis (MGD), onde atua há nove anos. Militante incansável pelos direitos e deveres da classe, sua gestão é marcada pela conquista do terreno para construção da sede própria, aquisição de equipamentos para cursos profissionalizantes e apoio didático na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Reiner Tenente Foi atuando no espetáculo “Tim Maia - Vale Tudo” que o ator teve seu talento reconhecido nacionalmente. Quando saiu de Divinópolis há 15 anos, rumo ao Rio de Janeiro, para estudar artes cênicas, ele queria se especializar em teatro musical. Aos 31 anos, ganhou visibilidade ao lado de Tiago Abravanel. Na pele de Roberto Carlos, arrancou gargalhadas do público ao cantar e falar com o tom nasalado do ícone. O show já foi visto por mais de 240 mil pessoas em 300 apresentações no eixo Rio/São Paulo/Belo Horizonte e deve ir à Broadway em 2013.

Sávio Fernatti 2012 foi brilhante para o Lex Luthor e colocou Divinópolis em evidência. O grupo ganhou projeção nacional ao participar do programa “Astros”, do SBT, e arrancou elogios dos jurados e convidados da atração. Prestes a completar 20 anos, a banda viu explodir a sua agenda. Sob a liderança de Sávio Fernatti, a Lex vai gravar CD com composições inéditas produzido pelos jurados do programa Cyz e Miranda e DVD em comemoração ao aniversário.

Divinópolis, 03 de Janeiro de 2013

Gilson Soares À frente da elaboração do novo Plano Diretor do Município, o presidente da Funedi/Uemg lidera a equipe de pesquisadores que revê as demandas da Lei de Parcelamento do Solo e o planejamento estratégico da cidade para a próxima década, nas áreas da saúde, educação, negócios e turismo. A presença da comunidade acadêmica se justifica por ser a instituição referência no ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e tecnológico da região. A Funedi conta com 2,5 mil alunos em suas três unidades.

Reverton Pereira Descendente de pioneiros no ramo do ferro-gusa, o engenheiro metalúrgico criou a Setormec, ênfase nos setores siderúrgico e mecânico. É pioneiro no Brasil em beneficiamento do minério de ferro fornecido à Vale, IMX (Eike Batista) e Votorantim, com exportação para Síria, Índia, Colômbia e Bolívia. A presença da Setormec em Divinópolis é vantagem competitiva na atração de empresas estrangeiras para adaptação à realidade brasileira.

Emerson Penha Especialista na cobertura de conflitos em diversos países do Continente Africano, o jornalista graduado pela UFMG iniciou carreira na TV Globo, passou pelo SBT, foi correspondente da América Latina na TV Brasil e assessor do governador Anastasia. Após uma curta passagem pela TV Bandeirante, voltou à TV Brasil como correspondente para a África, com base em Maputo, capital de Moçambique. Em 2013, volta ao Brasil e, entre outros trabalhos, planeja lançar um livro-reportagem sobre as andanças pelo mundo, com fotografias e histórias.

Humberto Freitas O diretor-executivo de Logística e Pesquisa Mineral, responsável pelo Instituto Tecnológico Vale e pela Valia – fundo privado de pensão dos empregados da companhia. Atua em logística, portos e ferrovias, gerenciamento de projetos, implantação e operação de usinas metalúrgicas. Presidente do Conselho da Associação Brasileira dos Terminais Portuários e Conselheiro da MRS, participou do Programa de Liderança Senior do MIT, e Desenvolvimento Executivo da J.L.Kellogg.

Agora: 30 mais influentes de Divinópoolis  

Agora: 30 mais influentes de Divinópoolis