Page 1

+ +

+ SVE:

como pode a vossa instituição beneficiar do programa Erasmus+


QUEM SOMOS? A AGORA AVEIRO É UMA ASSOCIAÇÃO LOCAL JUVENIL QUE PROMOVE A CIDADANIA ATIVA. Foi fundada em 2010 por um grupo internacional de jovens profissionais de diferentes áreas como a psicologia, gestão e relações internacionais. A Agora Aveiro acredita que a educação não termina com a obtenção de um diploma. A sua missão é educar jovens utilizando métodos não formais e assim ajudar a tornar a comunidade mais consciente e os jovens mais ativos. Para além de desenvolver numerosas atividades e projetos locais, a Agora Aveiro tem sete anos de experiência em projetos internacionais, com base nos programas Youth in Action e Erasmus+. Graças às parcerias internacionais, centenas de jovens integraram projetos de mobilidade no estrangeiro, dezenas vieram a Aveiro, e aproximadamente uma centena passou o seu tempo em Aveiro inseridos em projetos europeus.

O QUE É O SVE? SVE significa Serviço Voluntário Europeu (European Voluntary Service). Este é um programa internacional de voluntariado fundado pela Comissão Europeia, e representa uma componente importante do programa Erasmus+. Permite a jovens, com idades entre os 18 e os 30 anos, que residem legalmente na Europa, realizar serviço internacional de voluntariado numa organização ou órgão público. Este pode ser realizado em quase todos os países, por um período que varia de 2 semanas até 2 meses (SVE de curta duração) e de 2 até 12 meses (SVE de longa duração). As atividades desenvolvidas podem ser, por exemplo, nas áreas do ambiente, artes e cultura, educação, património, desporto e lazer, e muito mais. As despesas dos voluntários (custos de viagem e alojamento, gastos diários, seguro de saúde, etc.) são cobertos pelo programa. Só há dois requisitos para quem quiser fazer SVE, que são: + Ter entre os 18 e os 30 anos; + Fazê-lo apenas uma vez na vida (uma vez de curta duração e uma vez de longa duração, desde que o programa de longo prazo seja o último a ser realizado).

++ 2


+

Graças à dimensão intercultural e à sua abordagem não formal, o Serviço Voluntário Europeu é uma oportunidade única para um jovem de contactar com culturas diferentes da sua e adquirir novas aptidões e habilidades úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

O Serviço Voluntário Europeu permite e procura:

+ +

+ desenvolver a capacidade de interação com pessoas de outras culturas e que falam diferentes línguas; + desenvolver e adquirir competências através de experiências práticas de voluntariado no estrangeiro; + apoiar o desenvolvimento das comunidades locais. + encorajar a aprendizagem de outra língua; + promover a tolerância entre jovens; + promover a cidadania activa;

O SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU FUNCIONA COMO PARCERIA ENTRE ORGANIZAÇÕES QUE: a. Enviam um voluntário (“organização de envio”); b. Recebem um voluntário (“organização de acolhimento”); c. Coordenam o projecto (“organização coordenadora”).

A Agora Aveiro é acreditada para os três casos acima descritos e recebe diariamente emails e candidaturas de jovens de toda a Europa que gostariam de fazem o seu SVE em Aveiro. Infelizmente, e devido à estrutura da organização, a Agora Aveiro apenas pode acolher até 6 voluntários SVE por ano.

Atendendo ao interesse de tantos jovens em fazer voluntariado em Aveiro, e ao facto da Agora Aveiro ser entidade acreditada pelo Erasmus+ para coordenar projetos de SVE em outras instituições, pretendemos identificar organizações em Aveiro que queiram acolher dois ou mais jovens no âmbito de um projeto SVE. A vossa instituição pode ser uma delas.

3


O QUE É PRECISO PARA COORDENAR UM PROJECTO SVE? Para enviar ou receber voluntários, as associações precisam de ser acreditadas pela Agência Nacional que gere o programa Erasmus+. A Agora Aveiro, desde 2012, é uma de apenas duas associações no distrito de Aveiro que tem esta licença. Isto cria ainda a oportunidade de coordenar projetos SVE para outras instituições. Na prática, isto significa que a Agora Aveiro pode fazer toda a gestão do projecto, começando por ajudar no processo de pedido de acreditação para a vossa instituição.

A Agora Aveiro é uma de duas associações no distrito de Aveiro que tem licença para coordenação de projetos SVE.

Assim que a vossa instituição estiver acreditada para receber voluntários, a Agora Aveiro apoia com: +

A preparação da candidatura para o projecto, com base nas vossas necessidades;

+

A selecção de parceiros e comunicação com eles;

+

A gestão das candidaturas e recrutamento dos voluntários (se quiserem participar no processo de decisão relativamente à selecção de voluntários, são muito bem vindos);

+

O desenvolvimento do projecto, incluindo a organização das viagens dos voluntários, procura por alojamento de acordo com os padrões definidos pelo Programa, registo nas Finanças e nos SEF, pagamentos mensais do “pocket money”, seguros de saúde e aulas de português. Apoia ainda na escolha de mentores para os voluntários que os ajudarão a integrar-se enquanto vivem em Aveiro;

+

A preparação de materiais e promoção do projecto;

+

A preparação do relatório final do projecto;

+

Assistência, sempre que necessário.

4

A AGORA AVEIRO PODE FAZER TODA A GESTÃO DO PROJECTO

+ +++


0€

I NV EST IME NT O

2-5 VOL UNT ÁRI OS

30 h

SEM ANA IS

NESTE TIPO DE ACORDO A VOSSA ORGANIZAÇÃO TEM A POSSIBILIDADE DE:

+++++

6-12 MES ES

AS VOSSAS RESPONSABILIDADES SÃO:

Integrar nas vossas atividades um número mínimo de 2 e máximo de 5 voluntários por um período de 6-12 meses, disponíveis para trabalhar até 30h por semana. Os voluntários têm direito a 2 dias consecutivos livres por semana e ainda 2.5 livres por mês. Por exemplo: no caso de um SVE de 10 meses, 25 dias livres de trabalho.

Oferecer tarefas significantes aos voluntários, assegurando que estes tenham a oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente; Dispor de um ou mais coordenadores de trabalho para os voluntários SVE. Alguém com quem estes possam conversar sobre os seus tópicos de trabalho e que seja responsável pelo seu acompanhamento e apoio durante a realização das tarefas de trabalho;

Ter voluntários SVE sem qualquer tipo de custo. Para além disso, o programa está também livre de custos para o voluntário. A bolsa Erasmus+ cobre as despesas de viagem, alojamento, alimentação, transporte local, seguro de saúde, aulas de português, sendo ainda concedido um subsídio mensal. Os voluntários não têm de pagar nada para se candidatarem a um projeto SVE.

Personalizar o mais possível o projeto SVE, tendo em conta as competências e talentos dos voluntários, bem como as suas expectativas e necessidades de aprendizagem.

5


+ +++++

O QUE PODE O VOLUNTÁRIO SVE FAZER NA VOSSA ORGANIZAÇÃO: O objetivo principal do SVE é a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, qualquer que seja o voluntário, deverá ter a capacidade de crescer e desenvolver competências existentes ou adquirir novas. Os voluntários podem realizar todo o tipo de tarefas, dependendo do que vossa organização faz. Na Agora Aveiro, por exemplo, organizam pequenos eventos em conjunto com voluntários locais, ajudam na gestão do Website e redes sociais, tiram fotografias e criam vídeos e têm também a possibilidade de desenvolver as suas próprias ideias e projetos. Para além disso, trazem novos pontos de vista, perspetivas e ideias para a organização.

O QUE O SVE NÃO É? + Um

emprego remunerado. O SVE não pode substituir empregos remunerados; período de estudo ou de formação profissional no exterior; + Voluntariado ocasional, não estruturado e a tempo parcial; + Uma actividade recreativa ou turística; + Exploração de mão-de-obra barata; + Um estágio numa empresa; + Um curso de línguas. + Um

6


FACTOS SVE

97%

+++ +

dos participantes no SVE aprenderam a comunicar melhor com pessoas que falam uma língua diferente

93% dos participantes sentem-se mais confiantes em circular sozinhos noutros países (por exemplo, viajar, estudar, procura de emprego, trabalho, etc.)

97%

92% dos participantes no SVE estão convencidos de que o SVE foi entendido como uma forma de enriquecimento por parte das comunidades locais.

dos participantes aprenderam a relacionar-se melhor com pessoas de diferentes ambientes culturais.

85% 74% dos participantes no SVE melhoraram as suas competências no âmbito do desenvolvimento de uma boa ideia e colocação desta em prática.

Fonte: europa.eu

+

+

+

dos participantes no SVE aprenderam a colaborar/trabalhar melhor em equipa.

83% dos participantes no SVE adquiriram experiência valiosa no planeamento das suas despesas e em como gastar o seu dinheiro de acordo com o seu orçamento.

7


+

+

INTERESSADOS? EIS COMO DEVEM PROCEDER: Se a vossa organização está interessada e disponível para assumir as responsabilidades descritas na página 5, então a Agora Aveiro pode começar já a trabalhar convosco na vossa acreditação. É feita, por email, uma entrevista sobre a vossa organização e sobre o tipo de projeto que gostariam que um voluntário desenvolvesse na vossa organização. A aprovação da acreditação demora até 6 semanas e poderá incluir uma visita da Agência Nacional à vossa instituição. Depois da vossa instituição ter obtido aprovação, a proposta do projeto pode ser submetida até ao próximo prazo limite de submissão. Existem 3 prazos por ano (em fevereiro, abril e outubro) e o projeto pode ter início até apenas 6 meses após a sua submissão, no caso do mesmo ser aprovado. Para mais informações, contacte-nos através do: agora.aveiro@gmail.com 963 663 978

SVE: Como pode a vossa instituição beneficiar do programa Erasmus+  
SVE: Como pode a vossa instituição beneficiar do programa Erasmus+  

+ info: agora.aveiro@gmail.com

Advertisement